Marcos Arbaitman

Empresário e ex-presidente da União Mundial Macabi
por Milton Neves
 
O empresário Marcos Arbaitman, que nasceu em São Paulo, em 27 de dezembro de 1938, é figura de destaque da comunidade judaica do Brasil, tendo sido presidente da União Mundial Macabi com sede em Jerusalém, Israel, e Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo nas gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin.
 
Tradicional empresário do ramo de turismo, é proprietário da Maringá Turismo.
 
Casado com Bete Arbaitman, é pai de um casal de filhos: Marjorie e Sidney.
 
O grande Osmar Santos sempre chamou Arbaitman de `João Havelange Judeu´, pois, à época, Havelange era o perpétuo presidente da Fifa e Marcos o presidente esportivo e cultural do mundo Macabi.
 
Eu, Milton Neves, estive com ele e diversos jornalistas nas Macabíadas Mundiais em Israel nas edições de 1985, 1989 e 1993, e também nas Macabíadas Americanas e Panamericanas de Caracas, Chicago, Toronto e Buenos Aires.
 
Por sugestão do saudoso italiano Francesco Giuliano, então gerente da Maringá Turismo, unidade da Rua Estados Unidos com a Avenida Nove de Julho, Arbaitman me convidou a viajar para cobrir os eventos.
Foram aulas culturais, jornalísticas, esportivas e religiosas, em Israel e na Europa, na viagem de regresso do Oriente Médio.
 
Foto: Marcos Júnior/Portal TT
CLIQUE AQUI e viaje também por Israel. Veja por onde passaram os jornalistas brasileiros que cobriram as Macabíadas a convite de Marcos Arbaitman e  Bernardo Goldfarb.
 
Francesco Giuliano, meu feliz indicador, era tio do jornalista Michele Marino, ex-Rádio Jovem Pan e Globo, e do goleiro Rafael Cammarotta, ex-Corinthians, Maringá, Ponte Preta, Coritiba e Atlético-PR.
Marcos Arbaitman foi para a política após deixar a presidência da União Mundial Macabi - seu grande feito brasileiro foi ter levado o então eterno candidato Lula a Israel em 1993 (Lula sempre se dizia simpático à causa árabe e lá, em Tel Aviv, foi entrevistado por mim na Tribuna do Estádio Ramat Ghan).

Arbaitman ingressou na política paulista e tornou-se Secretário Estadual de Esportes e Turismo no governo Mário Covas, criando, na ocasião, dentre outras empreitadas, a AMEM (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior) sediada na `Vila Olímpica Mário Covas´.
 
A AMEM nunca foi desativada, continua funcionando em unidade na Rodovia Raposo Tavares e desde sua criação, centenas e centenas de jovens tiveram bom apoio da entidade.
 
Um garoto - lembro-me bem -, chamado e apelidado de `Ronaldinho´ apelidado pelo então quase aposentado Franco Montoro, em uma de nossas reuniões no Ginásio do Ibirapuera, foi tirado das ruas, das drogas, morou nos alojamentos do ginásio e hoje é um dos gerentes da Maringá Turismo.
À época, eu, funcionário público concursado como Escrivão de Polícia, estive comissionado na Secretaria de Marcos ajudando na AMEM e integrando o Grupo Colaboradores do Esporte ao lado do bicampeão olímpico triplista Adhemar Ferreira da Silva, do empresário Vitor `Vitinho´Malzoni, do dirigente esportivo Jaime Franco, de Jacques Vladiminski (ex-jogador de basquete da Hebraica) e vários presidentes de federações esportivas de São Paulo.
 
CLIQUE AQUI E VEJA UMA MATÉRIA SOBRE O ANO NOVO JUDAICO (5778) PUBLICADA NO PORTAL TERCEIRO TEMPO EM 20/09/2017, ESCRITA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI. MARCOS ARBAITMAN É UM DOS CITADOS NO TEXTO
 

ABAIXO, VÍDEO DE LANÇAMENTO DO DISTRITO ANHEMBI, DIVULGADO POR MARCOS ARBATMAN ATRAVÉS DE SEU CANAL NO YOUTUBE

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES