Não apenas a chuva atrapalhou o público que esteve em Interlagos entre sexta-feira (1) e domingo (3) para a 21ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP de São Paulo (vencido por Max Verstappen, da Red Bull), que ainda contou com a Sprint (prova curta, de 24 voltas) no sábado, esta com triunfo de Lando Norris (McLaren).
Filas gigantescas em diversos portões de acesso ao autódromo, sobretudo nos setores "A" e "G", foram vistas desde as primeiras horas da manhã, e houve dificuldade por conta da escassez de catracas e a demora na leitura dos QR codes, o que fez com que muitas pessoas desistissem de entrar ou perdessem a Sprint no sábado. A empresa responsável pela comercialização dos ingressos foi a Eventim, que seguirá na mesma função para a etapa do ano que vem, marcada para acontecer entre 7 e 9 de novembro de 2025.
A publicitária Gabriella Carsughi, residente na zona sul da capital paulista, que no ano passado esteve no GP da Itália, em Monza, acompanhada do namorado (Valerio Manzo, que veio da Itália) e da mãe (a jornalista Claudia Carsughi), viveu experiências distintas no evento de Interlagos, também na companhia do namorado e da mãe, pois na sexta-feira (1º de novembro) esteve no Paddock Club, a convite de uma empresa, com direito, inclusive, à visita ao pit-lane, e nos dois dias seguintes ficou no setor "R" (no início da Reta Oposta).
"COMO VIP, TODO MUNDO É BEM TRATADO (RISOS)..."
"Na sexta-feira eu fui como convidada para estar no Paddock Club, então fui de van para o autódromo. Foram duas horas para chegar da Vila Olímpia até lá, sendo que em alguns pontos a polícia estava bloqueando o trânsito pra passagem dos pilotos escoltados. Na faixa reversa da Avenida Interlagos, ficamos um bom tempo parados também, porque o CET não estava conseguindo segurar o público para a van poder atravessar e entrar no portão 7. Quanto à organização lá de dentro, não tenho muito o que reclamar porque como VIP, todo mundo é bem tratado (risos)", resumiu Gabriella, que detalhou as dificuldades que enfrentou no sábado (2) e no domingo (3), desta vez no setor R.
"ESTAVA TUDO CAÓTICO..."
"Fui de setor R no sábado. Peguei metrô e trem pra chegar, sem nenhum problema. Demorei muito pra achar a fila porque estava um caos, com várias filas quilométricas de portões diferentes se misturando com outras e ninguém da organização para orientar. Tinha as pessoas do `apoio ao turista´, mas como estava caótico, eles diziam para ir até o portão e descobrir onde era o final da fila", pontuou a publicitária, que somente às 9h40 conseguiu encontrar sua fila.
Esta opinião sobre a desorganização é corroborada por sua mãe, a jornalista Claudia Carsughi.
"O que eu achei mais indecente (no setor R) foi a fila para entrar, extremamente longa, e os banheiros, que em todos os anos apresentam problemas, com falta de água, que depois volta e falta novamente. Se a gente fosse "refinar", os lugares também poderiam ser demarcados. Além disso, as coisas extremamente caras", avaliou Claudia.
"POUCAS CATRACAS..."
"Consegui achar a fila do meu setor às 9h40, dando duas voltas e praticamente não andava. Não tinha visto isso nos anos anteriores. Entramos só 11h10, poucas catracas, muita gente amontoada para entrar, revista muito superficial. Obviamente perdemos a largada da Sprint. Quando entramos, já não tinha descarga no banheiro feminino (mesmo problema que vimos em 2023), mas tempo depois foi resolvido. Mas o mais frustrante foi ter ficado esperando para saber se teria a homenagem ao Senna ou não naquele dia, visto que quando a chuva começou, apareceu no telão com a informação que a ação seria mantida. Esse foi o único motivo para não termos ido embora antes, já que estava claro que a classificação não iria acontecer", ponderou Gabriella Carsughi, que optou por não acompanhar a classificação, que foi adiada do sábado (às 15h00) para o domingo (às 7h30).
"FILA FEMININA MAIS CURTA..."
"No domingo, também de setor R, já estávamos decididos a não ver a classificação porque teríamos que chegar muito cedo. Chegamos 8h00 da manhã no portão, onde existia uma fila feminina mais curta e uma masculina gigante. Eu fui para a feminina e demorei 25 minutos pra entrar, enquanto meu namorado foi pra masculina, que dava quatro voltas e demorou uma hora e 20 minutos para entrar. Andou mais rápido do que no dia anterior, porém ainda acho um absurdo uma fila pra um único setor demorar tudo isso. Quando fui para Monza em 2023, a fila era para diversos setores e foi bem mais rápida que essa. Eu consegui assistir ao Q2 e Q3 enquanto ele perdeu tudo e só entrou às 9:20 na arquibancada. O resto do evento foi normal, só mais uma intercorrência com o banheiro feminino que foi interditado por um período.
"PARECIA QUE ESTAVAM REALIZANDO O EVENTO PELA PRIMEIRA VEZ..."
Gabriella fez uma distinção entre aquilo que enfrentou do portão para fora e do portão para dentro de Interlagos.
"Em resumo, eu diria que do portão para fora, caos completo, falta de organização enorme do GP de São Paulo. Parecia que estavam realizando o evento pela primeira vez, completamente despreparados para receber o público que eles sabiam que iria vir. Me passou até a impressão que venderam mais ingressos do que deveriam, mas lá dentro, apesar de tudo extremamente superfaturado (comidas, bebidas e afins), não passei nenhum grande perrengue (tirando a chuva, rs). Já era de se esperar filas grandes para comidas e bebidas, mas nada pior do que a fila que pegamos para acessar o evento e a desorganização do lado de fora", concluiu Gabriella Carsughi, uma entre os 291.677 espectadores (recorde) que estiveram no autódromo paulistano para os três dias do evento.
OUTRO ESPECTADOR NO SETOR "R"
O Portal Terceiro Tempo também ouviu o testemunho do advogado Leonardo Rolim, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Ele também esteve no setor "R", e embora tenha apontado diversos pontos positivos, considerou que dificilmente repetiria a experiência, por conta do preço que pagou e do "barulho frustrante dos V6", pois a última vez que havia acompanhado um GP de Fórmula 1 em Interlagos tinha um grid composto por carros equipados com os ruidosos propulsores V10.
"Olha, pelo preço que paguei, não voltaria. A última vez que eu tinha ido foi na época dos V10, o barulho dos V6 foi meio frustrante, e a í a conta não fecha", explicou Rolim.
"Voltaria se fose em alguma promoção, porque é bizarro ter muita gente com camiseta de empresa que dá ingresso de brinde. Então eu voltaria se fosse em alguma promoção, ou se eu entrasse numa grana alta, e aí conheceria algum setor VIP do paddock pela experiência de ver os boxes de perto.
Leonardo Rolim elencou os pontos negativos e positivos da experiência que teve no GP de São Paulo de F1 em 2024, que seguem abaixo.
PONTOS NEGATIVOS
POUCOS GUICHÊS (CATRACAS) NOS PORTÔES
Isso estrangulava a fila porque ler o código de barras era um processo que às vezes enrolava. A Fórmula 1 atualmente não vende ingressos por dia, somente pacote para os três dias. Eles deveriam no primeiro dia fazer a leitura e entregar 3 pulseiras de acesso. Isso obviamente agilizaria o processo de entrada, mas prejudicaria os "coitadinhos dos cambistas" que ficam massivamente na fila comprando e vendendo ingressos de dias soltos.
FALTA DE EQUIPE
Em Interlagos são vários portões de acesso e muitos deles próximos um do outro. Fiquei no setor "R" e ali na rua de acesso se confundiam as filas dos Setores H, R e G. Não tinha ninguém da organização para cuidar disso, e os caracóis das filas se confundiam, e você precisava ir "caçando" qual seria sua fila na "raça". Inadmissível essa desorganização em um evento com ingresso caríssimo para todos os setores.
