por Marcos Júnior Micheletti
Vitor Manuel de Oliveira Lopes Pereira, o Vitor Pereira, é o atual treinador da equipe inglesa do Wolverhampton, anunciado pelo clube em 19 de dezembro de 2024.
Vitor Pereira chegou ao Wolverhampton um dia após ter deixado o Al-Shabab, clube dos Emirados Árabes Unidos, onde ele havia chegado em 04 de janeiro de 2024.
Português da cidade de Espinho (região de Aveiro), onde nasceu em 26 de julho de 1968, Vitor Pereira teve uma breve carreira como jogador de futebol profissional, entre 1981 e 1986, com passagens por Sporting de Espinho e Avanca, atuando sempre como volante.
Paralelamente, formou-se em Educação Física e também os cursos para treinador de futebol exigidos para trabalhar na Europa, onde iniciou em 2002, no Sub-15 do Pedroense.
Alçou o cargo de treinador prinicpal pela primeira vez no Sanjoanense, substituindo o compatriota Luis Castro, em 2004.
A primeira equipe de mais tradição que comandou foi o Porto, entre 2011 e 2013, onde conquistou seus primeiros títulos: a Supertaça Cândido de Oliveira em 2011 e 2012 e a Primeira Liga, também por duas vezes, na temporada 2011-2012 e na temporada 2012-2013.
O bom trabalho pelo Porto despertou o interesse do futebol árabe, para comandar o Al-Ahli, entre 2013 e 2014, mas sem nenhuma conquista.
Em seguida, uma boa passagem pelo futebol grego, no Olympiacos, com as conquistas da Super Liga Grega (2014-2015) e a Copa da Grécia (2014-2015).
Na sequência, trabalho pelo futebol turco (Fenerbahçe), alemão (TSV 1860 Munique) e chinês (Shanghai Port), para um breve retorno ao Fenerbahçe, e então chegar ao Brasil, para comandar a equipe do Corinthians, anunciado pelo clube em 23 de fevereiro de 2022.
Pelo Alvinegro de Parque São Jorge chegou muito perto de conquistar o título da Copa do Brasil de 2022, chegando à final mas perdendo para o Flamengo na disputa por pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, em jogo disputado no Maracanã, no dia 19 de outubro daquele ano.
SAÍDA POLÊMICA DO CORINTHIANS
Em 13 de novembro de 2022, alegando doença de sua sogra que residia em Portugal, acabou por não renovar com o Corinthians para a temporada seguinte, mas exatamente um mês depois, em 13 de dezembro de 2022, foi anunciado como novo treinador do Flamengo, mas ficou no comando da equipe carioca por apenas três meses, colecionando uma série de fracassos em decisões pelo clube.
Após um longo período inativo, 11 meses, foi contratado pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, anunciado pelo clube em 4 de fevereiro de 2024.
Achados & Perdidos: Há 53 anos, o primeiro título do Galo no Campeonato Brasileiro
Equipe mineira foi melhor no triangular decisivo e Dario fez o gol do título do GaloAchados & Perdidos: Wilson 'Barão' Fittipaldi foi garoto-propaganda em divertido comercial da Pirelli
Reginaldo Leme na noite de lançamento do seu livro 'Muito Além do Grid'
Olhos no retrovisor: Há três anos, no polêmico GP de Abu Dhabi, Verstappen conquistava seu primeiro título na F1
Achados & Perdidos: Há 43 anos, em Tóquio, o Flamengo conquistava o Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Heroico empate do Corinthians contra o Santos de Pelé no Paulista de 71
Botafogo tropeça no Pachuca e se despede na estreia da Copa Intercontinental da FIFA
Achados & Perdidos: Há 32 anos, no Beira-Rio, o Inter conquistava sua única Copa do Brasil
Achados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há dez anos morria Radar, que jogou na Lusa e no Flamengo
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG