Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Como de costume nessas Eliminatórias, contra a seleção peruana, o Brasil venceu, mas, mesmo assim, garantiu uma ótima noite de sono aos que acompanharam o duelo até o fim. 

Nossa, gente, como é chato assistir à sele-sono de Tite jogando, francamente…

Bem, mas o que deu o que falar, para variar, foi a declaração de Neymar após os 2 a 0 do escrete canarinho diante dos peruanos. 

O desabafo foi feito ao ótimo repórter Eric Faria, da Rede Globo. 

"Estou muito feliz. Não sei mais o que faço com essa camisa para a galera respeitar o Neymar”, desabafou. 

Ora, Neymar, logo você, que vive desdenhando e encarando com olhar de desprezo os beques, árbitros e bandeirinhas do mundo inteiro - como, inclusive, fez com muitos peruanos ontem -, falando sobre respeito?

Umas das primeiras lições que aprendemos em nossas vidas, que ouvimos à exaustão de nossos pais, é “respeite para ser respeitado”. 

E você, francamente, faz exatamente o oposto. 

Ninguém sente prazer em te criticar.

Muito menos tem gente te perseguindo na imprensa. 

Pelo contrário, todo mundo tem até boa vontade com o melhor jogador brasileiro dos últimos tempos. 

Vibramos quando você está centrado, pega a bola, vai para cima dos zagueiros e marca um golaço. 

Mas é que você dá motivo para receber comentários negativos quase que semanalmente. 

Acontece que, na crônica esportiva, você vai encarar a realidade nua e crua.

E não a “realidade paralela” que seus “parças" e sua família tentam criar para te agradar. 

Claro que você tem todo o direito de viver a sua vida como bem entender. 

Zombe de zagueiros, exagere nas férias, se envolva em polêmicas das mais variadas...

Mas, depois, não adianta chorar em rede nacional dizendo que “não sabe o que fazer para a galera respeitar”. 

 

****************************************************

Saudade: Há dois anos morria Andrada, goleiro que sofreu o milésimo gol de Pelé

Andrada, goleiro argentino que estava na meta do Vasco da Gama no dia em que Pelé fez seu milésimo gol, morria há exatamente um ano, aos 80 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. Ele estava em sua cidade natal, Rosário.

Edgrdo Norberto Andrada, que nasceu em 2 de janeiro de 1939, começou sua carreira profissional pelo Rosário Central em 1960, permanecendo no clube argentino até trasferir-se para o Vasco da Gama, em 1969.

Depois de defender o Cruzmaltino, Andrada foi goleiro de outro clube brasileiro, o Vitória-BA (1976) para depois retornar ao futebol argentino pelo Colón, onde permaneceu entre 1977 e 1982, ano em que encerrou sua carreira.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ANDRADA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE AQUI e veja uma matéria especial sobre o milésimo gol de Pelé, sofrido por Andrada em 19 de novembro de 1969, no Maracanã.
 
****************************************************
 
F1: Bottas anuncia contrato com a Alfa Romeo a partir da próxima temporada
 

Confirmando aquilo que se desenhava após o anúncio da retirada de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) da Fórmula 1 ao término desta temporada, seu compatriota, o finlandês Valtteri Bottas, que desde 2017 é piloto da Mercedes, divulgou que será piloto da Alfa Romeo com vínculo a partir de 2022 "e além", como ele frisou em sua mensagem na nota divulgada pela Alfa Romeo nesta segunda-feira (6).

Agora, espera-se a óbvia confirmação de que George Russell, atualmente na Williams, seja o substituto de Bottas na Mercedes para o próximo ano, formando uma dupla integralmente britânica no time de Brackley.

"Um novo capítulo na minha carreira de corrida está se abrindo: estou animado para ingressar na Alfa Romeo Racing ORLEN em 2022 e além, para o que será um novo desafio com um fabricante icônico. A Alfa Romeo é uma marca que dispensa apresentações, eles escreveram ótimas páginas da história da Fórmula 1 e será uma honra representar esta marca. O potencial da fábrica em Hinwil (Suíça) é claro e estou adorando a oportunidade de ajudar a liderar a equipe para frente no grid, especialmente com os novos regulamentos em 2022, dando à equipe a chance de dar um salto no desempenho. Sou grato pela confiança que a equipe depositou em mim e mal posso esperar para retribuir sua fé: estou mais faminto do que nunca para correr por resultados e, quando chegar a hora, por vitórias. Eu conheço Fréd [Vasseur, diretor-executivo da Alfa Romeo] bem e estou ansioso para conhecer o resto da equipe com quem vou trabalhar, construindo relacionamentos tão fortes quanto os que tenho na Mercedes. Estou orgulhoso do que conquistei em Brackley (cidade onde fica a Mercedes na F1) e estou totalmente focado em terminar o trabalho enquanto lutamos por outro campeonato mundial, mas também estou ansioso para os novos desafios que me aguardam no próximo ano", resumiu Bottas, que em 28 de agosto completou 32 anos.

CARREIRA

Bottas estreou na Fórmula 1 em 2013, pela Williams, dois anos depois de ter sido campeão da GP3, categoria de monopostos em que defendeu a Lotus ART.

Ele permaneceu no time então capitaneado por Frank Williams até 2016, período em que subiu nove vezes ao pódio, duas como segundo colocado e sete como terceiro.

A primeira vitória aconteceu em seu primeiro ano na Mercedes (2017), ocupando a vaga deixada pelo campeão de 2016, o alemão Nico Rosberg. Foi no GP da Rússia, em Sóchi. Ele ainda venceu mais duas corridas naquele ano (Áustria e Abu Dhabi), e fechou a temporada em terceiro lugar.

Desde então foram mais seis triunfos, totalizando nove em sua carreira. Ele ocupa o terceiro lugar no atual campeonato, com 123 pontos. Max Verstappen (Red Bull) lidera com 224,5, três pontos à frente de Lewis Hamilton (Mercedes), o segundo colocado.


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

****************************************************

Pelé segue internado após exames detectarem problemas de saúde

Após dar entrada na última terça-feira (31) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP, para exames de rotina, Pelé segue internado depois de alguns problemas de saúde terem sido descobertos pela equipe médica. O hospital deve revelar quais seriam esses problemas ainda nesta segunda-feira. 

Em contato com pessoas próximas ao Rei do Futebol, a equipe do Portal Terceiro Tempo não obteve maiores informações sobre o estado de saúde de Pelé. Todos afirmaram que preferem se pronunciar apenas após a nota oficial do Hospital Albert Einstein. 

Pelé deu entrada no hospital paulistano na tarde da última terça-feira (31). O Portal iG chegou a noticiar que o Rei do Futebol teria sido internado após sofrer um desmaio, o que foi prontamente desmentido pela assessoria de imprensa do Atleta do Século XX. 

Pelé completará 81 anos no próximo dia 23 de outubro. Nos últimos anos, o Rei tem tido dificuldades de locomoção por causa de problemas no quadril. 

 

****************************************************

Pelé passou por retirada de tumor no cólon: "Vou encarar com sorriso no rosto"

Maior nome do futebol em todos os tempos, Pelé foi submetido no último sábado (4), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP, a uma cirurgia para a retirada de um tumor no cólon direito. A lesão suspeita foi identificada durante exames de rotina, que foram iniciados na terça-feira da semana passada. O material passará agora por análise. 

"Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem e por permitir que o Dr. Fábio e o Dr. Miguel cuidem da minha saúde. No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana”, publicou Pelé em suas redes sociais. 

"Felizmente, estou acostumado a comemorar grandes vitórias ao lado de vocês. Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos”, completou o Rei do Futebol. 

Pelé deu entrada no Hospital Albert Einstein na última terça-feira (31). O Portal iG chegou a publicar que o Rei teria sido internado por causa de um desmaio, o que foi prontamente desmentido pela assessoria do Atleta do Século XX. 

 

****************************************************

Shana Tová! Comunidade judaica inicia os festejos de seu Ano Novo

A comunidade judaica inicia a partir da noite desta segunda-feira (6) as celebrações de seu ano 5.782, o Ano Novo Judaico, chamado de Rosh Hashaná. Os festejos pela data acontecem até o início da noite da próxima quarta-feira (8).

Saudando os amigos da enorme comunidade judaica, Milton Neves relembra com emoção as três vezes em que esteve em Israel, visitando lugares históricos, por ocasião de coberturas das Macabíadas.

CLIQUE AQUI E VEJA UMA PÁGINA ESPECIAL DE MILTON NEVES EM SUAS VIAGENS POR ISRAEL.

"Parabéns a todos os judeus pelo Rosh Hashaná! Estive em Israel em 1985, 1989 e 1993 e tenho um enorme carinho por todos os amigos que fiz, que muito me ajudaram. Cobri lá três Macabíadas pelo rádio e rodamos por todo o pequeno país. Tudo emocionante, em termos bíblicos, históricos e religiosos. Shaná Tová a todos vocês, da maravilhosa comunidade judaica! Em especial a Marcos ArbaitmanJack Terpins, Sami Sztokfisz, Raphael Horn, Ricardo SetyonFabinho Wasserstein e seus irmãos Henrique e Sérgio Luiz, Jaime Jovchelevich (o Jaimão)Israel Sapiro, e os saudosos Bernardo Goldfarb, Giba Stein e Sérgio Terpins. Aproveito esta data festiva para dar um conselho a todos aqueles que puderem: não morram sem conhecer Israel, Jerusalém e o Muro das Lamentações", comenta Milton Neves, que desde 1985 é sócio do clube A Hebraica.

ABAIXO, ALGUMAS FOTOS DAS VISITAS DE MILTON À ISRAEL NOS ANOS 80 E OUTRAS DO CLUBE "A HEBRAICA", EM EVENTO DE HOMENAGEM A JACK TERPINS, EM 2013

O que restou de um tanque sírio fabricado na antiga URSS jaz no Deserto da Judéia desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Milton Neves filmou seu interior e Márcio Bernardes também registrou o objeto bélico. Foto: arquivo pessoal de Milton Neves

Milton no Mar Morto, comprovando a salinidade mais intensa do mundo, que não permite que os corpos afundem. Foto: arquivo pessoal de Milton Neves

 

À época garoto-proganda da Le Coq Sportif, em 1989, Milton no Monte Massada, em Israel, com bela vista do bíblico Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra. Foto: arquivo pessoal de Milton Neves

 

O jornalista Ricardo Setyon ciceroneou Milton pelos mais belos lugares, como nesta imagem na tríplice fronteira entre Israel, Líbano e Síria. Junto aos dois está Rosamaria Santos, então esposa de Osmar Santos e mãe dos dois filhos do histórico narrador: Lívia e Vítor

Outra de 1989: Samuel Ferro, a saudosa Lenice Chame Magnoni Neves (1954 - 2020) e Milton Neves em Jerusalém. Ao fundo, o emocionante e fantástico Muro das Lamentações. Foto: arquivo pessoal de Milton Neves

 

Extenso vale cercado por colinas em Israel. Foto: Milton Neves

 

Em 1985, Milton e Fran Augusti no Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu por tratar-se da única relíquia do último templo. O Muro Ocidental é uma pequena parte da muralha, construída por Herodes no ano 20 a.C., ao redor do segundo Grande Templo

No ginásio da Universidade Federal de Tel Aviv, durante as Macabíadas de 1985. Em pé, o primeiro, da esquerda para a direita é Samuel Ferro, seguido por Milton Neves. O último é Fabinho, ex-craque do futsal. O quarto, agachado, da esquerda para a direita, é Sérgio Cshapiro

O jornalista Samuel Ferro e Milton Neves no topo de uma ruína em Massada, no sudoeste do Mar Morto, em 1989. Foto: arquivo pessoal de Milton Neves

Parte da delegação brasileira que foi à 15ª Macabiada Mundial. Em agosto de 1985, em frente à residência do saudoso corintiano Bernardo Goldfarb, no Morumbi: no alto, Mário Marinho do Jornal da Tarde e Paulo Adário do Jornal do Brasil. Na segunda fila, no alto, o segundo é Osmar Santos. Abaixo dele, Samuel Ferro e o barbudo Fran Augusti do Estadão. Os dois barbudos e mais altos são os irmãos gêmeos Sergio e Jack Terpins e Milton Neves está no pé da escada ao lado de Bernardo Golsfarb. Esse grupo fez parte da delegação de 485 pessoas do Brasil que participou da 15ª Macabíada Mundial em Israel, em 1985

Milton Neves na noite de 23 de maio de 2013, no clube "A Hebraica", dia em que Jack Terpins foi homenageado no clube pela comunidade judaica. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Jack Terpins e o amigo Milton Neves na noite de 23 de maio de 2013, no salão Marc Chagall, no clube "A Hebraica". Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Milton Neves, o Mestre de Cerimônia na noite de 23 de maio de 2013 no salão Marc Chagall, no clube "A Hebraica", quando Jack Terpins foi homenageado. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Na noite de 23 de maio de 2013, Milton Neves como Mestre de Cerimônia no evento realizado no clube A Hebraica em homenagem ao amigo Jack Leon Terpins. Foto: Marcos Júnior/Portal TT


CLIQUE AQUI E VEJA UMA PÁGINA ESPECIAL DE MILTON NEVES EM SUAS VIAGENS POR ISRAEL.

Placa de prata com a qual Jack Terpins foi agraciado na noite de 23 de maio de 2013, no clube "A Hebraica". Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ABAIXO, HOMENAGEM QUE MILTON NEVES FEZ À COMUNIDADE JUDAICA EM 2017

 

 

****************************************************

Achados & Perdidos: O dia em que o Palmeiras foi Seleção Brasileira e goleou rival sul-americano

Há exatos 56 anos, em 7 de setembro de 1965, na segunda partida realizada no Mineirão, inaugurado dois dias antes com a vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate (Argentina) por 1 a 0, gol de Buglê, o Palmeiras representou a Seleção Brasileira na goleada por 3 a 0 diante da Seleção do Uruguai.

O Palmeiras tinha um grande time e a antiga CBD, depois rebatizada para CBF, escolheu a equipe paulista para vestir a camisa canarinho para o confronto, com atuação impecável diante dos uruguaios em 7 de setembro de 1965.

Os dois primeiros gols aconteceram na etapa inicial, com Rinaldo (de pênalti, aos 27 minutos) e Tupãzinho, aos 35. Germano, aos 29 minutos do segundo tempo, fechou o placar para o belo time brasileiro representado pelos alviverdes de Palestra Itália, comandados pelo argentino Filpo Nuñez.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

BRASIL 3 X 0 URUGUAI

Local: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte (MG)
Data: 7 de setembro de 1965 (terça-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Público: 80.000 pagantes (aproximadamente)
Renda: Cr$ 49.163.125
Árbitro: Eunápio de Queiroz (RJ)
Assistentes: Cláudio Magalhães e Frederico Lopes (ambos do RJ)

GOLS: Rinaldo (pênalti), aos 27 minutos (primeiro tempo); Tupãzinho, aos 35 minutos (primeiro tempo) e Germano, aos 29 minutos (segundo tempo).

BRASIL: Valdir Joaquim de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Valdemar (Procopio); Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar), Ademir da Guia e Rinaldo (Dario). Técnico: Filpo Nuñes

URUGUAI: Taibo (Fogni); Cincuneguin (Brito), Manicera e Caetano; Nunez (Lorda) e Varela; Franco, Silva (Vingile), Salva, Douksas e Esparrago (Morales). Técnico: Juan Lopez.

No dia 6 de setembro de 1965, quando o Palmeiras embarcava para, um dia depois, entrar para a história ao golear a Seleção do Uruguai por 3 a 0. O Palmeiras vestiu sozinho a camisa da CBD no Mineirão, no dia 7 de setembro de 1965. O primeiro à esquerda, carregando duas bolsas, é o goleiro Valdir Joaquim de Moraes (atrás, o ponta Gildo, encoberto). Não identificada a pessoa que está ao lado de Odilon Sandoli (o calvo) em primeiro plano. Atrás estão Mário Moraes, Jordão Bruno Saccomani, Djalma Dias e Milton Peruzzi. Foto: Divulgação

 

Equipe do Palmeiras que representou a Seleção Brasileira em 7 de setembro de 1965. Na oportunidade, o Palmeiras-Brasil venceu o Uruguai por de 3 a 0. Em pé, da esquerda para a direita: o diretor Ferruccio Sandoli, Djalma Santos, Valdir Joaquim de Moraes, Waldemar Carabina, Dudu, o treinador Filpo Nuñez, Djalma Dias, Ferrari e um outro diretor do Verdão. Agachados: o mordomo Romeu, Julinho Botelho, Servílio, Tupãzinho, Ademir da Guia, Rinaldo e o massagista Reis. Foto: Divulgação

 



****************************************************

"Melhor companheiro de equipe com quem tive o prazer de trabalhar", diz Hamilton sobre Bottas

O heptacampeão Lewis Hamilton se manifestou publicamente através de sua página no Twitter sobre a saída de Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe na Mercedes, que em 2022 estará guiando um dos carros da Alfa Romeo, anúncio feito na última segunda-feira (6).

Juntos no time alemão desde 2017, Hamilton e Bottas ganharam os quatro últimos títulos de Construtores do time de Brackley. Nos três anos anteriores, entre 2014 e 2016, a Mercedes também conquistou o título entre as equipes, mas com Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

"Estou imensamente orgulhoso de ter trabalhado com o Valtteri Bottas nos últimos cinco anos. Juntos, somos parte de uma equipe que entregou quatro Campeonatos de Construtores e motivamos uns aos outros para continuar avançando nos altos e baixos. Ele tem sido o melhor companheiro de equipe com quem tive o prazer de trabalhar. Sua velocidade e resiliência têm sido impressionantes, mas onde você realmente se destaca para mim é o ser humano que você é. Você é maior do que imagina e sei que há um futuro brilhante pela frente. Obrigado Valtteri por todo o seu apoio e contribuições incríveis para esta equipe. Sentiremos a tua falta. Desejo a você tudo de melhor para seus esforços futuros. Vamos terminar com força e conseguir o oitavo título (de Construtores) para a equipe", ponderou Hamilton, que antes de trabalhar com Bottas dividiu boxes com Fernando Alonso, Heikki Kovalainen e Jenson Button na McLaren e com Nico Rosberg na Mercedes.

O lugar de Valtteri Bottas na Mercedes deverá, ao que tudo indica, ser ocupado pelo britânico George Russell, atualmente na Williams. A Alfa Romeo, por sua vez, não definiu quem será o companheiro de equipe de Bottas em 2022. O finlandês Kimi Raikkonen anunciou sua aposentadoria ao término desta temporada, e o italiano Antonio Giovinazzi, atual piloto do time italo-suíço, não está garantido para permanecer.

 


       

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

****************************************************

F1: Mercedes confirma George Russell para a próxima temporada

A Mercedes anunciou nesta terça-ferira (7) que George Russel, de 23 anos, será seu piloto em 2022 no Mundial de Fórmula 1, formando uma dupla integralmente britânica ao lado do heptacampeão Lewis Hamilton. A confirmação se dá exatamente um dia após a assinatura do finlandês Valtteri Bottas com a Alfa Romeo a partir do próximo ano. Bottas cumpre contrato com a Mercedes até o final de 2021.

Atualmente na Willliams, equipe que defende desde 2019, ano em que estreou na categoria, Russell guiou pela Mercedes no GP do Sakhir de 2020, substituindo Hamilton, quando este testou positivo para covid-19, terminando a prova em nono lugar após um erro da equipe na troca de pneus e ter largado na primeira fila, em segundo lugar.

George Russel chegou à Fórmula 1 com credenciais robustas, após os títulos da GP3 (2017) e Fórmula 2 (2018), nas duas vezes defendendo a ART Grand Prix. Em 2017 ele ingressou no programa de jovens pilotos da Mercedes, e desde então faz parte do time sediado em Brackley.

O prazo de vínculo de Russell com a equipe não foi revelado e, por enquanto, a Williams ainda não informou quem será seu substituto em 2022. Um dos cotados é o holandês Nick de Vries, que foi campeão da última temporada da Fórmula E, justamente pela Mercedes, que fornece motores à Williams.

Além da Mercedes, a AlphaTauri também divulgou nesta segunda-feira a renovação de contrato com sua atual dupla, o francês Pierre Gasly e o japonês Yuki Tsunoda.


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

****************************************************

A história de Benedito Dino, herói de Muzambinho!

Tristeza enorme no dia 13 de dezembro de 2011, quando Benedito Dino morreu, vítima de infarto, em Muzambinho, aos 83 anos de idade. Seu corpo foi velado no Velório Municipal e seu corpo sepultado no Cemitério de Muzambinho.

O homem que deu o primeiro microfone para Milton Neves soltar sua voz, recebeu do próprio Milton as seguintes considerações:
Senhores, aqui a história de um bom homem; político, eclético, sonhador, católico, eletricista, romântico, religioso, locutor, ator e diretor de teatro e que se tornou uma figura ímpar no sul de Minas Gerais.

Foi também "consertador" de geladeiras, fogões, máquinas de lavar-roupas, e muitos outros eletrodomésticos, seu ganha-pão.

Montou onze serviços de alto-falantes em Muzambinho-MG, todos voltados para angariar fundos para a Igreja São José.
Em um deles, revelou Milton Neves para o rádio e para o microfone qualquer um que estivesse passando pela calçada do "cinema da Irma" para testar o som. Por sorte, Milton Neves estava passando por ali.

Inaugurou em 1967 a primeira rádio da cidade, a extinta e saudosa Continental, ao lado dos amigos também sonhadores William Paes Lemos, Paulo Ferreira de Carvalho e do saudoso José Antonio de Araújo, irmão do médio-volante local Carlinhos "Murilo" (ele é fanático flamenguista e hoje vive em Campinas-SP, aposentado pela Petrobras) ou "Carlinhos "Boca-de-Véia.

José Antonio colocou o nome "Continental" na rádio por ter trabalhado por vários meses na Rádio Continental do Rio de Janeiro, como locutor excelente que era.

Benedito foi vereador, sempre adorou política e, como cuidava do som dos comícios, ficou "próximo" de nomes históricos como Getúlio Vargas (que inaugurou a Escola Federal Agrotécnica, em 1953), Bias Fortes, Juscelino Kubitschek, Benedito Valadares e até de Tancredo Neves, conforme as únicas fotos políticas recuperadas pelo nosso Portal de Memória.

Benedito Dino foi casado com dona Teresa desde 1951 e teve quatro filhos: o professor Edson, Romualdo (aposentado do Banco do Brasil), Francisco Dino Neto (dentista radicado em Santa Catarina) e Abraham Lincoln, falecido em Poços de Caldas-MG em 2008, vítima de câncer com apenas 45 anos.

"Linquinho", o primeiro operador de som de Milton Neves na Rádio Continental, em 1967, era funcionário do Banco do Brasil e deixou esposa e duas filhas.

Benedito Dino foi também "diretor de teatro a céu aberto" na zona rural e pelas ruas da cidade, confrme se verifica em seu enorme acervo de fotos.

E foram sempre encenações com motivos religiosos, natalinos e envolvendo sua maior paixão: o Império Romano! (tanto que se "fantasiava" até de soldado romano, como pode-se ver em sua galeria de fotos).

Não bastasse o talento artístico, Dito Dino também foi inventor.
 
Pelos idos de 1948, provavelmente após ter lido na mitologia grega a história de Dédalo, que construiu asas para que seu filho Ícaro voasse da Ilha de Creta, resolveu construir asas para sobrevoar Muzambinho e chegar em Guaxupé...

Munido de canos de zinco, arame, madeira e panos, foi o precursor das "asas deltas".

Assim que o protótipo ficou pronto, após suadas horas de trabalho, tomou um "galeio" e em desabalada corrida saltou do "Chico Pedro", um barranco de três metros de altura.

Caiu em um matagal, no meio de "arranha gato" e "assa-peixe". A história, verdadeiríssima, virou uma espécie de lenda na cidade, mas Benedito Dito se orgulhava e garantia:
 
"Eu sou o inventor da asa delta".

Grande Benedito Dino, o homem que me abriu as portas da comunicação!
Deus te pague, Dito Dino!
 

Clique aqui e veja o saudoso Abraham Lincoln Dino, filho de Benedito Dino na seção "Que Fim Levou?"

Clique aqui e veja Romualdo Dino, filho de Benedito Dino na seção "Que Fim Levou?


Clique aqui e veja Édson Dino, outro filho de Benedito Dino na seção "Que Fim Levou?.

 

****************************************************

Morre Vilela, ex-zagueiro da Portuguesa, um dos grandes marcadores de Pelé

Morreu nesta terça-feira (7) o ex-zagueiro Vilela, que marcou época na Portuguesa ao lado de Ditão, Ipojucan, Ivair e o goleiro Félix, em São Lourenço-MG, onde era dono de uma lotérica. 

Experientes profissionais, como Basílio e Servílio, dizem que Vilela foi uma das pessoas mais éticas que tiveram o prazer de conhecer. Vilela, se quisesse, poderia ter sido padre, brincava o ex-atacante Servílio.

Vilela foi treinado por Aimoré Moreira e viveu uma fase gloriosa na Lusa do Canindé.

 

****************************************************

Ao escolher Carille, Santos comete o mesmo erro do Timão com Tiago Nunes. Por @TufanoSilva

Com a zona de rebaixamento cada vez mais próxima, com o agravante da dura derrota para o Cuiabá no último sábado (3), achei justa a demissão de Fernando Diniz do cargo de treinador do Santos. Nas mãos do jovem técnico, o time praiano não mostrava evolução, insistia em estratégias que não davam resultado e via a cada rodada a sua confiança diminuir. 

Então, com a saída de Diniz, passei a imaginar alguns nomes que poderiam dar jeito neste frágil Santos. Para mim, Dorival Júnior e Guto Ferreira seriam opções interessantes. Mas principalmente Dorival, que conhece o DNA santista e sabe muito bem trabalhar com equipes limitadas. 

Por isso, me pegou de surpresa a notícia de que a direção santista, com aval do Comitê Gestor, teria escolhido para substituir Diniz o ex-corintiano Fábio Carille. Nada contra o profissional que, inclusive, com uma equipe limitadíssima, conseguiu fazer o melhor primeiro turno da história do Brasileiro com o Timão, em 2017. 

Mas o estilo de jogo de Carille é o oposto do que se espera do Santos. O Peixe, ganhando ou perdendo, tem como estilo jogar para frente. Levar três e marcar quatro em seus rivais. E não “estacionar um ônibus” na frente de seu goleiro para tentar vencer a partida em um contra-ataque vadio. 

Portanto, para mim, ao escolher Carille, a diretoria santista está cometendo o mesmo erro do Corinthians quando contratou Tiago Nunes. Não se muda o estilo de jogo de uma equipe trocando apenas o técnico. O elenco vai sentir e a tendência é que a situação na Baixada, por incrível que pareça, fique ainda pior. 

 

****************************************************

Olhos no retrovisor: Charles Leclerc, há dois anos, vencia seu segundo GP na F1, em Monza

Uma semana depois de vencer pela primeira vez na Fórmula 1, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) vencia pela segunda vez na categoria, desta vez o GP da Itália, em Monza, disputado em 8 de setembro de 2019, para delírio dos milhares de torcedores que compareceram ao tradicional circuito.

Leclerc, que segue como piloto da Ferrari, hoje tendo como companheiro de equipe o espanhol Carlos Sainz Jr, ocupa o quinto lugar no campeonato, com 92 pontos, 3,5 à frente de Sainz. A liderança do Mundial de 2021 é de Max Verstappen, com 224,5 pontos.

Após largar na pole, Leclerc teve que lidar com o ímpeto de Lewis Hamilton, que buscou a liderança após a primeira parada de pneus, mas o monegasco resistiu bem, mesmo com pneus menos aderentes, a ponto de tomar uma advertência por uma leve mudança de trajetória ao final da grande reta, na freada da chicane.

Mas Hamilton também cometeu um erro, maior ainda que o de Leclerc, e perdeu mais tempo, perdendo o segundo lugar para Bottas, que no final ainda tentou o bote sobre Leclerc mas também foi afoito e permitiu que Leclerc vencesse sua segunda corrida na F1, de forma consecutiva, após o trinfo na Bélgica.

Assim, no pódio, Leclerc no degrau mais alto, seguido por Bottas e Hamilton.

Os dois carros da Renault vieram na sequência, com Ricciardo e Hulkenberg. Depois deles, Albon, fechando a lista dos seis primeiros colocados.

Falando em GP da Itália, esta será a próxima etapa do campeonato, no próximo fim de semana, que terá a corrida sprint no sábado (11) e o GP no domingo (12).

GP DA ITÁLIA - MONZA - 14ª ETAPA DO MUNDIAL DE F1 EM 2019

 



  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

****************************************************

Achados & Perdidos: Milton Neves narrando a final do Campeonato Metropolitano de Futsal em 1991

Então pela Jovem Pan TVMilton Neves narrou em 1991 a final do Campeonato Metropolitano de Futsal entre Palmeiras e Banespa, duas grandes forças da modalidade naquele momento.

O confronto aconteceu no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, praticamente tomado pela torcida alviverde.

O Palmeiras precisava do empate para sagrar-se campeão, o que acabou acontecendo.

Miral, ex-jogador de futsal, comentou a partida ao lado de Milton Neves, após este mencionar o saudoso Sorage (1950 - 2017), que havia estado com ele um pouco antes do início da partida.

As reportagens foram de Flávio Prado e João Antonio de Carvalho.

ABAIXO, O VÍDEO COMPLETO DA FINAL ENTRE PALMEIRAS E BANESPA PELO CAMPEONATO METROPOLITANO DE FUTSAL DE 1991 (CANAL WEB FUTSAL)

 

****************************************************

O Corinthians precisa do criticado Roni mais do que imaginava. Por @TufanoSilva

Para quem apenas ficou sabendo do resultado do jogo de ontem, a afirmação pode soar um tanto quanto exagerada. Mas a verdade é que o Corinthians saiu no lucro com o empate diante do Juventude na Neo Química Arena, com a belo gol marcado pelo estreante Róger Guedes, de falta, já aos 40 minutos do segundo tempo. 

É que o time gaúcho verdadeiramente mandou no jogo. Para todos os lugares que a câmera apontava, você via um ou dois jogadores corintianos para quatro atletas visitantes. A equipe de Sylvinho, que vinha se recuperando muito bem no campeonato, levou um baile no quesito intensidade com a escalação desde o início de Giuliano e Renato Augusto, dois dos seus grandes reforços para a temporada. 

Acontece que o tempo é implacável. E os dois bons meias já não têm condições físicas de marcar intensamente como o futebol atual pede. Do meio para frente, o Timão até que funcionou bem. Mas a defesa ficou exageradamente exposta, e o Juventude só não marcou mais gols por incompetência de seus atacantes. 

E como resolver tal problema? Para mim, é preciso colocar Roni (pode até ser também Xavier ou Cantillo) ao lado de Gabriel. Aí, em um primeiro momento, enquanto Renato Augusto ainda melhora sua forma física, é possível manter o esquema 4-3-3 colocando o ex-atleta do futebol chinês no segundo tempo e mantendo Giuliano desde o início. 

Aí, quando Renato Augusto estiver 100% fisicamente, uma boa saída pode ser mudar o esquema. Escalar do meio para frente Gabriel, Roni, Renato e Giuliano; Willian e Róger Guedes. 

Bem, mas a questão é que o futebol da vida real não é como no videogame. Você precisa ter alguém para fazer o “jogo sujo”. E o Corinthians demonstrou diante do Juventude que precisa mais do aguerrido Roni mais do que imaginava. 

 

****************************************************

Carille é a antítese do futebol santista e mostra o desespero por resultado imediato. Por: @lucas_creis

Por diferentes motivos, Fernando Diniz não deu certo no Santos. Demitido no último domingo (5), o agora ex-treinador alvinegro já foi substituído na Vila Belmiro e para isso o Peixe foi na direção oposta daquilo que Diniz pensa de futebol. Fábio Carille é o nome escolhido pela direção santista e assinou contrato até dezembro de 2022.

Ainda que seja um treinador de bom nível e que já tenha mostrado a capacidade de montar times competitivos em seu trabalho no Corinthians, Carille é a antítese do futebol santista. Goste-se ou não de suas ideias, o treinador tem uma filosofia de jogo oposta daquela que o Santos se acostumou nas últimas duas décadas, que, na maior parte do tempo, foi de futebol mais ofensivo.

Essa característica se acentuou nos últimos dois anos e meio, quando o clube da Vila Belmiro teve Jorge Sampaoli, Cuca, Ariel Holan e Fernando Diniz no comando da equipe. Uns mais, outros menos, mas todos treinadores ofensivos.

Claro que é difícil avaliar o trabalho de Carille na Arábia Saudita e afirmar como sua equipe, o Al Ittihad, jogava. Mas pelo que o apresentou no Corinthians, a ideia de jogo é mais baseada numa defesa fortalecida e na montagem de um time mais reativo. E, óbvio, o técnico pode chegar ao Peixe e mostrar grande repertório ofensivo.

Contratar o ex-corintiano mostra que o Santos tem como preocupação, talvez quase um desespero, por resultados imediatos. O time não vence há seis jogos somando Brasileiro, Copa do Brasil e Brasileirão e está próximo da zona de rebaixamento no campeonato nacional. Ao buscar Carille, a direção santista mostra que hoje o que vale mais é ganhar, independente de qual seja a proposta de jogo e a filosofia colocada em campo.

Uma questão importante a se considerar é o elenco santista: após perder peças importantíssimas no primeiro semestre, as últimas delas Kaio Jorge e Luan Peres, o Peixe foi ao mercado e se reforçou com jogadores indicados por Fernando Diniz, com características que se encaixam nas ideias do ex-treinador e que aceitaram as ofertas alvinegras justamente para trabalhar com o profissional demitido.

Diante disso, o Peixe terá elenco com características para se encaixar as ideias de Fábio Carille? O time da Vila Belmiro não tem hoje, por exemplo, um volante de marcação em seu elenco depois da saída da Alison.

Fato é que a direção santista foi conservadora e diante da necessidade de “estancar a sangria”, buscou um treinador capaz de fortalecer a equipe defensivamente. O torcedor aceitará as ideias mais “retranqueiras” de Carille? Bom, ouso dizer que o torcedor quer vencer. Se será chutando uma vez no gol e com 10% de posse de bola, não importa. Especialmente quando a fase não é boa e o Z4 se aproxima, o torcedor quer os três pontos e nada mais.

 

****************************************************

Relembre emocionante entrevista de Dudu Braga a Milton Neves; filho de Roberto Carlos morreu nesta quarta

Morreu na tarde desta quarta-feira (8), aos 52 anos, em São Paulo-SP, o produtor musical Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos. Dudu lutava contra um câncer no peritônio (membrana que envolve a parede abdominal). O produtor deixa a esposa Valeska, com quem foi casado por 17 anos, e uma filhinha de quatro anos. 

No dia 18 de abril de 2021, Dudu participou do “Domingo Esportivo Bandeirantes” e conversou por quase uma hora com o apresentador Milton Neves. Durante o bate-papo, os dois se emocionaram com “Detalhes" e com “As Flores do Jardim de Nossa Casa”, dois grandes sucessos de Roberto Carlos que embalaram o início do relacionamento do casal Milton e Lenice (falecida em 30 de agosto de 2020). 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo: 

 

****************************************************

Neto, 55 anos! Relembre cinco golaços do aniversariante de hoje!

Paulista de Santo Antônio de Posse, José Ferreira Neto, o Neto, um dos maiores ídolos da torcida corintiana, completa 55 anos nesta quinta-feira, 9 de setembro.

Hoje comentarista e apresentador da Band e BandSports, o "Xodó da Fiel", canhnoto que vestiu a camisa 10 dos quatro grandes clubes do futebol paulista,  foi um dos mais exímios cobradores de falta de todos os tempos, temido pelos goleiros.

Que o diga Gilmar Rinaldi...

O então goleiro rubro-negro, apesar do enorme esforço, não conseguiu impedir o golaço de Neto da intermediária em 5 de maio de 1991, na vitória do Corinthians contra o Flamengo no Maracanã por 3 a 2, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. 