ACESSO À ESTAÇÃO AUTÓDROMO
No sábado, após o cancelamento pela chuva, a estação virou o caos, o pessoal da Via Mobilidade estava retendo todo mundo injustificadamente lá embaixo na rua Plínio Schmidt, antes mesmo de acessar a estação, sendo que olhávamos para plataforma e não estava cheia, gerando caos sem necessidade. E aí vem o pior: dando a volta por baixo da linha do trem, o acesso ä estação pela avenida Gregório Bezerra não tinha nenhum controle, entrava todo mundo, enquanto no outro acesso o povo preso feito gado.
POSTOS DE HIDRATAÇÃO
Colocaram pontos para que as pessoas pudessem pegar água gratuitamente, mas o problema é que o sistema não mantinha a água em uma temperatura adequada. Na sexta-feira, quando fez o maior calor e bão choveu, á água para consumo estava morna, o que ficou impraticável.
PONTOS POSITIVOS
ALIMENTAÇÃO
Achei boa a quantidade de pontos para comidas e bebidas, além da variedade de opções, principalmente na Fanzone (Applebees, Nathans, Bullguer, La Braciera), dava para comer bem, e filas maiores apenas em um ou outro ponto. Pela quantidade de pessoas achei as filas bem razoáveis.
FANZONE
Montaram a Fanzone pela primeira vez e achei o espaço muito legal, com boa variedade de comidas e bebidas, ativações, entrevistas com pilotos e engenheiros e shows. Era um ótimo local para aproveitar entre uma competição e outra na pista. Poderiam só melhorar com mais locais cobertos para alimentação e descanso. Ou você ficava no sol ardente ou na chuva. Fora a lama que se formou no final de semana por conta das chuvas.
BANHEIROS
Os banheiros estavam muito bem estruturados, em boa quantidade e sempre que precisei utilizar estavam muito bem higienizados.
ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
Os eventos respeitavam rigorosamente o cronograma e sempre éramos avisados em caso de qualquer mudança (o que aconteceu, com a classificação para o GP adiada para 7h30 de domingo e o GP às 12h30 do mesmo domingo), e isso ajudou a aproveitar bem os locais sem perder nada na pista.
POLICIAMENTO
Os arredores do autódromo estavam muito bem policiados pela PM, GCM e CET. Andar a pé estava tranquilo e com sensação de segurança.
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VENDA DE INGRESSOS PARA O GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1 DE 2025 JÁ COMEÇARAM
Na esperança que os problemas ocorridos neste ano sejam resolvidos para a próxima edição do GP de São Paulo de Fórmula 1, programado para acontecer entre 7 e 9 de novembro de 2025, deixamos nosso canal aberto para que os organizadores, tanto do GP de São Paulo de Fórmula 1, como a empresa responsável pela comercialização dos bilhetes, façam suas ponderações acerca do que aconteceu no último fim de semana (marcos@terceirotempo.com.br).
Uma carga de oito mil ingressos começou a ser disponibilizada a partir da última segunda-feira (4) ao meio-dia, mas houve um problema sistêmico e a mesma será retomada nesta quarta-feira (6). Clique aqui e veja a matéria completa.
O CAMPEONATO
Após a etapa do último domingo (3), 21ª do calendário, Max Verstappen ampliou sua vantagem para Lando Norris para 62 pontos, restando duas etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
PRÓXIMA ETAPA
Após três etapas seguidas, Estados Unidos, em Austin, Cidade do México e São Paulo, a Fórmula 1 volta apenas no dia 23 de novembo, mas ainda em continente americano, para o GP de Las Vegas. A prova será disputada em um sábado. A pole na etapa de Las Vegas no ano passado foi de de Leclerc, em 1min32s726. Vertappen, que na ocasião igualou o número de triunfos de Vettel, foi o vencedor, seguido por Leclerc e Pérez. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas em 2023.
Depois, restarão duas outras etapas para o término da temporada, no Catar, esta com Sprint, e em Abu Dhabi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
PRÓXIMAS ETAPAS
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
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