por Marcos Júnior Micheletti
O italiano Enrico Albertosi, hoje aposentado, foi um dos mais emblemáticos goleiros do futebol italiano, tendo participado de quatro Copas do Mundo, 1962, 1966, 1970 e 1974. Ele foi reserva em 1962 e 1974 e titular em 1966 e 1970.
Natural da comuna de Pontremoli, região da Toscana, onde nasceu em 2 de novembro de 1939, Albertosi começou sua longeva trajetória na meta do Spezia, onde atuou entre 1957 e 1958.
Em seguida, dez anos defendendo o gol da Fiorentina, até 1968, quando se transferiu para o Cagliari, onde permaneceu até 1974, ano em que assinou contrato com o Milan, clube que defendeu até 1980, ano em que foi suspenso do futebol por dois anos, envolvido em um esquema de manipulação de resultados, que ficou conhecido na Itália como "Totonero".
Outro nome importante do futebol italiano também foi suspenso neste mesmo escândalo: o atacante Paolo Rossi (1956-2020), que foi o artilheiro da Itália na campanha vitoriosa de 1982, na Copa da Espanha.
Após a suspensão, Albertosi retomou sua carreira em 1982, aos 43 anos, pelo modesto Elpidiense, clube pelo qual encerrou sua trajetória nos gramados, em 1984.
Apesar do longo período atuando, Albertosi só sentiu a alegria de comemorar um título em 1968, quando foi campeão da Eurocopa, mas na condição de reserva de Dino Zoff.
ABAIXO, VÍDEO COM DIVERSAS DEFESAS DE ALBERTOSI, POR CLUBES E PELA SELEÇÃO ITALIANA, DO CANAL RÜSTAM BAYRAMOV, NO YOUTUBE
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Jogo das oitavas de final em 2018. Foto: DivulgaçãoFluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon