Adilio

Ex-meia do Flamengo e Coritiba
por Rogério Micheletti 
 
Ótimo meia-direita do Flamengo nos anos 70 e 80, Adílio, o Adílio de Oliveira Gonçalves morreu em 5 de agosto de 2024, aos 68 anos, vítima de câncer no pâncreas.
 
Adílio, que nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 15 de maio de 1956,  trabalhou com escolinhas de futebol e depois foi técnico das categorias de base do Flamengo.
 
NOTA OFICIAL DO FLAMENGO SOBRE ADÍLIO, NO DIA DO ÓBITO DE SEU EX-ATLETA
 
"Mais do que um ídolo, Adílio era parte da Nação e representou em campo e na vida o que é ser Flamengo. Todo rubro-negro tem o privilégio de poder reverenciar o "Brown" como integrante da prateleira mais alta do nosso panteão. Hoje, nos despedimos do nosso Camisa 8, mas para nossa sorte, assim como o traçado do número eternizado, Adílio é infinito."
 
O INÍCIO DA CARREIRA
 
Foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon. Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Rui Rei, Antunes, Ernani,  Júlio César Urigueller e Paulinho Pereira. Todos costumavam jogar bola também na Praia do Pinto.

O ex-meia-direita do Flamengo, entre 1976 e 1987, encerrou a carrreira no início da década de 90, quando atuou em clubes do interior do Rio e Madureira.

Habilidoso e criativo, Adílio formou com Zico e Andrade um dos melhores meio-campo do Flamengo. Com eles, o rubro-negro faturou o Mundial de 1981, a Libertadores de 81, os Brasileiros de 80, 82 e 83. Ao todo, ele fez 611 jogos (471 vitórias, 147 empates e 93 derrotas) e marcou 128 gols (números do "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf.

Adílio deixou o Flamengo em 1987. A camisa 8 do Fla foi usada naquele ano pelo jovem Aílton. No mesmo ano, Adílio teve uma discreta passagem no Coritiba e em seguida foi jogar no futebol equatoriano no time do Barcelona. Voltou ao Brasil, atuou em times menores do Rio de Janeiro e encerrou a carreira. Foi um dos melhores amigos de Zico nos tempos de Gávea.

No dia 3 de dezembro de 2017, Adilio foi o entrevistado de Milton Neves no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo:

No dia 04 de novembro de 2018, Adílio participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e falou sobre o Flamengo, que jogaria naquela tarde contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Confira a entrevista:

No dia 24 de novembro de 2019, um dia após o Flamengo conquistar o bicampeonato da Libertadores da América, Adílio conversou com Milton Neves, no Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES