por Marcos Júnior Micheletti
O argentino Juan Pablo Vojvoda Rizzo, ex-zagueiro que atuou profissionalmente entre 1995 e 2012, atualmente é o treinador do Fortaleza, clube que assumiu em maio de 2021, já conquistando o título do Campeonato Cearense naquela temporada, emendando com mais duas conquistas seguidas no Estaduale, 2022 e 2023. Pelo Fortaleza, ainda conquistou a Copa do Nordeste em 2022 e 2024.
Natural da cidade argentina de General Baldissera, onde nasceu em 13 de maio e 1975, Vojvoda começou sua carreira como jogador de futebol profissional pelo Newell´s Old Boys em 1995, permanecendo no clube até 2002, mas neste período foi emprestado ao Compostela (da Espanha).
Permaneceu no futebol espanhol, onde atuou pelo Algeciras e Cultural Leonesa, para depois regressar á Argentina, onde vestiu as camisas do Tiro Federal, Sportivo Belgrano e Sarmiento, este o seu último clube, em 2012, para quatro anos depois iniciar sua trajetória como treinador, pelo Newell´s Old Boys, mesmo clube pelo qual debutou como atleta profissional.
Seus primeiros clubes como treinador foram todos argentinos. Depois do Newell´s, Vojvoda treinou o Defensa y Justicia, Talleres, Huracán e Unión La Calera, para na sequência aceitar o convite em assumir o comando técnico do Fortaleza.
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita