O futebol brasileiro é uma máquina de moer técnicos.

A pressa por grandes resultados é o principal ingrediente colocado nesta “panela de pressão” sempre prestes a explodir em nossos clubes.

E vejam só: no Brasileirão passado, nada menos do que três treinadores foram demitidos após a primeira rodada, além da destituição de um interino.

Um dado assustador, convenhamos!

Mas e neste Brasileiro, que começa amanhã, será que teremos alguém caindo logo no pontapé inicial da competição?

Infelizmente, acredito que sim!

E digo “infelizmente” porque se trata de um profissional que eu sinto que tem um futuro brilhante pela frente.

Mas que acabou assumindo muito cedo uma responsabilidade muito maior do que a sua ainda frágil experiência.

Bem, e é claro que você sabe que estou falando em Thiago Carpini, técnico do São Paulo.

Pelo pouco que tem jogado, eu imagino que o Tricolor terá vida dificílima diante do Fortaleza no próximo sábado, às 21h, no Morumbi.

Para piorar, aparentemente ele pode cair até mesmo com uma vitória.

Se ela for semelhante ao triunfo contra o Cobresal, que foi um placar em 2 a 0 para lá de mentiroso, já será o suficiente para a queda do promissor Carpini.

Vale ressaltar que não se trata de informação, e sim de palpite.

E sabem que pode ser bom para todas as partes?

Principalmente para o jovem comandante, que certamente será procurado por um time de menor expressão rapidamente.

E, com menos responsabilidade, ele pode voltar a brilhar, como conseguiu no Água Santa e no Juventude.

Insisto, é uma pena, mas essa situação está mais na cara do que nariz.

Concorda?

Opine!

******************************************

F1: Verstappen conta com Red Bull perfeita para vencer o GP do Japão

O holandês Max Verstappen (Red Bull) desta vez não teve nenhum problema mecânico e venceu o GP do Japão, disputado na madrugada deste domingo (7) em Suzuka, quarta etapa do Mundial de Fórmula 1,chegando ao seu 57º triunfo na categoria. terceio seguido no Japão.

No pódio, ao lado do tricampeão, subiram Sergio Pérez, com a outra Red Bull, e Carlos Sainz (Ferrari). A diferença entre os plotos da Red Bull foi de 12s535. Além da festa pela dobradinha, a Red Bull ratificou a ótima parceria com a Honda, fornecedora dos motores do time austríaco que comemorou em sua casa o ótimo resultado, ainda otimizado pelo décimo lugar de Yuki Tsunoda, piloto japonês que também compete com propulsor Honda, em sua Racing Bulls.

Leclerc,também de Ferrari, que adotou uma estratégia diferente fazendo uma parada a menos, após a péssima classificação, largando em oitavo, terminou em quarto, com pneus muito desgastados na parte final da prova. Lando Norris levou sua McLaren ao quinto lugar e Fernando Alonso, da Aston Martin, completou a lista dos seis primeiros.

A corrida começou e logo foi interrompida com bandeira vermelha, ainda na primeira volta, por conta da batida entre Daniel Ricciardo e Alex Albon. Os carros, a Racing Bulls e a Williams, respectivamente, danificaram a proteção de pneus que precisou ser recuperada.

No novo procedimento de largada, repetição do que acontecera antes no pelotão da frente, com Verstappen mantendo-se na frente, com Pérez em segundo e Norris em terceiro.  

As primeiras paradas para troca de pneus foram na volta 12, e Leclerc foi um dos últimos entre os primeiros colocados a fazer este procedimento, o que deixou Verstappen momentaneamente em segundo lugar. Mas antes mesmo do monegasco conduzir sua Ferrari aos boxes, o tricampeão da Red Bull o superou e retomou a ponta, isso no giro 22.

Assim que tudo se igualou em termos de paradas, as seis primeiras colocações tinham: Vestappen, Perez, Sainz, Alonso, Piastri e Leclerc. Isso aconteceu na volta 27. A estratégia de Leclerc, claramente, foi para não parar mais, buscando assim ganhar posições na parte final da prova, ainda que com pneus bem mais desgastados. 

A diferença entre Verstappen e Pérez estava na casa dos dez segundos e dali em diante foi uma questão de espera o desenrolar das voltas para a confirmação de mais um triunfo do tricampeão, o que foi decretado na volta 53, com a bandeira quadriculada. 

PRÓXIMA ETAPA

A Fórmula 1 retorna ao circuito de Xangai em duas semanas para o GP da China, no dia 21 de abril, que contará com prova Sprint no sábado, dia 20. A última vez que a categoria esteve por lá foi em 2019, ano em que Valtteri Bottas, então na Mercedes, foi o pole, com a marca de 1min31min547. A vitória foi do seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Bottas foi o segundo e Sebastian Vettel terminu em terceiro, com a Ferrari. Clique aqui e veja como foi.  

 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai –
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami –
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romagna – Imola –
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Mônaco –
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal –
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona –
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg –
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste –
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa –
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ªETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo –
22ªETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ªETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail –
24ªETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

******************************************

Dia do Jornalista: Veja alguns dos mais importantes nomes da imprensa brasileira em começo de carreira

Neste 7 de abril, Dia Nacional do Jornalista, o Portal Terceiro Tempo publica fotos de importantes profissionais da imprensa brasileira no início de suas respectivas carreiras, entre eles Alberto Helena Júnior, José Luiz Datena, Mauricio Noriega, Milton Neves, Paulo Calçade e Flávio Prado.

POR QUE O DIA 7 DE ABRIL?

A data foi instituída em 7 de abril de 1931, uma homenagem promovida pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) ao médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, assassinado por inimigos políticos em 1830.

HISTÓRICO

Libero Badaró criou um jornal independente, o Observatório Constitucional, direcionando suas matérias a temas políticos censurados pelo regime, comandado pelo imperador D. Pedro I.  Defensor da liberdade de imprensa, Líbero Badaró contrariava os interesses vigentes. Sua morte ganhou força popular contra o império, um dos fatores da abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831.

ABAIXO, ALGUNS NOMES DO JORNALISMO BRASILEIRO

 

 



******************************************

Saudade: Há dois anos morria Armando Raucci, ex-presidente do Juventus

Há exatos dois anos morria Armando Raucci, ex-presidente do Clube Atlético Juventus, tradicional agremiação do bairro da Mooca, zona leste da capital paulista.

Armando Raucci presidiu o Juventus em dois mandatos, comandando o clube entre 2003 e 2009.

A foto que ilustra esta matéria é de 27 de julho de 2009, dia em que Armando Raucci foi homenageado pela Federação Paulisa de Futebol com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico.

Raucci era o proprietário do Haras Três Rios, em Jaguariúna, no interior de São Paulo.

Vista parcial do Haras Três Rios, em Jaguariúna, interior de São Paulo. Foto: Divulgação/ Haras Três Rios

Vista parcial do Haras Três Rios, em Jaguariúna, interior de São Paulo. Foto: Divulgação/ Haras Três Rios


Em 27 de julho de 2009, recebendo a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico, outorga concedida pela Federação Paulista de Futebol no Hotel Mercure, em Santo André. Foto: Divulgação/Clube Atlético Juventus

Em 27 de julho de 2009, recebendo a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico, outorga concedida pela Federação Paulista de Futebol no Hotel Mercure, em Santo André. Foto: Divulgação/Clube Atlético Juventus


Em 17 de setembro de 2008, o goleiro Marcelo recebeu uma placa do Clube Atlético Juventus das mãos do então presidente Armando Raucci, que está ao seu lado na foto. Foto: Divulgação/Clube Atlético Juventus

Em 17 de setembro de 2008, o goleiro Marcelo recebeu uma placa do Clube Atlético Juventus das mãos do então presidente Armando Raucci, que está ao seu lado na foto. Foto: Divulgação/Clube Atlético Juventus

 

 

 ******************************************

Achados & Perdidos: Milton Neves em concorrida palestra na cidade de Salvador

Há exatos seis anos, diante de mais de 400 colaboradores do Grupo Adama, Milton Neves fazia uma palestra em evento promovido pela empresa de produtos agroquímicos em Salvador-BA, no Hotel Praia do Forte.

A empresa foi detalhista para receber Milton Neves na ocasião, que falou aos convidados em um estilizado campo de futebol em um dos salões de convenção do hotel soteropolitano.

"Foi mais um momento de grande alegria para mim, falando para colaboradores de um grupo tão robusto quando o Adama, e justamente em uma cidade que respira futebol que é a minha praia, através dos dois gigantes baianos, o Bahia e o Vitória, ou Vitória e Bahia. É melhor nunca deixar um deles para segundo lugar para não haver briga (risos)", comentou Milton na ocasião.

 

 ******************************************

Carrasco do São Paulo em 1989, Sorato completa 55 anos

O ex-atacante Sorato, autor do gol do Vasco contra o Sãoa Paulo na final do Campeonato Brasileiro de 1989, completa 55 anos nesta segunda-feira, dia 8 de abril.

Aguinaldo Luiz Sorato, natural da cidade paulista de Araras, começou sua carreira exatamente pelo Vasco da Gama, em 1988, e depois passou por diversos clubes, incluindo o Palmeiras, o Botafogo (RJ), o Vasco novamente e encerrou sua carreira pela equipe carioca do Tigres do Brasil.

O JOGO MAIS IMPORTANTE DA CARREIRA DE SORATO

Vasco e São Paulo decidiram o Brasileirão uma única vez, justamente no Morumbi, em partida única na tarde de 16 de dezembro de 1989, dia em que Sorato tornou-se o carrasco do time tricolor, fazendo o gol que deu o título à equipe cruzmaltina. A partida marcou uma estreia na crônica esportiva: foi o primeiro jogo que Arnaldo Cezar Coelho comentou pela Globo.

O GOL DO TÍTULO

O lance do gol começou com Bismarch, na intermediária são-paulina. Ele tocou para Marco Antônio Boiadeiro que abriu para o lateral-direito Luis Carlos Winck, livre de marcação. Nelsinho, o lateral-esquerdo do São Paulo, estava longe do lance e o vascaíno teve muito espaço para caprichar no cruzamento.

A bola centrada por Winck passou por Bebeto mas encontrou Sorato absolutamente sozinho, que cabeceou para vencer Gilmar Rinaldi, que ainda tocou na bola, aos 5 minutos da etapa final. CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SORATO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

VEJA, ABAIXO, OS MELHORES LANCES DE SÃO PAULO 0 X 1 VASCO, FINAL DO BRASILEIRÃO DE 1989, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO. A PARTIDA, TRANSMITIDA PELA GLOBO, MARCOU A ESTREIA DE ARNALDO CEZAR COELHO COMO COMENTARISTA DA EMISSORA

Depois do gol, o São Paulo pressionou para buscar o gol de empate, mas Acácio, goleiro do Vasco, fez excelentes intervenções. A equipe carioca, por sua vez, teve algumas chances de "matar" o jogo nos contra-ataques, mas desperdiçou boas chances com Bismarch e Bebeto. O técnico do Vasco era Nelsinho Rosa e o São Paulo era comandado por Carlos Alberto Silva, que morreu em 20 de janeiro de 2017.


Sorato, o camisa 7 do Vasco, comemora o gol contra o São Paulo na final do Brasileiro de 1989. Foto: Reprodução

EQUIPES QUE DISPUTARAM A FINAL DO BRASILEIRO EM 16 DE DEZEMBRO DE 1989

SÃO PAULO 0 X 1 VASCO - MORUMBI 

São Paulo: Gilmar Rinaldi; Netinho, Adílson, Ricardo Rocha e Nelsinho; Flávio, Bobô e Raí; Mário Tilico, Ney Bala e Edivaldo (Paulo César). Técnico: Carlos Alberto Silva.

Vasco: Acácio; Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. Técnico: Nelsinho Rosa.

Gol: Sorato, aos 5 minutos do 2º tempo.

DECISÃO PODERIA TER SIDO EM MAIS JOGOS

A decisão do Campeonato Brasileiro de 1989 aconteceria em, no máximo, duas partidas. A equipe de melhor campanha, no caso o Vasco, precisava de apenas dois pontos para ficar com o título (na época a vitória rendia dois pontos, não três como hoje). Assim, o clube carioca poderia levantar a taça com dois empates. O Vasco escolheu a primeira partida para ser no Morumbi e garantiu o triunfo com a vitória.

VASCO, NOVAMENTE CAMPEÃO BRASILEIRO, APÓS 15 ANOS

Foi o segundo título do Vasco no Campeonato Brasileiro, que havia levantado a taça em 1974, ocasião em que derrotou o Cruzeiro na final. Depois da conquista em 1989, o Vasco voltou a ser campeão brasileiro mais duas vezes: em 1997, ganhando do Palmeiras, e em 2000, vencendo o São Caetano.

 

 ******************************************

Milton Neves grava para futuro documentário sobre o Santos Futebol Clube

Milton Neves gravou nesta segunda-feira (8) para um futuro documentário que será exibido para um canal de streaming, cujo título será "Vila Belmiro, onde o raio cai no mesmo lugar". 

Na nova redação do Portal Terceiro Tempo, o jornalista e publicitário pontuou sobre vários momentos da história do Santos Futebol Clube, um dia após acompanhar seu time de coração na decisão do Campeonato Paulista no local do jogo, o Alliianz Parque.

E, mesmo vendo a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, que sagrou-se tricampeão, Milton deixou o estádio alviverde feliz pela recuperação do Alvinegro Praiano, que em 2023 viveu um momento difícil com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Na entrevista que Milton concedeu para o documentário, Pelé (1940-2022) obviamente foi o mais lembrado.

De acordo com os produtores, outros santistas ilustres já foram ouvidos para o documentários, casos de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, do jornalista Marcelo Tas, de Marcelo Teixeira, atual presidente do Santos e de alguns ex-atletas que atuaram pelo clube, como Pepe, Edinho, Lima e Elano.

 

******************************************

Saudade: Há três anos morria Marcelo Tieppo, grande nome da crônica esportiva

Há exatamente três anos, vítima de câncer, morria o jornalista Marcelo Tieppo, um dos principais nomes da crônica esportiva paulista, com marcantes passagens por renomados veículos da imprensa, como a Folha da Tarde, o Notícias Populares, Globo Esporte, SportsJá!, Rede Globo e no Portal Terra. Ele estava com 53 anos.

Tieppo, que lançou um livro em 2016 relatando sua luta contra a doença que o vitimou, "Tocando a Vida", obra em que também declara toda sua paixão pelos Beatles, anda brilhou como colunista do Portal Terceiro Tempo. Aliás, em sua descrição de colunista, fez o seguinte relato pessoal:

"Sou jornalista formado em 1990. Como repórter trabalhei na Folha da Tarde, Notícias Populares, Gazeta Esportiva e no site SportsJá!. Fui premiado duas vezes: em 1997 pela Aceesp e em 1998 pelo Sindicato dos Treinadores. Nos bastidores, bati uma bolinha na TV Bandeirantes, fiz parte da equipe do Globo Esporte e do Esporte Espetacular, ajudei a criar o Esporte Fantástico da TV Record e joguei também no SBT. Sempre respeito os números, mas como já dizia Nelson Rodrigues um jogador com dor de cotovelo não consegue nem cobrar um lateral. Sou viúvo declarado da Seleção de 82”.  

 

******************************************

Endrick é destaque na Premiação do Paulistão Sicredi, que homenageou Milton Neves

O atacante Endrick, do Palmeiras, foi o grande destaque na Premiação do Paulistão Sicredi/2024, realizada na noite da última segunda-feira (9) no Expo Barra Funda, zona oeste da capital paulista, em evento que prestou homenagem ao jornalista e publicitário Mitlon Neves, ambos presentes.

Endrick, de 17 anos, que a partir de julho será integrado ao elenco do Real Madrid, foi escolhido como um dos atacantes da Seleção do Paulistão (ao lado de Guilherme (Santos) e Flaco López (seu companheiro no Alviverde). Além disso, ele também foi eleito como Craque do Paulistão.

Endrick, duplamente premiado na cerimônia promovida pela Federação Paulista de Futebol. Ao fundo, Edu Dracena e Velloso. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

MILTON NEVES

No evento que contou com apresentação da jornalista Helena Calil, Milton Neves subiu ao palco na parte final da premiação, após um vídeo que foi exibido no telão em sua homenagem, destacando desde momentos de sua infância, em Muzambinho-MG, até as passagens pela televisão.

No palco, Milton cumprimentou os três comentaristas que analisaram gols e lances também apresentados, no caso, Mauro Beting, Veloso e Edu Dracena.

Ele ainda voltou ao palco na parte final, quando ficou ao lado de Endrick e do pai do atleta, Douglas Ramos, ocasião em que elogiou o atleta, bem como prestou homenagem à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e também esteve ao lado de Abel Ferreira, treinador alviverde.

Leila Pereira cumprimenta Milton Neves. Entre eles, o sorridente Abel Ferreira. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

ABEL FERREIRA

O técnico tricampeão consecutivo com o Palmeiras, Abel Ferreira, foi outro nome marcante da noite de premiação do estadual paulista. O português de 45 anos, que se igualou ao lendário Oswaldo Brandão (1916-1989) em número de títulos, foi eleito o técnico da Seleção do Paulistão e também o melhor treinador da competição, vencendo a disputa com Fábio Carille (Santos) e Eduardo Baptista (Novorizontino).

Em seu pronunciamento, Abel Ferreira brincou, dizendo que estava com o terno que guardara há três anos, esperando pelo momento de vencer a premiação, e provocou intensos aplausos ao dizer os nomes de todos os atletas que integraram o elenco esmeraldino na conquista do último domingo (7), quando a equipe derrotou o Santos por 2 a 1 no Allianz Parque.

O treinador alviverde Abel Ferreira, foi muito reverenciado no evento. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

LEILA PEREIRA

A mandatária do Palmeiras ficou ao lado da apresentadora Helena Calil e pontuou os diversos momentos que levaram o clube ao sucesso dos últimos anos em sua gestão.

Leila Pereira, ao lado de Helena Calil, que apresentou a Premiação do Paulistão Sicredi/2024. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

PORTAL TERCEIRO TEMPO

O Portal Terceiro Tempo fez a cobertura in loco do evento, registrando os momentos da premiação em inúmeras fotos (mais abaixo).

SICREDI

Jaime Basso, Presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, esteve presente ao evento, compartilhando a mesa com Milton Neves e outros membros da instituição, casos de Diego Shanoski, Marcos Cesar Spessatto e Moacir Niehues. 

Trio do Sicredi: Marcos Cesar Spessatto, Jaime Basso e Diego Shanoski. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo  

SELEÇÃO DO PAULISTÃO SICREDI 2024

Goleiro: João Paulo (Santos);
Lateral direito: Hayner (Santos);
Zagueiros: Joaquim (Santos) e Murilo (Palmeiras);
Lateral esquerdo: Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino);
Meio-campistas: João Schmidt (Santos), Diego Pituca (Santos) e Rômulo (Palmeiras);
Atacantes: Guilherme (Santos), Endrick (Palmeiras) e Flaco López (Palmeiras).
Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).

PRÊMIOS ESPECIAIS

Craque: Endrick;
Revelação: Rômulo
Craque da galera (votação popular): Diego Pituca (Santos);
Artilheiro: Flaco López (10 gols);
Craque do interior: Rômulo;
Gol mais bonito: Otero (Santos) contra o Botafogo;
Drible mais bonito: Élvis (Ponte Preta) contra a Inter de Limeira.
Melhor técnico do Paulistão: Abel Ferreira (Palmeiras)
Troféu Djalma Santos (equipe mais disciplinada): Mirassol
Árbitro revelação
Gabriel Bispo (árbitro revelação)
Izabele de Oliveira (assistente revelação)
Melhor equipe de arbitragem
Flavio Rodrigues de Souza (árbitro)
Danilo Ricardo Simon Manis (assistente)
Neuza Inês Back (assistente)
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR)
Vitor Carmona Metestaine (VAR)

 

******************************************

Morre Terto, ex-ponta-direita do São Paulo

O futebol brasileiro está de luto nesta terça-feira, 9 de abril, pois morreu Terto, marcante ponta-direita que atuou pelo São Paulo Futebol Clube entre 1967 e 1977, período em que conquistou três títulos do Campeonato Paulista: 1970, 1971 e 1975. Ele estava com 77 anos.

Seu corpo será velado a partir das 13h desta quarta-feira (10), até às 17h, no Cemitério Memorial Parque Paulista, mesmo local do sepultamento. A localização do mesmo é rua Suécia, 56, Embu das Artes-SP.

Tertuliano Severiano dos Santos, pernambucano do Recife, onde nasceu em 29 de dezembro de 1946, chegou ao Morumbi após atuar pelo Santa Cruz, seu primeiro clube profissional, onde esteve entre 1965 e 1966.

Veloz, Terto formou uma afinada linha de ataque ao lado de Paulo Nani, Pedro Rocha, Toninho Guerreiro e Paraná. Pelo Tricolor, atuou em 498 jogos, tendo marcado 86 gols.

Depois que deixou o São Paulo, defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto entre 1977 e 1978, retornando ao Nordeste, agora para defender as cores do Ferroviário-CE (1979-1980) e Fortaleza (1981). Encerrou sua carreira no interior paulista, pelo Grêmio Catanduvense, em 1982. 

 

******************************************

Edemar Annuseck na live de Marcos Falopa em homenagem a Dino Sani

O jornalista Edemar Annuseck é o convidado desta desta terça-feira (9) na live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

O tema prinicpal do encontro será o ex-jogador e treinador Dino Sani, atualmente com 91 anos, residindo em São Paulo.

Edemar Annuseck tem uma longeva trajetória na crônica esportiva, tendo iniciado em 1964 pela Rádio Nereu Ramos, de Blumenau. Recentemente esteve na Rádio Cidade, de Curitiba-PR, onde trabalhou até abril de 2023.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 19h (clique aqui para acessar).

 
******************************************
 
Olhos no retrovisor: O aniversariante Jacques Villeneuve em sua primeira vitória na F1
 

Aniversariante nesta terça-feira (9), completando 53 anos, o ex-piloto canadense Jacques Villeneuve, filho do também ex-piloto Gilles Villeneuve (morto em 8 de maio de 1982), triunfou na quarta etapa do campeonato de 1996, no dia 28 de abril, o GP da Europa, disputado em Nurburgring (Alemanha), sacramentando seu primeiro triunfo na Fórmula 1.

Aquela, então, foi a primeira de suas 11 vitórias na categoria. Jacques disputava sua quarta corrida na temporada, pela Williams-Renault onde havia subido ao pódio nos GPs da Austrália e Argentina e abandonado no GP do Brasil.

Segundo no grid, Jacques Villeneuve aproveitou-se da má largada do companheiro de equipe, o inglês Damon Hill, para assumir a liderança e vencer de ponta a ponta no traçado alemão, recebendo a bandeira quadriculada com Michael Schumacher no seu encalço, menos de um segundo atrás, com a Ferrari.

Jacques e Michael fizeram uma corrida à parte. O terceiro colocado, que subiu ao pódio ao lado dos dois foi o inglês David Couthard (McLaren-Mercedes), que terminou defasado em mais de 32 segundos em relação ao vitorioso.

Villeneuve ainda venceria outras três provas em 1996: os GPs da Grã-Bretanha (Silverstone); Hungria (Hungaroring) e Portugal (Estoril), fechando sua temporada de estreia na F1 com o vice-campeonato, 19 pontos atrás de Damon Hill, o campeão.

Se ele esteve perto do título em 1996, o campeonato que muitos achavam que seu pai conquistaria se não fosse tragédia em Zolder, em 1982, acabou vindo no ano seguinte, superando Michael Schumacher por três pontos.

Em sua carreira na F1, Jacques Villeneuve totalizou 11 vitórias, todas pela Williams, mesmo número de triunfos dos brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa, e cinco a mais que seu pai, Gilles Villeneuve (este com cinco temporadas completas e mais quatro corridas em seu ano de morte).

Na F1 também foi piloto da BAR, Renault, Sauber e BMW Sauber. Pela BAR subiu ao pódio pelas duas últimas vezes, ambas em 2001, nos GPs da Espanha (Catalunia) e Alemanha (Hockenheim).

Além do título na F1, Jacques Villeneuve também conquistou o campeonato da Indy em 1995, ano em que também ganhou as 500 Milhas de Indianápolis.

Esteve no Brasil para duas edições da Stock Car. A Corrida do Milhão em 2011 (em Interlagos) e a Corrida de Duplas em 2015, em parceria com o paranaense Ricardo Zonta, em Goiânia.

Sua mais recente aventura no automobilismo foi pela F-E, disputando as três primeiras provas da temporada 2015/2016, pela equipe Venturi. Não pontuou na China e na Malásia e não disputou a prova uruguaia após um acidente nos treinos, que danificou seu carro. Em acordo mútuo com a equipe, Jacques deixou o time e foi substituído pelo inglês Mike Conway.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, A VOLTA FINAL DO GP DA EUROPA, DISPUTADO EM 28 DE ABRIL DE 1996, BEM COMO TODA A COMEMORAÇÃO NO PÓDIO EM NURBURGRING


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

******************************************

 

 

Achados & Perdidos: Completando 51 anos, Roberto Carlos teve passagem meteórica pelo Galo

Roberto Carlos, canhoto dono de um chute fortíssimo, revelado pelo União São João de Araras (SP), completa 50 anos nesta quarta-feira (10).

Depois de dexiar o time do interior paulista ele foi direto para o Palmeiras, certo?

Errado...

Em 1992, o ótimo lateral-esquerdo teve uma meteórica passagem pelo Atlético-MG, em uma excursão pela Itália e Espanha em que a equipe mineira disputou cinco jogos amstosos

O Galo perdeu todos os confrontos, para as equipes italianas da Lazio e Torino (ambos por 2 a 0) e, depois na Espanha, para Lérida (2 a 0), Logroñes (2 a 1) e Athletic Bilbao (3 a 1). Roberto Carlos não jogou contra a Lazio e o Torino, atuando apenas nas partidas contra as equipes espanholas e não marcou nenhum dos dois gols do Galo.

TESTE PARA VÁRIOS JOGADORES

Como o Atlético estava priorizando a Conmebol naquele ano de 1992 (que o Galo acabou vencendo, superando o Olimpia nas finais), o clube optou por levar uma equipe mista para os jogos disputados na Europa, e Roberto Carlos foi um dos reforços.

Porém, com o fraco desempenho da equipe brasileira, a possibilidade de uma contratação de Roberto Carlos junto ao União São João não prosperou e ele retornou ao clube do interior para apenas em 1993 engrenar uma carreira de sucesso, então pelo Palmeiras, à época contando com a forte parceria da Parmalat.

No Verdão, foram cinco títulos que Roberto Carlos conquistou: dois brasileiros (1993 e 1994), dois paulistas (1993 e 1994) e o Rio-São Paulo de 1993.

Clique aqui para acesar a página de Roberto Carlos na seção "Que Fim Levou?" e veja outros detalhes da carreira de Roberto Carlos, incluindo suas passagens por Inter de Milão, Real Madrid, Fenerbahçe, Corinthians e Seleção Brasileira.

 

******************************************

Achados & Perdidos: Pelé e a curiosa história do blazer que saiu de graça para o maestro Eleazar de Carvalho

A história da trégua involuntariamente promovida pelo Santos Futebol Clube liderado por Pelé na cidade de Benin, na Nigéria, é bastante conhecida, quando em 1969 o time da Vila Belmiro conseguiu a façanha de ter parado ainda que por pouco tempo a chamada Guerra de Biafra, para que um público estimado em 25 mil espectadores assistisse Santos 2 x 2 Seleção da Nigéria.

Pelé (1940-2022), especificamente, também foi responsável por um momento curioso que aconteceu com o saudoso maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), doutor em música pela Washington State University, titular das orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e do Estado de São Paulo, nome mais relevante do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão, evento em que atuou como coordenador a partir de 1973 até sua morte.

ENCONTRO ENTRE PELÉ E ELEAZAR DE CARVALHO NO PALÁCIO DO PLANALTO

Castello Branco, primeiro dos cinco presidentes da ditadura militar (que governou entre 1964 e 1967), promoveu um encontro entre o maestro Eleazar de Carvalho e Pelé no Palácio do Planalto, em Brasília, e disse: aqui estão o "Rei da Mão" e o "Rei do Pé".

O cumprimento entre Eleazar e Pelé foi registrado em uma fotografia que o maestro guardou no meio de suas partituras. Um dos hábitos do maestro era de andar pelas ruas lendo e decorando suas partituras,

O BLAZER INGLÊS QUE SAIU DE GRAÇA...

De acordo com Sônia Muniz de Carvalho, segunda esposa do maestro, Eleazar entrou em uma loja para comprar um blazer em Londres. Ele perguntou o preço e o dono do estabelecimento, percebendo seu sotaque, perguntou sua origem, ao que Eleazar responder ser brasileiro.

- Do you know Pelé? (O senhor conhece Pelé?)

Eleazar disse que não, então o homem retrucou:

- Que pena, se o senhor conhecesse Pele o blazer seria de graça...

Então, Eleazar pediu que o inglês soletrasse o nome:

- P-E-L-E, disse o homem da loja.

Ah, Pelé! Sim!

E Eleazar mostrou-lhe a foto em meio à partitura e saiu do estabelecimento sem precisar pagar pelo caro blazer inglês.

VEJA A HISTÓRIA DO BLAZER NO VÍDEO ABAIXO (A PARTIR DOS 5 MINUTOS), NARRADA POR SÔNIA MUNIZ DE CARVALHO, VIÚVA DE ELEAZAR DE CARVALHO. DOCUMENTÁRIO DA TV CULTURA-SP

Sônia Muniz de Carvalho, viúva de Eleazar de Carvalho, com o blazer que Eleazar de Carvalho ganhou de graça em uma loja de Londres por ter mostrado uma foto ao lado de Pelé

No documentário acima (que está na íntegra), há muitas outras ótimas histórias do maestro Eleazar de Carvalho. Uma delas, no começo, em que ele explica que entrou para a música por querer comer melhor.

O cearense Eleazar de Carvalho deixou o Grupo Escolar e passou a estudar na Escola da Marinha. Ao observar que a refeição servida na mesa ao lado era de melhor qualidade, indagou o motivo, ao que soube que era pelo fato de que naquela mesa estarem os músicos, que precisavam de mais energia para evitar ficarem tuberculosos e poderem soprar seus instrumentos.

Eleazar não teve dúvida e pediu ao mestre Lisboa, responsável pela banda, para fazer parte do grupo, Só havia a tuba como instrumento disponível. Mesmo sem saber tocar, passou à banda e à mesa onde se comia melhor.

"Foi por gulodice que eu fui ser músico", disse Eleazar.

 

******************************************

Achados & Perdidos: Há um ano o Flamengo demitia Vitor Pereira

Há exatamente um ano, em 11 de abril de 2023, o Flamengo demitia o treinador português Vitor Pereira, que não resistiu à perda da decisão do Campeonato Carioca para o Fluminense.

Contratado no final de 2022 após passagem pelo Corinthians, Vitor Pereira comandou o Rubro-Negro em 18 jogos, com dez vitórias, um epate e sete derrotas. Ele ficou um longo período inativo, até ser contratado pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, em 4 de fevereiro de 2024.

DEPOIS DE VITOR PEREIRA...

