O português Renato Paiva atualmente está sem clube. Ele trabalhou por dez jogos como treinador do Fortaleza, entre 16 de julho de 2025 e 3 de setembro de 2025, quando foi anunciada sua demissão. Ele deixou a equipe na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro.
RETROSPECTO RECENTE
Renato Paiva havia sido sido demitido pelo Botafogo de Futebol e Regatas em 29 de junho de 2025, um dia após a derrota para o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos.
Paiva havia assumido o comando da equipe carioca em 27 de fevereiro de 2025. Aliás, falando em Copa do Mundo de Clubes, comandou a equipe na brilhante vitória da equipe alvinegra sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos.
Renato Paiva atuou como jogador apenas em categorias amadoras, não se profissionalizando.
Natural do povoado de Pedrogão Pequeno, na região central de Portugal, ao norte de Lisboa, Renato Manuel Alves Paiva nasceu em 22 de março de 1970, e começou sua trajetória profissional como treinador em seu país, nas categorias de base do Benfica, em 2004, permanecendo nesta função por 15 anos, até 2019.
Na sequência, assumiu o comando do Benfica B, entre 2019 e 2020, e em seguida mudou-se para Quito, no Equador, onde comandou o Independiente del Valle, conquistando o título nacional em 2021. Permaneceu no clube equatoriano até 2022, quando foi contratado pelo León, do México.
Sua primeira experiência no futebol brasileiro aconteceu em 2023, quando comandou a equipe do Bahia, e neste único ano treinando a equipe soteropolitana, conquistou o título do Campeonato Baiano.
Muito pressionado, após alguns maus resultados, acabou pedindo demissão do Bahia em 6 de setembro de 2023, voltando a trabalhar a partir de 1º de dezembro do mesmo ano, pelo Toluca, em sua segunda experiência em solo mexicano.
Permaneceu no Toluca até 4 de dezembro de 2024, quando foi demitido, mas pouco mais de dois meses depois estava novamente empregado, agora contratado pelo Botafogo, anunciado pelo clube carioca em 27 de fevereiro de 2025, para ocupar o lugar do também português Artur Jorge.
Olhos no retrovisor: Rival de Michael Schumacher, bicampeão Mika Häkkinen completa 57 anos
Alemão e finlandês protagonizaram grandes duelos. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há cinco anos morria Écio Capovilla, ex-volante do Vasco da Gama
Ele também defendeu a Seleção Brasileira na Taça do Atlântico de 1960. Foto: DivulgaçãoInvicto há quatro jogos no Brasileiro, Corinthians encontra-se com o Sport em Recife; os times
F1: Campeonato ganha 'fôlego' com duas vitórias de Verstappen e tropeços da McLaren
Achados & Perdidos: Há três anos o Cruzeiro garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
No Dia Internacional da Paz, relembre a bela atitude de Rodrigo Caio 'absolvendo' Jô
Achados & Perdidos: O primeiro gol do aniversariante Ronaldo pelo Corinthians
Milton Neves relembra reprovação em exame para trabalhar em uma Refinaria da Petrobras
Uma foto, uma história! Trio santista tomando um lanche em livraria paulistana
Saudade: Herói da Itália na Copa de 1982, Paolo Rossi completaria 69 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves fala sobre os cinco programas que comandou na Record TV
F1: GP de São Paulo inicia venda de ingressos para a Fanzone nesta terça-feira