Diego Forlán

Atacante uruguaio
por Diogo Miloni

Diego Forlán Corazzo, ou apenas Diego Forlán, é um atacante uruguaio que simboliza a técnica e a raça celeste. No dia 4 de janeiro de 2018, o Kitchee Football Team, de Hong Kong, anunciou o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 como seu novo reforço.
 
Em 20 de dezembro de 2019 o Peãrol (Uruguai) anunciou Diego Forlán como seu novo treinador. Sua passagem pelo clube durou apenas 11 jogos. Em 18 de março de 2021 Forlán foi anunciado como treinador do Atlético Atenas, clube da segunda divisão do Uruguai.
 
Natural de Montevidéu, Diego nasceu no dia 19 de maio de 1979 e é filho do lendário ex-lateral Pablo Forlán, que fez muito sucesso defendendo as camisas de Peñarol, São Paulo e Seleção Uruguaia.

O início no esporte não foi nos campos de futebol, mas sim nas quadras de tênis, onde Forlán se destacava. Por influência familiar, o garoto decidiu abandonar as raquetadas e seguiu os passos da tradição familiar indo atuar nas categorias de base do Peñarol.

Ainda como juvenil, Diego mudou-se para a vizinha Argentina, transferindo-se para o Independiente, clube tradicional de Avellaneda. Em 1998, na equipe albiceleste, o uruguaio se profissionalizou e logo conseguiu lugar no time titular.

Bons jogos e muitos gols renderam a primeira transferência de um uruguaio para o futebol inglês. Em 2002, Diego Forlán acertou sua ida para o Manchester United, onde jogou ao lado de grandes craques como: Verón, Barthez, Beckham, Giggs, Van Nistelrooy e Scholes.

Pelos Red Devils conquistou dois títulos, a Premier League, em 2002/03 e a FA Cup, em 2003/04, mas não conseguiu ser unanimidade entre os torcedores e acabou sendo negociado no final de 2004.

Deixando a Inglaterra, mas sem sair da Europa, Diego mudou-se para o Villareal, equipe de nível intermediário no país ibérico. Entre 2004 e 2007, foram 106 partidas, com 56 gols. Uma ótima média para o atacante uruguaio que voltou aos olhos do continente com a camisa amarela.

Em seguida, Forlán ascendeu para o Atlético de Madrid, equipe também espanhola mas com mais tradição que o Villareal. No time da capital da Espanha foram quatro temporadas, entre 2007 e 2011, e também muitos títulos. Uma Copa da Uefa e a Supercopa da Uefa, ambas em 2010. 
 
Na Seleção Uruguaia, Diego Forlán recebeu o apelido de "o Príncipe", e comandou a ótima campanha na Copa do Mundo de 2010, quando a Celeste Olímpica levou o quarto lugar, e o título da Copa América, em 2011.
 
Em 2014 acertou sua transferência para o Cerezo Osaka do Japão e no dia 12 de março de 2015 o atleta anunciou sua aposentadoria da seleção do Uruguai. 
 
Em julho de 2015 o jogador acertou sua transferência do Cerezo Osaka para o Peñarol, do Uruguai. Ainda atuou no futebol indiano e de Hong Kong, encerrando sua carreira como jogador em 2018.
 
Em 20 de dezembro de 2019 foi anunciado como novo treinador do Peñarol, do Uruguai.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES