Bia Figueiredo

Ex-pilota da Indy

por Marcos Júnior Micheletti

Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, a pilota Bia Figueiredo, nasceu em São Paulo no dia 18 de março de 1985.

É casada desde janeiro de 2016 com Fábio de Souza. O casal reuniu cerca de 400 convidados na festa do casamento no Rio de Janeiro, que contou com show do artista Tiago Abravanel. A lua de mel de Bia e Fábio foi na Tailândia e em Paris, por duas semanas.

Em 20 de janeiro de 2020, aos 34 anos, anunciou sua gravidez, informando que ficaria fora do automobilismo pelo menos até novembro do mesmo ano. Ele integrava a equipe de Andreas Mattheis na Stock Car, categoria pela qual competia desde 2014. 

PRISÃO DO MARIDO

Em 25 de junho de 2020, em ação do Ministério Público do Rio de Janeiro, Fábio de Souza, marido de Bia, foi preso, acusado de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Seu pai, Juracy Souza, também foi preso. Eles adminsitravam o Instituto dos Lagos Rio, acusados de terem desviado mais de R$ 9 milhões dos cofres públicos estaduais. Uma empresa de Bia Figueiredo, a B3Três, recebeu R$ 1.576.000,00 da F71, empresa pertencente ao seu marido e ao seu sogro. Em reportagem veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, no mesmo dia da prisão do marido, Bia Figueiredo declarou que não tinha detalhes do processo e que ficou sabendo dos fatos pela imprensa. Ainda ressaltou que não se envolve nos negócios do marido e nem da familia dele. E, grávida (de oito meses), estava focada em sua saúde e na saúde do bebê. 

A Ipiranga, patrocinadora da pilota de longa data, anunciou no mesmo dia a suspensão do contrato com Bia Figueiredo, aguardando os esclarecimentos dos fatos. Clique aqui e veja matéria completa publicada no Portal Terceiro Tempo, incluindo a nota oficial da Ipiranga.

Um dia depois, a Audi, que também apoiava a pilota, também anunciou que não renovaria o contrato com Bia Figueiredo, que se encerraria em 30 de junho de 2020.

CARREIRA NO AUTOMOBILISMO

Mesmo sem nenhum familiar envolvido com automobilismo (é filha do psiquiatra Jorge Cesar Gomes de Figueiredo e da dentista Marcia Regina Ribeiro Caselato Gomes de Figueiredo), Bia Figueiredo se apaixonou por esporte a motor desde a infância, começando no kart aos oito anos de idade, categoria pela qual competiu entre 1993 e 2002. Como kartista enfrentou dificuldades, pois não foi fácil para os meninos se acostumarem à concorrência de uma menina que mostrava talento e velocidade, comprovados por dois vice-campeonatos paulistas e brasileiros.

 

Depois do kart competiu na Fórmula Renault (2004 e 2005), onde conseguiu o feito inédito para uma mulher, vencendo uma prova. Pela Fórmula 3 Sul-Americana, em 2006, tornou-se a primeira mulher a conquistar uma pole nesta categoria. Depois, também conseguiu outros feitos inéditos para uma mulher no automobilismo, como única a vencer  uma prova no Desafio Internacional das Estrelas de Kart (a 2ª bateria disputada em 2010 em Florianópolis), primeira a ganhar uma prova na Indy Lights e primeira brasileira a participar da Fórmula Indy, categoria pela qual competiu entre 2010 e 2013.

Teve uma experiência na A1 GP, participando do programa Rookie Dirivers com a equipe brasileira na China, a convite de Emerson Fittipaldi, experiência que teve também em 2009.

 

Na Indy, em 2010, Bia estreou justamente na primeira edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi, terminando a prova na 13ª colocação, pela equipe Dreyer & Reinbold. Ainda em 2010 conseguiu outro feito marcante, classificando-se para as 500 Milhas de Indianápolis, completando a prova em 21º lugar, entre 33 carros que largaram.

Também disputou a temporada de 2011 pela Dreyer & Reinbold. Em 2012 foi piloto da equipe Andretti Motorsport e em 2013 novamente competiu pela Dreyer & Reinbold.

