por Marcos Júnior Micheletti
Eduardo Barroca, o Eduardo de Souza Barroca, é um dos raros casos de treinador de futebol que não teve uma carreira como atleta profissional de futebol.
É o atual treinador do CRB (AL), anunciado pelo clube de Maceió em 25 de março de 2025, após passagem pelo Mirassol entre 17 de dezembro de 2024 e 22 de fevereiro de 2025. Antes, comandou o Avaí, entre 3 de julho de 2023 e 26 de abril de 2024, quando foi demitido, logo após a derrota para o Santos por 2 a 0, na Ressacada, pela segunda rodada da Série B.
TRAJETÓRIA
Carioca, nascido em 22 de abril de 1982, é o atual treinador do Ceará, anunciado pelo clube em 24 de abril de 2023, para o lugar de Gustavo Morínigo, demitido no mesmo dia. O trabalho anterior de Barroca foi em 2022, no Bahia.
Barroca começou sua carreira comandando o Sub-13 do Flamengo, em 2000. Depois, trabalhou como assistente em diversos clubes, entre eles o Sendas, PAEC e Corinthians (Sub-17), para finalmente iniciar um trabalho com um elenco profissional em 2019, pelo Botafogo-RJ, ocupando o lugar do demitido Zé Ricardo.
Deixou o Botafogo no mesmo ano para assumir o Atlético Goianiense, concluindo o Campeonato Brasileiro da Série B na quarta colocação, o que levou o time da capital goiana à Série A em 2020.
Porém, foi demitido do Atlético Goianiense, e em seguida assumiu o comando do Coritiba, até 20 de agosto de 2020. Em outubro do mesmo ano foi contratado pelo Vitória (BA), mas retornou ao Botafogo (RJ) ainda em 2020, mas o rebaixamento o deixou desempregado em 6 de fevereiro de 2021.
Foi anunciado pelo Atlético Goianiense para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 28 de maio de 2021, permanecendo no clube até 27 de setembro do mesmo ano.
Em 13 de fevereiro de 2022, foi anunciado como novo treinador do Avaí, para a disputa do Campeonato Catarinenses e da Série A do Brasileirão. Depois passou por Bahia e Ceará e retonou ao Avaí.
Achados & Perdidos: Há 11 anos o Brasil estreava na Copa com vitória sobre a Croácia
Oscar fez o terceiro gol do time canarinho. Foto: Rafael Ribeiro/CBFSaudade: Há sete anos morria Zé Carlos, ídolo do Guarani e Cruzeiro
Pelo Bugre, o saudoso volante conquistou o Brasileiro de 78. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' sobre judô, com Aurélio Miguel
Saudade: Orlando Fantoni, treinador que brilhou no Vasco, nos deixava há 23 anos
Achados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje completaria 71 anos
Ancelotti estreia pela Seleção nesta noite contra o Equador pelas Eliminatórias; os times
Parabéns, Cássio! Atual goleiro do Cruzeiro completa 38 anos!
Parabéns, Edinho! Ídolo do Fluminense completa 70 anos!
Saudade: Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador completaria 69 anos
Ancelotti passa por Guayaquil comandando a seleção sem mostrar a que veio
Nem tudo é alegria em torno da vitória do PSG. Por Ricardo Setyon
Saudade: Há cinco anos morria Sapatão, marcante zagueiro do Bahia