Antônio Carlos Barbosa

Ex-jogador de basquete e treinador

por Marcos Júnior Micheletti

Antônio Carlos Barbosa, um dos mais importantes treinadores de basquete do Brasil, nasceu na cidade de Bauru-SP, em 14 de abril de 1945.

Em 2017 seguia treinando o time da cidade de Bauru-SP.

Antônio teve passagens marcantes e vitoriosas pela Seleção Brasileira Feminina, com destaque para a conquista da medalha de bronze nas Olímpiadas de Sydeney, na Austrália, em 2000.

Barbosa, em sua página no Facebook, publicou um belo texto em 30 de agosto de 2015, falando do início de sua carreira, em 1966, pela equipe do Luso.

Abaixo, o texto na íntegra:

LUSO 50 anos!!!

Parece que foi ontem quando a convite do sr.Antonio Marques Rodrigues dos Santos iniciamos o Basket Feminino,na Luso isto em 1966, com as jogadoras dos times rivais, I.E.Ermesto Monte e Colegio Guedes de Azevedo, eu técnico do Ernesto Monte,levei minha equipe, e convidei as do Guedes,como a rivalidade era muito acirrada,toda baseada em total amadorismo e passionalismo, apenas a Jacy Guedes de Azevedo e a Ana Mariza Teodoro, se juntaram e formamos o Luso,treinavamos nas quadras externas,visto que o Ginasio ainda estava em construção!Ai também o masculino com o Raduam Trabulsi de técnico e passamos a ter uma estrutura de clube que não tínhamos na epóca,disputando campeonatos da Federação Paulista!

O Flavio De Angelis era o responsável pelas escolinhas. que formaram e revelaram um grande números de jogadores que chegaram em seleções Paulistas e Brasileira!

A primeira foto foi do primeiro campeonato interno das escolinhas,em 1967 e eu fui o técnico do time do Luso que fomos campeões vencendo a Tilibra,na final,que jogava o Ricardo Coube e era dirigido pelo Fernando Horta!Os atletas,na foto com camisa das seleção brasileiras e paulistas, foram na época os que tinham participado destas seleções.Gobinho,Jacy,Maria de Lourdes Coelho e Tidei de Lima!primeira foto!Eu,Eng Martha Filho(in-memorian)Sr.Rodrigues-Flavio De Angelis(in memorian)abaixados-Zezinho Martha-Artur Boro-Nelsinho Salmen-Flavio Marques-atras-Vado Munerato(in memorian)Ivan Araujo-Odair Monteiro Jr(in memorian)Carlinhos Guimarães-Paulo Lamonica (in memorian)Fernando Pinho!alguns nomes não lembro! Feminino-I Taça Brasil-Eu-Maria de Lourdes Coelh-Ana Mariza-Vera Ribeiro-Jacy- abaixadas-Marizinha-Penha-Suely Yorioka e Iria Marta Rosa Ramos-1967-terceira foto Finais campeonato paulista-1969--Selma Camargo-Jacy-Maria Eliza-Iria-Maria Ines Laranjeira-Alice Teruel-Cristina Matheus-Ana Mariza!

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES