por Marcos Júnior Micheletti
Vitor Manuel de Oliveira Lopes Pereira, o Vitor Pereira, é o atual treinador da equipe inglesa do Wolverhampton, anunciado pelo clube em 19 de dezembro de 2024.
Vitor Pereira chegou ao Wolverhampton um dia após ter deixado o Al-Shabab, clube dos Emirados Árabes Unidos, onde ele havia chegado em 04 de janeiro de 2024.
Português da cidade de Espinho (região de Aveiro), onde nasceu em 26 de julho de 1968, Vitor Pereira teve uma breve carreira como jogador de futebol profissional, entre 1981 e 1986, com passagens por Sporting de Espinho e Avanca, atuando sempre como volante.
Paralelamente, formou-se em Educação Física e também os cursos para treinador de futebol exigidos para trabalhar na Europa, onde iniciou em 2002, no Sub-15 do Pedroense.
Alçou o cargo de treinador prinicpal pela primeira vez no Sanjoanense, substituindo o compatriota Luis Castro, em 2004.
A primeira equipe de mais tradição que comandou foi o Porto, entre 2011 e 2013, onde conquistou seus primeiros títulos: a Supertaça Cândido de Oliveira em 2011 e 2012 e a Primeira Liga, também por duas vezes, na temporada 2011-2012 e na temporada 2012-2013.
O bom trabalho pelo Porto despertou o interesse do futebol árabe, para comandar o Al-Ahli, entre 2013 e 2014, mas sem nenhuma conquista.
Em seguida, uma boa passagem pelo futebol grego, no Olympiacos, com as conquistas da Super Liga Grega (2014-2015) e a Copa da Grécia (2014-2015).
Na sequência, trabalho pelo futebol turco (Fenerbahçe), alemão (TSV 1860 Munique) e chinês (Shanghai Port), para um breve retorno ao Fenerbahçe, e então chegar ao Brasil, para comandar a equipe do Corinthians, anunciado pelo clube em 23 de fevereiro de 2022.
Pelo Alvinegro de Parque São Jorge chegou muito perto de conquistar o título da Copa do Brasil de 2022, chegando à final mas perdendo para o Flamengo na disputa por pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, em jogo disputado no Maracanã, no dia 19 de outubro daquele ano.
SAÍDA POLÊMICA DO CORINTHIANS
Em 13 de novembro de 2022, alegando doença de sua sogra que residia em Portugal, acabou por não renovar com o Corinthians para a temporada seguinte, mas exatamente um mês depois, em 13 de dezembro de 2022, foi anunciado como novo treinador do Flamengo, mas ficou no comando da equipe carioca por apenas três meses, colecionando uma série de fracassos em decisões pelo clube.
Após um longo período inativo, 11 meses, foi contratado pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, anunciado pelo clube em 4 de fevereiro de 2024.
Achados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 85 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
Filipe Luís valoriza vitória do Fla, mas evita euforia: 'Vantagem é simbólica'
Saudade: Há um ano morria Maguila, principal peso-pesado do boxe brasileiro
Saudade: Há um ano morria Tomires, ídolo do Comercial-SP que deixou Emerson Leão na reserva
Saudade: Há nove anos morria Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção na conquista do Tri
F1: Em sessão inflada de novatos no México, Leclerc lidera e Bortoleto é quinto
Parabéns! Ídolo do Inter, autor do 'Gol Iluminado', Figueroa completa 79 anos