por Marcos Júnior Micheletti
António José Cardoso de Oliveira, o António Oliveira, ex-zagueiro português, hoje treinador, atualmente está sem clube, após curta passagem pelo Sport Club do Recife, entre 9 de maio de 2025 e 4 de junho do mesmo ano. Antes ele trabalhou no Corinthians, entre 9 de fevereiro de 2024 e 2 de julho de 2024.
Ele foi demitido do Corinthians um dia após a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. António Oliveira deixou o comando da equipe com uma péssima campanha no certame nacional, com apenas uma vitória em 13 jogos disputados, na penúltima colocação do campeonato.
É casado desde 2014 com a também portuguesa Márcia Oliveira. O casal tem dois filhos: Afonso e Adrian.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 9 de outubro de 1982, António Oliveira começou sua carreira nos gramados atuando profissionalmente em 2001 pelo Benfica B, para depois jogar no Braga B.
Em seguida, Oliveira passou pelos modestos Santa Clara, Casa Pia, Oriental e encerrou sua carreira pelo Fabril do Barreiro, em 2011.
Paralelamente à atividade como jogador, António Oliveira cursou Educação Física, antevendo seu futuro profissional fora dos gramados, e sua primeira experiência foi estagiando na divisão Sub-17 do Benfica, para em seguida, em 2012, ser auxiliar-ténico da equipe iraniana do Tractor STFC.
Ainda teve outras experiências como auxiliar-técnico (Rudar Velenje, Kazma SC e Santos Futebol Clube), para então ganhar sua primeira oportunidada como treinador principal, e de uma equipe brasileira, o Athletico Paranaense, em 2021.
Retornou a Portugal para um breve período treinando o Benfica B em 2022 e, no mesmo ano, estava novamento no Brasil, agora para treinar o Cuiabá entre junho e dezembro de 2022.
Foi contratado pelo Coritiba em 13 de dezembro de 2022, permanecendo no Coxa até 18 de abril de 2023, dia em que foi demitido.
Fez sua segunda passagem pelo Cuiabá entre 13 de maio de 2023 até 9 de fevereiro de 2024, e após boa campanha com o clube sul-matogrossense, foi contratado pelo Corinthians, para o ocupar o lugar de Mano Menezes.
Seu pai também foi jogador de futebol profissional. António José Conceição Oliveira, o Toni, que jogou por Académica e Benfica, além da Seleção Portuguesa (entre 1969 e 1978), mas notabilizou-se mesmo por ter treinado grandes agremiações da Europa, como Benfica, Bordeaux e Sevilla, e outros clubes do mundo árabe, como Al-Ittifaq e All-Ittihad. Hoje é comentarista em uma emissora de Portugal.
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Jornalista esteve na Terra do Sol Nascente para o Mundial de ClubesOlhos no retrovisor: Seis pilotos que venceram muitas corridas na Fórmula 1 mas não foram campeões
Achados & Perdidos: Relembre de Marlene Matheus, que morreu há seis anos, ao lado de Vicente no 'Cara a Cara'
Parabéns, goleador! Veja gols do aniversariante Cláudio Adão, que completa 70 anos
Estevão: um olhar britânico. Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: António Oliveira deixava o comando técnico do Corinthians há um ano
Olhos no retrovisor: Relembre as 11 dobradinhas de pilotos brasileiros na Fórmula 1
F1: Com Norris mais perto de Piastri, categoria desembarca no histórico Silverstone para a 12ª etapa do Mundial
Saudade: Um dos craques do 'Carrossel Holandês', Rensenbrink completaria 78 anos
Parabéns, Sebastian Vettel! Tetracampeão mundial de Fórmula 1 completa 38 anos
Diogo Jota e seu irmão morrem em acidente de carro na Espanha