por Marcelo Rozenberg
Nascido em 3 de novembro de 1945 na cidade de Nördlingen, na Alemanha, Gerd Müller entrou para a história na Copa do Mundo de 1970, no México. Naquela ocasião, o atacante tornou-se artilheiro da competição com 10 gols. O feito não ajudou a levar seu time ao título, conquistado pelo Brasil, mas o imortalizou. Quatro anos depois, na Copa da Alemanha, anotou mais quatro gols.
Tornou-se o maior artilheiro da história das copas, feito só superado por Ronaldo Fenômeno em 2006, quando atingiu a marca de 15 gols. Atualmente reside em seu país natal, após uma temporada nos Estados Unidos na qual administrou um restaurante.
Em 2008, trabalhava nas categorias de base do Bayern de Munique, cuidando da revelação de jogadores.
Muller tinha um faro de gol impressionante. Tanto que vestindo a camisa da seleção alemã marcou 68 vezes em 62 jogos, atingindo média superior a um gol por partida. Na primeira divisão alemã balançou a rede em 628 ocasiões na primeira divisão. Apenas pelo Bayern foram 365 gols.
O ex-atacante também passou por Nördlingen, de sua cidade natal, e Fort Lauderdale Strikers e Smiths Brothers Lounge, ambos dos Estados Unidos. Por sinal, neste último clube encerrou a carreira em 1982.
Seus feitos incluem também a conquista de inúmeros títulos. Pelo Bayern, foram quatro títulos alemães (1969, 72, 73 e 74), três Copa da Alemanha (1974, 75 e 76), três Ligas dos Campeões (1974, 1975 e 1976), um Mundial Interclubes (1976) e uma Recopa Européia (1967). Pela seleção, ajudou a levantar a Eurocopa de 1972 e a Copa do Mundo de 1974.
No dia 6 de outubro de 2015, o jornal alemão "Bild" confirmou que Gerd sofre do Mal de Alzheimer e está internado em um lar de idosos.
Achados & Perdidos: Evento em Portugal com palestra de Milton Neves em 2018
Jornalista e publicitário também foi homenageado na cidade lusitana. Foto: Sylvio Micelli'Almanaque do Brasil nas Copas' reúne curiosidades inéditas com enorme riqueza de detalhes
Obra é fruto da parceria dos jornalistas Celso Unzelte e Gustavo de CarvalhoLeônidas da Silva, o 'Diamante Negro', protagoniza nova coleção de camisas de futebol
Nem a guerra explica: FIFA eleva preços da Copa e revolta torcedores. Por Ricardo Setyon
Ancelotti e a preparação brasileira para a Copa serão os temas da live de Falopa com o Prof. Carlos Cesar
Saudade: Ex-meia da Ponte e treinador, Vanderlei Paiva faria 80 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves esteve em Criciúma visitando gigante do setor de tintas
Saudade: Barbosa, o injustiçado goleiro brasileiro na Copa de 50, nos deixava há 26 anos
Parabéns, Sorato! Carrasco do São Paulo em 1989, ex-atacante completa 57 anos
Saudade: Há um ano morria Manga, ex-goleiro do Botafogo e Inter, um dos maiores do futebol brasileiro
Com Fernando Diniz estreando, o Corinthians inicia pela Libertadores contra o Platense; as formações
Palmeiras enfrenta o Junior Barranquilla em estreia pela Libertadores; as equipes