António José Cardoso de Oliveira, o António Oliveira, ex-zagueiro português, atualmente está sem clube, após passagem pelo Remo entre 19 de junho e 22 de setembro de 2025.
Antes, havia tido uma curta passagem pelo Sport Club do Recife, entre 9 de maio de 2025 e 4 de junho do mesmo ano. Antes ele trabalhou no Corinthians, entre 9 de fevereiro de 2024 e 2 de julho de 2024.
Ele foi demitido do Corinthians um dia após a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. António Oliveira deixou o comando da equipe com uma péssima campanha no certame nacional, com apenas uma vitória em 13 jogos disputados, na penúltima colocação do campeonato.
É casado desde 2014 com a também portuguesa Márcia Oliveira. O casal tem dois filhos: Afonso e Adrian.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 9 de outubro de 1982, António Oliveira começou sua carreira nos gramados atuando profissionalmente em 2001 pelo Benfica B, para depois jogar no Braga B.
Em seguida, Oliveira passou pelos modestos Santa Clara, Casa Pia, Oriental e encerrou sua carreira pelo Fabril do Barreiro, em 2011.
Paralelamente à atividade como jogador, António Oliveira cursou Educação Física, antevendo seu futuro profissional fora dos gramados, e sua primeira experiência foi estagiando na divisão Sub-17 do Benfica, para em seguida, em 2012, ser auxiliar-ténico da equipe iraniana do Tractor STFC.
Ainda teve outras experiências como auxiliar-técnico (Rudar Velenje, Kazma SC e Santos Futebol Clube), para então ganhar sua primeira oportunidada como treinador principal, e de uma equipe brasileira, o Athletico Paranaense, em 2021.
Retornou a Portugal para um breve período treinando o Benfica B em 2022 e, no mesmo ano, estava novamento no Brasil, agora para treinar o Cuiabá entre junho e dezembro de 2022.
Foi contratado pelo Coritiba em 13 de dezembro de 2022, permanecendo no Coxa até 18 de abril de 2023, dia em que foi demitido.
Fez sua segunda passagem pelo Cuiabá entre 13 de maio de 2023 até 9 de fevereiro de 2024, e após boa campanha com o clube sul-matogrossense, foi contratado pelo Corinthians, para o ocupar o lugar de Mano Menezes.
Seu pai também foi jogador de futebol profissional. António José Conceição Oliveira, o Toni, que jogou por Académica e Benfica, além da Seleção Portuguesa (entre 1969 e 1978), mas notabilizou-se mesmo por ter treinado grandes agremiações da Europa, como Benfica, Bordeaux e Sevilla, e outros clubes do mundo árabe, como Al-Ittifaq e All-Ittihad. Hoje é comentarista em uma emissora de Portugal.
F1: Com Verstappen mais próximo de Norris, Catar recebe a penúltima etapa do Mundial
Holandês chegou a ficar 104 pontos atrás, agora está a 24. Foto: Oracle Red Bull RacingParabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 58 anos!
Achados & Perdidos: Há 20 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
F1: Na reta final do Mundial, Las Vegas pode encaminhar o título para Norris
F1: Norris começa melhor nos treinos para o GP de Las Vegas; bueiro solto atrapalha o TL2
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a Cidade do Galo, em Vespasiano
Olhos no retrovisor: A desastrosa comemoração do italiano Vittorio Brambilla após vencer seu único GP na F1
Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas