por Marcos Júnior Micheletti
Um dos grandes talentos revelados pelas categorias de base do Sport Club Intenacional em 1999, o ex-centroavante Nilmar iniciou como comentarista de futebol pela TNT Sports em setembro de 2021, para a Liga dos Campeões da Europa.
Nilmar Honorato da Silva, parananse do município de Bandeirantes, nasceu em 14 de julho de 1984, profissionalizando-se pelo Inter em 2002, permanecendo no clube gaúcho até 2004, período em que se destacou pela grande velocidade, sobretudo as arrancadas, muita habilidade e técnica extremamente apurada, o que culminou com sua convocação para a Seleção Brasileira a partir de 2003, tendo disputado a Copa de 2010 na África do Sul.
Depois de jogar pelo Inter, Nilmar foi negociado com a equipe francesa do Lyon, onde permaneceu entre 2005 e 2006, para retornar ao futebol brasileiro pelo Corinthians, por empréstimo, tendo formado com o argentino Carlitos Tévez uma dupla afinadíssima na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005.
Ficou afastado dos gramados por seis meses em 2006 devido a uma gravíssima contusão no joelho direito e depois outra, do mesmo tipo, no joelho esquerdo as duas em jogos contra o Palmeiras.
Passou por um imbróglio jurídico com o Corinthians por conta de luvas não pagas pela MSI, então parceira do Corinthians, e a Justiça do Trabalho declarou rescisão indireta de contrato do atleta com o clube de Parque São Jorge. O clube paulista precisou pagar 8 milhões de euros para o Lyons.
Retornou ao Internaciol, onde já havia conquistado dois títulos do Gauchão (2003 e 2004) e ganhou mais quatro títulos: a Copa Sul-Americana (2008) e três estaduais (2008, 2009 e 2015).
Nilmar ainda jogou por Villarreal (Espanha), Al-Ravyan e Al-Jaish (ambos do Catar), Al-Nasr (Emirados Árabes) e teve uma curta passagem pelo Santos Futebol Clube, este em 2017, rescindindo o contrato com o clube por conta de depressão, o que o motivou a abandonar sua bela carreira no futebol.
ABAIXO, ENTREVISTA DE NILMAR AO PROGRAMA VELHAS SÚMULAS (DA RÁDIO COLORADA) EM 25 DE JULHO DE 2020:
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Guaranésia-MG
Em 2014, na Câmara Municipal da cidade mineira. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há quatro anos morria o treinador Marcelo Veiga
Olhos no retrovisor: 'VAR da F1' definiu o GP do Canadá de 2019 e enfureceu Sebastian Vettel
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Corinthians conquistava seu segundo Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 35 anos, com gol de Sorato, o Vasco derrotava o São Paulo e faturava o Brasileiro
Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1