SELECIONAMOS ALGUNS GOLAÇOES DE NETO, COMEÇANDO JUSTAMENTE POR ESTE, CONTRA O FLAMENGO

Jogando pelo Guarani, clube onde começou sua carreira, em 1984, Neto marcou um dos mais lindos gols de sua carreira, justamente diante do Corinthians, na primeira partida da final do Paulistão de 1988, no Morumbi. Neto, que adorava ficar olhando o saudoso Jorge Mendonça cobrar faltas nos treinos do Bugre, desta vez fez um gol com a bola em movimento, de bicicleta., e com o pé direito. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Corinthians acabou campeão naquele ano, vencendo a final em Campinas, com  gol de Viola, na prorrogação. VEJA ABAIXO

Bem, mas se Neto marcou um gol de bicicleta contra seu clube de coração, quando defendeu o Timão conseguiu um feito semelhante, e contra o Guarani, em 1992, empate em 1 a 1 no Pacaembu. E, assim como contra o Corinthians, também o fez com o pé direito. Na comemoração, tirou a camisa e acabou expulso pelo árbitro Ilton José da Costa. VEJA ABAIXO

Em 1990, ano da conquista do Campeonato Brasileiro, primeiro do Corinthians, dois gols importantíssimos de Neto nos jogos que antecederam a final diante do São Paulo, contra o Atlético-MG e Bahia, respectivamente. VEJA ABAIXO.

CONTRA O ATLÉTICO-MG

CONTRA O BAHIA

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NETO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

 

 

****************************************************

Olhos no retrovisor: Michael Schumacher deixava hospital há sete anos

Há exatos sete anos, a assessora de imprensa de Michael Schumacher, Sabine Kehm, anunciava que o ex-piloto de Fórmula 1 estava deixando o hospital suíço de Lausanne pra continuar o tratamento em sua casa, também na Suíça, na cidade de Gland.

Schumacher foi hospitalizado no dia 29 de dezembro de 2013, dia em que sofreu um gravíssimo acidente enquanto esquiava nos Alpes Franceses, em Méribel. Ele bateu a cabeça contra um pedra. Inicialmente ele foi internado no Hospital de Grenoble, onde ficou até 16 de junho de 2014. 

Depois deste período na França, Schumacher foi transferido para uma clínica de recuperação em Lausanne, na Suíça, onde permaneceu justamente até 9 de setembro de 2014, para seguir sob cuidados médicos domiciliarmente.

A DECLARAÇÃO DE SABINE KEHM, ASSESSORA DE MICHAEL SCHUMACHER, EM 9 DE SETEMBRO DE 2014

"A recuperação de Michael vai ocorrer em sua casa. Considerando as severas lesões que ele sofreu, ele teve um progresso durante os últimos meses e semanas. Ainda há, entretanto, uma caminhada longa e difícil pela frente. Queremos mostrar nossa gratidão a todo o time do CHUV Lausanne pelo competente trabalho. Nós pedimos que a privacidade da família de Michael continue a ser respeitada e que as especulações sobre seu estado de saúde sejam evitadas", disse Sabine Kehm na ocasião.

Sabine Kehm, assessora de Michael Schumacher. Até hoje, nenhum detalhe relevante sobre o estado de saúde do ex-piloto. Foto: Divulgação

SEU ESTADO DE SAÚDE

Até hoje, desde o acidente, nenhuma informação mais detalhada sobre o real estado de saúde do heptacampeão mundial de F1 foi divulgada, nem por sua assessoria, familiares ou amigos mais próximos que o visitaram, seja durante o período em que esteve hospitalizado ou em sua mansão na Suíça. Entre aqueles que viram Michael Schumacher com maior proximidades estão o brasileiro Felipe Massa e o francês Jean Todt, atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ex-chefe de Michael na Ferrari.

Em outubro de 2020, Elisabetta Gregoraci, ex-esposa de Flavio Briatore (que foi chefe de Michael na Benetton), disse que o ex-piloto não fala e sua comunicação é feita apenas com os olhos. As revelações foram feitas na versão italiana do "Big Brother", e ela ainda acrescentou que Michael Schumacher e sua família residem na Espanha, na Ilha de Mallorca, em uma mansão que pertenceu a Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid. A família Schumacher vivia em outra mansão, em Glend, na Suíça, que foi colocada à venda.

Em agosto de 2021, em entrevista ao jornal alemão "Bild", Jean Todt falou sobre Michael Schumacher e o papel importante da esposa do ex-piloto para que ele pudesse sobreviver. 

"Passei muito tempo com Corinna desde o acidente em 29 de dezembro de 2013. Ela é uma mulher maravilhosa, que lidera a família. Graças ao trabalho dos médicos e de Corinna, que queriam que ele sobrevivesse, Michael realmente sobreviveu, embora com consequências", ponderou Jean Todt, dando a entender que Schumacher esteve em situação realmente delicada e a esposa tenha sido fundamental em uma decisão médica pela sobrevida do marido. Todt ainda disse ter esperança em uma melhora na situação do ex-piloto.

"No momento, estamos lutando justamente contra essas consequências. Esperamos que a situação melhore, ainda que aos poucos. “E sete anos e oito meses após o acidente Schumacher ainda tem que lutar para recuperar a estabilidade, com a certeza de que sua família e amigos continuarão a lutar com ele", concluiu o Todt, que foi chefe da Ferrari na Fórmula 1 durante todo o tempo em que o alemão competiu pela equipe italiana.

ALGUMA PISTA NO DOCUMENTÁRIO QUE SERÁ LANÇADO EM BREVE?

O próximo dia 15 de setembro poderá elucidar algumas dúvidas sobre o real estado de saúde de Michael Schumacher. Pelo menos esta é a expectativa, pois nesta data será lançado o documentário "Schumacher", pela Netflix, em uma produção da alemã A B|14 Film. 

Na última segunda-feira (8), em uma prévia de lançamento, foi divulgado um trecho, exibido no programa Télé-Loisirs, com um depoimento de Corinna.

“Nunca culpei Deus pelo que aconteceu. Foi só azar, já que podia ter acontecido com qualquer um. É claro que sinto falta dele todos os dias, mas não sou a única a sentir falta dele. As crianças, a família, o pai dele, todos ao redor. Todos sentem falta de Michael”, comentou a esposa de Michael Schumacher, que arrematou.

“Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael. Estamos vivendo nossas vidas. Aquilo que é ´privado é privado´, como ele sempre disse, e é muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada o máximo possível”, ponderou Corinna.

Mansão da família Schumacher em Gland, na Suíça, onde o ex-piloto morou. Foto: Divulgação

 

De acordo com Elisabetta Gregoraci, ex-esposa de Flavio Briatore, Michael Schumacher atualmente reside com a família nesta mansão em Mallorca, na Espanha. O imóvel pertenceu a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. Foto: Reprodução

O ACIDENTE

Schumacher sofreu um gravíssimo acidente em 29 de dezembro de 2013, esquiando nos Alpes Franceses, na estação de esqui de Méribel, quando bateu sua cabeça contra uma pedra. O ex-piloto foi levado de helicóptero a um hospital próximo à estação de esqui, e depois foi transferido para um outro, na cidade de Grenoble, na França, onde foi internado em estado de coma. Ele utilizava um capacete, mas sofreu um traumatismo craniano que o levou a uma cirurgia de emergência e uma segunda intervenção, ambas para redução da pressão intracraniana.

