
Já deixei claro INÚMERAS vezes que nunca fui a favor do badalado retorno de Neymar à Vila.
O camisa 10 era o cara certo no momento errado.
Ou, melhor dizendo, nos momentos errados.
Tanto o momento do Santos, que há tempos se esforça para manter um elenco apenas razoável; quanto o momento do próprio jogador, que não consegue completar sequer 30 partidas por ano.
Mas a obra está feita, ainda que malfeita.
E, já que Neymar está aí, ganhando sozinho mais do que muitos elencos da Série A, o mínimo que o clube pode fazer é usá-lo com inteligência neste momento tão delicado.
A comissão técnica precisa tomar as rédeas e usar o craque de forma consciente.
Pedir bom senso a quem tem o ego inflado é difícil, eu sei.
Neymar tem dentro de si a “síndrome de salvador da pátria”, e é bem possível que queira (tentar) jogar os 90 minutos dos sete duros jogos restantes.
Mas o Santos não pode cair nessa armadilha.
Contra o Flamengo, por exemplo, seria sensato colocá-lo só aos 25 do segundo tempo, quando os rivais já estiverem mais desgastados.
Diante do Palmeiras, na Vila, pode entrar entre os 15 e 20 da etapa final.
Já contra o Mirassol, vale começar o jogo e sair no início da segunda metade.
E assim por diante: segundo tempo contra o Inter, primeiro tempo contra o Sport (para resolver logo), etapa final diante do Juventude e, por fim, o jogo da vida contra o Cruzeiro, na última rodada.
Seria o uso racional de um craque que, fresco contra rivais com a língua de fora, ainda pode fazer a diferença.
Mas confesso: tenho poucas esperanças de que isso aconteça.
O mais provável é que Neymar insista em jogar 90 minutos contra o Flamengo, corra risco de se machucar de novo e desfalque o time justamente quando o Santos mais precisar dele.
Culpa dele?
Também, é claro...
Mas principalmente de quem o contratou e desmontou o equilíbrio financeiro e técnico do elenco.
Parabéns aos envolvidos.
Opine!
*************************************************************
Parabéns, Albertosi! Goleiro da Itália na Copa de 70 completa 86 anos

O ex-goleiro italiano Albertosi completa 86 anos neste sábado, 2 de novembro.
Presente em quatro Copas do Mundo, Enrico Albertosi, natural da comuna de Pontremoli, na região da Toscana, foi titular da meta italiana nos mundiais de 1966 (na Inglaterra) e de 1970 (no México), neste último sendo derrotado na decisão para o Brasil.
Albertosi ainda esteve nas Copas de 1962 e 1974, como reserva.
Apesar da longeva carreira, encerrada aos 43 anos no modesto Elpidense, Albertosi, que passou por Spezia, Fiorentina, Cagliari e Milan, só sentiu a alegria de comemorar um título em 1968, quando foi campeão da Eurocopa, mas na condição de reserva de Dino Zoff.
SUSPENSÃO POR DOIS ANOS
Foi suspenso do futebol por dois anos, entre 1980 e 1982, envolvido em um esquema de manipulação de resultados, que ficou conhecido na Itália como "Totonero".
Outro nome importante do futebol italiano também foi suspenso neste mesmo escândalo: o atacante Paolo Rossi (1956-2020), que foi o artilheiro da Itália na campanha vitoriosa de 1982, na Copa da Espanha.
ABAIXO, VÍDEO COM DIVERSAS DEFESAS DE ALBERTOSI, POR CLUBES E PELA SELEÇÃO ITALIANA, DO CANAL RÜSTAM BAYRAMOV, NO YOUTUBE
*************************************************************
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro

Há exatamente quatro anos, em 2 de novembro de 2020, o rádio brasileiro perdia um de seus mais brilhantes nomes, Luiz Carlos Gertel,. Ele tinha 73 anos. Ele havia sido internado duas semanas antes de seu óbito, após uma queda que sofreu em sua residência, em São Paulo.
Voz marcante da Rádio Bandeirantes, Gertel marcou época em diversos programas da emissora do bairro do Morumbi, como "O Pulo do Gato", "Primeira Hora" e "Jornal Gente".
Talentoso como cronista, Luiz Carlos Gertel tinha uma maneira toda particular para orientar os motoristas paulistanos em suas atribulações com o trânsito da megalópole, apontando as melhores opções diante dos frequentes congestionamentos.
*************************************************************
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1

Campeão da Fórmula 1 em 1980 pela Williams, o australiano Alan Jones completa 79 anos neste domingo (2).
Naquele ano foi preciso vencer a disputa interna dentro do time comandado por Frank Williams, que tinha nos mesmos boxes o ótimo argentino Carlos Reutemann, que acabou fechando o campeonato em terceiro lugar, superado por Nelson Piquet (Brabham).
Jones estreou tardiamente na Fórmula 1, mesmo para os padrões da época, aos 28 anos, em 1975, e depois de passar por equipes pequenas (Hill, Hesketh, Surtees e Shadow), em 1978 chegou a um time capaz de lhe permitir sonhar em ser campeão, a Williams.
Antes, porém, Alan Jones teve o gosto de vencer um GP, pela Shadow em 1977 (GP da Áustria).
Mas o grande momento do australiano na F1 aconteceu na temporada de 1980, quando a Williams teve um carro competitivo a ponto de lhe permitir brigar pelo título, o que de fato aconteceu, após conquistar cinco vitórias, incluindo a etapa final, o GP dos Estados Unidos em Watkins Glen, ocasião em que além dele outros três pilotos tinham chances de levantar o troféu pelo campeoanto: Nelson Piquet, Carlos Reutemann e Jacques Laffite (Ligier).
*************************************************************
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos

Atacante de enorme faro de gol, o alemão Gerd Müller completaria 80 anos nesta segunda-feira (3).
Ele nos deixou em 15 de agosto de 2021, aos 75 anos, em decorrência do Mal de Alzheimer, e estava internado em um clínica para idosos na Alemanha.
O apogeu de Müller aconteceu pela Seleção Alemã na Copa de 1970, no México, ocasião em que foi o artilheiro da competição com dez gols. Quatro anos depois, na Copa disputada na Alemanha, outros quatro gols que ajudaram a forte equipe de camisas brancas e calções pretos levantar seu primeiro título mundial.
Müller atuou por apenas três clubes em sua carreira profissional. Primeiro, o time de sua cidade, o TSV 1861 Nördlingen, entre 1963 e 1964. Depois, uma longa trajetória vestindo a tradicional camisa do Bayerne de Munique, onde permaneceu até 1979.
Deixou seu país para atuar nos Estados Unidos, no Fort Lauderdale Strikers, entre 1979 e 1982, ano em que encerrou sua carreira.
*************************************************************
F1: Jarier "bateu na trave" para ganhar em Interlagos; Vitória "caiu no colo" de Pace em 1975

A terceira edição do GP do Brasil de Fórmula 1, em 1975, tinha um enredo encaminhado para que o francês Jean-Pierre Jarier vencesse seu primeiro GP na principal categoria do automobilismo.
As duas edições anteriores haviam sido vencidas por Emerson Fittipaldi, em 1973 com Lotus-Ford e em 1974 com McLaren-Ford.
Jarier chegara à capital paulista animado pela pole que havia conseguido na etapa anterior, a de abertura da temporada, na Argentina, muito embora não tenha completado uma volta sequer com sua linda Shadow-Ford, por conta de um problema na caixa de câmbio.
No antigo traçado de Interlagos, com 7.960 metros de extensão, Jarier mostrou desde a sexta-feira (24 de janeiro) que o feito em Buenos Aires não havia sido um acaso, e fechou o dia com a melhor marca (2min30s34).
No sábado (25 de janeiro), Emerson até se insunou como postulante à pole, melhorando a marca do dia anterior de Jarier, mas o francês deu o troco e foi oito décimos melhor que o brasileiro que levava o número 1 em sua McLaren-Ford, fruto do título obtido na temporada de 1974. A marca de Jarier que lhe garantiu a pole: 2min29s88.
LARGADA RUIM PARA EMERSON, ÓTIMA PARA REUTEMANN
Na partida para a primeira das 40 voltas do GP do Brasil de 1975, o argentino Carlos Reutemann (Brabham-Ford) confiromou sua fama de ótimo em largadas e assumiu a ponta, rebaixando Jarier para segundo.
Emerson, em compensação, tracionou muito mal e perdeu cinco posições, caindo para sétimo.
Assim, ao término do primeiro giro, Reutemann era o líder, seguido por Jarier e José Carlos Pace (1944-1977), que havia conseguido o sexto tempo no grid com sua Brabham-Ford.
RITMO FORTE DE JARIER
Jarier não se mostrava satisfeito com o segundo lugar na prova, sobretudo pelo fato de sua Shados de numeral 17 estar em um ritmo muito melhor que a Brabham de Reutemann, que usava de toda sua habilidade para manter-se à frente, mas isso durou apenas até a quinta volta, quando Jarier superou o argentino e começou a abrir uma vantagem confortável.
Se a liderança de Jarier não parecia ameaçada, o mesmo não se podia dizer do segundo posto de Reutemann, pressionado por Pace, que ficou no encalço do argentino por sete voltas até conseguir superá-lo na Curva 3 e subir para o segundo lugar.
Porém, a esta altura, decorridas 12 voltas, Jarier tinha 30 segundos de vantagem para o brasileiro.
Enquanto isso, Emerson tentava pelo menos levar sua McLaren ao pódio. Contou com o abandono de Jody Scheckter (Tyrrell-Ford) que sofreu com um vazamento de óleo na volta 18, e em seguida, após poupar seu equipamento e pneus, superou Lauda (Ferrari), Reutemann (Brabham) e Regazzoni (Ferrari).
Os quatro primeiros, então, eram: Jarier, Pace, Regazzoni e Emerson.
Emerson tinha dificuldades para superar a Ferrari de Regazzoni, que tinha clara vantagem nas retas com seu motor V12, por isso o "bote" foi dado no misto de Interlagos, no Laranja.
Jarier havia perdido boa parte da vantagem para Pace, que de 30s estava em 10s, enquanto Pace tinha 15s de margem para Emerson.
De qualquer forma, tudo levava a crer que Jarier estava poupando seu carro sob o forte calor daquele final de janeiro em São Paulo, e também pelo trauma de ter sido o pole na Argentina e ter sofrido com problema mecânico.
SHADOW COMEÇA A FALHAR
O confiável motor Ford-Cosworth não demonstrava problemas na Shadow de Jean-Pierre Jarier, mas um componente deste, a bomba de combusível, começou a falhar, e o francês viu a Brabham de Pace cada vez mais próxima pelos retrovisores, até que a oito voltas para o final, acabou abanonando a prova, e a liderança "caiu no colo" de José Carlos Pace.
Emerson, agora o segundo colocado, até poderia tentar força o ritmo no final, mas ele sofria com desgaste de pneus, e acabou dosando o ritmo para terminar em segundo, seguido por seu companheiro de equipe, o alemão Jochen Mass.
No alto do pódio, Pace comemorou aquela que foi sua primeira e única vitória na Fórmula 1, comandando a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na Fórmula 1. Naquele mesmo ano de 1975 aconteceria a segunda brasileira na categoria, mas com as posições invertidas. Foi no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, tendo Emerson em primeiro e Pace em segundo.
Um outro brasileiro disputou o GP do Brasil de 1975: foi Wilsinho Fittipaldi, pela Copersucar-Fittipaldi, que fazia sua temporada de estreia na F1. Ele havia largado em 21º, mais de 6s atrás do pole Jarier, e terminou em 13º.
Foi o mais próximo que Jarier, hoje com 79 anos, esteve de alcançar uma vitória na Fórmula 1, feito que acabou não conseguindo em 12 temporadas que disputou, por March, Shadow, Penske, Ligier, ATS, Lotus, Tyrrell e Osella.
E O CAMPEONATO DE 1975
A temporada de 1975 da Fórmula 1 terminou com Niki Lauda (Ferrari) sagrando-se campeão, naquele que foi o primeiro de seus três títulos na categoria. Ele voltaria a vencer em 1977, também pela Ferrari, e em 1984, pela McLaren-Porsche.
Emerson Fittipaldi foi o vice-campeão de 1975. Pace concluiu o ano em sexto lugar, três posições atrás do seu companheiro de equipe Reutemann.
GP NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA
Interlagos recebe no próximo final de semana o GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do Mundial As atividades de pista começam na sexta-feira (7), com um único treino livre e a classificação para a Sprint.
O sábado (8) está reservado para a Sprint e a classificação para o GP, este no domingo (9), com largada às 14h.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE SÃO PAULO, EM INTERLAGOS, 21ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (7)
Treino livre 1 - 11h30 às 12h30
Classificação para a Sprint - 15h30
Sábado (8)
Sprint - 11h00 (21 voltas)
Classificação para o GP - 15h00
Domingo (9)
Largada para a corrida - 14h00 - 71 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano.
CAMPEONATO
Com a vitória no GP do México no dia 26 de outubro, Lando Norris assumiu a liderança do campeonato, com 357 pontos, um à frente de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen (Red Bull) é o terceiro, com 321.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
*************************************************************
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre

Um dos principais nomes da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, o ex-goleiro Oberdan Cattani (1919-2014) foi presença marcante em diversas festas de veteranos que eram promovidas pelo clube, até este evento ser lamentavelmente descontinuado pela atual presidente, Leila Pereira.
Para nossa seção "Uma foto, uma história!" desta semana, buscamos em nosso quase infindável arquivo da seção "Que Fim Levou?", o saudoso Oberdan Cattani em uma das fotos alviverdes, realizada na noite de 20 de setembro de 2013 no Espaço Armazém, na Zona Oeste da capital paulista.
Ele, a exemplo dos demais ex-atletas esmeraldinos, subiu ao palco para receber das mãos do então presidente, Paulo Nobre, merecida homenagem.
Na foto acima, Paulo Nobre olha com carinho para o ex-goleiro na festa dos veteranos palmeirenses em 20 de setembro de 2013. Oberdan Cattani, que atuou pelo clube entre 1940 e 1954, com 14 títulos conquistados, incluindo a Copa Rio de 1951, morreu nove meses depois, em 20 de junho de 2014, aos 95 anos, em decorrência de uma pneumonia.
Paulo Nobre, aliás, fazia questão de pessoalmente entregar uma camisa aos ex-atletas do Palmeiras, e sempre proferia palavras de elogios àqueles que brilharam com o fardamento alviverde.
O Portal Terceiro Tempo esteve presente às festas de veteranos do Palmeiras de forma ininterrupta, entre 2009 e 2019, e espera que o clube, que sempre zelou pela sua memória, retome o evento o mais breve possível, para alegria daqueles que tanto fizeram pelo clube, e que tinham no evento um momento de reencontros emocionantes.
*************************************************************
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017

Segunda maior vencedora em GPs disputados no Brasil, considerando-se provas em Interlagos e Jacarepaguá, com 11 triunfos, atrás apenas da McLaren, que venceu 12 vezes, a Ferrari chega para o GP São Paulo de Fórmula 1 para a etapa do próximo final de semana buscando não apenas igualar-se ao time de Woking, mas também para interromper um jejum de vitórias em território brasileiro que dura desde 2017.
A equipe italiana vive um momento apagado, embora ainda lute pelo vice-campeonato de Construtores. O monegasco Charles Leclerc está em quinto lugar, com 210 pontos, com sete pódios.
Lewis Hamilton, por sua vez, em seu ano de estreia pelo time de Maranello, ainda não foi ao pódio, mas venceu a Sprint na etapa da China. O britânico, sete vezes campeão mundial, soma 146 pontos, em sexto lugar.
Em 2017, último triunfo do time de Maranello, o alemão Sebastian Vettel, hoje aposentado, subiu ao degrau mais alto do pódio com o carro de numeral 5 após ter largado da segunda posição.
Ele assumiu a ponta da prova logo na primeira curva, o "S" do Senna, dominando de forma categórica a corrida paulistana.
A pole foi de Valtteri Bottas, então na Mercedes, que finalizou a corrida em segundo lugar.
As 11 vitórias da Ferrari no Brasil aconteceram em 1976, 1977, 1978, 1989, 1990, 2000, 2002, 2006, 2007, 2008 e 2017, duas delas com um piloto brasileiro, Felipe Massa, que triunfou em 2006 e 2008.
Além das 11 vitórias, a Ferrari contabiliza outros números robustos nas provas disputadas em território brasileiro pela Fórmula 1, com sete poles, oito melhores voltas e 31 pódios.
RELEMBRE COMO FOI O GP DE SÃO PAULO DE 2024
Entre 7 e 9 de novembro acontece a etapa de São Paulo, que terá Sprint no sábado (8). A pole no ano passado foi de Norris, em 1min23s405, sob chuva. Norris ganhou a Sprint e o GP teve uma vitória espetacular de Verstappen, que largou em 17º.
No pódio de Interlagos, ao seu lado, em dia memorável para a Alpine, com Ocon em segundo e Gasly em terceiro. Clique aqui e veja como foi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
*************************************************************
Achados & Perdidos: Detalhes da proposta bilionária que o Santos recebeu do Flamengo por Pelé

Nos últimos anos, alguns jogadores receberam propostas mirabolantes, sobretudo de clubes do mundo árabe.
Antes da Copa de 1970, Pelé (1940-2022) esteve na mira do Clube de Regatas do Flamengo.
Em 1969, o então presidente do Santos, Athiê Jorge Cury, confirmou em entrevista à TV Tupi de São Paulo, durante o telejornal "Ultra Notícias", que recebeu uma oferta do Rubro-Negro, por telegrama, mas declinou da proposta de 2 bilhões de cruzeiros.
"Enquanto eu for presidente do Santos Futebol Clube, Pelé é inegociável. É patrimônio nacional e não será vendido por preço algum", atestou o então mandatário do clube da Vila Belmiro.
Aliás, falando em recusa, o jornalista Claudio Carsughi se lembra da tentativa de um clube italiano em contratar Pelé.
"A Inter de Milão, pouco antes, pedira ao Santos para fixar um preço do passe de Pelé para poder adquiri-lo, mas o presidente Athiê se recusou até mesmo a discutir o assunto...", lembra Carsughi.
De qualquer forma, ainda que por uma única vez, em um jogo beneficente (em prol de vítimas de uma enchente em Minas Gerais), Pelé, já aposentado, vestiu a camisa do Flamengo ao lado de Zico no amistoso contra o Atlético-MG, disputado em 6 de abril de 1979, no Maracanã, com vitória da equipe carioca por 5 a 1.
Pelé atuou no primeiro tempo, fez boas tabelas com o Galinho mas não marcou nenhum dos gols rubro-negros.
ABAIXO, ATHIÊ JORGE CURY, PRESIDENTE DO SANTOS, CONFIRMANDO QUE RECEBEU PROPOSTA DO FLAMENGO POR PELÉ, EM 1969, DURANTE ENTREVISTA PARA O PROGRAMA "ULTRA NOTÍCIAS" DA EXTINTA TV TUPI DE SÃO PAULO.
*************************************************************
Achados & Perdidos: Dr. Osmar indignado com provocações no "Debate Bola" em temporada ruim do Timão

A temporada corintiana não foi boa em 2006.
E o fervilhante "Debate Bola" da TV Record do dia 16 de outubro daquele ano mostrou o saudoso Dr. Osmar de Oliveira (1943-2014) indignado com seus colegas de programa, que sistematicamente o interrompiam propositalmente para tirá-lo do sério, com provocações acerca do seu clube de coração: o Sport Club Corinthnians Paulista.
E conseguiram, a ponto dele dizer que não falaria mais...
O Alvinegro havia perdido para o Flamengo no dia anterior por 3 a 0, gols de Juan, Léo Medeiros e Renato, jogo disputado no Maracanã.
Milton Neves comandava a atração que "pegou fogo" com a interação de outro saudoso, Paulo Morsa (1945-2023), santista.
Em determinado momento, Milton pedia para a produção colocar um canto de "ão, ão, ão, Segunda Divisão".
De fato, a situação corintiana não era boa naquela reta final de Campeonato Brasileiro, e a equipe terminou a competição em um melancólico nono lugar. O São Paulo foi o campeão.
A equipe também havia tido um desempenho muito abaixo do esperado no Paulistão, em sexto lugar, atrás inclusive do Noroeste (quarto colocado) e São Caetano (o quinto). O Santos levantou o troféu.
A equipe alvinegra ainda havia sido eliminada da Libertadores da América nas oitavas de final, com duas derrotas para o River Plate: fora por 3 a 2 e no Pacaembu por 3 a 1.
Aliás, esta eliminação na Libertadores foi o estopim para a saída do então maior ídolo corintiano na ocasião, o argentino Carlitos Tévez, que foi negociado com o West Ham, da Inglaterra.
SOBRE O DEBATE BOLA
O "Debate Bola" estreou na Rede Record de Televisão no dia 3 de dezembro de 2001, E deixou a grade no dia 21 de fevereiro de 2008 (quando Milton Neves retornou à Rede Bandeirantes de Televisão).
A atração, que entrava no ar às 12h15, de segunda a sexta, com seu tom descontraído, arrebatou uma legião de fãs de todas as idades.
ABAIXO, TRECHO DO "DEBATE BOLA" DO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2016. VÍDEO DO CANAL "CELO CRF", DO YOUTUBE
*************************************************************
Olhos no retrovisor: Relembre o último GP do Brasil disputado por Rubens Barrichello

Atualmente competindo pela Stock Car e NASCAR Brasil, com 53 anos de idade, o brasileiro Rubens Barrichello disputou 19 edições do GP do Brasil de Fórmula 1, hoje GP São Paulo, etapa programada para o próximo final de semana, com Sprint no sábado (8) e o GP no domingo (9).
Embora tenha perseguido e chegado perto de ter vencido a prova paulistana, Barrichello não conseguiu realizar este sonho, mas conquistou a pole em Interlagos em três ocasiões: 2003 e 2004 pela Ferrari e em 2009 pela Brawn-GP.
E em 27 de novembro de 2011 ele participou da prova pela última vez, terminando o GP do Brasil na 14ª posição, após ter largado em 12º com a Williams-Cosworth em Interlagos
Ao todo, Rubens disputou 323 GPs na categoria máxima do automobilismo, tendo conquistado 11 vitórias, sendo nove pela Ferrari e duas pela Brawn GP-Mercedes. Ele partiu da pole em 14 GPs (11 vezes pela Ferrari, uma pela Jordan, uma pela Stewart Grand Prix e uma pela Brawn-GP).
O ÚLTIMO GP DE BARRICHELLO NA F1
Utilizando um capacete com cores em homenagem a Ayrton Senna, Barrichello fez o máximo que pôde na classificação com sua Williams, que contava com o defasado propulsor da Cosworth. Ficou próximo de avançar ao Q3, mas largou em 12º, seis posições à frente de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.
O tempo de Barrichello: 1min13s801 contra 1min14s625 de Maldonado. A pole foi do já campeão Sebastian Vettel (Red Bull), que cravou 1min11s918.
Na largada, Barrichello perdeu sete posições, caindo para 19º, e precisou se esforçar bastante para recuperar terreno e receber a bandeira quadriculada em 14º.
A vitória foi do australiano Mark Webber (Red Bull), que beneficiou-se de um problema de câmbio de Sebastian Vettel, que mesmo assim terminou na segunda colocação. Jenson Button (McLaren) completou o pódio.
Daquela prova, com 24 carros no grid, apenas quatro pilotos seguem na F1: Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. Fernando Alonso, que terminou a prova em quarto lugar, pela Ferrari, estará de volta ao grid na próxima temporada, como piloto da Alpine (atual Renault), após dois anos fora da categoria.
RESULTADO FINAL DO GP DO BRASIL DE 2011
1º Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 71 voltas em 1h32min17s434
2º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 16s983
3º Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 27s638
4º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 35s048
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min06s733
6º Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
8º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
9º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Petronas), a 1 volta
10º Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
11º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
12º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13º Sergio Pérez (MEX/Sauber-Petronas), a 1 volta
14º Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15º Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
16º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 2 voltas
17º Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 2 voltas
18º Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 2 voltas
19º Jérôme D´Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
20º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram a prova:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth)
Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth)

DEPOIS DA F1...
Sem contrato com a F1 para a temporada de 2012, preterido pelo compatriota Bruno Senna na Williams, Barrichello acertou um acordo para competir pela Fórmula Indy, na KV Racing, ao lado do amigo Tony Kanaan. Ele fechou o ano em 12º lugar, com 289 pontos, tendo como melhor resultado o quarto lugar na antepenúltima etapa, em Sonoma. Foi sua única temporada pela categoria norte-americana.
Ainda em 2012 ele fez três corridas pela Stock Car, assinando contrato para a temporada de 2013 com a Full Time Sports, marcando sua primeira pole na etapa de Cascavel daquele ano. Em 2014 conseguiu sua primeira vitória na categoria, na Corrida do Milhão (em Goiânia) e ganhou o título daquela temporada, feito que repetiu em 2022.

ESTATÍSTICAS DE RUBENS BARRICHELLO PELA FÓRMULA 1
Pela F1, Barrichello disputou 322 corridas.
Venceu 11 GPs, sendo nove pela Ferrari e dois pela Brawn GP-Mercedes.
VITÓRIAS DE RUBENS BARRICHELLO NA F1
1ª GP da Alemanha/2000 - Hockenheim (Ferrari)
2ª GP da Europa/2002 - Nurburgring-ALE (Ferrari)
3ª GP da Hungria/2002 - Hungaroring (Ferrari)
4ª GP da Itália/2002 - Monza (Ferrari)
5ª GP dos Estados Unidos /2002 - Indianápolis (Ferrari)
6ª GP da Grã-Bretanha/2003 - Silverstone (Ferrari)
7ª GP do Japão/2003 - Suzuka (Ferrari)
8ª GP da Itália/2004 - Monza (Ferrari)
9ª GP da China/2004 - Xangai (Ferrari)
10ª GP da Europa/2009 - Valência-ESP (Brawn GP-Mercedes)
11ª GP da Itália/2009 - Monza (Brawn GP-Mercedes)
Conquistou 14 poles, sendo uma pela Jordan-Hart, uma pela Stewart-Ford, 11 pela Ferrari e uma pela Brawn-Mercedes.
RELAÇÃO COMPLETA DE POLES DE RUBENS BARRICHELLO NA F1
1ª GP da Bélgica/1994 (Jordan-Hart)
2ª GP da França/1999 (Stewart-Ford)
3ª GP da Austrália/2002 (Ferrari)
4ª GP da Áustria/2002 (Ferrari)
5ª GP da Hungria/2002 (Ferrari)
6ª GP da Hungria/2003 (Ferrari)
7ª GP do Brasil/2003 (Ferrari)
8ª GP da Inglaterra/2003 (Ferrari)
9ª GP do Japão/2003 (Ferrari)
10ª GP dos Estados Unidos/2004 (Ferrari)
11ª GP da Itália/2004 (Ferrari)
12ª GP da China/2004 (Ferrari)
13ª GP do Brasil/2004 (Ferrari)
14ª GP do Brasil/2009 (Brawn-Mercedes)
Foi vice-campeão em 2002 e 2004, em ambas temporadas pela Ferrari
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE SÃO PAULO, EM INTERLAGOS, 21ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (7)
Treino livre 1 - 11h30 às 12h30
Classificação para a Sprint - 15h30
Sábado (8)
Sprint - 11h00 (21 voltas)
Classificação para o GP - 15h00
Domingo (9)
Largada para a corrida - 14h00 - 71 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano.
CAMPEONATO
Com a vitória no GP do México no dia 26 de outubro, Lando Norris assumiu a liderança do campeonato, com 357 pontos, um à frente de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen (Red Bull) é o terceiro, com 321.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
*************************************************************
Achados & Perdidos: Milton Neves sendo homenageado na Escola Estadual Cesário Coimbra, de Muzambinho

Muita emoção em 2 de dezembro de 2016 na Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho-MG, ocasião em que o jornalista e publicitário Milton Neves foi homenageado na escola em que estudou na infância.
Milton se emocionu em vários momentos, um deles quando as crianças cantaram uma música para homenageá-lo.
Em seguida, o jornalista recebeu uma placa de agradecimento do corpo diretivo da Escola Estadual Cesário Coimbra.
"Foi muita emoção. Estar na minha querida escola, recebendo tanto carinho e esta homenagem das alunas, alunos, professores e de todo o corpo diretivo, me deixou imensamente feliz", comentou Milton em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo
ABAIXO, VÍDEO COM A SOLENIDADE DE HOMENAGEM A MILTON NEVES, NO REGISTRO DO MUZAMBINHO.COM
*************************************************************
A decisão da Libertadores será o tema da live da Falopa, que terá a presença do Prof. Carlos César

O professor Carlos Cesar, bicampeão mundial e tricampeão sul-americano sub-17, é o convidado desta terça-feira (4), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Ele já participou de outras lives com Marcos Falopa, e desta vez o encontro versará sobre a eletrizante decisão da Libertadores da América, que reunirá os dois times protagonistas do futebol sul-americano: Flamengo e Palmeiras.
Com passagens, entre outros, por Vasco, Fluminense (base) Flamengo (base e Profissionais) América, Bangu, Caxias (profissionais). seleções sub 17 e sub 20. seleções do Catar, Salmya, Kuwait e Bahrein (base), ele foi treinador, entre outros, de Adriano, Ronaldinho, Fábio (atual goleiro do Fluminense) e Kaká.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar)
*************************************************************
Há um ano morria Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seo" Tuta, histórico da TV Record e Rádio Jovem Pan

Há exatamente um ano morria Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seo Tuta", empresário do ramo das comunicações, com trabalhos marcantes na TV Record e na Rádio Jovem Pan.
Com sua saúde debilitada, ele estava com 93 anos, internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista.
Ele deixou a viúva, Dona Margot, e cinco filhos: Tutinha, Marcelo, Silvia, Fernanda e Nina.
Na TV Record, formou um time de craques ao lado de Nilton Travesso, Manoel Carlos e Raul Duarte, onde levaram ao ar atrações que marcaram época, como o Show do dia 7, Família Trapo, o Fino da Bossa, Essa Noite Se Improvisa, o Bossaudade, o Alianças para o Sucesso, e o Corte Rayol Show.
Esteve à frente da Rádio Jovem Pan, rádio comprada em 1944 por seu pai, Paulo Machado de Carvalho, entre 1973 e 2014. ano em que o comando da emissora passou para as mãos do seu filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
*************************************************************
Parabéns! Luís Figo, um dos grandes do futebol português, completa 53 anos

Um dos maiores nomes do futebol português em todos os tempos, o lisboeta Luís Figo completa 53 anos nesta terça-feira (4). Atualmente ele é conselheiro de futebol da UEFA.
Tendo atuado sempre em grandes clubes da Europa, iniciando pelo Sporting para depois passar pelos rivais Barcelona e Real Madrid, e encerrar sua bela carreira na Itália, pela Internazionale, o ex-meia Figo forma ao lado de Cristiano Ronaldo (ainda na ativa, pelo Al-Nassr da Arábia Saudita) e do saudoso Eusébio (1942-2014) a tríade de melhores jogadores de Portugal em todos os tempos.
Figo defendeu a seleção portuguesa em duas Copas do Mundo: 2002 e 2006, nesta última na boa campanha da equipe então dirigida por Luiz Felipe Scolari, que chegou às semifinais, quando foi eliminada pela França por 1 a 0.
Eleito melhor jogado do mundo pela Fifa em 2001, Figo acumulou diversos títulos pelos clubes que defendeu e também pela seleção portuguesa, nesta por categorias de base.
*************************************************************
GP de São Paulo de Fórmula 1 deve ter pista molhada em dois dos três dias do evento

O público que vai acompanhar a 21ª etapa do Mundial de Fórmula 1 no próximo final de semana em Interlagos deve se preparar.
Em dois dos três dias do evento (sexta-feira e sábado) a possibilidade é grande de que as atividades (ou parte delas) aconteça com asfalto molhado.
De acordo com o site Climatempo, apenas no domingo (9), que está programado para acontecer o GP, não deverá chover na região do autódromo paulistano.
Na sexta-feira (7), o único treino livre acontecerá entre 11h30 e 12h30. Depois, às 15h30, começa a classificação para a Sprint.
A previsão meteorológica sinaliza para chuvas (em forma de pancadas), que estão previsas para o período da tarde, o que pode atrapalhar exatamente a classificação para a Sprint. O Climatempo indica 75% de possibilidade para índices pluviométricos consideráveis, com temperaturas variando entre 16ºC e 30ºC ao longo do dia.
No sábado (8) também deve chover. A previsão aponta 84% de probabilidade de chuva, que deve ser forte no período da manhã, exatamente quando acontece a Sprint (que se inicia às 11h). Temperaturas variando entre 15ºC e 27ºC.
No período da tarde, quando acontecerá a classificação que definirá o grid do GP, a situação deve melhorar e, a priori, não há previsão de chuva, mesma condição de domingo (9), dia do GP, programado para começar às 14h. De qualquer forma, o sol deve aparecer entre muitas nuvens, e em se tratando de Interlagos, é sempre bom estar em alerta.
TEMPESTADE EM 2024
No ano passado o final de semana da etapa paulistana da Fórmula 1 em Interlagos foi caótico., a ponto de a classificação, que deveria acontecer no sábado, ter sido transferida para a manhã do domingo, o que provocou filas intermináveis em diversos setores de Interlagos, mais notadamente o G e o A.
A tempestade que caiu forte no sábado, também provocou danos em coberturas de arquibancadas e alguns feridos, mas sem gravidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE SÃO PAULO, EM INTERLAGOS, 21ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (7)
Treino livre 1 - 11h30 às 12h30
Classificação para a Sprint - 15h30
Sábado (8)
Sprint - 11h00 (21 voltas)
Classificação para o GP - 15h00
Domingo (9)
Largada para a corrida - 14h00 - 71 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano.
CAMPEONATO
Com a vitória no GP do México no dia 26 de outubro, Lando Norris assumiu a liderança do campeonato, com 357 pontos, um à frente de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen (Red Bull) é o terceiro, com 321.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
*************************************************************
Em vídeo, "Antes & Depois" do ótimo Palmeiras da década de 70

Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores do Palmeiras da década de 1970.
Escolhemos a formação que mais esteve presente em campo, sobretudo na metade daquela década, com a defesa liderada por Emerson Leão e Luis Pereira e o meio-campo de enorme qualidade, que tinha Dudu e Ademir da Guia.
Emerson Leão, hoje com 76 anos, marcou não apenas por sua impressionante qualidade técnica, mas também por sua personalidade forte, que o fez sempre liderar as equipes que defendeu e comandou como treinador. Chegou ao Verdão em 1969, vindo do Comercial de Ribeirão Preto. Ainda passou por Vasco da Gama, Grêmio, Corinthians, teve um retorno ao Palmeiras e encerrou sua trajetória nos gramados pelo Sport (PE) em 1987, clube pelo qual iniciou sua trajetória como treinador e naquele mesmo ano conquistou seu primeiro título nesta função, no polêmico (para alguns) título do Campeoanto Brasileiro. Também esteve presente em quatro Copas do Mundo: 1970 (terceiro reserva); 1974 (titular); 1978 (titular) e 1986 (terceiro reserva). Mesmo vivendo grande fase em 1982, foi preterido por Telê Santana (1931-2006) para a Copa da Espanha. O então treinador levou Waldir Peres, Paulo Sérgio e Carlos.
Luis Pereira, atualmente residindo em Madrid, com 76 anos, ainda ligado ao Atletico de Madrid, foi um daqueles zagueiros que não se limitava a ser um ótimo defensor, afinal era quase sempre um elemento surpresa, fazendo gols de cabeça e também com a bola rolando. Assim como Leão, Luis Pereira também chegou ao Palestra Itália vindo de um clube do interior paulista, o São Bento de Sorocaba. Mas, diferente do ex-goleiro, enfileirou inúmeras passagens por clubes, incluindo o Flamengo e o Corinthians, além do já citado Atlético de Madrid, onde jogou entre 1975 e 1980. Foi titular da zaga brasileira na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha.
O saudoso Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu (1939-2024) também chegou ao Alviverde após defender a forte Ferroviária de Araraquara. Volante nato, camisa 5 "raiz", embora franzino, Dudu compensava com tremenda habilidade para "roubar" bolas e servir seu fiel companheiro de meio-campo, Ademir da Guia. Dorival Júnior, ex-jogador, atualmente treinador, é sobrinho de Dudu, que deixou os gramados em 1979 pelo Confiança (SE), e assim como o sobrinho, também foi treinador, inclusive do Palmeiras.
Ademir da Guia, o Divino, hoje com 83 anos, filho de outro gênio do futebol, o saudoso zagueiro Domingos da Guia (1912-2000), é o recordista de jogos pela Sociedade Esportiva Palmeiras, com 902 jogos disputados. O camisa 10 chegou ao clube esmeraldino em 1961, vindo do Bangu. Apesar de sua irrefutável qualidade técnica, não teve boas oportunidades na Seleção Brasileira. Esteve presente apenas na Copa do Mundo de 1974, atuando como titular somente na disputa pelo terceiro lugar, quando o time comandado por Zagallo perdeu para a Polônia por 1 a 0, gol marcado por Lato.
Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.
VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
*************************************************************
Achados & Perdidos: Milton Neves, conquistava dois troféus no Prêmio Comunique-se há seis anos

O jornalista e apresentador Milton Neves recebeu, na tarde desta quarta-feira (5), a visita do artista plástico Custódio Dias, que o presenteou com uma bela pintura retratando Milton ao lado de sua inseparável companheira, a cachorrinha Helen, de oito anos.
O encontro, que contou também com a presença da marchand Glanice Oliveira, aconteceu no escritório de Milton, em São Paulo-SP.
“O Custódio me emociona com esse presente porque, assim como o mundo todo, eu também sou apaixonado por cachorro. Até brinco que `o cachorro é o melhor ser humano que Deus colocou na Terra´. E é mesmo! Sou perdidamente apaixonado pela minha menininha, a Helen, a minha paixão!”, disse Milton.
Custódio Dias, autor da obra, é um artista plástico brasileiro que começou a desenhar ainda na infância, influenciado pela aptidão artística da mãe. Estudou na Escola Panamericana de Arte e aperfeiçoou suas técnicas na Escola Clássica de Arte, sob orientação do mestre espanhol Angel Martinez.
Com exposições realizadas no Brasil, Portugal, Espanha e Inglaterra, Custódio transita entre o Realismo Contemporâneo, o Impressionismo e o Veditismo, explorando cores e formas com maestria em materiais como acrílico, óleo e pastel seco e oleoso.
O artista define sua obra como “um convite a interpretar a natureza e os detalhes do cotidiano por meio da emoção e da sensibilidade”.




*************************************************************
Há um ano morria João Carlos Motoca, ex-ponta do Botafogo de Ribeirão Preto

Há exatamente um ano morria João Carlos Motoca, ex-ponta-esquerda que defendeu o Botafogo e o Comercial, entre outros. Ele estava com 74 anos, internado na UTI da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga (SP), onde residia com a família. Seu óbito foi decorrente de problemas respiratórios.
Além de ter brilhado no Botinha, onde atuou na década de 1970 ao lado de Sócrates (1954-2011), Zé Mário (!957-1978) e Geraldão, entre outros, também defendeu as cores da Portuguesa de Desportos, Sertãozinho e Comercial de Ribeirão Preto.
Com imenso pesar, o Botafogo comunica o falecimento do ex-atacante João Motoca, de 73 anos, um dos grandes ídolos da história centenária do clube.
Motoca, que foi integrante do time campeão da Taça Cidade de São Paulo em 1977, morreu no início da manhã desta terça-feira (5) após complicações de uma broncoaspiração.
O ex-jogador estava internado na UTI da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga desde o último dia 26 de outubro, quando passou mal.
O velório de João Motoca será realizado nesta terça-feira (5), das 11h30 às 16h30 no Cemitério Municipal de Ibitinga. Logo depois, o ex-atleta será sepultado.
A diretoria da Botafogo Futebol SA presta os seus mais sinceros sentimentos e condolências à família e amigos e reza para que todos encontrem forças para superar essa triste perda.
*************************************************************
Achados & Perdidos: Há 20 anos, Corinthians 7 x 1 Santos

Há exatos 20 anos, em 6 de novembro de 2005, ano em que conquistou seu quarto título no Campeonato Brasileiro, o Corinthians impôs uma goleada acachapante sobre o Santos, 7 a 1, em jogo disputado no Pacaembu.
O Timão, então comandado por Antônio Lopes, contava com duas estrelas: Carlitos Tévez e Nilmar, que sozinhos fizeram cinco dos sete gols alvinegros.
Rosinei abriu o placar para o Corinthians, logo a um minuto de jogo. Geilson deixou tudo igual para o time de Nelsinho Baptista, sete minutos depois.
Em seguida, amplo domínio do time corintiano, que marcou dois gols ainda no primeiro tempo, ambos de Tévez, aos 20 e aos 36.
Com 3 a 1 no placar, tudo ficou ainda mais fácil, e Tévez voltou a marcar aos 8 minutos do segundo tempo, fazendo 4 a 1. Na sequência, dois gols de Nilmar, aos 12 e aos 32.
Marcelo Mattos, no último minuto, marcou o derradeiro tento do jogo, de falta, vencendo o goleiro Saulo.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS GOLS DE CORINTHIANS 7 X 1 SANTOS, EM 6 DE NOVEMBRO DE 2005
CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2005
Local: Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, SP
Data: 6 de novembro de 2005 (domingo)
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Gols: Marcelo Mattos, Rosinei Adolfo, Carlos Tévez (três), Nilmar (dois) (Corinthians) e Genílson (Santos)
Cartão vermelho: Rogério (Santos)
Público: 21.918 torcedores
Renda: R$ 323.254,00
CORINTHIANS: Fábio Costa; Marcelo Mattos, Marinho, Wendel e Eduardo Ratinho, Bruno Otávio (Wescley), Rosinei (Dinélson), Carlos Alberto e Hugo, Carlitos Tévez (Jô) e Nilmar. Técnico: Antônio Lopes
SANTOS: Saulo; Paulo César, Halisson (Wendell), Rogério e Kléber, Fabinho (Mateus), Heleno, Ricardinho e Giovanni, Genílson e Luizão (Basílio). Técnico: Nelsinho Baptista
*************************************************************
F1: Mundial chega a Interlagos com disputa aberta pelo título; a programação para ao GP de São Paulo

O próximo final de semana reserva mais uma batalha pela disputa do Mundial de Fórmula 1, a 21ª etapa, com o GP São Paulo, que acontece no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul da capital.
Haverá Sprint às 11h do sábado (8) e o GP acontece no domingo (9), a partir das 14h.
A disputa pelo título segue em aberto, com favoritismo para a dupla da McLaren. Lando Norris assumiu a ponta do campeonato após vencer a etapa anterior, no México, e agora tem um ponto de vantagem para Oscar Piastri (357 a 356). Max Verstappen, da Red Bull, que descontou muito da diferença que tinha, segue em terceiro, com 321, e ainda sonha com o pentacampeonato consecutivo.
Depois da etapa paulistana, restarão outras três: Las Vegas, Catar (com Sprint) e Abu Dhabi.
Se entre os pilotos ainda há indefinição, o título entre os Construtores já está sacramentado a favor da McLaren, que repetiu o feito do ano passado e chegou à décima conquista. Apenas a Ferrari ganhou mais campeonatos entre as equipes, 16. Vale lembrar que o Mundial de Pilotos existe desde 1950 e o de Construtores passou a ser considerado a partir da temporada de 1958.
METEOROLOGIA
Os últimos anos foram de chuva em Interlagos para a etapa paulistana do Mundial de Fórmula 1, e a meteorologia indica possibilidade de chuva para dois dos três dias de atividades, de acordo com o Climatempo.
Na sexta-feira (7) a possibilidade de chuva é de 86%, com temperaturas entre 19ºC e 27ºC. No sábado (8), quando haverá a Sprint e a classificação que definirá o grid para o GP, 85% de chuva e temperaturas mais baixas, entre 15ºC e 23ºC.
O domingo (9), finalmente deve ter tempo bom, com pouca chance de chuva e temperaturas entre 14ºC e 20º, ou seja, será o dia de termômtros com números mais baixos no final de semana.
PNEUS
A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1, escolheu compostos mais duros em relação ao que levou para Interlagos em 2024, a saber: C2 (Duro); C3 (Médio) e C4 (Macio), mesma gama que foi utilizada no GP de São Paulo de 2023.
No ano passado, os pneus para pista seca não foram necessários para a corrida, mas quando utilizados na sexta-feira e no sábado de manhã, apresentaram altos níveis de desgaste, além da granulação, especialmente no eixo traseiro.

HOMENAGEM
A organização da prova agendou uma homenagem ao saudoso piloto José Carlos Pace (1944-1977), paulistano que venceu um único GP na Fórmula 1, justamente o do Brasil, em 1975, com Brabham-Ford.
José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi fizeram a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na categoria. A pista, que desde 1990 tem um traçado bem menor, após a ampla reforma, será sede do GP de São Paulo de Fórmula 1 em 5 de novembro deste ano.
O Moco, como era carinhosamente conhecido o saudoso José Carlos Pace, caminhava para um bom segundo lugar, atrás do francês Jean-Pierre Jarier, que estava em uma jornada próxima da perfeição com a Shadow-Ford.
Jarier havia conquistado a pole e fez a melhor volta da prova, mas acabou abandonando a oito voltas do final, com uma pane na bomba de combustível.

RELEMBRE COMO FOI O GP DE SÃO PAULO DE 2024
A pole no ano passado foi de Lando Norris (McLaren), em 1min23s405, sob chuva. Norris ganhou a Sprint e o GP teve uma vitória espetacular de Verstappen, que largou em 17º.
No pódio de Interlagos, ao seu lado, em dia memorável para a Alpine, com Ocon em segundo e Gasly em terceiro. Clique aqui e veja como foi.
ATIVIDADES
Desde 2021 o GP São Paulo de Fórmula 1 conta com a corrida curta no sábado (Sprint, às 11h) e o GP no domingo, modelo que não será repetido em 2026.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE SÃO PAULO, EM INTERLAGOS, 21ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (7)
Treino livre 1 - 11h30 às 12h30
Classificação para a Sprint - 15h30
Sábado (8)
Sprint - 11h00 (21 voltas)
Classificação para o GP - 15h00
Domingo (9)
Largada para a corrida - 14h00 - 71 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano.
CAMPEONATO
Com a vitória no GP do México no dia 26 de outubro, Lando Norris assumiu a liderança do campeonato, com 357 pontos, um à frente de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen (Red Bull) é o terceiro, com 321.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
*************************************************************
Achados & Perdidos: Raras e memoráveis imagens da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960

O Santos disputou nada menos que 18 jogos na Europa entre 20 de maio e 2 de julho de 1960, sendo um deles na Polônia diante da Seleção Polonesa no Estádio Staski, na cidade polonesa de Kalowicz.
Com Pelé (1940-2022) como principal atração, um grande público, 85 mil espectadores, assistiu a goleada santista por 5 a 2, partida disputada em 25 de maio daquele ano.
O Peixe, aliás, abriu frente de cinco gols (Sormani, dois de Coutinho e dois de Pelé). Faber e Liberda marcaram os tentos da seleção polonesa no amistoso.
O Santos, então dirigido pelo técnico Lula, atuou com Laércio, Mauro e Zé Carlos; Formiga, Calvet e Zito (Urubatão); Sormani, Mengálvio (Ney), Coutinho, Pelé e Pepe (Tim).
ABAIXO, IMAGENS DO SANTOS NO CONFRONTO DIANTE DA POLÔNIA EM 25 DE MAIO DE 1960
*************************************************************
Olhos no retrovisor: O último GP de F1 em Interlagos com três pilotos brasileiros no grid

Depois de uma grande lacuna, desde 2017, haverá um piloto brasieiro no grid do GP de São Paulo de Fórmula 1: o osasquense Gabriel Bortoleto, pela Sauber. Felipe Massa foi o último a alinhar um F1 em Interlagos, então pela Williams. Ele largou em nono e terminou em sétimo.
TRIO BRASILEIRO EM 2011
Em 27 de novembro de 2011, em Interlagos, três pilotos brasileiros alinhavam para o grid do GP Brasil de Fórmula 1, aliás a última vez que o País teve três representantes em uma prova doméstica pela maior categoria do automobilismo mundial, lembrando que a última participação de um brasileiro na Fórmula 1 foi na temporada de 2020, com Pietro Fittipaldi substituindo o francês Romain Grosjean na Haas, no GP de Abu Dhabi, prova que ele concluiu na 19ª colocação.
Agora rebatizado para GP São Paulo de Fórmula 1, que será realizada no próximo final de semana, a prova no circuito palistano em 2011 contou com Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams) e Bruno Senna (Lotus). Hoje, os dois primeiros estão na Stock Car, e o sobrinho de Ayrton Senna não está competindo, após alguns anos pelo Mundial de Enduarance (WEC), onde conquistou o título da classe LMP2 em 2017, pela equipe suíça Rebellion.
DESEMPENHO DOS TRÊS BRASILEIROS NO GP DO BRASIL DE 2011
Felipe Massa, então na Ferrari, foi o melhor dos três brasileiros no GP do Brasil de 2011. Com 1min13s068 ele largou em sétimo e terminou em quinto lugar.
Rubens Barrichello, com a Williams-Cosworth, alinhou em 12º no grid e cruzou a linha de chegada em 14º.
Bruno Senna (Lotus) partiu da quinta fila, em nono, e terminou em 17º.
A vitória naquela ocasião foi do australiano Mark Webber (Red Bull), seguido por seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, que largou na pole mas foi superado por Webber em razão de um problema de câmbio. Jenson Button (McLaren-Mercedes) completou o pódio, em terceiro.
*************************************************************
Saudade: Ídolo do Furacão, Sicupira nos deixava há quatro anos

Há exatamente quatro anos, na tarde de 7 de novembro de 2021, morria Barcimio Sicupira Júnior, o Sicupira, ex-meia que marcou época envergando a camisa 8 do Athletico Paranaense. Ele estava com 77 anos e sofreu comlicações após uma cirurgia nos pulmões.
Um dos destaques na coquista do Campeonato Paranaense de 1970 pelo Furacão, que estava há 12 anos sem levantar um caneco, Sicupira deixou uma marca indelével com 154 gols marcados pela equipe rubro-negra paranaense.
Foi emprestado ao Corinthians em 1972, mas passou pouco tempo no clube de Parque São Jorge, ainda assim conquistando o carinho da Fiel Torcida.
Ainda em 1972 retornou ao Furacão onde permaneceu até 1975, ano em que encerrou sua carreira, iniciada em 1962 pelo Ferroviário-PR. Ele também atuou pelo Botafogo (RJ) e Botafogo de Ribeirão Preto.
Trabalhou como comentarista esportivo em emissoras paranaenses após deixar os gramados.
*************************************************************
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim

Foi entre os dias 7 e 8 de maio de 2010 que o jornalista e publicitário Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim, na porção norte do Rio Grande do Sul, distante 373 quilômetros da capital Porto Alegre.
Lá, Milton fez palestra beneficente no ginásio da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), recinto lotado de estudantes, professores e convidados.
Na ocasião, que foi um evento marcante para a cidade, Milton Neves foi homenageado por executivos, lideranças locais e conheceu o Estádio Colosso da Lagoa, do Ypiranga Futebol Clube.
Por conta da visita, a Câmara de Vereadores local concedeu a Milton Neves, em dezembro de 2016, o Título de Cidadão de Erechim.
"Jamais esquecerei os dois dias que passei na bela Erechim, cidade gaúcha que eu sempre brincava dizendo ser a terra natal do Craque Neto, que ficava maluco com isso, afinal ele é de Santo Antônio de Posse, na região de Campinas. Me senti em casa e ainda ganhei um poncho tipicamente gaúcho. E, seis anos depois, para coroar esta minha ligação de carinho com a cidade, ainda fui agraciado com o Título de Cidadão de Erechim. Que honra!", comentou Milton Neves em entrevista recente ao Portal Terceiro Tempo.
*************************************************************
Dia do Radialista no Brasil: Saiba quem foram Benedito Dino e João Dureza, que deram os primeiros microfones a Milton Neves!

Neste 7 de novembro de 2025, em que se comemora no Brasil o Dia do Radialista, vamos prestar uma justa homenagem a duas figuras responsáveis pelo "pontapé" inicial na carreira de Milton Neves, ambos muzambinhenses e que já não estão mais entre nós: Benedito Dino (que morreu em 13 de dezembro de 2011, aos 83 anos) e João Dureza (falecido em 23 de fevereiro de 1997, aos 69 anos).
Benedito Dino é, certamente, uma das figuras mais interessantes não apenas de Muzambinho, mas de todo o Sul de Minas Gerais.
Foi ele, na metade da década de 1960, que colocou um microfone nas mãos de Milton Neves pela primeira vez, para que o então jovem anunciasse por meio do serviço de alto-falantes da cidade as atrações da quermesse do Frei Rafael Zevenhoven, em prol da reforma da Igreja de São José.
A voz do Miltinho da dona Carmen ecoou pelos quatro cantos da cidade mineira e não demorou para que ele recebesse os primeiros elogios e tomasse gosto pelo ofício que se iniciou de maneira mais séria a partir da Rádio Continental de Muzambinho, fundada justamente por Benedito Dino e outros três amigos: Willian Peres Lemos, Paulo Ferreira de Carvalho e José Antonio de Araújo.
E Benedito Dino não apenas foi o responsável pela precursora emissora de rádio da cidade, mas também por diversas manifestações artísticas em Muzambinho, como diretor de teatro e ator em representações da "Paixão de Cristo", entre outras.
"Consertador" de mão cheia, Benedito Dino manteve durante décadas uma loja que serviu de referência aos habitantes da cidade para reparos em aparelhos eletrodomésticos, desde geladeiras e máquinas de lavar roupas até liquidificadores, chuveiros elétricos e secadores de cabelo.
No esporte, Dito Dino era massagista dos times de Muzambinho.
Não bastasse isso, Benedito Dino também foi inventor. Talvez motivado pela mitologia grega, em Dédalo, que construiu asas para que seu filho Ícaro voasse da Ilha de Creta, resolveu construir asas para sobrevoar Muzambinho e chegar em Guaxupé...



E, além de Benedito Dino, João Dureza foi outro importante personagem para o começo de carreira de Milton Neves no rádio.
João Batista da Silva, o João Dureza, era voz marcante na Rádio Continental de Muzambinho, apresentando o programa "Cidade Sertaneja", que revelou diversas duplas sertanejas. Milton dividiu bancada com o saudoso João Dureza na simplória emissora, responsável por revelar também Wellington de Oliveira.



CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BENEDITO DINO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOÃO DUREZA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
*************************************************************
Saudade: Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há três anos

Um dos mais rápidos e habilidosos pontas de sua geração, Walter Anunciação Alves, o Walter Zum-Zum nos deixava há exatamente três anos. Ele estava com 76 anos e a causa da morte não foi divulgada na ocasião, mas sua saúde estava debilitada há algum tempo.
Depois de profissionalizar-se pela Ferroviária de Araraquara em 1964, Zum-Zum chegou ao Morumbi, onde defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube entre 1964 e 1970.
O saudoso ponta-direita ainda defendeu a Portuguesa de Desportos, o XV de Piracicaba, o São José (SP), o Bonsucesso (RJ) e teve uma experiência internacional atuando pelo Berchem (Bélgica), este seu último clube, entre 1973 e 1975.
Depois de aposentar-se dos gramados, Walter Zum-Zum, que residia na capital paulista, trabalhou como vendedor de uma distribuidora de remédios, a Medisa.
*************************************************************
F1: 'Eu deveria ter tentado aproveitar melhor aquela primeira tentativa', lamenta Bortoleto
07/11/2025Saudade: Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há três anos
07/11/2025F1: Norris confirma favoritismo e parte em primeiro na Sprint de Interlagos. Bortoleto não passa do Q2
07/11/2025Dia do Radialista no Brasil: Saiba quem foram Benedito Dino e João Dureza, que deram os primeiros microfones a Milton Neves!
07/11/2025Orgulho muzambinhense: Breno Henrique é destaque na Football Cup Barcelona
07/11/2025