por Rogério Micheletti
Cedenir Almeida Machado, o Cedenir, ex-zagueiro do Internacional, Botafogo, Caxias e Juventus, morreu em 30 de abril de 2022, aos 68 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele estava em sua residência, no município gaúcho de Canoas, na Grande Porto Alegre. O ex-atleta era casado, pai de dois filhos, e após deixar os gramados tornou-se treinador de futebol.
Cedenir, que nasceu no dia 14 de abril de 1954, começou sua carreira no Internacional, em 1971.
Em 1975 foi emprestado ao Botafogo (RJ), e no mesmo ano retorno ao Colorado. "Não consegui mais jogar como titular. Era praticamente impossível ganhar a posição do Figueroa e do Marinho", comentou.
Depois do Inter, ele atuou no Caxias, equipe na qual fez dupla de zaga com Luiz Felipe Scolari. "O Felipão jogava duro, mas nunca foi um jogador desleal", garante.
De 1978 a 1983 Cedenir jogou no Juventus da Mooca (SP).
Antes de encerrar a carreira, em 87, ele atuou também no Democrata de Governador Valadares (MG), no Cascavel (PR), no Inter de Lajes (SC) e no Avenida (RS).
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Ele residia na Bahia, onde comandava uma Escolinha de FutebolParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'