Em 1991, Neto vivia o auge da carreira no Corinthians - acabara de ser campeão Brasileiro e sua não convocação para a Copa do ano anterior revoltou os críticos da bola e é motivo de protestos contra o treinador Lazaroni até hoje. Pergunte ao Milton Neves.
E desde aquela época, como reza a tradição do futebol, final de temporada é tempo da boleirada se reunir e jogar aquela pelada. Só que ainda não tinha essa coisa de Amigos de um contra Amigos de outro.
Havia times. O Milionários misturava ex-jogadores como o lateral Zé Maria e o atacante Cesar Maluco, com atletas de destaque do cenário atual como Neto e Mauro.
Ao contrário de hoje, as partidas festivas aconteciam longe dos templos do futebol como o Maracanã, Pacaembu e Morumbi. Qualquer terrão de bairro era campo. Naquele ano, o Milionários foi convidado para jogar no Carandiru, maior presídio do país, com cerca de oito mil presos.
Os detentos faziam um torneio de futebol com jogos aos domingos. No final da temporada, formavam a equipe dos sonhos. E essa equipe decidiu desafiar o Milionários. Os presidiários, por questões óbvias, jogariam em casa.
Neto e o restante do elenco trataram a partida com a seriedade de uma final de campeonato, com direito a pose para foto e tudo mais. Os detentos mais ainda. Além dos 11 titulares, os outros 7.989 encarcerados cercaram o campo, respeitando a linha de cal. "Mal tinha espaço para bater lateral. Tinha tanta gente vendo o jogo, que as janelas das celas que davam para o campo também estavam lotadas de gente. Era jogo de decisão?, relembra Neto.
No começo foi tudo festa, segundo o camisa 10 do Milionários. Os astros da equipe vermelha, branca e azul foram tratados como rei. Até a bola rolar. "Aí o bicho pegou. Foi um jogo muito duro. Complicado. Os caras eram bons."
A seleção do Carandiru não deu espaço para os profissionais e marcou em cima os craques. Tão em cima que vacilaram em cometer duas faltas próximas da área. Para quem se lembra de Neto naquela época, qualquer infração da linha intermediária do ataque para frente, era pênalti.
E não deu outra, Neto guardou as duas na gaveta. "Ganhamos de 2 a 0, com dois gols meus", gaba-se o hoje apresentador e comentarista da Band.
Após o apito do juiz, o clima de confraternização voltou, os jogadores dos times se reuniram para bater um papo, mas Neto começou a passar mal. "Pensei que pudesse ter uma rebelião a qualquer momento, baixou minha pressão, quase desmaiei."
Os Milionários então tiveram que apressar a saída do presídio e o artilheiro da partida foi levado a um hospital próximo para levar injeção de glicose. "Foi muito legal isso. Na hora foi tudo bem, mas depois..."
SOBRE A NÃO CONVOCAÇÃO DE NETO PARA A COPA DE 90, NA ITÁLIA, O UOL PUBLICOU UMA MATÉRIA EM 5 DE DEZEMBRO DE 2017 COM SEBASTIÃO LAZARONI. CLIQUE AQUI E VEJA.
Clique aqui e veja a participação de Neto no programa "Golaço" da Rede Mulher, em 24 de março de 2006, com apresentação de Milton NevesConfira abaixo a entrevista que o comentarista Neto, da Bandeirantes, concedeu a Paulo do Valle, neto de Luciano do Valle, falando sobre os últimos dias do histórico narrador
Alexandre Porpetone imitando o comentarista Neto
ABAIXO, Neto em 21 de abril de 2019, comemorando o gol de Vagner Love na decisão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, ao vivo, durante o 3º Tempo da Band
Ao vivo! Não aguentei!!! Chupa cabeção @miltonneves!!! pic.twitter.com/Yallpwvdnf
— Craque Neto 10 (@10neto) 22 de abril de 2019
ABAIXO, VÍDEO COM MOMENTOS DA PASSAGEM DE NETO PELA EQUIPE DO MATSUBARA (PR) EM 1995
Abaixo, a participação de Neto no "Domingo Bandeirantes" do dia 31 de maio de 2020:
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansOlhos no retrovisor: Há cinco anos, Bruno Senna 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Brasil enfrenta a Venezuela pela 11ª rodada das Eliminatórias; as formações
Saudade: Há 12 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro
10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita inovou com painel e elegeu vencedores em 18 categorias
Em confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Achados & Perdidos: Mate saudades do São Paulo da década de 1960