2024 dava toda a pinta de que seria uma temporada iluminada para o Atlético-MG.
A arrancada no final de 2023, com Felipão, empolgou a Massa, que justamente criou enormes expectativas para o rendimento atleticano no ano seguinte.
Só que bastou a bola rolar para a maior torcida de Minas Gerais ficar com a pulga atrás da orelha.
E não demorou para que Scolari fosse demitido pela diretoria mineira.
Aí chegou um tal Gabriel Milito, com toda a desconfiança do mundo em suas costas.
E seria exagero dizer que ele caiu nas graças do povo atleticano.
Mas conseguiu vencer o Campeonato Mineiro e surpreendentemente avançar nos mata-matas.
Tanto que levou o Galo às finais da Copa do Brasil e da Libertadores.
Mas o que era a possibilidade de conquistar duas nobres taças se tornou dois enormes pesadelos.
Nas decisões, o Atlético não teve a menor chance diante do Flamengo e do Botafogo, e os vices nem de prêmio de consolação serviram.
Afinal, mesmo com os segundos lugares, ainda assim o estrelado elenco atleticano não estará na Libertadores do ano que vem.
Uma vergonha tremenda que culminou na merecida queda de Milito.
Só que nada é tão ruim que não possa piorar...
Não bastassem os micos nas decisões, o Galo chega agora à última rodada do Brasileiro com alguma chance de ser rebaixado para a Série B.
Aí seria o fim do mundo, convenhamos...
Por isso, mesmo com a temporada ainda inacabada, podemos dizer que o Galo foi, sim, o grande “Bola Murcha” de 2024.
Nesta disputa, infelizmente para o torcedor atleticano, o Maior de Minas passou longe de ficar com o vice.
***********************************************
F1: Verstappen toma a ponta na largada para vencer com classe o GP do Catar
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, dominou de ponta a ponta o GP do Catar, realizado neste domingo (1) em Lusail, penúltima etapa do Mundial de Fómula 1. Foi sua 63ª vitória pela categoria máxima do automobilismo.
Ao seu lado, no pódio, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e o australiano Oscar Piastri, da McLaren. Gasly e Sainz, ficaram em quarto e quinto lugaes, respectivamente, beneficiados por punição de cinco segundos a Russell, que terminou em sexto.
Em uma prova de muitos abandonos, cinco para ser mais preciso, o espanhol Fennando Alonso conseguiu bons pontos para a Aston Martin, em sétimo, mas a maior comemoração ficou mesmo na Sauber, que viu Zhou conseguir os primeiros pontos, no caso, quatro, para o time suíço, em oitavo lugar.
Partindo do segundo lugar, Verstappen logo se impôs sobre o pole Russell para assumir a liderança. Norris, no embalo, também viu uma brecha para superar Russell e ganhar a segunda posição. Assim, de primeiro no grid, Russell caiu para terceiro, seguido por Lecler e Piastri.
O começo da prova foi de incidentes. Primeiro, ainda na primeira volta, com toque entre Colapinto e Ocon, e ambos abandonaram. Depois foi a vez da batida entre Stroll e Albon, com prejuízo maior para o canadense da Aston Martin, que deixou a prova.
Mas um retrovisor de Albon ficou pelo caminho e Hamilton pagou esta conta, com um pneu furado. Um safety-car foi acionado navolta 35 para a limpeza da pista.
A relargada foi eletizante, com Norris tentando o bote para cima do tetracampeão, que jogou duro, mas limpo, para se sustentar em primeio.
Mas a bandeira verde durou pouco, pois Pérez e Hulkenberg rodaram provocando uma nova entrada do safety-car.
As posições dos seis primeios, restando 15 voltas, eram: Verstappen, Norris, Leclec, Piastri, Russell e Gasly.
A situação de Norris se complicou muito pois ele foi punido com um stop and go, por não ter resudzido a velocidade durante bandeira amarela. Ele cumpriu sua penalização em seguida e retornou na última posição, permitindo que Verstappen tivesse ainda mais tranquilidade, com mais de cinco segundos de frente para Leclerc, o segundo colocado.
PRÓXIMA ETAPA
Já no próximo domingo (08) acontece o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, última etapa do Mundial. A pole em 2023 foi de Verstappen, em 1min23s445. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Leclerc e Russell. Clique aqui e veja como foi.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
22ª ETAPA -24/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas – pole de Russell, em 1min32s312 - Vitória de Russell, seguido por Hamilton e Sainz.
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** – Pole de Norris na Sprint, em 1min21s012 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Verstappen, em 1min20s520 - Vitória de Verstappen, seguido por Leclerc e Piastri.
PRÓXIMA ETAPA
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***********************************************
Saudade: Presidente do período mais vitorioso do Santos, Athiê Jorge Cury morria há 32 anos
O saudoso Athiê Jorge Cury, deputado federal em várias legislaturas, ex-goleiro do Santos e presidente do clube no período de maiores conquistas, nos deixava há exatos 32 anos, em 1º de dezembro de 1992, aos 88 anos de idade.
Se atualmente o Santo busca se reerguer, após sua primeira temporada na Série B, em que conquistou o título do certame para regressar à elite em 2025, as décadas de 1950 e 1960 foram bem distintas para o clube da Vila Belmiro.
Presidente com mandato mais longevo da história do Santos Futebol Clube, totalizando 26 anos, conquistando 57 títulos, além de ter sido o dirigente responsável pela vinda de Pelé (1940-2022) para a Vila Belmiro, Athiê Jorge Cury, nascido em Itu (SP) no dia 1º de agosto de 1904, protagonizou outras contratações, como Pagão, Zito, Dorval, Coutinho e Mengálvio, entre outros.
EVITOU A VENDA DE PELÉ PARA O FLMANEGO E A INTER DE MILÃO
Em 1969, o então presidente do Santos, Athiê Jorge Cury, confirmou em entrevista à TV Tupi de São Paulo, durante o telejornal "Ultra Notícias", que recebeu uma oferta do Rubro-Negro, por telegrama, mas declinou da proposta de 2 bilhões de cruzeiros.
"Enquanto eu for presidente do Santos Futebol Clube, Pelé é inegociável. É patrimônio nacional e não será vendido por preço algum", atestou o então mandatário do clube da Vila Belmiro.
Aliás, falando em recusa, o jornalista Claudio Carsughi se lembra da tentativa de um clube italiano em contratar Pelé.
"A Inter de Milão, pouco antes, pedira ao Santos para fixar um preço do passe de Pelé para poder adquiri-lo, mas o presidente Athiê se recusou até mesmo a discutir o assunto...", lembra Carsughi.
De qualquer forma, ainda que por uma única vez, em um jogo beneficente (em prol de vítimas de uma enchente em Minas Gerais), Pelé, já aposentado, vestiu a camisa do Flamengo ao lado de Zico no amistoso contra o Atlético-MG, disputado em 6 de abril de 1979, no Maracanã, com vitória da equipe carioca por 5 a 1.
Pelé atuou no primeiro tempo, fez boas tabelas com o Galinho mas não marcou nenhum dos gols rubro-negros.
ABAIXO, ATHIÊ JORGE CURY, PRESIDENTE DO SANTOS, CONFIRMANDO QUE RECEBEU PROPOSTA DO FLAMENGO POR PELÉ, EM 1969, DURANTE ENTREVISTA PARA O PROGRAMA "ULTRA NOTÍCIAS" DA EXTINTA TV TUPI DE SÃO PAULO.
***********************************************
Achados & Perdidos: Veja Arturzinho em seu único jogo pela Seleção Brasileira, e marcando gol
Um dos bons meias de sua geração, o pequeno Arturzinho, o "Rei Artur", como era chamado pela torcida do Bangu, clube que defendeu entre 1982 e 1983, disputou uma única partida pela seleção brasileira, o amistoso contra o Uruguai no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR.
Um único gol foi marcado na vitória brasileira por 1 a 0 em 21 de junho de 1984, e foi justamente Arturzinho o autor do tento.
A jogada começou com uma curta cobrança de falta pela esquerda, de Wladimir para Delei. Este lançou Edson Boaro na direita, que matou no peito e cruzou para a pequena área. A bola passou pelo goleiro e encontrou Arturzinho livre, que só teve o trabalho de arrematar de perna esquerda, aos 20 minutos da etapa final.
A equipe brasileira foi dirigida por Edu Coimbra (irmão de Zico). Além de Arturzinho, outro que atuou naquela partida, também única pela seleção brasileira, foi o goleiro João Marcos, então pertencente ao Grêmio.
Arturzinho, que começou sua carreira pelo São Cristóvão em 1974, defendeu muitas equipes brasileiras até 1997, quando deixou os gramados, após ter defendido as cores do Fluminense. Entre os times pelos quais atuou, além dos já citados, também desfilou seu talento pelo Vasco, Botafogo, Corinthians e os dois rivais baianos, Vitória e Bahia.
Depois, engrenou uma carreira como treinador. Seu último clube foi o Bangu, em 2017.
Hoje com 68 anos, Arturzinho vive no Rio de Janeiro, cidade em que nasceu no dia 13 de maio de 1956.
***********************************************
Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 completa 86 anos!
Bem antes de Lionel Messi fazer sucesso no futebol, por sinal o jogador do PSG acabou de ganhar mais uma Bola de Ouro, um conterrâneo seu marcou época em gramados brasileiros vestindo a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras, Luís Artime, centroavante goleador que jogou no clube esmeraldino entre 1968 e 1969.
Ele está completando 86 anos nesta segunda-feira (2).
Artime chegou ao Parque Antártica vindo do Independiente (Argentina), clube que defendeu entre 19566 e 1968, com belíssima passagem, e se ambientou rapidamente ao time Alviverde, tornando-se uma referência no ataque esmeraldino, marcando 48 gols em 57 partidas disputadas, tendo jogado ao lado de Ademir da Guia e dos saudosos Dudu e Servílio.
Pelo Verdão, sagrou-se campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969.
Emendou, em seguida, mais uma boa jornada como jogador do Nacional (Uruguai) para depois, em 1972, ter uma curta passagem pelo Fluminense (RJ). Retornou ao Nacional em 1973 e encerrou sua carreira no ano seguinte, aos 36 anos.
***********************************************
Em vídeo, "Antes e Depois" de zagueiros estrangeiros que brilharam no futebol brasileiro
Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de ex-zagueiros estrangeiros que brilharam no futebol brasileiro
A relação, com 14 ex-jogadores, traz, entre outros, o chileno Figueroa, considerado o melhor defensor da história do Sport Club Internacional, onde foi bicampeão brasileiro (1975 e 1976), além de ter conquistado cinco títulos do Campeonato Gaúcho, consecutivos, inclusive (1971/72/73/74/75).
É uma forma de manter viva a memória do esporte, mostrando dois momentos de cada um dos retratados, um em seu início de carreira, e outro quando esta já estava consolidada ou encerrada.
Veja, no vídeo abaixo, com seleção de Marcos Micheletti e edição de Kennedy Andrés, do Portal Terceiro Tempo.
***********************************************
Saudade: Há 11 anos morria Pedro Rocha, brilhante camisa 10 do São Paulo Futebol Clube
Há exatos 11 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, em razão de atrofia no mesencéfalo, morria um dos mais brilhantes meias de sua geração, o uruguaio Pedro Rocha, aos 70 anos, atleta que brilhou no São Paulo Futebol Clube entre 1970 e 1977, sua segunda agremiapão profissional, após ter iniciado sua carreira pelo Peñarol.
Ainda atuou em outros três clubes brasileiros: Coritiba, Palmeiras e Bangu, para depois defender dois clubes mexicanos, o Deportivo Neza e o Monterrey. Encerrou sua carreira pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Pedro Virgilio Rocha Franchetti teve uma longeva passagem pela Seleção Uruguaia, entre 1961 e 1974, conquistando a Copa América de 1967.
Em 1981 iniciou sua trajetória como treinador de futebol, pela Inter de Limeira, e comandou diversas equipes, entre elas o Guarani a Portuguesa de Desportos, o Sporting (Portugal), o Sport Recife, e o XV de Piracicaba, este o seu último clube, em 2000.
***********************************************
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Prudentino
André Souza, presidente do Conselho Fiscal do Botafogo, na live de Marcos Falopa
André Souza, presidente do Conselho Fiscal do Botafogo de Futebol e Regatas estará presente nesta terça-feira (3) a partir das 16h00 na live de Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Na esteira da histórica conquista botafoguense do último sábado (30), a Libertadores da América, o experiente profissional do clube carioca terá bastante a falar neste encontro. Ele atua com consultoria empresarial, governança corporativa e Professor de Pós-Graduação, militando no meio há 30 anos.
A trajetória do Botafogo para este momento especial será o tema do debate.
O ex-piloto norte-americano Rick Mears completa 73 anos nesta terça-feira (3).
Atual consultor da Penske, equipe pela qual competiu durante toda sua carreira na IndyCar, Mears foi quatro vezes vitorioso das 500 Milhas de Indianápolis (1979, 1984, 1988 e 1991), marca que o coloca em primeiro lugar ao lado de A.J. Foyt, Al Unser e Helio Castroneves no topo da lista da lendária prova.
E, sozinho, detém o recorde absoluto nas 500 Milhas de Indianápolis em poles, totalizando seis: 1979, 1982, 1986, 1988, 1989 e 1991.
Tricampeão da Indy (1979, 1981 e 1982), Rick Merars é natural da cidade de Michita (Kansas).
ABAIXO, VÍDEO COM MATÉRIA ESPECIAL SOBRE A DISPUTA FINAL DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS DE 1991, QUARTA VITÓRIA DE RICK MEARS NA PROVA, APÓS DISPUTA INTENSA COM MICHAEL ANDRETTI
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RICK MEARS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
***********************************************
"Zé da Fiel" esbanja simpatia e conhecimento de futebol no Podcast Futebol é Minha Vida
O Podcast Futebol é Minha Vida, que conta com o patrocínio da Elisa.Bet, recebeu o grande ídolo da Fiel, Zé Elias, o Zé da Fiel! E logo de cara, Milton Neves e ele já começaram a conversar sobre quando Milton narrou a final da Copa Danup, na TV Jovem Pan, em 1991, onde o destaque do jogo era um “tal Elias” que mais tarde virou Zé Elias, história inclusive que ele conta no Podcast Futebol é Minha Vida.
Zé Elias jogou em grandes times como Corinthians, Santos e Inter de Milão, onde atuou ao lado de craques como Zamorano, Simeone e Ronaldo Fenômeno, e dessa época, Zé relembra com carinho histórias emocionantes.
Além de muito papo sobre futebol, contando histórias do futebol e falando do futebol de hoje, Zé Elias divertiu Milton Neves, Alexandre Praetzel e Felipe Morais com suas histórias e, ao final, a clássica imitação que faz de seu ex-treinador, Vanderlei Luxemburgo, finalizando o programa com o clima altamente descontraído.
***********************************************
Achados & Perdidos: A longa viagem da primeira excursão do Inter; delegação utilizou um navio-vapor
O Sport Club Internacional fez sua primeira viagem para fora dos limites da capital gaúcha em 9 de julho de 1912, quando deixou Porto Alegre em um navio-vapor rumo a Pelotas, no extremo sul do estado.
Foram 19 horas a bordo do Itaúba, navio que levou os atletas do Inter que desembarcaram em Pelotas para dois amistosos, primeiro diante do União e depois contra o Pelotas.
O jogo contra o União foi absolutamente tranquilo para o time colorado, que goleou por 6 a 0, três gols de Ribas, dois de Vares e um de Túlio.
A segunda partida, porém, não foi fácil e o Inter acabou perdendo para o Pelotas por 2 a 0 na Boca do Lobo.
A equipe, jogando no esquema mais comum do começo do século passado, o 2-3-5, conhecido como "pirâmide", foi a mesma nos dois jogos: Barbiéri; Thomaz Ávila e Badu; Hugo, Lay e Argemiro Dornelles; Túlio, Simão, Pedro, Vares e Ribas.
***********************************************
Derani e Lotterer estarão no WEC com a Genesis Magma Racing, divisão de luxo da Hyundai Motorsport
O brasileiro Pipo Derani e o alemão Andre Lotterer formarão a dupla da equipe Genesis Magma Racing, divisão de luxo da Hyundai Motorsport, para a temporada de 2026 do FIA WEC (Mundial de Endurance da FIA), e a partir de 2027 o Hipercarro GMR-001 também estará no IMSA.
A dupla terá o ano de 2025 para o desenvolvimento técnico do carro, que incluirá sessões de simulador para a estreia na classe LMDh (Le Mans Daytona h).
“Há muitas razões pelas quais decidi participar deste projeto, começando pelas ambições da Genesis. Mas também, o histórico de algumas das principais pessoas da organização, que brilharam onde quer que tenham estado, com vários títulos mundiais em seu currículo”, iniciou Derani, de 31 anos, que tem um robusto currículo nas pistas, incluindo o bicampeonato do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o tetracampeonato das 12 Horas de Sebring, vitória nas 24 Horas de Daytona e o vice-campeonato nas 24 Horas de Le Mans.
“Para um piloto, estar envolvido em um projeto como esse desde o início é muito gratificante, porque você sabe que pode ter uma influência real no programa e no próprio carro. Tenho a sorte de já ter desenvolvido e conquistado títulos ao volante de um LMDh, e acho que minha experiência pode ser útil para a equipe, principalmente para o gerenciamento do sistema híbrido e do software, que tem uma importância enorme neste tipo de carro”, seguiu Derani, enfatizando que a classe LMDh (Le Mans Daytona h) combina tecnologia híbrida de ponta com componentes padronizados para garantir controle de custos e paridade competitiva.
DESAFIO
“Será um grande desafio, dado o altíssimo nível da competição na classe principal, mas o Grupo Hyundai já conquistou vitórias e títulos no mais alto nível mundial, principalmente no WRC (Campeonato Mundial de Rali) e em carros de turismo. Estou convencido de que todos os ingredientes necessários estão no lugar para tornar esta jornada de Endurance um sucesso. Mal posso esperar para começar a trabalhar, primeiro no simulador e depois na pista, e retribuir à equipe a confiança que depositaram em mim”, finalizou o piloto brasileiro que nas últimas temporadas competiu pela Cadillac.
SOBRE O COMPANHEIRO DE EQUIPE
André Lotterer, alémão de 43 anos, que estará junto de Pipo Derani na empreitada da Hyundai, notabilizou-se por uma longeve trajetória no WEC (Mundial de Endurance), onde competiu por Audi e Porsche e conquistou dez vitórias. Também passou pela Fórmula E (com cinco vitórias) e teve uma única aparição em um GP de Fórmula 1, na Bélgica, em Spa-Francorchamps, em 2014, guiando pela modesta Caterham. Ele largou em 21º lugar (penúltimo), uma posição à frente de seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericson, mas sua corrida durou apenas uma volta, pois ele abandonou com problema no motor Renault.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************
Saudade: Sócrates nos deixava há 13 anos. Relembre momentos marcantes da carreira do Doutor
Sócrates Brasileiro Sampaio de souza Vieira de Oliveira, um dos mais brilhantes jogadores do futebol mundial, nos deixava há exatamente 13 anos.
O Doutor, como foi carinhosamente chamado durante sua trajetória nos gramados, pois formou-se em Medicina pela USP de Ribeirão Preto, morreu às 04h30 do dia 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, em decorrência de um choque séptico (infecção generalizada) após um período de internação devido a uma hemorragia gástrica alta.
Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.
Coincidentemente, naquele mesmo dia, o Corinthians garantia seu quinto título brasileio, ao empatar em 0 a 0 com o Palmeiras em partida disputada no Pacaembu. O Alvinegro terminou a competição com 71 pontos, dois a mais que o Vasco, o vice-campeão.
O paraense Sócrates começou sua carreira pelo Botafogo de Ribeirão Preto, onde atuou entre 1974 e 1978, sendo contratado em seguida pelo Corinthians, em uma estratégia de bastidores que teve Vicente Matheus como seu idealizador.
***********************************************
Achados & Perdidos: Há 13 anos, com empate diante do Palmeiras, Corinthians conquistava o penta do Brasileiro
Há exatos 13 anos, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, findava o Campeonato Brasileiro de 2011, após empate em 0 a 0 entre Corinthians e Palmeiras, resultado que deu ao Alvinegro de Parque São Jorge o seu pentacampeonato nacional.
O Corinthians, à época comandado por Tite (hoje no Flamengo), finalizou o certame com 71 pontos, dois a mais que o hoje ameaçado de rebaixamento Vasco da Gama, que terminou como vice-campeão.
O Palmeiras, adversário do Corinthians naquela tarde de domingo, que coincidentemente foi o dia da morte de Sócrates, um dos maiores ídolos da história alvinegra, acabou terminando o Brasileirão apenas na 11ª colocação, com 50 pontos.
As quatro equipes rebaixadas naquela edição foram o Atlético Goianiense, Ceará, Atlético Mineiro e Avaí.
Daquele time corintiano, dois jogadores ainda integram o elenco: Fábio Santos, que está se aposentando, e Paulinho, que se recupera de contusão.
O Palmeiras, por sua vez, era treinado por Luiz Felipe Scolari, treinador atual do Atlético Mineiro e, daquele time, nenhum jogador faz parte do plantel esmeraldino.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 4 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Gasse (ambos Fifa-SP)
Cartões amarelos: Alex, Jorge Henrique, Alessandro, Liedson, Chicão (Corinthians). Patrik, Leandro Amaro, João Vitor (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Wallace e Leandro Castán (Corinthians). Valdivia e João Vitor (Palmeiras)
Renda e público: R$ 1.326.367,00 / 36.708 pagantes
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Wallace e Alex; Willian (Chicão), Jorge Henrique (Moradei) e Liedson. Técnico: Tite
PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Maikon Leite), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Vitor) e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão). Técnico: Luiz Felipe Scolari
***********************************************
Achados & Perdidos: "Invasão corintiana" no Maracanã completa 48 anos
Há exatos 48 anos, em 05 de dezembro de 1976, mais de 140 mil torcedores estiveram no Maracanã para o jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, entre Fluminense e Corinthians, que ao final contou com vitória alvinegra nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.
A "Máquina Tricolor", comandada pelo saudoso treinador Mário Travaglini (1932-2014), era a favorita no confronto diante de um time que amargava 22 anos sem conquistar um título, o Corinthians, dirigido por Duque (1928-2017).
O elenco do Fluminense contava com o ex-corintiano Rivellino como sua principal estrela, mas outros nomes davam peso ao grupo, como Carlos Alberto Torres (1944-2016), Carlos Alberto Pintinho, "Búfalo" Gil, Doval (1944-1991) e Dirceu (1952-1995), entre outros.
Pelo lado corintiano, muito mais abnegação do que talento individual. Ainda assim, Neca, Wladimir e Zé Maria figuravam como aqueles em que a torcida alvinegra mais depositava seus votos de confiança.
MUITA CHUVA E MAIS CORINTIANOS EM PLENO MARACANÃ...
Havia um componente que poderia prejudicar o técnico e badalado time do Fluminense: a chuva. E foi exatamente ela, impiedosa, que acabou por reduzir a diferença entre as duas equipes.
Além disso, um outro que acabou marcando na história do futebol brasileiro: a presença de mais torcida do Corinthians do que do próprio Fluminense naquela disputa em confronto único.
FLU SAI NA FRENTE, MAS O TIMÃO BUSCA O EMPATE
Aos 18 minutos do primeiro tempo, apesar do gramado pesado, o Flu conseguiu impor sua melhor técnica para abrir o placar. Gil, o "Búfalo Gil", ponta direita de grande velocidade, cruzou para Carlos Alberto Pintinho. O habilidoso meio tocou de pé direito, da entrada da pequena área, sem chance para o saudoso goleiro Tobias (1949-2024).
Onze minutos depois Vaguinho cobrou escanetio pela esquerda. O quarto-zagueiro Zé Eduardo (1954-2017) escorou de cabeça e, no meio do caminho, na pequena área, Russo (1949-2012) fez de meia bicicleta o gol de empate corintiano. Beijinhos para a torcida, a marca registrada do saudoso volante corintiano, que naquele dia jogava com a camisa 10, que por tanto tempo havia sido de Rivellino.
PRORROGAÇÃO E PÊNALTIS
Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. Exceto por uma chance desperdiçada por Doval, as equipes pouco criaram, e nas cobranças de pênaltis a vitória foi do Corinthians, por 4 a 1, que converteu com Neca, Russo, Moisés e Zé Maria. Doval marcou o único gol do time das Laranjeiras. Tobias, o goleiro corintiano, acabou como o grande nome daquela decisão, defendendo as cobranças de Rodrigues Neto e Carlos Alberto Torres.
A OUTRA SEMIFINAL
Naquele mesmo 5 de dezembro de 1976, no Beira-Rio, o Internacional derrotou o Atlético-MG por 2 a 1. O Galo saiu na frente com Vantuir, na primeira etapa. No segundo tempo, dois belos gols: Batista, de fora da área, acertou o ângulo esquerdo do goleiro Ortiz. Depois, o antológico tento marcado por Falcão, após tabelinha pelo alto, entre Dario, Escurinho e Falcão.
NA DECISÃO, DEU INTER...
Classificados, Internacional e Corinthians foram para um único jogo decisivo pelo título do Brasileiro de 76, e a equipe gaúcha venceu com gols de Dario e Valdomiro, no Beira-Rio, em 12 de dezembro, garantindo o bicampeonato consecutivo para o Colorado.
ABAIXO, MELHORES MOMENTOS DA SEMIFINAL DO BRASILEIRÃO DE 1976 ENTRE FLUMINENSE X CORINTHIANS (NARRAÇÃO DE WALTER ABRAHÃO E REPORTAGENS DE ELI COIMBRA E JOSÉ REZENDE, PELA TV CULTURA-SP)
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Fluminense 1 x 1 Corinthians (tempo normal e 0 a 0 na prorrogação) e Fluminense 1 x 4 Corinthians (nos pênaltis).
Estádio: Mário Filho (Maracanã)
Púlico: 146.043
Árbitro: Saul Mendes (Bahia)
Fluminense:
Renato, Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Edinho e Rodrigues Neto. Cléber (Erivelto), Carlos Alberto Pintinho e Rivellino. Gil, Doval e Dirceu. Técnico: Mário Travaglini.
Corinthians:
Tobias, Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir. Givanildo (Basílio), Neca e Russo. Vaguinho, Geraldão (Lance) e Romeu. Técnico: Duque.
***********************************************
F1: Temporada chega ao fim em Abu Dhabi, restando a disputa pelo vice de pilotos e o título de Construtores
O Mundial de Fórmula 1 de 2024 chega ao fim no próximo domingo (8), dia em que será disputado o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, 24ª da temporada até então mais longa da história da categoria, com atenções voltadas ao vice-campeonato entre os pilotos e o Campeonato de Construtores.
O holandês Max Verstappen (Red Bull), em Las Vegas, há duas etapas, garantiu seu tetracampeonato, mas a disputa pelo vice tem dois postulantes com chances: Lando Norris (McLaren), que soma 349 pontos, e Charles Leclerc (Ferrari), que está com 341.
Nenhum deles foi campeão, mas Leclerc já conseguiu um vice-campeonato, em 2022, pela mesma Ferrari. Norris, por sua vez, teve seus melhores desempenhos em 2021 e 2023, quando terminou na sexta colocação.
Verstappen conseguiu uma vitória categórica no último domingo (1), no GP do Catar. Após largar em segundo, tomou a lidrerança de Russell na largada para não mais perdê-la esacramentar seu 63º triunfo na F1.
CONSTRUTORES
A disputa entre os Construtores também segue indefinida, mas a McLaren tem uma vantagem relativamente confortável em relação à Ferrari, 640 a 619 pontos.
Falando em Construtores, a etapa do último domingo (1), o GP do Catar, viu pela primeira vez a Sauber chegar à zona de pontuação, com o oitavo lugar de Guanyu Zhou, que terminou em oitavo lugar, assegurando quatro pontos ao time suíço que está mudando de mãos, para a Audi, que em 2025 terá uma nova dupla: o alemão Nico Hülkenberg e o brasileiro estreante, Gabriel Bortoleto.
A McLaren não vence um título de Construtores desde 1998, quando tinha Mika Hakkinen e David Couthard como dupla. A Ferrari está em jejum desde 2008, ocasião em que seus cockpits acomodavam Felipe Massa e Kimi Raikkonen.
DESPEDIDA DE LEWIS HAMILTON DA MERCEDES
A prova de Abu Dhabi também vai marcar o fim de uma longa e vitoriosa parceria, a de Lewis Hamilton na Mercedes. O britânico, que em 2025 vestirá o macacão escarlate da Ferrari, chegou no time da estrela de três pontas em 2013, vencendo seis de seus sete títulos na categoria máxima do automobilismo: 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. O outro campeonato que conquistou foi o de 2008, pela McLaren-Mercedes.
Na atual temporada, Lewis o sétimo lugar, com 211 pontos, 24 atrás do seu companheiro de equipe, o compatriota George Russell, sexto colocado na tabela.
O substituto de Hamilton na Mercedes em 2025 será o italiano Andrea Kimi Antonelli, estreante que atualmente compete na Fórmula 2 e faz uma temporada decepcionante, apenas em sexto lugar.
HISTÓRICO DA PROVA
O GP de Abu Dhabi está no calendário da Fórmula 1 desde 2009, ano em que o hoje aposentado Sebastian Vettel (Red bull) foi o vencedor.
Lewis Hamilton detém o recorde de vitórias, cinco no total (2011, 2014, 2016, 2018, 2019), sendo a primeira de McLaren-Mercedes e as demais pela Mercedes.
Verstappen é o maior vencedor no traçado de Yas Marina, com quatro triunfos: 2020, 2021, 2022 e 2023. Sebastian Vettel, segundo neste ranking, hoje aposenado, ganhou em três ocasiões: 2009, 2010 e 2013.
PNEUS
Para a etapa derradeira da temporada, a Pirelli repete uma receita que vem utilizando nos últimos anos, com os compostos mais macios, com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio.
De acordo com a fabricante italiana, os pneus macios possivelmente só serão utilizados na classificação, enquanto os médios e duros serão as opções mais vistas durante o GP.
NO ANO PASSADO
A pole do GP de Abu Dhabi em 2023 foi de Verstappen, em 1min23s445. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Leclerc e Russell. Clique aqui e veja como foi.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE ABU DHABI (YAS MARINA) - 24ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (6)
Treino livre 1 - 06h30 às 07h30
Treino livre 2 - 10h00 às 11h00
Sábado (7)
Treino livre 3 - 07h30 às 08h30
Classificação - 11h00 às 12h00
Domingo (8)
Largada para a corrida - 10h00 (58 voltas) - Extensão da pista: 5.281 metros
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de Leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec.
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez – Pole de Carlos Sainz, em 1min15s946 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Leclerc.
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** – Pole de Piastri na Spirnt, em 1min08s899 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Lando Norris, em 1min23s405 - Vitória de Verstappen, seguido por Ocon e Gasly.
22ª ETAPA -24/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas – pole de Russell, em 1min32s312 - Vitória de Russell, seguido por Hamilton e Sainz.
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** – Pole de Norris na Sprint, em 1min21s012 - Vitória de Norris na Sprint - Pole de Verstappen, em 1min20s520 - Vitória de Verstappen, seguido por Leclerc e Piastri.
PRÓXIMA ETAPA
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************
Saudade: Ex-meia do São Paulo, Maneca nos deixava há cinco anos
Meia-esquerda com passagem pelo São Paulo entre 1956 e 1959, Maneca nos deixava há exatos cinco anos. Ele residia em Ribeirão Preto e estava com 86 anos de idade.
Revelado no interior paulista, pelo Batatais, Manoel da Silva, o Maneca, teve uma bela passagem vestindo a camisa 10 do Comercial de Ribeirão Preto, o que lhe rendeu o convite do São Paulo Futebol Clube.
Depois de defender o Tricolor, passou pelo Noroeste de Bauru e encerrou sua carreira em Piracicaba, pelo XV de Novembro.
PASSAGEM PELO SÃO PAULO
Com a camisa são-paulina, entre os anos de 1956 e 1959, Maneca realizou 79 partidas (42 vitórias, 16 empates e 21 derrotas), marcou 10 gols e fez parte do elenco vitorioso no Paulistão de 1957.
***********************************************
Olhos no retrovisor: Emerson Fittipaldi e a filha Tatiana no divertido comercial do Rider, em 1991
Bicampeão de Fórmula 1, campeão da Indy e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi já participou de diversas campanhas publicitárias, desde baterias automotivas, óleos lubrificantes e automóveis.
Pai de sete filhos, próximo de completar 78 anos (no dia 12 de dezembro), Emerson gravou em 1991 um comercial para a Grendene, de um dos produtos da fabricante, o chinelo Rider, ao lado de sua filha Tatiana, na verdade a protagonista da peça publicitária.
Em sua casa, em Miami, Emerson aparece se preparando para subir em uma lancha personalizada, enquanto a menina fala com desenvoltura, dizendo que seu esporte favorito é o vôlei. Ela diz que quer ser famosa e ganhar muitos dólares e ficar como o pai, "curtindo a vida, de Rider, numa boa"...
Atualmente com 43 anos, Tatiana é casada com o ex-piloto italiano Max Papis, com quem tem dois filhos.
ABAIXO, O VÍDEO DO COMERCIAL DO RIDER COM EMERSON E SUA FILHA TATIANA FITTIPALDI
***********************************************
Saudade: Há 44 anos morria Adilson Miranda, ex-Corinthians e campeão brasileiro com o Inter em 79
Corinthians 3 x 2 Grêmio em 1º de novembro de 1975, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro gol do Timão foi de Adilson. A locução é de Milton Neves, no "Gol, o Grande Momento" da Band.
Abaixo, a mesma partida, Corinthians 3 x 2 Grêmio em 1º de novembro de 1975, no Morumbi, mas com narração de Luiz Noriega, da TV Cultura-SP
Dois gols de Adilson na vitória corintiana sobre o Palmeiras por 2 a 1, no Morumbi, em 7 de agosto de 1975, pelo Campeonato Paulista
Abaixo, dois gols de Adilson na vitória do Corinthians sobre a Portuguesa por 3 a 0 no dia 25 de abril de 1976, no Morumbi. Narração de Luiz Noriega pela TV Cultura (SP)
ABAIXO, MELHORES MOMENTOS DA FINAL DO GAUCHÃO DE 1978, COM NARRAÇÃO DE CELESTINO VALENZUELA. O INTER FOI CAMPEÃO DIANTE DO GRÊMIO, VITÓRIA POR 2 A 1, JOGO DISPUTADO NO BEIRA-RIO. ADILSON TEVE BOA PARTICIPAÇÃO NO JOGO, INCLUINDO UM LANCE AOS 40 SEGUNDOS DO VÍDEO
ABAIXO, CORITIBA 2 X 1 JOINVILLE, NO COUTO PEREIRA. ADILSON FEZ O GOL DA VIRADA DO COXA, NO FINAL DO SEGUNDO TEMPO, EM 13 DE NOVEMBRO DE 1977, PARTIDA VÁLIDA PELO CAMPEONATO BRASILEIRO
ABAIXO, ÁUDIO DA VITÓRIA DO INTERNACIONAL SOBRE O VÉLEZ SARSFIELD EM 25 DE JUNHO DE 1980 NO BEIRA-RIO, PELA 2ª FASE DA LIBERTADORES DA AMÉRICA, COM VITÓRIA COLORADA POR 3 A 1, TRÊS GOLS DE ADILSON, COM NARRAÇÃO DE ARMINDO RANZOLIN, PELA RÁDIO GUAÍBA DE PORTO ALEGRE
***********************************************
Achados & Perdidos: Relembre de Beto Fuscão, ex-zagueiro que nos deixava há dois anos
Há exatamente dois anos, vítima de câncer, morria Beto Fuscão, ex-zagueiro com boas passagens por Grêmio e Palmeiras. Ele estava com 72 anos, internado em um hospital de Florianópolis, cidade em que residia.
Rigoberto Costa, o Beto Fuscão, catarinense nascido em 13 de abril de 1950, começou sua carreira pelo Figueirense, mas ficou nacionalmente conhecido a partir de sua chegada ao Grêmio, clube que defendeu entre 1973 e 1977. Em seguida jogou pelo Palmeiras, permanecendo no Verdão até 1980.
Disputou nove jogos pela Seleção Basileira, entre 1976 e 1977, na preparação para a Copa da Argentina em 1978, mas acabou não relacionado para o Mundial disputado na Argentina.
Encerrou sua carreira em 1988, pelo Tiradentes, clube do Distrito Federal.
***********************************************
Saudade: Rodrigues Neto, lateral do Brasil na Copa de 78, completaria 75 anos
Ex-lateral do Flamengo, Rodrigues Neto completaria 75 anos nesta sexta-feira (6). Ele nos deixou em 29 de abril de 2019, aos 69 anos, em decorrência de uma trombose.
Também com passagens por Fluminense, Botafogo e Internacional, entre outros, José Rodrigues Neto, mineiro de Galileia, viveu sua melhor fase no futebol carioca, onde foi três vezes campeão (1972 e 74, pelo Fla, e 1976, pelo Flu).
FUTEBOL ARGENTINO E SELEÇÃO BRASILEIRA
Rodrigues Neto defendeu dois clubes argentinos , o Boca Juniors e o Ferro Carril, e encerrou sua carreira pelo São Cristóvão-RJ.
Pela seleção brasileira, atuou em 19 jogos, tendo participado da Copa de 1978 na Argentina. Ele entrou na equipe titular a partir do terceiro jogo, contra a Áustria, subsituindo Edinho, que havia sido improvisado por Claudio Coutinho na lateral-edquerda mas não foi bem nas duas primeiras partidas, contra a Suécia e a Espanha.
Após deixar os gramados, José Rodrigues Neto foi treinador profissional, com passagens por Moto Club (MA) e São Bento (SP).
***********************************************
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória guiando pela Ferrari
Foi em 02 de junho de 2022, sob chuva, após ter largado em terceiro lugar, que o alemão Michael Schumacher vencia sua primeira corrida a bordo de uma Ferrari, no GP da Espanha, em Barcelona, sétima vez que guiava pela esquadra de Maranello.
Portando o número 1 em seu carro naquele 2 de junho de 1996, em razão do título que trazia da Benetton do ano anterior, e também do outro (foi campeão em 1994 e 1995), Schumacher, então com 27 anos, devolveu a Ferrari ao topo de um pódio após quase um ano. O último triunfo do time italiano havia sido no GP do Canadá de 1995, na única vitória do francês Jean Alesi na Fórmula 1.
No pódio, ao lado de Schumacher, que havia largado na segunda fila, em terceiro lugar, estavam justamente Jean Alesi (Benneton-Renault) e o canadense Jacques Villeneuve (Williams-Renault), que fazia seu ano de estreia na F1.
A prova também marcou o primeiro ponto conquistado pelo brasileiro Pedro Paulo Diniz, então na Ligier-Mugen-Honda. Outros dois brasileiros participaram daquela corrida: Rubens Barrichello (Jordan-Peugeot), que chegou a brigar pela segunda colocação quando teve quebra no diferencial, e Ricardo Rosset (Footwork-Hart), que bateu.
A Ferrari não tinha o melhor carro na temporada em que Schumacher estreou pela escuderia italiana, nem era a favorita à vitória na Espanha, mas o alemão contou com erro do pole Damon Hill, que rodou com sua Williams-Renault e abandonou na volta 16.
Aliás, a Williams dominou o campeonato de 1996, com Damon Hill conquistando o título e Villeneuve terminando como vice-campeão.
Schumacher, que venceu mais duas corridas naquele ano (Bélgica e Itália), fechou a temporada em terceiro lugar, com 59 pontos, 38 a menos que o campeão Hill.
FANTÁSTICO NA FERRARI
Ao todo, Schumacher venceu 72 provas pela Ferrari, entre 1996 e 2006. Antes, ganhou 19 GPs pela Benetton, totalizando 91 conquistas, recorde que foi superado pelo britânico Lewis Hamilton, que hoje soma 103 vitórias.
O ano de 2006 marcou sua primeira despedida das pistas da F1.
COADJUVANTE NA MERCEDES
Michael Schumacher retornou à F1 em 2010 pela Mercedes, onde competiu até 2012, mas sem o brilho de antes. Neste período conquistou um único pódio, no GP da Europa de 2012, disputado em Valência, na Espanha.
Pela Mercedes, Schumacher terminou todos os três campeonatos que disputous atrás de seu companheiro de equipe, o compatriota Nico Rosberg.
Em 2010 foi o 9º (Rosberg, o 7º). Em 2011 ficou em 8º (Rosberg terminou em 7º), e em 2012 ficou mais atrás, em 13º (Rosberg fechou em 9º).
SITUAÇÃO DIFÍCIL
Atualmente com 55 anos, sua situação de saúde é uma incógnita após o gravíssimo acidente que sofreu em uma pista de esqui na França, em 29 de dezembro de 2013. Ele ficou em coma por mais de cinco meses, após bater a cabeça contra uma pedra.
A família do ex-piloto, heptacampeão mundial de Fórmula 1, não divulga maiores informações sobre seu estado clínico.
No dia 8 de setembro de 2021, em uma prévia de lançamento do documentário "Schumacher", da Netflix, foi divulgado um trecho, exibido no programa Télé-Loisirs, com um depoimento de Corinna, sua esposa.
“Nunca culpei Deus pelo que aconteceu. Foi só azar, já que podia ter acontecido com qualquer um. É claro que sinto falta dele todos os dias, mas não sou a única a sentir falta dele. As crianças, a família, o pai dele, todos ao redor. Todos sentem falta de Michael”, comentou a esposa de Michael Schumacher, que arrematou.
“Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael. Estamos vivendo nossas vidas. Aquilo que é ´privado é privado´, como ele sempre disse, e é muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada o máximo possível”, ponderou Corinna.
É casado com Corinna Betsch, com quem teve dois filhos: Gina-Maria, que recentemente se casou, e Mick Schumacher, que hoje compete pela Alpine no Mundial de Endurance (WEC).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************
Achados & Perdidos: Primeiro estádio corintiano, Parque São Jorge teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
***********************************************
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil de 1966, há 57 anos
Há exatos 58 anos, de virada, o Cruzeiro derrotava o Santos no Pacaembu por 3 a 2 e conquistava a Taça Brasil de 1966, coroando uma jornada espetacular do time mineiro que havia vencido o Peixe por impressionantes 6 a 2 na partida de ida no Mineirão, disputada uma semana antes.
Posteriormente, aliás, a Taça Brasil foi englobada como Campeonato Brasileiro. Portanto, este foi o primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo Cruzeiro Esporte Clube.
Em 7 de dezembro de 1966, o Santos parecia disposto a reverter a situação para provocar um terceiro jogo, pois com 25 minutos de bola rolando na etapa inicial, o time da Baixada Santista já vencia por 2 a 0, gols de Pelé e Toninho Guerreiro.
E foi com 2 a 0 para o Santos que as equipes entraram para o vestiário, restando a segunda etapa para que a Raposa tentasse algo diante da equipe praiana.
Chovera forte em São Paulo antes da partida, e o gramado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho não teve uma drenagem suficientemente boa para prejudicar o desempenho dos times que se notabilizavam pela ótima técnica.
O Cruzeiro, logo aos 12 minutos do segundo tempo, poderia ter diminuído, quando Armando Marques assinalou pênalidade máxima em Evaldo, empurrado por Mengálvio. A infração foi clara, a ponto de Mengálvio sequer esboçar reclamação. Mas o goleiro Cláudio defendeu a cobrança feita por Tostão, um chute fraco, próximo ao seu corpo, no lado direito.
Tudo parecia favorável ao Santos, então comandado pelo técnico Lula.
Porém, aos 18 minutos, o mesmo Tostão se redimiu, marcando um belo gol de falta, surpreendendo Cláudio, com um arremate em curva.
Dez minutos depois, com Dirceu Lopes, que acertou um belo chute da entrada da grande área, pelo lado esquerdo, o Cruzeiro chegou à igualdade no placar, e restando um minuto para o término, Natal recebeu de bandeja o passe de Tostão da esquerda e consumou o que parecia impossível, a virada cruzeirense que rendeu o título da Taça Brasil ao time azulado.
MOMENTO DISTINTO...
Muito diferente do que se via na década de 1960, Cruzeiro e Santos não tiveram vida fácil no Brasileiro de 2023. O Peixe acabou rebaixado para a 2ª Divisão e a Raposa se livrou de nova queda na penúltima rodada.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Data: 07 de dezembro de 1966
Público: 30.000 espectadores (estimativa)
Árbitro: Armando Marques
Gols: Pelé, Toninho Guerreiro, Tostão, Dirceu Lopes e Natal.
Santos: Cláudio; Lima, Haroldo, Obrdan e Zé Carlos, Zito e Mengálvio; Amauri (Dorval), Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico: Lula.
Cruzeiro: Raul; Pedro Paulo, William, Procópio e Neco; Piazza e Dirceu Lopes; Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira.
ABAIXO, COM IMAGENS DO CANAL 100, SANTOS 2 X 3 CRUZEIRO. NARRAÇÃO DE FIORI GIGLIOTTI E COMENTÁRIOS DE JOSÉ PAULO DE ANDRADE E LUIZ AUGUSTO MALTONI
***********************************************
Alpine terá a holandesa Nina Gademan para a temporada de 2025 da F1 Academy
A BWT Alpine contará com a pilota holandesa Nina Gademan, de 21 anos, para a temporada de 2025 da F1 Academy, campeonato exclusivamente para mulheres que na atual temporada foi vencido pela britânica Abbi Pulling, também apoiada pela Alpine.
"Estou incrivelmente orgulhosa de representar a BWT Alpine Formula One Team na temporada 2025 da F1 Academy. Este é um momento que eu pensava que nunca chegaria, e é um sonho que se tornou realidade. Ter o apoio de uma equipe com um legado tão incrível significa o mundo para mim. Sou profundamente grato pela confiança e crença da Alpine em mim, e mal posso esperar para fazer da temporada de 2025 um capítulo inesquecível nesta jornada", comentou Nina, que na temporada de 2024 competiu em uma etapa da F1 Academy, a quarta, em Zandvoort, na Holanda. Ele ficou em quarto lugar na Corrida 1 e em décimo na Corrida 2, somando 14 pontos na rodada dupla.
HISTÓRICO RECENTE DE NINA GADEMAN
Nina ganhou a FIA Motorsport Games Karting Slalom Cup em 2019 pela Team Netherlands, para em 2024 fazer sua estreia em monopostos, pela Fórmula 4 Britânica, chegando ao pódio (como estreante) na quarta etapa, no circuito de Truxton (Inglaterra).
ANTES DA ESTREIA NA F1 ACADEMY
Nina Gademan terá um bom teste antes da abertura da temporada de 2025 da F1 Academy, pela Fórmula Winter Series, entre 30 de janeiro e 9 de março de 2025, para provas em Portimão (Portugal), Valência (Espanha), Aragão (Espanha) e Barcelona (Espanha). Ele competirá com um dos carros da Hitech GP.
TEMPORADA DE 2025
A temporada de 2025 da F1 Academy está programada para começar em Xangai, na China, entre 21 e 23 de março, com rodada dupla, bem como todas as outras sete etapas definidas pela FIA: Jedá, Miami, Canadá, Holanda, Singapura e Estados Unidos (Las Vegas).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************
Com 'zebra' na pole, 500 Milhas de Indianápolis será no próximo domingo, com um brasileiro no grid
23/05/2025O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Tatuiense
23/05/2025F1: Leclerc confirma a força da Ferrari em Mônaco dominando a sexta-feira
23/05/2025Olhos no retrovisor: Veja como foi a participação do aniversariante Rubens Barrichello em seu último GP de F1
23/05/2025Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores portugueses e espanhóis
23/05/2025