Tricampeão fez uma prova memorável em Interlagos. Foto: Red Bull Content Pool

Tricampeão fez uma prova memorável em Interlagos. Foto: Red Bull Content Pool

O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (3), o GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do Mundial, prova realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul da capital paulista. Max, que não vencia desde  décima etapa, o GP da Espanha, chegou ao seu 62º triunfo na categoria máxima do automobilismo e está ainda mais perto de seu tetracampeonato. Ele chegou aos 393 pontos, elevando sua vantagem para Norris de 47 para 62 pontos.

Além de marcar os 25 pontos pela vitória, Max embolsou o ponto de bonificação pela melhor volta.

Foi uma prova tão movimentada como nomalmente são as etapas disputas em Interlagos, caótica para ser mais preciso, que contou com pista molhada do começo ao fim  bandeiras amarelas, entrada do safety-car e duas bandeiras vermelhas, a primeira ocasionada pelo acidente de Franco Colapinto, na Subida do Café, para enorme desalento dos torcedoes argentinos que vieram em profusão para a etapa paulistana, e a segunda por conta de Sainz, que bateu no Miolo e também deixou a prova.

Verstappen, 17º do grid, foi galgando posições e deu sorte quando a bandeira vermelhafoi acionada por conta do acidente de Colapinto. O tricampeão, a exemplo de Ocon e Gasly, ainda não havia trocado de pneus, e fez isso durante a interrupção.

Ocon liderava mas na segunda relargada, momento em que Verstappen o superou no "S" do Senna e manteve-se na ponta até receber a bandeira quadriculada, tremulada pelo surfista Gabriel Medina. 

A Alpine teve todos os motivos para comemorar muito, com sua dupla completando o pódio, Esteban Ocon em segundo e Pierre Gasly em terceiro.

George Russell, segundo do grid, terminou em quarto, seguido pela Ferari de Charles Leclerc, com a Ferrari, que concluiur em quinto. O pole Lando Norris precisou se contentar com um discreto sexto lugar.

A Racing Bulls, que flertou com o pódio, com Tsunoda, foi outra equipe a deixar Interlagos com saldo positivo. Tsunoda foi o sétimo e Lawson o nono. Entre eles, em oitavo, Piastri. Hamilton, que chegou a sair da pista e esteve longe de suas melhores atuações, jamais conseguiu andar no mesmo ritmo de seu companheiro de Mercedes, Russell, e terminou em décimo.

Integrante da Red Bull ao lado do feliz tio no pódio de Interlagos. Verstappen, no centro, entre Ocon e Gasly. Foto: Oracle Red Bull Racing

MUNDIAL DE CONSTRUTORES

A McLaren segue na ponta da tabela entre os construtores, contabilizando 593 pontos. A Ferrari, com um desempenho fraco depois de bons resultados recentes, segue em segundo, com 557, mas a Red Bull, ainda que dependendo quase que exclusivamente de Verstappen, se aproximou, com 544 pontos, em terceiro lugar.

A Alpine, com  duplo pódio de Ocon e Gasly, subiu um degrau, passando de sétimo para o sexto lugar, com 49 pontos. A Haas, agora em sétimo, soma 46 pontos.

 

A PROVA

Antecipada das 14h00 para 12h30, por conta da previsão de mais chuva na região de Interlagos, a etapa paulistana começou com um carro amenos no grid, o de Alex Albon, que se classificou em sétimo mas bateu forte na Junção no Q3, destrruindo toda a traseira de sua Williams, com avarias severas no motor e caixa de marchas. Franco Colapinto também bateu na ensaboada classificação, com asfalto muito molhado, mas ainda no Q1, e partiu da 16ª posição.

Sainz, outro acidentado na classificação desta manhã, partiu do pit-lane com sua Ferrari. 

Os 19 carros começaram com pneus intermediários, de faixa verde, pois o asfalto ainda estava úmido, mas não chovia no momento da largada.

E na volta de aquecimento, Stroll rodou mas conseguiu voltar. na Reta Oposta, mas ele trafegou pela brita e ficou atolado. O canadense, que partiria em décimo, abandonou antes do começo da corida. Rodar, nas condições de pista úmida, até é aceitável, mas tentar voltar ao traçado pela brita foi inacreditável.

Os carros partiram para mais uma volta de aquecimento, mas um novo procedimento de largada foi feito. Os mecânicos de todas as equipes foram auxiliar seus piloto e o novo horário de início da prova passou opara 12h47.

Tudo deu a entender que Norris partiu antes da autorização, iniciando com luz amarelo piscando. Punição a caminho para o vice-líder do campeonato. 

Finalmente a largada e Russell, segundo do gid, tomou a liderança de Norris, com Tsunoda em teceiro e Ocon em quarto. Verstappen já era o 11º ao término da volta inicial, após largar em 17º.

Em seguida, Max superou Hamilton e subiu para décimo. 

A chuva reapareceu, com mais força em alguns setores.

Com pista molhada, nada de liberação de asa móvel, mas mesmo assim Norris inicou aproximação em relação a Russell e Verstappen ganhavamais uma posição, de Alonso, para subir para oitavo e se aproximando de Piastri, superando o australiano na volta 10, no "S" do Senna.

OS SEIS PRIMEIROS NA DÉCIMA VOLTA: RUSSELL, NORRIS, TSUNODA, OCON, LECLERC E LAWSON. VERSTAPPEN JÁ ERA O SÉTIMO.

O próximo alvo de Mas era Lawson, que por ser piloto da Racing Bulls, parceira da Red Bull, não ofereceu nenhuma dificuldade ao tricampeão, que no miolo o superou para assumir o sexto lugar.

Hamilton deu uma escapada na Junçã, perdeu tempo para regressar ao traçado e no "S" do Senna foi supeado por Colapinto, para delírio dos torcedores argentinos posicionados naquele setor do autódromo.

Russell e Norris tinham vantagem confortável para os que vinham em seguida, este no mesmo campo visual, no caso, Tsunoda, Ocon, Leclerc e Verstappen. 

OS SEIS PRIMEIROS NA 20ª VOLTA: RUSSELL, NORRIS, TSUNODA, OCON, LECLERC E VERSTAPPEN.

Hamilton seguia despencando no pelotão. perdendo posiçõespara Sainze Bearman. Jornada irreconhecível do heptacampeão em Interlagos, mas ele explicava suas dificuldades com o carro, pulando muito e difícil nas frenagens.

Leclerc foi para toca de pneus na volta 25 e Verstappen saltou para o quinto lugar.

Ocon superou Tsunoda na volta 27, mesma em que Hulkenberg rodava. Ele ficou um tempo longo parado na área de escape no "S" do Senna.

Movimentação começando a ficar intensa no pit-lane, com vários carros entrando para suas paradas.

Russell e Norris fizeram suas paradas, e quando voltaram, Norris superou Russell com facilidade na Reta Oposta. Ocon, Verstappen e Gasly eram os primeiros, mas sem terem ainda trocado pneus.

Safety-car na pista na volta 31 e na 32, bandeira vermelha, qunando Colapinto bateu forte.

Sorte para Ocon e Verstappen, que agora, no pit-lane, poderiam fazer suas trocas de pneus e voltarem nos dois primeiros lugares.

A prova foi reiniciada e aslguns trechos tinham chuva mais intensa. Berman escapou e atu de lee na proteção de pneus na volta 36 no Laranjinha. Enquanto isso, Ocon e Verstappen seguiam em primeiro e segundo lugares, respectivamente. 

OS SEIS PRIMEIROS NA 40ª VOLTA: OCON, VERSTAPPEN, GASLY, RUSSELL, NORRIS E LECLERC.

Sainz foi mais um a ficar pelo caminho, rodando sua Ferrari no Miolo, batendo e abandonando na volta 40. Mais uma intervenção do safety-car.

Na relargada, Verstappen assumiu a ponta, ultrapassndo Ocon no "S do Senna. Norris passou reto antes do "S" do Senna ecaiu para sétimo.

Alonso rodou, voltou e caiu para o último lugar. Vestappen abriu 2 segundos para Ocon em apenas duas voltas.

Norris, utilizando-se do jogo de equipe, ultrapassou Piastri na volta 47 e assumiu o sexto lugar.

OS SEIS PRIMEIROS NA 50ª VOLTA: VERSTAPPEN, OCON, GASLY, RUSSELL, LECLERC E NORRIS.

A vantagem de Max para Ocon, agora, já estava acima dos 5 segundos.  

E foi aumentando consideravelmente até o final, para receber a bandeira quadriculada, tremulada pelo surfista Gabriel Medina, com 19s477 de vantagem para Ocon, o segundo colocado, de uma improvável Alpine, que também conseguiu o outro lugar no pódio, com Gasly.

PRÓXIMA ETAPA

Após três etapas seguidas, Estados Unidos, em Austin, Cidade do México e São Paulo, a Fórmula 1 volta apenas no dia 23 de novembo, mas ainda em continente americano, para o GP de Las Vegas. A prova será disputada em um sábado. A pole na etapa de Las Vegas no ano passado foi de de Leclerc, em 1min32s726. Vertappen, que na ocasião igualou o número de triunfos de Vettel, foi o vencedor, seguido por Leclerc e Pérez. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas em 2023. 

 Depois, restarão duas outras etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.

12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris 

13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.

14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.

15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec. 

16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.

17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.

18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.

19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.

21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly. 

PRÓXIMAS ETAPAS 

22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

Últimas do seu time