O Flamengo substituiu Vitor Pereira de forma interina por Mario Jorge, até a chegada do argentino Jorge Sampaoli, que também não teve sucesso comandando o Flamengo, com 39 jogos (20 vitórias, 11 empates e oito derrotas), entre 14 de abril de 2023 até 28 de setembro de 2023, quando foi demitido, exatos quatro dias após a perda da Copa do Brasil para o São Paulo.

Mario Jorge novamente assumiu interinamente o Flamengo, até a chegada de Tite, atual treinador da equipe da Gávea, anunciado em 9 de outubro de 2023.

 

 

******************************************

Saudade: Humorismo perdia Serginho Leite há 13 anos

Há exatos 13 anos o humorismo brasileiro perdia um de seus mais talentosos representantes: Serginho Leite, que tinha 55 anos de idade.

Ele lutava contra o alcoolismo e sofreu um infarto em 12 de abril de 2011. Serginho Leite estava internado desde o dia anterior no Hospital das Clínicas, em São Paulo, local de seu óbito. Casado com Tânia Leite, deixou dois filhos: Pedro e João.

Imitiador talentosíssimo, foi uma das estrelas do extinto `Show de Rádio´ da Jovem Pan-AM, que depois passou para as Rádio Bandeirantes e Capital, mas nestas últimas sem a mesma repercurssão que teve na primeira.

Pelé, Maguila, Paulinho da Viola, Vicente Matheus e Clementina de Jesus, entre outros, foram algumas das personalidades que Serginho Leite imitou com maestria.

Violonista e compositor, fez inúmeras paródias em shows por todo o Páis e eventos corporativos, e também criou jingles e participou de campanhas publicitárias, emprestando sua marcante voz para personagens como o Tigrão dos Sucrilhos Kellogs e o Elefante da Cica.

Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Araça, zona oeste de São Paulo.

ABAIXO, PARTICIPAÇÃO DE SERGINHO LEITE NO PROGRAMA `A PRAÇA É NOSSA´, DO SBT

 

******************************************

Parabéns! Marcello Lippi, técnico da itália campeã em 2006, completa 76 anos

Técnico que comandou a Itália na conquista da Copa d Mundo de 2006, na Alemanha, Marcello Lippi completa 76 anos nesta sexta-feira, dia 12 de abril.
 
Nascido em Viareggio, Lippi começou sua carreira como jogador, em 1969, pelaSampdoria. Uma temporada depois, após ser emprestado para o modesto Savona, ele assumiu a titularidade do time italiano, onde permaneceu por dez anos consecutivos.
 
Ainda passou por Samdoria e Pistoiese, este seu último clube, em 1982, para depois iniciar sua trajetória como treinador profissional, inicialmente pela Sampdoria. Pela Juventus conquistou a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 1995/96.
 
Seu último trabalho foi comandando a seleção chinesa, em 2019, e hoje está aposentado.
 
 
******************************************
 
Olhos no retrovisor: Ex-piloto Carlos Reutemann completaria 82 anos
 

Carlos Reutemann, ex-piloto argentino que esteve na Fórmula 1 entre 1972 e 1982, completaria 82 anos nesta sexta-feira, dia 12 de abril de 2024.

Ele morreu no dia 7 de julho de 2021, em decorrência de uma hemorragia digestiva, aos 79 anos. O ex-piloto estava internado em um hospital da província de Santa Fé, sua cidade natal. 

Reutemann deixou a viúva Verónica Ghio, com quem estevecasado por 15 anos, seu segundo matrimônio. O ex-piloto teve duas filhas, ambas de seu primeiro casamento (com Micha Reutemann): Mariana e Cora, esta última a mãe do seu único neto, Santiago Bautista Diez Reutemann.

Reutemann havia passado por um tratamento contra um câncer de fígado em 2017 e tinha sequelas do longo procedimento cirúrgico ao qual foi submetido na ocasião, nos Estados Unidos. 

Dedicou-se à política após deixar o automobilismo, tendo sido governador da Província de Santa Fé e atualmente era senador, também por Santa Fé, cargo que ocupava desde 2003.

Reutemann é o segundo argentino com mais vitórias na Fórmula 1, um total de 12, atrás apenas do pentacampeão mundial Juan Manuel Fangio, que somou 24. 

Carlos Alberto Reutemann, o Lole, como era carinhosamente conhecido, disputou 146 GPs na Fórmula 1, e além das 12 vitórias também  conquistou seis poles e fez voltas mais rápidas em seis corridas.

Começou sua carreira na Fórmula 1 pela Brabham, em 1972, permanecendo no time então comandado por Bernie Ecclestone até 1976, período em que conquistou suas quatro primeiras vitórias, a primeira delas no GP da África do Sul de 1974.

Em 1977 integrou a Ferrari, formando dupla com Niki Lauda, permanecendo no time de Maranello até 1978, conquistando outras quatro vitórias. 

Em 1979 passou em branco, sem vencer nenhuma etapa, então pela Lotus, que havia tido uma temporada espetacular no ano anterior, com Mario Andretti ficando com o título e Ronnie Peterson (post mortem) sendo o vice. Mas o time de Colin Champman não repetiu o ótimo desempenho do ano anterior e Reutemann conseguiu apenas dois pódios em 1979 e terminou a temporada em sétimo lugar, ainda assim bem melhor que seu companheiro Mario Andretti, que foi o 12º.

Para no ano seguinte, 1980, viveu uma boa temporada pela Williams, terminando o ano em terceiro lugar, vencendo uma prova, o icônico GP de Mônaco. Porém, em 1980, a preferência de Frank Williams pelo australiano Alan Jones, que acabou sendo o campeão daquele ano, acirrou os ânimos entre o argentino e o time inglês.

Em 1981, ainda na Williams, foi vice-campeão, com duas vitórias, terminando o campeonato com 49 pontos, um a menos que o campeão, o brasileiro Nelson Piquet.

Em 1982 fez seu último ano na Fórmula 1, ainda na Williams, mas disputou apenas as duas primeiras corridas da temporada (África do Sul, terminando no pódio, em segundo lugar e no Brasil, quando não completou a prova.

Próximo de completar 40 anos, já cansado da rotina de viagens, decidiu deixar o automobilismo e se dedicar à politica, tendo sido governador e senador da província de Santa Fé.

VITÓRIAS NO BRASIL

Reutemann venceu três GPs do Brasil, em 1977 pela Ferrari (em Interlagos), em 1978 também pela Ferrari (em Jacarepaguá) e em 1981 pela Williams (em Jacarepaguá).

Ainda venceu o GP do Brasil de 1972, pela Brabham, que não valeu pontos para o campeonato (foi uma prova teste, antes da oficialização do Brasil no calendário, em 1973).

 

******************************************

Saudade: Há dois anos morria Rincón. Veja todos os gols que ele marcou pelo Corinthians

Há exatamente dois anos, no dia 13 de abril de 2022, morria o ex-volante colombiano Freddy Rincón, aos 55 anos, em decorrência de um grave acidente sofrido três dias antes. Em sua homenagem, selecionamos um vídeo com todos os gols que ele marcou pelo Corinthians. 

Ele teve uma brilhante passagem pelo Sport Club Corinthians Paulista, clube que defendeu entre 1997 e 2000 e depois em 2004, ano em que encerrou sua carreira. 

Pelo Alvinegro ele conquistou quatro títulos, o Paulista de 1999, o Brasileiro por duas vezes e de forma consecutiva (1998/1999) e o Mundial de Clubes de 2000, levantando a taça como capitão do time após a decisão por pênaltis diante do Vasco, no Maracanã.

Neste momento de tristeza para todos que acompanharam a trajetória vitoriosa de Fredd Rincón, que contou com três participações em Copas do Mundo defendendo a Colômbia (1990, 1994 e 1998), relembramos os 11 gols que ele marcou com a camisa corintiana, que encontramos na página "Você Timão" do YouTube.

De acordo com o Almanaque do Timão, do jornalista e professor Celso Unzelte, Rincón disputou 158 jogos pelo Corinthians, com 69 vitórias, 37 empates e 52 derrotas, tendo marcado 11 gols, já citados, que você confere abaixo.

 

******************************************

Achados & Perdidos: A 100ª partida que Neto disputou pelo Corinthians, no Brasileirão de 91

Há exatos 33 anos, o ex-meia Neto, hoje apresentador na Band, fazia sua 100ª partida pelo Corinthians, clube que defendia desde 1989.

Mas naquele 13 de abril de 1991, em Goiânia, Neto e os demais alvinegros não conseguiram evitar a derrota alvinegra para o Goiás por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Richard, aos 21 minutos do primeiro tempo, aproveitando levantamento do lateral Lira, em cobrança de falta.

O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada.

Consagrado com a camisa 10 do Corinthians após o título brasileiro em 1990, Neto formava o meio-campo do time dirigido por Nelsinho Baptista ao lado do volante Márcio Bittencourt e do `curinga´Wilson Mano. Márcio Bittencourt, aliás, à época chamado apenas de Márcio, foi expulso no jogo 100 de Neto.

ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE LÉO BATISTA, O GOL DE RICHARD NA VITÓRIA DO GOIÁS SOBRE O CORINTHIANS EM 13 DE ABRIL DE 1991, DIA DA 100ª PARTIDA DE NETO PELO CORINTHIANS:

FICHA TÉCNICA DO JOGO (com informações do Almanaque do Timão, de Celso Unzelte)

GOIÁS 1 X 0 CORINTHIANS - 13 DE ABRIL DE 1991

Estádio: SERRA DOURADA - GOIÂNIA-GO

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas

Público: 15.688

Gol: Richard, aos 21 minutos do primeiro tempo

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir. Márcio, Wilson Mano e Neto. Fabinho, Paulo Sério e Mauro (Ezequiel). Técnico: Nelsinho Baptista

Goiás: Eduardo, Lira, Jorge Batata, Richard e Wilson Goiano. Fagundes, Luvanor e Wallace. Niltinho (Formiga), Túlio Maravilha e Paulo César. Técnico: Zé Mário

Neto, então jogador da seleção, em 1988, e hoje, comentarista da Band

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NETO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

******************************************

Achados & Perdidos: Nos 112 anos do Santos, relembre a excursão do time que parou uma guerra na África

O Santos Futebol Clube comemora 112 anos de existência neste domingo (14). 

O bicampeão de clubes (1962/1963) protagonizou um momento único na história do futebol e do esporte, em 4 de fevereiro de 1969, dia em que disputou um amistoso em Benim diante da Seleção do Meio Oeste, quase na fronteira entre Nigéria e a região separatista de Biafra, naquela que era sua sétima partida na excursão que fazia pela África e Europa.

EXCURSÃO

O Santos disputou nove partidas entre 17 de janeiro e 9 de fevereiro de 1969, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. O time brasileiro marcou 19 gols, e Pelé (1940-2022) foi o artilheiro da excursão, com oito tentos assinalados.

A GUERRA

A chamada Guerra de Biafra, que havia começado em 6 de julho de 1967, foi paralisada entre os nigerianos e os separatistas para que o povo local pudesse ver de perto Pelé & Cia, que acabaram por testemunhar a equipe santista vencer por 2 a 1, gols de Edu e Toninho Guerreiro para o Peixe e Okerê para ao time do Meio Oeste.

O conflito, que teve uma trégua momentânea, infelizmente foi retomado e se estendeu até 15 de janeiro de 1970. Neste período, estima-se a morte de 2 milhões civis por fome e cerca de 100 mil militares.

ABAIXO,  VÍDEO COM RARAS IMAGENS DA EXCURSÃO DO SANTOS PELA ÁFRICA E EUROPA, QUANDO A EQUIPE DISPUTOU NOVE JOGOS, O SÉTIMO DELES QUE PAROU A GUERRA DE BIAFRA

CAMPANHA DO SANTOS NA EXCURSÃO PELA ÁFRICA E EUROPA, ENTRE 17/01/1969 E 09/02/1969:

17/01/1969 - Santos 3 x 0 Seleção de Point Noire (Congo) - Gols de Pelé, Manoel Maria e Douglas.

19/01/1969 - Santos 3 x 2 Congo - Gols de Pelé (2) e Toninho Guerreiro para o Santos.

21/01/1969 - Santos 2 x 0 RD Congo B - Gols de Toninho Guerreiro e Manoel Maria.

23/01/1969 - Santos 2 x 3 Congo A - Gols de Pelé (2) para o Santos.

26/01/1969 - Santos 2 x 2 Nigéria - Gols de Pelé (2) para o Santos.

01/02/1969 - Santos 2 x 0 FK Áustria Viena - Gols de Lima e Toninho Guerreiro.

04/02/1969 - Santos 2 x 1 Seleção do Meio Oeste - Gols de Edu e Toninho Guerreiro para o Santos. 

06/02/1969 - Santos 2 x 2 Heart of Oak SC (Gana) - Gols de Pelé e Douglas para o Santos.

09/02/1969 - Santos 1 x 1 Argélia - Gol de Toninho Guerreiro para o Santos.

 

******************************************

Parabéns! Nome histórico do basquete brasileiro, Antônio Carlos Barbosa completa 79 anos

Um dos grandes nomes do basquete brasileiro, o treinador Antônio Carlos Barbosa completa 79 anos neste domingo, dia 14 de abril.

Atualmente é o treinador da equipe feminina do Ituano Basquete, cargo que assumiu no dia 2 de fevereiro de 2023.

Barbosa teve passagens marcantes e vitoriosas pela Seleção Brasileira Feminina, com destaque para a conquista da medalha de bronze nas Olímpiadas de Sydney, na Austrália, em 2000.

Aliás, falando em Seleção Brasileira de Basquete, Barbosa acumula diversas passagens pela mesma, em diversas funções, a saber:

1971 a 1976 - Assistente técnico
1976 a 1984 - Técnico
1996 a 2007 - Técnico
2007 a 2009 - Coordenador das categorias de base
2015 a 2016 - Técnico
2017            - Gerente Esportivo

 

 

******************************************

Achados & Perdidos: Sócrates, em tarde inspirada, marcava quatro gols do Timão na goleada sobre o Goiás há 40 anos

Há exatos 40 anos, na tarde de 14 de abril de 1984, Sócrates (1954-2011) viveu um dos seus mais brilhantes momentos com a camisa corintiana, marcando quatro dos cinco gols da equipe então comandada por Jorge Vieira (1934-2012). O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu no Morumbi, em um sábado à tarde.

No primeiro gol, aos 29 minutos da etapa inicial, Biro-Biro lançou Sócrates que, com sua marca registrada, o toque de calcanhar, desviou para Casagrande. Este devolveu a bola para Sócrates que arrematou de primeira, rasteiro, do meio círculo, no canto direito do goleiro Edison Mug.

O segundo gol aconteceu aos 8 minutos de bola rolando da etapa complementar, novamente com Sócrates. Eduardo, pela direita, rolou para Edson, que acionou Sócrates na grande área, no canto direito. O Doutor ganhou no adversário na corrida e bateu rasante, no canto esquerdo da meta goiana.

Aos 24 minutos foi a vez de Casagrande marcar o seu, o terceiro alvinegro. Eduardo, pela esquerda, do bico da grande área, levantou na medida para o atacante alvinegro que matou a bola no peito e arrematou antes dela cair no chão, no canto direito de Edison Mug.

Passados mais nove minutos, aos 33, Zenon brilhou com um lançamento preciso, antes da linha divisória do gramado, encontrando Sócrates entre os marcadores. O camisa 8 esperou o quicar da bola e mais uma vez bateu rasteiro, no canto esquerdo, fazendo o quarto gol corintiano.

Para fechar o placar, Eduardo, pela esquerda, fintou o lateral-direito Zé Teodoro (que depois jogaria no São Paulo) e recuou para Sócrates. Agora da linha da grande área, bateu de curva, quase como se estivesse cobrando uma falta e fez mais um belo gol, o quinto da goleada sobre o Goiás, equipe treinada pelo saudoso Vail Mota (1938-2009).

O ano de 1984 foi o último de Sócrates no Corinthians. Ele se transferiu ainda naquele ano para a Fiorentina (Itália), onde permaneceu até 1985. Retornou ao Brasil para jogar ao lado de Zico no Flamengo até 1987, indicando sua aposentadoria, mas retornou aos gramados pelo Santos em 1988, jogando pelo clube da Vila Belmiro até 1989. Ainda em 1989 fez seu último contrato profissional, pelo Botafogo de Ribeirão Preto, justamente o seu primeiro clube.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP), OS CINCO GOLS DO CORINTHIANS NA GOLEADA SOBRE O GOIÁS

  

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo-SP
Data: 14 de abril de 1984 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Serapião Filho

Gols: Sócrates (aos 29 minutos do primeiro tempo); Sócrates (8 minutos do segundo tempo); Casagrande (aos 24 minutos do segundo tempo); Sócrates (aos 33 minutos do segundo tempo) e Sócrates (aos 41 minutos do segundo tempo).

Público: 17.593 torcedores
Renda: Cr$ 30.506.400,00 (Cruzeiros)

Corinthians: Carlos; Édson Boaro (Ronaldo), Mauro, Juninho, Wladimir, Biro-Biro, Sócrates, Zenon, Ataliba (Wágner), Casagrande e Eduardo Amorim.Técnico: Jorge Vieira.

Goiás: Édison Mug; Zé Teodoro, Timoura, Gílson Jáder, Nonoca, Carlos Alberto Santos, Nei, Washington, Ílton (Carlos Magno), Sávio (Tatau) e Cacau.Técnico: Vail Mota. 

 

******************************************

No Dia Mundial do Café, veja a história de Cafezinho, ex-lateral que brigou em campo com Romário

Hoje, 14 de abril de 2024, comemora-se o Dia Mundial do Café.

O fruto que origina uma das bebidas mais apreciadas no mundo, responsável por um dos ciclos econômicos mais importantes da história brasileira, também tornou-se apelido de jogador de futebol, o João Cristino de Araújo, que ficou famoso nos gramados com o apelido de Cafezinho,que protagonizou uma briga com Romário em 1997.

O ex-lateral-direito Cafezinho, nascido em 17 de julho de 1965, com passagens por Vasco, Náutico, CRB e Santa Cruz, entre outros, atualmente reside em Maceió-AL, sua cidade natal, aposentado por invalidez por conta de uma grave lesão que sofreu em 2005, quando era jogador da equipe do Bom Jesus, de Alagoas.

Na ocasião, Cafezinho sofreu um "carrinho" de um jogador do Coruripe e teve fratura na perna, com ruptura de ligamentos do joelho.

Mesmo após duas cirurgias, já aos 40 anos, Cafezinho não conseguiu retornar aos gramados, após 16 anos como profissional, carreira iniciada em 1989 pelo Capelense, de Alagoas.

Em 1997, quando era jogador do Madureira, Cafezinho envolveu-se em uma briga com Romário, então no Flamengo. O Rubro-Negro goleava por 7 a 0 quando os dois trocaram chutes e tapas.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO

 

******************************************

Últimas do seu time