Diego Forlán

Atacante uruguaio
por Diogo Miloni

Diego Forlán Corazzo, ou apenas Diego Forlán, é um atacante uruguaio que simboliza a técnica e a raça celeste. No dia 4 de janeiro de 2018, o Kitchee Football Team, de Hong Kong, anunciou o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 como seu novo reforço.
 
Em 20 de dezembro de 2019 o Peãrol (Uruguai) anunciou Diego Forlán como seu novo treinador.
 
Natural de Montevidéu, Diego nasceu no dia 19 de maio de 1979 e é filho do lendário ex-lateral Pablo Forlán, que fez muito sucesso defendendo as camisas de Peñarol, São Paulo e Seleção Uruguaia.

O início no esporte não foi nos campos de futebol, mas sim nas quadras de tênis, onde Forlán se destacava. Por influência familiar, o garoto decidiu abandonar as raquetadas e seguiu os passos da tradição familiar indo atuar nas categorias de base do Peñarol.

Ainda como juvenil, Diego mudou-se para a vizinha Argentina, transferindo-se para o Independiente, clube tradicional de Avellaneda. Em 1998, na equipe albiceleste, o uruguaio se profissionalizou e logo conseguiu lugar no time titular.

Bons jogos e muitos gols renderam a primeira transferência de um uruguaio para o futebol inglês. Em 2002, Diego Forlán acertou sua ida para o Manchester United, onde jogou ao lado de grandes craques como: Verón, Barthez, Beckham, Giggs, Van Nistelrooy e Scholes.

Pelos Red Devils conquistou dois títulos, a Premier League, em 2002/03 e a FA Cup, em 2003/04, mas não conseguiu ser unanimidade entre os torcedores e acabou sendo negociado no final de 2004.

Deixando a Inglaterra, mas sem sair da Europa, Diego mudou-se para o Villareal, equipe de nível intermediário no país ibérico. Entre 2004 e 2007, foram 106 partidas, com 56 gols. Uma ótima média para o atacante uruguaio que voltou aos olhos do continente com a camisa amarela.

Em seguida, Forlán ascendeu para o Atlético de Madrid, equipe também espanhola mas com mais tradição que o Villareal. No time da capital da Espanha foram quatro temporadas, entre 2007 e 2011, e também muitos títulos. Uma Copa da Uefa e a Supercopa da Uefa, ambas em 2010. 
 
Na Seleção Uruguaia, Diego Forlán recebeu o apelido de "o Príncipe", e comandou a ótima campanha na Copa do Mundo de 2010, quando a Celeste Olímpica levou o quarto lugar, e o título da Copa América, em 2011.
 
Em 2014 acertou sua transferência para o Cerezo Osaka do Japão e no dia 12 de março de 2015 o atleta anunciou sua aposentadoria da seleção do Uruguai. 
 
Em julho de 2015 o jogador acertou sua transferência do Cerezo Osaka para o Peñarol, do Uruguai. Ainda atuou no futebol indiano e de Hong Kong, encerrando sua carreira como jogador em 2018.
 
Em 20 de dezembro de 2019 foi anunciado como novo treinador do Peñarol, do Uruguai.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES