por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann
César Augusto da Silva Lemos, o César Lemos, mora na zona oeste de São Paulo, acompanha sempre as partidas do Palmeiras e trabalhou em revendedora de veículos. César hoje é também apresentador esportivo de TV.
Ele apresenta o "César na Área" na TV fechada, em São Paulo, no "Canal de São Paulo", sintonizado nos canais 18 e 36 da TVA. César passou por momento delicado em 2006.
Ele já sofreu três cirurgias no estômago, uma no quadril (ainda passará por outra) e caminha com auxílio de andador. A cirurgia no quadril foi necessária por causa de um acidente de carro, em 2006, que ocorreu na avenida Heitor Penteado, na zona oeste de São Paulo. Na ocasião, o ex-atacante também fraturou a perna.
No dia 16 de maio de 2011, a esposa do ex-artilheiro do Verdão e do Rubro-Negro carioca, Tereza faleceu devido a complicações de um câncer.
Viúvo, pai de três filhas e avô de dois netos, César nasceu no dia 17 de maio de 1945. Ele, que ganhou o apelido de Maluco, começou a carreira nas categorias de base do Flamengo, clube que defendeu de 1965 a 67. Foram 58 jogos com a camisa do Fla (32 vitórias, 18 empates, 18 derrotas) e marcou 38 gols (fonte: Almanaque do Flamengo - Clóvis Martins e Roberto Assaf).
No dia 16 de maio de 2011, a esposa do ex-artilheiro do Verdão e do Rubro-Negro carioca, Tereza faleceu devido a complicações de câncer.
Mas César marcou definitivamente seu nome na história do Palmeiras, clube que defendeu entre 1967 e 1974. Segundo maior artilheiro da história do Verdão com 180 gols, fez 324 jogos pelo aliverde (ganhou 170, empatou 91 e perdeu 63 / fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).
De jeito irreverente, César Lemos foi um dos maiores ídolos da torcida palmeirense. Ele integrou os times da Academia e ajudou nas conquistas dos brasileiros de 1972 e 1973, da taça Roberto Gomes Pedrosa, em 1967 e 1969, da Taça Brasil de 1967 e do Paulistão de 1972 e 1974.
Depois do Palmeiras, César chegou a defender o Corinthians. Sua passagem no Parque São Jorge foi curta e sem brilho. Sem o mesmo arranque, o centroavante esteve muito longe de ser o mesmo jogador dos tempos de Palestra Itália. Pelo alvinegro o centroavante fez 37 jogos (21 vitórias, 10 empates, 6 derrotas) e apenas 8 gols (fonte: Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte).
Logo em sua estréia, no dia dois de março de 1975, perdeu um pênalti no último minuto do jogo contra o XV de Novembro de Piracicaba, pelo Campeonato Paulista.
Deixou o Corinthians em 1976 e jogou no Santos (1977), Fluminense de Feira Santana, Botafogo de Ribeirão, Rio Negro (AM), Uinversidad Catolica, do Chile, e Salonica, da Grécia.
Com sua boas atuações, principalmente no Palmeiras, César conseguiu também um lugar na Seleção Brasileira e foi um dos convocados para a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.
Mas pela seleção, também não conseguiu repetir o sucesso dos tempos de Verdão. Atuou com a amarelinha em 11 partidas (seis vitórias, três empates e duas derrotas) e fez apenas 1 gol (fonte: Seleção Brasileira 90 anos - Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).
No dia 24 de abril de 2022, César Augusto da Silva Lemos, o César Maluco (ex-atacante do Flamengo e Palmeiras) e o jornalista Alex Sabino, participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:
Jogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Achados & Perdidos: Milton Neves em sua emocionante participação na edição de 2018 do Teleton
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos
Achados & Perdidos: Relembre de Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 104 anos
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 75 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Parabéns! 'Garçom' na decisão do Mundial de Clubes pelo Inter, Iarley completa 51 anos
Saudade: Armando Nogueira nos deixava há 15 anos
Olhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia da equipe em época de 'vacas magras'
Saudade: Grande nome do futebol uruguaio, Luis Cubilla completaria 85 anos