O futebol sul-americano tem sido dominado nos últimos anos pelos poderosos Palmeiras e Flamengo.
Alviverdes e rubro-negros, milionários, têm montado no Allianz e na Gávea, respectivamente, times com nível europeu.
Até por isso eles vêm sobrando no continente em que a maioria dos times perde seus principais craques para os mercados mais endinheirados da bola.
Mas 2023 foi diferente.
Claro que no Brasileirão muita coisa ainda pode acontecer.
Mas dificilmente o título escapará do cambaleante Botafogo.
Ou seja, esta temporada tem tudo para ser a primeira, desde 2017, em que os dois poderosos clubes brasileiros, juntos, não levarão nenhuma taça relevante.
Que coisa, não?
Mas, a pergunta que fica é: qual deles decepcionou mais em 2023?
Bem, aí, na minha opinião, foi o Palmeiras.
Acontece que o Flamengo começou a temporada já de forma desastrosa, com Vítor Pereira.
E depois escolheu um substituto ainda pior: Jorge Sampaoli.
Já o Palmeiras, por mais que tenha visto seu time perder peças importantes, tanto negociadas quanto contundidas, manteve a sua sólida base e seu competentíssimo técnico.
Mas, mesmo assim, conseguiu fracassar em todas as competições relevantes do ano.
Por isso, se existisse um troféu de "maior decepção da temporada", este seria facilmente do clube do Palestra Itália.
Concorda?
************************************************
Achados & Perdidos: Pelé em sua definitiva despedida do futebol
Há exatos 46 anos, no Giant Stadium, em Nova York, Pelé (1940-2022) fez sua definitiva despedida do futebol, atuando no primeiro tempo pelo Cosmos de Nova York, e nos 45 minutos finais pelo Santos Futebol Clube.
Mais de 76 mil espectadores, entre eles Muhammad Ali e o secretário de estado norte-americano Henry Kissinger, viram a vitória do Cosmos sobre o Santos de virada, por 2 a 1 naquele 1º de outubro de 1977.
Reinaldo, aos 14 minutos da primeira etapa, abriu o placar para o Peixe. Pelé, de falta, anotou para o time norte-americano, aos 42, também da etapa inicial.
No segundo tempo, Miflin entrou no lugar de Pelé no Cosmos e foi ele quem definiu o placar, marcando logo aos 4 minutos, fazendo 2 a 1.
Pelé morreu em 29 de dezembro de 2021, por falência múltipla de órgãos, em razão de um câncer inicialmente diagnosticado no cólon em agosto de 2021. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mantido sob cuidados paliativos, pois ele não conseguira responder positivamente ao tratamento quimioterápico.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
COSMOS 2 x 1 SANTOS
DATA: 1º DE OUTUBRO DE 1977
Estádio: Giants Stadium, em Nova York, EUA.
Público: 76.646
Gols: Reinaldo aos 14min e Pelé (Cosmos) aos 42min do primeiro tempo; Ramon Miflin aos 4min do segundo tempo.
Árbitro: Gino Hipólito
Auxiliares: Tonny Nobile e Tim Rossi
Cosmos: Messing (Yasin); Nelsi (Hunter), Roth, Carlos Alberto (B. Smith); Rildo (Formoso), Garbett (Vitor), Beckenbauer, Tony Field (Ord), Chinaglia; Pelé (Ramon Miflin) e Hunt (Oliveira). Técnico: Eddie Firmani.
Santos: Ernani; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Neto; Zé Mário, Aílton Lira (Pelé) e Carlos Roberto; Nilton Batata, Reinaldo (Juary) e Rubens Feijão (Bianchi). Técnico: Otto Glória.
ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DO 1º TEMPO, INCLUINDO O GOL DE PELÉ PELO COSMOS CONTRA O SANTOS. NARRAÇÃO DE WALTER ABRAHÃO (TV CULTURA-SP)
************************************************
Saudade: Há um ano morria Eder Jofre, um dos maiores pugilistas de todos os tempos
Há exatamente um ano morria Eder Jofre, pugilista brasileiro campeão por duas categorias, Pena e Galo, aos 86 anos. Ele sofreu uma sepse, provocada por um infecção urinária e também tratava uma pneumonia.
Paulistano nascido em 26 de março de 1936, Eder Jofre foi reconhecido mundialmente por seus feitos.
Em 22 de outubro de 2019 o Conselho Mundial de Boxe (WBC) reconheceu Eder Jofre como o primeiro campeão mundial dos pesos-galos da entidade, em convenção realizada em Cancún, no México.
Era viúvo de Maria Aparecida, a Cidinha, que moreu em 10 de maio de 2013. Eder morava com sua filha Andrea e tinha outro filho, Marcel Jofre.
Morreu na noite de ontem (domingo), dia 1º de outubro, Bird Clemente, aos 85 anos, primeiro piloto profissional brasileiro. Ele estava com 85 anos e sofreu complicações após um infecção. Seu corpo será velado no Cemitério do Morumby, mesmo local do sepultamento, que ocorrerá às 17h.
Bird ntegrou as equipes Vemag e Willys, esta última na condição de piloto profissional, pilotando uma Berlineta Interlagos, ao lado de Wilsinho Fittipaldi e Catharino Andreatta, tri-campeão das Mil Milhas Brasileiras.
Bird Clemente deixa quatro filhos: uma mulher do primeiro casamento com Marise e dois homens e outra mulher de seu segundo casamento, com Maria Luiza, atual esposa.
************************************************
Ingressos à venda para as 6 Horas de São Paulo, prova do WEC em julho de 2024
Foram iniciadas as vendas para as 6 Horas de São Paulo, prova do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance), marcada para ser a quinta etapa do certame de 2024, evento programado para 12, 13 e 14 de julho do próximo ano no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.
Há possibilidade de comprar ingresso para os três dias do evento ou apenas para o dia da prova. Clique aqui para a cessar o site oficial.
Ainda há a possibilidade de adquirir em um local físico, a loja Reserva, no Shopping Tamboré, em Barueri (SP). Os valores variam de R$ 125 e R$ 1.099 (para os três dias) e R$ 250,00 somente para o dia da corrida. Estarão disponíveis cinco setores: Arquibancadas A, B, M, Pit Stop e Fan Zone.
ATRAÇÕES PARA A PROVA PAULISTANA
De acordo com a organização das 6 Horas de São Paulo, o espectador terá diversas atrações no evento, desde música, espaço kids, área para descanso, praça de alimentação e telões.
Em todas as áreas também será possível comprar comidas e bebidas. Quem adquirir o passaporte com o passe de visitação incluso poderá visitar a área dos boxes e ver de perto as garagens, os carros e os pilotos.
PROVAS JÁ REALIZADAS EM SÃO PAULO PELO WEC
As 6 Horas de São Paulo aconteceram no mesmo traçado paulistano em três ocasiões: 2012, 2013 e 2014, cada uma delas (pela categoria principal) vencida por uma marca diferente.
Na edição de 2012 o triunfo foi da Toyota, com a dupla formada pelo austríaco Alexander Wurz e o francês Nicolas Lapierre, a bordo do Toyota TS030 Hybrid.
Em 2013 foi a vez da Audi subir ao degrau mais alto do do pódio, com o alemão André Lotterer, o suíço Marcel Fassler e o francês Benoit Tréluyer. Eles conduziram o modelo R18 e-tron quattrro da fábrica de Ingolstadt.
Outra marca alemã, a Porsche, ficou com o primeiro lugar na prova realizada em 2014, repetindo as nacionalidades dos pilotos da edição anterior: o alemão Marc Lieb, o suíço Neel Jani e o francês Romain Dumas. O carro do trio foi o Porsche 919 Hybrid.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
************************************************
Saudade: Luisinho Lemos completaria 71 anos nesta terça-feira
O ex-centroavante e treinador Luisinho Lemos, que morreu em 2 de julho de 2019, completaria 71 anos nesta terça-feira (3).
Luizinho sofrera um infarto oito dias antes de morrer, enquanto dirigia o América-RJ na estreia da equipe pela Série B do Campeonato Carioca contra o Nova Cidade.
E foi justamente pelo América-RJ que Luisinho se destacou como atleta, sendo o maior artilheiro da histórica do clube, com 311 gols. Atuou ainda por Flamengo, Botafogo-RJ, Internacional-RS, Palmeiras e Ferroviária de Araraquara.
Também conhecido como Luisinho "Tombo", carioca de Niterói, nascido em 3 de outubro de 1952, ele era de uma família de futebolistas, irmão de César Maluco e de Caio Cambalhota, que também foram atacantes.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LUISINHO LEMOS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
************************************************
No Dia Mundial do Dentista, saiba quem foi Mário Trigo, que cuidou dos atletas do Brasil em quatro Copas
Hoje, 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Dentista.
Em forma de homenagem, relembramos a trajetória do saudoso Dr. Mário Trigo (1911 - 2008), dentista da Seleção Brasileira nos Mundiais de 1958, 1962, 1966 e 1970.
Graças ao seu trabalho criterioso, demonstrou aos atletas a importância do tratamento odontológico, uma vez que uma boa saúde bucal implica em recuperação mais rápida em lesões, bem como preventiva a infecções em outras partes do corpo.
TRABALHO INTENSO PARA A COPA DE 1958
Antes do embarque para a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, palco do primeiro título da Seleção Brasileira, o Dr. Mário Trigo extraiu 118 dentes de 33 pessoas da delegação canarinho, entre jogadores e membros da comissão técnica.
Foi casado com Vanilde Shirley Mantovani Trigo de Loureiro, com quem teve dois filhos: Mário Hermes Trigo de Loureiro Filho e Márcio Herley Trigo de Loureiro.
ABAIXO, EM VÍDEO GRAVADO PELA TV CULTURA (SP), O DR. MÁRIO TRIGO CONTA UMA ÓTIMA HISTÓRIA SOBRE MANÉ GARRINCHA NA COPA DE 1958
************************************************
Mirandinha é o convidado desta terça-feira na live do treinador Marcos Falopa
O ex-centroavante Mirandinha, que defendeu o Corinthians e o São Paulo, entre outros, é o o convidado desta desta terça-feira (3), às 19h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Atualmente com 71 anos, Sebastião Miranda da Silva Filho, o Mirandinha começou sua carreira no América de Rio Preto para depois defender o Alvinegro de Parque São Jorge e em seguida o Tricolor do Morumbi, onde acabou sofrendo uma grave contusão, fraturando a perna esquerda em uma dividida com o zagueiro Baldini, do América de Rio Preto.
Depois de um longo período de recuperação, voltou aos gramados norte-americanos (Tampa Bay e Menphis Rogues) e no México, pelo Tigres. Depois, de volta ao Brasil, defendeu vários clubes, entre eles o o Atlético Goianiense e Taubaté. Encerrou sua carreira em 1985, pelo Pinhalense, do Espírito Santo.
Integrou a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundoa de 1974, na Alemanha, tendo participado de quatro partidas.
Participe!
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 19h (clique aqui para acessar).
************************************************
Achados & Perdidos: Milton Neves no `Canal 100´ da extinta TV Manchete para um eletrizante Fla-Flu
Milton Neves, hoje no Grupo Bandeirantes, foi apresentador de um programa especial da extinta Rede Manchete de Televisão em 1994, em parceria com a Sport Promotion (empresa de marketing esportivo), com inesquecíveis jogos do icônico "Canal 100" no projeto batizado "A Grande Jogada", trazendo para a televisão as imagens que por tantos anos encantaram o público nas salas de cinema de todo o País.
No vídeo abaixo, Milton faz as honras da casa para anunciar Flamengo 5 x 2 Fluminense, decisão da Taça Guanabara de 1972, jogo disputado em 23 de abril daquele ano no velho Maracanã, que tinha capacidade muito maior para torcedores, incluindo a democrática geral, a preços populares. Cid Moreira faz a locução dos melhores momentos do jogo.
Um total 137.002 espectadores viram Liminha, Caio Cambalhota (duas vezes) e Doval marcarem os quatro primeiros gols do Flamengo, sendo três na primeira etapa.
No segundo tempo, Jair Pereira e Mickey anotaram para o Tricolor, e Caio Cambalhota, em jornada inspiradíssima, fechou o placar com o quinto gol rubro-negro, então dirigido por Zagallo. Paulo Amaral era o treinador do Fluminense.
ABAIXO, MILTON NEVES EM 1994, APRESENTANDO O "CANAL 100" PELA TV MANCHETE, PARA FLAMENGO 5 X 2 FLUMINENSE, FINAL DA TAÇA GUANABARA DE 1972
Segundo piloto australiano a ser campeão de Fórmula 1, Denny Hulme morria há exatos 31 anos, em 4 de outubro de 1992, vítima de um ataque cardíaco, exatamente enquanto pilotava uma BMW M3 durante uma prova de turismo em seu país.
Hulme conquistou o título mundial da Fórmula 1 em 1967 (pela Brabham-Repco), superando dois fortíssimos concorrentes: o conterrâneo Jack Brabham, então seu companheiro de equipe, e o escocês Jim Clark, da Lotus.
Além de Denny Hulme e Jack Brabham, o outro australiano que foi campeão da Fórmula 1 foi Alan Jones.
Natural de Muzambinho, no Sul de Minas, onde nasceu em 6 de agosto de 1951, Milton Neves já recebeu homenagens de mais de 60 municípios brasileiros, que lhe outorgaram Títulos de Cidadão, o primeiro deles de Porto Feliz (SP), cidade próxima a Sorocaba, em 7 de outubro de 1993.
"Saí de Muzambinho em 1971 para tentar (e conseguir) ganhar o mundo, com destino à Curitiba, onde passei fome e muito frio, muito mesmo, mas foi uma escola importante para mim, na Rádio Colombo, após ter debutado pela Contnental de Muzambinho, nesta pelas mãos do saudoso Benedito Dino, meu padrinho querido na profissão", emociona-se Milton, que hoje é cidadão curitibano.
"A placa do Título de Cidadão de Curitiba, a exemplo das outras, está no meu escritório, na redação do Portal Terceiro Tempo, na icônica Avenida Paulista. Aliás, falando em São Paulo, também tive a honra de receber o Título de Cidadão Paulistano", ressalta Milton, que nutre carinho enorme por todas as homenagens que recebeu.
Em ordem alfabética, todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves:
Agudos (SP), Alegrete (RS), Alfenas (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), Areado (SP), Ariranha (SP), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Botelhos (MG), Cabo Frio (RJ), Caieiras (SP), Cambuquira (MG), Campinas (SP), Carapicuiba (SP), Carolina (PI), Cotia (SP), Curitiba (PR), Erechim (RS), Fama (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Fortaleza (CE), Goiás, Guaranésia (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Guaxupé (MG), Igaraçu do Tietê (SP), Itanhaém (SP), Itobi (SP), Ituverava (SP), Jaú (SP), Lavras (MG), Lins (SP), Machado (MG), Mato Grosso, Mauá (SP), Monte Belo (MG), Natal (RN), Peruíbe (SP), Pindamonhangaba (SP), Piratininga (SP), Porto Feliz (SP), Presidente Prudente (SP), Quadra (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP), Tatuí (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Três Pontas (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
************************************************
F1: Verstappen precisa de apenas três pontos para garantir o tricampeonato no Catar; a programação
O holandês Max Verstappen (Red Bull) precisa de bem pouco para garantir o tricampeonato mundial de Fórmula 1 na etapa programada para o próximo final de semana, o GP do Catar, em Losail.
Com 177 pontos de vantagem para o segundo colocado, o mexicano Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, Max pode largar para a corrida do próximo domingo (8) já com o título assegurado, precisando apenas de três pontos (um sexto lugar) na Sprint, programada para o sábado (7).
Em 16 corridas disputadas na temporada, Verstappen venceu 13. Pérez soma duas e Sainz ganhou uma.
Confirmando a conquista de seu terceiro título na Fórmula 1, consecutivo por sinal, Max, que completou 26 anos no último sábado (30), alcançará o feito e ainda restarão cinco etapas para o término da temporada: Estados Unidos, México, São Paulo, Las Vegas e Abu Dhabi.
A Red Bull, por sua vez, já assegurou o título entre os contrutores na etapa passada, o GP do Japão, em Suzuka, ocasião em que chegou aos 623 pontos.
Mas a disputa segue em aberto para o vice-campeonato, com a Mercedes ocupando o segundo lugar (305 pontos) e a Ferrari em terceiro (285).
A Aston Martin, que teve um ótimo início de campeonato, não conseguiu fazer frente às concorrentes que avançararam na tabela e está em quarto lugar com 221 pontos, ameaçada pela crescente McLaren, que está com 172, em quinto lugar.
Além do mais, a Aston Martin depende primordialmente de Fernando Alonso para somar a maior parte dos pontos. O espanhol tem 174 pontos contra apenas 47 do canadense Lance Stroll.
EM 2021...
A prova do Catar não foi realizada em 2022, pois o país estava direcionando seus esforços para a Copa do Mundo. Em 2021, último ano da prova no Catar, Lewis Hamilton fez a pole em 1min20s827. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Verstappen e Alonso, então na Alpine. Clique aqui e veja como foi o GP do Catar em 2021.
CAMPEONATO
Verstappen chegou aos 400 pontos, ante os 223 de Pérez, o vice-líder. Hamilton, em terceio, se distanciou mais de Alonso, o quarto colocado, 190 a 174 pontos. Em seguida, a disputa interna da Ferrari, tendo Sainz em quinto com 150 e Leclerc em sexto, com 135 pontos.
PNEUS
Para o GP do Catar, A Pirelli disponibilizará para as equipes o C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio. Esta, aliás, é a mesma seleão de gamas escolhidas para a etapa anterior, e, Suzuka.
Mario Isola, Diretor d Motorsport da Pirelli, salientou a diferença dos carros em relação à última vez em que a Fórmula 1 esteve em Losail (2021) e o novo asfalto que recobre os 5.380 metros do traçado.
"A Fórmula 1 agora retorna ao Catar, dois anos depois de sua estreia em 2021. Mas, em muitos aspectos, a etapa marca um novo começo, já que os carros agora são muito diferentes dos que vimos há alguns anos e o circuito de Losail foi completamente recapeado, com zebras modificados também. No papel, as principais características da pista permanecem as mesmas – com uma reta principal de pouco mais de um quilômetro de extensão e 16 curvas – mas é claro que as mudanças feitas nos últimos dois anos significam que os dados coletados do primeiro GP são apenas relativamente aproveitáveis. Em termos de desgaste, Losail é um circuito muito desafiador para os pneus, semelhante a Silverstone e Suzuka. Portanto, não é por acaso que os compostos escolhidos são os mesmos: C1, C2 e C3. Há uma grande variedade de curvas, a maioria delas de média e alta velocidade. A série de curvas entre a 12 e a 14 lembra bastante a famosa curva 8 em Istambul: uma das curvas mais exigentes para pneus na história recente da Fórmula 1. Essa sequência também é um dos fatores mais influentes para um bom tempo de volta. O fato de 11 das 16 curvas serem para a direita coloca um estresse especial na esquerda do carro, especialmente na dianteira, mas os níveis de energia vistos passando pelos pneus em 2021 ainda estavam bastante equilibrados entre os dois eixos. Outro fator que torna o GP do Catar ainda mais desafiador para nós, assim como para os pilotos e as equipes, é o retorno do formato Sprint. Apenas uma hora de treinos livres estará disponível na sexta-feira para determinar o acerto e avaliar o comportamento dos pneus em stints longos. Além disso, essa sessão acontece no calor do dia – que vai aquecer o asfalto – ao contrário da classificação e das duas corridas, que acontecem à noite. Portanto, tudo está pronto para um fim de semana interessante, bem como talvez algumas surpresas; a capacidade de se adaptar rapidamente e bem à pista pode oferecer uma vantagem significativa", ponderou Isola.
NOVIDADES EM LOSAIL
Além de um novo asfalto, há também uma nova infraestrutura em Losail. As garagens dos boxes, originalmente projetadas para a MotoGP, foram ampliadas e aumentadas em número. Há também uma nova instalação para a direção de prova e um novo centro de mídia.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO CATAR (LOSAIL, 17ª ETAPA DO MUNDIAL -HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (6)
10h30 às 11h30– Treino livre
14h – Classificação para o GP
Sábado (7)
10h – Classificação para a Sprint
14h30 – Sprint
Domingo (8)
14h – GP do Catar - (57 voltas) - Extensão do circuito: 5.380 metros
ETAPAS JÁ REALIZADAS
1- 05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min29s708 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
2- 19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min28s265 - Vitória de Sergio Pérez, seguido por Verstappen e Alonso.
3- 02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min16s732 - Vitória de Max Verstappen, seguido de Hamilton e Alonso.
4- 30/04/2023 - GP do Azerbaijão - Baku * - Pole de Charles Leclerc (Ferraril), em 1min40s203 - Vitória de Sergio Pérez na Sprint e também na corrida principal.
5- 07/05/2023 – GP de Miami – Miami – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min26s841 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
6- 28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min11s365 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Alonso e Ocon.
7- 04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min12s272 - Vitória de Verstappen, seguido por Hamilton e Russell.
8- 18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min25s858 - Vitória de Verstappen, seguido por Alonso e Hamilton.
9- 02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg * – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min04s391 - Vitória de Verstappen na Sprint. - Vitória de Max Verstappen na corrida principal, seguido por Leclerc e Perez.
10- 09/07/2023 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min26s720 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11- 23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste – Pole de Lewis Hamilton (Mercedes), em 1min16s609 - Vitória de Max Vestappen, seguido por Norris e Pérez.
12- 30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps * – Pole de Charles Leclerc (Ferrari), em 1min46s988 - Vitória de Max Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen na corrida principal, seguido por Pérez e Leclerc.
13- 27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min10s567 - Vitória de Verstappen, seguido por Alonso e Gasly.
14- 03/09/2023 – GP da Itália – Monza – Pole de Carlos Sainz (Ferraril), em 1mi20s294 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
15- 17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Carlos Sainz (Ferraril), em 1min30s984 - Vitória de Sainz, seguido por Norris e Hamilton.
16- 24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min28s877 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
17- 08/10/2023 - GP do Catar * - Losail -
18- 22/10/2023 – GP dos EUA * – COTA / Austin –
19- 29/10/2023 – GP da Cidade do México – Cidade do México –
20- 05/11/2023– GP de São Paulo * – Interlagos / Brasil –
21- 18/11/2023 - GP de Las Vegas - Las Vegas/EUA -
22- 26/11/2023 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina -
* - Etapas com Corrida Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
************************************************
Parabéns, Careca! Relembre uma entrevista do ex-atacante a Milton Neves
Aniversariante desta quinta-feira (5), completando 63 anos, o ex-atacante Careca, o Antonio de Oliveira Filho, participou do “Domingo Esportivo” da Rádio Bandeirantes no dia 22 de outubro de 2017.
Na ótima conversa com Milton Neves, o ex-companheiro de Maradona contou grandes histórias de sua carreira iniciada no Guarani de Campinas, onde foi campeão brasileiro em 1978, título até hoje inédito para um time do interior do Brasil.
Em seguida ele defendeu o São Paulo e depois teve um período de muito sucesso no futebol italiano, pelo Napoli, formando uma dupla afinadíssima com Maradona, que o chamava apenas pelo primeiro nome, Antonio.
No player abaixo, a entrevista completa de Careca a Milton Neves na Rádio Bandeirantes
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE CARECA NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”
************************************************
Saudade: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 79 anos
José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 79 anos nesta sexta-feira (6). Ele nos deixou em 18 de março de 1977, vítima de um acidente aéreo na Serra da Cantareira, mais precisamente no município paulista de Mairiporã. Ele estava com 32 anos de idade.
O avião em que ele viajava, um monomotor da Embraer (modelo Sertanejo) com prefixo PT EHR, havia saído do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e tinha como destino a cidade de Araraquara.
Chovia naquela manhã de 18 de março de 1977, e o pequeno avião pilotado por Carlos Roberto de Oliveira bateu em uma árvore e ficou totalmente destruído. Morreram os três ocupantes: o condutor e os amigos e pilotos de automobilismo José Carlos Pace e Marivaldo Fernandes.
Pace, então na Fórmula 1, competindo pela pela equipe Brabham, era casado com Elda Pace há seis anos, com quem teve dois filhos: Patricia e Rodrigo, que tinham cinco anos e meio e um ano e meio, respectivamente.
Seu corpo foi velado no Automóvel Clube de São Paulo, e sepultado no Cemitério do Araçá, também na capital paulista.
PACE ESTAVA EM GRANDE FASE
Assim como a maioria dos pilotos de sua geração, Pace havia começado no kart, aos 16 anos, idade bastante avançada para os padrões atuais. Em seguida passou para os carros, e sua performance impressionou o então chefe da equipe Willys, Luiz Antônio Greco, que o contratou para o seu time, que contava com nomes consagrados do automobilismo nacional, como Wilsinho Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno e a estrela em ascensão, Emerson Fittipaldi.
Em 1968, por exemplo, dividiu a condução de um Corcel com Brid Clemente nas 12 Horas de Porto Alegre. A dupla terminou a prova urbana na capital gaúcha na segunda colocação, apenas sete segundos atrás do Fusca dos irmãos Wilsinho e Emerson Fittipaldi.
CARREIRA NO EXTERIOR
Foi para a Europa em 1970, onde disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, tornando-se campeão. Também guiou carros de turismo, chegando ao segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1973, pela Ferrari.
Começou na Fórmula 1 em 1972, dois anos após Emerson, pela então pequena equipe Williams, que sequer tinha chassi próprio (utilizava os March). No ano seguinte guiou para a Surtees, obtendo seu primeiro pódio, no GP da Áustria, em Osterreichring. A vitória foi do sueco Ronnie Peterson (Lotus), seguido pelo escocês Jackie Stewart (Tyrrell).
Ficou na Surtees até 1974, transferindo-se para a Brabham em 1975, onde já no segundo GP da temporada, em Interlagos, venceu aquela que acabou sendo sua única prova na F1, na primeira dobradinha brasileira da categoria, com Emerson Fittipaldi (McLaren), em segundo.
Para 1976, a Brabham trocou a Ford pela Alfa-Romeo como fornecedora de motor. Embora mais potente, o propulsor italiano de 12 cilindros não tinha a mesma confiabilidade e deixou o brasileiro fora de muitos GPs.
Em 1977, ano de sua morte, começou a temporada com um bom segundo lugare no GP da Argentina, vencido pela surpreendente estreante Wolf, de Jody Scheckter. Não pontuou nas outras duas corridas que disputou naquele ano: Brasil (acidente) e África do Sul (13º colocado).
Havia um consenso que apontava José Carlos Pace como um futuro campeão da Fórmula 1 em curto espaço de tempo.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOSÉ CARLOS PACE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DO GP BRASIL DE 1975, EM INTERLAGOS, PALCO DA ÚNICA VITÓRIA DE JOSÉ CARLOS PACE NA FÓRMULA 1. NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE E COMENTÁRIOS DE GIU FERREIRA
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
************************************************
Há um ano morria Pampa, ex-jogador de vôlei, medalha de ouro em Barcelona/92
07/06/2025Achados & Perdidos: Em jogo duríssimo, Brasil derrotava a Inglaterra há 55 anos, na Copa de 70
07/06/2025Saudade: Fernandão, ídolo colorado, morria há 11 anos
07/06/2025Achados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' sobre judô, com Aurélio Miguel, apresentado por Milton Neves
06/06/2025Nem tudo é alegria em torno da vitória do PSG. Por Ricardo Setyon
06/06/2025