por Marcos Júnior Micheletti
Luque, o Leopoldo Jacinto Luque, ex-centroavante da Argentina na Copa de 1978, morreu em 15 de fevereiro de 2021, aos 71 anos, por complicações decorrentes de covid-19. Ele estava internado desde o começo do ano em um hospital de Mendoza (Argentina). Ele trabalhava desde 2017 nas categorias de base do River Plate.
Natural da cidade de Santa Fé, onde nasceu em 3 de maio de 1949, Luque começou sua carreira pelo Gimnasia de Jujuy em 1967.
Ainda passou por Unión Santa Fe e Rosario Central antes de chegar ao River Plate em 1975, permanecendo no tradicional clube argentino até 1980, conquistando neste período dois títulos nacionais (1975 e 1979) e três metropolitanos (1977, 1979 e 1980).
Centroavante rompedor, Luque ajudou a Argentina na campanha vitoriosa na Copa de 1978, disputada lá mesmo na Argentina, finalizando a competição com quatro gols, dois deles na polêmica vitória diante do Peru por 6 a 0.
Teve uma curta passagem pelo Santos Futebol Clube em 1983, com três atuações, sem ter marcado gols. Ele chegou à Vila por empréstimo junto ao Deportivo Tampico (México), entre janeiro e maio daquele ano, e encerrou sua carreira nos gramados em 1985, pela equipe argentina do Textil Mandiyú, da cidade de Corrientes.
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019