por Marcos Júnior Micheletti
O italiano Enrico Albertosi, hoje aposentado, foi um dos mais emblemáticos goleiros do futebol italiano, tendo participado de quatro Copas do Mundo, 1962, 1966, 1970 e 1974. Ele foi reserva em 1962 e 1974 e titular em 1966 e 1970.
Natural da comuna de Pontremoli, região da Toscana, onde nasceu em 2 de novembro de 1939, Albertosi começou sua longeva trajetória na meta do Spezia, onde atuou entre 1957 e 1958.
Em seguida, dez anos defendendo o gol da Fiorentina, até 1968, quando se transferiu para o Cagliari, onde permaneceu até 1974, ano em que assinou contrato com o Milan, clube que defendeu até 1980, ano em que foi suspenso do futebol por dois anos, envolvido em um esquema de manipulação de resultados, que ficou conhecido na Itália como "Totonero".
Outro nome importante do futebol italiano também foi suspenso neste mesmo escândalo: o atacante Paolo Rossi (1956-2020), que foi o artilheiro da Itália na campanha vitoriosa de 1982, na Copa da Espanha.
Após a suspensão, Albertosi retomou sua carreira em 1982, aos 43 anos, pelo modesto Elpidiense, clube pelo qual encerrou sua trajetória nos gramados, em 1984.
Apesar do longo período atuando, Albertosi só sentiu a alegria de comemorar um título em 1968, quando foi campeão da Eurocopa, mas na condição de reserva de Dino Zoff.
ABAIXO, VÍDEO COM DIVERSAS DEFESAS DE ALBERTOSI, POR CLUBES E PELA SELEÇÃO ITALIANA, DO CANAL RÜSTAM BAYRAMOV, NO YOUTUBE
Uma palavra a favor do torcedor. Por Odir Cunha
A eternidade dos ídolos nasce do amor da torcida. Foto: Fotojump/SP OpenAchados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Já classificada, seleção brasileira recebe o Chile no Maracanã; as formações
Saudade! Ubirajara Motta, um dos grandes goleiros brasileiros, completaria 89 anos
Achados & Perdidos: Pela Fiorentina, Sócrates enfrentava o Corinthians há 41 anos
F1: Hamilton comanda 1-2 da Ferrari em Monza e anima os tifosi para o GP da Itália
Parabéns, Breitner! Um dos mais completos jogadores da Alemanha comemora 74 anos
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
As lições do atrevido Mirassol. Por Odir Cunha
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid