Uma das frases mais enigmáticas da história, atribuída ao filósofo e cabeleireiro Mauro Beting, diz que “a teoria na prática é outra”.

E, por mais contraditória que seja tal máxima, ela faz, sim, muito sentido.

Principalmente no nosso mundinho do futebol.

Peguemos como exemplo a maravilhosa seleção formada agora pelo PSG.

No papel, é certamente um dos maiores times de todos os tempos.

Mas e na prática?

Aí, só o tempo dirá...

Mas é claro que isso não impede de muita gente já estar comparando o atual conjunto francês com grandes times da história da bola.

E, já que é assim, farei um duelo aqui “jogador por jogador” do atual PSG com o maravilhoso Santos de Pelé (usei a incrível escalação do Peixe contra o Peñarol, na final da Libertadores de 1962).

Confira abaixo o resultado:

Donnarumma x Gylmar: O jovem Donnarumma ainda engatinha, enquanto Gylmar é considerado o “goleiro maior”. O italiano terá que comer muito arroz com feijão para chegar ao nível do ex-arqueiro do Peixe e do Timão.

Hakimi x Lima: Outro jovem que ainda tem muito a provar. Por enquanto, não chega aos pés do Curinga da Vila.

Marquinhos x Mauro Ramos: Marquinhos é dos melhores zagueiros da atualidade, mas Mauro é bicampeão do mundo. É preciso respeitar a sua história!

Sérgio Ramos x Calvet: Primeira derrota do Santos nesta disputa. Sérgio Ramos é um monstro e, se o físico não o atrapalhar, certamente marcará época no PSG.

Bernart x Dalmo (empate): O lateral espanhol é muito bom de bola e experiente, mas não tem como colocá-lo à frente do multicampeão Dalmo Gaspar.

Wijnaldum x Zito: Sem comparações. Zito foi um dos maiores jogadores da história da bola.

Verratti x Dorval: Jogam em posições diferentes, é verdade. Mas foi a forma que encontrei de “espelhar” o time. Dorval foi um gigante do futebol, mas, nesta disputa, Verratti leva a melhor.

Messi x Mengálvio: Mengálvio também foi enorme! Mas, convenhamos, difícil competir com Messi.

Neymar x Coutinho: Coutinho era tão genial quanto Neymar. Mas problemas no joelho abreviaram a sua brilhante carreira.

Mbappé x Pelé: Sem maiores comentários...

Di Maria x Pepe: Gosto muito do endiabrado argentino. Mas Pepe foi o maior humano que já vestiu a camisa do Santos (sim, já que Pelé é de outro planeta...).

Resultado: SANTOS (ANOS 60) 6 x 4 PSG (ATUAL).

Bem, e agora o PSG tem também que conseguir em campo os resultados que o Santos do Pelé alcançou, não é mesmo?

E você, também tem comparado o PSG com os grandes times que você já viu?

Opine!

************************************************

Pais e filhos que competiram na Fórmula 1

Domingo, 8 de agosto de 2021, Dia dos Pais.

Não são poucos os exemplos da presença de pais e filhos esportistas, em diversas modalidades. No automobilismo, mais especificamente na Fórmula 1, eles são numerosos e reservam algumas curiosidades.

Graham Hill (1929-1975) e Damon Hill  eram até 2016 os únicos exemplos de pai e filho campeões mundiais da Fórmula 1. Graham faturou os títulos em 1962 e 1968, por BRM e Lotus, respectivamente, enquanto Damon levantou o campeonato em 1996, pela Williams. A família Rosberg, com Keke e Nico igualou o feito dos Hill.

 Graham Hill e o filho Damon, ambos campeões na F1. Foto: Divulgação

Keke Rosberg e seu filho Nico Rosberg também foram campeões. Keke venceu em 1982 com a Williams-Ford, enquanto seu filho Nico levantou o caneco em 2016, pela Mercedes, e acabou surpreendendo a todos ao término da temporada, anunciando sua aposentadoria, aos 31 anos, ao término da temporada.

Keke e Nico Rosberg. O pai foi campeão em 1982 pela Williams e o filho em 2016, com a Mercedes. Foto: arquivo pessoal de Nico Rosberg

 

TRÊS PAIS CAMPEÕES E SEUS FILHOS

O tricampeão Jack Brabham, cujas conquistas aconteceram em 1959, 1960 (ambas pela Cooper) e 1966 pela Brabham, equipe que fundou, teve dois filhos que competiram na F1 (David e Gary), ambos por equipes de pequena expressão. David guiou na fase decadente da própria Brabham e depois na Simtek, enquato Gary foi piloto da Life. Outro filho de Jack Brabham, Geoff, teve maior sucesso, mas não na F1. Ele venceu uma edição das 24 Horas de Le Mans e também competiu na extinta CART, depois Indy, assim como Gary.

Outro tricampeão que não teve um filho vitorioso na F1 foi Nelson Piquet. O brasiliense, vencedor dos mundiais de 1981 e 1983 pela Brabham e 1987 pela Williams, viu a carreira de seu filho Nelsinho Piquet desmoronar na F1 após o escândalo no GP de Cingapura de 2008, quando o piloto premeditadamente provocou um acidente para favorecer seu companheiro de equipe na Renault, o espanhol Fernando Alonso. Tanto o pai quanto o filho se defenderam, dizendo que a ordem para a manobra foi do então chefe da equipe, Flavio Briatore e Pat Symonds, que era diretor-técnico. Briatore acabou banido da F1 e Pat Symonds cumpriu pena para retornar pela Marussia em 2012 e depois assumir um cargo técnico na Williams.

Nelsinho não conquistou um campeonato na F1 mas tornou-se o primeiro campeão da Fórmula E, categoria na temporada 2014/2015. Atualmente compete em sua própria equipe na Stock Car.

Nelsinho e Nelson Piquet em 11 de novembro de 2015, durante o "Capacete de Ouro", premiação da Revista Racing, no Espaço Bosque, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

O norte-americano Mario Andretti, vencedor do Mundial em 1978, pela imbatível Lotus, carro dotado de efeito solo projetado por Colin Chapman, não viu seu filho triunfar na Fórmula 1, categoria pela qual competiu em uma única temporada, em 1993, quando foi companheiro de Ayrton Senna, na McLaren-Ford. Michael envolveu-se em vários acidentes e acabou demitido antes mesmo do término do ano, após 13 GPs. Pontuou em três deles, com um quinto lugar no GP da Espanha, um sexto na França e o terceiro na Itália, seu único pódio.

Se na Fórmula 1 os desempenhos foram distintos, na Indy os Andretti ficaram mais próximos. Mario foi campeão em 1984 e Michael em 1991, ambos pela equipe Newman/Haas.

Hoje, Michael é dono de sua própria equipe na Indy, a Andretti Motorsport, onde compete mais um do clã, seu filho Marco Andretti. Mario, por sua vez, cuida de uma vinícola que fundou nos Estados Unidos, em Napa Valley, no Colorado, onde produz cerca de 30 mil caixas de garrafas de vinho por ano, com o nome Andretti.

Exemplo contrário ao de Mario Andretti aconteceu com o canadense Gilles Villeneuve, morto em um trágico acidente durante o treino de classificação para o GP da Bélgica de 1982, em Zolder.

O então piloto da Ferrari, era considerado um potencial campeão na década de 80, mas seu estilo arrojado muitas vezes o levou a cometer muitos erros, como o próprio acidente que o vitimou, quando tentava bater a marca de seu companheiro de equipe, o francês Didier Pironi e atingiu a roda traseira da March do alemão Jochen Mass. Gilles foi arremessado para fora de sua Ferrari preso ao seu banco, morrendo no próprio autódromo, junto ao guard-rail.

Seu filho Jacques Villeneuve, em contrapartida, apesar de também arrojado, foi muito mais consistente, após uma trajetória espetacular pela Indy, onde em seu primeiro ano (1994) foi o segundo colocado nas 500 Milhas de Indianápolis e, no ano seguinte, venceu o título da categoria, para despertar atenção da Fórmula 1 e ser contratado pela Williams, onde foi vice em 1996 e campeão em 1997, derrotando Michael Schumacher.

OUTROS PILOTOS DA F1 QUE TIVERAM FILHOS NA ELITE DO AUTOMOBILISMO

Wilson Fittipaldi Júnior, o Wilsinho, irmão mais velho do bicampeão Emerson Fittipaldi, disputou 38 GPs e marcou três pontos. Seu filho, Christian, que viveu bons momentos pela Indy, e atualmente compete com protótipos nos Estados Unidos, correu dois GPs a mais (40) e marcou 12 pontos, por Minardi e Arrows, entre 1992 e 1994. Wilsinho competiu pela Brabham em 1972 e 1973 e pela Copersucar-Fittipaldi em 1975, equipe fundada por ele e seu irmão Emerson, que foi encerrada em 1982. Nem Wilsinho nem seu filho Christian subiram ao pódio na F1. Eles também disputaram provas na Stock Car. Na Indy, Christian teve uma bela carreira, competindo por nove temporadas consecutivas, obtendo duas vitórias e subindo ao pódio nas 500 Milhas de Indianápolis em seu ano de estreia, em 1995. Foi quinto colocado em dois campeonatos: 1996 e 2002, e obteve uma pole, na Rio 200, em Jacarepaguá. A vitória na prova acabou ficando com o colombiano Juan Pablo Montoya. O escocês Dario Franchitti foi o segundo e Christian completou o pódio, em terceiro.

Wilsinho e Christian Fittipaldi em 03 de setembro de 2010, em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Jos Verstappen teve uma passagem discreta (para dizer o mínimo) na Fórmula 1, subindo ao pódio apenas duas vezes em oito temporadas (duas delas incompletas), tendo como melhores resultados dois pódios, ambos como terceiro colocado, em seu ano de estreia, em 1994, com Benetton-Ford.

Depois, Jos peregrinou por diversas equipes: Simtek, Footwork, Tyrrell, Stewart, Arrows e Minardi, esta sua última escuderia, em 2003.

Seu filho Max Versatappen, em contrapartida, em sua sétima temporada na F1, o supera com larga margem. Após conquistar o título da F3 Europeia em 2014, tornou-se o mais jovem piloto a testar um F1, no mesmo ano, a Toro Rosso, equipe com quem assinou contrato para 2015. Também é atualmente o mais jovem a ter guiado oficialmente um carro de F1, ter subido a um pódio, vencer uma corrida e fazer melhor volta.

Já soma 15 vitórias e oito poles na F1. Atualmente é o vice-líder do campeonato. 

Menino-prodígio, Max superou o pai Jos Verstappen em bem menos tempo na F1. Foto: UOL

 

OUTROS PAIS E FILHOS NA F1

O alemão Manfred Winkelhock, que morreu em um acidente durante uma prova de turismo no Canadá, no circuito de Mosport, marcou dois pontos pela Fórmula 1, no GP do Brasil de 1982, disputado em Jacarepaguá, competindo pela equipe ATS. Seu filho, Marcus Winkelhock, participou de um único GP, o da Europa de 2007, em Nurburgring, na Alemanha, pela extinta equipe Spyker. 
Curiosamente, em sua única participação na categoria, Markus liderou a prova, apostando em largar com pneus para chuva mesmo com pista seca. Ainda na primeira volta, um verdadeiro dilúvio caiu no autódromo alemão e o Markus Winkelhhock manteve-se na dianteira por alguns instantes, até os carros mais competitivos deixá-lo para trás. Ele acabou abandonando com problemas no motor Ferrari de seu Spyker, após largar em 22º, último no grid.

O japonês Satoru Nakajima, que protagonizou o acidente que tirou a primeira vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil de 1990, em Interlagos, também viu seu sobrenome nas pistas entre 2007 e 2009, quando seu filho Kazuki Nakajima competiu pela Williams.

O pai, Satoru, que foi companheiro de Senna em 1987 na Lotus (equipe que defendeu também em 1988 e 1999), totalizou cinco temporadas na categoria e marcou 16 pontos, passando também pela Tyrrell, em 1990 e 1991. Seu filho Kazuki marcou nove pontos. Nenhum dos dois subiu ao pódio na F1.

O dinamarquês Jan Magnussen, companheiro de Rubens Barrichello na Stewart-Ford nas temporadas de 1997 e 1998, tem algo em comum com seu filho, atual piloto da Haas, mas que já passou pela McLaren. Jan Magnussen também foi piloto da McLaren, em 1995. Kevin, que estreou em 2014, começou causando excelente impressão, subindo ao pódio na primeira prova da temporada, na Austrália, prova vencida por Nico Rosberg, da Mercedes. Jan, por sua vez, marcou um único ponto na Fórmula 1, e ainda compete em carros de turismo.

Kazuki e o pai Satoru Nakajima. Foto: Divulgação

 

Clã Andretti: Mario (centro) com o filho Michael (à esquerda na foto) e Marco, todos pilotos. Foto: Divulgação

Jacques experimenta o cockpit da Ferrari de seu pai, Gilles Villeneuve (1950-1982), que segura a pequena Melanie. À esquerda, Joanne, esposa de Gilles. Foto: Divulgação

 

Jan e o filho Kevin Magnussen, que foi piloto da Haas. Foto: Divulgação

 

Ainda bebê, Markus e o pai, já falecido, Manfred Winkelhock (1951-1985). Foto: Divulgação

 

 

O saudoso tricampeão Jack Brabham (1926-2014) e seu filho David, em 2013. Foto: Divulgação

 

Pai e filho: Graham Hill (1929-1975) e o filho Damon Hill com minicarros em um aeroporto inglês. Foto: Divulgação 

 

Christian, aos cinco anos, tentando movimentar o Copersucar Fittipaldi em frente aos boxes de Interlagos, observado pelo pai Wilsinho. Foto: arquivo pessoal de Christian Fittipaldi



    

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

************************************************

Stock: Suzuki domina corrida 1 e Átila vence corrida 2 após problema de Lapenna em Curitiba

O paulistano Rafael Suzuki (Full Time Bassani) e o sorocabano Átila Abreu (Shell V-Power) foram os vencedores da sétima etapa da Stock Car, rodada dupla realizada no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba neste domingo (8).

Partindo da pole, Suzuki dominou a corrida 1, liderando de ponta a ponta, seguido por Daniel Serra e Gabriel Casagrande, que completaram o pódio.

A corrida 2 começou com Átila Abreu partindo em primeiro, graças à inversão de grid, pois ele terminou a corrida 1 em décimo. Mas o destaque foi Felipe Lapenna (Hot Car), que largou em quinto e na primeira volta já era o líder, condição que manteve até menos de um minuto para o final, quando teve uma pane de combustível (falta ou problema na bomba), impedindo aquela que seria sua primeira vitória na Stock. Assím, o triunfo caiu no colo de Átila, com Casagrande em segundo e Denis Navarro em terceiro.

COMO FICOM O CAMPEONATO

Com os resultados, Daniel Serra se mantém na liderança do campeonato com 238 pontos contra 230 de Gabriel Casagrande, o segundo colocado. Eles abriram uma margem ampla para os demais concorrentes. Cesar Ramos, em terceiro, soma 169. Ricardo Zonta, o quarto, está com 167 e Rubens Barrichello, em quinto, contabiliza 160. Fechando o top-6 do certame está Átila Abreu, com 158.

PAUSA

A Stock volta somente em 18 e 19 de setembro, em Goiânia, para duas etapas, a oitava e a nona.

CORRIDA 1

Na largada, Suzuki sustentou-se na primeira colocação mas Daniel Serra perdeu o segundo lugar para Casagrande. A primeira curva foi tranquila para todos, mas na sequência diversos pilotos se tocaram e vários acabaram ficando pelo caminho, casos de Cesar Ramos, Felipe Massa e Ricardo Zonta. Isso provocou a entrada do safety-car.

Retomada da prova e na relargada as posições foram mantidas: Suzuki, Casagrande, Serra, Mauricio, Lapenna e Cacá Bueno. Desses, destaque para Lapenna, que largou em oitavo e saltou para quinto.

Problema com Julio Campos na volta 7. O parachoque traseiro ficou preso apenas pelo lado direito e ele abandonou. Outro a abandonar neste giro foi Galid Osman.

Bela manobra de Serra para superar Casagrande na volta 9 e assumir a segunda colocação, mas Casagrande devolveu a manobra na abertura da volta seguinte. A disputa continuou e Serra voltou a superar Casagrande.

Enquanto isso, Suzuki se aproveitava da briga e conseguia abrir 1s5 para Serra. Cacá Bueno ganhou a quinta posição de Lapenna.

Boxes abertos para as paradas obrigatórias. Casagrande teve uma parada lenta e Thiago Camilo desistiu da disputa, entrando na garagem.

Após as paradas, os seis primeiros: Suzuki, Serra, Casagrande, Salas, Cacá e Lapenna.

Lapenna, em disputa com Cacá e o pentacampeão levou a pior, saindo para a área de escape.

Muita pressão de Serra em Suzuki pela liderança e safety-car na pista por conta de batida de Jimenez, que antes de tocar na barreira de pneus vinha com a suspensão dianteira direita quebrada.

Restando três voltas a prova foi retomada e Suzuki conseguiu sustentar-se em primeiro, com Serra em segundo e depois Casagrande, Salas, Lapenna e Gomes.

De ponta a ponta, Suzuki conseguiu vencer e, assim, alinhou em décimo para a corrida 2. Por outro lado, Átila Abreu, que terminou em décimo, partiu em primeiro, com Cacá Bueno ao seu lado na primeira fila.

CORRIDA 2

Sensacional largada de Lapenna, da quinta para a primeira colocação. Cacá perdeu posições e caiu de segundo para sexto.

Os seis primeiros na volta 3: Lapenna, Átila, Barrichello, Casagrande, Salas e Cacá.

Posições inalteradas, apesar da aproximação de Átila em relação a Lapenna.

Os quatro primeiros muito próximos, mas Átila perdeu um pouco de contato para Lapenna. Duas posições perdidas para Barrichello na volta 12, para Casagrande e Salas. Mas Barrichello recuperou uma posição, de Salas e Casagrande ganhou o segundo lugar de Átila.

Boxes abertos para as paradas obrigatórias na volta 15.

As seis primeiras posições após todos fazerem seus pit-stops: Lapenna, Átila, Salas, Casagrande, Cacá, Mauríicio e Khodair. Toque entre Barrichello e Salas e pior para o ex-F1, que rodou e teve quebra nasuspensão traseira esquerda, rodando novamente na sequência. Drive tru para Salas, punido pelo toque com Barrichello.

No minuto final, sem combustível ou com problema na bomba, Lapenna perdeu a liderança para Átila Abreu, que acabou vencendo a corrida 2, seguido por Casagrande, Navarro, Cacá, Serra e Suzuki. Lapenna, balançando o carro, ainda foi aos boxes para reabastecer mas na volta à pista ele acabou abandonando.

CALENDÁRIO DA STOCK CAR PARA 2021 *

25/04 – 1ª etapa – Goiânia - Pole de Cacá Bueno (1min26s863) - Vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício.
16/05 – 2ª etapa – Interlagos - Pole de Gabriel Casagrande (1min39s800) - Vitórias de Gabriel Casagrande e Antonio Félix da Costa
19/06 - 3ª etapa - Velocitta - Pole de Ricardo Zonta (1min31s125) - Vitórias de Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello
20/06 – 4ª etapa – Velocitta - Pole de Rubens Barrichello (1min31s267) - Vitórias de Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
11/07– 5ª etapa – Cascavel - Pole de Thiago Camilo (1min03s741) - Vitórias de Thiago Camilo e Átila Abreu
01/08– 6ª etapa – Curitiba - Pole de Ricardo Mauricio (1min20s515) - Vitórias de Ricardo Mauricio e Thiago Camilo
08/08– 7ª etapa – Curitiba (Anel externo) - Pole de Rafael Suzuki (50s095) - Vitórias de Rafael Suzuki e Átila Abreu

PRÓXIMAS ETAPAS:

18 e 19/09 – 8ª e 9ª etapas – Goiânia
24/10– 10ª etapa– Velocitta
21/11– 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12– 12ª etapa – Brasília (o autódromo passará por reformas)

* sujeito a alterações

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

************************************************

Stock: Daniel Serra herda vitória de Suzuki e amplia vantagem para Casagrande

Daniel Serra (Eurofarma RC) herdou a vitória na corrida 1 da Stock Car disputada neste domingo (8) em Curitiba, sétima etapa do campeonato, em razão da desclassificação do vencedor Rafael Suzuki (Full Time Bassani), e segue na liderança do certame.

De acordo com os comissários, houve uma irregularidade no combustível do carro de Suzuki, e além dos pontos obtidos das duas corridas, ele também perdeu os dois pela pole na corrida 1, que passaram justamente para o tricampeão Daniel Serra, segundo classificado para o grid da prova. No comunicado oficial, houve infração aos artigos 83 e 140 do Código Desportivo de Automobilismo e também aos artigos. 10.7 II e 15.1 do Regulamento Desportivo da Categoria. O problema constatado foi que a porcentagem de etanol na gaolina estava acima do permitido, que é 25%. A tolerância é de 1% e as duas amostras colhidas tinham 27% de etanol.

A Full Time, por meio de seu chefe, Mauricio Ferreira, diz que vai recorrer da desclassificação de seu piloto.

Assim, Serra foi declarado o vencedor da corrida 1 e a corrida 2 não teve alteração, com Átila Abreu (Shell V-Power) no posto mais alto do pódio. Ao contrário do que aconteceu há uma semana, a etapa deste domingo foi realizada no anel externo do traçado paranaense, com 2.550 metros de extensão.

"Uma pena para o Suzuki que fez uma bela corrida, mas, é isso, conseguimos mais cinco pontos para o campeonato e vamos continuar trabalhando pela liderança", ponderou Serra.

No campeonato, Daniel Serra abriu vantagem de 11 pontos para Gabriel Casagrande, o vice-lider (245 a 234). Antes da etapa curitibana, a vantagem do tricampeão Serra era de oito pontos.

A Stock agora faz uma pausa e volta somente em 18 e 19 de setembro, em Goiânia, para a oitava e nona etapas.

CORRIDA 1 - 7ª ETAPA - CURITIBA

1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – 31 voltas em 31min06s998
2º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 0s476
3º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 1s283
4º - Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 2s003
5º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 2s392
6º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 2s415
7º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 3s844
8º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 3s989
9º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 6s004
10º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 6s510
11º - Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 7s407
12º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 7s871
13º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 8s313
14º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 8s496
15º - Guga Lima (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 8s819
16º - Pietro Fittipaldi (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 8s949
17º - Dudu Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 9s246
18º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 9s504
19º - Christian Hahn (Blau Motorsport II/Chevrolet Cruze) - a 9s840
20º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 26s850
21º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 1 volta
22º - Sérgio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 8 voltas
23º - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 8 voltas
Não completaram
Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze)
Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze)
Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze)
Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze)
Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
Desclassificado
Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla)

CORRIDA 2 - 7ª ETAPA - CURITIBA

1º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - 36 voltas
2º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 0s451
3º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 3s832
4º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 4s825
5º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 5s290
6º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 7s036
7º - Pietro Fittipaldi (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 7s045
8º - Dudu Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 8s091
9º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 8s417
10º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 9s959
11º - Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 10s469
12º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 12s711
13º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 14s855
14º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 15s214
15º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 15s668
16º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) - a 18s192
17º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 23s796
18º - Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sport/Toyota Corolla) - a 28s153
19º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 50s784
20º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 1 volta
21º - Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
22º - Guga Lima (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
23º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas
24º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 8 voltas
Não completaram
Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla)
Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze)
Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
Christian Hahn (Blau Motorsport II/Chevrolet Cruze)
Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla
Desclassificado
Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS SETE ETAPAS:

1º - Daniel Serra – 245 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 234
3º - Cesar Ramos – 172
4º - Ricardo Zonta – 170
5º - Rubens Barrichello – 161
6º - Bruno Baptista – 160
7º - Átila Abreu – 159
8º - Thiago Camilo – 148
9º - Ricardo Maurício – 144
10º - Denis Navarro – 142
11º - Diego Nunes – 140
12º - Guilherme Salas – 135
13º - Allam Khodair – 115
14º - Cacá Bueno – 111
15º - Marcos Gomes – 104
16º - Rafael Suzuki – 89
17º - Gaetano Di Mauro – 88
18º - Julio Campos – 84
19º - Lucas Foresti – 69
20º - Felipe Massa – 67
21º - Matías Rossi – 59
22º - Felipe Lapenna – 58
23º - Pedro Cardoso – 50
24º - Galid Osman – 50
25º - Beto Monteiro – 47
26º - Guga Lima – 39
27º - Christian Hahn – 33
28º - Nelson Piquet Jr. – 26
28º - Tony Kanaan – 18
29º - Gustavo Frigotto – 15
30º - Sergio Jimenez – 15
32º - Tuca Antoniazi – 12
33º - Max Wilson – 0

CALENDÁRIO DA STOCK CAR PARA 2021 *

25/04 – 1ª etapa – Goiânia - Pole de Cacá Bueno (1min26s863) - Vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício.
16/05 – 2ª etapa – Interlagos - Pole de Gabriel Casagrande (1min39s800) - Vitórias de Gabriel Casagrande e Antonio Félix da Costa
19/06 - 3ª etapa - Velocitta - Pole de Ricardo Zonta (1min31s125) - Vitórias de Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello
20/06 – 4ª etapa – Velocitta - Pole de Rubens Barrichello (1min31s267) - Vitórias de Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
11/07– 5ª etapa – Cascavel - Pole de Thiago Camilo (1min03s741) - Vitórias de Thiago Camilo e Átila Abreu
01/08– 6ª etapa – Curitiba - Pole de Ricardo Mauricio (1min20s515) - Vitórias de Ricardo Mauricio e Thiago Camilo
08/08– 7ª etapa – Curitiba (Anel externo) - Pole de Daniel Serra (50s200)* - Vitórias de Daniel Serra* e Átila Abreu

*Na pista, Rafael Suzuki obteve a pole para a corrida 1 da 7ª etapa e também venceu esta prova, mas foi desclassificado por irregularidade no combustível.

PRÓXIMAS ETAPAS:

18 e 19/09 – 8ª e 9ª etapas – Goiânia
24/10– 10ª etapa– Velocitta
21/11– 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12– 12ª etapa – Brasília (o autódromo passará por reformas)

* sujeito a alterações

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

************************************************

Zagallo, 90 anos. Relembre o dia de desabafo do "Velho Lobo"

Mário Jorge Lobo Zagallo, que completa 90 anos nesta segunda-feira (9), viveu muitos momentos emocionantes no futebol, tanto como jogador (foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962), e também como treinador, neste caso, o mais marcante, sem dúvida, a conquista do tricampeonato pelo Brasil em 1970, na Copa do México.

Porém, em 1997, então comandante do time canarinho na Copa América, bastante questionado por parte da imprensa brasileira, Zagallo fez um desabafo que marcou sua carreira, logo após o Brasil derrotar a Bolíva por 3 a 1 e conquistar o título do torneio.

"Vocês vão ter que me engolir", disse o "Vellho Lobo ao vivo, ao ser entrevistado pelo repórter Tino Marcos, da Globo.

Alagoano de Maceió, onde nasceu em 9 de agosto de 1931, mas carioca de coração, Zagallo esteve à frente da seleção brasileira no ano seguinte à conquista daquela Copa América, no Mundial disputado na França, em 1998.

Após passar pela Holanda na semifinal, com vitória nos pênaltis (empate em 1 a 1 no tempo normal), o time brasileiro foi derrotado para a França na final (3 a 0).

ABAIXO, VÍDEO COM OS MOMENTOS FINAIS DA DECISÃO DA COPA AMÉRICA EM 29 DE JUNHO DE 1997 E O DESABAFO DE ZAGALLO

 

Encontro no "SuperTécnico" da Band em setembro de 1999. Oswaldo de Oliveira, Zagallo, Pelé, Milton Neves, Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ZAGALLO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

************************************************

Milton Neves é finalista ao Prêmio Comunique-se; conheça todos os indicados e vote!

Milton Neves é mais uma vez  finalista ao Prêmio Comunique-se, que chega à sua 18ª edição.

O jornalista e publicitário, da Band, BandNews FM e Rádio Bandeirantes, que em 2019 venceu nas categorias "Esportes/Mídia Escrita" e "Empreendedor/Economia", desta vez está na final em "Esportes/Mídia Falada", concorrendo ao lado de Bruno Formiga (TNT Sports) e Mauro Beting (Jovem Pan/SBT/TNT Sports).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA COMPLETA DO PRÊMIO COMUNIQUE-SE/2019

A premiação, conhecida como "Oscar do Jornalismo Brasileiro", teve mais de 1,7 milhão de votos registrados e agora chega à terceira fase, com a votação novamente aberta até 10 de outubro. CLIQUE AQUI E VOTE EM MILTON NEVES.

Os vencedores serão revelados em uma megalive programada para a noite de 16 de novembro de 2021.

LISTA COMPLETA DOS FINALISTAS

ÂNCORA / APRESENTADOR
Âncora de Rádio

Luiz Megale - BandNews FM
Rodrigo Bocardi - CBN
Vitor Brown - Jovem Pan

Âncora de TV

Christina Lemos - Record TV
Eduardo Oinegue - Band
Maju Coutinho - TV Globo

Apresentador

Astrid Fontenelle - GNT
Luís Ernesto Lacombe - RedeTV
Tatá Werneck - Multishow

COLUNISTAS
Colunista de Notícia

Andréiia Sadi - CBN / G1 / GloboNews
Guilherme Amado - Metrópoles
Natuza Nery - CBN / G1 / GloboNews

Colunista de Opinião / Articulista

Guilherme Fiuza - Gazeta do Povo / Jovem Pan / Revista Oeste
Míriam Leitão - O Globo
Tereza Cruvinel - Brasil 247

COMUNICAÇÃO
Agência de Comunicação

Agência Fato Relevante
It Press Comunicação
Tamer Comunicação

Profissional de Comunicação Corporativa

Lucas Rossi - Ambev
Mariana Passos - Samsung
Pedro Vitor Melo Alves - Mastercard

Propaganda & Marketing

Claudia Penteado - BandNews FM / Época Negócios
Erich Beting - Máquina do Esporte
Marina Filippe - Exame

CULTURA
Cultura - Mídia Escrita

Cristina Padiglione - Folha de S. Paulo
Gilberto Morbach - O Estado de S. Paulo
Ubiratan Brasil - O Estado de S. Paulo

Cultura - Mídia Falada

Adriana Couto - Nova Brasil FM / TV Cultura
Gabriela Mayer - BandNews FM
Elisabete Pacheco - GloboNews

DIGITAL
Influenciador Digital

Casimiro Miguel - TNT Sports
Luís Ernesto Lacombe - Gazeta do Povo / RedeTV
Reinaldo Azevedo - BandNews FM / Folha de S. Paulo / UOL

Jornalista Podcaster

Daniela Lima e Renata Agostini - CNN Brasil
Natuza Nery - G1
Renata Lo Prete - G1

Tecnologia

Felipe Payão - TecMundo
Joyce Macedo - TecMundo
Paulo Higa - Tecnoblog

ECONOMIA
Economia - Mídia Escrita

Flávia Oliveira - O Globo
Luis Nassif - Jornal GGN
Samy Dana - InvestNews BR

Economia - Mídia Falada

Flávia Oliveira - CBN / GloboNews
Nathalia Arcuri - MePoupe
Samy Dana - Jovem Pan

Jornalista Empreendedor

Fernando Rodrigues - Poder 360
Nathalia Arcuri - MePoupe
Samy Dana - InvestNews BR

ESPORTES
Esportes - Mídia Escrita

Marília Ruiz - UOL
Paulo Vinícius Coelho - Folha de S. Paulo / GE.Globo
Vitor Sérgio Rodrigues - TNT Sports

Esportes - Mídia Falada

Bruno Formiga - TNT Sports
Mauro Beting - Jovem Pan / SBT / TNT Sports
Milton Neves - Band / BandNews FM / Rádio Bandeirantes

Locutor Esportivo

André Henning - TNT Sports
Everaldo Marques - SporTV
Téo José - SBT

LIDERANÇA EM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
Lilian Tahan - Metrópoles
Rodrigo Hornhardt - SBT News
Thiago Feitosa - Record News

NACIONAL
Nacional - Mídia Escrita

Guilherme Amado - Metrópoles
Mônica Bergamo - Folha de S. Paulo
Natuza Nery - G1

Nacional - Mídia Falada

Andréia Sadi - CBN / GloboNews
Basília Rodrigues - CNN Brasil
Daniela Lima - CNN Brasil

REPÓRTER
Repórter de Imagem

Dario Costenaro - Band
Gabriela Biló - O Estado de S. Paulo
Sérgio Lima - Poder 360

Repórter Internacional

Marcelo Espindola - RedeTV
Mariana Becker - Band
Natalie Gedra - ESPN

Repórter - Mídia Escrita

Joaquim de Carvalho - Brasil 247
Luísa Martins - Valor Econômico
Patrícia Campos Mello - Folha de S. Paulo

Repórter - Mídia Falada

André Hernan - SporTV / TV Globo
Sonia Bridi - TV Globo
Thaís Nunes - SBT

SUSTENTABILIDADE
André Trigueiro - CBN / GloboNews / TV Globo
Kátia Brasil - Amazônia Real
Rosana Jatobá - CBN / Universo Jatobá

 

************************************************

Jogar menos que o fraquíssimo Corinthians deveria ligar o sinal de alerta na Vila. Por @TufanoSilva

O placar final sem gols no clássico entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro foi tão surpreendente quanto as monótonas entrevistas coletivas de Tite. Estava mais na cara que nariz que os alvinegros fariam um jogo duro de assistir na tarde do último domingo.

Mas, apesar de o placar ter sido totalmente previsível, tivemos um fato que realmente ninguém esperava que acontecesse durante os 90 minutos. Sim, é claro que o futebol não é boxe e o que vale é bola na rede. Mas, quem chegou mais perto da vitória foi o Corinthians, e não o Santos. 

O Timão, principalmente no segundo tempo, se encontrou nos contra-ataques e por muito pouco não balançou as redes de João Paulo. Chegou a marcar, é verdade, com Jô. Mas o gol acabou sendo anulado pelo VAR, que identificou - corretamente, pelo que vi na transmissão - posição irregular de Gustavo Mosquito no início da jogada. 

O árbitro de vídeo também anulou um pênalti sofrido pelo mesmo Mosquito minutos após o gol invalidado de Jô. O lance divide opiniões. Para mim, não foi pênalti. Mas, como se trata de um lance duvidoso, o VAR não deveria ter chamado para a revisão. Bem, enfim, são coisas que acontecem… 

O que não pode acontecer é o time do Santos ser dominado pelo fraquíssimo Corinthians jogando na Vila Belmiro. Tanto que as atuações no clássico deixaram os santistas mais preocupados do que os corintianos animados. Se o Peixe não consegue dominar o pior dos times paulistas da Série A em seus domínios, conseguirá superar a quem? 

E isso comprova que já passou da hora de o sinal de alerta ser ligado lá na Vila Belmiro. 



************************************************

IMSA: Derani exalta estratégia em "final de semana fantástico", após vitória em Road América 

O piloto brasileiro Pipo Derani, que compete em dupla com o compatriota Felipe Nasr no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, destacou a estratégia para a vitória no último domingo (8) no tradicional circuito norte-americano de Road America, em Elkhart Lake, no estado de Wisconsin, pela classe principal do certame, a DPi.

A dupla conquistou a pole mesmo sem ter participado do primeiro treino livre, realizado sob chuva, adotando cautela para evitar algum acidente pelo extenso traçado de 6.500 metros. 

“Estou muito feliz. Não demos nenhum passo errado neste fim de semana, em nenhum treino. Não participamos do primeiro treino livre, porque sentimos que seria muito arriscado ir para a pista com toda aquela chuva. E, mesmo sem andar no molhado, fomos lá e conquistamos a pole. Gostaria de agradecer muito a Whelen Engineering, Lucas Oil, Cadillac e todos os nossos patrocinadores por nos darem a oportunidade de competir e conquistar duas vitórias seguidas", disse Derani, referindo-se ao fato de ter conquistado o triunfo na etapa anterior, em Watkins Glen .

“Tivemos um final de semana fantástico. Perfeito para ser honesto. Quando eu estava no meu stint, o carro #60 estava fora do meu alcance. Então, me concentrei em ter a certeza de que chegaríamos ao final, economizando combustível. Não ter uma bandeira amarela, no final da corrida, nos ajudou. O carro #60 precisou parar nos pits, como consequência da estratégia que tinham adotado, o que nos permitiu chegar à vitória", completou Pipo, que compete ao lado de Nasr no Cadillac DPi-VR da equipe Action Express.

A dupla brasileira está agora na vice-liderança do campeonato, restando três etapas: Laguna Seca (12 de setembro); Long Beach (25 de setembro) e Road Atlanta (13 de novembro).

ANTES DA PRÓXIMA DO IMSA, AS 24 HORAS DE LE MANS PARA DERANI

Porém, antes da próxima etapa do IMSA, Derani, de 27 anos, terá outro importante compromisso, para sua sexta participação nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 21 e 22 deste mês, a bordo do hipercarro da equipe Glickenhaus.

A melhor jornada de Pipo Derani na icônica prova de Sarthe aconteceu em 2017, pela classe GTE Pro, ocasião em que terminou na segunda colocação. Em outras duas edições ele concluiu entre os cinco primeiros: quarto em 2015 pela LMP2 e quinto em 2018 pela GTE Pro.

RESULTADO FINAL - ROAD AMÉRICA - CATEGORIA DPi (SEIS PRIMEIROS):

1. F. Nasr / P. Derani Cadillac DPiWhelen Engineering Racing DPi 76 voltas em 2:40:24.362
2. O. Jarvis / H. Tincknell Mazda DPiMazda Motorsports DPi7 + 1.594
3. R. van der ZandeK. Magnussen Cadillac DPi Cadillac Chip Ganassi Racing DPi + 5.770
4. R. Taylor / F. Albuquerque Acura DPi Konica Minolta Acura ARX- 05 DPi + 46.781
5. D. Cameron / O. Pla Acura DPi Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian DPi +49.018
6. T. Vautier / L. DuvalCadillac DPi Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports DPi + 1:53.142

Com informações da fgcom


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

************************************************

Corinthians joga mal mesmo quando "joga bem". Por: @lucas_creis

A vida do torcedor corintiano não está nada fácil. Mesmo quando o time comandado pelo técnico Sylvinho joga bem, acaba “jogando mal”.

É fato que o Timão foi melhor que o Santos no clássico disputado na Vila Belmiro, no último domingo (8), pelo Campeonato Brasileiro. Os visitantes foram eficientes na marcação, tiveram espaço para contra-atacar, ameaçaram mais o gol adversário, chegaram a marcar um gol anulado por impedimento com a intervenção do VAR, assim como um pênalti, que o árbitro de vídeo indicou a anulação.

Se tivesse que indicar um vencedor na Vila, seria o Corinthians. O Timão fez um bom jogo! Mas ainda assim, é um futebol, digamos, ruim do clube do Parque São Jorge.

E é ruim especialmente quando o Corinthians tem a bola. A dificuldade que o Timão tem para atacar, agredir, pressionar seu adversário, chega a ser irritante.

A melhora da equipe corintiana na temporada precisa passar necessariamente pela evolução ofensiva da equipe. O time de Sylvinho constrói suas principais jogadas de ataque no contra-golpe e quando a bola chega em Gustavo mosquito, até gera-se algo perigoso para o adversário – aliás, Mosquito era a principal peça ofensiva do Timão na Vila e, curiosamente após a saída do atacante, o ímpeto dos visitantes diminuiu consideravelmente. Mas isso é tudo. Quando precisa construir o jogo com o rival postado na defesa, é imensa a dificuldade corintiana.

Dificilmente assistiremos ao Corinthians jogando algo vistoso, com a bola, criando jogadas a partir de bela troca de passes. É improvável que os jogos do Timão sejam agradáveis, mesmo em dias que a equipe se apresente bem. Não há peças para isso – embora a chegada de Giuliano e Renato Augusto qualifica bastante o setor de meio alvinegro –, mas ainda assim, é preciso melhorar e ter mais alternativas. Depender de Mosquito para criar suas principais jogadas é muito pouco.

 

************************************************

Emocionante! Ouça a homenagem da Rádio Bandeirantes aos 70 anos de Milton Neves

A produção do programa “Domingo Esportivo Bandeirantes” surpreendeu o apresentador Milton Neves na atração do último dia 8.

A equipe técnica da emissora paulista colocou no ar uma emocionante homenagem ao jornalista, que tinha completado 70 anos dois dias antes, que contava com belíssimo depoimento de seu filho caçula, Netto Neves. 

No player abaixo, você confere na íntegra o material produzido pela equipe da Rádio Bandeirantes: 

  

 

************************************************

Saudade: Há um ano morria Paulo Edson, a "Voz do Rádio"

Há exatamente um ano morria Paulo Edson, aos 77 anos, histórico plantão esportivo do rádio paulistano.

A "Voz do Rádio", como era conhecido, sofreu um infarto uma semana antes, sendo internado em um hospital de São Pedro-SP, sua terra natal. Pela complexidade do caso, os médicos decidiram pela transferência para a Santa Casa de Piracicaba, onde ele acabou indo a óbito.

Paulo Edson integrou a famosíssima “Equipe 1040” da Rádio Tupi, que fez estrondoso sucesso nos anos 1960 e 1970. Embalado por toda fama que conquistou no rádio, o Paulo Edson foi escalado para trabalhar também na TV Tupi, apresentando os boletins informativos diurnos do “Ultranotícias”.

Em 1973, convidado por Hélio Ribeiro, com que trabalhou na Tupi, Paulo Edson foi para o Grupo Bandeirantes, marcando época tanto no rádio quanto na televisão. Foram 23 anos seguidos trabalhando na emissora do Morumbi, até 1985, ano em que foi contratado pela Record. 

Ainda retornou à Bandeirantes em 1991, para mais uma brilhante passagem, que durou até 1998.

 

************************************************

Professor Kurtz é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

Ismael Kurtz, treinador e gerente de futebol, é o convidado desta terça-feira (10), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

O Prof. Kurtz tem larga experiência no cenário nacional e internacional de futebol, com destaque para seu trabalho como auxiliar na preparação física da Seleção Brasileira na Copa de 1970, preparador físico das seleções de base e olimpica da CBF, campeão sul-americano e mundial sub-20 em1983, bicampeão sul-americano e mundial sub-20 em 1985, além de ter sido treinador do Fluminense  e diversas equipes do mundo árabe, com oAhly Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Al Nasser (Kuwait).

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, encerrados no último domingo (8) serão o tema central do encontro.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

************************************************

Com Messi, PSG monta time mais forte que os "galácticos" do Real Madrid. Por: @lucas_creis

Lionel Messi tem uma nova casa e não poderia ser mais estrelada. Oficializado pelo Paris Saint-Germain, o craque argentino chega ao clube francês para ser a grande estrela de um projeto ambicioso que se iniciou em 2011.

O ex-jogador do Barcelona é a grande contratação da história da equipe parisiense, que foi ao mercado sem medo de gastar nessa janela de transferências e montou uma equipe a altura de Messi.

Com o argentino, o PSG muda de patamar – não do ponto de vista histórico, onde ainda precisa crescer muito para subir até as prateleiras dos maiores clubes europeus – e se coloca entre os principais favoritos a tudo que disputar na temporada, como nunca foi em toda a sua curta existência.

Messi é seguramente um dos 10 maiores jogadores da história do futebol e, somado as belíssimas contratações do PSG na janela, faz dos franceses um time mais forte que os “Galácticos” do Real Madrid.

É verdade que as estrelas do clube espanhol arrancavam suspiros por onde passaram: Casillas, Roberto Carlos, Zidane, Beckham, Figo, Ronaldo. Craques. Mas como time, simplesmente não funcionou. E o PSG caminha para montar uma constelação ainda mais forte e ajustada que a dos merengues.

O clube parisiense já contava com o excelente, porém subvalorizado Navas no gol, mas foi buscar o jovem Gianluigi Donarumma, goleiro italiano eleito melhor jogador da Eurocopa, que pertencia ao Milan; na zaga, Sergio Ramos dispensa comentários e chega à Paris para formar dupla com o excelente Marquinhos.

Para a lateral direita, os franceses buscaram o excelente Hakimi, jogador marroquino que brilhou na Inter de Milão; na esquerda conta com o bom Bernart.

No setor de meio-campo, o PSG buscou o holandês Wijnaldum, que estava no Liverpool, e que formará dupla com Verrati. Outras opções para o meio são Paredes, Ander Herrera e Draxler.

Do meio para frente, Messi se junta a estrelas naquele que pode se tornar um dos melhores ataques da história: Além do ex-barcelonista, o PSG conta com Di María, Neymar e Mbappé.

O grande erro dos cubes que tentam formar “super times” geralmente é a falta de equilíbrio – era justamente esse o grande problema dos “Galácticos” do Real Madrid. O usual é contratar meio-campistas e atacantes de primeira linha e acabam esquecendo o setor defensivo. Não é o caso desse PSG, que parece ter à disposição peças suficientes para construir uma equipe realmente equilibrada, capaz de fazer história. Restará saber se Maurício Pochettino, treinador ainda em status de “emergente”, confirmar isso.

Colocando os talentos frente a frente, aquele Real Madrid da primeira década dos anos 2000 talvez arranque mais suspiros. Mas no conjunto, ao menos em tese, o PSG de Sérgio Ramos, Neymar e Messi parece ser mais forte e dá a entender que pode chegar mais longe.

 

************************************************

Se confirmar Diego Costa, Atlético monta um ataque melhor que o do Flamengo. Por: @lucas_creis

O Atlético-MG segue em negociações e pode confirmar nas próximas horas a contratação do atacante Diego Costa, ex-Atlético de Madrid, Chelsea e seleção espanhola. Segundo informações do GE, a cúpula atleticana e o estafe do jogador ainda encontram algumas divergências nas tratativas, mas há um otimismo por parte do Galo.

Se confirmar a contratação do centroavante naturalizado espanhol, que está livre no mercado desde o fim de 2020, o Atlético formará um ataque dos sonhos. Com Hulk e Diego Costa, o Galo, ao menos em tese, passa a melhor dupla ofensiva do futebol brasileiro, melhor até mesmo que a dupla do Flamengo, formada por Bruno Henrique e Gabigol.

Assim como Hulk, Diego Costa é um jogador experimentado e testado na elite do futebol mundial. Jogou em altíssimo nível na Europa, foi protagonista no Atlético de Madrid vice-campeão da Champions League, foi bem no Chelsea. O ex-centroavante do Atleti atingiu um nível que talvez nenhum atacante em atividade no futebol brasileira tenha atingido até hoje.

Do ponto de vista financeiro, o Galo parece cometer uma loucura, afinal cultiva dívida bilionária e não parece existir medidas efetivas para equacionar esses débitos. É verdade que um negócio dessa magnitude tem o aperto da família Menin, que investem no futebol atleticano.

Observando pelo lado técnico, o Galo, caso venha a confirmar a contratação, contrata um centroavante de primeiro nível que – novamente – , em tese, tem tudo para sobrar no futebol brasileiro, ao lado daquele que talvez seja o melhor jogador do Brasileirão hoje! 

 

************************************************

Achados & Perdidos: Hoje é o dia da televisão. A primeira Copa em cores foi para poucos no Brasil

Hoje, 11 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia da Televisão, data em referência à Santa Clara, sua padroeira.

Até a Copa de 1966, apenas o rádio serviu de meio para que os brasileiros pudessem acompanhar os jogos, mas a partir de 1970 a televisão já estava presente, mas pouquíssimos tiveram a oportunidade de assistir os jogos em cores, uma vez que o sistema estava em fase inicial de implantação.

Três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) tinham o sistema "PAL", que era o utilizado na Alemanha, mas com versão adaptada ao Brasil, que mais tarde se tornou "PAL-M".

Entre os privilegiados que puderam assistir jogos em cores da Copa disputada no México, em 1970, o ditador Emilio Garrastazu Médici, em seu gabinete presidencial.

Assim, quase a totalidade dos brasileiros viu os feitos de Pelé, Jairzinho. Tostão e todos os outros do escrete canarinho em preto e branco mesmo.


Maioria dos brasileiros viu Carlos Alberto Torres erguer a Jules Rimet em preto e branco. O dito "Milagre Econômico" não chegou a todos os lares do País. À direita, Wilson Piazza. Foto: Reprodução

1973, ANO DE INCREMENTO DAS TRANSMISSÕES EM CORES NO BRASIL

A partir de 1973, as transmissões em cores no Brasil começaram a ganhar força, ainda que os aparelhos de tevê tivessem preços muito acima da capacidade de compra para a maior parte da população, afinal, o "Milagre Econômico" era uma propaganda enganosa, uma vez que o crescimento verificado aconteceu às custas de uma inflação anual entre 15% e 20%, aumento exponencial da dívida externa e péssima distribuição de renda.

Ainda assim, em 1974, na Copa da Alemanha, muitos conseguiram assisitr os holandeses sobrepujarem os brasileiros na segunda fase, 2 a 0, gols de Neeskens e Cruijff, resultado que eliminou o time de Zagallo do Mundial.

ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DE HOLANDA 2 X 0 BRASIL, EM 3 DE JULHO DE 1974, NA COPA DA ALEMANHA

 

************************************************

Depois de estrear pela Stock, Pietro Fittipaldi emenda etapa do Porsche Endurance Series

Após disputar a rodada dupla da Stock Car em Curitiba no último domingo (8), fazendo sua estreia pela categoria, terminando a corrida 1 em 16º e a corrida 2º em sétimo, Pietro Fittipaldi emenda outro compromisso no próximo fim de semana em Interlagos, na etapa de abertura do Porsche Endurance Series, prova marcada para o próximo sábado (14), com um percurso de 300 quilômetros, que deve durar aproximadamente 2h30.

E esta também será a primeira experiência de Pietro no circuito de Interlagos, bem como com os carros do Porsche Endurance Series e, a exemplo do que aconteceu na Stock, subsituindo um piloto titular.

Na Stock, Pietro Fittipaldi correu no lugar de Tony Kanaan (que teve compromisso nos Estados Unidos), e agora ocupará a vaga de Nelsinho Piquet (que estará no Rali dos Sertões), dividindo a condução do carro #29 com Rodrigo Mello.

“Será minha primeira corrida em Interlagos e com certeza será uma experiência única, realizando um sonho de andar neste templo do automobilismo. Nas últimas vezes, em 2018 e 2019, estive em Interlagos trabalhando com a Haas no GP do Brasil de F1, então sempre me bateu essa vontade de guiar aqui, por isso agradeço muito ao Rodrigo (Mello) e o Nelsinho (Piquet), que me fizeram esse convite irrecusável”, comentou Pietro.

Porsche que Pietro Fittipaldi dividirá com Rodrigo Mello no próximo sábado em Interlagos. Foto: Rafa Catelan/Divulgação

Piloto reserva da Haas na Fórmula 1, por onde fez duas corridas até hoje, substituindo Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi em 2020, Pietro já teve outras experiências recentes no automobilismo, pela Indy, WEC e DTM.

“Estou muito feliz pelas portas que o automobilismo brasileiro está abrindo para mim. Tive a felicidade de guiar nas principais categorias do mundo, como F1, Indy, WEC, DTM, mais recentemente a Stock Car, então acelerar o Porsche 911 em uma competição será, sem dúvidas, um grande desafio”, finalizou Pietro.


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

************************************************

Campeão do Sertões em 2017 passa por cirurgia de emergência e está fora da competição deste ano

Campeão do Sertões em 2017 pela categoria UTV, consagrando-se na ocasião como o mais jovem a alcançar tal feito, o piloto Bruno Varela passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10) por conta de uma apendicite aguda e está fora da edição deste ano da competição, que chega à sua 29ª edição, marcada para começar na próxima sexta-feira (13) na Praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, a 85 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Um dos integrantes da consagrada família Varela, o caçula Bruno começou a sentir fortes dores ontem (terça-feira) a caminho de Natal, de acordo com seu irmão Gabriel Varela.

“Eu acompanhava o Bruno em viagem para Natal quando ele começou a passar mal. Quando notamos que as dores eram muito fortes, fomos direto a um hospital e o diagnóstico foi fazer uma cirurgia o quanto antes. Felizmente, deu tudo certo e meu irmão está bem agora. A equipe vai sentir muita falta do Bruno. Ele e o navegador Gustavo Bortolanza eram candidatos ao título do Sertões. Mas vamos brigar por essa vitória e, se tudo der certo, vamos comemorar juntos quando voltarmos”, disse Gabriel, que disputará a prova ao lado do navegador Filipe Bianchini. Além dele, o outro irmão de Gabriel, Rodrigo Varela, também estará em ação, ao lado do navegador Filipe Palmeiro. O pai do clã Varela, Reinaldo Varela, é outro que compete, tendo o catarinense Gunnar Dums como navegador. 

“Nós estamos nos preparando para entrar sertão adentro e, felizmente, o problema (com o Bruno) aconteceu onde há recursos para um atendimento rápido”, disse o tricampeão mundial Reinaldo Varela, pai do piloto. Todos os competidores da família Varela competem com UTVs.

 


   


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

************************************************

Weverton e Volpi, para o bem e para o mal, os nomes do Choque-Rei. Por @TufanoSilva

Todo mundo esperava muito mais do Choque-Rei que marcou o início da fase quartas de final da Libertadores da América. Apesar dos dois gols, que saíram apenas no segundo tempo - e de maneira lotérica - o duelo entre são-paulinos e palmeirenses foi tão empolgante quanto assistir “Viola, Minha Viola” ao lado da vó na manhã de domingo. 

Mais uma vez, vimos a velha máxima de Luxemburgo, que gosta de repetir por aí que “o medo de perder tira a vontade de ganha”, em ação. Tanto Abel Ferreira quando Hernán Crespo foram tão medrosos durante os 90 minutos do duelo que temos até que agradecer pelo placar em 1 a 1, pois o resultado mais justo seria 0 a 0. 

Bem, mas o que esse primeiro Choque-Rei escancarou mesmo foi a diferença que um grande goleiro faz em momentos decisivos. Weverton, para mim o melhor goleiro brasileiro da atualidade, fez pelo menos quatro defesas difíceis durante os 90 minutos da partida, sendo eleito pela Conmebol com o melhor homem em campo. 

Já o pior jogador do duelo, para mim, estava no gol do time adversário. Tiago Volpi pouco foi acionado durante a partida. E, em uma falta ridiculamente distante, armou porcamente a sua barreira e pulou na bola chutada por Patrick de Paula parecendo que tinha dois paralelepípedos amarrados aos pés. Foi constrangedor. 

O Choque-Rei escancarou o quanto um grande goleiro faz a diferença em jogos decisivos. Já Tiago Volpi, com sua falha bisonha, colocou o Palmeiras como grande favorito para chegar às semifinais da Libertadores, que ainda conta com gol qualificado fora de casa. 


************************************************

Cacá Bueno emplaca terceiro final de semana competindo, agora pelo Porsche Endurance Series

Depois de dois finais de semana competindo, no Império Endurance Brasil em Interlagos e na Stock Car em Curitiba, Cacá Bueno emplaca outra jornada consecutiva, agora pelo Porsche Endurance Series, em Interlagos, prova de 300 quilômetros que acontece no próximo sábado (14), com largada às 10h30.

Cacá Bueno venceu a provado Império Endurance Brasil ao lado de Ricardo Baptista competindo com uma Mercdes AMG GT3, tanto em sua classe como na geral, derrotando os favoritos da P1, e na rodada dupla da Stock terminou em oitavo a corrida 1 e em quarto a corrida 2, e agora dividirá o comando do Porsche com Daniel Schneider, que substituirá Marcello Franco.

“Estou bastante feliz de poder começar essa parceria com o Daniel (Schneider), um piloto que tem uma longa experiência com o carro da categoria e que vai substituir o Marcello Franco, que está em licença paternidade mas já volta para próxima etapa. Eu venho de uma semana muito produtiva e os resultados também estiveram positivos. Fui de São Paulo para o Paraná, foram três corridas em três dias desde sexta-feira e neste próximo final de semana já temos outro desafio em Interlagos. A pista nos rendeu vitória na semana passada, então vamos aproveitar o bom momento para buscar outro bom resultado, agora com Porsche”, comentou Cacá Bueno, que desde 2016 compete na categoria onde obteve como melhor resultado o vice-campeonato do Endurance na temporada de 2019.

“Na semana passada (no Império Endurance Brasil), deu tudo certo e conseguimos até uma vitória na geral, mesmo correndo com um carro da categoria GT3. Agora no Porsche Endurance a estratégia é a mesma: tem que dar tudo certo dentro e fora das pistas e, com bom ritmo e boas paradas, podemos terminar novamente no pódio”, finalizou Cacá Bueno, que no último mês completou 45 anos.

Para cumprir os 300 quilômetros da prova do Porsche Endurance Series, serão necessárias por volta de 2h30 de duração. A prova terá transmissão ao vivo pela Band e SporTV.

Nesta quinta-feira (12) estão programados dois treinos opcionais, às 11h e 13h30.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - PORSCHE ENDURANCE SERIES - HORÁRIO DE BRASÍLIA:

QUINTA-FEIRA (12)

11h00 – Treino Opcional 1
13h30 – Treino Opcional 2

SEXTA-FEIRA (13)

10h15 – Treino Opcional 3
11h15 – Treino Livre 1
13h25 – Treino Livre 2
15h45 – Classificação 4.0 – Grupo A
16h10 – Classificação 3.8 – Grupo A
16h35 – Classiicação 4.0 – Grupo B
17h00 – Classificação 3.8 – Grupo B

SÁBADO (14)

10h30 – 300 KM de Interlagos


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

************************************************

Especialistas desaconselham cirurgia do ex-zagueiro Brandão; família devolverá dinheiro da "vaquinha"

Abaixo, leia o comunicado da família do ex-zagueiro Brandão aos amigos que colaboraram com a “vaquinha” que viabilizaria sua cirurgia ocular. Especialistas, no entanto, desaconselharam a realização do procedimento:

À imprensa

Iniciamos uma captação financeira no site https://www.vakinha.com.br/ 05/06 na intenção de arrecadar o valor de 30.000 reais pra realizar uma cirurgia e arcar com demais despesas em hospital paulistano, conforme orçamento feito pela clínica IPOE após consultas e exames realizados pelo Dr Carlos Akira Omi no dia 03/06.

Ao concluirmos a captação, obtivemos um saldo de R$ 24.455,00, e o Sr. Milton Neves falou que completaria este valor. Então encerramos o processo no site e agradecemos os contribuintes nas redes sociais e na imprensa.

Ao iniciar os exames pré-operatórios e os agendamentos para realizar a cirurgia, Dr. Akira pediu para que a família ponderasse se realmente gostaria de submeter Brandão à esta cirurgia e pediu uma segunda opinião. Não indicou nenhum médico, porém deu ótimas referências dos dois últimos pelo qual Brandão passou.

Dr. José Annicchino, Oftalmologista em Piracicaba. Após longa conversa e verificações, fez suas conclusões e nos colocou por escrito à família para que pudessem reportar a todos aqueles que contribuíram e acreditaram na cirurgia e na possibilidade de Brandão enxergar melhor com ela. Além desse médico, também foi consultado o Dr. Agnaldo Carlos de Barros, oftalmologista em Americana, que deu o mesmo parecer do médico anterior. O especialista Reinaldo Resende, de Ribeirão Preto-SP, teve a mesma opinião dos colegas já consultados.

Após toda essa movimentação, Brandão agradece todas as colaborações, orações e incentivos. Compreende o profissionalismo dos médicos e acredita que nada acontece por acaso e continuará vivendo com o otimismo e alegria de sempre pois: “Mesmo sem enxergar eu pude ver o quanto sou estimado por muitos. Vi o fruto de tudo que plantei durante minha vida e meu trabalho. Senti o amor que muitas pessoas não conseguem enxergar. Sou grato por isso pois nem todos podem ter o respeito, o amor e cuidado que eu tive neste último mês. Arrecadamos tudo que precisava para a cirurgia que me ajudaria a melhorar a visão, conforme Dr. Akira, mas não será possível realiza-la”. “Aprendi que existem situações inevitáveis e precisamos passar por elas com coragem e enfrentamento. Não é fácil, mas essa situação me mostrou que não estou sozinho e tenho a certeza com quem pude e posso contar nesse momento. E bola pra frente. A vida é um presente e nesta pandemia onde muitos estão morrendo e vivenciando coisas terríveis, vou valorizar o que tenho de bom e prosseguir com minhas limitações, com fé e resiliência”.

A família fará a cada um dos 165 doadores o ressarcimento necessário. “Conforme nossos valores, decidimos que faremos a devolução de cada contribuição recebida. O sistema da Vakinha gera uma lista com cada um dos contribuintes, entre tentativas de contribuição e contribuições efetivadas. Nada mais justo que devolver a cada um a quantia doada, já que a cirurgia não acontecerá mais”. Declara Ana Rainha, filha de Brandão, organizadora da captação idealizada e divulgada pela Equipe de Milton Neves e demais meios de comunicação do interior de São Paulo.

Para agilizar a devolução, pedimos aos doadores que entrem em contato através do e-mail brandaoozagueiro@gmail.com. “Precisamos verificar com o doador a melhor forma de fazer o ressarcimento. Não deixamos a critério do site a devolução, pois nele existem taxas e retornaremos a cada um a contribuição na íntegra”.

Mais uma vez, a família agradece e deseja que todos possam enxergar além dos olhos físicos.

 

************************************************

"Schumacher sobreviveu graças à esposa, mas com consequências", diz Jean Todt

O francês Jean Todt, atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em entrevista ao jornal alemão "Bild", destacou o papel de Corinna Betsch Schumacher na sobrevivência de Michael Schumacher. Ela é casada com o ex-piloto desde 1995.

Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), sendo os dois primeiros pela Benetton e os demais pela Ferrari, está com 52 anos, e sua real situação de saúde segue uma incógnita desde o gravíssimo acidente de esqui que sofreu em 29 de dezembro de 2013, em Méribel, nos Alpes Franceses.

"Passei muito tempo com Corinna desde o acidente em 29 de dezembro de 2013. Ela é uma mulher maravilhosa, que lidera a família. Graças ao trabalho dos médicos e de Corinna, que queriam que ele sobrevivesse, Michael realmente sobreviveu, embora com consequências", ponderou Jean Todt, dando a entender que Schumacher esteve em situação realmente delicada e a esposa tenha sido fundamental em uma decisão médica pela sobrevida do marido. Todt ainda disse ter esperança em uma melhora na situação do ex-piloto.

"No momento, estamos lutando justamente contra essas consequências. Esperamos que a situação melhore, ainda que aos poucos. “E sete anos e oito meses após o acidente Schumacher ainda tem que lutar para recuperar a estabilidade, com a certeza de que sua família e amigos continuarão a lutar com ele", concluiu o Todt, que foi chefe da Ferrari na Fórmula 1 durante todo o tempo em que o alemão competiu pela equipe italiana.

ALGUMA PISTA NO DOCUMENTÁRIO QUE SERÁ LANÇADO EM BREVE?

O dia 15 de setembro deste ano poderá elucidar algumas dúvidas sobre o real estado de saúde de Michael Schumacher. Pelo menos esta é a expectativa, pois nesta data será lançado o documentário "Schumacher", pela Netflix, em uma produção da alemã A B|14 Film. Porém, é mais provável que o documentário verse apenas pela carreira do ex-piloto, mostrando bastidores de sua trajetória, e dificilmente esclareça algo sobre sua atual condição clínica.

Michael teve um único casamento, exatamente com Corinna Betsch Schumacher. Da união, nasceram os dois filhos do casal: Gina-Maria, atualmente com 24 anos, e Mick Schumacher, de 22 anos, piloto da Haas na F1.

RELEMBRANDO O ACIDENTE...

Schumacher sofreu um gravíssimo acidente em 29 de dezembro de 2013, esquiando nos Alpes Franceses, na estação de esqui de Méribel, quando bateu a cabeça contra uma pedra. O ex-piloto foi levado de helicóptero a um hospital próximo à estação de esqui, e depois foi transferido para um outro, na cidade de Grenoble, na França, onde foi internado em estado de coma. Ele utilizava um capacete, mas sofreu um traumatismo craniano que o levou a uma cirurgia de emergência e uma segunda intervenção, ambas para redução da pressão intracraniana.

Depois deste período na França, onde permaneceu internado até 16 de junho de 2014, Schumacher foi transferido para uma clínica de recuperação em Lausanne, na Suíça, onde permaneceu até 9 de setembro de 2014, para prosseguir sua recuperação domiciliarmente, na Suíça.

O alemão Michael Schumacher, com passagens por Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes, conquistou sete títulos mundiais na Fórmula 1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), vencendo 91 corridas e conquistando 68 poles, números superados apenas pelo britânico Lewis Hamilton.

Resgate de Michael Schumacher em 29 de dezembro de 2013, nos Alpes Franceses. Foto: Divulgação

 


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

************************************************

São Paulo e Daniel Alves fazem mal um ao outro. Por: @lucas_creis

A relação entre Daniel Alves e o São Paulo não é das melhores. Declarações do lateral no último sábado (7), após conquistar a medalha de ouro com a seleção brasileira, nas Olimpíadas de Tóquio, escancararam os problemas entre as partes.

 “O São Paulo falhou muito comigo e era um momento que eu tinha de escolher pelo São Paulo e por defender meu país, e sempre vou representar meu país e por tabela representar o time. As pessoas falam porque não conhecem minha dedicação, entrega e respeito com o São Paulo, sendo que o São Paulo muitas vezes falhou comigo, e eu não falho com o São Paulo”, afirmou o camisa 10 do Tricolor.

A crise entre clube e jogador é financeira. O São Paulo deu um passo maior que a perna com Daniel Alves, não conseguiu bancar a conta, e acumula uma dívida que ultrapassa a casa dos R$ 11 milhões.

Surpreendentes – ainda mais num momento de festa, quando celebrava o título com a seleção brasileira –, as declarações de Daniel Alves foram, de certo modo, desrespeitosas com o São Paulo. O lateral se colocou acima do clube e, embora tenha uma história riquíssima no futebol, se porto de forma arrogante e prepotente.

“Quando cheguei ao São Paulo, deixei bem claro que ia devolver o São Paulo para o mundo, o mundo ia começar a falar do São Paulo, porque o mundo me tinha, ou porque o São Paulo me tinha. Eu sou um atleta do mundo, e sempre representando os clubes que estou”, disse Daniel ainda no Japão

Ao mesmo tempo, o Tricolor falta com o respeito de forma indefensável com o atleta ao não cumprir com suas obrigações. Um claro gesto de amadorismo comum no futebol brasileiro.

Neste momento, Daniel Alves e São Paulo fazem mal um ao outro. O jogador, que tecnicamente é inquestionável, mas que está longe de ser o grande diferencial dessa equipe, que tem um salário fora dos padrões que o Tricolor pode pagar e que já tem uma quantia enorme atrasada para receber. E o clube, que não honra com aquilo que assinou e deixa o atleta “na mão” mês após mês. 

Em meio a esse contexto, surge o Sevilla como interessado no jogador. Dani fez história com a camisa do clube espanhol, onde jogou entre 2002 e 2008, e conquistou duas Ligas Europa.

Nesse momento, a saída do jogador parece saudável para os dois lados. Daniel voltará ao futebol europeu, onde certamente terá um padrão salarial ainda mais alto, jogará competições de nível mais alto, numa equipe onde é ídolo; e o clube do Morumbi se livra de uma conta que não consegue pagar.

 

************************************************

Tropeço contra o Inter não fez nem cócegas. O Fla segue voando! Por @TufanoSilva

Os primeiros jogos de Renato Gaúcho como técnico do Flamengo foram mágicos. O Mengão venceu as suas oito partidas iniciais sob o comando de Portaluppi de forma avassaladora, marcando em seus rivais incríveis 27 gols e sofrendo apenas quatro. E a pergunta que não parava de martelar a opinião pública era: “e quando a primeira derrota acontecer, como a equipe reagirá?”.

E o revés aconteceu no último domingo (8), de uma das piores maneiras possíveis. Goleada sofrida para o Internacional, que não vinha bem das pernas, em casa, pelo placar de 4 a 0. Após o jogo, muitos decretaram que ali começaria a derrocada rubro-negra, já que “tudo que sobe rápido demais acaba caindo na mesma velocidade”.

Mas, na última quarta-feira (11), no importante duelo contra o Olímpia, fora de casa, pelas quartas de final da Libertadores, o Flamengo provou que a goleada sofrida diante do Colorado deve ter sido mesmo um mero acidente de percurso.

E não apenas pelo placar de 4 a 1. Mas também pelo rendimento da equipe em campo. O Fla jogou DEMAIS! O trio Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta enche os olhos e, pelo andar da carruagem, o time da Gávea seguirá empilhando goleadas na temporada.

E quem na América do Sul poderia frear este maravilhoso Flamengo em um mata-mata? Hoje, só vejo duas equipes com tal potencial. O Palmeiras, que vem de um longo e consistente trabalho de Abel Ferreira, e o Atlético-MG, que está querendo se tornar o “PSG das Américas”.

Os demais times só terão chances mesmo em “acidentes de percurso” como o ocorrido no último domingo no duelo entre Fla e Inter.

 

************************************************

Copa Truck retorna a Tarumã para abertura da segunda metade da temporada

A Copa Truck retorna a um dos principais palcos do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Tarumã, em Viamão, cidade da Grande Porto Alegre (RS), distante 25 quilômetros da capital gaúcha.

Tarumã não recebe a Truck desde 2017, ocasião em que o circuito abriu a temporada daquele ano, e agora será o local da quinta etapa do campeonato, com duas corridas marcadas para o domingo (15), a partir das 14h08, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e também por meio das redes sociais da Copa Truck.

Atual bicampeão da categoria, em sexto no campeonato, o pernambucano Beto Monteiro, que neste ano também compete na Stock Car, elogiou o retorno de Tarumã ao calendário, uma pista que ele chama de "raiz".

"É muito legal voltar a uma pista `raiz´ como Tarumã, pista rápida e exigente, com curvas muito desafiadoras e tradicionais como a Curva 1 e a Tala Larga. Mais da metade do grid não conhece a pista a bordo de um caminhão, mas boa parte deles já andou lá em outras categorias, então acredito que a adaptação não seja um problema para ninguém", disse Beto Monteiro, que na próxima semana, dia 18, completa 48 anos.

Do atual grid, que conta com 27 pilotos, 11 disputaram a etapa de Tarumã da Truck em 2017: .Danilo Dirani, Felipe Giaffone, Wellington Cirino, Paulo Salustiano, Adalberto Jardim, Roberval Andrade, Beto Monteiro, Debora Rodrigues, Luiz Lopes, Jaidson Zini e Djalma Fogaça.

O pole na corrida de 2017 foi Danilo Dirani, que também venceu a corrida 1, competindo com Scania. A corrida 2 teve vitória de Witld Ramasuskas, com caminhão MAN.

 

Na ocasião, Danilo Dirani fez a pole e venceu a primeira corrida com um Scania, enquanto Witold Ramasauskas levou a segunda prova com um MAN.

As atividades de pista começam nesta sexta-feira (13) com dois treinos livres. No sábado (14), acontece o último ensaio e a classficação para a corrida 1.

CAMPEONATO

A liderança do campeonato está nas mãos de Wellington Cirino, que soma 127 pontos, três a mais que André Marques. Felipe Giaffone ocupa a terceira colocação, com 103.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA COPA TRUCK EM TARUMÃ (VIAMÃO-RS):

Sexta-feira, 13 de agosto
13:40 - Treino Livre 1
16:00 - Treino Livre 2

Sábado, 14 de agosto
10:10 - Treino Livre 3
14:00 - Classificação

Domingo, 15 de agosto
08:40 - Warm Up
14:08 - Corrida 1
14:38 - Corrida 2

CLASSIFICAÇÃO

1. Wellington Cirino, 127
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 85
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69
11. Adalberto Jardim, 68
12. Leandro Totti, 29
13. Debora Rodrigues, 28

SUPERTRUCK

1. Felipe Tozzo, 139
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto Dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Pivetta, 67
9. Ricardo Alvarez, 66
10. Fabio Fogaça, 44
11. PP Fernandes, 40
12. Rodrigo Pimenta, 29
13. Maicon Roncem, 0
14. Carlos Machado, 0

MARCAS

1. Mercedes-Benz, 272
2. Volkswagen, 204
3. Iveco, 186
4. Volvo, 25
5. Scania, 6


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

************************************************

Lenda do vôlei, José Roberto Guimarães se aventurou no futebol e foi dirigente do Corinthians 

No dia 27 de maio de 1999, manchete do jornal Folha de São Paulo dizia: “Homem do vôlei assume o Corinthians”. Fato inusitado, afinal, um profissional de outra esporte estava recebendo a missão de dirigir o departamento de futebol de um dos maiores clubes do Brasil.

O “homem do vôlei” era José Roberto Guimarães, que naquele momento já tinha seu nome marcado na história do esporte brasileiro. Hoje Zé é uma verdadeira lenda do esporte brasileiro: treinador medalhista em quatro Olimpíadas com as seleções de vôlei – dois ouros e uma prata com a equipe feminina, e um ouro com o time masculino. Uma verdadeira unanimidade.

Em 1999, Zé chegou ao Timão já com um currículo invejável no voleibol, afinal tinha sido o técnico da seleção brasileira na conquista do ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a primeira medalha dourada da história do vôlei brasileiro.

O cargo era o de diretor de futebol. Aos 44 anos, o ex-levantador chegou ao Timão para ser o homem forte do futebol alvinegro, que iniciava ali uma parceria com fundo de investimento norte-americano Hicks, Muse, Tate & Furst.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

O fundo chegou ao Timão no início de 99, quando o clube era presidido por Alberto Dualib. A promessa era de investir milhões em contratações e Zé Roberto Guimarães era o homem responsável por dar profissionalismo ao departamento de futebol do clube.

Zé chegou ao Corinthians que era o então campeão brasileiro. O Timão venceu o campeonato um ano antes, em 98, ao bater o Atlético-NG na grande final. A missão era melhorar um time já muito qualificado, que naquele momento era comandado por Evaristo de Macedo, que seria substituído alguns meses mais tarde por por Oswaldo de Oliveira. Um dos primeiros e mais importantes negócios feitos pelo treinador de vôlei foi a contratação de Dida, que pertencia ao Milan, e chegou ao Parque São Jorge por empréstimo. Com o dinheiro do fundo norte-americano, outros importantes nomes chegaram ao clube na gestão de Zé Roberto, como o atacante Luizão.

Com Zé Roberto Guimarães na direção, o Timão ganhou quase tudo: Paulistão e Brasileirão de 1999, além do Mundial de Clubes no início de 2000. Após dois anos de trabalho, chegou ao fim a passagem do treinador de vôlei com o Timão: depois de pressão da Hicks Muse para vender os jogadores que pertenciam à parceria, Zé bateu de frente com os diretores do fundo, lembrando que o planejamento era fazer um trabalho de longo prazo, e acabou deixando o clube, voltando a trabalhar como treinador de vôlei, consolidando sua histórica carreira como um dos maiores treinadores da história.

A parceria entre Corinthians e a Hicks Muse acabou logo em seguida sob a alegação do fundo de que o Corinthians não cumpriu algumas cláusulas. Além disso, o Hicks entrou com uma ação cobrando R$ 45 milhões do Timão.

 

************************************************

ABRAÇANDO O AMIGO INTERNAUTA

 

De: Antonio Clovis

Para: Milton Neves 

Prezado Milton Neves

Acredito que foi vc que disse um dia no seu programa , que o Edson Arantes do Nascimento Pelé, era um cidadão um esportista que e toda sua vida nunca fez uma publicidade ne de cigarro e nem de bebida alcoólica, em sendo vc que disse isso reformule pois tenho em mão o Pelé na volta da Suécia fazendo publicidade de uma bebida alcoólica, ontem achei uma  caixa guardada a mais de 60 anos, um livro de ouro com o máximo de qualidade da época um livro feito para festejar a conquista da primeira  copa do mundo 1958 ganha pelo Brasil, é uma raridade que poucas pessoas têm muito legal e temos o Pelé fotos divulgando  bebida alcoólica

 escrito na capa

nome    Ano de ouro do Esporte Brasileiro

Editado sob os auspicios

da C.BD-F.PF 

DR Paulo Machado de Carvalho do chefe da Delegação Brasileira à Copa do mundo

uma realização do

Bureau Interamericano de Imprensa direção de Thomaz Mazzoni (olipicus) com Lauro luz

no lado direito foto do troféu ganho pelo Brasil

é um anuário com muitas fotos e tudo sobre os time se todos os jogadores que estiveram naquela copa, temos também muitas publicidades e a maioria das empresa hoje não existem mais , mas temos o Bradesco e outras marcas hoje famosas, como já se passou mais de 60 anos o unário/livro já caiu em domínio público, aí pensei na grande oportunidade de juntamente com vc vc monta um projeto para reeditar o livro com patrocínio tipo BRADESCO , acredito que vc consegue fazer esse material transformá-lo num grande sucesso comercial muito bom para nós dois

Se quiser  ver melhor essa mina de ouro que tenho ou temos em mãos  me adiciona no WHATSAPP   que te envio fotos para vc ter uma ideia do que falo att Antonio Clóvis

 

De: Mario Melilli 

Para: Milton Neves 

Oi Milton ! como vai ?

Hoje tem festa! sempre tem !!!

Feliz aniversário, muitas alegrias e comemorações.

Aproveite seu dia ! não pense muito, só curta !

Abraço,

 

 

De: Luis Augusto F. Mazzon

Para: Milton Neves 

Estimado Milton, bom dia!

Parabéns e muitas felicidades no seu novo ano e que ele seja de muito sucesso, Paz, Amor, saúde e Prosperidade!

Deus te abençoe e ilumine!

Forte abraço!

 

 

De: Mineirinho

Para: Milton Neves 

MILTON NEVES, FELIZ NIVER HJ. 06-08-21!

NECESSARIO VOS É NASCER DE NOVO, disse Jesus a Nicodemos,que era mestre

do sinédrio judeu.

"O Tempo é muito lento para os que esperam.

Muito rapido para os que têm medo,

Muito longo para os que lamentam,

muito curto para os que festejam,

mas,para os que amam, o tempo é eternidade."

Willian Shakespeare

Os Apaixonados por DEUS nunca envelhecem(Miguelângelo) justificando a

aparencia de Maria, segurando JESUS,na escultura de Pietá.

      ______________ x _________________

Pequena é a abelha, entre os seres alados, entretanto,o que ela produz é

o que existe de mais doce.

 ______________ X _________________

Grandes Mentes discutem idéias.

Mentes Medianas, discutem eventos.

Mentes pequenas,discutem pessoas.

__________________ X __________________________

DESEJO AO GDE E QUERIDO AMIGO E MEU CONTERRANEO MILTON NEVES "TUDO DE

BOM e TUDO DE BELO".

DEUS TE PROTEJA; TE ABENÇOE; TE ILUMINE; TE GUARDE e TE CONCEDA TUDO QUE

TEU CORAÇÂO DESEJA E SONHA.

Que DEUS TB TE CONCEDA A FÉ DE ABRAHAO; A SABEDORIA DE SALOMAO e A

PACIÊNCIA DE  JÓ.

De todo meu coraçao receba hj MEU ABRAÇO AFETUOSO e TB O GDE ABRAÇO DE

TODA DIRETORIA DA A.A.PONTE PRETA e de TODOS OS PONTEPRETANOS, e tb o

ABRAÇO CORDIAL DE SERGIO CARNIELLI nosso PRESIDENTE DE HONRA DA

A.A.PONTE PRETA e TB O ABRAÇO CORDIAL DE MARIO TEIXEIRA ou MARIO

PONTEPRETA OU MARIO DO BRADESCO ou MARIODO AUDAX, e minhas oraçoes pra

que DEUS de conceda muita saude e prosperidade,amém!

Mineirinho - 06-08-21 as  8:18h

 

De: Marcelo Senna

Para: Milton Neves 

Oi Grande Amigo Milton Neves:

Tudo bem com você,grande camarada e incentivador?

Você pensou que não estaria passando por aqui neste E-Mail Especial nesta Super Sexta-Feira?

Mas a resposta que vou resumir o texto e se fosse um Papo ficaria quase em tom de Documentário.

E pra enviar os meus Grandes Votos de Super Feliz Aniversário que com grandes momentos que fica difícil

as nossas diversas fases desde uma Manhã de Segunda Feira pra buscar um Adesivo o

"Torcer pro São Paulo uma Grande Moleza!"

ao lado do Capitão Cafu virando a Rua Teodoro Sampaio do avesso,e fora e diversos outros quando falei e consegui um dos desafios

mais produtivos que fiz pra você ao localizar o querido saudoso Januário de Oliveira em 20 Dias!

E fora em e até no dia que o saudoso Luiz Bindi se foi durante um Bate Papo seu e o Bruno Prado quando falou depois

de 1 Jogo do São Paulo que você elegeu nós 3 como Pesquisadores do Ano 2000 que teríamos grande sucesso! 

E entre outros inclusive quando teve o Lançamento do seu Livro quando jantei no North Grill e com uns amigos

e ficamos quase até umas 10 e Meia de longos papos em mesas vizinhas.....!!!!!!

Até o nosso último encontro uns quase 2 Anos antes deste lado triste do Corona Vírus e não peguei!

E sobre o meu Blog ARTE DA BOLA tá crescendo nos últimos tempos com várias novidades e já estou estudando

os Desafios pra 2022!

E fora o meu acervo de Times crescendo e por muito mais.....!!!!!

Abraços e GOLS Multimedia do Grande Amigo e Pioneiro Declamador de Hinos Oficiais de Times de Futebol do Brasil....!!!!!

Marcelo de Senna(Senna)

 

De: Antonio Freitas

Para: Milton Neves 

"CARO MILTON"

ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA BEM , E QUE JÁ TENHA TOMADO AS  "02 DOSES DA VACINA" .

O "JORNAL DA MANHÃ DA JOVEM PAN" , DESDE  O INÍCIO DE  1980 ,  POR QUASE  14 ANOS , TEVE APENAS  "01 EQUIPE"  SÓ  DE "LOCUTORES" ,  QUE ERA FORMADA  POR  "FRANCO NETO , ANTONIO DEL FIOL , ANTONIO ALEXANDRE E ANTONIO FREITAS" .

E , HOJE , DOMINGO , DIA  18  DE JULHO  DE  2021  , NA ABERTURA DE SEU "PROGRAMA  DOMINGO ESPORTIVO BANDEIRANTES" , VOCÊ  CITOU  AS VOZES DE  "FRANCO NETO , ANTONIO ALEXANDRE E ANTONIO DEL FIOL" .

E , A  "VOZ DE ANTONIO FREITAS"  FOI  ESQUECIDA  PELO  "APRESENTADOR" !!!.....................

POIS É !!!!.................."QUEM TE VIU , QUEM TE VÊ" !!!......................"IMPERDOÁVEL" !!!....................

MAS , TUDO BEM !!!....................."VIDA QUE SEGUE" !!!......................

UM ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE , SEMPRE !!!.......................

ANTONIO FREITAS

P.S.  --   PERDI MINHA "QUERIDA MÃE"  , NA SEXTA - FEIRA DA SEMANA PASSADA, EM SERTÃOZINHO . "ELA" , PELO MENOS , QUASE NÃO SOFREU , FOI INTERNADA NUM DIA E FALECEU NO OUTRO  .  COMPLETARIA  "90 ANOS"  EM  2022 .  

De: Guilherme Cimatti
Para: Milton Neves

Miltao, como vai, meu mestre? Tô aqui pra te desejar feliz aniversário e agradecer por tudo. Nunca pensei que um dia teria a oportunidade de trabalhar contigo. Queria que meu pai e meus avós pudessem ver, mas sei que estão vendo de algum lugar. Com orgulho. Eu aprendo demais todos os dias com o maior comunicador desse país. Uma honra. Que você tenha muita saúde, Miltao. Bjs.

De: Clóvis, de Muzambinho
Para: Milton Neves

Aqui é Clóvis de Muzambinho
Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo teu aniversário dia 6pp.
Curto muito os teus programas e assisto sempre que possível. Parabéns por ser o jornalista esportivo um dos melhores do Brasil e do Mundo

Últimas do seu time