por Marcos Júnior Micheletti
Luque, o Leopoldo Jacinto Luque, ex-centroavante da Argentina na Copa de 1978, morreu em 15 de fevereiro de 2021, aos 71 anos, por complicações decorrentes de covid-19. Ele estava internado desde o começo do ano em um hospital de Mendoza (Argentina). Ele trabalhava desde 2017 nas categorias de base do River Plate.
Natural da cidade de Santa Fé, onde nasceu em 3 de maio de 1949, Luque começou sua carreira pelo Gimnasia de Jujuy em 1967.
Ainda passou por Unión Santa Fe e Rosario Central antes de chegar ao River Plate em 1975, permanecendo no tradicional clube argentino até 1980, conquistando neste período dois títulos nacionais (1975 e 1979) e três metropolitanos (1977, 1979 e 1980).
Centroavante rompedor, Luque ajudou a Argentina na campanha vitoriosa na Copa de 1978, disputada lá mesmo na Argentina, finalizando a competição com quatro gols, dois deles na polêmica vitória diante do Peru por 6 a 0.
Teve uma curta passagem pelo Santos Futebol Clube em 1983, com três atuações, sem ter marcado gols. Ele chegou à Vila por empréstimo junto ao Deportivo Tampico (México), entre janeiro e maio daquele ano, e encerrou sua carreira nos gramados em 1985, pela equipe argentina do Textil Mandiyú, da cidade de Corrientes.
ABAIXO, VÍDEO COM OS QUATRO GOLS QUE LUQUE MARCOU PELA SELEÇÃO ARGENTINA NA COPA DE 1978, VENCIDA JUSTAMENTE PELOS ARGENTINOS
Saudade: Há quatro anos morria Frank Williams, fundador de uma das principais equipes da Fórmula 1
Na sede de sua equipe, em Grove, na Inglaterra. Foto: ReproduçãoF1: Piastri reage e partirá em primeiro na Sprint do Catar
Desta vez o australiano sorriu, com desempenho melhor que Norris. Foto: McLarenF1Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes