Paes

Ex-meio-campista da Portuguesa
por Rogério Micheletti
 
Talvez ele tenha sido o jogador brasileiro com mais sucesso no futebol do Equador, Paes morreu em 1° de agosto de 2025, aos 79 anos.
 
Revelado pela Portuguesa no começo dos anos 60, Francisco José Paes estava aposentado, residindo em São Paulo Ele jogou no meio-campo do time do Canindé de 1966 a 19710
 
Lançado na equipe profissional pelo técnico Aymoré Moreira, Paes não se esquece da equipe que fez parte em 66: "A equipe era formada por Orlando (Félix); Zé Maria, Luisão, Marinho Peres e Geraldino; Lorico e Paes; Ratinho, Leivinha, Ivair e Rodrigues", lembra o ex-meia, que viveu seu melhor momento em 67, quando foi convocado para jogar pela seleção brasileira (também dirigida por Aymoré Moreira).

"Disputei a Copa Rio Branco pela seleção, que foi campeã batendo o Uruguai, em Montevidéu", contava Paes, que dois anos antes, em 65, havia jogada pela seleção paulista de juniores ao lado de Edu (ponta-esquerda do Santos) e Carbone.
 
Em 1971, ele foi emprestado pela Portuguesa ao Barcelona de Guaiaquil (Equador) para a disputa da Copa Libertadores da América. Mal sabia ele que começava um longo período do futebol equatoriano. "Depois da Libertadores, o Barcelona comprou o meu passe. Joguei 1982 lá e encerrei a minha carreira em 1984 jogando por outra equipe equatoriana, o Nove de Outubro", recordava o ex-jogador, que tentou a carreira de técnico no equador, dirigindo o Deportivo Cuenca, e no Brasil, comandando equipes juniores da Portuguesa e os times profissionais do Santa Fé (SP) e do Olímpia (SP).
 
"A carreira de treinador é muito difícil. Subi muito rápido como jogador, mas para ser técnico é outra coisa. Acredito que não me dei bem nessa função", falava o ex-meia, que trabalhava na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo dando aulas de futebol para garotos do bairro de São Mateus, na zona leste da cidade. Paes era casado, teve três filhos (duas mulheres e um homem) e morava no bairro da Vila Nivi, na zona norte da capital paulista.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES