Flávio Iazetti

Criador da Escola de Árbitros da FPF
Flávio Iazetti, criador da Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol e um dos fundadores da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), nasceu em São Paulo em 18 de agosto de 1916 e faleceu na mesma cidade em 09 de março de 1990.

Pai do nosso querido companheiro Lucas Neto, começou a vida como barbeiro. Foi no salão, por sinal, que conheceu um cliente que o levou para trabalhar como colaborador no Estadão, no qual teve a chance de escrever uma coluna sobre basquete.
 
Em 1939, Iazetti fez parte da primeira equipe do recém fundado jornal Esporte, onde ficou até 1959, Transferiu-se depois para A Gazeta Esportiva, seu local de trabalho até os últimos dias de vida. Paralelamente, integrou os quadros da rádio Panamericana na década de 1940 e da TV Record na de 1950. No canal 7 participou de várias transmissões esportivas ao lado de Raul Tabajara e Paulo Planet Buarque.

Nesta época, já atuava como comentarista de arbitragem, uma de suas grandes paixões. A atuação neste campo, no entanto, havia começado anos antes, quando atuou como professor auxiliar de cursos ministrados em São Paulo. Em 1947, por indicação do então presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) Roberto Gomes Pedrosa, acompanhou um curso de três meses na Inglaterra. Dois anos depois, participou ativamente da criação da Escola de árbitros da FPF, que recebeu seu nome após sua morte, na década de 90.

Flavio escreveu o primeiro livro da Escola de Árbitros no qual detalhou a história e interpretação das regras. Em 1954, recebeu da Federação Paulista um troféu por vencer um concurso sobre literatura esportiva com uma abordagem sobre o futebol como veículo social.

Homem ligado a Paulo Machado de Carvalho, teve participação importante ao redigir o plano executado pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Suécia em 1958, que retornou da Europa campeã. Também recebeu inúmeras premiações ao longo da vida, com destaque para 12 troféus "Roquete Pinto", seis troféus "Gandula" e outros seis troféus "O Gladiador".

Por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES