O pior sentimento que podemos sentir por alguém não é raiva, e sim pena, já dizia o velho pensador.

Bem, só que é claro que não é sempre que conseguimos controlar as nossas emoções.

E, vira e mexe, acabamos sentindo dó de alguém.

É natural.

Na vida ou até mesmo no futebol.

Afinal de contas, a gente acaba tendo pena de times que vivem batendo na trave ou que estão por aí vivendo apenas de glórias do passado.

Ou as duas coisas.

Mas, e quando se trata de um rival em péssima situação?

É possível sentir dó?

Ou o ódio pelo “coirmão” fala mais alto?

Essa é uma questão que me deixa muito curioso e que quero discutir com vocês nos comentários.

E pegarei como exemplo o Corinthians, que é “inimigo” de praticamente todos os clubes brasileiros.

Você, rival, consegue sentir pena do momento vivido pelo Timão, que há tempos tem maltratado a Fiel?

Ou você se delicia com o sofrimento futebolístico dos “malas” dos corintianos?

Eu, por exemplo, não tenho dormido direito por causa das vergonhas que meu querido e amado Corinthians tem passado pelos gramados do Brasil (risos).

E você?

********************************************************

Achados & Perdidos: Nos 112 anos do Santos, relembre a excursão do time que parou uma guerra na África

O Santos Futebol Clube comemora 112 anos de existência neste domingo (14). 

O bicampeão de clubes (1962/1963) protagonizou um momento único na história do futebol e do esporte, em 4 de fevereiro de 1969, dia em que disputou um amistoso em Benim diante da Seleção do Meio Oeste, quase na fronteira entre Nigéria e a região separatista de Biafra, naquela que era sua sétima partida na excursão que fazia pela África e Europa.

EXCURSÃO

O Santos disputou nove partidas entre 17 de janeiro e 9 de fevereiro de 1969, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. O time brasileiro marcou 19 gols, e Pelé (1940-2022) foi o artilheiro da excursão, com oito tentos assinalados.

A GUERRA

A chamada Guerra de Biafra, que havia começado em 6 de julho de 1967, foi paralisada entre os nigerianos e os separatistas para que o povo local pudesse ver de perto Pelé & Cia, que acabaram por testemunhar a equipe santista vencer por 2 a 1, gols de Edu e Toninho Guerreiro para o Peixe e Okerê para ao time do Meio Oeste.

O conflito, que teve uma trégua momentânea, infelizmente foi retomado e se estendeu até 15 de janeiro de 1970. Neste período, estima-se a morte de 2 milhões civis por fome e cerca de 100 mil militares.

ABAIXO,  VÍDEO COM RARAS IMAGENS DA EXCURSÃO DO SANTOS PELA ÁFRICA E EUROPA, QUANDO A EQUIPE DISPUTOU NOVE JOGOS, O SÉTIMO DELES QUE PAROU A GUERRA DE BIAFRA

CAMPANHA DO SANTOS NA EXCURSÃO PELA ÁFRICA E EUROPA, ENTRE 17/01/1969 E 09/02/1969:

17/01/1969 - Santos 3 x 0 Seleção de Point Noire (Congo) - Gols de Pelé, Manoel Maria e Douglas.

19/01/1969 - Santos 3 x 2 Congo - Gols de Pelé (2) e Toninho Guerreiro para o Santos.

21/01/1969 - Santos 2 x 0 RD Congo B - Gols de Toninho Guerreiro e Manoel Maria.

23/01/1969 - Santos 2 x 3 Congo A - Gols de Pelé (2) para o Santos.

26/01/1969 - Santos 2 x 2 Nigéria - Gols de Pelé (2) para o Santos.

01/02/1969 - Santos 2 x 0 FK Áustria Viena - Gols de Lima e Toninho Guerreiro.

04/02/1969 - Santos 2 x 1 Seleção do Meio Oeste - Gols de Edu e Toninho Guerreiro para o Santos. 

06/02/1969 - Santos 2 x 2 Heart of Oak SC (Gana) - Gols de Pelé e Douglas para o Santos.

09/02/1969 - Santos 1 x 1 Argélia - Gol de Toninho Guerreiro para o Santos.

 

********************************************************

Parabéns! Nome histórico do basquete brasileiro, Antônio Carlos Barbosa completa 79 anos

Um dos grandes nomes do basquete brasileiro, o treinador Antônio Carlos Barbosa completa 79 anos neste domingo, dia 14 de abril.

Atualmente é o treinador da equipe feminina do Ituano Basquete, cargo que assumiu no dia 2 de fevereiro de 2023.

Barbosa teve passagens marcantes e vitoriosas pela Seleção Brasileira Feminina, com destaque para a conquista da medalha de bronze nas Olímpiadas de Sydney, na Austrália, em 2000.

Aliás, falando em Seleção Brasileira de Basquete, Barbosa acumula diversas passagens pela mesma, em diversas funções, a saber:

1971 a 1976 - Assistente técnico
1976 a 1984 - Técnico
1996 a 2007 - Técnico
2007 a 2009 - Coordenador das categorias de base
2015 a 2016 - Técnico
2017            - Gerente Esportivo

 

********************************************************

Achados & Perdidos: Sócrates, em tarde inspirada, marcava quatro gols do Timão na goleada sobre o Goiás há 40 anos

Há exatos 40 anos, na tarde de 14 de abril de 1984, Sócrates (1954-2011) viveu um dos seus mais brilhantes momentos com a camisa corintiana, marcando quatro dos cinco gols da equipe então comandada por Jorge Vieira (1934-2012). O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu no Morumbi, em um sábado à tarde.

No primeiro gol, aos 29 minutos da etapa inicial, Biro-Biro lançou Sócrates que, com sua marca registrada, o toque de calcanhar, desviou para Casagrande. Este devolveu a bola para Sócrates que arrematou de primeira, rasteiro, do meio círculo, no canto direito do goleiro Edison Mug.

O segundo gol aconteceu aos 8 minutos de bola rolando da etapa complementar, novamente com Sócrates. Eduardo, pela direita, rolou para Edson, que acionou Sócrates na grande área, no canto direito. O Doutor ganhou no adversário na corrida e bateu rasante, no canto esquerdo da meta goiana.

Aos 24 minutos foi a vez de Casagrande marcar o seu, o terceiro alvinegro. Eduardo, pela esquerda, do bico da grande área, levantou na medida para o atacante alvinegro que matou a bola no peito e arrematou antes dela cair no chão, no canto direito de Edison Mug.

Passados mais nove minutos, aos 33, Zenon brilhou com um lançamento preciso, antes da linha divisória do gramado, encontrando Sócrates entre os marcadores. O camisa 8 esperou o quicar da bola e mais uma vez bateu rasteiro, no canto esquerdo, fazendo o quarto gol corintiano.

Para fechar o placar, Eduardo, pela esquerda, fintou o lateral-direito Zé Teodoro (que depois jogaria no São Paulo) e recuou para Sócrates. Agora da linha da grande área, bateu de curva, quase como se estivesse cobrando uma falta e fez mais um belo gol, o quinto da goleada sobre o Goiás, equipe treinada pelo saudoso Vail Mota (1938-2009).

O ano de 1984 foi o último de Sócrates no Corinthians. Ele se transferiu ainda naquele ano para a Fiorentina (Itália), onde permaneceu até 1985. Retornou ao Brasil para jogar ao lado de Zico no Flamengo até 1987, indicando sua aposentadoria, mas retornou aos gramados pelo Santos em 1988, jogando pelo clube da Vila Belmiro até 1989. Ainda em 1989 fez seu último contrato profissional, pelo Botafogo de Ribeirão Preto, justamente o seu primeiro clube.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP), OS CINCO GOLS DO CORINTHIANS NA GOLEADA SOBRE O GOIÁS

  

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo-SP
Data: 14 de abril de 1984 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Serapião Filho

Gols: Sócrates (aos 29 minutos do primeiro tempo); Sócrates (8 minutos do segundo tempo); Casagrande (aos 24 minutos do segundo tempo); Sócrates (aos 33 minutos do segundo tempo) e Sócrates (aos 41 minutos do segundo tempo).

Público: 17.593 torcedores
Renda: Cr$ 30.506.400,00 (Cruzeiros)

Corinthians: Carlos; Édson Boaro (Ronaldo), Mauro, Juninho, Wladimir, Biro-Biro, Sócrates, Zenon, Ataliba (Wágner), Casagrande e Eduardo Amorim.Técnico: Jorge Vieira.

Goiás: Édison Mug; Zé Teodoro, Timoura, Gílson Jáder, Nonoca, Carlos Alberto Santos, Nei, Washington, Ílton (Carlos Magno), Sávio (Tatau) e Cacau.Técnico: Vail Mota. 

 

********************************************************

No Dia Mundial do Café, veja a história de Cafezinho, ex-lateral que brigou em campo com Romário

Hoje, 14 de abril de 2024, comemora-se o Dia Mundial do Café.

O fruto que origina uma das bebidas mais apreciadas no mundo, responsável por um dos ciclos econômicos mais importantes da história brasileira, também tornou-se apelido de jogador de futebol, o João Cristino de Araújo, que ficou famoso nos gramados com o apelido de Cafezinho, atleta que protagonizou uma briga com Romário em 1997.

O ex-lateral-direito Cafezinho, nascido em 17 de julho de 1965, com passagens por Vasco, Náutico, CRB, Madureira e Santa Cruz, entre outros, atualmente reside em Maceió-AL, sua cidade natal, aposentado por invalidez por conta de uma grave lesão que sofreu em 2005, quando era jogador da equipe do Bom Jesus, de Alagoas.

Na ocasião, Cafezinho sofreu um "carrinho" de um jogador do Coruripe e teve fratura na perna, com ruptura de ligamentos do joelho.

Mesmo após duas cirurgias, já aos 40 anos, Cafezinho não conseguiu retornar aos gramados, após 16 anos como profissional, carreira iniciada em 1989 pelo Capelense, de Alagoas.

Em 1997, quando era jogador do Madureira, Cafezinho envolveu-se em uma briga com Romário, então no Flamengo. O Rubro-Negro goleava por 7 a 0 quando os dois trocaram chutes e tapas.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO

 

********************************************************

Achados & Perdidos: Nos 61 anos de Casagrande, relembre sua passagem pela Caldense

Hoje colunista e comentarista do UOL, com recente trabalho na RecordTV, como comentarista do Campeonato Paulista, Walter Casagrande Júnior está completando 61 anos nesta segunda-feira (15), e em sua trajetória futebolística profissional de 16 anos teve uma bela passagem pela equipe da Caldense, de Poços de Caldas (MG).

Formado e revelado na base do Corinthians, Casagrande não estava nos planos de Oswaldo Brandão, então técnico corintiano para 1981, e a Caldense surgiu como opção para o prosseguimento em sua carreira, por empréstimo.

Então aos 19 anos, Casagrande tornou-se a principal estrela do clube mineiro, e em matéria do Globo Esporte, de 2011, lembrou do carinho que recebeu na cidade e do momento inesquecível que viveu em 6 de setembro de 1981, quando marcou os dois gols da Caldense contra o Atlético Mineiro na vitória por 2 a 1, em pleno Mineirão.

Depois do ano que viveu em Poços de Caldas, Casagrande retornou ao Corinthians onde conquistou dois títulos, o bicampeonato paulista (1982 e 1983), ocasião em que formou uma dupla afinadíssima com Sócrates, além de ter sido um dos pilares da Democracia Corinthiana, movimento que quebrou diversos paradigmas no meio futebolístico, alinhado com o momento político brasileiro, com os clamores populares por eleições diretas para presidente da república.

Ainda passou por um outro período de empréstimo, em 1984, no São Paulo, retornando ao Parque São Jorge em seguida, permanecendo até 1986, quando se transferiu para o Porto (Portugal). Depois, jogou na Itália, defendendo as cores do Ascoli e do Torino. 

Retornou ao Brasil em 1993, primeiro para jogar no Flamengo e depois novamente no Corinthians. Ainda passou por Paulista de Jundiaí (SP) e São Francisco (BA), este seu último clube profissional, em 1996.

 ABAIXO, MATÉRIA COM CASAGRANDE, EM QUE ELE FALA SOBRE SUA PASSAGEM PELA CALDENSE EM 1981

 

********************************************************

Especial: Dez gols do aniversariante Casagrande pelo Corinthians

Walter Casagrande Júnior, o Casão, como sempre foi chamado de forma carinhosa pela torcida do Sport Club Corinthians Paulista, está completando 61 anos nesta segunda-feira (15)

E para celebrarmos esta data tão importante para Casagrande, um vencedor dentro e fora dos gramados, selecionamos um vídeo com dez gols dele vestindo a camisa do Alvinegro de Parque São Jorge, que está no canal "O Campeão dos Campeões", do YouTube.

Um dos pilares da "Democracia Corinthiana" ao lado de Sócrates (1954-2011) e Wladimir, atualmente comentarista no UOL, Casagrande começou sua carreira no famoso "Terrão" do Corinthians, clube pelo qual atuou em 256 jogos e marcou 103 gols.

ABAIXO, VÍDEO COM DEZ GOLS DE CASAGRANDE, DO CANAL "OCAMPEÃO DOS CAMPEÕES", DO YOUTUBE  

 

 

********************************************************

Stock chega a Interlagos para a 3ª etapa da temporada com Felipe Massa na liderança do campeonato

Depois de Goiânia e Mogi Guaçu (Velocitta), a Stock realiza no próximo final de semana a etapa de Interlagos, com a Sprint no sábado (20) a partir das 15h e a Corrida Principal no domingo (21), com largada programada para 12h30.

Felipe Massa (TMG Racing) lidera o campeonato com 137 pontos, seguido por Julio Campos (131) e Bruno Baptista (129). Gabriel Casagrande, campeão da temporada passada, está em quarto lugar, com 125 pontos. Rafael Suzuki, o quinto, soma 118 e Felipe Baptista fecha a lista dos seis primeiros, com 105.

Entre as equipes, a TMG Racing (que conta com Massa e Suzuki) está no topo da tabela, com 255 pontos. A RCM (da dupla Bruno Baptista e Ricardo Zonta) está na segunda posição, com 232 pontos.

Em Goiânia, Rafael Suzuki triunfou na Sprint, e Felipe Baptista ganhou a Corrida Principal.

No Velocitta a vitória na Sprint foi de Felipe Massa, e a Corrida Principal acabou adiada pois choveu muito no domingo da corrida, provocando diversos trechos de alagamento no traçado. Esta prova foi agendada para acontecer na sexta-feira do final de semana da outra etapa que acontecerá no Velocitta, no último final de semana de junho.

Os carros da Stock estarão na pista paulistana de 4.309 metros a partir desta sexta-feira (19) para o shakedown de praxe, a partir das 8h30, e duas sessões livres, às 11h e às 15h. No sábado (20) acontece a classificação que definirá o grid da Corrida Principal. O grid da Sprint será definido pela ordem inversa da classificação, do 12º para o primeiro colocado.

O tempo de duração das duas corridas é diferente, assim como a pontuação. A Sprint é disputada em 30 minutos e mais uma volta, ante os 50 minutos mais uma volta da Corrida Principal. O vencedor da Sprint leva 55 pontos e o da Corrida Principal ganha 80 pontos.  

RETORNO DE UM CAMPEÃO

Ausente das duas primeiras etapas do campeonato, Marcos Gomes, campeão da Stock em 2015, fechou um acordo com a KTF Sports e estará no grid da estapa deste final de semana. 

Na verdade será a segunda vez que Marcos Gomes integrará a KTF Sports. Em 2019, ano de estreia da KTF na Stock, Marcos Gomes conquistou o primeiro pódio do time, justamente em Interlagos.

“Realmente estou muito feliz em ter sido lembrado e poder voltar ao grid da Stock. Será muito gratificante rever todos os amigos e acelerar em uma das equipes do grid que fez parte da minha história. Agradeço à KTF e a Fortbras pelo convite e vamos com tudo em busca dos melhores resultados”, comentou Marquinhos, que estará a bordo do carro de numeral 80.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DA STOCK CAR EM INTERLAGOS

Sexta-feira, 19 de abril
08h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

Sábado, 20 de abril

10h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
13n20 – Visitação aos boxes
15h00 – Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car – Corrida Sprint (30 minutos + uma volta).

Domingo, 21 de abril

12h30 – Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car – Corrida Principal (50 minutos + uma volta).

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (PILOTOS)

1º - Felipe Massa, 137 pontos
2º - Julio Campos, 131
3º - Bruno Baptista, 129
4º - Gabriel Casagrande, 125
5º - Rafael Suzuki, 118
6º - Felipe Baptista, 105
7º - Lucas Foresti, 104
8º - Ricardo Zonta, 103
9º - Thiago Camilo, 87
10º - Rubens Barrichello, 82
11º - Átila Abreu, 81
12º - Enzo Elias, 76
13º - Guilherme Salas, 75
14º - Cesar Ramos, 75
15º - Arthur Leist, 71
16º - Ricardo Maurício, 66
17º - Nelson Piquet Jr.,66
18º - Felipe Fraga, 60
19º - Dudu Barrichello, 56
20º - Zezinho Muggiati, 53
21º - Cacá Bueno, 53
22º - Allam Khodair, 51
23º - Daniel Serra, 36
24º - Gabriel Robe, 31
25º - Lucas Kohl, 29
26º - Gaetano Di Mauro, 28
27º - Gianluca Petecof, 26
28º - Vitor Baptista, 16
29º - Raphael Teixeira, 7

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES

1º - TMG Racing, 255 pontos
2º - RCM Motorsport, 232
3º - A.Mattheis Vogel, 229
4º - Pole Motorsport, 212
5º - Crown Racing, 181
6º - Ipiranga Racing, 161
7º - Mobil Ale Full Time, 138
8º - KTF Racing, 128
9º - Blau Motorsport, 111
10º - Eurofarma RC, 102
11º - Full Time Sports, 97
12º - Cavaleiro Sports, 94
13º - WOKIN Garra Racing, 60
14º - KTF Sports, 53

  

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************

Saudade: Há quatro anos morria Zecão, um dos grandes goleiros da história da Portuguesa

Há exatos quatro anos, em 16 de abril de 2020, vítima de câncer no pâncreas, morria um dos melhores goleiros da história da Associação Portuguesa de Desportos, Zecão, então aos 70 anos.

Zecão defendeu a Portuguesa de Desportos entre 1973 e 1975, incluindo a polêmica decisão do Campeonato Paulista de 73, ocasião em que a Lusa dividiu o título com o Santos, após a confusão de Armando Marques na contagem das cobranças de pênaltis. 

Zecão, cujo nome de batistmo era José Carlos Picini, nasceu em Sorocaba (SP) no dia 15 de abril de 1949. Ele estava aposentado e era casado com Maria Aparecida Rios Picini, com quem teve quatro filhos: Pablo Ricardo, Hirayma, Dayane e Hizamara. 

Zecão, que costumava jogar com uma camisa amarela, começou sua carreira pelo São Bento de Sorocaba, para depois chegar ao Canindé. Ainda defendeu as metas do América-RJ, Marília e Operário-MS.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ZECÃO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

********************************************************

Olhos no retrovisor: Em sua última entrevista à TV portuguesa, Senna mostrava-se descontente com o carro da Williams

Ayrton Senna sabia bem quais eram os problemas de sua Williams-Renault no começo da temporada de 1994, ano de sua morte, em decorrência do acidente que sofreu na curva Tamburello na sétima volta do GP de San Marino, em Imola, no dia 1º de maio.

