Nunes

Ex-atacante do Flamengo

por Rogério Micheletti

João Batista Nunes de Oliveira, o ex-centroavante Nunes, o João Danado, do Flamengo, mora no bairro da Posse em Nova Iguaçu (RJ) e trabalha como treinador. 

Em 1981, ao lado de jogadores como Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita e Nei Dias, ele ajudou o time carioca a conquistar a Libertadores e depois a levantar o Mundial contra o Liverpool (Nunes fez dois gols na vitória por 3 a 0).

Nunes comandou alguns times juniores do Flamengo, preparando principalmente atacantes. "Acho que deveria existir preparador de centroavantes assim como existe preparador de goleiros. Sonho implantar isso no futebol brasileiro", disse em entrevista ao site TT.

Em 2008, assumiu o comando do América de Manaus, que disputa o Campeonato Amazonense. Depois de perder quase tudo que tinha no lançamento de dois discos de pagode, vive também de patrocínio do boné que usa de uma confecção de Vilar dos Teles, também de Nova Iguaçu.

No corpo a corpo, o ex-ídolo rubro-negro vende uma fita de vídeo com seus gols mais importantes.

Nascido no dia 20 de maio de 1954, em Cedro de São João (SE), Nunes começou a carreira profissional, em 74, no Confiança (SE) e em 76 foi negociado com o Santa Cruz, clube no qual brilhou até 1978. Antes de fazer sucesso no Fla, Nunes vestiu a camisa do Fluminense em 78.

A passagem pelas Laranjeiras foi meteórica. Do Tricolor, seguiu para o Monterrey, do México, em 1979. E da América Central, para a Gávea, em 1980. Após conquistar vários títulos na Gávea, destacando-se o Brasileiro de 80 e o Mundial de 81, Nunes atuou pelo Botafogo (RJ), Náutico, Boavista (Portugal), Santos, Atlético Mineiro, Volta Redonda (RJ) e Flamengo de Varginha. Confira abaixo a descrição de alguns gols de Nunes.

10/11/76 - ARRUDA - SANTA CRUZ 2 X 4 CORITIBA
Nunes, o Cabelo de Fogo, marcando contra o Coxa. Após cobrança de falta pela direita, Nunes recebe passe de cabeça dentro da área e fuzila contra a meta do goleiro Jairo.
01/09/78 - MARACANÃ - BOTAFOGO 3 X 2 FLUMINENSE
Nunes no Tricolor das Laranjeiras. Ele marca em cobrança de pênalti. O goleiro Zé Carlos, do Botafogo, nem apareceu na foto.
13/04/80 - MARACANÃ - FLAMENGO 6 X 2 PALMEIRAS
O ponta-direita Reinaldo cruza, o zagueiro Beto Fuscão erra o tempo da bola, melhor para Nunes que domina e chuta forte vencendo o goleiro Gilmar.
17/02/82 - MORUMBI - SÃO PAULO 3 X 4 FLAMENGO
O irresistível Fla de 82 derrotando o São Paulo em pleno Morumbi. O bom meia-direita Adílio recebe de Zico e cruza para Nunes, com muita facilidade, cutucar para o fundo do gol de Waldir Peres. O lateral-esquerdo Marinho Peres, do São Paulo, pediu impedimento, mas não adiantou. Festa do Nunes acompanhado do catarinense Lico.

Ainda aqui, confira o e-mail enviado pelo jornalista e historiador Severino Filho no dia 11 de dezembro de 2009, relatando uma curiosidade da carreira de Nunes, que aconteceu antes de ele se profissionalizar:


De: severinofilho
Enviada em: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 15:07
Para: redacao
Assunto: OUTRA DO NUNES - EX-ATACANTE DO FLAMENGO
Caro,
Na história do Nunes, pode ser interessante registrar o episódio que aconteceu com ele ainda adolescente.
Nunes esteve fazendo testes na escolinha do Flamengo do Rio, e foi dispensado pelo técnico Modesto Bria. Ao deixar a Gávea, profetizou com os companheiros:
"Um dia eles vão me querer de volta, mas aí terão que desembolsar muito dinheiro".
Foi o que aconteceu alguns anos depois, quando o Flamengo teve que desembolsar uma boa grana para ter Nunes como seu atacante a partir de 1980.
É isso,
Abs,
Severino Filho
(jornalista e historiador"

O Portal Terceiro Tempo recebeu no dia 28 de julho de 2011 de Rodrigo Tolentino Nunes, o e-mail abaixo sobre o ex-jogador Nunes:

"Olá a todos do TERCEIRO TEMPO,

Meu nome é RODRIGO TOLENTINO sou sócio do clube e contribuo com diversas áreas do Flamengo desde criança.

Gostaria de avisar que atualmente o NUNES é o patrono de nossa pelada, a mais tradicional do clube que completou 35 anos este mês.

O NUNES joga conosco quase todos os sábados.

Temos um blog e um site com algumas fotos.

SITE - http://flapel.com/
BLOG - http://flapelrio.blogspot.com/

Abraços,
SRN,

Rodrigo Tolentino Nunes
Socioeconomia/MeioAntrópico
Engenharia de Avaliação Ambiental
PETROBRAS - IETEG/ETEG/EAMB
Edifício Torre Almirante - EDITA"

ver mais notícias

Nunes fez 214 jogos pelo Flamengo e marcou 99 gols, 51 deles em 1981, ano em que o rubro-negro conquistou a Libertadores e o Mundial.

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES