"Ultrapassado".
Esse é o adjetivo mais usado por aqueles que insistem em perseguir Vanderlei Luxemburgo.
Desconsideram tudo o que ele conquistou e todas as equipes fantásticas que ele armou simplesmente porque ele não fala "último terço", "extremos desequilibrantes" ou "jogo posicional".
Ou seja, ele não usa e abusa do "tatiquês", como muitos técnicos fazem por aí para enrolar o torcedor.
Luxa fala o português claro!
Por isso, em sua tardia apresentação como técnico do Corinthians, o "Pofexô" não concedeu coletiva.
Ele deu, na verdade, uma aula de como se comunicar com o torcedor, algo que muitos dos "modernos" treinadores deveriam aprender.
Confira abaixo alguns dos melhores momento do "papo reto" de Luxa em sua apresentação no Alvinegro:
Renato Augusto
Renato Augusto-dependência não é ruim, é boa (risos). Ele não vai ser eterno, isso faz parte do processo. Tudo vai acontecer, mas eu não vou te falar, você vai ter que noticiar. Você vai ter que ver o que vai acontecer.
Elenco envelhecido
Eu não gosto muito de discutir essa parte. Uma coisa que todos sabem é que eu aproveito muito jogador da base, que tem a essência do clube, é mais aceito pela torcida, e isso facilita abrir o espaço deles. Aqui no profissional abrimos esse espaço para o jogador de baixo ver que tem espaço em cima. Isso vai acontecer no Corinthians. Com relação ao elenco, até porque muita parte da imprensa, entendeu que a longevidade do futebol hoje é muito maior. O time que é mais fomentado pela imprensa, tem jogador com 36, 42, Marcelo agora, também é uma faixa etária elevada. Com os outros do lado, vai tendo o equilíbrio. Não quero entrar nesse mérito. Vamos ver como otimizar isso para dar resultado. Mas aí é um processo interno.
Condicionamento físico dos atletas
A gente tem conversado diariamente com comissão técnica e diretoria sobre o que vai ser feito. Dentro disso, você engloba tudo. Base, comissão, uma série de coisas que têm que ser feito. Mas eu não vou te falar. Vai ser feito aquilo que estiver que ser feito, não vamos ficar passivos. Tudo será analisado. Se fosse tudo muito bonito, eu não estaria aqui. Vamos ter que trabalhar muito para alcançar o objetivo, porque as coisas são internas. Vocês têm os informantes, né (risos).
Compreensão por parte da torcida
Se eu puder passar uma mensagem para torcida, é que não vai ter passividade no Corinthians. Vou ter autonomia pra tomar as decisões que precisam ser tomadas. Peço que entendam o momento. Precisamos ser abraçados e a resposta vai vir com trabalho.
Ou seja, sem "lero-lero".
Luxa foi "na goela", como dizem por aí.
E, se ele realmente tiver tempo, acredito que conseguirá, sim, fazer as mudanças necessárias para que o Timão ressurja das cinzas.
Mas e você, amigo internauta, o que achou das declarações de Luxa?
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Saudade Há um ano morria Cedenir, ex-inter e Juventus
Há xatamente um ano morria Cedenir, ex-zagueiro do Sport Club Internacional, com passagens, entre outros, pelo Botafogo (RJ), Juventus e Caxias, neste formando dupla com Felipão.
Cedenir estava com 68 anos e foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele estava em sua residência, no município gaúcho de Canoas, na Grande Porto Alegre.
Cedernir Almeida Machado, que tornou-se treinador de futebol após deixar a carreira nos gramados, era casado e pai de dois filhos.
Os últimos clubes pelos quais atuou foram o Democrata de Governador Valadares (MG), o Cascavel (PR), o Inter de Lajes (SC) e o Avenida (RS).
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F1: Pérez, especializando-se em circuitos de rua, vence o GP do Azerbaijão
O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, venceu neste domingo (30) o GP do Azerbaijão, em Baku, quinta etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi sua sexta vitória na categoria pela qual ele estreou em 2011.
Especializando-se em vencer em traçados urbanos, quinta vez neste tipo de pista, ele que já havia triunfado na Sprint diputada ontem, Pérez assumiu a ponta após uma parada de Verstappen para troca de pneus pouco antes da entrada do safety-car e administrou bem a vantagem para o companheiro de equipe.
Sem conseguir ameaçar Pérez, Verstappen precisou se contentar com o segundo posto, queixando-se dos pneus o término da prova, além do equilíbrio do carro, enquanto o pole Leclerc completou o pódio, em terceiro. Aliás, foi a primeira vez na temporada em que a Ferrari conseguiu terminar no top-3.
Fernando Alonso, com a Aston Martin, desta vez não conseguiu epetir o pódio da etapas anteriores, mas garantiu um bom quarto lugar, seguido por Sainz e Hamilton.
A Red Bull ratifica seu domínio na temporada, com as quatro vitórias nas quatro corridas disputadas, duas para Pérez e duas para Verstappen.
Na última volta, George Russell garantiu o melhor giro da prova, conseguindo o ponto de bonificação, logo após ter trocado de pneus.
Max Verstappen segue na liderança do campeonato, com 93 pontos, seguido por Sergio Pérez, que soma 87.
A CORRIDA
Largando da pole, Leclerc foi presa fácil paa Verstappen logo no começo, que o superou tão logo foi liberada a utilização da asa móvel. Pérez também ultrapassou o monegasco, que caiu para terceiro.
A situação se invertou, em favor de Pérez quando Verstappen parou para trocar pneus pouco antes da entrada do safety-car, por conta da AlphaTauri de Nick de De Vries, que teve uma quebra na suspensão após tocar o muro e ficou parada no traçado de 6.003 metros.
Pérz assumiu a liderança e Verstappen caiu para terceiro, mas logo voltou a ultrapassar Leclerc e passou a comboiar o companheiro de equipe. Alonso fez bela manobra sobre Sainz e subiu para o quarto posto.
Pérez demonstrava ter um carro bastante equilibrado, e sem cometer erros mantinha vantagem confortável sobre Verstappen, com mais de 2 segundos.
Nas últimas dez voltas o principal ameaçado era Sainz, que via Hamilton se aproximar, mas o espanhol conseguiu se garantir à frente do britânico.
PRÓXIMA ETAPA
Já no próximo final de semana acontece a quinta etapa do Mundial, o GP de Miami. No ano passado, na primeira edição do novo circuito urbano do calendário, Leclerc fez a pole em 1min28s796, mas a vitória ficou com Verstappen, seguido de Leclerc e Sainz. Aliás, será a primeira prova da tríade norte-americana, que ainda terá corridas em Austin e Las Vegas nesta temporada. Clique aqui e veja como foi o GP de Miami de 2022.
CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2023
ETAPAS JÁ REALIZADAS
05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min29s708 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min28s265 - Vitória de Sergio Pérez, seguido por Verstappen e Alonso.
02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min16s732 - Vitória de Max Verstappen, seguido de Hamilton e Alonso.
30/04/2023 - GP do Azerbaijão - Baku - Pole de Charles Leclerc (Ferraril), em 1min40s203 - Vitória de Sergio Pérez na Sprint e também na corrida principal.
PRÓXIMAS ETAPAS
07/05/2023 – GP de Miami – Miami –
21/04/2023 – GP da Emília-Romanha – Ímola –
28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo –
04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona –
18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal –
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg –
09/07/2023 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste –
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort –
03/09/2023 – GP da Itália – Monza –
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay –
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka –
08/10/2023 - GP do Catar - Lusail -
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin –
29/10/2023 – GP da Cidade do México – Cidade do México –
05/11/2023– GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
18/11/2023 - GP de Las Vegas - Las Vegas/EUA -
26/11/2023 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina -
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Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras terá estradas paulistas e mineiras no roteiro
Estradas paulistas e mineiras estarão no roteiro da edição de 2023 das 1000 Milhas Históricas Brasileiras, 109º rali realizado pelo MG Club do Brasil, programado para acontecer entre 17 e 21 de maio.
Este será o 109º rali realizado pelo MG Club do Brasil, desta feita com roteiro baseado em Águas de Lindóia-SP, e com outras atrações além dos passeios cronometrados, como de praxe.
Antes da largada, os carros estarão expostos no dia 16 de maio no boulevard do Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, local onde será realizada a vistoria técnica da prova, além da adesivação dos veículos participantes.
PROGRAMAÇÃO
Na quarta-feira, dia 17 de maio, o primeiro dia das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023 começará com a largada na Ecoporada Madero localizada no km 44 da Rodovia Castello Branco, no município de Araçariguama, na região metropolitana de Sorocaba. A programação do dia inclui visita a uma coleção particular de carros clássicos, almoço no restaurante Rancho da Picanha, em Itú, e terminará no Villa Di Mantova Resort Hotel, localizado em Águas de Lindóia, base das 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2023, de onde os carros partirão todos os dias.
O programa da quinta-feira, 18, inclui visita ao Circuito Panamericano, em Elias Fausto, onde haverá palestra, prova na pista e almoço. Na sexta-feira, 19, o roteiro inclui visita à Vinícola Casa Geraldo, com almoço, mas evidentemente sem degustação de vinho, em Andradas, já no Sul de Minas Gerais. No sábado, 20, o dia terá visita à Chamonix, fabricante de réplicas dos famosos Porsche Speedster e 356, em Jarinu, e almoço no restaurante La Terraza, em Serra Negra.
Como sempre nos ralis do MG Club do Brasil, o quinto dia será livre para cada um aproveitar como quiser depois da noite de premiação e confraternização final no Villa Di Mantova Resort Hotel no sábado.
CATEGORIAS
Rally Clássico – Uso permitido somente de odômetro e velocímetro originais do carro, além de cronômetro de mão. É proibido o uso de qualquer função do celular durante a prova.
Rally com APP – Permite a utilização de aplicativos no celular, como Rabbit, Totem, planilha digital, velocímetros, odômetros e cronômetros. É proibido o uso de qualquer aparelho conectado ao carro por cabo, inclusive sensor Blue.
Pro Livre – Permite o uso de qualquer equipamento, sem restrições. Esta categoria não utiliza o Handicap.
Turismo – Categoria destinada às pessoas que querem apenas passear e se familiarizar com os procedimentos do raid e a inscritos com carros fabricados a partir de 1999. Os inscritos na Turismo não participam da classificação.
INSCRIÇÕES
Interessados encontram no site do MG Club do Brasil (mgcbr.com.br) o link para inscrições pela internet e podem falar com a diretoria esportiva pelo whatsapp (11) 94161-2326.
APOIO
O Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem chancela da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) e da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e apoio da Kia, Liqui Moly, Roue, Brunelli, Unif, High Clean e Iguatemi São Paulo.
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Olhos no retrovisor: Vídeo mais raro do acidente fatal de Senna foi gravado por um espectador em Ímola
A imagem da câmera que estava instalada na Williams FW16 de Ayrton Senna no funesto 1º de maio de 1994 não mostrou o exato instante do choque do brasileiro contra o muro da Curva Tamburello, na sétima volta do GP de San Marino de 1994.
De acordo com as informações divulgadas à época, quem estava na ilha de edição, selecionando as câmeras, mudou naquele derradeiro segundo, e o impacto, segundo revelaram, não foi gravado.
Assim, o que se viu há exatos 29 anos, foi a imagem do pós-impacto, com o carro de Senna já bastante destruído, com o piloto inconsciente no cockpit.
Porém, um vídeo gravado por um espectador no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, que em 1994 não foi divulgado, começou a circular na internet há alguns anos, que pode ser visto no link que apresentamos a seguir.
O vídeo não está disponível para ser exibido de forma direta, mas pode ser acessado por meio do YouTube. CLIQUE AQUI E VEJA.
Ayrton Senna, então aos 34 anos, foi removido de helicóptero para o Hospital Maggiori, na cidade italiana de Bolonha. Algumas horas depois foi declarado morto, em comunicado feito pela Dra. Maria Teresa Fiandri.
O piloto brasileiro teve severas lesões na cabeça, pois uma barra da suspensão de seu carro atravessou a viseira de seu capacete, provocando uma grande hemorragia. Senna também sofreu lesão na base do crânio, com múltiplas fraturas, o que foi constatado na autópsia.
As investigações acerca do acidente apontaram como possível causa a quebra da coluna de direção, que havia sido soldada alguns dias antes, para melhor dirigibilidade do piloto, que pessoalmente havia feito o pedido da alteração, um aumento de 18 milímetros.
Ainda assim, há outros que suspeitam de uma baixa pressão dos pneus traseiros, como já sugeriu o britânico Damon Hill, então companheiro de Senna na Williams. Os pneus estavam frios por conta da entrada do safety-car, um modelo muito mais lento do que os utilizados atualmente. Somando-se a isso, havia muita ondulação na aproximação da Tamburello.
Por parte da Williams, os sócios Frank Williams e Patrick Head (ambos britânicos) foram inidicados, mas o processo acabou prescrevendo e ninguém foi condenado.
O FW16 foi um projeto do britânico Adrian Newey, hoje responsável por desenhar os carros da Red Bull, engenheiro considerado copmo um dos mais gabaritados do meio.
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Futebol brasileiro perdia Djalma Dias há 33 anos
Um dos grandes zagueiros da história do futebol brasileiro, com passagens marcantes por Palmeiras, Botafogo e Santos, Djalma Dias nos deixava há exatos 33 anos, no dia 1º de maio de 1990.
Abaixo, leia o seu perfil publicado na seção “Que Fim Levou?”, em texto assinado pelos jornalistas Gustavo Grohmann e Rogério Micheletti
Nascido no dia 21 de agosto de 1939, na capital carioca, Djalma Dias foi um zagueiro extremamente técnico. Ele começou a carreira de jogador no América, clube que defendeu entre 1959 e 1961.
Mas a melhor fase de Djalma Dias foi mesmo defendendo o Palmeiras, de 1963 a 1967. Ao lado de Ademir da Guia, Dudu, Valdir Joaquim de Moraes e outros craques, ele formou fortes times alviverdes na década de 60. Pelo Verdão, atuou em 239 jogos (150 vitórias, 44 empates, 55 derrotas) e marcou dois gols, segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Depois do Palmeiras, de onde saiu brigado, Djalma Dias defendeu o Atlético Mineiro, em 1968, o Santos, de 1969 a 1970, e o Botafogo do Rio, de 1970 a 1974.
Os principais títulos conquistados por Djalma Dias foram o carioca de 1960, pelo América, e os paulistas de 1963 e 1966, pelo Palmeiras.
Ele era pai do bom e polêmico meia Djalminha, que também brilhou com a camisa palmeirense e ainda defendeu o Flamengo, o Guarani, o Deportivo La Coruña (Espanha), entre outros times.
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Fausto Silva, 73 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Fausto Silva, paulista de Porto Ferreira, completa 73 anos nesta terça-feira (2).
O Faustão, hoje na Band, após uma longa trajetória na Globo, comanda o "Faustão na Band", programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 22h30.
Ele começou sua carreira pela Rádio Cultura (Campinas), passsando pela Rádio Record e Rádio Jovem Pan, nesta última trabalhando como repórter de campo.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FAUSTO SILVA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Em 13 de outubro de 1977 ele estava no gramado do Morumbi com a equipe da Rádio Jovem Pan na cobertura da final do Campeonato Paulista, a histórica conquista corintiana diante da Ponte Preta, vitória por 1 a 0 (gol de Basilio), triunfo que quebrou um jejum de conquistas que durava desde 1954.
FAUSTO SILVA, REPÓRTER
Fausto Silva entra em vários momentos da transmissão, comentando lances importantes da partida e também entrevistando diversos personagens daquele jogo, incluindo o técnico Oswaldo Brandão, ainda durante o jogo, após as expulsões de Geraldão e Oscar.
TRANSMISSÃO COM TIME DE PESO DA JOVEM PAN
A Rádio Jovem Pan, com uma seleta equipe à época, contava com José Silvério narrando, Fausto Silva, Wanderley Nogueira e Cândido Garcia nas reportagens de campo, Claudio Carsughi e Orlando Duarte nos comentários e Milton Neves no plantão esportivo permanente. Milton, alías, fez várias intervenções para falar sobre o pôster oferecido pelo Colégio Objetivo no Estádio do Morumbi, alusivo ao título corintiano.
MILTON NEVES, NA RETAGUARRDA
"Silvério, já está sendo distribuído no Morumbi o pôster Jovem Pan/Objetivo em comemoração à vitória do Corinthians, `Corinthians campeão paulista 77´", disse o jovem Milton, então aos 26 anos de idade, aos 46 minutos e 45 segundos da etapa final (10min08 do vídeo do YouTube).
Fausto Silva empunha o microfone da Jovem Pan, à esquerda, ao lado de João Avelino (de camisa branca) em busca de ouvir o vitorioso técnico Oswaldo Brandão após a conquista corintiana em 13 de outubro de 1977. Foto: Tardes de Pacaembu
ABAIXO, COM IMAGENS, ALGUNS MOMENTOS DA DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1977, COM A NARRAÇÃO DE JOSÉ SILVÉRIO E PARTICIPAÇÃO DE TODA A EQUIPE DA JOVEM PAN. INCLUINDO FAUSTO SILVA, ENTÃO REPÓRTER. MILTON NEVES FAZ UMA ENTRADA AOS 46 MINUTOS E 45 SEGUNDOS DA ETAPA FINAL (10 MINUTOS E 08 SEGUNDOS DO VÍDEO DO YOUTUBE).
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Hotel Resort Terras Altas recebe evento para promover igualdade racial
O Hotel, Resort e Centro de Convenções Terras Altas, em parceria com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), realizou uma dinâmica com seus colaboradores e parceiros no dia 10 de abril, das 14h às 17h, sobre o tema "ABC da Raça". O objetivo do evento foi o de manter a equipe atualizada sobre uma das questões mais sensíveis e importantes deste momento pelo qual passa o Brasil.
O analista de ações afirmativas, Vinícius Archanjo, do ID_BR, durante duas horas teve uma conversa aberta, sincera, para a promoção da identidade racial a partir de uma pergunta: Por que a sociedade se comporta em relação aos negros com preconceito, desconfiança e reprodução de estereótipos de inferioridade? Archanjo, de modo didático e interativo, mostrou numa linha do tempo as razões para isso.
Primeiramente, foi criado uma lei onde negros e indígenas não poderiam ser proprietários de terras. Depois "libertaram" os escravos (cuja maioria absoluta era negra), mas para onde? Em seguida fizeram uma lei para prender qualquer pessoa que estivesse na rua (ou seja, sem terra e sem instrução escolar a maioria dos presos eram negros).
Archanjo explicou que se nada for feito, deixando o tema da desigualdade entre brancos e negros em segundo plano, serão necessários 150 anos para que exista uma paridade nas oportunidades para pessoas de cor de pele diferentes. E que o objetivo de ações como a parceria entre o Terras Altas e o ID_BR é o de acelerar o processo que leve ao fim dessa desigualdade.
Entre as ações fundamentais, a disseminação de informação é fundamental. E ele recheou a palestra com dados que mostram na prática essa desigualdade: A forma como pessoas brancas e negras, na mesma situação e condições, são tratadas de maneira diferente apenas pela cor da pele.
Um exemplo foi um jovem branco de chinelo, boné e camiseta num shopping e outro, com a mesma vestimenta, mas negro. Um outro foram fotos idênticas de branco e pretos sendo vistas por profissionais de Recursos Humanos de empresas. Então Archanjo pergunta: Por que isso acontece? E ele mesmo responde: Há uma série de informações sendo acumuladas no inconsciente das pessoas, muitas de modo subliminares. Exemplo: Nos filmes, os negros são traficantes. Nas novelas, os empregos mais subalternos são dos negros. Nas empresas, são raros os negros em cargos de gerência ou direção.
Em resumo, o que Archanjo explicou foi que a sociedade brasileira foi organizada pela raça (não etnia), onde quem tem a pele branca é superior e quem é negro ou indígena, inferior. Mudar essa forma de sociedade, tornando a Igualdade Racial uma causa de todos, na prática, com o engajamento de pessoas de diferentes raças é o compromisso de parcerias como a do Terras Altas e o ID_BR.
Falando em nome do Hotel, Resort e Centro de Convenções Terras Altas, a sócia/proprietária professora Dra. Ana Cristina Vilhena Abrão, corroborou com tudo o que ouviu: Nosso compromisso é estimular diferentes partes da sociedade, com foco no mundo corporativo, na promoção da igualdade racial. Um dia isso será realidade.
Entre os colaboradores, a dinâmica da tarde de segunda-feira se mostrou útil. Muitas vezes coisas que achamos normal são bem discriminatórias e aprendemos a lidar com elas, explicou uma das colaboradoras ao final do evento. O encerramento foi marcado por um café, sorteio de livro, com cada colaborador recebendo uma mochila de brinde e uma foto que marcou esse dia.
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Juha Tamminen, fotógrafo finlandês é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
O fotógrafo finlandês Juha Tamminen é o convidado desta desta terça-feira (2) na live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Com larga experiência, Tamminen cobriu inúmeros eventos esportivos, com destaque para a Copa de 1982, a de 1998, a Copa América de 1987 e a Copa Pelé, esta realizada no Brasil, Tamminem possui um acervo autoral de cerca de 200 mil fotos.
Participe!
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
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Luxa no Corinthians: para quem está se afogando, jacaré é tronco! Por @TufanoSilva
Na semana passada, o nome de Pelé foi oficializado como verbete do dicionário Michaelis. “Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé”, explica o dicionário.
E sabem que, pensando no momento atual de nosso futebol, o dicionário Michaelis poderia adotar um outro verbete: “Diretoria do Corinthians”. E a explicação seria mais ou menos essa: “Fulano está tão perdido que parece até a diretoria do Corinthians”.
Afinal de contas, é impressionante o tanto que os atuais cartolas alvinegros batem cabeça e não sabem o que querem. Não renovaram ano passado com Vítor Pereira pois precisavam “economizar”, efetivando na sequência Fernando Lázaro, “que tinha todo respaldo” da diretoria. Mas, bastou um início de ano ruim para que essa “convicção toda” fosse por água abaixo.
Com a saída de Lázaro, eu cheguei a acreditar que o Timão fosse atrás de um profissional nos mesmos moldes, que pudesse fazer bastante mesmo recebendo pouco. E, como é de costume, Duílio entrou em contradição e anunciou nada menos do que Cuca, contratação que dispensa maiores comentários após tudo que foi dito nas últimas semanas.
Bem, e com uma nova chance de acertar, o presidente Alvinegro teve a brilhante ideia: “que tal... Vanderlei Luxemburgo?”. E eu não tenho nada contra o “Pofexô”, evidentemente. Aliás, o considero como o melhor técnico que eu vi. Mas, se fôssemos pensar em contratações pelo que os profissionais fizeram no passado, o Inter poderia buscar o seo Minelli para ser seu treinador. Ou mesmo o São Paulo, em um exemplo mais recente, o Muricy.
Portanto, se ainda restava alguma dúvida de que o Corinthians viveria mais um ano de coadjuvante em 2023, ela foi sanada com o anúncio de Luxa. O Corinthians, mesmo envelhecido – dentro das quatro linhas e no banco de reservas – não lutará contra o rebaixamento. Mas, francamente, se terminar entre os sete primeiros do Brasileiro, eu ficarei MUITO surpreso.
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Achados & Perdidos: Um golaço do aniversariante Dodô no Brasileiro de 1999
O ex-atacante Dodô está ompletando 49 anos nesta terçaofeira (2), e para celebrarmos a data festiva para o hoje comentarista de futebol, lembramos de um dos muitos belos gols que ele fez, este pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 1999, ocasião em que ele defendia o Santos, em partida diante do Internacional no Beira-Rio, que terminou em 2 a 1 para o Peixe.
O Inter havia saído à frente no placar com Celso, logo aos três minutos da etapa inicial
O Santos empatou aos 22 minutos do segundo tempo com Elson, e Dodô, após dar um lençol no zagueiro Lúcio, bateu sem deixar a bola cair no chão, no canto direito do goleiro colorado João Gabriel, depois de receber lançamento da direita de Eduardo Marques.
À época, o Campeonato Brasileiro era disputado por fases, e nenhum dos dois times chegou entre os oito primeiros colocados para as disputas de oitavas de final em diante. O Peixe terminou em 11º e o Inter em 16º. O título ficou com o Corinthians, e o Atlético Mineiro foi o vice-campeão.
Naquele dia, o Santos foi comandado por Paulo Autuori, e o Internacional pelo saudoso Valmir Louruz (1944-2015).
ABAIXO, OS DOIS GOLS DO SANTOS CONTRA O INTERNACIONAL EM 2 DE OUTUBRO DE 1999, NO BEIRA-RIO. O DO EMPATE (ELSON) E O GOLAÇO DE DODÔ, O DA VIRADA
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Uma derrota para lá de compreensível. A briga do Timão é contra o Z-4! Por @TufanoSilva
Entendo muito bem a expectativa que existia em torno da reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico do Corinthians. O Timão, como o próprio apelido deixa claro, é enorme, e a sua torcida está sempre esperando que a equipe brigue com os melhores do estado, do país ou do continente.
Mas a realidade alvinegra, hoje, é bem diferente. E não seria uma simples troca de técnico que mudaria tal cenário. Em contrapartida, o Independiente Del Valle, que acabou vencendo até que com certa facilidade o Corinthians em Itaquera, tem sido há anos um dos protagonistas do futebol sul-americano, batendo sempre de frente até mesmo com os mais poderosos times do Brasil e da Argentina.
Por isso, achei o revés alvinegro diante dos equatorianos na Neo Química Arena para lá de natural. Nem vejo como “obrigação" vencer agora fora de casa Argentinos Júniors e o próprio Del Valle. E nem mesmo acredito que o Corinthians deva fazer das tripas coração para avançar para a próxima fase da Libertadores.
Afinal, já está mais do que claro que o plantel alvinegro não tem nível para bater de frente com os grandes do continente. E, quanto mais tempo “perder” na competição sul-americano, menos foco poderá dar ao seu principal objetivo da temporada, que, honestamente, é escapar do rebaixamento.
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Achados & Perdidos: Os quatro gols do argentino Luque na Copa de 78
Centroavante titular da Argentina na Copa de 1978, vencida justamente pelos argentinos em casa, Luque completaria 74 anos nesta quarta-feira (3).
O artilheiro, que na Copa de 1978 vestiu a camisa 14 da Argentina, morreu em 15 de fevereiro de 2021, aos 71 anos, vítima de Covid-19.
Leopoldo Jacinto Luque teve uma brillhante passagem pelo River Plate entre 1975 e 1980, período em que conquistou diversos títulos nacionais e metropolitanos, o que o credenciou para disputar a Copa da Argentina em 1978, marcando quatro gols no torneio vencido pela seleção de seu país, incluindo dois na polêmica partida diante do Peru, na vitória por 6 a 0.
Teve uma breve passagem pelo Santos Futebol Clube em 1983, atuando em apenas cinco jogos, e sua última atividade profissional foi comandando as divisões de base do River Plate.
ABAIXO, VÍDEO COM OS QUATRO GOLS QUE LUQUE MARCOU PELA SELEÇÃO ARGENTINA NA COPA DE 1978, VENCIDA JUSTAMENTE PELOS ARGENTINOS
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Saudade Há dez anos morria Nado, ídolo do Náutico que foi convocado para a seleção brasileira.
Há exatos dez anos morria um dos grandes ídolos da história do Clube Náutico Capibaribe, o ponta Nado, aos 75 anos. A causa de sua morte não foi divulgada na ocasião.
Pernambucano do Recife, José Rinaldo Tasso Lassálvia, o Nado, não foi o único da família a abraçar a carreira profissional no futebol. Seu irmão, também já falecido, o Bita, foi outro artilheiro do futebol pernambucano.
Nado integrou um dos melhore times do Náutico, na década de 1960, o que o credenciou a ser contratado pelo Vasco da Gama, e seu bom futebol o levou para a Seleção Brasileira, convocado pelo técnico Vicente Feola.
Pelo time canarinho, Nado jogou três partidas oficiais: 1 x 1 com o Chile, em 10 de maio de 1966; 4 x 1 para cima da Argentina, em 7 de agosto de 1968; e 2 a 2 contra a Alemanha Ocidental, em 14 de dezembro de 1968.
Os dados estatísticos são do livro "Seleção Brasileira - 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
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A seção "Que Fim Levou?" na tela da Band, no 3º Tempo de 30/04/2023
A seção "Que Fim Levou?", atração bastante aguardada no 3º Tempo da Band, programa sempre exibido nas noites de domingo pela emissora do Morumbi, reúne imagens que mostram os personagens do esporte "Antes & Depois", sempre com imagens mais atualizadas possíveis, que integram o imenso acervo do Portal Terceiro Tempo.
No site, o internauta pode acessar através do link que está hospedado no UOL, clicando aqui.
O Portal Terceiro Tempo reúne as páginas da seção "Que Fim Levou?", estas com as histórias dos retratados e ampla galeria de fotos, e uma outra área dedicada exlusivamente ao que chamamos de "Antes & Depois".
No último domingo (30), Milton exibiu uma lista temática, com ex-zagueiros que atuaram pelo Flamengo, entre outros clubes.
Na atração, Milton comandou o programa ao lado de Livia Nepomuceno, e outros três jornalistas estiveram presentes: Marília Ruiz, Fernando Fernandes e Maurício Noriega.
Milton Neves não esconde o amor pelos seus "velhinhos", como ele mesmo gosta de falar, intitulando-se um "vendedor de passados".
ABAIXO, O VÍDEO
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F1: Programação completa para o GP de Miami, quinta etapa do Mundial
Uma semana após o GP do Azerbaijão, o circo da Fórmula 1 estará montado neste final de semana nos Estados Unidos, palco do GP de Miami, quinta etapa do Mundial de Fórmula 1, prova marcada para o próximo domingo (7), a partir das 16h30.
Será a segunda edição da prova no traçado urbano, que em 2022 teve como vencedor Max Verstappen, da Red Bull.
Aliás, falando em Red Bull, o time austríaco domina a temporada com todas as vitórias nas quatro etapas disputadas, duas para Verstappen e duas para Pérez. Max lidera o campeonato com 93 pontos, ante 87 de Pérez. Fernando Alonso é o terceiro, com 60 pontos.
Desta feita, sem Sprint, a programação volta ao normal, com dois treinos livres na sexta-feira (5), um treino livre e a classificação no sábado (6) e a corrida no domingo (7), com 57 voltas programadas.
A etapa de Miami abre a tríade de corridas nos Estados Unidos, país que receberá outras duas corridas na temporada, em 22 de outubro em Austin e em 18 de novembro na estreia da nova pista urbana de Las Vegas.
EM 2022...
No ano passado, na primeira edição do novo circuito urbano do calendário, Leclerc fez a pole em 1min28s796, mas a vitória ficou com Verstappen, seguido de Leclerc e Sainz. Aliás, será a primeira prova da tríade norte-americana, que ainda terá corridas em Austin e Las Vegas nesta temporada. Clique aqui e veja como foi o GP de Miami de 2022.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE MIAMI - ESTADOS UNIDOS
Sexta-feira (5)
Treino livre 1 - 15h às 16h
Treino livre 2 - 18h30 às 19h30
Sábado (6)
Treino livre 3 - 13h30 às 14h30
Classificação - 17h00 às 18h00
Domingo (7)
Largada para a corrida - 16h30 (57 voltas) - Extensão da pista: 5.412 metros
CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2023
ETAPAS JÁ REALIZADAS
05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min29s708 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min28s265 - Vitória de Sergio Pérez, seguido por Verstappen e Alonso.
02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min16s732 - Vitória de Max Verstappen, seguido de Hamilton e Alonso.
30/04/2023 - GP do Azerbaijão - Baku - Pole de Charles Leclerc (Ferraril), em 1min40s203 - Vitória de Sergio Pérez na Sprint e também na corrida principal.
PRÓXIMAS ETAPAS
07/05/2023 – GP de Miami – Miami –
21/04/2023 – GP da Emília-Romanha – Ímola –
28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo –
04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona –
18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal –
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg –
09/07/2023 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste –
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort –
03/09/2023 – GP da Itália – Monza –
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay –
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka –
08/10/2023 - GP do Catar - Lusail -
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin –
29/10/2023 – GP da Cidade do México – Cidade do México –
05/11/2023– GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
18/11/2023 - GP de Las Vegas - Las Vegas/EUA -
26/11/2023 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina -
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Achados & Perdidos: A trajédia de Superga completa 74 anos
A equipe do Torino, que excursionou pelo Brasil em 1948 foi vítima de um acidente aéreo na Itália no ano seguinte, naquela qu ficou conhecida como Tragédia de Superga, causando uma comoção não apenas na Itália, mas no mundo inteiro.
Em 1948, mesmo considerada a principal força do futebol mundial da época, a equipe foi derrotada pelo Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu, gols de Baltazar, de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo e Colombo, em cobrança de falta aos 25 do segundo. Gabeto, aos 36 da etapa final, descontou para a equipe de Turim.
Em 4 de maio de 1949, retornando de um amistoso em Lisboa, diante do Benfica, o avião da delegação chocou-se com a fachada da Basílica de Superga, próxima a Turim, matando os 30 ocupantes da aeronave, entre eles 18 jogadores do time, membros da comissão técnica, dirigentes do clube e jornalistas italianos.
Foi a primeira das grandes tragédias envolvendo uma agremiação esportiva. A segunda aconteceu com a delegação da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016, que vitimou ainda mais pessoas, 71 dos 77 ocupantes da aeronave da LaMia, que por falta de combustível caiu na Colômbia.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO EM ITALIANO, VÍDEO SOBRE O ACIDENTE COM A DELEGAÇÃO DO TORINO, OCORRIDA EM 4 DE MAIO DE 1949
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Achados & Perdidos: Milton Neves no `Canal 100´ da extinta TV Manchete para um memorável Fla-Flu
Milton Neves, hoje na Band, foi apresentador de um programa especial da extinta Rede Manchete de Televisão em 1994 em parceria com a Sport Promotion (empresa de marketing esportivo), com inesquecíveis jogos do icônico "Canal 100" no projeto batizado "A Grande Jogada", trazendo para a televisão as imagens que por tantos anos encantaram o público nas salas de cinema de todo o País.
Aproveitando que Flamengo e Fluminense se enfrentarão pelas oitavas de final da Libertadores deste ano, aproveitamos para lembrar um outro Fla-Flu memorável.
No vídeo abaixo, Milton faz as honras da casa para anunciar Flamengo 5 x 2 Fluminense, decisão da Taça Guanabara de 1972, jogo disputado em 23 de abril daquele ano. no velho Maracanã, que tinha capacidade muito maior para torcedores, incluindo a democrática geral, a preços populares. Cid Moreira faz a locução dos melhores momentos do jogo.
Um total 137.002 espectadores viram Liminha, Caio Cambalhota (duas vezes) e Doval marcarem os quatro primeiros gols do Flamengo, sendo três na primeira etapa.
No segundo tempo, Jair Pereira e Mickey anotaram para o Tricolor, e Caio Cambalhota, em jornada inspiradíssima, fechou o placar com o quinto gol rubro-negro, então dirigido por Zagallo. Paulo Amaral era o treinador do Fluminense.
ABAIXO, MILTON NEVES EM 1994, APRESENTANDO O "CANAL 100" PELA TV MANCHETE, PARA FLAMENGO 5 X 2 FLUMINENSE, FINAL DA TAÇA GUANABARA DE 1972
Em 26 de janeiro de 1975, na terceira edição do GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, José Carlos Pace (1944-1977) e Emerson Fittipaldi fizeram a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na categoria. A pista, que desde 1990 tem um traçado bem menor, após a ampla reforma, será sede do GP de São Paulo de Fórmula 1 em 5 de novembro deste ano.
A corrida paulistana de 1975 também marcou a única vitória de Pace na categoria, a bordo de sua Brabham-Ford de numeral 8, após ter largado da sexta colocação.
O Moco, como era carinhosamente conhecido o saudoso José Carlos Pace, caminhava para um bom segundo lugar, atrás do francês Jean-Pierre Jarier, que estava em uma jornada próxima da perfeição com a Shadow-Ford.
Jarier havia conquistado a pole e fez a melhor volta da prova, mas acabou abandonando a oito voltas do final, com uma pane na bomba de combustível.
Assim, logo na segunda prova da temporada (a primeira foi na Argentina, com vitória de Emerson), Pace cumpriu as oito voltas finais administrando bem a vantagem sobre o compatriota da McLaren, e recebeu a bandeira quadriculada com quase seis segundos de vantagem. O alemão Jochen Mass, companheiro de equipe de Emerson na McLaren, completou o pódio, em terceiro.
Curiosamente, foi a única dobradinha brasileira em Interlagos, mas não a única no Brasil. Aliás, naquele mesmo ano de 1975, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, nova dobradinha, desta vez com Emerson em primeiro e Pace em segundo.
Depois das duas dobadinhas em 1975, foram necessários 11 anos para que acontecesse a terceira. Em 1986, em Jacarepaguá, Nelson Piquet e Ayrton Senna (1960-1994), por Williams-Honda e Lotus-Renault, respectivamente, chegaram nas duas primeiras colocações.
A última dobradinha de pilotos brasileiros aconteceu em 1990, no GP do Japão, disputado em Suzuka, ocasião em que Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno, ambos com Benetton-Ford, chegaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Abaixo do vídeo, a relação completa das dobradinhas brasileiras na Fórmula 1.
ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DO GP DO BRASIL DE F1 DE 1975, DISPUTADO EM INTERLAGOS
ABAIXO, A RELAÇÃO DE TODAS AS DOBRADINHAS BRASILEIRAS NA FÓRMULA 1:
1. GP do Brasil de 1975 (Interlagos)- José Carlos Pace (Brabham-Ford) e Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
2. GP da Inglaterra de 1975 (Silverstone) - Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford) e José Carlos Pace (Brabham-Ford)
3. GP do Brasil de 1986 Jacarepaguá) - Nelson Piquet (Williams-Honda ) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
4. GP da Alemanha de 1986 (Hockenheim) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
5. GP da Hungria de 1986 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
6. GP de Mônaco de 1987 (Monte Carlo) - Ayrton Senna (Lotus-Honda) e Nelson Piquet (Williams-Honda)
7. GP dos Estados Unidos de 1987 (Detroit)- Ayrton Senna (Lotus-Honda e Nelson Piquet (Williams-Honda)
8. GP da Hungria de 1987 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
9. GP da Itália de 1987 (Monza) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
10. GP do Canadá de 1990 (Montreal) - Ayrton Senna (McLaren-Honda) e Nelson Piquet (Benetton-Ford)
11. GP do Japão de 1990 (Suzuka) - Nelson Piquet (Benetton-Ford) e Roberto Pupo Moreno (Benetton-Ford)
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Achados & Perdidos: Há sete anos o Corinthians era eliminado da Libertadores, nas oitavas de final
Se a situação do Corinthians não é nada boa na atual edição da Libertadores da América, com duas derrotas e apenas uma vitória na fase de grupos, há sete anos a equipe então comandada por Tite ficou pelo caminho nas oitavas de final, eliminada pelo Nacional do Uruguai.
Depois de empate em 0 a 0 em Montevidéu, no jogo da volta, em Itaquera, em 04 de maio de 2016, empate em 2 a 2, o que beneficiou o time uruguaio, pois na ocasião o gol fora era critério de desempate.
O Nacional abriu o placar logo no começo da partida, aos 5 minutos, com Nico López. Lucca, aos 14, empatou para o Corinthians, mas a equipe uruguaia voltou a ficar na frente do placar aos 12 minutos da etapa final, com Romero. André poderia ter empatado em penalidade, mas desperdiçou. Marquinhos Gabriel, responsável por cobrar outra penalidde, aos 48 minutos, fez o tento de empate, mas que não foi suficiente para classificar o Alvinegro.
De qualquer forma, o Nacional acabou eliminado na fase seguinte, as quartas de final, pelo Boca Juniors.
O Atlético Mineiro acabou sendo o campeão da Libetadores de 2016 e o Independiente del Valle foi o vice.
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Olhos no retrovisor: Vitória espetacular de Hinchcliffe na última edição da São Paulo Indy 300, há dez anos
Há exatamente dez anos, na última vez em que os carros da Fórmula Indy disputaram uma prova no Brasil, o canadense James Hinchcliffe (Andretti Autosport) venceu aquela que foi a 4ª edição da São Paulo Indy 300, disputada no traçado montado no Anhembi, zona norte de São Paulo, quebrando o domínio do australiano Will Power (Penske) que havia vencido as três provas anteriores realizadas na capital paulista.
Power, aliás, não completou a São Paulo Indy 300 disputada em 5 de maio de 2013 por conta de um problema no motor Chevrolet de seu Dallara, que pegou fogo na 17ª volta.
FINAL SENSACIONAL
Foi um final de prova eletrizante. Hinchcliffe (quinto no grid) ultrapassou o japonês Takuma Sato (A.J. Foyt), então líder, na última curva, na última das 75 voltas.
Sato retardou a freada e acabou perdendo ligeiramente a traseira de seu carro, movimento suficiente para que Hinchcliffe, por dentro, fizesse a manobra que lhe garantiu o triunfo na prova paulistana, segunda em sua carreira an Indy. O norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) completou o pódio, em terceiro.
OS BRASILEIROS
Dos brasileiros, Helio Castroneves (Penske) recebeu a bandeira quadriculada, em 13º.
Tony Kanaan (KV Racing), que fazia uma excelente corrida após largar em quarto e liderar por algumas voltas, ficou sem combustível, por uma falha na telemetria, que indicava que ainda havia etanol no tanque. Seu carro parou exatamente na Reta do Sambódromo, na linha de chegada, e foi rebocado até os boxes. Ele retornou à pista, mas com três voltas de atraso, e acabou fazendo a melhor volta da corrida, para fechar em 21º lugar.
Bia Figueiredo (Dale Coyne) abandonou na sexta volta, com problema de câmbio e ficou em 25º na classificação geral.
Hoje com 36 anos, Hinchcliffe não está disputando o campeonato da IndyCar. Ele esteve no grid até a temporada de 2021, quando terminou em 20º lugar, subindo ao pódio uma única vez, na etapa de rua disputada em Nashville, terminando em terceiro lugar.
ABAIXO, PELA BAND, COM NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE E COMENTÁRIOS DE FELIPE GIAFFONE, A VOLTA FINAL DA SÃO PAULO INDY 300 NO ANHEMBI, EM 5 DE MAIO DE 2013
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Saudade: Há quatro anos morria Douglas Porto, brilhante nome do rádio paulista
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