Sendo muito franco, não me pegou de surpresa a eliminação do Santos da Copa do Brasil.
Basta pensarmos no seguinte.
Quem hoje tem mais bola no pé: o quarto colocado da disputada Série B ou um dos sacos de pancada da Série A do Brasileirão?
Inclusive, a equipe alagoana deveria ter avançado no tempo normal, mesmo com o Santos tendo melhorado um pouco depois da entrada de Neymar.
Sim, ontem Neymar melhorou o time quando entrou.
E quem duvidaria disso?
Quando está realmente interessado, ele é, com sobras, o jogador com maior capacidade de desequilibrar um duelo no futebol brasileiro.
O problema é ele estar interessado no futebol e no Santos enquanto a sua vida social ferve!
Mas, como ele não consegue terminar um dia sequer sem merecer críticas, o camisa 10 do Peixe foi totalmente desastroso em sua entrevista pós-jogo.
Quem ouviu imaginou que ele estava falando do Neymar de 2013/14.
Um Neymar rápido como nenhum outro no mundo, com habilidade para driblar os 11 oponentes e até o juiz se precisasse e com uma fome de gol insaciável.
O problema é que ele estava falando do Neymar de 2025.
Um Neymar que sofre muito fisicamente por azar (claro, tem um toque de má sorte nisto tudo), mas, principalmente, por pura displicência com o seu instrumento de trabalho.
Ou seja, o seu corpo, que Deus moldou para jogar futebol brilhantemente, mas que ele insistiu em danificar com péssimas escolhas em sua vida.
E, para finalizar, ele ainda teve a audácia de, mesmo não tendo conseguido corresponder em campo 1% de seu astronômico salário, “ameaçar” o Santos quando perguntado de sua renovação.
“Não, não sei ainda, não sei", desdenhou o camisa 10.
Ora, Neymar, se for por falta de adeus...
****************************************************************
Saudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 25 anos
Considerado um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro e mesmo mundial, Domingos da Guia nos deixava há exatos 25 anos. Então com 87 anos, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Carioca nascido em 19 de novembro de 2012, Domingos da Guia, a exemplo de seu filho, outro craque, Ademir da Guia, começou sua brilhante carreira no Bangu.
De estilo clássico, daqueles que sabiam sair jogando com habilidade comparável a um jogador de meio-campo ou ataque, ele ainda atuou em outros dois clubes cariocas, o Vasco e o Flamengo, além de ter tido boas passagens em países vizinhos, no Uruguai, pelo Nacional, e na Argentina, defendendo as cores do Boca Juniors.
Sua passagem pelo Corinthians, entre 1944 e 1948, foi memorável, com as conquistas do Torneio Início em 1944 e da Taça Cidade de São Paulo, em 1947 e 1948. Encerrou sua trajetória nos gramados em 1950, pela mesma equipe que iniciou, o Bangu.
Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1938, conquistada pela Itália, ocasião em que o time brasileiro terminou em terceiro lugar. Em 1945 conquistou a Copa Roca.
****************************************************************
Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
Aniversariantes neste domingo (18), Biro-Biro (que completa 66 anos) e Zé Maria (que chega aos 76), protagonizaram momentos marcantes com a camisa corintiana, com gols que entraram para a história do Alvinegro.
O pernambucano Antonio José da Silva Filho, o Biro-Biro, que até foi chamado de `Lero-Lero´pelo saudoso presidente Vicente Matheus (1908-1997), fez de canela o gol alvinegro sobre o Palmeiras na semifinal do Paulistão de 79 (disputada em 30 de janeiro de 1980), na vitória por 1 a 0 que levou a equipe à decisão contra a Ponte, que deu o título ao Corinhians. A primeira partida terminou 1 a 1, gols de Jorge Mendonça para o Palmeiras e Palhinha para o Corinhtians.
Biro-Biro, que chegou ao Corinthians em 1978, um dos mais versáteis jogadores da história do clube, também foi protagonista na decisão sobre o São Paulo no Campeonato Paulista de 1982, marcando dois gols, o primeiro e o segundo, este por entre as pernas do saudoso goleiro Waldir Peres (1951-2017). O jogo terminou 3 a 1 para o Corinthians (Casagrande marcou o outro alvinegro e Dario Pereyra descontou para o Tricolor).
O botucatuense José Maria Rodrigues Alves, o Zé Maria, ou "Super Zé", como sempre foi carinhosamente chamado pela torcida alvinegra, também fez um gol muito importante com a camisa corintiana, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense, na última cobrança da decisão por pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal (gols de Carlos Alberto Pintinho para o Flu e Russo para o Timão).
Embora o Corinthians tenha perdido a decisão daquele campeonato para a forte equipe do Internacional em Porto Alegre (2 a 0, gols de Dario e Valdomiro), o "Super Zé" também protagonizou um outro momento histórico para o clube de Parque São Jorge, talvez o mais importante de sua história, ao cobrar a falta que culminou no gol de Basílio da decisão do Campeonato Paulista de 1977, contra a Ponte Preta.
ABAIXO, OS VÍDEOS DOS GOLS DE BIRO-BIRO CONTRA O PALMEIRAS, EM JOGO VÁLIDO PELO CAMPEONATO PAULISTA DE 1979, E OS GOLS (NO TEMPO NORMAL) E A DECISÃO POR PÊNALTIS NA SEMIFINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1976, EM QUE EZÉ MARIA MARCOU O ÚLTIMO GOL CORINTIANO CONTRA O FLUMINENSE
GOL DE CANELA DE BIRO-BIRO CONTRA O PALMEIRAS (CAMPEONATO PAULISTA DE 1979), PARTIDA DISPUTADA EM 30 DE JANEIRO DE 1980. NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI
GOLS E DECISÃO POR PÊNALTIS NA SEMIFINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1976 ENTRE CORINTHIANS E FLUMINENSE, DISPUTADA EM 5 DE DEZEMBRO DAQUELE ANO. ZÉ MARIA MARCOU O ÚLTIMO GOL CORINTIANO NOS PÊNALTIS. NARRAÇÃO DE WALTER ABRAHÃO (1931-2011)
****************************************************************
Saudade: Há cinco anos morria Laudo Natel, dirigente histórico do São Paulo Futebol Clube
Há exatos cinco anos morria Laudo Natel, um dos mais importantes nomes da história do São Paulo Futebol Clube. Ele estava com 99 anos e a causa de seu óbito não foi revelada na ocasião.
Paulista da cidade de São Manuel, onde nasceu em 14 de setembro de 1920, Laudo Natel associou-se ao Tricolor em 1946, e foi presidente do clube entre 1958 e 1971.
Ligado ao mercado financeiro, como diretor do Bradesco, Natel também foi governador de São Paulo, e teve participação decisiva na construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.
Há exatos 49 anos, no Maracanã, o Brasil conquistava a Copa Roca, torneio que reunia Brasil e Argentina, que depois de 1976 mudou duas vezes de nome, chamando-se Copa Dr. Nicolas Leoz e Superclássico das Américas.
Em 1976, ano em que o torneio se chamou Copa Roca pela última vez, e também ficou conhecido como Taça do Atlântico, o Brasil venceu as duas partidas e ficou com o troféu.
Na primeira partida, em 27 de fevereiro, realizada em Buenos Aires, no Estádio Monumental de Nuñez, o Brasil abriu dois gols de frente, com o saudoso ponta-esquerda Lula (1946-2022) e Zico. Mario Kempes descontou para o time argentino e o placar ficou em 2 a 1 para o Brasil, então comandado por Oswaldo Brandão (1916-1989).
O segundo jogo aconteceu em 19 de maio de 1976, no Maracanã, e novamente foi Lula que abriu o placar. Entrosados no Fluminense, Rivellino fez um lançamento longo e preciso para o ponta-direita Gil, que ganhou do seu marcador, cortou para dentro e arrematou de pé esquerdo, para a defesa parcial do goleiro Ricardo La Volpe. A bola sobrou para Lula, que completou.
O segundo tento brasileiro também começou pelo lado direito, mas desta vez por meio de Orlando Lelé (1949-1999), que recebeu passe de Gil e cruzou na área. Geraldo Assoviador (1954-1976) desviou de cabeça e o Volpe e Passarella tentaram cortar e a bola sobrou livre para o meia Neca fechar o placar.
Rebatizada, a disputa entre Brasil e Argentina voltou a acontecer mais três vezes depois de 1976: em 2011, 2012 e 2014, todas vencidas pelo Brasil.
Aliás, no rankig, o Brasil foi vencedor em 11 oportunidades, contra quatro da Argentina.
ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS DA DECISÃO DA COPA ROCA ENTRE BRASIL E ARGENTINA EM 19 DE MAIO DE 1976, NO MARACANÃ. A NARRAÇÃO É DE CARLOS EDUARDO LEITE, O DUDU, DA TV CULTURA-SP. VITÓRIA BRASILEIRA POR 2 A 0. CANAL DO YOUTUBE, FUTEBOL NOSTALGIA
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
COPA ROCA - DECISÃO
BRASIL 2 X 0 ARGENTINA
Data: 19 DE MAIO DE 1976
Estádio: Mário Filho (Maracanã)
Árbitro: Agomar Martins (Brasil)
Gols: Lula (20 minutos do segundo tempo) e Neca (43 minutos do segundo tempo)
Brasil: Waldir Peres; Orlando Lelé, Jayme, Amaral (Beto Fuscão) e Marco Antônio; Chicão (Falcão), Geraldo e Rivellino; Gil, Neca e Lula. Técnico: Oswaldo Brandão.
Argentina: Ricardo La Volpe; Passarella, Tarantini, Olguín e Carrascosa; Trobbiani, Bochini e Gallego (Valencia); Kempes (Alonso), Luque e Houseman. Técnico: César Luis Menotti.
****************************************************************
Olhos no retrovisor: A última vitória da Ligier na Fórmula 1, com Panis, no imprevisível GP de Mônaco de 1996
Domingo, 19 de maio de 1996, há exatos 29 anos.
Se alguém apostou nas já existentes casas de apostas europeias em uma vitória do francês Olivier Panis, da Ligier, no Grande Prêmio de Mônaco, certamente levou uma bolada para casa...
O Grande Prêmio de Mônaco de 1996 marcou a última das nove vitórias da equipe francesa Ligier na Fórmula 1, única do também francês Olivier Panis, que deixou a categoria em 2004, ano em que competiu pela Toyota, após passar pela Prost (que comprou a Ligier), McLaren (como piloto de testes) e BAR.
Após largar em 14º, Panis fazia uma prova regular com sua JS43 impulsionada pelo robusto motor V-10 da Mugen/Honda, mas passou a imprimir um ritmo forte quando necessário.
Ele contou com muitos abandonos, principalmente provocados pela chuva, determinante para vários acidentes que impediram os favoritos de chegarem até o final, casos do pole Michael Schumacher (Ferrari), Jacques Villeneuve (Williams) e Mika Hakkinen (McLaren). Outros postulantes à vitória também não terminaram, com problemas mecânicos: Damon Hill (Williams) Jean Alesi e Gerhard Berger, ambos da Benetton.
Apenas quatro carros receberam a bandeira quadriculada: Olivier Panis (Ligier-Mugen/Honda); David Couthard (McLaren-Mercedes) e os dois carros da Sauber-Ford (Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen).
Panis tinha como companheiro de equipe o brasileiro Pedro Paulo Diniz, outro que não completou a corrida, com um problema de câmbio. As laterais do carro azul estampavam o patrocínio da Parmalat, que chegou à escuderia pelas mãos de José Carlos Brunoro, após sua experiência com a empresa italiana junto ao Palmeiras, no futebol.
TAMBÉM FOI O ÚLTIMO ANO DA LIGIER NA FÓRMULA 1
A temporada de 1996 acabou sendo a última da equipe fundada por Guy Ligier (1930-2015). Ao término daquele ano ele negociou a equipe com o ex-piloto Alain Prost, que fundou a Prost Grand Prix, que esteve no grid até o final de 2001, sem nunca ter conseguido uma vitória.
A Ligier segue existindo como fabricante de carros de passeio na França e também produzindo modelos (protótipos) para competições de endurance (longa duração).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
F1: Colapinto lamenta safety-car virtual em Ímola, mas exalta ritmo bom no início do GP da Emília-Romagna
Em sua reestreia pela Fórmula 1, no GP da Emília-Romagna, vencido por Max Verstappen no último domingo (18), em Ímola, o argentino Franco Colapinto (Alpine) terminou em 16º lugar, três posições atrás do companheiro de equipe, o francês Pierre Gasly, e apesar de ter lamentado a entrada do safety-car virtual, exaltou o bom ritmo que teve no começo da prova no traçado situado na República de San Marino.
“Tivemos um ritmo muito bom, mas fomos um pouco infelizes com a nossa estratégia e, no final, não foi o resultado que a equipe almejava. Acho que tivemos um ritmo muito bom no início da corrida. O pneu médio durou muito tempo e fizemos apenas uma parada até o safety-car virtual (por conta do abandono de Esteban Ocon, da Haas) aparecer algumas voltas depois da minha parada. Isso me colocou em uma situação muito difícil, já com oito voltas com os pneus duros, quando o safety car entrou em ação e, depois disso, eu estava com dificuldades para manter o ritmo dos outros pilotos com pneus novos. Tivemos um bom ritmo no carro, aprendemos muito e coletamos dados valiosos para a equipe. Acho que pistas melhores virão para nós, especialmente Mônaco. É um lugar que exige muita confiança. Ainda não cheguei lá, ainda estou aprendendo mais e mais a cada vez que entro no carro, então vou melhorar e estou ansioso para o próximo fim de semana", ponderou o piloto argentino que completa 22 anos no próximo dia 27 de maio.
Colapinto disputou nove etapas em 2024, pela Williams, pontuando no Azerbaijão (oitavo lugar) e em Austin, nos Estados Unidos (décimo lugar). Na Alpine, com o aval do chefe Flavio Briatore, ele herdou o cockpit que fora ocupado pelo australiano Jack Doohan nas seis primeiras etapas de 2025.
PRÓXIMA ETAPA
Já no próximo domingo (25), acontece a etapa mais tradicional do calendário: o GP de Mônaco, disputado nas ruas do Principado. A pole em 2024 foi do piloto da casa, o monegasco Charles Leclerc, em 1min10s270. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Piastri e Sainz. Clique aqui e veja como foi o GP de Mônaco no passado.
CAMPEONATO
Mesmo com o terceiro lugar no GP da Emília-Romagna, vencido por Max Verstappen, Piastri segue na liderança do campeonato, com 146 pontos. Sua vantagem para Norris, que era de 16 pontos, caiu para 13 (o britânico soma 133). Verstappen segue em terceiro, com 124 pontos.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Circuito Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Circuito de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Circuito Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Circuito de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025
11. GP da Áustria - Circuito de Spielberg - 27 a 29/06/2025
12. GP da Inglaterra Circuito de Silverstone 4 a 6/07/2025
13. GP da Bélgica - Circuito de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025
14. GP da Hungria - Circuito de Hungaroring - 1º a 3/08/2025
15. GP da Holanda - Circuito de Zandvoort - 29 a 31/08/2025
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025
19. GP dos Estados Unidos - Circuito das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025*
23. GP do Catar - Circuito Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
Achados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua passagem pelo Internacional
Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, defendendo a seleção de seu país, o Uruguai, o ex-meia Diego Forlán completa 46 anos nesta segunda-feira (19), e para celebrarmos a ocasião, buscamos um vídeo com os gols que ele marcou em sua passagem pelo Sport Club Internacional, clube que defendeu entre 2012 e 2013.
Filho de outro jogador que defendeu a seleção uruguaia, o ex-zagueiro Pablo Forlán (que atuou no São Paulo), Diego chegou ao Beira-Rio vindo da Inter de Milão. Antes, havia jogado por Independiente (Argentina), Manchester United (Inglaterra), Villarreal (Espanha) e Atletico de Madrid (Espanha).
Pelo Colorado, Diego Forlán atuou em 55 jogos e marcou 22 gols, rescindindo seu contrato com o clube em janeiro de 2014, para tranferir-se para o futebol japonês, para atuar pelo Cerezo Osaka. Ainda defendeu o Peñarol, seu clube de infância, o Mumbai City (Índia) e o Kitchee (Hong Kong), este seu último clube, em 2018.
Iniciou carreira como treinador pelo Peñarol em 2020, e a partir de 2021 passou a dirigir o Atenas, equipe da segunda divisão uruguaia, onde trabalha atualmente.
ABAIXO, VÍDEO COM TODOS OS GOLS MARCADOS POR DIEGO FORLÁN PELO SPORT CLUB INTERNACIONAL
****************************************************************
Saudade: Há dois anos morria o ex-piloto Xandy Negrão
Há exatamente dois anos morria o empresário e ex-piloto Xandy Negrão, um dos maiores vitoriosos da Stock Car com 21 triunfos, 23 poles e quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996, 1997 e 1999.
Ele ainda foi terceiro colocado da categoria nos anos de 1998 e 2000, segundo dados publicados no Guia BRB Stock Car, de autoria do jonalista Milton Alves. Ele estava com 70 anos e lutava há vários anos contra um câncer.
Paulista de Campinas, onde nasceu em 5 de maio de 1953, Alexandre Funari Negrão, o Xandy Negrão foi membro de uma das famílias com mais representantes no automobilismo.
Além dele, o filho Xandynho Negrão, que também competiu na Stock, o irmão Guto Negrão (que também competiu na Stock) e o sobrinho André Negrão, que até a temporada retrasada integrava a Alpine no WEC.
Empresário de sucesso, fundou a Medley Farmacêutica em 1996, mantendo-se no comando da mesma até 2009, quando a vendeu para o grupo francês Sanofi.
Mas seguiu no ramo empresarial, criando uma fábrica de pás para turbinas de geração de energia eólica, a Aeris Energy, no Ceará. E, também, tornou-se um dos grandes pecuaristas de Goiás, com gado confinado.
Paralelamente ao trabalho como empresário e pecuarista, Xandy seguiu competindo ocasionalmente, principalmente em corridas de longa duração, como na categoria Endurance Brasil, normalmente dividindo o carro com o filho, Xandinho Negrão.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
Com "zebra" na pole, 500 Milhas de Indianápolis será no próximo domingo, com um brasileiro no grid
A 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, mais tradicional prova do automobilismo norte-americano, no principal traçado oval do mundo, acontece no próximo domingo (25), com largada às 13h30 (horário de Brasília), e uma verdadeira "zebra" garantiu a pole para a prova no último domingo (19): o russo Robert Shwartzman, de 25 anos, que é estreante na corrida e em pistas ovais. Ele é piloto da também estreante equipe Prema Racing, que compete com motor Chevrolet. Esta será a sexta etapa do campeonato.
A última vez que um estreante em Indianápolis conseguiu a pole para a prova foi em 1983, quando o italiano Teo Fabi (que também competiu na Fórmula 1), hoje com 70 anos, partiu da posição de honra do grid, mas abandonou a prova que foi vencida pelo norte-americano Tom Sneva, que atualmente está com 76 anos.
A definição do grid para as 500 Milhas de Indianápolis se dá de maneira peculiar. São quatro voltas lançadas pelos 3.925 metros do traçado norte-americano. Em suas quatro voltas lançadas, Shwartzman fez a média de 232.790 mph (374,559 km/h), em 2min32s6459.
Ao lado do pole Robert Shwartzman, que estampa o numeral 83 em seu carro, estarão o japonês Takuma Sato (RLL-Honda) e o mexicano Pato O´Ward (Arrow McLaren-Chevrolet), segundo e terceiro colocados, respectivamente. Aliás, nesta primeira fila, Takuma Sato é o piloto com melhor retrospecto nas 500 Milhas de Indianápolis, com duas vitórias: 2017 e 2020, competindo pela Andretti e RLL, respectivamente.
Vale ressaltar que, diferente das demais provas do calendário da Indy, nas 500 Milhas de Indianápolis são três carros por fila (ao invés dos habituais dois).
ABAIXO, VÍDEO COM A CLASSIFICAÇÃO DE ROBERT SHWARTZMAN, QUE LHE GARANTIU A POLE PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, PROVA QUE SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DOMINGO (25)
QUEM É ROBERT SHWARTZMAN
Russo que também compete com a bandeira de Israel, Robert Shwartzman, nasceu em 16 de setembro de 2019, e antes de competir na Indy direcionou sua carreira no automobilismo europeu, onde conquistou o título da Fórmula 3 em 2018 e o vice-campeonato da Fórmula 2 em 2021. Foi membro da Academia da Ferrari entre 2017 e 2023, chegando a participar de dois treinos livres pela Ferrari em 2022 e outros dois em 2023.
UM BRASILEIRO NO GRID
Um piloto brasileiro está inscrito para as 500 Milhas de Indianáolis de 2025: é o ribeirão-pretano Helio Castroneves, vencedor nas edições de 2001, 2002, 2009 e 2021.
Ele vai largar do final do pelotão, abrindo a oitava fila, em 22º, com um dos três carros da Meyer Shank. Helinho está com 50 anos, completados no último dia 10 de maio. Na pista, Helinho havia feito o 24º tempo, mas como houve duas punições, Josef Newgarden e Will Power, 11º e 12º colocados, ambos da Penske, o brasileiro ganhou duas posições no grid.
Como 34 pilotos se inscreveram para a prova, e 33 largam, houve a necessidade do chamado "Bump-Day", e o norte-americano Jacob Abel (Dale Coyne) acabou eliminado.
COMO FOI A PROVA EM 2024
O norte-americano Josef Newgarden venceu as duas últimas edições das 500 Milhas de Indianápolis (2023 e 2024), com Penske-Chevrolet. Por conta da punição que sofreu na classificação deste ano, Newgarden parte do 32º lugar.
NO CAMPEONATO, DOMÍNIO DE ALEX PALOU
O campeonato, após cinco etapas disputadas, tem amplo domínio do espanhol Alex Palou (Ganassi Honda), que vai largar na segunda fila, em sexto lugar. Palou venceu quatro das quatro provas realizadas na temporada. Ele contabiliza 248 pontos.
O outro que venceu neste ano foi justamente o vice-líder do campeonato, o norte-americano Kyle Kirwood (Andretti-Honda), que está com 151 pontos. Kirwood abre a nona fila, em 25º lugar.
O pole Shwartrzman ocupa a 24ª posição do campeonato, com 47 pontos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Tatuiense
O município paulista de Tatuí é um daqueles que está na imensa lista dos que outorgaram Títulos de Cidadão ao jornalista e publicitário Milton Neves.
A cerimônia solene aconteceu no dia 07 de novembro de 2003, na Câmara Municipal local, com a presença de autoridades e munícipes.
"A homenagem que recebi de Tatuí foi inesquecível, ainda mais por saber, na ocasião, que foi um dos municípios, entre tantos, que homenageou o saudoso Ayrton Senna com o Título de Cidadão, e ele foi pessoalmente receber a honraria no mesmo local em que estive naquele 7 de novembro de 2003, um dia em que recebi muito carinho de todos que estavam por lá", comentou Milton Neves em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
Ayrton Senna tinha uma forte ligação com Tatuí, cidade que frequentava habitualmente, por conta da Fazenda Dois Lagos, que ele comprou no final dos anos 80 e onde, em dezembro de 1991, inaugurou uma pista de kart.
Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.
EM ORDEM ALFABÉTICA, TODOS OS TÍTULOS DE CIDADÃO OUTORGADOS A MILTON NEVES
Agudos (SP), Alegrete (RS), Alfenas (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), Areado (SP), Ariranha (SP), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Botelhos (MG), Cabo Frio (RJ), Caieiras (SP), Cambuquira (MG), Campinas (SP), Carapicuiba (SP), Carolina (PI), Cotia (SP), Curitiba (PR), Erechim (RS), Fama (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Fortaleza (CE), Goiás, Guaranésia (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Guaxupé (MG), Igaraçu do Tietê (SP), Itanhaém (SP), Itobi (SP), Ituverava (SP), Jaú (SP), Lavras (MG), Lins (SP), Machado (MG), Mato Grosso, Mauá (SP), Monte Belo (MG), Natal (RN), Peruíbe (SP), Pindamonhangaba (SP), Piratininga (SP), Porto Feliz (SP), Presidente Prudente (SP), Quadra (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Pardo, São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP), Tatuí (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Três Pontas (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
****************************************************************
Olhos no retrovisor: Veja como foi a participação do aniversariante Rubens Barrichello em seu último GP de F1
Hoje na Stock Car, onde conquistou dois campeonatos (2014 e 2022), o piloto Rubens Barrichello está completando 53 anos.
Paulistano criado nas proximidades do Autódromo de Interlagos, bairro em que seu pai era proprietário de uma loja de materiais para construção, Barrichello passou a infância ouvindo o som dos carros na então longa pista paulistana, com quase oito quilômetros de extensão.
E, para celebrarmos esta data, relembramos sua última participação na Fórmula 1, justamente em Interlagos, o GP do Brasil de 2011, disputado em 27 de novembro daquele ano.
Ao todo, Rubens disputou 323 GPs na F1, recorde que manteve até o GP de Eifel, disputado em Nurburgring (Alemanha) no dia 11 de outubro de 2020, ocasião em que o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), o superou. Em 2021, no GP da Bélgica, Fernando Alonso (Alpine), também ultrapassou a marca de Barrichello em número de GPs na categoria.
Barrichello conquistou 11 vitórias na F1, sendo nove pela Ferrari e duas pela Brawn GP-Mercedes. Ele partiu da pole em 14 GPs (11 vezes pela Ferrari, uma pela Jordan, uma pela Stewart Grand Prix e uma pela Brawn-GP).
O ÚLTIMO GP DE BARRICHELLO NA F1
Utilizando um capacete com cores em homenagem a Ayrton Senna, Barrichello fez o máximo que pôde na classificação com sua Williams, que contava com o defasado propulsor da Cosworth. Ficou próximo de avançar ao Q3, mas largou em 12º, seis posições à frente de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.
O tempo de Barrichello: 1min13s801 contra 1min14s625 de Maldonado. A pole foi do já campeão Sebastian Vettel (Red Bull), que cravou 1min11s918.
Na largada, Barrichello perdeu sete posições, caindo para 19º, e precisou se esforçar bastante para recuperar terreno e receber a bandeira quadriculada em 14º.
A vitória foi do australiano Mark Webber (Red Bull), que beneficiou-se de um problema de câmbio de Sebastian Vettel, que mesmo assim terminou na segunda colocação. Jenson Button (McLaren) completou o pódio.
Daquela prova, com 24 carros no grid, apenas quatro pilotos seguem na F1: Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. Fernando Alonso, que terminou a prova em quarto lugar, pela Ferrari, estará de volta ao grid na próxima temporada, como piloto da Alpine (atual Renault), após dois anos fora da categoria.
RESULTADO FINAL DO GP DO BRASIL DE 2011
1º Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 71 voltas em 1h32min17s434
2º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 16s983
3º Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 27s638
4º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 35s048
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min06s733
6º Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
8º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
9º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Petronas), a 1 volta
10º Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
11º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
12º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13º Sergio Pérez (MEX/Sauber-Petronas), a 1 volta
14º Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15º Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
16º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 2 voltas
17º Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 2 voltas
18º Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 2 voltas
19º Jérôme D´Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
20º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram a prova:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth)
Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth)
DEPOIS DA F1...
Sem contrato com a F1 para a temporada de 2012, preterido pelo compatriota Bruno Senna na Williams, Barrichello acertou um acordo para competir pela Fórmula Indy, na KV Racing, ao lado do amigo Tony Kanaan. Ele fechou o ano em 12º lugar, com 289 pontos, tendo como melhor resultado o quarto lugar na antepenúltima etapa, em Sonoma. Foi sua única temporada pela categoria norte-americana.
Ainda em 2012 ele fez três corridas pela Stock Car, assinando contrato para a temporada de 2013 com a Full Time Sports, marcando sua primeira pole na etapa de Cascavel daquele ano. Em 2014 conseguiu sua primeira vitória na categoria, na Corrida do Milhão (em Goiânia) e ganhou o título daquela temporada.
Piloto mais velho do atual grid da Stock, com 50 anos completados em 23 de maio, Barrichello lidera o campeonato restando uma etapa, que será realizada em Interlagos no dia 11 de dezembro.
ATUALMENTE...
Rubens Barrichello segue na Stock pela mesma equipe pela qual estreou a Full Time Sports, onde conquistou os títulos de 2014 e 2022.
ESTATÍSTICAS DE RUBENS BARRICHELLO PELA FÓRMULA 1 E STOCK CAR
Pela F1, Barrichello disputou 322 corridas (segundo em GPs, atrás apenas do finlandês Kimi Raikkonen).
Venceu 11 GPs, sendo nove pela Ferrari e dois pela Brawn GP-Mercedes.
VITÓRIAS DE RUBENS BARRICHELLO NA F1
1ª GP da Alemanha/2000 - Hockenheim (Ferrari)
2ª GP da Europa/2002 - Nurburgring-ALE (Ferrari)
3ª GP da Hungria/2002 - Hungaroring (Ferrari)
4ª GP da Itália/2002 - Monza (Ferrari)
5ª GP dos Estados Unidos /2002 - Indianápolis (Ferrari)
6ª GP da Grã-Bretanha/2003 - Silverstone (Ferrari)
7ª GP do Japão/2003 - Suzuka (Ferrari)
8ª GP da Itália/2004 - Monza (Ferrari)
9ª GP da China/2004 - Xangai (Ferrari)
10ª GP da Europa/2009 - Valência-ESP (Brawn GP-Mercedes)
11ª GP da Itália/2009 - Monza (Brawn GP-Mercedes)
Conquistou 14 poles, sendo uma pela Jordan-Hart, uma pela Stewart-Ford, 11 pela Ferrari e uma pela Brawn-Mercedes.
RELAÇÃO COMPLETA DE POLES DE RUBENS BARRICHELLO NA F1
1ª GP da Bélgica/1994 (Jordan-Hart)
2ª GP da França/1999 (Stewart-Ford)
3ª GP da Austrália/2002 (Ferrari)
4ª GP da Áustria/2002 (Ferrari)
5ª GP da Hungria/2002 (Ferrari)
6ª GP da Hungria/2003 (Ferrari)
7ª GP do Brasil/2003 (Ferrari)
8ª GP da Inglaterra/2003 (Ferrari)
9ª GP do Japão/2003 (Ferrari)
10ª GP dos Estados Unidos/2004 (Ferrari)
11ª GP da Itália/2004 (Ferrari)
12ª GP da China/2004 (Ferrari)
13ª GP do Brasil/2004 (Ferrari)
14ª GP do Brasil/2009 (Brawn-Mercedes)
Foi vice-campeão em 2002 e 2004, em ambas temporadas pela Ferrari
VITÓRIAS DE RUBENS BARRICHELLO NA STOCK CAR
1ª Goiânia/2014 (Corrida do Milhão, traçado misto)
2ª Cascavel/2014 (Corrida 2)
3ª Cascavel/2016 (Corrida 2)
4ª Londrina/2016 (Corrida 2)
5ª Goiânia/2016 (Corrida 1)
6ª Santa Cruz do Sul/2017 (Corrida 1)
7ª Buenos Aires - Argentina/2017 (Corrida 2)
8ª Goiânia/2018 (Corrida do Milhão, anel externo)
9ª Londrina/2018 (Corrida 1)
10ª Mogi Guaçu - Velo Città/2019 (Corrida 2)
11ª Goiânia/2019 (Corrida 2)
12ª Campo Grande/2019 (Corrida 2)
13ª Velopark/2019 (Corrida 2)
14ª Goiânia/2020 (Corrida 2)
15ª Velocitta/2021 (Corrida2)
16ª Velocitta/2021 (Corrida 1)
17ª Goiânia/2022 (Corrida 1 - anel externo)
18ª Goiânia/2022 (Corrida 2 - anel externo)
19ª Santa Cruz do Sul/2022 (Corrida 2)
20ª Tarumã/2023 (Corrida 2)
Clique aqui e veja a página de Rubens Barrichello na seção "Que Fim Levou?"
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
****************************************************************
Parabéns, Dino Sani! Campeão na Copa da Suécia completa 93 anos
Um dos 22 jogadores campeões na Copa de 1958, na Suécia, Dino Sani, refinado volante com passagens por Palmeiras, São Paulo, Boca Juniors, Milan e Corinthians, está completando 93 anos de idade nesta sexta-feira (23).
Entre os troféus que conquistou como jogador, destaque para sua passagem pelo Milan, onde foi bicampeão italiano (1961/62) e campeão da Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA), em 1962/63).
Como treinador, Dino Sani trabalhou em mais de uma dezena de clubes, entre eles Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Boca Juniors, Peñarol (onde foi bicampeão uruguaio em 1978/79) e Internacional, onde conquistou o tricampeonato gaúcho (1971/72/73).
Aliás, no Internacional, onde permaneceu até 1974, ele foi grande responsável pela estruturação da equipe que depois foi comandada por Rubens Minelli, que venceu os campeonatos brasileiros de 1975 e 1976.
Dino é um dos cinco ex-jogadores vivos do triunfo brasileiro na Copa de 58. Além dele, ainda estão entre nós, Zagallo, Moacir, Mazzola e Pepe.
Atualmente aposentado, Dino Sani reside na capital paulista.
****************************************************************
Olhos no retrovisor: Uma entrevista com André Ribeiro, ex-piloto da Indy que morreu há quatro anos
O ex-piloto André Ribeiro, que morreu aos 55 anos há exatos quatro anos, em decorrência de câncer intestinal, esteve presente à segunda edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi, em 2011, e na ocasião atendeu o Portal Terceiro Tempo para uma entrevista exclusiva, exatamente na véspera da prova, no dia 30 de abril.
Então gerenciando a carreira da pilota Bia Figueiredo, o sempre gentil André Ribeiro falou com entusiasmo da etapa paulistana da Indy, enaltecendo a melhora da organização da prova em relação à edição anterior e o que esperava da categoria para o ano seguinte, quando foram introduzidas mudanças nos carros. Ele também comentou sobre a situação de Bia Figueiredo, que se recuperava de uma contusão na mão direita, sofrida semanas antes, na etapa de São Petersburgo (Flórida).
Paulistano nascido em 18 de janeiro de 1966, André Ribeiro disputou quatro temporadas na Indy, entre 1995 e 1998, conseguindo três vitórias, a mais marcante justamente no Brasil, a Rio 400, em 1996, prova que foi disputada no anel externo do extinto Autdódromo de Jacarepaguá.
André Ribeiro era casado com Melissa Ribeiro, com quem teve três filhas.
Desde que deixou as pistas ele esteve vinculado ao ramo de concessionárias automotivas, por último comandando a Group 1.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE ANDRÉ RIBEIRO A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
Saudade Há cinco morria Eli Carlos, ex-meia do Guarani, Coritiba e Cruzeiro, irmão de Silas
Há exatos cinco anos, em Campinas-SP, morria o ex-meia Eli Carlos, com passagens por Guarani (seu primeiro clube), Cruzeiro Coritiba e Flamengo, entre outros.
Eli Carlos Alberto Pereira tinha 66 anos e estava internado há quase dois anos, quando passou por uma endoscopia e sofreu uma parada cardíaca, entrando em estado de coma desde então.
Eli Carlos era irmão do também meia Silas, ex-São Paulo e Seleção Brasileira. Seu corpo foi sepultado em Campinas, no Cemitério Flamboyant.
Depois de encerrar sua carreira como jogador, Eli Carlos tornou-se dirigente esportivo, tendo trabalhado no Guarani, Paulista de Jundiaí e Bragantino. Também foi comentarista esportivo na Rádio Bandeirantes de Campinas.
****************************************************************
F1: Verstappen busca reduzir mais a diferença para a dupla da McLaren no GP de Mônaco; a programação
Após a categória vitória do holandês Max Verstappen (Red Bull) no GP da Emília-Romagna, disputado no último domingo (18), a Fórmula 1 desembarca no Principado de Mônaco para a etapa mais tradicional do calendário, o GP de Mônaco, oitava do Mundial.
Os 25 pontos conquistados pelo tetracampeão não foram suficientes para ele subir de posição na tabela (segue em terceiro lugar), mas reduziu a diferença para a dupla da McLaren. Piastri, que foi o terceiro em Ímola, segue na liderança, com 146 pontos. Norris, o segundo colocado, soma 133, e Verstappen está com 124.
Uma vitória de Verstappen, e uma jornada desastrosa da McLaren no Principado , pode alterar as posições a favor do piloto da Red Bull.
Como as ultrapassagens pelos 3.337 metros do traçado de Mônaco são praticamente impossíveis, a pole é "meio caminho andado" para o triunfo, e será uma chance de ouro para que Verstappen reduza mais a diferença para os pilotos do time papaia de Woking.
As atividades no Principado terão início na sexta-feira (23), com duas sessões livres, e prosseguem no sábado (24) com o último ensaio e a classificação para o GP, marcado paracomeçar às 10h do domingo (25).
A prova em Mônaco é a segunda consecutiva da trinca europeia. Depois, acontece o GP da Espanha, em Barcelona, dia 1º de junho, para depois o circo cruzar o Atlântico para a prova no Canadá, no dia 15 de junho.
VAI CHOVER?
O Principado de Mônaco costuma ter chuva nesta época do ano, e não será diferente neste final de semana.
E, de acordo com o serviço meteorológico local, há possibilidade de pista molhada no sábado (24).
Na sexta-feira (23), os dois treinos livres devem acontecer com o asfalto seco, e a temperatura variando entre 13ºC e 21ºC, mas no sábado (24) a chance de chuva é de 70%, dia do último treino livre e da classificação para o GP, com temperaturas entre 15ºC e 20ºC.
Para o domingo (24), dia da corrida, não há previsão de chuva, e a temperatura varia entre 13ºC e 21ºC.
NO ANO PASSADO...
A pole do GP de Mônaco em 2024 foi do piloto da casa, o monegasco Charles Leclerc, em 1min10s270. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Piastri e Sainz. Clique aqui e veja como foi o GP de Mônaco em 2024.
HISTÓRICO DO GP DE MÔNACO
O maior vencedor do GP de Mônaco pela Fórmula 1 é Ayrton Senna (1960-1994). Ele triunfou em seis oportunidades (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993), sendo a primeira pela Lotus-Honda e as demais com McLaren-Honda.
Do atual grid, Lewis Hamilton é aquele que mais venceu, em três vezes (2008, 2016 e 2019), sendo a primeira pela McLaren-Mercedes e as demais pela Mercedes. Fernando Alonso tem duas vitórias (2006 e 2007), ambas pela Renault. Max Verstappen (Red Bull) venceu em 2021 e 2023, Sergio Pérez (Red Bull) em 2022 e Charles Leclerc (Ferrari) em 2024.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE MÔNACO - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (23)
Treino Livre 1: 8h30 às 9h30
Treino Livre 2: 12h00 às 13h00
Sábado (24)
Treino Livre 3: 7h30 às 8h30
Classificação: 11h00 às 12h00
Domingo (25)
Largada para o GP – 10h00 - 64 voltas pelos 3.337 metros do traçado urbano do Principado
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025
11. GP da Áustria - Autódromo de Spielberg - 27 a 29/06/2025
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone 4 a 6/07/2025
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025*
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
F1: Venda de ingressos para o GP São Paulo para clientes Porto será no próximo mês
Para quem não conseguiu adquirir ingressos para o GP São Paulo de Fórmula 1 de 2025, haverá a venda de um lote para a Arquibancada Porto, exclusiva para clientes dos Cartões Porto. A comercialização será no dia 12 de junho, a partir das 12h (de Brasília).
O GP São Paulo, 21ª da temporada com 24 etapas previstas, acontecerá no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) em 9 de novembro, com as atividades de pista começando na sexta-feira (7). No sábado (8), haverá a Sprint a a classificação para a corrida.
PREÇO
O valor inicial do ingresso para a área exclusiva é a partir de R$956,25 (meia entrada), válido para os três dias do evento, ingressos estes limitados e sujeitos a disponibilidade.
Para mais informações, clique aqui.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025
11. GP da Áustria - Autódromo de Spielberg - 27 a 29/06/2025
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone 4 a 6/07/2025
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025*
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
****************************************************************
Maior craque irlandês, George Best completaria 79 anos
Se estivesse vivo, o irlandês George Best completaria 79 anos nesta quinta-feira (22).
Natural de Belfast, Best chegou a ser comparado a Pelé pelos britânicos, mas seus números são incomparavelmente inferiores ao do brasileiro.
Ídolo do Manchester United, onde jogou por 12 anos, entre 1962 e 1974, E marcou 178 gols em 466 jogos.
Rápido, bom driblador e finalizador agudo, Best não conseguiu se destacar em sua seleção. A Irlanda do Norte não teve em sua época jogadores de nível parecido ao dele, que teve como grande frustração profissional nunca ter disputado uma Copa do Mundo.
Polêmico fora de campo, o bon vivant George Best teve uma vida complicada; colecionou inúmeros romances e sofreu com o vício em bebidas alcoolicas. A dependência o levou à morte em 25 de novembro de 2005, aos 59 anos. Ele sofria de cirrose.
Viveu um momento marcante quando jogava pela equipe do Los Angeles Aztecs, em 1976, enfrentando Pelé, então jogador do Cosmos de Nova Iorque.
"Pelé me disse que eu era o melhor jogador do mundo. Essa foi a maior homenagem que recebi", disse o atacante irlandês.
Consciente do vício em bebidas alcoolicas, George Best declarou:
"Infelizmente não há antídoto contra o alcoolismo. A bebida foi o único adversário que não consegui superar", decretou.
Sua morte, em 25 de novembro de 2005, aos 59 anos, causou comoção na Irlanda do Norte. Estima-se que 100 mil pessoas estiveram nas ruas da capital do país acompanhando o cortejo fúnebre.
O aeroporto de Belfast recebeu seu nome, e o Ulster Bank emitiu 1 milhão de notas de 5 libras comemorativas, com a imagem de George Best.
ABAIXO, VÍDEO COM GOLS DE GEORGE BEST:
****************************************************************
Olhos no retrovisor: Pole de Dixon nas 500 Milhas de Indianápolis há oito anos; e Alonso fazendo bonito
Há exatos oito anos, o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi-Honda) conquistava a pole para 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, prova que acabou sendo vencida pelo japonês Takuma Sato (Andretti-Honda), que travou uma disputa eletrizante com o brasileiro Helio Castroneves (Penske-Chevrolet) na parte final no oval mais famoso do mundo.
Dixon segue firme na Indy e no próximo domingo, dia 28, estará no oval para mais uma edição das 500 Milhas, partindo da segunda fila, em quarto lugar, pela mesma equipe, a Chip-Ganassi.
Helinho completou a corrida na segunda colocação e o britânico Ed Jones ficou em terceiro. Tony Kanaan (Chip Ganassi-Honda) foi o quinto.
Aliás, Sato voltou a vencer as 500 Milhas de Indinápolis na edição de 2020.
Estreando na Indy, o espanhol Fernando Alonso, que na ocasião abriu mão de disputar o GP de Mônaco de Fórmula 1 pela McLaren-Honda, competiu justamente pelo time formado pela McLaren nas 500 Milhas e fez bonito na classificação, conquistando o quinto lugar no grid, partindo da segunda fila (nas 500 Milhas são três carros por fila).
Alonso, atualmente piloto da Aston Martin na Fórmula 1, fazendo um ótimo campeonato, chegou a liderar a prova, mas abandonou a 21 voltas para o final, quando foi traído por uma quebra no motor Honda, mesmo fabricante que equipava seu carro na Fórmula 1. Aliás, o equipamento na Fórmula 1 enfrentava problemas de confiabilidade, bem diferente do que acontece hoje, alocado aos carros da Red Bull e AlphaTauri.