O alemão Michael Schumacher, com passagens por Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes, conquistou sete títulos mundiais na Fórmula 1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), vencendo 91 corridas e conquistando 68 poles.

Resgate de Michael Schumacher em 29 de dezembro de 2013, nos Alpes Franceses. Foto: Divulgação

FAMÍLIA

Michael Schumacher, atualmente com 52 anos, Michael teve um único casamento, com Corinna Betsch Schumacher. Da união, nasceram os dois filhos: Gina-Maria, atualmente com 24 anos, e Mick Schumacher, de 22 anos, piloto da Haas na F1.

ABAIXO, VÍDEO DE MICK SCHUMACHER, FILHO DE MICHAEL SCHUMACHER, ANDANDO EM SPA-FRANCORCHAMPS NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2017 COM A BENETTON UTILIZADA POR SEU PAI NA TEMPORADA DE 1994, ANO EM QUE CONQUISTOU O PRIMEIRO DE SEUS SETE TÍTULOS NA F1


Mick Schumacher, filho de Michael, em 27 de agosto de 2017, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, guiando a Benetton-Ford com a qual seu pai foi campeão em 1994. Foto: Divulgação

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DE MICHAEL SCHUMACHER NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

****************************************************

Morre Jota Alves, ex-ponta do América de Rio Preto

Ex-ponta-direita do América de Rio Preto, da Portuguesa e do América do Rio, Jota Alves morreu na noite da última terça-feira (7), aos 79 anos, vítima de infarto. Jota estava internado há dias em São José dos Campos-SP, logo após uma endoscopia diagnosticá-lo com câncer no estômago.

Jota Alves iniciou sua carreira na Portuguesa, teve passagens pelo Arapongas (Paraná), pelo América do Rio e pela Seleção Paulista Juvenil, mas teve a melhor fase de sua carreira mesmo no América de Rio Preto nos anos 60 e 70.

Em São José dos Campos, o araraquarense Jota vivia ao lados de três filhos (Claudinei, Adriana e Luciana) e de três netos (Mariana, Bruno e Nathalia).

 

****************************************************

Parabéns, Tomires! Ídolo do Comercial completa 76 anos

O jauense Tomires, ex-goleiro que brilhou no Comercial de Ribeirão Preto, completa 76 anos nesta quinta-feira (9).

Antonio Carlos Milano, o simpático Tomires, foi registrado seis dias depois, dia 15, por isso sempre comemora seu aniversário na data efetivamente correta.

Depois de iniciar profissionalmente pelo XV de Jaú, Tomires passou pela Penapolense antes de chegar ao Comercial, onde ainda teve um período de empréstimo ao Ituveravense para depois regrassar ao time de Ribeirão Preto, onde deixou ninguém menos que Emerson Leão no banco de reservas.

Entre as boas recordações de Tomires, a ilustre companhia que teve de Afonsinho no período em que atuou pelo XV de Jaú e, ainda pelo time da cidade, no jogo inaugural do Estádio Orlando Ometo, em Igaraçu do Tietê, distrito de Barra Bonita, enfrentando o Palmeiras, que à época era comandado pelo treinador argentino Filpo Nuñez (1920-1999).

Apesar da derrota para o fortíssimo time alvivede (por 5 a 2), este é um dos jogos mais vivos na memória de Tomires, que é casado e tem três filhos (Júnior, Fabrícia e Bianca) e três netos (Luan, Arthur e Bruno), e segue ligado ao Comercial de Ribeirão Preto, onde trabalha como secretário do Conselho Administrativo.

 

**************************************************** 

TikTok e Instagram lideram o crescimento nas redes sociais dos clubes de futebol no Brasil

Na edição de setembro do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca a soma de 2,2 milhões de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados durante o mês de agosto. Este é o segundo melhor resultado de 2021, atrás apenas de março com 2,6 milhões de inscrições. Destacam-se: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e São Paulo. Juntos, foram responsáveis por mais de 1,5 milhão de inscrições, ou 68% do total entre todos os clubes no último mês.

TikTok e o Instagram foram as plataformas protagonistas na aquisição de novas inscrições aos times de futebol no Brasil. Em agosto/21, cada uma obteve participação de 38% nas mais de 2,2 milhões de novas inscrições nos perfis oficiais dos 50 clubes monitorados no estudo. O mesmo ocorreu nos últimos 5 meses em que, em média, 75% das novas inscrições tiveram como origem uma das duas plataformas.

Flamengo mantém a liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou próximo de 740 mil novas inscrições em seus canais oficiais e se aproxima da marca dos 42 milhões de inscrições em suas plataformas oficiais. Mais de 70% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram (32%) e no TikTok (41%). O clube liderou o crescimento mensal em todas as cinco plataformas monitoradas no último mês, e ultrapassou os 11 milhões de seguidores no Instagram e os 8 milhões de seguidores no Twitter, onde lideram entre os clubes de futebol do País.

Corinthians registrou o segundo melhor resultado do último mês ao somar mais de 312 mil novas inscrições no combinado de suas contas. No último mês quase 80% do desempenho corintiano foi concentrado em seus perfis oficiais no Instagram (47%) e TikTok (32%). O “Timão” obteve o segundo melhor desempenho no Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Com este desempenho, o clube ultrapassou a marca dos 26 milhões de inscritos em seus perfis oficiais.

Palmeiras fecha o pódio ao registrar o 195 mil inscritos no combinado de suas redes ao longo do mês de agosto. Quase 85% do crescimento alviverde foi concentrado em seus perfis oficiais no TikTok (51%) e Instagram (23%). O “Verdão” esteve entre os cinco maiores resultados em todas as plataformas.

Atlético Mineiro somou próximo de 150 mil novos inscritos e assegurou o quarto melhor desempenho em agosto. O “Galo”, estreante entre os 5 melhores resultados mensais em 2021 também obteve outra marca importante, o clube ultrapassou a marca dos 8 milhões de inscrições no combinado de seus perfis oficiais. Entre os 10 clubes com as maiores bases digitais, foi o que mais cresceu, proporcionalmente, no último mês.

São Paulo obteve o quinto maior crescimento ao somar cerca de 125 mil novas inscrições, resultado praticamente idêntico a julho/21. 64% do desempenho são-paulino no último mês teve origem em suas bases de seguidores no Instagram (39%) e no TikTok (25%).

Athletico Paranaense também merece destaque ao ultrapassou a marca dos 3 milhões de inscritos na soma de inscrições de seus perfis oficiais. Atualmente o “CAP” está na 16ª posição nacional, entre os maiores representante da região Sul do País, ao lado de Grêmio (6º), Internacional (10º) e Chapecoense (11º).

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Obs.: a conta oficial do Íbis no Facebook está temporariamente suspensa e não será contabilizada no estudo até que seja restabelecida pela plataforma.

 

**************************************************** 

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno lança plataforma de NFT

Em coletiva realizada de forma virtual nesta quinta-feira (9), o piloto Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car e vencedor de títulos e corridas em muitas outras categorias, lançou uma plataforma de NFT em parceria com a empresa OnePercent, desenvolvida pela Rarum Motorsports.

A marca reunirá ítens colecionaveis digitais registrados em blockchain, contemplando fotos de momentos históricos do piloto, vídeos e troféus, entre outros, que estarão disponíveis ao público após a próxima etapa da Stock Car, marcada para Goiânia nos dias 18 e 19 de setembro.

Cacá Bueno vem interagindo cada vez mais com o público através das mídias sociais, incluindo um recém-lançado canal no YouTube, e agora aprofunda esta relação.

“Ao longo de minha carreira, vivi momentos especiais e inigualáveis, mas nunca estive sozinho. O apoio dos torcedores sempre foi fundamental em cada conquista. Nada mais justo do que retribuir a parceria com representações digitais que são únicas e exclusivas desses momentos de uma história vitoriosa”, disse Cacá Bueno durante o encontro com jornalistas das áreas de automobilismo e digital.

Co-fundador da OnePercent, Fausto Vanin destacou a responsabilidade ambiental da empreitada com Cacá Bueno, pois todos os ativos digitais são sustentáveis e serão compensados com créditos de carbono.

“Está no DNA da OnePercent desenvolver soluções em blockchain atreladas à geração de impacto ambiental positivo. A Rarum está aberta e preparada para fazer a gestão dos produtos em NFT de Cacá Bueno com responsabilidade ambiental e com uma experiência de compra personalizada para os fãs”, ponderou Vanin.

Aos 45 anos, Cacá Bueno atualmente é piloto da Crown Racing na Stock Car, equipe sediada no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), e também disputa outros dois certames: o Império Enduance Brasil e o Porsche Endurance Series.


  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

**************************************************** 

Gustavo Kuerten, o Guga, completa 45 anos! Relembre os momentos finais de Roland Garros/97

Tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), Gustavo Kuerten, o Guga, completa 45 anos nesta sexta-feira (10).

Catarinense de Florianópolis, onde nasceu em 10 de setembro de 1976, Guga é o maior vencedor entre os tenistas brasileiros, um dos mais brilhantes de todos os tempos em piso de saibro.

Ele começou a jogar aos oito anos de idade, dois anos após a prematura morte de seu pai, vítima de um infarto, e aos 14 anos passou a ser treinado por Larry Passos, que o acompanhou até o final de sua carreira, em 2008, aos 32 anos, em razão de um crônico problema nos quadris que o obrigou a dois procedimentos cirúrgicos.

Para celebrar a data festiva, selecionamos um vídeo com o ponto final da decisão de Roland Garros em 1997, com o primeiro dos três títulos do brasileiro no icônico torneio realizado em Paris, com narração de Rui Viotti.

Guga, então com 20 anos, disputou a final com o espanhol Sergi Bruguera na manhã de 8 de junho de 1997, vencendo com soberania, por 3 sets a 0, parciais de 6–3, 6–4 e 6–2.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE RUI VIOTTI, OS MOMENTOS FINAIS DA DECISÂO DE ROLAND GARROS EM 1997, E TAMBÉM A PREMIAÇÃO AO TENISTA BRASILEIRO, EXATAMENTE NO ANO DE SEU PRIMEIRO TÍTULO NO TORNEIO FRANCÊS:

 

 

 **************************************************** 

Feliz aniversário! Dinei, ex-goleador do Timão, faz 51 anos

Tricampeão Brasileiro pelo Corinthians (1990, 1998 e 1999), o ex-atacante Dinei, formado nas divisões de base do Corinthians, completa 51 anos nesta sexta-feira (10).

Paulistano nascido em 10 de setembro de 1970, Claudinei Alexandre Pires, o Dinei, filho de outro ex-goleador do Timão, Nei Oliveira, viveu um momento marcante pelo Alvinegro de Parque São Jorge nas finais do Campeonato Brasileiro de 1998, no título decidido em três partidas.

Dinei marcou um gol no primeiro jogo (empate em 2 a 2 no MIneirão) e deu passes em todos os outros gols corintianos nos jogos decisivos.

Esta grande fase de Dinei aconteceu em sua segunda passagem pelo Corinthians. Ele se profissionalizara pelo clube em 1990, permanecendo até 1992.

Depois, foi negociado com o Guarani de Campinas e em seguida atuou no futebol suíço, no Grasshopers. Retornou ao Brasil. tendo atuado em diversos clubes, com destaque para Internacional (campeão gaúcho em 1994) e Cruzeiro (campeão da Copa de Ouro em 1995 e mineiro em 1996), para retornar ao Timão em em 1998, permanecendo até 2000.

Depois, ainda defendeu o Santo André a Portuguesa Santista, este o seu último clube, encerrando sua carreira em 2003.

Fora do futebol, sempre bem humorado, acabou participando de duas edições do reality show "A Fazenda", da Rede Record, mas foi eliminado antes de chegar à fase decisiva da atração televisiva.

ABAIXO, MELHORES MOMENTOS DE CRUZEIRO 2 X 2 CORINTHIANS, NO MINEIRÃO. O CRUZEIRO FEZ 2 A 0 (MULLER E VALDO), DINEI DESCONTOU PARA O CORINTHIANS E DEU PASSE DE BANDEJA PARA MARCELINHO CARIOCA DEIXAR TUDO IGUAL, EM 13 DE DEZEMBRO DE 1998

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE DINEI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

 ****************************************************  

Olhos no retrovisor: Felipe Fraga vencia a Corrida do Milhão há cinco anos

Há exatos cinco anos , em Interlagos, o piloto Felipe Fraga fez história na Stock Car, tornando-se o mais jovem vencedor da Corrida do Milhão (com 21 anos), na bateria única disputada em 11 de setembro de 2016 no circuito paulistano.

Partindo da segunda fila, em quarto, Fraga se beneficiou de uma confusão logo no começo, que deixou de fora Ricardo Mauricio e Marcos Gomes (2º e 3º colocados do grid).

O pole, Rubens Barrichello, manteve-se na liderança até a quinta volta, quando Fraga conseguiu uma bela manobra no miolo para assumir a liderança e não mais perder, apesar da persistência de Rubens até a bandeira quadriculada. Eles cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s411. Valdeno Brito completou o pódio, em terceiro.

Na ocasião, Fraga falou da emoção da vitória, lembrando que foi justamente em Interlagos que ele havia vencido pela primeira vez na categoria. 

"Foi incrível essa vitória. Estou muito feliz por essa conquista aqui em Interlagos. É a segunda vez que venço aqui e as duas vezes foram muito especiais. Aumentei a diferença na liderança do campeonato e ainda ganhei o Milhão. Não poderia ser melhor", disse Fraga em 11 de setembro de 2016.

TRAJETÓRIA VITORIOSA NA STOCK CAR E CARREIRA INTERNACIONAL

Naquele mesmo ano de 2016, em que venceu a Corrida do Milhão, Felipe Fraga conquistou o título da Stock, tornando-se também o mais jovem a ganhar um campeonato na concorrida categoria brasileira.

Ele deixou a Stock ao término da temporada de 2019 para seguir uma carreira internacional no automobilismo, e atualmente compete no Intercontinental GT Challenge pela equipe oficial da Mercedes. Foi o segundo colocado nas 24 Horas de Le Mans de 2021, pela classe GTE-Am.


Fraga, ao lado do seu chefe de equipe, William Lub, comemora a vitória. À esquerda, Barichello, segundo colocado. À direita, Valdeno, o terceiro. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

 

O cobiçado prêmio da Corrida do Milhão da Stock Car. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Na mão direita, o anel do campeão da Corrida do Milhão. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

O merecido banho de champanhe do mais novo milionário da Stock. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

****************************************************  

 

 

 

 

 

Últimas do seu time