Jean Todt

Ex-piloto e dirigente esportivo
por Marcos Júnior Micheletti
 
O francês Jean Todt, que foi presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) entre 2009 e 2021, nasceu em 25 de feveriro de 1946 na pequena cidade de Pierrefort, região de Auvergne, centro sul da França.
 
Esteve ligado à Peugeot até 1981, na condição de piloto e navegador em ralis, permanecendo na montadora como dirigente, até ser contratado pela Ferrari em 1993, em um ambicioso plano que recolocasse a escuderia italiana na condição de campeã mundial na Fórmula 1. E o plano, efetivamente, foi de pleno êxito.
 
Formou ao lado do engenheiro Ross Brawn uma dupla vencedora, com os seis títulos mundiais conquistados pela Ferrari, cinco de Michael Schumacher (2000 a 2004) e um de Kimi Raikkonen, em 2007, seu último ano na equipe de Maranello.
 
Seu filho, Nicolas Todt, também é ligado ao automobilismo, gerenciando a carreira de diversos pilotos. Felipe Massa foi um dos pilotos que trabalhou com Nicolas.
 
Em 17 de agosto de 2011 esteve no Brasil como convidado da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), em comemoração aos 50 anos da entidade, em festa no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES