Nascido em Buenaventura, Colômbia, em 14 de agosto de 1966, Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia, conhecido como Rincón, foi um grande jogador de futebol. Volante e meia, começou a carreira no Atlético Buenaventura, passando depois por Independiente de Santa Fé, América de Cali, Palmeiras, Napoli, Real Madrid, Santos e Corinthians.
Defendeu também a seleção colombiana em 84 jogos, marcando 17 gols. Jogou as Copas do Mundo de 1990, 94 e 98. Ao parar com a bola tornou-se treinador.
Em 2012, Rincon passou a morar em São José dos Campos, onde trabalhava em um novo projeto esportivo da cidade.
Em seu primeiro trabalho como técnico, sentou-se no banco do Iraty, do Paraná.
Depois, trabalhou no São Bento de Sorocaba no Campeonato Paulista de 2007, clube que deixou em meio à competição devido aos maus resultados.
O colombiano ficou preso na Polícia Federal de São Paulo durante alguns dias em 2007 por ser acusado de lavagem de dinheiro e associação ao narcotraficante Pablo Rayo Montaño. Estava sendo procurado pela Interpol. Por conta disso, teve seus bens indisponíveis no Panamá e na Colômbia.
Em janeiro de 2011, Rincon se torna treinador do Flamengo de Guarulhos, equipe que disputaria a Seria A3 do Campeonato Paulista. Mas o colombiano não conseguiu terminar o estadual daquele ano, já que foi demitido em março.
Presenciando o drama que o América de Cali, seu ex-clube, sofria na segunda divisão do futebol colombiano, Rincón decidiu calçar novamente suas chuteiras e entrou em campo para ajudar a equipe na dura tarefa de retornar à elite do esporte nacional.
Em 24 de agosto de 2013, o colombiano sobre um acidente automobilístico que liga a cidade de Cali ao município de Andalucia. Aos 47 anos, o ex-meia atacante sofreu várias fraturas e foi submetido a uma cirurgia, e recuperou-se bem.
Em 2014, Rincón foi convidado pelos canais ESPN para atuar como comentarista nas transmissões da Copa do Mundo do Brasil.
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, fez 158 jogos pelo Timão com 69 vitórias, 37 empates, 52 derrotas e 11 gols marcados.
Pelo Palmeiras: O Almanaque do Palmeiras informa que o colombiano defendeu a camisa do clube em 75 jogos com 41 vitórias, 19 empates, 15 derrotas e 21 gols marcados.