João Antonio de Carvalho

Jornalista

Nascido em Santos, em 20 de outubro de 1962, o jornalista João Antonio de Carvalho começou a freqüentar os estádios da cidade bem jovem, levado pelo seu pai, João de Carvalho, torcedor da Portuguesa Santista, mas que também o levava para a Vila Belmiro para ver Pelé jogar.

Após narrar muitos jogos de botão na sua rua do BNH, no bairro de Aparecida, aos 15 anos foi convidado pelo seu vizinho José Carlos Gomes Valenci, que estava trabalhando na Rádio Clube de Santos, para ser rádio escuta na emissora, ao lado de seu amigo de futebol Eduardo Silva, que tinha um ano a mais e iria como Plantão Esportivo.

Logo Eduardo passou a fazer reportagem e João Antonio assumiu o Plantão, e depois foi fazendo outras funções na rádio. Após sair da Rádio Clube recebeu um convite de Paulo Roberto Martins para ser repórter nos dois jogos finais do Paulistão 1980, entre Santos e São Paulo.

Fez ali a sua primeira final, cobrindo o São Paulo, que acabou campeão, enquanto o experiente Pinheiro Netto cobria o Santos. No ano seguinte iniciou na Rádio Cultura, novamente ao lado do amigo Eduardo Silva e ficou por lá até 1997. Na Cultura foi repórter e também narrava jogos da Portuguesa Santista.

Nesse ano teve sua primeira experiência em São Paulo, na Rádio Gazeta, que tinha como coordenador o mito Pedro Luiz. Não ficou na Gazeta e no ano seguinte voltava a Santos para trabalhar na Rádio Tribuna, em sua única passagem pelo jornalismo geral e não esportivo.

Em 1990 voltou a São Paulo para trabalhar na Rádio Record e dez meses depois foi para a Rádio Jovem Pan, onde ficou por 26 anos, como repórter, comentarista e coordenador. Lá também apresentou em todo esse tempo o programa “Domingo Esporte” voltado apenas aos esportes amadores e olímpicos.

Durante esse tempo teve uma passagem pela extinta TV Jovem Pan, de 1991 a 1993, uma pela TV Record, durante a olimpíada de 1992, e duas pela Sportv, em 1995 e 1996 e 2000.

Depois de deixar a Jovem Pan, em 2014, foi para a Fox Sports, onde ajudou a coordenar e ancorar a olimpíada do Rio em 2016. Em 2018 começou no portal Terceiro Tempo, de Milton Neves, com quem trabalhou muitos anos na Pan.

João Antonio de Carvalho, que em 2000 se mudou definitivamente para São Paulo, é casado com Alessandra Mirian e tem dois filhos, Pedro Henrique e Leonardo Augusto.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES