Há exatos 41 anos, com mais de 128 mil espectadores no Maracanã, o Fluminense conquistava o Campeonato Brasileiro de 1984, após o empate sem gols com o Vasco da Gama. Três dias antes, no mesmo Estádio Mário Filho, o Tricolor havia derrotado o Cruzmaltino por 1 a 0, gol do paraguaio Romerito.
Depois que a CBF passou a considerar o Roberto Gomes Pedrosa como Campeonato Brasileiro, esta foi a segunda conquista nacional do Fluminense, que havia conquistado o antigo certame em 1970. Paulo Amaral (1923-2008) era o treinador do time das Laranjeiras.
Aquele ano de 1984 foi especial para o Fluminense, que também levantou o troféu do Campeonato Carioca, título que já havia conquistado no ano anterior e também arrebatou em 1985.
CARLOS ALBERTO PARREIRA, O TREINADOR
O Tricolor das Laranjeiras foi comandado por Carlos Alberto Parreira na vitoriosa campanha do Brasileirão de 1984, justamente ele que fora o preparador físico da equipe no "Robertão" de 1970. O treinador da equipe em 1970 foi o saudoso Paulo Amaral (1923-2008).
MAIS DOIS TÍTULOS BRASILEIROS...
O Fluminense voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro em duas ediçõs: 2010 e 2012, ambos já na fase de pontos corridos. Curiosamente, nestes dois anos, foram times mineiros os vice-campeões: Cruzeiro e Atlético, respectivamente.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA (DECISÃO DO CAMPEONATO CARIOCA DE 1984)
Fluminense 0 x 0 Vasco
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã) - Rio de Janeiro
Data: 27/05/1984
Público: 128.381 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arpi Filho (SP)
Fluminense: Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Vasco: Roberto Costa; Edvaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu Coimbra.
Olhos no retrovisor: Emerson Fittipaldi, há 36 anos, em sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis
28/05/2025Parabéns! Nos 53 anos de Doriva, relembre gols do ex-volante do Tricolor, Galo e Porto
28/05/2025Em vídeo, 'Antes e Depois' de laterais que brilharam no futebol brasileiro
28/05/2025Pela Libertadores, já classificado, Palmeiras recebe o Sporting Cristal; as equipes
28/05/2025Achados & Perdidos: O Flu, há 41 anos, conquistando o título do Brasileirão
27/05/2025