NA CORRIDA, ACIDENTE FORTE COM DIXON
Se na classificação tudo foi perfeito para Scott Dixon, na corrida a dinâmica foi bem diferente.
Na volta 53, Jay Howard tocou no muro, perdeu velocidade, veio para o meio da pista e Scott Dixon o acerto em cheio. O carro de Dixon decolou e bateu perigosamente de lado na proteção lateral, è esquerda, felizmente sem ferimentos ao piloto.
Entrada do pace-car e interrupção da prova na volta 56. Todos os carros foram para o pit-lane para que os carros e detritos fossem recolhidos, o asfalto limpo e o alambrado consertado.
Dixon segue na Indy pela mesma equipe, a Chip Ganassi, e lidera o campeonato de 2021 com 176 pontos, 13 à frente de seu companheiro de equipe, o espanhol Álex Palou.
A PROVA DESTE ANO
A tradiional prova deste ano em Indianápolis está marcada para o dia 25 de maio, prova que terá o estreante Robert Shwartzman largando na pole-position. Foi uma surpresa o desempenho do russo que nunca disputou as 500 Milhas de Indianápolis, e jamais correu em uma pista oval. E mais: ele compete pela também estreante Prema Racing, equipe que se notabilizou nas categorias de monopostos na Europa (Fórmula 2 e 3). Desde 1983 um estreante não partia da pole nas 500 Milhas de Indianápolis. O feito foi do italiano Teo Fabi, hoje com 70 anos. Ele competia pela Forsythe Racing mas abandonou a prova que foi vencida pelo norte-americano Tom Sneva (Bignotti Carter).
Um piloto brasileiro está inscrito: é o ribeirão-pretano Helio Castroneves, vencedor nas edições de 2001, 2002, 2009 e 2021. Ele vai largar do final do pelotão, em 24º, com um dos três carros da Meyer Shank. Como 34 pilotos se inscreveram para a prova, e 33 largam, houve a necessidade do chamado "Bump-Day", e o norte-americano Jacob Abel (Dale Coyne) acabou eliminado.
Apenas outros três pilotos venceram a prova por quatro vezes: AJ Foyt, Al Unser (1939-2021) e Rick Mears. Helinho, pela Indy, disputa apenas as 500 Milhas de Indianápolis neste ano. Em contrapartida, faz a temporada completa da Stock Car pela primeira vez. Na etapa de abertura, em Interlagos (disputada em 4 de maio) ele terminou em 15º lugar.
GRID PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS DE 2017 (NOVE PRIMEIROS COLOCADOS)
O TREINO QUE DEFINIU A POLE DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS EM 2017
Os nove pilotos que se qualificaram no chamado "Fast Nine", foram à pista na ordem inversa das posições que conquistaram na sessão anterior, assim, Marco Andretti foi o primeiro a estabelecer sua marca, com média de 230.474 mph.
Em seguida, Tony Kanaan tomou a dianteira mas a alegria do brasileiro durou apenas até Fernando Alonso percorrer suas quatro voltas no mais famoso oval do mundo. O espanhol, naquela altura, era o líder, com 231.300 mph.
Depois foi a vez de Will Power, mas o australiano não foi melhor que nenhum de seus concorrentes.
O quinto a buscar sua classificação foi Alex Rossi, o vencedor da prova do ano anteiror. E o norte-americano mostrou velocidade. Com 231.487 mph, superou a marca de Alonso e subiu para o topo da tabela.
J.R.Hildebrand veio na sequência e cumpriu um bom papel para ficar com a terceira colocação, tirando Tony Kanaan da primeira fila.
Sétimo a entrar na pista, Scott Dixon fez 232.164 mph para assumir o primeiro lugar, restando as voltas de Takuma Sato e Ed Carpenter.
O japonês fez uma primeira volta mais rápida que Dixon, mas caiu de rendimento na segunda e nas outras duas, mas ainda assim ficou com o terceiro lugar.
Por fim, Ed Carpenter foi à luta para tentar tirar Dixon da pole, mas não conseguiu. Ele fez suas quatro passagens com a média de 231.664 mph, performance que lhe garantiu o segundo lugar.
Assim, a primeira fila ficou com: Scott Dixon, Ed Carpenter e Alex Rossi. Na segunda fila, Takuma Sato, Fernando Alonso e J.R.Hildebrand.
A terceira fila contou com Tony Kanaan, Marco Andretti e Will Power.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
****************************************************************
Achados & Perdidos: Pelé, em raríssimas fotos, sendo caçador e pescador antes da Copa de 1962
Pelé (1940-2022) provavelmente foi o ser humano mais fotografado em todos os tempos.
A Kodak, por exemplo, uma vez tentou contabilizar o número de imagens do ex-jogador, mas percebeu se tratar de uma tarefa impossível, e desistiu da empreitada...
Muitas imagens, porém, nunca foram vistas pelo grande público, caso destas, reveladas pelo Jornal da Cidade, de Bauru, em 20 de outubro de 2013.
Em 1962, antes da Copa do Chile, Pelé e seu pai Dondinho estiveram na cidade paulista de Mineiros do Tietê, cerca de 70 quilômetros distante de Bauru, para uma visita à Fazenda São João, da família Sbeghen, a convite de Jayme Antônio Sbeghen, então diretor do BAC (Bauru Atlético Clube), onde distraiu-se pescando tilápias e lambaris e caçando codornas e inhambus, em uma época em que a caça era permitida.
"Ele era brincalhão e gostava de pescar. Ele também ficava muito no terreiro e gostava de ver o café secando ao sol", disse Lilian Clarisse Sbeghen Matheus na matéria veiculada no Jornal da Cidade, de Bauru.
Abaixo, imagens de Pelé enviadas por Luciano Dias Pires. O craque, então aos 22 anos, já mundialmente conhecido, conservava o mesmo jeito de menino do interior.
Pelé, último da esquerda para a direita, faz sua pontaria. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
Pelé, preparando-se para pescar, com José Sbeghen, proprietário da Fazenda São João (primeiro, da esquerda para a direita), com os filhos João e Jaime. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
Jayme Sbeghen com as filhas Regina e Lilian, ao lado de Pelé. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
No centro, João Sbeghen Neto e seu filho Zezinho entre Pelé e Dondinho, no terreiro de café
da Fazenda São João, em 1962. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
Pelé, José Sbeghen e Dondinho no terreiro de café da Fazenda São João, em 1962. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
João Sbeghen Neto e Pelé, que calçava tênis com os cadarços amarrados nas canelas. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
A família Sbeghen recebendo Pelé e Dondinho na Fazenda São João, em 1962. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
A mesma casa. Regina Sbeghen, Lilian Sbeghen Matheus, Maria Cristina Sbeghen e Sônia Maria. As mesmas que aparecem meninas na foto anterior, em 1962, na imagem de 2013. Foto: Jornal da Cidade - Bauru
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE DONDINHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
****************************************************************
Em vídeo, "Antes & Depois" de zagueiros marcantes do São Paulo Futebol Clube
Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de zagueiros que marcaram época defendendo as gloriosas cores do São Paulo Futebol Clube.
É claro que o torcedor tricolor poderá lembrar de outros nomes, que oportunamente serão homenageados, mas nesta semana selecionamos alguns que brilharam em diferentes épocas, cada um com seu estilo.
Tanto pela raça, como Diego Lugano e Pablo Furlán (ambos uruguaios), como pela técnica apurada, exemplos de Roberto Dias e Mauro Ramos de Oliveira.
Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.
VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
****************************************************************
Parabéns, Nunes! Ex-centroavante, que completa 71 anos, brilhou no Mundial de Clubes do Fla
Completando 71 anos nesta terça-feira (20), o sergipano Nunes, ex-centroavante do Flamengo e Santa Cruz, entre outros, foi peça fundamental na conquista do Mundial de Clubes do Mengo em 1981, marcando dois dos três gols sobre o Liverpool, no jogo realizado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.
O outro tento foi do saudoso Adílio (1956-2024). O Rubro-Negro era comandado por Paulo César Carpegiani, que havia encerrado sua carreira naquele mesmo ano de 1981 pelo Flamengo e havia assumido o comando técnico da equipe em seguida, aos 32 anos de idade.
João Batista Nunes começou sua carreira pelo Confiança (SE), mas se notabilizou por sua passagem brilhante pelo Santa Cruz (PE), provocando o interesse do Fluminense (RJ), mas esteve nas Laranjeiras por um curto período, entre 1978 e 1979, para em seguida defender o Monterrey (México).
A volta triunfal ao Brasil foi para integrar o Flamengo, onde encontrou uma equipe fortíssima, ao lado de Zico, Adílio, Tita e Júnior, entre outros.
Após a conquista da Libertadores da América em 1981 (o Flamengo passou pelo Cobreloa, do Chile), foi o titular da camisa 9 rubro-negra na decisão do Mundial de Clubes diante dos ingleses do Liverpool.
Nunes abriu o placar logo aos 13 minutos da primeira etapa, após receber lançamento preciso de Zico, tocando na saida do goleiro Grobbelaar. Adílio, aproveitando rebote do goleiro, após cobrança de falta de Zico, marcou o segundo, aos 34. Ainda na primeira etapa, aos 41 minutos, fechou o placar da decisão, agora sendo lançado por Adílio.
Tornou-se treinador de futebol, com passagem pelo América de Manaus, entre outros, e atualmente reside no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA QUE DECIDIU O MUNDIAL DE CLUBES DE 1981
Flamengo 3 x 0 Liverpool
Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão)
Data: domingo, 13 de dezembro de 1981
Público: 62 mil pagantes
Gols: Nunes (aos 13 minutos, Adílio aos 34 e Nunes aos 41, todos os gols na primeira etapa).
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Bob Paisley.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS GOLS DE FLAMENGO 3 X 0 LIVERPOOL, EM 13 DE DEZEMBRO DE 1981
****************************************************************
Saudade: Há seis anos morria Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1
Para o jornalista Claudio Carsughi, o ponto diferencial de Lauda em relação aos seus oponentes foi a `tática de corrida, que lhe valeu o apelido de computador´, sabendo o que era necessário para que somasse pontos para vencer um campeonato.
"A característica que mais marcou sua carreira e lhe valeu o apelido de “computador” foi a tática de corrida, o saber em todo momento o que era melhor fazer, se atacar no limite do carro ou resguardá-lo para chegar até a bandeirada. Sempre tendo em mente a disputa do Mundial, e os pontos necessários para vencê-lo", pondera Carsughi, que exemplificou esta virtude do austríaco na conquista de seu terceiro título na F1, em 1984, derrotando seu companheiro de equipe na McLaren, o francês Alain Prost.
O jornalista e escritor Celso Unzelte é o convidado desta terça-feira (20), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
O tem central do encontro será saudoso Nilton Santos (1925-2013), que ganhou a alcunha de "Enciclopédia do Futebol".
Nada mais apropriado que Celso Unzelte, professor universitário e atualmente comentarista da ESPN para discorrer sobre o assunto, afinal ele é um pesquisador que também pode ser considerado uma "Enciclopédia do Futebol", com diversos livros publicados, que envolveram intensa pesquisa do jornalista, entre eles o "Almanaque do Timão", esmerada obra reunindo todos os jogos disputados pelo Sport Club Corinthians Paulista, e ainda as respectivas escalações destes e também os jogadores e treinadores que passaram pelo clube, entre outros detalhes.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
****************************************************************
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
O dia 18 de setembro de 2011 marcou um momento emocionante para o jornalista e publicitário Milton Neves, agraciado com o Título de Cidadão Natalense, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Natal (RN), por preposição do então vereador Edivan Martins (PV), presidente da mesma.
O saudoso Marinho Chagas (1952-2014) foi um dos presentes na ocasião, que reuniu autoridades e munícipes.
"Puxa, só de lembrar do Marinho Chagas, eu choro. Que jogador espetacular e que pessoa maravilhosa. Me sinto muito orgulhoso por ter em minha galeria de Títulos de Cidadão o da linda Natal, cidade onde o Marinho nasceu e deu seus primeiros passos no futebol, primeiro no Riachuelo e depois no ABC. Sou torcedor do ABC em Natal por causa do Marinho", comentou Milton em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
EM ORDEM ALFABÉTICA, TODOS OS TÍTULOS DE CIDADÃO OUTORGADOS A MILTON NEVES
Agudos (SP), Alegrete (RS), Alfenas (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), Areado (SP), Ariranha (SP), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Botelhos (MG), Cabo Frio (RJ), Caieiras (SP), Cambuquira (MG), Campinas (SP), Carapicuiba (SP), Carolina (PI), Cotia (SP), Curitiba (PR), Erechim (RS), Fama (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Fortaleza (CE), Goiás, Guaranésia (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Guaxupé (MG), Igaraçu do Tietê (SP), Itanhaém (SP), Itobi (SP), Ituverava (SP), Jaú (SP), Lavras (MG), Lins (SP), Machado (MG), Mato Grosso, Mauá (SP), Monte Belo (MG), Natal (RN), Peruíbe (SP), Pindamonhangaba (SP), Piratininga (SP), Porto Feliz (SP), Presidente Prudente (SP), Quadra (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Pardo, São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP), Tatuí (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Três Pontas (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
****************************************************************
Saudade: Tricampeão de Fórmula 1, Jack Brabham morria há 11 anos
Há exatos 11 anos, e, decorrência de causas naturais, morria o australiano Jack Brabham, piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 (em 1959 e 1960 pela Cooper e em 1966 pela Brabham, equipe que fundou). Ele viveu até os 88 anos e morava em Gold Cost, no leste da Austrália.
Nascido em Hurtsville, Austrália, em 2 de abril de 1926, seu envolvimento com os carros começou aos 15 anos, quando começou a trabalhar em uma oficina mecânica. Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu tardiamente, aos 29 anos, no GP da Grã Bretanha, em 1955.
Sua primeira vitória foi no GP de Mônaco de 1959 com um Cooper-Climax, exatamente no ano em que venceu seu primeiro título mundial na principal categoria do automobilis
Saudade: Há dois anos morria o ex-piloto Xandy Negrão
24/05/2025Milton Neves, na Câmara Municipal de São Paulo, na 'Homenagem aos Jornalistas Esportivos'
24/05/2025Achados & Perdidos: Uma 'voadora' que custou nove meses de suspensão para o aniversariante Éric Cantona
24/05/2025F1: Norris desbanca Leclerc com volta mágica e fica com a pole para o GP de Mônaco
24/05/2025Após classificação na Copa do Brasil, São Paulo tem o Mirassol pela frente no Brasileiro; as formações
24/05/2025