Pelo novo regulamento, divulgado em meados de 1993, foram banidos os recursos eletrônicos dos carros, incluindo a suspensão ativa, um dos trunfos da Williams nas duas temporadas anteriores, 1992 e 1993, em que sagrou-se campeã com Nigel Mansell e Alain Prost, respectivamente.

Assim, a seu favor, o time comandado por Frank Williams dispunha do fortíssimo motor Renault V-10, que segundo Ayrton Senna garantia boa performance ao FW16 em circuitos de alta velocidade, mas sofria em pistas mais lentas e onduladas. O brasileiro ressaltava que em termos de chassi, a Benetton, que era impulsionada pelo V8 da Ford, estava em um nível superior.

Em Aida, no Japão, palco do GP do Pacífico, segunda etapa da temporada, Ayrton Senna concedeu uma entrevista à RTP, emissora portuguesa, aliás, a última dele para a televisão daquele país. Foi no dia 16 de abril de 1994, véspera da corrida em que Senna, a exemplo do que aconteceu em Interlagos, não concluiu a prova, após um toque com a McLaren de Mika Hakkinen.

"Nosso carro, no momento, tem alguns problemas, que ficam maiores em pistas mais lentas e onduladas. Naturalmente, com o motor Renault, que tem uma boa potência, pistas mais velozes nos dão alguma vantagem sobre a Benetton, que é o carro mais competitivo do momento", disse Senna, que fez a pole naquele dia e esperava por melhorias em seu carro para a prova de Imola.

ABAIXO, VÍDEO DE AYRTON SENNA FALANDO DOS PROBLEMAS DA WILLIAMS EM ENTREVISTA À RTP, EM AIDA (JAPÃO)


    

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************

O jornalista Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira

O jornalista Lucas Neto é o convidado desta terça-feira (16), a partir das 19h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Filho do saudoso jornalista Flávio Iazetti (1916-1990), Lucas Neto iniciou sua carreira em 1959, na TV Tupi (SP), ainda canal 3-VHF.

Ex presidente da Aceesp, foi assessor de imprensa da seleção brasileira na Copa do México em 1986, disputada no México, na comissão técnica de Telê Santana (1931-2006).

Em sua robusta carreira, trabalhou na TV Gazeta, nas rádios Tupi (Equipe 1040), Gazeta, Trianon e agora na Rádio 365. Também integrou as equipes dos jornais Última Hora, Diário da Noite/Diário de São Paulo, Diário Popular e Gazeta Esportiva, além de ter sido professor de Metodologia e Prática de Ensino.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 19h (clique aqui para acessar).

 

********************************************************

"Ajuda muito largar na frente", avalia Derani sobre etapa de Long Beach no próximo sábado

Refeito do grande susto pelo acidente que sofreu quando liderava a última etapa, em Sebring, quando capotou seu Cadillac V-Series.R, o piloto brasileiro Pipo Derani espera poder largar na frente neste sábado no circuito de rua de Long Beach, na Califórnia, terceira etapa da temporada de 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar, primeira prova sprint do ano, programada para o sábado (20), com largada às 17h35 (de Brasília). Ele dividirá a condução do carro com o o britânico Jack Aitken, de 28 anos.

“Como sempre, em qualquer circuito de rua, a classificação é importante se você quer ter boas chances de vencer a corrida. Essa é uma das duas provas mais curtas que temos na temporada. Ajuda muito largar na frente”, salientou Derani, que contabiliza um triunfo em Long Beach (em 2021) e é o atual campeão do IMSA.

Pipo Derani dividirá a condução do belo Cadillac V-Series.R com o britânico Jack Aitken. Foto: José Mário Dias/Divulgação

IMPREVISIBILIADE POR CONTA DE BANDEIRAS AMARELAS...

“Espero que possamos continuar mostrando a mesma performance que temos apresentado até aqui nos classificatórios deste ano, o que nos ajudará muito na corrida. Além disso, essa é uma prova que pode virar de cabeça para baixo de uma hora para outra por conta das bandeiras amarelas. Então, você precisa estar no topo se quiser maximizar suas chances”, acrescentou o paulistano de 30 anos que tem 100% de aproveitamento nas classificações da temporada, tendo largado da posição de honra do grid nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

O traçado urbano de Long Beach tem 1,968 milha (3,2 km), com 11 curvas, e se caracteriza por ser estreito, algo que dificulta as ultrapassagens, daí a importância que se dá a uma boa classificação

CAMPEONATO

Após as duas primeiras etapas da temporada (Daytona e Sebring), Pipo Derani, com 355 pontos, ocupa a terceira posição na tabela empatado com Tom Blomqvist e Jack Aitken. A liderança é tripla, de Dane Cameron, do brasileiro Felipe Nasr e Matt Campbell, todos com 380 pontos.

PROGRAMAÇÃO

A pista estará liberada a partir da sexta-feira (19) para dois treinos livres e o classificatório, este a partir das 21 horas (de Brasília).

O início da prova será às 17h35 (de Brasília) do sábado (20), e a prova poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou acessando o site da categoria. Clique aqui e veja.

Com informações da fgcom


  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

      

********************************************************

Veja como está Alfredo Orlando, grande locutor da Equipe 1040 da Rádio Tupi

 

Alfredo Orlando Enz marcou época como locutor esportivo na capital e no interior paulista entre as décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980. O auge de sua carreira se deu na Equipe 1040 da Rádio Tupi, onde “tabelava” com nomes como Milton Camargo, Haroldo Fernandes, Manoel Ramos, Lucas Neto, Vitor Moran, José Goes e com tantos outros competentíssimos profissionais do rádio.

Alfredo curte hoje a sua merecida aposentadoria em Campinas-SP, recebendo constantemente visitas de novos e velhos amigos.

E, neste mês de abril, o grande locutor da Tupi recebeu em sua residência Carlos Alberto Spina, que jogou no Matsubara. E o ex-meia fez questão de tirar dois retratos com o veterano narrador da Equipe 1040. Confira abaixo:

Em abril de 2024, na cidade de Campinas, Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Alfredo Orlando. Foto enviada por Carlos Alberto Spina

Em abril de 2024, na cidade de Campinas, Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Alfredo Orlando. Foto enviada por Carlos Alberto Spina

 

Em abril de 2024, na cidade de Campinas, Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Alfredo Orlando. Foto enviada por Carlos Alberto Spina

Em abril de 2024, na cidade de Campinas, Carlos Alberto Spina (ex-Matsubara) e Alfredo Orlando. Foto enviada por Carlos Alberto Spina

 

********************************************************

Benedito Ruy Barbosa, que completa 93 anos, foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho

Nem todos sabem, mas o brilhante dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, que completa 93 anos nesta quarta-feira (17), teve uma passagem marcante na editoria de esportes do jornal "O Estado de S. Paulo", cobrindo diversos esportes, principalmente jogos de futebol como repórter, o que o levou a uma aproximação em relação a Pelé, a ponto de escrever um livro sobre o então camisa 10 do Santos, lançado em 1962, "Eu Sou Pelé", que contou com uma concorrida tarde de autógrafos no centro de São Paulo.

Fervoroso torcedor do São Paulo Futebol Clube, Benedito Ruy Barbosa nasceu na pequena cidade paulista de Gália em 17 de abril de 1931, e tornou-se um dos mais requisitados escritores de telenovelas do Brasil, com sucessos avassaladores de audiência como Pantanal (que atualmente está em um remake na Globo), Renascer, O Rei do Gado, Terra Nostra e os Imigrantes, entre outras.

Em 1995, um ano antes da novela "O Rei do Gado", Benedito Ruy Barbosa passou 15 dias hospedado na casa de Milton Neves em Muzambinho, no Sul de Minas Gerais, visitando fazendas em diversas cidades que serviram de inspiração para sua obra, entre elas, além da própria Muzambinho, Areado, Monte Belo, Alfenas, Guaxupé, Nova Rezende, Tapiratiba, Caconde, Cabo Verde e Botelhos.

CLIQUE AQUI E VEJA ESTAS E OUTRAS HISTÓRIAS DE BENEDITO RUY BARBOSA EM SUA PÁGINA REPLETA DE FOTOS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?" 

Benedito Ruy Barbosa, Oswaldo Brandão e Riberto no gramado do Morumbi

 

Eder Jofre ao lado de seu pai Kid Jofre e Benedito Ruy Barbosa

 

Duas imagens marcantes. Pelé ao lado de Benedito Ruy Barbosa na tarde de autógrafos do livro sobre Pelé escrito por Benedito, e a área externa do local, na Rua 7 de Abril (centro de São Paulo), repleta de pessoas

 

Na casa de Milton Neves, em Muzambinho, Milton, Benedito Ruy Barbosa e Edson Dino

 

Mais uma na casa de Milton, em Muzambinho. Lenice (saudosa esposa de Milton Neves), Benedito Ruy Barbosa, Milton e o saudoso Benedito Dino, homem que revelou Milton Neves para o rádio

 

EM UM CAPÍTULO DA NOVELA "RENASCER", DA GLOBO, BENEDITO RUY BARBOSA CRIOU UM FICTÍCIO PERSONAGEM MILTON NEVES, HOMENAGEM AO AMIGO, QUE FOI CITADO POR ZÉ INOCÊNCIO, INTERPRETADO POR ANTONIO FAGUNDES. FAGUNDES CONTRACENA COM O ATOR JACKSON COSTA, QUE INTEPRETAVA O PADRE LIVIO. VEJA, ABAIXO

 

********************************************************

Saudade: Há sete anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol

Há exatos sete anos morria o ex-ponta-direita Kaneco, habilidoso jogador que marcou época no Santos Futebol Clube e ficou famoso pela pela "carretilha", drible por ele utilizado pela primeira vez no futebol. 

Kaneco, que estava com 70 anos, foi vítima de câncer. Seu corpo foi sepultado no cemitério do Saboó, localizado no bairro Alemoa, em Santos.

O lance que notabilizou Kaneco, a "carretilha", aconteceu em uma partida realizada na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, em 9 de março de 1968, ocasião em que o Santos derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto por 5 a 1.

Kaneco fez o fantástico drible, "chapelando" o lateral Carlucci e cruzando para  o também já falecido Toninho Guerreiro completar de "letra".

ABAIXO, EM VÍDEO, A FANTÁSTICA JOGADA DE KANECO PARA O GOL DE TONINHO GUERREIRO, JOGO DISPUTADO NA VILA BELMIRO EM 09/03/1968. SANTOS 5 X 1 BOTAFOGO-SP - CAMPEONATO PAULISTA

 

 

********************************************************

Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 82 anos

Único piloto campeão "post mortem" da história da Fórmula 1, Jochen Ridt completaria 82 anos nesta quinta-feira (18).

O austríaco Karl Jochen Rindt, o Karl Jochen Rindt, morreu em 5 de setembro de 1970 durante um treino para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, aos 28 anos.
 
Rindt fazia uma temporada perfeita pela Lotus, tendo vencido todas as provas em que chegou ao final, e foi campeão mesmo ausente das últimas quatro etapas, ficando com o título "post mortem", único da categoria.
 
O acidente fatal aconteceu na Curva Parabólica, uma das mais famosas do calendário da Fórmula 1.
Sem o aerofólio traseiro, pois a Lotus tinha dificuldades nos trechos de reta da pista italiana, Rindt e também Emerson Fittipaldi, seu companheiro de equipe (que estreava na F1), tinham de exigir muito dos freios. Trabalhando no limite, o sistema de freio da roda dianteira direita da Lotus de Rindt não funcionou, provocando a perda de controle e o choque.
 
Rindt foi declarado morto algumas horas depois, causando uma comoção tão grande como outras duas que aconteceram depois, com Gilles Villeneuve e Ayrton Senna.
 
Jochen Ridt nasceu na cidade alemã de Mainz, em 14 de abril de 1942, mas correu por nacionalidade austríaca, e fez sua estreia na Fórmula 1 pela equipe Rob Walker em 1964, a bordo de um modelo Brabham BT11, exatamente no GP da Áustria, única prova em que competiu naquele ano.
 
 
********************************************************
 
F1: China retorna ao calendário após cinco anos; etapa contará com Sprint no sábado
 

O circuito de Xangai volta a sediar uma etapa da Fórmula 1 neste final de semana após uma lacuna de cinco anos, com o GP da China, quinta do Mundial. Será a primeira vez na temporada com prova Sprint (no sábado, dia 20). O GP, no domingo (21) está marcado para 4h (de Brasília). 

Com três vitórias em quatro etapas disputadas, o holandês Max Verstappen (Red Bull) lidera o campeonato com 77 pontos, 13 a mais que seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez.

A dupla da Ferrari vem na sequência, com Charles Leclerc e Carlos Sainz, em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O monegasco contabiliza 59 pontos, contra 55 do espanhol Sainz, aliás, foi o único a vencer neste ano além de Verstappen, no GP da Austrália, prova marcada pelo abandono de Max, que enfrentou problema no sistema de freio traseiro de sua RB20. 

A categoria chega para a etapa chinesa com mais uma definição para o grid de 2025: o espanhol Fernando Alonso anunciou no último dia 11 que permanecerá na Aston Martin com um contrato plurianual.

EM 2019...

A última vez que a categoria esteve na China foi em 2019, ano em que Valtteri Bottas, então na Mercedes, foi o pole, com a marca de 1min31min547. A vitória foi do seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Bottas foi o segundo e Sebastian Vettel terminu em terceiro, com a Ferrari. Clique aqui e veja como foi.   

RECORDISTA

No calendário da Fórmula 1 entre 2004 e 2019, o GP da China foi vencido pela primeira vez por Rubens Barrichello, então na Ferrari.

No ranking da prova, Lewis Hamilton é o maior vencedor, com seis triunfos (2008, 2011, 2014, 2015, 2017 e 2019). Fernando Alonso e Nico Rosberg vem na sequência, ambos com duas vitórias cada. Max Verstappen busca sua primeira vitória na prova chinesa.

PRIMEIRA VEZ DE UM PILOTO CHINÊS NO GP DA CHINA

Será a primeira vez que uma etapa da Fórmula 1 na China terá a presença de um piloto chinês, no caso, Guanyu Zhou, de 24 anos, da Sauber. Em 2019, último ano da prova chinesa, Zhou estava na Fórmula 2.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA CHINA - XANGAI (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

Sexta-feira (19)

Treino Livre - 00h30 - 01h30
Classificação Sprint - 4h30min 

Sábado (20)

Corrida Sprint - 00h00 - Band
Classificação - 04h00 - Band

Domingo (21)

Largada para o GP - 04h00 (56 voltas pelos 5.461 metros do traçado chinês)

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai –
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami –
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romagna – Imola –
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Mônaco –
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal –
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona –
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg –
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste –
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa –
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ªETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo –
22ªETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ªETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail –
24ªETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************

 

Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há dez anos

Luciano do Valle, "o melhor gol da televisão", frase que Milton Neves repetiu por anos e ainda repete, nos deixava a exatos dez anos.

Infelizmente, a caminho de Uberlândia-MG, em 19 de abril de 2014, Luciano passou mal durante a viagem aérea. Na cidade mineira foi encaminhado ao Hospital Santa Genoveva, mas não resistiu a um infarto. Ele narraria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

MUITO ALÉM DO FUTEBOL...

Natural de Campinas, onde nasceu em 4 de julho de 1947, Luciano do Valle não se destacou apenas como narrador de futebol. Completo, acumulou em sua brilhante carreira locuções memoráveis, como a do primeiro título mundial de Fórmula 1 de Nelson Piquet em 1981, em Las Vegas (EUA), as duas vitórias de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis e também ficou conhecido como "Luciano do vôlei", por todo seu empenho na popularização deste esporte no Brasil.

Mesmo modalidades pouco difundidas, ganharam grande dimensão sob a batuta de Luciano, como a sinuca, durante seu famoso "Show do Esporte", na Band, programa que ocupava a maior parte da grade dominical da emissora do Morumbi.

Assim, nomes como Rui Chapéu, Roberto Carlos e Steve Davis ganharam notoriedade em acirradas disputas.

E outros nomes foram reverenciados nas narrações de Luciano do Valle, como Hortência e Paula no basquete, Maguila no boxe e Marta no futebol feminino, apenas para citar alguns deles.

Aqueles jogadores já aposentados também ganharam fôlego extra em exibições que levaram milhares de torcedores a estádios por todo o Brasil, com a Seleção Master de Futebol, o que possibilitou que diversos ídolos voltassem aos gramados, entre eles Rivellino, Gérson, Cafuringa, Ado e até mesmo Pelé.

 

********************************************************

Dia do Índio: Conheça todos os "Índios" presentes na seção "Que Fim Levou?"

Hoje, 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio no continente americano.

No âmbito esportivo, para celebrarmos esta data, lembramos que a seção "Que Fim Levou?" do Portal Terceiro Tempo tem seis representantes cujo apelido é exatamente "Índio", cinco ex-jogadores de futebol e um ex-atleta da Luta Livre.

O ÍNDIO DO FLAMENGO E DO CORINTHIANS

Aloísio Francisco da Luz, é o mais antigo da nossa galeria, e coincidentemente morreu no Dia do ìndio, 19 de abril de 2020, aos 89 anos.  Ele foi centroavante do Flamengo e do Corinthians e esteve presente entre os jogadores brasileiros que disputaram a Copa de 1954, na Suíça. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

O centroavante atuou no Corinthians entre 1957 e 1958. Foto: Manchete Esportiva/Reprodução   

O ÍNDIO DO CORITIBA

Valedvino José da Silva, foi o ìndio que marcou época no Coritiba, sendo um dos principais nomes da campanha do Coxa na conquista do Campeonato Brasileiro de 1985, inclusive como artilheiro do time paranaense na vitoriosa campanha que culminou com a decisão diante do Bangu no Maracanã. Hoje aos 64 anos, o ex-centroavante reside no Rio de Janeiro e trabalha com professor em escolinha de futebol. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Em 1985, comemorando gol pelo Coxa. Foto: site oficial do Coritiba Football Club  

O ÍNDIO DO VERDÃO E DO PEIXE

Rubens Barbosa Souza, o ex-lateral Índio que defendeu o Palmeiras e o Santos, entre outros, atualmente está com 55 anos e reside na capital paulista, onde comanda uma Escolinha de Futebol, no bairro de Pirituba, Zona Oeste da cidade.

Mineiro de Almenara, ele ainda teve uma curta passagem pelo Flamengo e no Guarani antes de se transferir para o Goiás, onde conquistou um Campeonato Goiano. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Um dos homenageados na Festa de Veteranos do Palmeiras na noite de 23 de setembro de 2016, ao lado de Paulo Nobre, então presidente palmeirense. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo  

O ÍNDIO DE VERDADE, DO TIMÃO

José Sátiro do Nascimento de fato nasceu em uma tribo indígena, em Palmeira dos Índios, Alagoas. Ele é filho de um filho do cacique da tribo Xucuru-Cariri, e se destacou na lateral-direita do Corinthians onde conquistou dois títulos brasileiros (1998 e 1999), os paulistas de 1999 e 2001 e o Mundial de Clubes de 2000. Hoje, aos 44 anos, está aposentado. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Na noite de 7 de dezembro de 2012, quando compareceu ao lançamento do livro "Vampeta - Memórias do Velho Vamp", do jornalista Celso Unzelte, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

O ÍNDIO COLORADO

Marco Antônio de Lima é um dos maiores ídolos da história do Sport Club Internacional. Foi o zagueiro com maior número de gols pelo Colorado, totalizando 33, atualmente com 48 anos, está aposentado.

A quantidade de títulos que Índio conquistou pelo Internacional é impressionante, incluindo sete Gaúchos, duas Libertadores e o Mundial da Fifa de 2006. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?". 

Em 2010, comemorando um de seus 33 gols pelo Colorado. Foto: Reprodução 

O ÍNDIO DOS RINGUES

Salvador Silveira, o Índio Saltense não jogou futebol, mas foi nacionalmente conhecido na "Luta Livre", modalidade que marcou presença inclusive em transmissões de televisão, principalmente na década de 1970, o famoso "Telecatch".

Ele morreu em 3 de novembro de 2006, aos 80 anos. Natural da cidade paulista de Salto (daí seu apelido), rivalizou nos ringues com outras estrelas de sua época, como Ted Boy Marino, Hércules e Tigre Paraguaio, entre outros. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

O Índio Saltense em seu habitat, o ringue da Luta Livre. Foto: site de Valter Lenzi  

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO, A MÚSICA

Na década de 1980 um dos hits marcantes da Música Popular Brasileira exaltou o Dia do Índio com a canção de Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), que inclui em seus versos a data da comemoração: "Mas agora eles só têm, o dia 19 de abril, mas agora eles só têm, o dia 19 de abril..."

ABAIXO, GRAVAÇÃO DE "TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO", APRESENTAÇÃO DE BABY CONSUELO EM 1981

 

********************************************************

Achados & Perdidos: Rogério Ceni era demitido do São Paulo há um ano

Atual treinador do Bahia, Rogério Ceni era demitido do São Paulo há exatamente um ano.

Em 15 de abril de 2024, um dia depois da vitória do Tricolor diante do Puerto Cabello pela Sul-Americana por 2 a 0, a diretoria são-paulina anunciou o rompimento.

Toda a comissão técnica do Tricolor também deixou o clube, segundo informou o São Paulo por meio de nota oficial na ocasião, que segue abaixo, na íntegra:

O São Paulo Futebol Clube anuncia a saída de Rogério Ceni da função de treinador nesta quarta (19). Também deixam suas funções os auxiliares técnicos Charles Hembert, Leandro Macagnan, Nelson Simões e o preparador Danilo Augusto. O Clube agradece aos profissionais pela dedicação de todos durante o período de quase 18 meses de trabalho nesta passagem que trouxe dois vice-campeonatos como resultados esportivos mais relevantes. O São Paulo Futebol Clube destaca que está sempre de portas abertas para o ídolo Rogério Ceni, embora os caminhos profissionais sigam direções diferentes no momento.  

Aquela foi a segunda passagem do ex-goleiro como treinador do São Paulo. A primeira aconteceu entre 2016 e 2017 e esta segunda entre 2021 e 2023. 

Com uma coleção invejável de títulos como goleiro do Tricolor, Rogério Ceni deixa o clube sem ter levantado nenhuma taça como treinador.

Rogério Ceni somente voltou a trabalhar a partir de setembro de 2023, para comandar o Bahia.

Ceni acabou substituido por Dorival Júnior, que levou o São Paulo a um título inédito, o da Copa do Brasil de 2023. O treinador acabou deixando o clube em 7 de janeiro de 2024, para assumir a Seleção Brasileira. Thiago Carpini passou a ocupar o lugar de Dorival.

 

********************************************************

Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 52 anos

Eleito o "Bola de Ouro" pela Revista France Football em 1999, revelado pela equipe pernambucana do Santa Cruz, o ex-meia-atacante Rivaldo completa 52 anos nesta sexta-feira, dia 19 de abril.

Um dos destaques da conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002, Rivaldo Vitor Borba Ferreira é natural da cidade de Paulista, e depois de jogar pelo Santa Cruz, migrou para São Paulo onde apareceu para o cenário nacional no bom Mogi Mirim comandado por Vadão, no chamado "Carrossel Caipira".

Teve uma passagem por empréstimo pelo Cointhians antes de integrar o ótimo time palmeirense entre 1994 e 1996.

Depois, na Europa, começou pelo Deportivo La Coruña, mas se estabilizou e ganhou fama internacional pelo Barcelona, clube que defendeu enre 1997 e 2002, para depois ser contratado pelo Milan, onde icou até 2004.

Sua carreira internacional entrou em declínio, mas ainda assim seguiu atuando, ainda que por clubes de menor expressão, na Grécia, no Uzbequistão e em Angola.

Ainda jogou por clubes brasileiros, no caso, Cruzeiro, São Paulo, São Caetano e, por fim o Mogi Mirim, onde definitivamente deixou os gramados, em 2015, aos 43 anos.

 

********************************************************

Olhos no retrovisor: A única vitória do aniversariante Mauricio Gugelmin na Fórmula Indy

O catarinense Mauricio Gugelmin, que completa 61 anos neste sábado (20), venceu uma única vez pela Indy (à epoca chamada de Champ Car,) o GP de Vancouver (Canadá), em 1997. Gugelmin competiu pela categoria de monopostos norte-americanos entre 1993 e 2001, após cinco temporadas na Fórmula 1.

Na prova disputada no traçado de rua de 2.740 metros de Vancouver, Gugelmin contou com uma jornada infeliz do favorito Alessandro Zanardi, o pole, que além de perder a liderança da prova por conta de um erro, ainda bateu em Brian Herta, que liderava a prova na última parte da corrida. Ainda assim Zanardi concluiu a etapa em quarto lugar.

Gugelmin, que fazia uma excelente prova após largar na terceira fila, em quinto, levou seu Reynard-Mercedes da equipe PacWest com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada na primeira colocação, seguido por Jimmy Vasser e Gil de Ferran, os outros que subiram com ele ao pódio. Raul Boesel foi outro brasileiro em boa jornada no Canadá, fechando o top-6.

A prova, disputada em 31 de agosto de 1997, marcou o fim de um jejum de Gugelmin que durava dez anos sem vitórias. Seu último triunfo havia sido na etapa de Silverstone da Fórmula 3000. 

Gugelmin se afastou completamente do mundo do automobilismo e hoje administra a empresa Remasa Reflorestadora, negócio de sua família localizado no centro-sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Clique aqui e veja sua página na seção "Que Fim Levou?"

ABAIXO, AS DUAS ÚLTIMAS VOLTAS DO GP DE VANCOUVER DA FÓRMULA MUNDIAL, ENTÃO TRANSMITIDA PELO SBT, COM NARRAÇÃO DE TÉO JOSÉ

 

********************************************************

Achados & Perdidos: Com dois gols de Jorge Mendonça, Náutico derrotava o Corinthians há 50 anos

O saudoso Jorge Mendonça (1954-2006) teve uma atuação brilhante há exatos 50 anos, ocasião em que defendia o Náutico, marcando os dois gols da equipe do Recife na vitória por 2 a 0 diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, cujo título daquela edição foi obtido pelo Vasco da Gama.

Naquele 20 de abril de 1974, um sábado à tarde, foram necessários apenas 8 minutos de bola rolando para que Jorge Mendonça escorasse de cabeça um cruzamento da esquerda. Ado, goleiro do Alvinegro, saltou mas nada pôde fazer, a bola foi no ângulo direito.

O segundo gol aconteceu na parte final do jogo, aos 43 minutos do segundo tempo. Jorge Mendonça recebeu na linha divisória do gramado e avançou sem enfrentar dificuldades da marcação alvinegra. De pé esquerdo, na saída de Ado, ele arrematou a meia altura, no canto esquerdo.

Carioca do município de Silva Jardim, onde nasceu em 6 de junho de 1954, Jorge Mendonça começara sua carreira em 1972 pelo Bangu, onde permaneceu até 1973, ano em que se transferiu para o Náutico, onde foi campeão pernambucano em 1974 e 1975. Permaneceu no Timbu até 1975, deixando o clube para defender o Palmeiras entre 1976 e 1979. No Alviverde conquistou o Paulista de 1976, formando uma afinadíssima dupla com Ademir da Guia.

Jogou por diversos clubes na sequência, entre eles o Vasco, Guarani, Ponte Preta e Cruzeiro. Encerrou sua carreira em 1990, pelo Paulista de Jundiaí.

Jorge Mendonça morreu aos 51 anos, em 17 de fevereiro de 2006, vítima de infarto.

ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS DE JORGE MENDONÇA NA VITÓRIA DO NÁUTICO SOBRE O CORINTHIANS EM 20 DE ABRIL DE 1974, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES (GOL - O GRANDE MOMENTO, DA BAND)

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Náutico 2 x 0 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio José do Rego Maciel, Recife-PE
Data: 20 de abril de 1974 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: José Aldo Pereira
Gols: Jorge Mendonça (aos 8 minutos do primeiro tempo e aos 43 minutos da etapa final)
Público: 5.481 torcedores

Náutico: Neneca; Pedro Paulo, Beliato, Sidclei, Cincunegui, Draílton, Cordeiro, Dedeu, Jorge Mendonça, Vasconcelos (Paraguaio) e Gilvan. Técnico: Orlando Fantoni.

Corinthians: Armando; Galli, Pescuma (Vanderlei), Vágner, Wladimir, Tião, Adãozinho, Vaguinho, Washington (Paulo Sérgio), Roberto Miranda e Marco Antônio. Técnico: Luizinho.

Dados da ficha técnica da partida obtidos no "Almanaque do Timão", de Celzo Unzelte.

 

********************************************************

Saudade: Vagner Bacharel, grande zagueiro do Verdão, nos deixava há 34 anos

Vágner Bacharel (1954-1990), um dos bons zagueiros dos anos 80, com marcante passagem pelo Palmeiras (1983 a 1987),  morreu há exatos 34 anos, em 20 de abril de 1990, depois de chocar-se com Charuto, jogador do Sport Club Campo Mourão (PR), durante jogo do Campeonato Paranaense. Vágner, que estava com 35 anos, defendia o Paraná Clube.

Ele foi hospitalizado e recebeu alta, mas dois dias depois sentiu fortes dores de cabeça. Uma tomografia constatou traumatismo craniano, que o levou a óbito.

Vágner de Araújo Antunes, o Vágner Bacharel, não se limitava apenas em ser um bom defensor. Ele aproveitava sua ótima capacidade de impulsão e boa técnica com a bola nos pés em busca do ataque, o que o levou a marcar muitos gols.

 

********************************************************

Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 18 anos

Há exatos 18 anos, no dia 21 de abril de 2006, então com 74 anos, morria Telê Santana, o "Fio de Esperança", apelido que ganhou quando jogava pela ponta-direita do Fluminense, que depois se transformou em um dos grandes treinadores do Brasil, destacadamente no São Paulo Futebol Clube, onde foi bicampeão da Libertadores e bicampeão do Mundial Interclubes, no biênio 1992/93.

Telê tinha sua saúde muito debilitada após sofrer uma isquemia cerebral em 1996, que acabou o afastando do futebol, Seu óbito acontceu em Belo Horizonte (MG), no Hospital Felício Roxo.

Mineiro de Itabirito, onde nasceu em 26 de julho de 1931, Telê atuou pelo Fluminense, Guarani, Madureira e Vasco da Gama, para em seguida assumir o comando técnico do Flu, onde já conquistou seus primeiros títulos, ambos em 1969, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca.

O primeiro Campeonato Brasileiro, oficialmente instaurado pela antiga CBD, foi conquistado por Telê Santana quando ele era o técnico do Atlético Mineiro.

Também foi campeão gaúcho dirigindo o Grêmio em 1977 e da Taça Guanabara com o Flamengo, em 1989.

Além das conquistas marcantes pelo São Paulo em âmbito internacional, também foi campeão brasileiro em 1991 e bicampeão paulista (1991-1992).

Também conquistou títulos no futebol árabe, onde esteve entre 1983 e 1985, quando comandou o Al-Ahli.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Se a trajetória de Telê Santana em clubes foi permeada de títulos, não obteve o mesmo sucesso à frente da Seleção Brasileira. Dirigiu o time canarinho nas Copas de 1982 e 1986. 

Na Copa de 1982, disputada na Espanha, o Brasil caiu para a Itália, no fatídico jogo da vida do centroavante Paolo Rossi (1956-2020), que anotou os três gols da Azzurra nos 3 a 2 sobr o Brasil no Estádio Sarriá, válido pela segunda fase.

Na Copa de 1986, no México, a trajetória foi uma pouco mais longa, mas o time perdeu nos pênaltis para a França nas quartas-de-final.

 

********************************************************

Últimas do seu time