 

 

Desde 2014 está na Stock Car. Em 2014 foi piloto da equipe ProGP e em 2015 da Bassani Racing.

Em 25 de fevereiro de 2016 anunciou a renovação de contrato com a equipe Bassani Racing para disputar mais uma temporada na Stock Car.

Em 17 de março de 2017 a Full Time anunciou a contratação de Bia Figueiredo para a temporada na Stock Car, ao lado de outros três pilotos: Rubens Barrichello, Allam Khodair e Lucas Foresti.

Em outubro de 2017, Bia Figueiredo divulgou um vídeo sobre o funcionamento do volante da Stock Car. Clique aqui e veja a matéria completa no Portal Terceiro Tempo.

Em 1º de fevereiro de 2018 foi anunciada para guiar um dos carros da equipe Ipiranga Racing (de Andreas Mattheis) na Stock Car, formando dupla com Thiago Camilo.

ABAIXO, EM FEVEREIRO DE 2018, VÍDEO COM A PARTICIPAÇÃO DE BIA FIGUEIREDO NO BELLA MACCHINA, PROGRAMA DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, ENTREVISTADA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI 

ABAIXO, ÚLTIMA PARTE DA 2ª BATERIA DO DESAFIO INTERNACIONAL DAS ESTRELAS DE KART NA ARENA SAPIENS EM FLORIANÓPOLIS, NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2010, COM VITÓRIA DE BIA FIGUEIREDO

Corintiana fanática, Bia Figueiredo participou da coluna "Personalidade" da página de Milton Neves no jornal "Agora S.Paulo" em maio de 2010. Veja abaixo:

1 .  Qual o seu time?
 Meu time é o Corinthians.
 
2 . Qual o jogo que mais marcante?
 A final Corinthians x Vasco em 2000, valendo o Campeonato Mundial da FIFA .
 
3 . Qual a sua seleção de todos os tempos?
 A seleção brasileira de 1970. Mesmo não a tendo acompanhado ao vivo, os lances e jogadas dessa seleção são mágicos.
 
4 . Qual a camisa mais bonita?
 A camisa do Brasil.
 
5 .  Qual o melhor e o pior esporte?
 Gosto de todos os esportes. O melhor esporte é o automobilismo e não tenho um pior esporte a indicar.

6 . Em que rádio você ouve futebol?
 Geralmente na Transamérica FM.
 
 7.  A revista que você lê
 Leio muitas, como a Exame, a Lance A+ e a Revista da Folha, mas a Veja é que eu leio toda a semana sem falta.
 
8 . Qual o melhor e o pior presidente da história do Brasil ?
 Acredito que não teve o melhor e o pior da história do Brasil. Os presidentes dos últimos 16 anos conseguiram dar estabilidade econômica ao país e para mim os piores presidentes foram aqueles cujos governos torturavam pessoas
 
9 . A personalidade marcante em sua vida
 Ayrton Senna.
 
10 .  Narrador esportivo de TV e de rádio
 Téo José e  Éder Luís.
 
11 . Comentarista esportivo de TV e de rádio
 Reginaldo Leme e Claudio Carsughi.
 
12 . Repórter esportivo de TV e de rádio
 Celso Miranda.
 
13 . Apresentador esportivo de TV e de rádio
 Renata Fan e Milton Neves.

14 . Apresentador de auditório de TV
 Silvio Santos, inigualável.
 
15 . Melhor ator e melhor atriz no Brasil
 Fernanda Montenegro e Tony Ramos.
 
16 . Jornalista de TV
 Fátima Bernardes.
 
17 .Programa esportivo de TV
 Esporte Espetacular.
 
18 .Quem melhor escreve sobre esporte no Brasil?
 Álvaro José Paes Leme.
 
19 . Melhor e o pior cartola
 Melhor é o Andrés Sanchez. Não tenho um pior cartola a indicar.
 
20.  Melhor e o pior técnico
 Melhores são o Mourinho da Inter de Milão e o Felipão Não tenho um pior técnico a indicar.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES