Corbo

Ex-goleiro do Grêmio e Peñarol
por Sérgio Quintella
 
Walter Luiz Corbo Burmia, o Corbo, goleiro uruguaio que defendeu o Grêmio no biênio 77 e 78, mora em Canelones, no Uruguai, onde trabalha como empresário no ramo de autopeças. Aqui no Brasil é lembrado até hoje pela torcida tricolor por ter sido um dos campeões do Gaúchão de 1977, quebrando uma hegemonia de oito anos do Internacional.

Nascido em 2 de maio de 1949, em Montevidéu-Uruguai, Corbo defendeu por muitos anos as cores do Peñarol e da seleção uruguaia. No currículo, Corbo também tem o título da Taça Tereza Herrera, em 1974, pelo seu Peñarol.

Pelo Campeonato Brasileiro, o ex-goleiro fez 47 partidas, sendo 25 vitórias, 15 empates e sete derrotas. Na meta do Grêmio, levou 34 gols. Os dados estatísticos são do site Futpédia.
 
No dia 10 de dezembro de 2015, a redação do Portal Terceiro Tempo recebeu o seguinte e-mail de Marco Antonio Joaquim Pereira, sobre informações do ex-goleiro Walter Corbo. Confira:
 
Começou sua carreira no Racing de sua cidade natal e foi rapidamente transferido ao Peñarol, onde jogou por sete anos. Suas atuações o levaram a participar do plantel da Seleção Uruguaia que disputou o Mundial do México em 1970, com apenas 21 anos.
Sua excelente atuação pela seleção em 1976, no Maracanã, na partida em que o Brasil ganhou do Uruguai por 2 a 1, e no final houve uma briga generalizada após o lateral Ramirez correr atrás do jogador Rivelino, despertou o interesse do Grêmio que o contratou ano seguinte. No clube gaúcho foram duas temporadas (1977/78) e marcado pela conquista do título gaúcho de 1977, quebrando a série do octacampeonato do rival Internacional.
Em 1979 transferiu-se para o San Lorenzo, da Argentina, onde ficou até meados de 1980. Passou rapidamente pelo Argentino Juniors, retornou ao San Lorenzo e, em 1982, voltou para sua cidade natal para jogar pelo River Plate do Uruguai, onde encerrou carreira.
Hoje, em Montevideo, trabalha como treinador de goleiros da ONFI (Organización Nacional De Fútbol Infantil), entidade voltada à formação de atletas, desde crianças até adolescentes.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES