por Marcos Júnior Micheletti
Um dos grandes talentos revelados pelas categorias de base do Sport Club Intenacional, precisamente em 1999, o ex-centroavante Nilmar iniciou como comentarista de futebol da TNT Sports em setembro de 2021, para a Liga dos Campeões da Europa.
Nilmar Honorato da Silva, parananse do município de Bandeirantes, nasceu em 14 de julho de 1984, profissionalizando-se pelo Inter em 2002, permanecendo no clube gaúcho até 2004, período em que se destacou pela grande velocidade, sobretudo as arrancadas, muita habilidade e técnica extremamente apurada, o que culminou com sua convocação para a Seleção Brasileira a partir de 2003, tendo disputado a Copa de 2010 na África do Sul.
Depois de jogar pelo Inter, Nilmar foi negociado com a equipe francesa do Lyon, onde permaneceu entre 2005 e 2006, para retornar ao futebol brasileiro pelo Corinthians, por empréstimo, tendo formado com o argentino Carlitos Tévez uma dupla afinadíssima na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005.
Ficou afastado dos gramados por seis meses em 2006 devido a uma gravíssima contusão no joelho direito e depois outra, do mesmo tipo, no joelho esquerdo as duas em jogos contra o Palmeiras.
Passou por um imbróglio jurídico com o Corinthians por conta de luvas não pagas pela MSI, então parceira do Corinthians, e a Justiça do Trabalho declarou rescisão indireta de contrato do atleta com o clube de Parque São Jorge. O clube paulista precisou pagar 8 milhões de euros para o Lyons.
Retornou ao Internaciol, onde já havia conquistado dois títulos do Gauchão (2003 e 2004) e ganhou mais quatro títulos: a Copa Sul-Americana (2008) e três estaduais (2008, 2009 e 2015).
Nilmar ainda jogou por Villarreal (Espanha), Al-Ravyan e Al-Jaish (ambos do Catar), Al-Nasr (Emirados Árabes) e teve uma curta passagem pelo Santos Futebol Clube, este em 2017, rescindindo o contrato com o clube por conta de depressão, o que o motivou a abandonar sua bela carreira no futebol.
ABAIXO, ENTREVISTA DE NILMAR AO PROGRAMA VELHAS SÚMULAS (DA RÁDIO COLORADA) EM 25 DE JULHO DE 2020:
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: A vida simples de Pelé na Pensão do Raimundo, em Santos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello