por Marcelo Rozenberg
Nascido em Niterói em 3 de outubro de 1952, Luis Alberto Silva lemos, o Luisinho Lemos, morreu na manhã de 2 de junho de 2019, após ter sofrido um infarto no dia 25 de maio, enquanto comandava a equipe do América-RJ, na estreia da equipe na Série B do Campeonato Carioca. Ele estava internado no Hospital Geral de Nova Iguaçu-RJ.
Seu corpo foi velado no Cemitério do Caju, zona norte do Rio de Janeiro, mesmo local onde aconteceu a cerimônia de cremação.
Luisinho foi um dos maiores jogadores da história do América-RJ. Irmão de Caio Cambalhota e César Maluco, começou no "Diabo" em 1973 e teve passagens por Flamengo, Botafogo, Internacional, Palmeiras e Ferroviária de Araraquara.
Parou com a bola em 1987 no América e passou a se dedicar à carreira de treinador. Neste futebol cada vez mais globalizado, em 2007 estava dirigindo uma equipe da segunda divisão do Catar.
Torcedor fanático do América, Luisinho marcou pelo clube de coração 311 gols, 20 deles no Campeonato Carioca de 1974, em que fez parte do time campeão do primeiro turno. Lá permaneceu entre 1973 e 1974, 1980 e 1984 e 1985 e 1987.
No Flamengo, foram mais 82 gols em 183 jogos, segundo o Almanaque do Flamengo de Roberto Assaf e Clóvis Martins, com 117 vitórias, 38 empates e 28 derrotas.
No Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, atuou em 27 jogos em 1984 com 15 vitórias, oito empates, quatro derrotas e seis gols marcados. Como jogador, também defendeu clubes da Espanha, México e Catar.
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
Ao lado de Túlio, que dividiu com ele a artilharia do campeonato daquele ano. Foto: ReproduçãoSaudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Meia botafoguense 'entortou' Júnior no clássico contra o Flamengo. Foto: ReproduçãoParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
Parabéns, Barthez! O ex-goleiro francês que se tornou piloto de corridas completa 54 anos
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
F1: Norris aniquila concorrência e crava a pole na Áustria. Bortoleto brilha e larga em 8º
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama