por Marcelo Rozenberg
Nascido em Niterói em 3 de outubro de 1952, Luis Alberto Silva lemos, o Luisinho Lemos, morreu na manhã de 2 de junho de 2019, após ter sofrido um infarto no dia 25 de maio, enquanto comandava a equipe do América-RJ, na estreia da equipe na Série B do Campeonato Carioca. Ele estava internado no Hospital Geral de Nova Iguaçu-RJ.
Seu corpo foi velado no Cemitério do Caju, zona norte do Rio de Janeiro, mesmo local onde aconteceu a cerimônia de cremação.
Luisinho foi um dos maiores jogadores da história do América-RJ. Irmão de Caio Cambalhota e César Maluco, começou no "Diabo" em 1973 e teve passagens por Flamengo, Botafogo, Internacional, Palmeiras e Ferroviária de Araraquara.
Parou com a bola em 1987 no América e passou a se dedicar à carreira de treinador. Neste futebol cada vez mais globalizado, em 2007 estava dirigindo uma equipe da segunda divisão do Catar.
Torcedor fanático do América, Luisinho marcou pelo clube de coração 311 gols, 20 deles no Campeonato Carioca de 1974, em que fez parte do time campeão do primeiro turno. Lá permaneceu entre 1973 e 1974, 1980 e 1984 e 1985 e 1987.
No Flamengo, foram mais 82 gols em 183 jogos, segundo o Almanaque do Flamengo de Roberto Assaf e Clóvis Martins, com 117 vitórias, 38 empates e 28 derrotas.
No Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, atuou em 27 jogos em 1984 com 15 vitórias, oito empates, quatro derrotas e seis gols marcados. Como jogador, também defendeu clubes da Espanha, México e Catar.
Saudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 35 anos
Pelo Rubro-Negro, argentino jogou ao lado de Zico. Foto: ReproduçãoVila Belmiro, 110 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
A fachada da casa do Peixe. Foto: Fábio Maradei/Santos F.COlhos no retrovisor: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 82 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Parabéns, Dida, 53 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
Achados & Perdidos: O Sul de Minas com seus 'invisíveis' craques e maravilhosas equipes
Inter recebe o Corinthians em confronto por 'salvação' no Brasileiro; as equipes
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Recifense
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia durante excursão na Europa
Ex-Lusa e Ponte, Waldomiro participa hoje da live de Marcos Falopa
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros da dupla mineira Atlético e Cruzeiro
Saudade: Há seis anos morria o jornalista esportivo Dalmo Pessoa