O futebol tem muitos assuntos cansativos.
Por exemplo, toda janela de transferência a gente ouve por aí que Jorge Jesus está voltando para o Flamengo.
E nunca volta (risos)!
Mas uma das ladainhas mais cansativas de verdade é a tal da possibilidade de Pep Guardiola assumir um dia a seleção brasileira.
E não é que esse papinho voltou a rolar na nossa imprensa?
O The Athletic, portal esportivo ligado ao The New York Times, publicou nesta sexta-feira que a CBF está fazendo esforço hercúleo para convencer o espanhol a assumir o escrete canarinho.
E acrescenta que Guardiola está animado com a possibilidade!
E eu, o que penso sobre o assunto?
Penso que, um dia, seria fenomenal ver Pep na "casamata" brasileira.
Mas tem o seguinte: se a CBF está mesmo fazendo este esforço pelo espanhol, convenhamos, é ENORME falta de respeito com Dorival Júnior.
Ora, Dorival está fazendo o que pode com um grupo que carece de meias de qualidade.
E conseguiu na última Data-Fifa resultados que devolveram o Brasil ao G-4 das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Ou seja, ele merece tempo e tranquilidade para desenvolver o seu trabalho, minha gente!
Portanto, vamos sossegar o abacaxi!
Por ora, esqueçamos de Guardiola, Ancelotti, Mourinho, Simeone...
Dorival é competente e merece demais ter respaldo em seu sério trabalho lá na CBF.
*************************************************
F1: Verstappen, espetacular, sai de 17º para vencer o caótico GP de São Paulo
O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (3), o GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do Mundial, prova realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul da capital paulista. Max, que não vencia desde décima etapa, o GP da Espanha, chegou ao seu 62º triunfo na categoria máxima do automobilismo e está ainda mais perto de seu tetracampeonato. Ele chegou aos 393 pontos, elevando sua vantagem para Norris de 47 para 62 pontos.
Além de marcar os 25 pontos pela vitória, Max embolsou o ponto de bonificação pela melhor volta.
Foi uma prova tão movimentada como nomalmente são as etapas disputas em Interlagos, caótica para ser mais preciso, que contou com pista molhada do começo ao fim bandeiras amarelas, entrada do safety-car e duas bandeiras vermelhas, a primeira ocasionada pelo acidente de Franco Colapinto, na Subida do Café, para enorme desalento dos torcedoes argentinos que vieram em profusão para a etapa paulistana, e a segunda por conta de Sainz, que bateu no Miolo e também deixou a prova.
Verstappen, 17º do grid, foi galgando posições e deu sorte quando a bandeira vermelhafoi acionada por conta do acidente de Colapinto. O tricampeão, a exemplo de Ocon e Gasly, ainda não havia trocado de pneus, e fez isso durante a interrupção.
Ocon liderava mas na segunda relargada, momento em que Verstappen o superou no "S" do Senna e manteve-se na ponta até receber a bandeira quadriculada, tremulada pelo surfista Gabriel Medina.
A Alpine teve todos os motivos para comemorar muito, com sua dupla completando o pódio, Esteban Ocon em segundo e Pierre Gasly em terceiro.
George Russell, segundo do grid, terminou em quarto, seguido pela Ferari de Charles Leclerc, com a Ferrari, que concluiur em quinto. O pole Lando Norris precisou se contentar com um discreto sexto lugar.
A Racing Bulls, que flertou com o pódio, com Tsunoda, foi outra equipe a deixar Interlagos com saldo positivo. Tsunoda foi o sétimo e Lawson o nono. Entre eles, em oitavo, Piastri. Hamilton, que chegou a sair da pista e esteve longe de suas melhores atuações, jamais conseguiu andar no mesmo ritmo de seu companheiro de Mercedes, Russell, e terminou em décimo.
MUNDIAL DE CONSTRUTORES
A McLaren segue na ponta da tabela entre os construtores, contabilizando 593 pontos. A Ferrari, com um desempenho fraco depois de bons resultados recentes, segue em segundo, com 557, mas a Red Bull, ainda que dependendo quase que exclusivamente de Verstappen, se aproximou, com 544 pontos, em terceiro lugar.
A Alpine, com duplo pódio de Ocon e Gasly, subiu um degrau, passando de sétimo para o sexto lugar, com 49 pontos. A Haas, agora em sétimo, soma 46 pontos.
A PROVA
Antecipada das 14h00 para 12h30, por conta da previsão de mais chuva na região de Interlagos, a etapa paulistana começou com um carro amenos no grid, o de Alex Albon, que se classificou em sétimo mas bateu forte na Junção no Q3, destrruindo toda a traseira de sua Williams, com avarias severas no motor e caixa de marchas. Franco Colapinto também bateu na ensaboada classificação, com asfalto muito molhado, mas ainda no Q1, e partiu da 16ª posição.
Sainz, outro acidentado na classificação desta manhã, partiu do pit-lane com sua Ferrari.
Os 19 carros começaram com pneus intermediários, de faixa verde, pois o asfalto ainda estava úmido, mas não chovia no momento da largada.
E na volta de aquecimento, Stroll rodou mas conseguiu voltar. na Reta Oposta, mas ele trafegou pela brita e ficou atolado. O canadense, que partiria em décimo, abandonou antes do começo da corida. Rodar, nas condições de pista úmida, até é aceitável, mas tentar voltar ao traçado pela brita foi inacreditável.
Os carros partiram para mais uma volta de aquecimento, mas um novo procedimento de largada foi feito. Os mecânicos de todas as equipes foram auxiliar seus piloto e o novo horário de início da prova passou opara 12h47.
Tudo deu a entender que Norris partiu antes da autorização, iniciando com luz amarelo piscando. Punição a caminho para o vice-líder do campeonato.
Finalmente a largada e Russell, segundo do gid, tomou a liderança de Norris, com Tsunoda em teceiro e Ocon em quarto. Verstappen já era o 11º ao término da volta inicial, após largar em 17º.
Em seguida, Max superou Hamilton e subiu para décimo.
A chuva reapareceu, com mais força em alguns setores.
Com pista molhada, nada de liberação de asa móvel, mas mesmo assim Norris inicou aproximação em relação a Russell e Verstappen ganhavamais uma posição, de Alonso, para subir para oitavo e se aproximando de Piastri, superando o australiano na volta 10, no "S" do Senna.
OS SEIS PRIMEIROS NA DÉCIMA VOLTA: RUSSELL, NORRIS, TSUNODA, OCON, LECLERC E LAWSON. VERSTAPPEN JÁ ERA O SÉTIMO.
O próximo alvo de Mas era Lawson, que por ser piloto da Racing Bulls, parceira da Red Bull, não ofereceu nenhuma dificuldade ao tricampeão, que no miolo o superou para assumir o sexto lugar.
Hamilton deu uma escapada na Junçã, perdeu tempo para regressar ao traçado e no "S" do Senna foi supeado por Colapinto, para delírio dos torcedores argentinos posicionados naquele setor do autódromo.
Russell e Norris tinham vantagem confortável para os que vinham em seguida, este no mesmo campo visual, no caso, Tsunoda, Ocon, Leclerc e Verstappen.
OS SEIS PRIMEIROS NA 20ª VOLTA: RUSSELL, NORRIS, TSUNODA, OCON, LECLERC E VERSTAPPEN.
Hamilton seguia despencando no pelotão. perdendo posiçõespara Sainze Bearman. Jornada irreconhecível do heptacampeão em Interlagos, mas ele explicava suas dificuldades com o carro, pulando muito e difícil nas frenagens.
Leclerc foi para toca de pneus na volta 25 e Verstappen saltou para o quinto lugar.
Ocon superou Tsunoda na volta 27, mesma em que Hulkenberg rodava. Ele ficou um tempo longo parado na área de escape no "S" do Senna.
Movimentação começando a ficar intensa no pit-lane, com vários carros entrando para suas paradas.
Russell e Norris fizeram suas paradas, e quando voltaram, Norris superou Russell com facilidade na Reta Oposta. Ocon, Verstappen e Gasly eram os primeiros, mas sem terem ainda trocado pneus.
Safety-car na pista na volta 31 e na 32, bandeira vermelha, qunando Colapinto bateu forte.
Sorte para Ocon e Verstappen, que agora, no pit-lane, poderiam fazer suas trocas de pneus e voltarem nos dois primeiros lugares.
A prova foi reiniciada e aslguns trechos tinham chuva mais intensa. Berman escapou e atu de lee na proteção de pneus na volta 36 no Laranjinha. Enquanto isso, Ocon e Verstappen seguiam em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
OS SEIS PRIMEIROS NA 40ª VOLTA: OCON, VERSTAPPEN, GASLY, RUSSELL, NORRIS E LECLERC.
Sainz foi mais um a ficar pelo caminho, rodando sua Ferrari no Miolo, batendo e abandonando na volta 40. Mais uma intervenção do safety-car.
Na relargada, Verstappen assumiu a ponta, ultrapassndo Ocon no "S do Senna. Norris passou reto antes do "S" do Senna ecaiu para sétimo.
Alonso rodou, voltou e caiu para o último lugar. Vestappen abriu 2 segundos para Ocon em apenas duas voltas.
Norris, utilizando-se do jogo de equipe, ultrapassou Piastri na volta 47 e assumiu o sexto lugar.
OS SEIS PRIMEIROS NA 50ª VOLTA: VERSTAPPEN, OCON, GASLY, RUSSELL, LECLERC E NORRIS.
A vantagem de Max para Ocon, agora, já estava acima dos 5 segundos.
E foi aumentando consideravelmente até o final, para receber a bandeira quadriculada, tremulada pelo surfista Gabriel Medina, com 19s477 de vantagem para Ocon, o segundo colocado, de uma improvável Alpine, que também conseguiu o outro lugar no pódio, com Gasly.
PRÓXIMA ETAPA
Após três etapas seguidas, Estados Unidos, em Austin, Cidade do México e São Paulo, a Fórmula 1 volta apenas no dia 23 de novembo, mas ainda em continente americano, para o GP de Las Vegas. A prova será disputada em um sábado. A pole na etapa de Las Vegas no ano passado foi de de Leclerc, em 1min32s726. Vertappen, que na ocasião igualou o número de triunfos de Vettel, foi o vencedor, seguido por Leclerc e Pérez. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas em 2023.
Depois, restarão duas outras etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 79 anos
Atacante de enorme faro de gol, o alemão Gerd Müller completaria 79 anos neste domingo (3).
Ele nos deixou em 15 de agosto de 2021, aos 75 anos, em decorrência do Mal de Alzheimer, e estava internado em um clínica para idosos na Alemanha.
O apogeu de Müller aconteceu pela Seleção Alemã na Copa de 1970, no México, ocasião em que foi o artilheiro da competição com dez gols. Quatro anos depois, na Copa disputada na Alemanha, outros quatro gols que ajudaram a forte equipe de camisas brancas e calções pretos levantar seu primeiro título mundial.
Müller atuou por apenas três clubes em sua carreira profissional. Primeiro, o time de sua cidade, o TSV 1861 Nördlingen, entre 1963 e 1964. Depois, uma longa trajetória vestindo a tradicional camisa do Bayerne de Munique, onde permaneceu até 1979.
Deixou seu país para atuar nos Estados Unidos, no Fort Lauderdale Strikers, entre 1979 e 1982, ano em que encerrou sua carreira.
*************************************************
F1: Confira como ficou o Mundial de pilotos e o de construtores após a etapa do GP de São Paulo
A pouca diferença tirada por Lando Norris em relação a Max Verstappen por conta do resultado da Sprint, em que o piloto da McLaren adicionou oito pontos na tabela contra cinco do tricampeão da Red Bull, acabou representando pouco ao término da etapa do GP de Sao Paulo de Fórmula 1, com a vitória do holandês neste domingo (3) e o apenas discreto sexto lugar do britânico, que partiu da pole.
De quebra, Max ainda marcou o ponto de bonificação pela volta mais rápida, e agora contabiliza 393 pontos, ante os 331 de Norris.
Sua vantagem, então, passou de 47 para 62 pontos, e seu tetracampeonato ficou muito próximo de se concretizar, restando duas etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
Max Verstappen teve uma jornada irrepreensível em Interlagos nesta tarde.
Em uma prova caótica, com entradas do safety-car e duas bandeiras vermelhas, ele partiu da 17ª posição e foi galgando posições até contar com a sorte com a segunda bandeira vermelha.
Ele estava em desvantagem em relação a Norris e Russell, que já haviam parado para troca de pneus, mas este momento igualou as condições e ele só precisou superar Ocon em uma relargada impetuosa para assumir a liderança e concluir com 19s477 de vantagem para a Alpine de Ocon, o segundo colocado. A Alpine, aliás, foi a surpresa da prova, com Ocon subindo ao pódio em terceiro lugar.
ABAIXO, OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS
MUNDIAL DE CONSTRUTORES
A McLaren segue na ponta da tabela entre os construtores, contabilizando 593 pontos. A Ferrari, com um desempenho fraco depois de bons resultados recentes, segue em segundo, com 557, mas a Red Bull, ainda que dependendo quase que exclusivamente de Verstappen, se aproximou, com 544 pontos, em terceiro lugar.
A Alpine, com duplo pódio de Ocon e Gasly, subiu um degrau, passando de sétimo para o sexto lugar, com 49 pontos. A Haas, agora em sétimo, soma 46 pontos.
A TABELA COMPLETA ENTRE OS CONSTRUTORES
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Em vídeo, "Antes e Depois" de jogadores que marcaram época na dupla Ponte e Guarani!
Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores que brilharam na dupla campineira: Ponte Preta e Guarani.
Um dos maiores clássicos do Páis, entre os de maior rivalidade entre clubes do interior, disputas emocionantes entre ambos aconteceram ao longo da história, tanto no Moisés Lucarelli, estádio da Ponte, quando no Brinco de Ouro da Princesa, casa do Bugre.
É verdade que vários destes jogadores atuaram tanto na Ponte como no Guarani, mas acabaram se destacando mais em um deles.
É uma forma de manter viva a memória do esporte, mostrando dois momentos de cada um dos retratados, um em seu início de carreira, e outro quando esta já estava consolidada ou encerrada.
Veja, no vídeo abaixo, com edição de Kennedy Andrés, do Portal Terceiro Tempo.
*************************************************
F1: Após recorde de público, GP de São Paulo inicia hoje a venda de ingressos para a etapa de 2025
Na esteira do recorde de público do GP de São Paulo de Fórmula 1 no último fim de semana, 291.677 espectadores para os três dias do evento (entre 1 e 3 de novembro), a organização da etapa paulistana divulgou que nesta segunda-feira (4), a partir das 12h00, estará liberada a venda antecipada de ingressos para a edição de 2025, exclusiva para clientes dos Cartões de Crédito Porto Bank.
O recorde anterior era o de 2023, com 267 mil pessoas para os três dias do evento, e neste 2024 houve um substancial incremento entre os estrangeiros, sobretudo argentinos, motivados pelo jovem Franco Colapinto, que ganhou a titularidade na Williams após a demissão do norte-americano Logan Sargeant após a etapa disputada nos Países Baixos.
A etapa de 2025 da Fórmula 1 em Interlagos está programada para acontecer entre 7 e 9 de novembro, e nesta carga inicial, estarão disponíveis oito mil ingressos para os setores A (subida da reta e início da reta principal), B (reta dos boxes), M (final da reta dos boxes), D (S do Senna), H (Curva do Sol), R (início da Reta Oposta), G (Reta Oposta), além do Orange Tree Club e Pit Stop Club.
De 7 a 9 de novembro de 2025, a pista do autódromo de Interlagos será palco da próxima etapa no Brasil da competição da principal categoria do automobilismo mundial e clientes dos Cartões de Crédito Porto Bank terão a oportunidade antecipada de garantir ingressos para fazer parte de mais um capítulo na história do automobilismo. A pré-venda para 2025 será limitada a dois ingressos por CPF e estará sujeita à disponibilidade.
A ETAPA DE 2024 DA FÓRMULA 1 EM SÃO PAULO
No domingo (3), o holandês Max Verstappen (Red Bull) fez uma prova espetacular a partir do 17º lugar no grid para vencer com quase 20 segundos de vantagem para o francês Esteban Ocon, da Alpine. Clique aqui e veja como foi o GP de São Paulo de 2024.
Antes, no sábado, o britânico Lando Norris (McLaren) ganhou a Sprint, prova curta disputada em 24 voltas pelo traçado paulistano de 4.309 metros. Clique aqui e veja como foi.
Com os resultados, Max Verstappen ampliou sua liderança em busca do tetracampeonato consecutivo. O piloto de 27 anos chegou aos 393 pontos, 62 a mais que o vice-líder Norris, restando duas etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi. Clique aqui e veja a classificação do campeonato (pilotos e construtores).
SERVIÇO
Grande Prêmio de São Paulo de F1 - 2025
Datas: 07, 08 e 09 de novembroLocal: Autódromo de Interlagos – São PauloSite oficial: f1saopaulo.com.br
Pré-venda exclusiva Porto Bank
Data: 04/11/2024, às 12h
Ingressos - Eventim - tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo
Público: Clientes dos Cartões de Crédito Porto Bank
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Morre Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seo" Tuta, histórico da TV Record e Rádio Jovem Pan
Morreu nesta segunda-feira (4), Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seo Tuta", empresário do ramo das comunicações, com trabalhos marcantes na TV Record e na Rádio Jovem Pan. Com sua saúde debilitada, ele estava com 93 anos, internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista.
Seu corpo será velado a partir das 22h00 desta segunda-feira (4) no Cemitério do Morumby, mesmo local do sepultamento, na terça-feira (5), às 11h00.
Ele deixa a viúva, Dona Margot, e cinco filhos: Tutinha, Marcelo, Silvia, Fernanda e Nina.
Na TV Record, formou um time de craques ao lado de Nilton Travesso, Manoel Carlos e Raul Duarte, onde levaram ao ar atrações que marcaram época, como o Show do dia 7, Família Trapo, o Fino da Bossa, Essa Noite Se Improvisa, o Bossaudade, o Alianças para o Sucesso, e o Corte Rayol Show.
Esteve à frente da Rádio Jovem Pan, rádio comprada em 1944 por seu pai, Paulo Machado de Carvalho, entre 1973 e 2014. ano em que o comando da emissora passou para as mãos do seu filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
*************************************************
Parabéns! Luís Figo, um dos grandes do futebol português, completa 52 anos
Um dos maiores nomes do futebol português em todos os tempos, o lisboeta Luís Figo completa 52 anos nesta segunda-feira (4). Atualmente ele é conselheiro de futebol da UEFA.
Tendo atuado sempre em grandes clubes da Europa, iniciando pelo Sporting para depois passar pelos rivais Barcelona e Real Madrid, e encerrar sua bela carreira na Itália, pela Internazionale, o ex-meia Figo forma ao lado de Cristiano Ronaldo (ainda na ativa, pelo Al-Nassr da Arábia Saudita) e do saudoso Eusébio (1942-2014) a tríade de melhores jogadores de Portugal em todos os tempos.
Figo defendeu a seleção portuguesa em duas Copas do Mundo: 2002 e 2006, nesta última na boa campanha da equipe então dirigida por Luiz Felipe Scolari, que chegou às semifinais, quando foi eliminada pela França por 1 a 0.
Eleito melhor jogado do mundo pela Fifa em 2001, Figo acumulou diversos títulos pelos clubes que defendeu e também pela seleção portuguesa, nesta por categorias de base.
*************************************************
Morre João Carlos Motoca, ex-ponta do Botafogo de Ribeirão Preto
O futebol brasileiro está de luto, sobretudo o de Ribeirão Preto (SP), pois morreu, aos 73 anos, João Carlos Motoca, ex-ponta-esquerda que defendeu o Botafogo e o Comercial, entre outros.
João Carlos da Silva, o João Carlos Motoca, estava internado na UTI da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga (SP), onde residia com a família, e a causa do óbito foi por conta de complicações de uma broncoaspiração.
Seu corpo será velado nesta terça-feira (5), das 11h30 às 16h30 no Cemitério Municipal de Ibitinga, mesmo local do sepultamento, logo em seguida.
Além de ter brilhado no Botinha, onde atuou na década de 1970 ao lado de Sócrates (1954-2011), Zé Mário (!957-1978) e Geraldão, entre outros, também defendeu as cores da Portuguesa de Desportos, Sertãozinho e Comercial de Ribeirão Preto.
*************************************************
Formação de talentos na live do Prof. Carlos Cesar com Marcos Falopa
O professor Carlos Cesar, bicampeão mundial e tricampeão sul-americano sub-17, é o convidado desta terça-feira (5), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Ele já participou de outras lives com Marcos Falopa, e desta vez o tema central da conversa será a formação de talentos no Brasil.
Com passagens, entre outros, por Vasco, Fluminense (base) Flamengo (base e Profissionais) América, Bangu, Caxias (profissionais). seleções sub 17 e sub 20. seleções do Catar, Salmya, Kuwait e Bahrein (base). Diversos jogadores foram treinador por Carlos Cesar, entre eles Adriano, Ronaldinho, Fábio (goleiro do Cruzeiro) e Kaká.
Desta vez, o tema central do encontro será sobre formação de talentos e seleções de base.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
*************************************************
Achados & Perdidos: Milton Neves, conquistava dois troféus no Prêmio Comunique-se há cinco anos
A histórica rivalidade entre Brasil e Uruguai aflorou na disputa da Taça do Atlântico, torneio que reuniu as seleções do Brasil, Uruguai, Argentina e Uruguai.
Na partida disputada em 28 de abril de 1976, faltas duríssimas, como uma de Sérgio Ramirez em Zico, pouco antes do encerramento do jogo em que o time canarinho venceu por 2 a 1, mesmo placar do jogo disputado dois meses antes no Estádio Centenário, no Uruguai.
A CONFUSÃO
Assim que o árbitro brasileiro Romualdo Arppi Filho encerrou o jogo, o lateral-esquerdo Ramirez correu atrás de Rivellino, capitão do time comandado por Oswaldo Brandão. O camisa 10 brasileiro, de costas, foi alertado por um fotógrafo. Rivellino "driblou" o uruguaio e, na fuga, acabou escorregando na escadaria de acesso ao túnel.
Enquanto Rivellino conseguia se livrar de Ramirez, a confusão se armou na beira do campo.
O saudoso Orlando Lelé partiu para cima de Ramirez e o goleiro Jairo veio de sua meta para uma voadora em um adversário. Até o massagista brasileiro, Nocaute Jack, já falecido, distribuiu alguns chutes nos jogadores celestes.
A torcida, mais de 62 mil espectadores, pedia "porrada"...
Até dirigentes uruguaios entraram em campo e se envolveram na confusão.
Apaziguador, o finado Oswaldo Brandão tentou acalmar os ânimos. Em vão.
Os policiais demoraram para controlar a situação.
Após alguns minutos, os uruguaios dirigiram-se para o vestiário sob uma "chuva" de objetos atirados pelos "geraldinos".
URUGUAIOS QUE DISPUTARAM A PARTIDA E JOGARAM NO BRASIL
Curiosamente, quatro jogadores daquela seleção uruguaia acabaram defendendo clubes brasileiros algum tempo depois. casos do próprio Ramirez, que foi para o Flamengo, o goleiro Corbo (contratado pelo Grêmio), Revétria (que atuou pelo Cruzeiro) e Dario Pereyra, que tornou-se ídolo do São Paulo.
A situação entre Rivellino e Ramirez acabou em paz, tão logo o uruguaio aportou no Rio de Janeiro para defender o Rubro-negro. Então camisa 10 do Flu, Rivellino o reencontrou várias vezes. Na primeira vez em que se enfrentaram, Ramirez pediu desculpas e providenciaram até buquês de flores para que um presenteasse o outro.
O Brasil acabou conquistando a Taça do Atlântico, torneio encravado entre as copas da Alemanha e da Argentina.
DESTINO DE BRANDÃO
Oswaldo Brandão, entretanto, não permaneceu por muito tempo comandando a equipe brasileira. Ele foi demitido após oito jogos, depois do empate diante da Colômbia, pelas eliminatórias. Cláudio Coutinho o substituiu e foi o técnico na Copa de 78, ano em que o Brasil terminou em terceiro lugar, A Argentina, anfitriã, foi a campeã.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Brasil 2 x 1 Uruguai - Taça do Atlântico
Data: 28 de abril de 1976.
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã) - RJ.
Público: 62.672 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arppi Filho. Auxiliares: José Faville Neto e Armando Marques (todos brasileiros).
Gols: Torres (15 minutos do primeiro tempo); Rivellino (10 minutos do segundo tempo) e Zico (aos 27 minutos do segundo tempo).
Expulsão: Manuel Keosseain (Uruguai).
Brasil: Jairo; Toninho (Orlando); Miguel; Amaral e Marco Antônio. Chicão; Rivellino e Zico. Gil; Enéas (Roberto Dinamite) e Lula. Técnico: Oswaldo Brandão.
Uruguai: Walter Corbo; Washington Gonzalez; Alfredo de Los Santos; Nil Chagas e Sergio Ramirez. Juan Carlos Acosta; Dario Pereyra e Julio Cesar Jimenez. Rudy Rodriguez (Herbert Revétria), Fernando Morena e Daniel Torres (Manuel Keosseain). Técnico: José Maria Rodríguez.
ABAIXO, MOMENTOS FINAIS DE BRASIL 2 X 1 URUGUAI EM 28 DE ABRIL DE 1976, JOGO VÁLIDO PELA TAÇA DO ATLÂNTICO. NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI E COMENTÁRIOS DE CARLOS EDUARDO LEITE, O DUDU, PELA TV CULTURA-SP.
*************************************************
Gabriel Bortoleto é anunciado como piloto da Sauber/Audi para a próxima temporada da F1
O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi confirmado pela Sauber/Audi para ocupar um dos assentos da equipe suíça na temporada de 2025. O anúncio aconteceu, de forma oficial, nestta quarta-feira (6), como já havia adiantado o site "Grande Prêmio" no último fim de semana, durante o GP de São Paulo de Fórmula 1.
Ele será companheiro do veterano alemão Nico Hülkenberg, de 37 anos, que nesta temporada está competindo pela norte-americana Haas. Assim, o time suíço, hoje com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, mudará integralmente sua dupla para 2025.
A Sauber, que no ano que vem será Sauber/Audi, e a partir de 2026 definitivamente estará sob total controle da Audi, acertou acordo com Bortoleto, que assim quebrará um jejum que dura desde 2017, ano em que Felipe Massa foi titular da Williams.
É verdade que em duas ocasiões, nas etapas derradeiras da temporada de 2020, Pietro Fittipaldi esteve presente, no lugar do acidentado francês Romain Grosjean, em Sakhir e Abu Dhabi, mas um piloto brasileiro na condição de titular, de fato, não acontece desde 2017.
O nome de Gabriel Lourenzo Bortoleto de Oliveira, natural de Osasco, na Grande São Paulo, onde nasceu em 14 de outubro de 2004, ganhou corpo sobretudo após sua destacada atuação na etapa da Itália da Fórmula 2, em Monza.
Ele, que compete pela Invicta Racing, teve problemas na classificação e partiu da última posição nas duas corridas, mas foi o oitavo na primeira delas e, de forma categórica, ganhou a prova pricipal, sob os olhares do paddock da Fórmula 1.
“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Meu objetivo é crescer com este projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo. Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso", salientou Bortoleto.
O italiano Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG, mostrou otimismo com a chegada do brasileiro à equipe, hoje sediada na Suíça.
“Gabriel já demonstrou nas categorias de base que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da equipe Sauber e Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso e evoluiremos como uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, nos posicionando fortemente para o futuro", ponderou Binotto.
EXPECTATIVA PARA O GP DE SÃO PAULO DE 2025
Na esteira do anúncio de Gabriel Bortoleto pela Sauber/Audi para a próxima temporada, Alan Adler, promotor do GP de São Paulo de Fórmula 1), divulgou uma nota por meio da assessoria de imprensa do mesmo, lembrando dos grandes momentos de brasileiros na categoria e antevendo um grande apoio ao jovem piloto na etapa paulistana de 2025.
"Desde quando assumimos a organização do GP de São Paulo de F1, sempre fomos otimistas em relação à presença de um piloto brasileiro no grid. Afinal, o Brasil sempre teve grandes talentos no automobilismo. A chegada de Gabriel Bortoleto é um grande presente para a torcida brasileira, uma das mais apaixonadas do mundo. Por isso, vamos preparar uma grande festa para o GP São Paulo de 2025. Bortoleto terá uma enorme torcida ao seu lado. Desejamos a ele que tenha na Fórmula 1 o mesmo êxito que vem marcando sua carreira nas categorias de acesso", ponderou Adler.
FALANDO EM PADOCK...
É claro que a atuação de Bortoleto em Monza foi importante, mas Bortoleto já está no "radar" do paddock da Fórmula 1 há tempos. Desde o ano passado ele integra a Academia de Jovens Pilotos da McLaren, graças a sua escalada nos monopostos.
Aliás, sobre isso, Bortoleto encerrará seu vínculo com a McLaren ao término de 2024. O time britânico, logo após o anúncio da Sauber/Audi, emitiu uma nota.
"Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira", informou a McLaren.
Depois de boas temporadas pelo Italiano de F-4 e na FRECA (Fórmula Regional Europeia), Bortoleto estreou na Fórmula 3 pela Trident em 2023, e sagrou-se campeão, fechando a temporada com três vitórias e uma pole, e margem folgada para o segundo colocado, o espanhol Pepe Marti (111 a 75).
Na sequência, neste ano de 2024, Bortoleto estreou com o pé direito na Fórmula 2, cravando a pole na abertura do campeonato, no Bahrein, e apesar de a primeira vitória ter acontecido apenas na sétima etapa, em Spielberg, na Áustria, ele manteve-se sempre entre os primeiros colocados, e hoje lidera o certame com 169,5 pontos, quatro e meio a mais que o franco-argelino Isack Hadjar, da Campos Racing, que integra a Academia de Jovens Pilotos da Red Bull. A temporada ainda contemplará duas etapas para o término: Lusail, no Catar, e Abu Dhabi, ambas com Sprint e corrida longa.
SOBRE A SAUBER
Fundada pelo suíço Peter Sauber em 1970, então como uma equipe de Turismo, a estreia na Fórmula 1 aconteceu somente em 1993, em parceria com a Mercedes-Benz. O propulsor era o Ilmor V10, e a dupla de pilotos foi formada pelo austríaco Karl Wendlinger e o o finlandês J.J. Lehto.
A temporada de estreia foi animadora, concluindo em sétimo lugar entre as 13 inscritas em 1993. Wendlinger foi o 12º com sete pontos e Lehto terminou em 13º, contabilizando cinco pontos.
A única vitória da equipe aconteceu em 2008, com o polonês Robert Kubica, naquele que também foi seu único triunfo na Fórmula 1. Na ocasião, Peter Sauber havia feito um acordo com a BMW e o time se chamava BMW-Sauber.
A atual temporada da Sauber é a pior de sua trajetória, única das dez equipes que ainda não pontuou em 2024.
BRASILEIROS NA SAUBER
Três pilotos brasileiros competiram pela Sauber: Pedro Paulo Diniz (1999 e 2000); Felipe Massa (2002, 2004 e 2005) e Felipe Nasr (2015 e 2016).
GRID PARA 2025
Com o anúncio da Sauber/Audi, anunciando Gabriel Bortoleto para compor a dupla do time suíço ao lado do alemão Nico Hülkenberg, o grid de 2025 está completo. A única "brecha" é na Red Bull. Embora o mexicano Sergio Pérez tenha contrato até o final de 2026, sua permanência na equipe austríaca não é certa. Ele contabiliza 151 pontos, em oitavo lugar, ante os 393 do holandês Max Verstappen, que lidera o certame.
Isso representa apenas 28% dos pontos da Red Bull. Verstappen é responsável pelos 72% restantes. É muita coisa. Seu fraco desempenho se refletiu na tabela de Construtores. A Red Bull é a terceira colocada, com 544 pontos. A líder é a McLaren, com 593, seguida pela Ferrari, que soma 577 pontos.
O argentino Franco Colapinto, de 21 anos, que desde o GP dos Países Baixos está na Williams, na vaga do demitido norte-americano Logan Sargeant, é um dos nomes mais cotados para formar dupla com Max Verstappen na Red Bull em 2025. Além dele, a dupla da Racing Bulls, equipe satélite da Red Bull, também está sob observação: Liam Lawson e Yuki Tsunoda.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Achados & Perdidos: Corinthians 7 x 1 Santos, há 19 anos
Há exatos 19 anos, em 6 de novembro de 2005, ano em que conquistou seu quarto título no Campeonato Brasileiro, o Corinthians impôs uma goleada acachapante sobre o Santos, 7 a 1, em jogo disputado no Pacaembu.
O Timão, então comandado por Antônio Lopes, contava com duas estrelas: Carlitos Tévez e Nilmar, que sozinhos fizeram cinco dos sete gols alvinegros.
Rosinei abriu o placar para o Corinthians, logo a um minuto de jogo. Geilson deixou tudo igual para o time de Nelsinho Baptista, sete minutos depois.
Em seguida, amplo domínio do time corintiano, que marcou dois gols ainda no primeiro tempo, ambos de Tévez, aos 20 e aos 36.
Com 3 a 1 no placar, tudo ficou ainda mais fácil, e Tévez voltou a marcar aos 8 minutos do segundo tempo, fazendo 4 a 1. Na sequência, dois gols de Nilmar, aos 12 e aos 32.
Marcelo Mattos, no último minuto, marcou o derradeiro tento do jogo, de falta, vencendo o goleiro Saulo.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS GOLS DE CORINTHIANS 7 X 1 SANTOS, EM 6 DE NOVEMBRO DE 2005:
*************************************************
Achados & Perdidos: Memoráveis e raras imagens da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
O Santos disputou nada menos que 18 jogos na Europa entre 20 de maio e 2 de julho de 1960, sendo um deles na Polônia diante da Seleção Polonesa no Estádio Staski, na cidade polonesa de Kalowicz.
Com Pelé (1940-2022) como principal atração, um grande público, 85 mil espectadores, assistiu a goleada santista por 5 a 2, partida disputada em 25 de maio daquele ano.
O Peixe, aliás, abriu frente de cinco gols (Sormani, dois de Coutinho e dois de Pelé). Faber e Liberda marcaram os tentos da seleção polonesa no amistoso.
O Santos, então dirigido pelo técnico Lula, atuou com Laércio, Mauro e Zé Carlos; Formiga, Calvet e Zito (Urubatão); Sormani, Mengálvio (Ney), Coutinho, Pelé e Pepe (Tim).
ABAIXO, IMAGENS DO SANTOS NO CONFRONTO DIANTE DA POLÔNIA EM 25 DE MAIO DE 1960
*************************************************
Espectadores relatam as muitas dificuldades e alguns pontos positivos no GP de São Paulo de F1
Não apenas a chuva atrapalhou o público que esteve em Interlagos entre sexta-feira (1) e domingo (3) para a 21ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP de São Paulo, vencido por Max Verstappen, da Red Bull, que ainda contou com a Sprint (prova curta, de 24 voltas) no sábado, esta com triunfo de Lando Norris (McLaren).
Filas gigantescas em diversos portões de acesso ao autódromo, sobretudo nos setores "A" e "G", foram vistas desde as primeiras horas da manhã, e houve dificuldade por conta da escassez de catracas e a demora na leitura dos QR codes, o que fez com que muitas pessoas desistissem de entrar ou perdessem a Sprint no sábado e a classificação, que foi transferida do sábado para o domingo em razão da chuva.
A empresa responsável pela comercialização dos ingressos foi a Eventim, que seguirá na mesma função para a etapa do ano que vem, marcada para acontecer entre 7 e 9 de novembro de 2025.
O Portal Terceiro Tempo ouviu os depoimentos de algumas pessoas que estiveram presentes aos três dias da etapa paulistana da Fórmula 1, que relataram os diversos problemas enfrentados.
A bancária Fernanda Cunha Gabriel, que trabalha como analista de investimentos e está concluindo um curso de pós-graduação, é fã incondicional de Max Verstappen, e esteve em Interlagos nos três dias do evento, sempre no setor "G", o das arquibancadas da Reta Oposta, e como esta não foi sua primeira experiência no autódromo para acompanhar a Fórmula 1, até se planejou em marcar suas férias no período que envolveu o GP, com a intenção de ter mais tranquilidade.
Ela deu seu testemunho dividindo a experiência nos três dias em que esteve presente em Interlagos.
SEXTA-FEIRA: "FOI O DIA MAIS VAZIO"
"A sexta-feira foi o dia mais vazio. Eu tirei férias para poder assistir ao evento tranquilamente. Chegando no setor "G", entrei sem fila alguma e consegui acompanhar o treino livre e a classificação para a Sprint. Na volta, peguei o trem cheio, mas coisa normal de qualquer evento. O único "perrengue" foi o sol forte que estava em interlagos (risos)", disse Fernanda.
SÁBADO: "PERDI A CORRIDA SPRINT..."
"Cheguei às 8h40 no Autódromo de Interlagos, e tinha uma fila enorme. Depois começaram a criar duas outras filas e a confusão iniciou, pois ninguém sabia qual era a certa e quem tinha "furado". Uma das filas tirou a grade de isolamento e começou a entrar. Um policial chegou por volta do 12h00 para tentar entender a situação, eapós isso começou um empurra empurra, fecharam um dos portões e tiraram os policiais que estavam revistando", pontuou Fernanda.
"A Sprint iniciava 11h30, e eu apenas consegui entrar depois que terminou a corrida. Assistimos as outras categorias e começou o temporal, desta forma não teve a classificação, ou seja, grande parte dos fãs de automobilismo que estavam no setor "G" acabaram nem vendo um carro de Fórmula 1 no sábado. Assim que cheguei em casa, vi que mudaram a classificação para 7h30 da manhã do domingo. Pensei em chegar mais cedo para evitar filas, no entanto todos pensaram igual...", lamentou Fernanda.
DOMINGO: "SÓ CONSEGUI ENTRAR DEPOIS DA CLASSIFICAÇÃO"
"Saí de casa de carro às 5h45, cheguei em Interlagos no horário da abertura dos portão e aparentemente não tinham aberto. Passei a classificação do domingo fora de novo e entrei quando acabou novamente. Portanto, consegui assistir a homenagem para o Senna e a corrida que foi antecipada. A homenagem foi emocionante, não tinha uma pessoa em Interlagos que não chorou de emoção. Além disso, a corrida foi extremamente emocionante, finalizou Fernanda, que por conta da vitória do ídolo Verstappen, voltou radiante para casa.
SITUAÇÕES DISTINTAS: ASSISTIR DO PADDOCK E DA ARQUIBANCADA...
A publicitária Gabriella Carsughi, residente na zona sul da capital paulista, que no ano passado esteve no GP da Itália, em Monza, acompanhada do namorado (Valerio Manzo, que veio da Itália) e da mãe (a jornalista Claudia Carsughi), viveu experiências distintas no evento de Interlagos, também na companhia do namorado e da mãe, pois na sexta-feira (1º de novembro) esteve no Paddock Club, a convite de uma empresa, com direito, inclusive, à visita ao pit-lane, e nos dois dias seguintes ficou no setor "R" (no início da Reta Oposta).
A publicitária Gabriella Carsughi, residente na Zona Sul da capital paulista, que no ano passado esteve no GP da Itália, em Monza, acompanhada do namorado (Valerio Manzo, que veio da Itália) e da mãe (a jornalista Claudia Carsughi), viveu experiências distintas no evento de Interlagos, também na companhia do namorado e da mãe, pois na sexta-feira (1º de novembro) esteve no Paddock Clube, a convite de uma empresa, com direito, inclusive, à visita ao pit-lane, e nos dois dias seguintes ficou no setor "R" (no início da Reta Oposta).
"COMO VIP, TODO MUNDO É BEM TRATADO (RISOS)..."
"Na sexta-feira eu fui como convidada para estar no Paddock Club, então fui de van para o autódromo. Foram duas horas para chegar da Vila Olímpia até lá, sendo que em alguns pontos a polícia estava bloqueando o trânsito pra passagem dos pilotos escoltados. Na faixa reversa da Avenida Interlagos, ficamos um bom tempo parados também, porque o CET não estava conseguindo segurar o público para a van poder atravessar e entrar no portão 7. Quanto à organização lá de dentro, não tenho muito o que reclamar porque como VIP, todo mundo é bem tratado (risos)", resumiu Gabriella, que detalhou as dificuldades que enfrentou no sábado (2) e no domingo (3), desta vez no setor R.
"ESTAVA TUDO CAÓTICO..."
"Fui de setor R no sábado. Peguei metrô e trem pra chegar, sem nenhum problema. Demorei muito pra achar a fila porque estava um caos, com várias filas quilométricas de portões diferentes se misturando com outras e ninguém da organização para orientar. Tinha as pessoas do `apoio ao turista´, mas como estava caótico, eles diziam para ir até o portão e descobrir onde era o final da fila", pontuou a publicitária, que somente às 9h40 conseguiu encontrar sua fila.
Esta opinião sobre a desorganização é corroborada por sua mãe, a jornalista Claudia Carsughi.
"O que eu achei mais indecente (no setor R) foi a fila para entrar, extremamente longa, e os banheiros, que em todos os anos apresentam problemas, com falta de água, que depois volta e falta novamente. Se a gente fosse "refinar", os lugares também poderiam ser demarcados. Além disso, as coisas extremamente caras", avaliou Claudia.
"POUCAS CATRACAS..."
"Consegui achar a fila do meu setor às 9h40, dando duas voltas e praticamente não andava. Não tinha visto isso nos anos anteriores. Entramos só 11h10, poucas catracas, muita gente amontoada para entrar, revista muito superficial. Obviamente perdemos a largada da Sprint. Quando entramos, já não tinha descarga no banheiro feminino (mesmo problema que vimos em 2023), mas tempo depois foi resolvido. Mas o mais frustrante foi ter ficado esperando para saber se teria a homenagem ao Senna ou não naquele dia, visto que quando a chuva começou, apareceu no telão com a informação que a ação seria mantida. Esse foi o único motivo para não termos ido embora antes, já que estava claro que a classificação não iria acontecer", ponderou Gabriella Carsughi, que optou por não acompanhar a classificação, que foi adiada do sábado (às 15h00) para o domingo (às 7h30).
"FILA FEMININA MAIS CURTA..."
"No domingo, também de setor R, já estávamos decididos a não ver a classificação porque teríamos que chegar muito cedo. Chegamos 8h00 da manhã no portão, onde existia uma fila feminina mais curta e uma masculina gigante. Eu fui para a feminina e demorei 25 minutos pra entrar, enquanto meu namorado foi pra masculina, que dava quatro voltas e demorou uma hora e 20 minutos para entrar. Andou mais rápido do que no dia anterior, porém ainda acho um absurdo uma fila pra um único setor demorar tudo isso. Quando fui para Monza em 2023, a fila era para diversos setores e foi bem mais rápida que essa. Eu consegui assistir ao Q2 e Q3 enquanto ele perdeu tudo e só entrou às 9:20 na arquibancada. O resto do evento foi normal, só mais uma intercorrência com o banheiro feminino que foi interditado por um período.
"PARECIA QUE ESTAVAM REALIZANDO O EVENTO PELA PRIMEIRA VEZ..."
Gabriella fez uma distinção entre aquilo que enfrentou do portão para fora e do portão para dentro de Interlagos.
"Em resumo, eu diria que do portão para fora, caos completo, falta de organização enorme do GP de São Paulo. Parecia que estavam realizando o evento pela primeira vez, completamente despreparados para receber o público que eles sabiam que iria vir. Me passou até a impressão que venderam mais ingressos do que deveriam, mas lá dentro, apesar de tudo extremamente superfaturado (comidas, bebidas e afins), não passei nenhum grande perrengue (tirando a chuva, rs). Já era de se esperar filas grandes para comidas e bebidas, mas nada pior do que a fila que pegamos para acessar o evento e a desorganização do lado de fora", concluiu Gabriella Carsughi, uma entre os 291.677 espectadores (recorde) que estiveram no autódromo paulistano para os três dias do evento.
OUTRO ESPECTADOR NO SETOR "R"
O Portal Terceiro Tempo ainda ouviu o testemunho do advogado Leonardo Rolim, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Ele também esteve no setor "R", e embora tenha apontado diversos pontos positivos, considerou que dificilmente repetiria a experiência, por conta do preço que pagou e do "barulho frustrante dos V6", pois a última vez que havia acompanhado um GP de Fórmula 1 em Interlagos tinha um grid composto por carros equipados com os ruidosos propulsores V10.
"Olha, pelo preço que paguei, não voltaria. A última vez que eu tinha ido foi na época dos V10, o barulho dos V6 foi meio frustrante, e a í a conta não fecha", explicou Rolim.
"Voltaria se fosse em alguma promoção, porque é bizarro ter muita gente com camiseta de empresa que dá ingresso de brinde. Então eu voltaria se fosse em alguma promoção, ou se eu entrasse numa grana alta, e aí conheceria algum setor VIP do paddock pela experiência de ver os boxes de perto", arrematou o advogado.
Leonardo Rolim elencou os pontos negativos e positivos da experiência que teve no GP de São Paulo de F1 em 2024, que seguem abaixo.
PONTOS NEGATIVOS
POUCOS GUICHÊS (CATRACAS) NOS PORTÔES
Isso estrangulava a fila porque ler o código de barras era um processo que às vezes enrolava. A Fórmula 1 atualmente não vende ingressos por dia, somente pacote para os três dias. Eles deveriam no primeiro dia fazer a leitura e entregar 3 pulseiras de acesso. Isso obviamente agilizaria o processo de entrada, mas prejudicaria os "coitadinhos dos cambistas" que ficam massivamente na fila comprando e vendendo ingressos de dias soltos.
FALTA DE EQUIPE
Em Interlagos são vários portões de acesso e muitos deles próximos um do outro. Fiquei no setor "R" e ali na rua de acesso se confundiam as filas dos Setores H, R e G. Não tinha ninguém da organização para cuidar disso, e os caracóis das filas se confundiam, e você precisava ir "caçando" qual seria sua fila na "raça". Inadmissível essa desorganização em um evento com ingresso caríssimo para todos os setores.
ACESSO À ESTAÇÃO AUTÓDROMO
No sábado, após o cancelamento pela chuva, a estação virou o caos, o pessoal da Via Mobilidade estava retendo todo mundo injustificadamente lá embaixo na rua Plínio Schmidt, antes mesmo de acessar a estação, sendo que olhávamos para plataforma e não estava cheia, gerando caos sem necessidade. E aí vem o pior: dando a volta por baixo da linha do trem, o acesso ä estação pela avenida Gregório Bezerra não tinha nenhum controle, entrava todo mundo, enquanto no outro acesso o povo preso feito gado.
POSTOS DE HIDRATAÇÃO
Colocaram pontos para que as pessoas pudessem pegar água gratuitamente, mas o problema é que o sistema não mantinha a água em uma temperatura adequada. Na sexta-feira, quando fez o maior calor e bão choveu, á água para consumo estava morna, o que ficou impraticável.
PONTOS POSITIVOS
ALIMENTAÇÃO
Achei boa a quantidade de pontos para comidas e bebidas, além da variedade de opções, principalmente na Fanzone (Applebees, Nathans, Bullguer, La Braciera), dava para comer bem, e filas maiores apenas em um ou outro ponto. Pela quantidade de pessoas achei as filas bem razoáveis.
FANZONE
Montaram a Fanzone pela primeira vez e achei o espaço muito legal, com boa variedade de comidas e bebidas, ativações, entrevistas com pilotos e engenheiros e shows. Era um ótimo local para aproveitar entre uma competição e outra na pista. Poderiam só melhorar com mais locais cobertos para alimentação e descanso. Ou você ficava no sol ardente ou na chuva. Fora a lama que se formou no final de semana por conta das chuvas.
BANHEIROS
Os banheiros estavam muito bem estruturados, em boa quantidade e sempre que precisei utilizar estavam muito bem higienizados.
ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
Os eventos respeitavam rigorosamente o cronograma e sempre éramos avisados em caso de qualquer mudança (o que aconteceu, com a classificação para o GP adiada para 7h30 de domingo e o GP às 12h30 do mesmo domingo), e isso ajudou a aproveitar bem os locais sem perder nada na pista.
POLICIAMENTO
Os arredores do autódromo estavam muito bem policiados pela PM, GCM e CET. Andar a pé estava tranquilo e com sensação de segurança.
__________________________________________________________________________________________________________
VENDA DE INGRESSOS PARA O GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1 DE 2025 JÁ COMEÇARAM
Na esperança que os problemas ocorridos neste ano sejam resolvidos para a próxima edição do GP de São Paulo de Fórmula 1, programado para acontecer entre 7 e 9 de novembro de 2025, deixamos nosso canal aberto para que os organizadores, tanto do GP de São Paulo de Fórmula 1, como a empresa responsável pela comercialização dos bilhetes, façam suas ponderações acerca do que aconteceu no último fim de semana (marcos@terceirotempo.com.br).
Uma carga de oito mil ingressos começou a ser disponibilizada a partir da última segunda-feira (4) ao meio-dia, mas houve um problema sistêmico e a mesma será retomada nesta quarta-feira (6). Clique aqui e veja a matéria completa.
O CAMPEONATO
Após a etapa do último domingo (3), 21ª do calendário, Max Verstappen ampliou sua vantagem para Lando Norris para 62 pontos, restando duas etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
PRÓXIMA ETAPA
Após três etapas seguidas, Estados Unidos, em Austin, Cidade do México e São Paulo, a Fórmula 1 volta apenas no dia 23 de novembo, mas ainda em continente americano, para o GP de Las Vegas. A prova será disputada em um sábado. A pole na etapa de Las Vegas no ano passado foi de de Leclerc, em 1min32s726. Vertappen, que na ocasião igualou o número de triunfos de Vettel, foi o vencedor, seguido por Leclerc e Pérez. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas em 2023.
Depois, restarão duas outras etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Ídolo do Furacão, Sicupira nos deixava há três anos
Há exatamente três anos, na tarde de 7 de novembro de 2021, morria Barcimio Sicupira Júnior, o Sicupira, ex-meia que marcou época envergando a camisa 8 do Athletico Paranaense. Ele estava com 77 anos e sofreu comlicações após uma cirurgia nos pulmões.
Um dos destaques na coquista do Campeonato Paranaense de 1970 pelo Furacão, que estava há 12 anos sem levantar um caneco, Sicupira deixou uma marca indelével com 154 gols marcados pela equipe rubro-negra paranaense.
Foi emprestado ao Corinthians em 1972, mas passou pouco tempo no clube de Parque São Jorge, ainda assim conquistando o carinho da Fiel Torcida.
Ainda em 1972 retornou ao Furacão onde permaneceu até 1975, ano em que encerrou sua carreira, iniciada em 1962 pelo Ferroviário-PR. Ele também atuou pelo Botafogo (RJ) e Botafogo de Ribeirão Preto.
Trabalhou como comentarista esportivo em emissoras paranaenses após deixar os gramados.
*************************************************
Dia do Radialista no Brasil: Conheça os saudosos Benedito Dino e João Dureza, que deram os primeiros microfones a Milton Neves!
Neste 7 de novembro de 2024, em que se comemora no Brasil o Dia do Radialista, vamos prestar uma justa homenagem a duas figuras responsáveis pelo "pontapé" inicial na carreira de Milton Neves, ambos muzambinhenses e que já não estão mais entre nós: Benedito Dino (que morreu em 13 de dezembro de 2011, aos 83 anos) e João Dureza (falecido em 23 de fevereiro de 1997, aos 69 anos).
Benedito Dino é, certamente, uma das figuras mais interessantes não apenas de Muzambinho, mas de todo o Sul de Minas Gerais.
Foi ele, na metade da década de 1960, que colocou um microfone nas mãos de Milton Neves pela primeira vez, para que o então jovem anunciasse por meio do serviço de alto-falantes da cidade as atrações da quermesse do Frei Rafael Zevenhoven, em prol da reforma da Igreja de São José.
A voz do Miltinho da dona Carmen ecoou pelos quatro cantos da cidade mineira e não demorou para que ele recebesse os primeiros elogios e tomasse gosto pelo ofício que se iniciou de maneira mais séria a partir da Rádio Continental de Muzambinho, fundada justamente por Benedito Dino e outros três amigos: Willian Peres Lemos, Paulo Ferreira de Carvalho e José Antonio de Araújo.
E Benedito Dino não apenas foi o responsável pela precursora emissora de rádio da cidade, mas também por diversas manifestações artísticas em Muzambinho, como diretor de teatro e ator em representações da "Paixão de Cristo", entre outras.
"Consertador" de mão cheia, Benedito Dino manteve durante décadas uma loja que serviu de referência aos habitantes da cidade para reparos em aparelhos eletrodomésticos, desde geladeiras e máquinas de lavar roupas até liquidificadores, chuveiros elétricos e secadores de cabelo.
No esporte, Dito Dino era massagista dos times de Muzambinho.
Não bastasse isso, Benedito Dino também foi inventor. Talvez motivado pela mitologia grega, em Dédalo, que construiu asas para que seu filho Ícaro voasse da Ilha de Creta, resolveu construir asas para sobrevoar Muzambinho e chegar em Guaxupé...
E, além de Benedito Dino, João Dureza foi outro importante personagem para o começo de carreira de Milton Neves no rádio.
João Batista da Silva, o João Dureza, era voz marcante na Rádio Continental de Muzambinho, apresentando o programa "Cidade Sertaneja", que revelou diversas duplas sertanejas. Milton dividiu bancada com o saudoso João Dureza na simplória emissora, responsável por revelar também Wellington de Oliveira.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BENEDITO DINO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOÃO DUREZA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
*************************************************
Milton Neves recebe o Título de Cidadão Rio-Pardense
Na última quarta-feira (6), Milton Neves recebeu em sua casa, na Grande São Paulo, o vereador Henrique Torres, autor da indicação de outorga do Título de Cidadão Rio-Pardense ao jornalista e publicitário.
Henrique Torres, que esteve acompanhado de seu pai, o ex-vereador Silvio Torres, passou a placa com o Título de Cidadão do município paulista às mãos de Milton Neves, na presença de um dos filhos de Milton, Fábio Lucas Neves, da nora Roberta Peporine, do jornalista Flávio Adauto e do empresário Wellington Fernandes, amigo da família Neves.
“Tive a honra de entregar mais um título de Cidadão Rio-Pardense a um dos maiores jornalistas da história do Brasil e mundialmente conhecido pela sua memória da história do futebol. Milton Neves recebeu seu 134º título de cidadão, desta vez da nossa querida cidade. No projeto de lei, de minha autoria, fiz questão de ressaltar as inúmeras vezes que o jornalista enalteceu o nome da nossa cidade e dos grandes craques rio-pardenses que abrilhantaram São José do Rio Pardo no meio do futebol”, comentou Henrique Torres ao site da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.
Distante 257 quilômetros da capital paulista, na fronteira com o Sul de Minas, São José do Rio Pardo é um município que traz boas recordações a Milton Neves, sobretudo relacionadas ao futebol.
"Eu adoro São José do Rio Pardo, cidade próxima das `minhas´Muzambinho e Guaxupé, onde nasceram valorosos jogadores que brilharam no futebol brasileiro, como o zagueiro Rondinelli, o "Deus da Raça", o lateral-direito Édson Boaro e o saudoso zagueiro Modesto", lembrou Milton Neves.
Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.
*************************************************
Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há dois anos
Um dos mais rápidos e habilidosos pontas de sua geração, Walter Anunciação Alves, o Walter Zum-Zum nos deixava há exatamente dois anos. Ele estava com 76 anos e a causa da morte não foi divulgada na ocasião, mas sua saúde estava debilitada há algum tempo.
Depois de profissionalizar-se pela Ferroviária de Araraquara em 1964, Zum-Zum chegou ao Morumbi, onde defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube entre 1964 e 1970.
O saudoso ponta-direita ainda defendeu a Portuguesa de Desportos, o XV de Piracicaba, o São José (SP), o Bonsucesso (RJ) e teve uma experiência internacional atuando pelo Berchem (Bélgica), este seu último clube, entre 1973 e 1975.
Depois de aposentar-se dos gramados, Walter Zum-Zum, que residia na capital paulista, trabalhou como vendedor de uma distribuidora de remédios, a Medisa.
*************************************************
Missão de Barrichello em sua 1ª vitória na F1 foi ainda mais difícil que a de Verstappen em Interlagos
A categórica vitória do holandês Max Verstappen (Red Bull) no GP de São Paulo de Fórmula 1 no último domingo (3), em Interlagos, certamente foi uma das mais difíceis de sua carreira, iniciada em 2015 pela Toro Rosso.
Para chegar ao 62º triunfo na categoria máxima do automobilismo, o tricampeão consecutivo (2021, 2022 e 2023), precisou ser hábil na pista molhada e traiçoeira do traçado paulistano de 4.309 metros e, sem cometer erros, superar 16 adversários que partiram a sua frente.
Depois de ter sido o quarto colocado na prova Sprint, disputada no dia anterior (vencida por Lando Norris, da McLaren), Vertstappen acabou prejudicado por uma bandeira vermelha na classificação que foi adiada para o domingo por conta da chuva intensa do sábado, e quando partirira para uma volta que lhe garantiria entre os primeiros, acabou ficando de fora, e com isso alinhou em 17º no grid.
Isso nos remete a uma situação similar, aquela que aconteceu no GP da Alemanha de 2000, em Hockenheim, que marcou a primeira das 11 vitórias do brasileiro Rubens Barrichello na Fórmula 1, então pela Ferrari.
O brasileiro, hoje na Stock Car, partiu em 18º lugar, e logo na largada viu o companheiro de equipe, o alemão Michael Schumacher, envolvido em um acidente com o italiano Giancarlo Fisichela (Benetton-Playlife).
A entrada de um torcedor na pista, em um momento de chuva, e a opção por manter-se com pneus slick no asfalto molhado, foram decisivas para que Barrichello chegasse ao seu histórico triunfo.
Verstappen, a exemplo de Barrichello, também contou com a sorte de, quando a bandeira vermelha foi decretada na volta 32, por conta do acidente do argentino Franco Colapinto (Williams).
Assim, ele que ainda não havia parado para trocar os pneus de sua Red Bull, pode fazer enquanto a prova esteve paralisada. Em terceiro lugar, teve apenas o trabalho de superar a Alpine de Esteban Ocon para assumir a liderança e, daí em diante, imprimir um ritmo consistente e terminar a prova com quase 20 segundos de vantagem para o francês Ocon.
Barrichello também fez muitas ultrapassagens para vencer há 24 anos em Hockenheim, e cruzou a linha de chegada com pouco mais de sete segundos de frente para o finlandês Mika Hakkinen (McLaren-Mercedes).
OUTRO VENCEDORES QUE PARTIRAM LÁ DE TRÁS...
Além de Verstappen neste GP de São Paulo, de 17º no grid para a vitória, e Barrichello, o 18º na Alemanha em 2000 para triunfar, outros pilotos conseguiram feitos semelhantes.
Por duas vezes, o britânico John Watson, ambas no GP dos Estados Unidos, em 1982 e 1983, escalou o pelotão para vencer. Em 1982, largou em 17º e em 1983 em 22º), o que é um recorde na Fórmula 1. Nas duas vezes ele guiava pela McLaren-Ford.
O finlandês Kimi Raikkonen também conseguiu proeza semelhante, foi no GP do Japão de 2005, em Suzuka, quando venceu após largar da 17ª posição, a bordo da McLaren-Mercedes.
PRÓXIMA ETAPA
Após três etapas seguidas, Estados Unidos, em Austin, Cidade do México e São Paulo, a Fórmula 1 volta apenas no dia 23 de novembo, mas ainda em continente americano, para o GP de Las Vegas. A prova será disputada em um sábado. A pole na etapa de Las Vegas no ano passado foi de de Leclerc, em 1min32s726. Vertappen, que na ocasião igualou o número de triunfos de Vettel, foi o vencedor, seguido por Leclerc e Pérez. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas em 2023.
Depois, restarão duas outras etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
*************************************************
Achados & Perdidos: Relembre de Paulo Morsa em uma hilária briga com Cacá Rosset no 'Debate Bola' da Record
28/04/2025Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve vencendo pela primeira vez na Fórmula 1
28/04/2025Achados & Perdidos: A confusão generalizada após o jogo entre Brasil e Uruguai com 'fuga' de Rivellino
28/04/2025Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras
28/04/2025Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
27/04/2025