Indio

Ex-centroavante do Flamengo e Corinthians
por Milton Neves
 
Grande centroavante paraibano do Flamengo e do Corinthians nos anos 50, Aloísio Francisco da Luz, o Índio, morreu no dia 19 de abril de 2020 (coincidentemente no Dia do Índio), aos 89 anos, no Rio de Janeiro-RJ. Na Cidade Maravilhosa, o ex-atleta era instrutor do Instituto Brasileiro de Assistência ao Futebol Brasileiro (IAFB) na Pavuna (aliás, onde nasceu Juary, ótimo centroavante do Santos, em 1978).
 
Índio brilhou no Flamengo e fez parte da Seleção Brasileira na Copa de 1954, na Suíça. Em 1957, ele foi contratado pelo Corinthians, sendo vice-campeão paulista.
 
Pelo alvinegro, em 101 jogos, Índio marcou 52 gols, uma média superior a meio gol por partida, segundo o Almanaque do Corinthians de Celso Unzelte.
 
Depois do Corinthians, Índio foi defender o Español, de Barcelona e também atuou no Flamengo, por 202 jogos, sendo 127 vitórias, 38 empates e 37 derrotas. Marcou 134 gols. Esses números constam do Almanaque do Flamengo, de  Roberto Assaf e Clóvis Martins.
 
O gol mais importante da carreira de Índio foi em 1957, pela Seleção Brasileira nas eliminatórias simples contra o Peru para a Copa da Suécia de 1958.

Foram só dois jogos, valendo apenas uma vaga. Na primeira partida, em Lima, capital do Peru, o Brasil perdia por 1 a 0, mas Índio empatou.
 
Já no segundo jogo, foi 1 a 0 para o Brasil, no Maracanã, gol marcado por Didi, de "folha-seca". Aí o Brasil classificou-se duramente para o Mundial da Suécia, mundial que venceríamos um ano depois.

Índio, porém, não foi à Copa. Vicente Feola optou por Mazzola, Dida, Vavá e "um certo" Pelé...
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 101 jogos e marcou 52 gols.
Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte

Pelo Flamengo:


Atuou em 202 jogos, sendo 127 vitórias, 38 empates e 37 derrotas. Marcou 134 gols.
Fonte: Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES