Michèle Mouton

Ex-pilota de Rali

por Marcos Júnior Micheletti

A francesa Michèle Mouton, natural de Grasse, onde nasceu em 23 de junho de 1951, atualmente está aposentada das competições, mas é o principal nome entre as mulheres no rali, com um triunfo único na história da modalidade até hoje, vencendo uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), na etapa de Sanremo, disputada em 1981.

No ano seguinte, voltou a triunfar no campeonato, nas etapas de Portugal, Grécia e Brasil, fechando o certame como vice-campeã, tendo como navegadora a italiana Fabrizia Pons, sempre a bordo de um Audi Quattro.

Também foi pioneira entre as mulheres como a primeira a vencer a lendária Subida de Pike´s Peak, nos Estados Unidos. 

Antes, em 1975, disputou as 24 Horas de Le Mans, integrando uma equipe feminina na prova de longa duração francesa. Michèle dividiu o carro (um Moynet LM75 com motor Simca 2.0) com as também francesas Christine Dacremont e Marianne Hoepfner. O trio concluiu a prova em 21º lugar, entre os 55 que participaram da icônica prova.

ACELERANDO NAS ESTRADAS DO SUL DA FRANÇA...

Michèle cursou balé na infância e adolescência, morando no Sul da França, mas o que mais gostava era guiar o carro do pai, um Citroen 2CV pelas sinuosas estradas da região de Grasse, lugar repleto de oliveiras e flores, estas responsáveis pela importante indústria local de perfumes.

Chegou a cursar Direito, e sua maior diversão era fazer o trajeto de casa até a Universidade - e também ao trabalho -, no menor tempo possível, tentando quebrar seu próprio recorde pessoal.

Até que um amigo a convidou para ser navegadora em uma competição na Córsega, mas depois de algum tempo ela mostrou-se bem mais habilidosa ao volante, e iniciou sua carreira com o apoio do pai, inicialmente contrário à ideia, pilotando um Renault Alpine no WRC em 1974.

ABAIXO, EM 2020, MICHÈLE MOUTON DURANTE EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE GOODWOOD, NA INGLATERRA, GUIANDO O AUDI QUATTRO SPORT S1 EVO

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES