Já conversei com vocês aqui neste espaço sobre uma possível nova ordem no futebol, tendo em vista que temos visto "pequenos" se agigantando e "gigantes" se apequenando com dirigentes gulosos e incompetentes.

E falamos também sobre a possibilidade de a Série B do ano que vem ser a maior da história, com tanto gigante flertando ou já praticamente casando com o Z-4.

Mas agora quero fazer uma nova pergunta ao amigo internauta: será que teremos em 2025 uma Série B mais interessante do que a Série A?

Não estou falando de qualidade técnica, já que os times da primeirona estarão lá por merecimento.

Mas com o Santos podendo permanecer e Corinthians, Fluminense, Vasco e Grêmio com grandes chances de cair, a quantidade de clássicos na segunda divisão chamaria muito a atenção.

Imaginemos uma rodada de Série A com Palmeiras x Cuiabá, Flamengo x Bragantino e São Paulo x Juventude.

Enquanto isso, na Série B, bastaria um clássico entre Corinthians e Santos ou entre Fluminense e Vasco para dar mais audiência do que esses modorrentos jogos da primeira divisão.

Capaz de a CBF até dobrar o valor dos direitos de transmissão do campeonato!

E é claro que considero isso tudo uma triste constatação.

Mas os clubes que estão nesta situação, INCLUSIVE O MEU SANTOS, fizeram por merecer.

Conseguiram, minha gente, quebrar alguns dos grandes expoentes do nosso futebol brasileiro.

É inacreditável!

E o pior é que a sensação é de que teremos outros "grandões" engordando esta lista em breve.

Dá para duvidar?

 

************************************************

Milton Neves, no The Noite, reitera: " Vou voltar à TV"

Na entrevista exibida na noite da última quinta-feira (27) pelo SBT, ao programa The Noite, comandado por Danilo Gentili, o jornalista e publicitário Milton Neves reiterou que não está aposentado e voltará à televisão.

“Vou voltar, é claro. Tenho uma audiência represada enorme no rádio e na televisão, mas me auto afastei. Pedi demissão da Bandeirantes faltando uns 10 dias para acabar o meu contrato. Publiquei a carta, considerada a mais digna de um empregado perante o Johnny Saad. Abri mão de todo ou qualquer eventual direito”, ponderou Milton, que segue antenado e comandando o Portal Terceiro Tempo, site que abarca o maior acervo de memória esportiva, com a seção `Que Fim Levou?´.

"Sou o Milton Neves vendedor de passados e uma das coisas que eu mais gosto é o `Que Fim Levou?´. Para mim, acendeu a luz, é comigo mesmo. Futebol, não teve, não tem e não vai ter apresentador como o Milton Neves no rádio. Eu gosto mais de rádio, nasci no rádio”, completou.

O Portal Terceiro Tempo, aliás, também hospeda o Blog do Milton Neves, onde diariamente o jornalista publica posts sobre os jogos e os acontecimentos cotidianos do mundo da bola, sempre com suas pitadas polêmicas.

O Portal Terceiro Tempo ainda conta com uma robusta área de notícias, tanto de futebol como de automobilismo.

OUTRO MOMENTO DA ENTREVISTA A DANILO GENITLI...

Enontro com Silvio Santos no Salão do Jassa

“O Jassa disse: `Sabe quem está aí? O Silvio Santos´ Eu respondi: `Quero ver esse homem de perto´. Foi a primeira e única vez que eu o vi. Entrei, fiquei de pé olhando-o e ele disse: `Moço, você está triste, né?´ Olha o reflexo dele. Foi o auge da minha depressão pela perda da minha esposa... Não falei nada, fiquei com vergonha. Aí ele saiu da sala e o Jassa foi dar uns retoques no cabelo dele. De enxerido, fui com o pente e fiquei fingindo que estava penteando-o. Saiu em tudo quanto é lugar”, relembrou Milton, que não tem dúvida com relação às figuras mais importantes do País.

“Os caras mais importantes da República Federativa do Brasil, para mim, são Pelé e Silvio Santos. Dois ícones”, decretou.

ABAIXO, A ÍNTEGRA DO PROGRAMA, EXIBIDO EM 27 DE JUNHO DE 2024

Milton durante a entrevista a Danilo Gentili no The Noite do SBT. Foto: Divulgação/SBT 

************************************************

Parabéns, Manfrini! Relembre o gol do aniversariante pelo Palmeiras no Paulistão de 1973

Um dos bons meias de sua geração, Manfrini completa 74 anos neste domingo (23).

Paulistano do bairro da Mooca, Manfrini, dono de um estilo clássico, começou sua carreira pela Ponte, teve uma curta passagem pelo Palmeiras e destacou-se no Fluminense entre 1973 e 1975, inclusive sendo artilheiro do Campeonato Carioca de 73, com 13 gols.

Ainda jogou no Botafogo (RJ) e encerrrou sua carreira pelo Clube Atlético Juventus, do bairro da Mooca, onde viveu durante sua infância e adolescência. Clique aqui e veja a página de Manfrini na seção "Que Fim Levou?".

Apesar de pouco tempo como jogador do Palmeiras, apenas quatro jogos, teve um belíssimo aproveitamento, com quatro gols marcados em 1973, atuando ao lado de Ademir da Guia e Dudu, entre outros.

Em sua homenagem, escolhemos o jogo em que ele marcou o segundo da virada palmeirese no Campeonato Paulista sobre a Portuguesa Santista por 5 a 2, no Parque Antártica.

ABAIXO, PALMEIRAS 5 X 2 PORTUGUESA SANTISTA EM 1973, PELO CAMPEONATO PAULISTA. MANFRINI MARCOU O SEGUNDO GOL ALVIVERDE NO PARQUE ANTÁRTICA. LOCUÇÃO DE MILTON NEVES PARA O PROGRAMA "GOL, O GRANDE MOMENTO", DA BAND

 

************************************************

Olhos no retrovisor: Veja a aniversariante Michèle Mouton, que faz 73 anos, guiando seu carro campeão em Goodwood

Principal nome feminino das competições de rali em todos os tempos, a francesa Michèle Mouton completa 73 anos neste domingo (23).

Mouton é a única mulher a ter vencido uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), na etapa de Sanremo, disputada em 1981, conduzindo um Audi Quattro.

Também foi pioneira entre as mulheres como a primeira a vencer a lendária Subida de Pike´s Peak, nos Estados Unidos. 

Antes, em 1975, disputou as 24 Horas de Le Mans, integrando uma equipe feminina na prova de longa duração francesa. Michèle dividiu o carro (um Moynet LM75 com motor Simca 2.0) com as também francesas Christine Dacremont e Marianne Hoepfner. O trio concluiu a prova em 21º lugar, entre os 55 que participaram da icônica prova.

Para celebrarmos a data da lendária pilota, hoje aposentada, escolhemos um vídeo de Michèle Mouton durante uma exibição no Festival de Goodwod, na Inglaterra, a bordo de um Audi Quattro Sport, mesmo modelo que ela utilizou na conquista da etapa de Sanremo do Mundial de Rali, em 1981. Na ocasião da exibição em Goodwood, ela estava com 69 anos.

ABAIXO, EM 2020, MICHÈLE MOUTON (AOS 69 ANOS) DURANTE EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE GOODWOOD, NA INGLATERRA, GUIANDO O AUDI QUATTRO SPORT S1 EVO

 

************************************************

Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Agudense

O dia 24 de novembro de 2006 marcou um momento especial para Milton Neves no município paulista de Agudos, no centro-oeste do estado, a cerca de 330 quilômetros da capital.

Foi quando o jornalista e publicitário foi agraciado com o Título de Cidadão Agudense, materializado em uma placa que ele conserva com carinho em uma das paredes da redação do Portal Terceiro Tempo, em São Paulo.

"Foi um dia muito especial. Recebi muito carinho dos agudenses, tanto aqueles que estavam presentes na Câmara Municipal, quanto dos munícipes que encontrei nas horas em que estive na cidade, que além de muito bonita, destaca-se no agronegócio e no setor industrial. E, também no turismo rural, com visitas agendadas à lindas fazendas com suas construções históricas. Viva Agudos", diz Milton Neves, ao se recordar da quele momento em 2006.

Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.

 

************************************************

Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 46 anos

Ídolo do Boca Juniors, um dos grandes nomes da história do futebol argentino, Juan Román Riquelme completa 46 anos nesta segunda-feira (24).

Com duas passagens pelo Boca, a primeira entre 1996 e 2002 e a segunda entre 2007 e 2014, Riquelme ainda atuou no futebol espanhol  no Barcelona e no Villareal, e encerrou sua carreira pelo Argentinos Juniors em 2014.

Esteve na Copa do Mundo de 2006 com a Seleção da Argentina e foi medalhista olímpico nos Jogos de Pequim, em 2008, conquistando a medalha de ouro.

Sua ligação com o Boca Juniors segue muito forte, exemplificada pelo fato de ser o atual vice-presidente do clube.

Para celebrarmos a data do aniversário do ídolo do Boca e do futebol argentino, selecionamos alguns de seus gols e lances de rara habilidade, disponibilizados no YouTube "Fut Viagem".

VEJA O VÍDEO, ABAIXO 

 

************************************************

Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 113 anos, na conquista de seu primeiro título na F1

O saudoso piloto argentino Juan Manuel Fangio (1911-1995) nascia há exatos 113 anos em Balcarce, província de Buenos Aires.

Ele nos deixou aos 84 anos, em 17 de julho de 1995, em decorrência de insuficiência renal.

Para homenagear o pentacampeão mundial de Fórmula 1 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957), relembramos a primeira destas conquistas, que aconteceu no GP da Espanha disputado em 28 de outubro de 1951.

Naquela que foi a segunda temporada da F1 - a primeira, em 1950, fora vencida pelo italiano Giuseppe Farina (Alfa Romeo) -, Fangio terminou o ano com nove pontos de vantagem para o italiano Alberto Ascari (Ferrari), o vice.

Ao todo, em 1951 foram disputadas oito etapas, e Fangio venceu três (Suíça, França e Espanha). Clique aqui e veja detalhes da temporada de 1951 da Fórmula 1.

O título de Fangio na temporada de 1951 (com Alfa Romeo) se confirmou após 70 voltas disputadas no circuito de Pedralbes, em Barcelona.

Fangio largou na primeira fila, em segundo, ao lado do pole Ascari, e venceu com tranquilidade, com mais de 50 segundos de vantagem para o segundo colocado, o compatriota José Froilán Gonzalez (Ferrari).

Depois do primeiro título, Fangio foi campeão de F1 nas temporadas de 1954 (Mercedes-Benz), 1955 (Mercedes-Benz), 1956 (Ferrari) e 1957 (Maserati).

ABAIXO, IMAGENS DO GP DA ESPANHA DE 1951, DISPUTADO NO CIRCUITO DE PEDRALBES (BARCELONA), PROVA QUE CONSAGROU JUAN MANUEL FANGIO EM SEU PRIMEIRO TÍTULO NA F1



  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS MICHELETTI

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

************************************************

Cládice Nóbile Diniz debate "Voluntariado em Esportes" na live de Marcos Falopa

A engenheira naval Cládice Nóbile Diniz debate o "Voluntariado em Esportes com Marcos Falopa, na live que vai ao ar nesta terça-feira (15), a partir das 16h, da live comandada por este último. Falopa é coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Doudora em Ciência da Informação e Mestre em Administração Pública, Cládice Nóbile Diniz foi convidada a compartilhar sobre sua bem sucedida experiência na coordenação, no Rio de Janeiro, de um projeto nacional de capacitação de universitários como voluntários da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

************************************************

Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 46 anos

O dia 25 de junho de 1978 marcou a conquista da primeira das três Copas do Mundo em favor da Argentina, no torneio realizado em seu território.

Fora inúmeras polêmicas, como a pressão do governo ditatorial do general Jorge Rafael Videla pelo triunfo, para arrefecer as inúmeras manifestações, como a das Mães na Praça de Maio em busca de notícias dos filhos desaparecidos pelo regime militar, e o resultado polêmico do time de César Luis Menotti (1938-2024) ao vencer o Peru por 6 a 0, a equipe portenha, cuja estrela principal era Mario Kempes, tinha, de fato, um elenco de estatura para ser campeão do mundo.

E assim aconteceu há exatos 45 anos no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Mas a tarefa não foi fácil.

A Holanda, que havia tido o dissabor de perder a final do Mundial de 1974 diante da anfitriã Alemanha, tinha uma equipe bastante forte, apesar de não contar com seu astro maior, Johan Cruijff. O craque, falecido em 24 de março de 2016, alegou motivos familiares para sua ausência, no caso, uma tentativa de sequestro com seus familiares em Barcelona.

De qualquer forma, Ernst Happel, treinador da "Laranja Mecânica", dispunha de ótimos valores, como Rensenbrik e Neeskens, que fizeram frente ao time argentino na grande final.

O JOGO

O primeiro tempo foi movimentado. Argentina e Holanda perderam boas chances de abrir o placar, o que acabou acontecendo aos 37 minutos, quando Mario Kempes recebeu na entrada da área e tocou por baixo do corpo do goleiro Jongbloed.

Falaando em goleiro, Ubaldo Fillol, que depois defendeu a meta do Flamengo (1984 a 1985), foi um dos destaques, com importanes defesas, que garantiram a vitória parcial da Argentina na primeira etapa.

Na etapa complementar a Argentina até poderia ter feito o segundo gol, mas foi a Holanda que acabou marcando, igualando o placar aos 36minutos. Nanninga cabeceou aproveitando cruzamento de Rep, pela direita. E  foi só isso no tempo normal. A decisão foi para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO

A Argentina começou em ritmo acelerado, quase marcou logo no início, mas foi aos 14 minutos que Mario Kempes, ele novamente, recebeu de forma parecida ao primeiro gol, entrou na área, dividiu a bola com o goleiro e marcou o gol que recolocou a Argentina em vantagem.

No segundo tempo da prorrogação, Kempes iniciou a jogada, entrou na área e tinha chances de marcar, mas a bola acabou indo em direção a Bertoni, que estava próximo e acabou fazendo o terceiro gol do time argentino, decretando a vitória e o título.

MARADONA CORTADO

A Copa de 1978 poderia ter marcado o primeiro Mundial de Maradona (1960-2020), mas o treinador César Luis Menotti considerou Maradona jovem demais (à época com 17 anos) para a disputa. Ele acabou cortado, em favor de Norberto Alonso.

De qualquer forma, Maradona brilhou muito no time argentino depois, sobretudo na conquista do Mundial de 1986, no México, quando a equipe comandada por Carlos Bilardo. O tri da Argentina em Copas do Mundo aconteceu exatamente na última edição, em 2022, no Catar. Desta feita o treinador da Argentina foi Lionel Scaloni, e a exemplo do que aconteceu em 1986, foi um outro camisa 10 que acabou como protagonista, Lionel Messi.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MARIO KEMPES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

ABAIXO, VÍDEO DO CANAL "FERAS DO RÁDIO", COM LOCUÇÕES DOS NARRADORES DA RÁDIO GLOBO (WALDIR AMARAL, JORGE CURY, OSWALDO MACIEL E OSMAR SANTOS), OS GOLS DE ARGENTINA 3 X 1 HOLANDA NA DECISÃO DA COPA DE 1978 

 

 

************************************************

Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 69 anos

Um dos ótimos meias de sua geração, clássico camisa 8 das décadas de 1970 e 1980, o carioca Carlos Alberto Pintinho completa 69 anos nesta terça-feira (25).

Atualmente residindo na Espanha, Carlos Alberto Gomes, o Carlos Alberto Pintinho, começou ainda garoto jogando futebol de salão pelo América (RJ), mas ainda como amador passou aos gramados, já pelo Fluminense, clube pelo qual se profissionalizou, em 1972.

Ele permaneceu nas Laranjeiras até 1979, período em que conquistou três títulos do Campeonato Carioca, em 1973, 1975 e 1976, integrando a chamada "Máquina Tricolor", ao lado de Rivellino, Edinho e Gil.

Teve uma curta passagem pelo rival Vasco em 1980 e em seguida atuou na Espanha, primeiro pelo Sevilla e depois pelo Cádiz, para retornar ao Flu em 1985, ano em que conquistou mais um estadual.

Retornou à Europa em 1986 para encerrar sua carreira pelo Farense (Portugal).

Pela Seleção Brasileira principal ele disputou seis jogos, sendo três vitórias e três empates. Também atuou na Seleção Olímpica, em quatro ocasiões, com duas derrotas e dois empates.

 

************************************************

Parabéns, Paolo Maldini, 56 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos

Um dos mais brilhantes e completos defensores de todos os tempos, Paolo Maldini,  filho do também ex-jogador profissional Cesare Maldini (1932-2016), completa 56 anos nesta quarta-feira (26). O ex-zagueiro e lateral-esquerdo atualmente trabalha como diretor-técnico do Milan, clube que defendeu entre 1984 e 2009.

Natural de Milão, Paolo Maldini, a exemplo de seu pai Cesare também defendeu um único clube profissional, o Milan, e ambos atuaram na Seleção Italiana.

Dentre as conquistas, a principal, sem dúvida, foi o Mundial de Clubes da FIFA de 2007, somado-se, ainda, ao Mundial Interclubes de 1989 e 1990, Liga dos Campeões da Europa (1989, 1990, 1994, 2003, 2007), Supercopa Européia (1989, 1990. 1994, 2003, 2007), Copa da Itália (2003), Supercopa Italiana (1988,1992, 1993, 1994, 2004) e Campeonato Italiano (1988, 1992, 1993, 1994, 1996, 1999, 2004).

Entre os prêmios individuais, destaque para o melhor jogador do Mundial Interclubes de 2003. Recebeu, ainda, o Prêmio Bravo (1989), Seleção da Copa do Mundo (1994), Jogador do Ano pela World Soccer (1994), Seleção da Eurocopa (1996, 2000), Seleção da UEFA (2003, 2005), Oscar Del Cálcio (2004), FIFA 100, FIFPro World XL (2005), Orfey d?óro (2007), Melhor Defensor da UEFA (2007), Facchetti (2008) e o Recorde de atuação na Série-A com 635 jogos.
 
Pela Azzurra não teve o mesmo desempenho em termos de conquistas. Embora tenha disputado quatro Mundiais (Copas da Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998) e Coréia / Japão (2002), não levantou nenhum troféu por seu selecionado.
 
EM HOMENAGEM AO SEU ANIVERSÁRIO, SELECIONAMOS UM VÍDEO DO CANAL MATIGOLVIDZ, COM DESARMES E GOLS FEITOS POR PAOLO MALDINI

 

 

************************************************

Conheça a história de Francisco Rebolo, artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians

Apresentamos a seguir um histórico robusto da trajetória de Francisco Rebolo (nascido Rebollo), que morreu em 10 de julho de 1980, de infatrto, aos 78 anos. Ele foi o responsável pelo desenho do atual distintivo do Corinthians.
 
Nascido na capital paulista em 22 de agosto de 1902, também atuou pelo Corinthians entre 1922 e 1927, tendo sido campeão do Centenário da Independência, em 1922.
 
Além de atuar pelo Corinthians, Rebolo jogou também no Argentinos (time de várzea, onde começou) e também no São Bento da capital e no Clube Atlético Ypiranga-SP, onde encerrou sua carreira de jorgador, aos 32 anos.

Mas a inclinação para o mundo artístico falou mais alto e Rebollo começou como aprendiz de decorador, antes de montar seu próprio escritório de deoração e receber encomendas para decorar casas para depois iniciar uma profícua carreira como pintor e na década de 1930, recebeu o convite dos dirigentes corintianos para desenhar o novo escudo do clube, acrescido da âncora e dos remos.
 
Além de ter trabalhado na pintura e decoração de inúmeras residências paulistanas, ajudou na decoração das igrejas de Santa Ifigênia e Santa Cecília, ambas da região central de São Paulo.

 Especialista na pintura de paisagens, pessoas e naturezas mortas, tinha seu atento olhar voltado à sua cidade e os seus habitantes.

Em 1935 criou o Grupo Santa Helena, formado por artistas descentetes de imigrantes, do qual participaram artistas como Alfredo Volpi, Bonadei, Pennachi, Clóvis Graciano, e Zanini.

Internacionalmente participou do restauro de obras no Vaticano e expôs seus trabalhos na Embaixada Brasileira em Roma.

Em 1948 participu da criação do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), local onde realizou sua primeira grande retrospectiva, em 1973, com 360 obras.

Em 1955 Rebolo recebeu o 1º prêmio do Salão Nacional de Arte Moderna e foi morar na Europa por dois anos.

Além da pintura,  Rebolo também se dedicou à gravura e a aquarela. Na década de 1970 viajou e retratou quase todo o Brasil.
 
É considerado um dos grandes paisagistas brasileiros, com obras que retratam a evolução e desenvolvimento da cidade de São Paulo e muitas outras cidades brasileiras. Suas obras das décadas de 1930 e 1940 são verdadeiros registros históricos das paisagens de São Paulo e de outras cidades que hoje vemos tão diferentes. Representou com sensibilidade o encontro de sua própria história de vida com sua arte.

Abaixo, linha do tempo da vida de Francisco Rebolo, elaborada por seu neto, Sérgio Rebolo

LINHA DO TEMPO
 
1902 - Nasce Francisco Rebollo Gonsales, em São Paulo, no dia 22 de agosto
1915 - Começa a trabahar como aprendiz de decorador
1917 - Inicia sua carreira de jogador de futebol
1922 - Ganha o título de Campeão do Centenário da Indepedência pelo Corinthians
1926 - Monta escritório para receber encomendas de decoração de casas
1933 - Monta escritório no edifício Santa Helena e inicia carreira de pintor
1934 - Encerra carreira de jogador de futebol no Ypiranga.
1935 - Lidera a formação do Grupo Santa Helena
1937 / 1939 ? Cria a versão final/atual do escudo do Corinthians
1948 - Participa da criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo
1951 - Participa da I Bienal de São Paulo, para cuja criação colaborou
1956 - Trabalha na restauração de obras do Vaticano (Rafael e outros)
1957 - Expõe sua produção européia na Embaixada do Brasil em Roma
1958 - Além de pintar, começa a produzir gravuras em madeira (xilogravura), metal (água forte) e pedra (litogravura)
1971 - Inicia uma série de viagens pelo Brasil, retratando a cor brasileira em telas e expondo sua obra lírica em muitas capitais do País.
1973 - Realiza sua primeira grande retrospectiva (360 obras) no Museu de Arte Moderna de São Paulo
1980 - Falece no dia 10 de julho em São Paulo vítima de infarto.
1983 - É homenageado pelo Corinthians da Democracia com a criação de Poster comemorativo a respeito da criação do Escudo. Homenagem idealizada por Antonio Gonçalves, Washington Olivetto e Adilson Monteiro Alves.
2002 - Realização de grande exposição em homenagem ao Centenário de nascimento no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na ocasião a exposição foi visitada por todo o elenco corinthiano, o técnico Carlos Alberto Parreira e Antonio Roque Citadini.
2002 - Inaugurado o site oficial pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, Sergio Rebollo (neto), Lisbeth Rebollo (filha) e Antonio Gonçalves (genro)
2010 - Instalação de busto em homenagem no Parque São Jorge
 
No dia 21 de agosto de 2022, Sérgio Rebolo (neto de Francisco Rebolo - pintor modernista e artista plástico) participou do programa Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou sobre o seu avô.
  

 

 

************************************************

F1: Em terreno fértil para a Red Bull, Verstappen busca sua quinta vitória no GP da Áustria; a programação completa

Emendando com a etapa disputada na Espanha no último domiingo (22), a Fórmula 1 desembarca em Spielberg neste fim de semana para o GP da Áustria, no traçado Red Bull Ring, com Sprint no sábado (29), nesta que é a 11ª etapa do Mundial.

É um terreno fértil à Red Bull, que nas seis últimas etapas lá realizadas, venceu em quatro oportunidades, todas com Max Verstappen. Mas é a Ferrari quem lidera o ranking no país, com sete triunfos, mas o mais recente deles é somente o de 2022, com Leclerc. Os demais foram em anos mais distantes, e em pistas distintas.

Depois de uma estagnação clara no RB20, que só não foi mais importante na tabela de classificação por conta da exuberância técnica de Verstappen, e os incrementos feitos por McLaren, Mercedes e Ferrari, a distância entre o time austríaco e seus concorrentes mais diretos foi reduzida.

Lando Norris, por exemplo, ultrapassou Charles Leclerc, subindo para o terceiro lugar, e sua McLaren chegou mais perto da Ferrari entre os construtores.

LIMITE DE PISTA...

As inúmeras infrações cometidas pelos pilotos avançando o limite de pista nas saídas de curvas 9 e 10 fizeram os organizadores, em conjunto com os comissários, adicionarem uma faixa com brita entre dois de asfalto.

CAMPEONATO

Max Verstappen segue líder do campeonato, com 219 pontos, mas a vice-liderança tem novo dono, Lando Norris, que chegou aos 150, superando Charles Leclerc, que caiu para o terceiro lugar, com 148. Sainz vem a seguir, com 116, em quarto, enquanto Pérez, o quinto, contabiliza 111. Piastri fecha o top-6, com 87. 

Entre as equipes, a ordem segue a mesma, com a Red Bull em primeiro com 330 e a Ferrari em segundo, com 270. A McLaren está em terceiro com 237. Depois, em quarto, a Mercedes, que chegou aos 151. Sem pontuar, a Aston Martin permanece com os mesmos 58 pontos que iniiciou a etapa espanhola, em quinto lugar. A Racing Bulls, outra que não pontuou em Montmeló, fecha o top-6, com 28.

COMO FOI O GP DA ÁUSTRIA DE 2023...

A pole no ano passado foi de Verstappen, que fez seu giro mais veloz pelos 4.318 metros do traçado austríaco no Q3 em  1min04s391. Ele mesmo venceu a prova, comandando a dobradinha da Red Bull, com Pérez em segundo. Sainz, com a Ferrari, completou o pódio.

Aquela foi a 42ª vitória de Max Verstappen na Fórmula 1, superando em uma as conquistas de Ayrton Senna na principal categoria do automobilismo mundial. Clique aqui e veja como foi o GP da Áustria de 2023. Vale lembrar que ele também venceu a Sprint, disputada no sábado.

REC0RDISTAS DO GP DA ÁUSTRIA

O bicampeão Max Verstappen é o maior vencedor do GP da Áustria, com quatro triunfos, em 2018, 2019, 2021 e 2023, todos pela Red Bull.

Entre as equipes, McLaren e Ferrari contabilizam mais vitórias, seis cada.

Apenas um brasileiro subiu ao topo do pódio na Áustria, foi Emerson Fittipaldi em 1972, com Lotus-Ford, seguido por dois carros da McLaren, com o neozelandês Denny Hulme em segundo e o norte-americano Peter Revson em terceiro. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA ÁUSTRIA- SPIELBERG - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (28)

Treino Livre 1 - 07h30 às 08h30

Classificação para a Sprint - 11h30 às 12h14

Sábado (29)

Corrida Sprint – 07h00 às 08h00

Classificação para o GP - 11h às 12h00

Domingo (30)

Largada para o GP – 10h - 71 voltas pelos 4.326 metros do traçado austríaco

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal. 

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

PRÓXIMAS ETAPAS

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** –
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste –
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa –
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin*** –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

 


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

************************************************

Saudade: Há oito anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional

Bicampeão brasileiro pelo Sport Club Internacional (1975 e 1975), o ex-volante Caçapava morria há exatos oito anos, vítima de um infarto. Ele estava com 61 anos, residindo na cidade maranhense de Timon, onde trabalhava ensinando futebol para crianças carentes.

Luis Carlos Mello Lopes, o Caçapava, natural de Caçapava do Sul (RS), daí seu apelido, começou sua carreira pelo Inter em 1972, onde além dos dois títulos brasileiros citados, também levantou as taças do Campeonato Gaúcho em 1974, 1975, 1976 e 1978.

Foi negociado com o Corinthians em 1979, em uma troca que envolveu o lateral Cláudio Mineiro, que foi para o Beira-Rio. Assim, não participou da campanha invicta do Colorado no Brasileiro de 1979, que culminou com o tricampeonato nacional.

Caçapava, de fato, foi a terceira opção na "lista de sonhos" de Vicente Matheus (1908-1997), que tinha como objetivo, de muito tempo, a contratação de Paulo Roberto Falcão. A outra tentativa foi Batista, que esteve próximo do Parque São Jorge, mas acabou mesmo transferindo-se para o Grêmio, em uma das mais trepidantes negociações do futebol brasileiro.

Pelo Alvinegro, Caçapava conquistou o título do Campeonato Paulista de 1979, ao lado de Sócrates e Palhinha, entre outros, ajudando a dar confiabilidade ao sistema defensivo, como um volante muito bom na marcação. 

Depois, ainda defendeu o Palmeiras, Vila Nova, Ceará, Novo Hamburgo e Fortaleza, este seu último clube, em 1987.

Teve uma curta carreira como treinador profissional, em dois clubes piauienses: o River (1990) e o Flamengo (1997).

 

************************************************

Feliz aniversário, Ita! Ex-goleiro do Vasco, completa 86 anos

Ita, ex-goleiro do Vasco, um dos grandes nomes da história do Cruzmaltino, está completando 86 anos nesta sexta-feira (28).

Ele começou sua carreira no Sul de Minas, pela equipe do Cruz Preta de Alfenas, transferindo-se para o Vasco da Gama aos 21 anos de idade, onde atuou ao lado de Paulinho de Almeida, Bellini, Écio, Orlando e Coronel, entre outros.

Também defendeu as cores do América-RJ e do Ceará, onde encerrou sua carreira, em 1970.

Ita é casado com uma ex-atleta do Vasco da Gama, Walda da Silva, que foi nadadora do clube carioca e Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro. Eles se conheceram no clube e estão juntos desde a década de 1960.

Atualmente o casal mora na Ilha do Governador-RJ.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ITA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE WALDA DA SILVA, ESPOSA DE ITA, NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

 

************************************************

Parabéns, Barthez! O ex-goleiro francês que se tornou piloto de corridas completa 53 anos

Campeão da Copa do Mundo de 1998 defendendo a França, Fabien Barthez, que hoje leva a sério a carreira de piloto de carros de turismo, completa 53 anos nesta sexta-feira (28).

Depois de atuar por três clubes franceses (Toulose, Olympique de Marseille e Monaco), Fabien Alain Barthez se transferiu para o futebol inglês, onde conquistou a Premier League por duas vezes (2001-2002 e 2002-2003), para depois retornar ao futebol francês para novamente vestir a camisa do Olympique de Marseille e, depois, encerrar sua trajetória pelo Nantes, em 2007.

Apaixonado por automobilismo, Barthez estreou como piloto da Porsche Carrera Cup France em 2008, e dois anos depois conquistou o título francês de Grand Turismo, o que lhe credenciou a disputar por várias vezes a mais importante prova de endurance do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans.

 

************************************************

Olhos no retrovisor: Carros com patrocínios de preservativo, revista "adulta" e pílula azul...

Independente do desenho do carro de competição, alguns modelos estiveram de certa forma ligados ao mercado do "entretenimento adulto", digamos assim, como a Surtees de Alan Jones, a Hesketh de Alex Dias Ribeiro, todos na Fórmula 1, e o Ford Taurus de Mark Martin na NASCAR.

PRESERVATIVO MASCULINO

Quem via a Surtees do australiano Alan Jones em 1976, com o patrocínio de "Durex" estampando sua carenagem, poderia pensar que se tratava do adesivo colante. No entanto, a marca representava um dos líderes de vendas em preservativos masculinos, até hoje no mercado. 
 
Aquela foi a segunda temporada de Alan Jones na Fórmula 1, e embora o seu Surtees TS-19 não fosse dos melhores carros, longe disso, foi com ele que o piloto conseguiu figurar três vezes no top-6 daquele ano, com dois quintos lugares (Bélgica e Grã-Bretanha) e um quarto lugar, no marcante GP do Japão, aquele em que James Hunt sagrou-se campeão superando Niki Lauda. CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ALAN JONES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
 
Quatro anos depois, em 1980, Alan Jones foi campeão mundial de F1, pela Williams.

************************************************

 

Últimas do seu time