Recentemente escolhi meu top-15 da América do Sul, e agora lanço o meu top-15 dos maiores clubes do MUNDO.
Você pode discordar, é claro.
Mas eu o fiz com base na minha percepção sobre o futebol dos anos 60 até aqui.
Certo?
Então vamos lá!
1º Real Madrid. O time merengue, mesmo em má fase, está sempre nas cabeças na Espanha e na Europa. É difícil competir com o dinheiro galáctico...
2º Santos. O Peixe fica em segundo lugar por ter tido durante dez anos o melhor time do mundo (algo raro e para poucos).
3º Milan. Hoje o Milan não é sombra do que já foi no passado. Mas a equipe italiana sempre foi uma das mais temidas do mundo.
4º Manchester United. Também não vive boa fase, mas seus tempos de glória fizeram com que ele tivesse enorme torcida até mesmo na Ásia.
5º Boca Juniors. O temido esquadrão de Buenos Aires sempre conseguiu bater de frente com os poderosos times europeus.
6º Barcelona. O time catalão demorou a se firmar entre os gigantescos times da Europa. Mas, depois dos anos 90, virou uma máquina! E, antes disso, teve com Johan Cruijff momentos brilhantes.
7º Juventus. A Velha Senhora também sempre foi muito respeitada no mundo todo.
8º Liverpool. Tradicionalíssimo time da cidade dos Beatles merece boa colocação nesta lista.
9º Bayern de Munique. São seis títulos da Liga dos Campeões. O gigante alemão sempre está "nas cabeças" da Europa e do mundo.
10º Inter de Milão. Tem menos história que Milan e Juventus, mas ainda assim merece estar bem ranqueada.
11º River Plate. O time argentino, assim como o Boca, sempre conseguiu rivalizar com os gigantes europeus.
12º Ajax. O time holandês há tempos não vive grande fase, mas sempre teve muita tradição.
13º Peñarol. O momento do futebol uruguaio é horrível. Mas o Peñarol, tricampeão mundial, merece bom lugar nesta lista.
14º Benfica. O time que brilhou nos anos 60 com Eusébio também sempre foi muito poderoso.
15º São Paulo. Fechando a lista, mais um brasileiro. Com suas três conquistas mundiais, o Tricolor não poderia ficar de fora deste ranking.
E aí, amigo internauta, o que achou dos meus escolhidos?
***************************************************
Saudade: Há cinco anos morria Cabeção, um dos grandes goleiros da história corintiana
Há exatos cinco anos morria Cabeção, um dos principais goleiros da história corintiana, aos 89 anos de idade.
A causa da morte não foi divulgada
Luiz Morais, o Cabeção, nascido em 23 de agosto de 1930, foi sepultado no Cemitério Quarta Parada, na Água Rasa, na capital paulista.
Com 330 jogos disputados pelo Corinthians (de acordo com o Almanaque do Timão, de Celso Unzelte), Cabeção conquistou dois títulos paulistas pelo Alvinegro (1951 e 1954) e o torneio Rio-São Paulo de 1953.
Enfrentou a dura conconrrência na meta corintiana com Gylmar dos Santos Neves, o que o levou a algumas saídas por empréstimo e até venda, para Bangu, Portuguesa de Desportos, Comercial e Juventus, mas sempre retornava ao Parque São Jorge, seu primeiro clube, por onde começou nos infantis, em 1938.
Encerrou sua carreira profissional em 1969 pela Portuguesa Santista.
Foi o reserva de Castilho na Copa de 1954, na Suíça.
***************************************************
Achados & Perdidos: Ouça a estreia de Milton Neves no "Plantão Esportivo Bandeirantes", em 2005
A manhã de 19 de junho de 2005 marcou a estreia de Milton Neves no comando do "Domingo Esportivo Bandeirantes", programa dominical da emissora de rádio do Morumbi.
Após uma longeva trajetória na Rádio Jovem Pan-AM, entre 1972 e 2005, Milton migrou para o Grupo Bandeirantes no mesmo ano de 2005, onde comandou diversos programas, como o já mencionado "Domingo Esportivo Bandeirantes" e o "Terceiro Tempo", entre outros, este segundo também na televisão.
Milton deixou a Bandeirantes em dezembro de 2022, por iniciativa própria. Atualmente ele comanda, ao lado de Mauro Beting, o podcast "MILTON NEVES 100 MI MI MI", no YouTube, com patrocínios do Sicredi e Assaí. A direção da atração é de José Emílio Ambrósio.
A ESTREIA NA RÁDIO BANDEIRANTES
Trabalhar na Rádio Bandeirantes-AM era um sonho de infância de Milton Neves, um apaixonado pelas locuções do saudoso Fiori Gigliotti (1928-2006), de quem tornou-se amigo.
O "Domingo Esportivo Bandeirantes" daquele 19 de junho de 2005 começou logo após o programa "Arquivo Musical", que era apresentado por Antônio Carvalho.
O áudio, que você poderá conferir abaixo, consta do acervo do canal "FUTNÁTICO", do YouTube, mas não temos a íntegra deste programa de estreia.
De qualquer forma, é um registro histórico, com Milton Neves dividindo o estúdio da Rádio Bandeirantes com Mário Mendes (produção), Sérgio Patrick, Vitor Marques e Clednei Mendonça (mesa de som).
PATROCINADORES
Sempre bem calçado de anunciantes, o "pontapé inicial" do "Domingo Esportivo Bandeirantes" contou com os apoios de Atacadão, Semp Toshiba e das pistolas de pintura Arprex.
PARTICIPAÇÃO DOS OUVINTES
Os ouvintes tinham vários canais de comunicação para que pudessem participar da atração comandada por Milton Neves.
Pelo site radiobandeirantes.com.br e pelo Teletrim, através do código 5964. Além dos telefones da emissora.
ATRAÇÕES DAQUELE DIA
Naquele dia aconteceu o jogo entre Brasil e México em Hannover (Alemanha), válido pela Copa das Confederações. Os mexicanos venceram por 1 a 0, gol de Jared Borgetti.
Para falar sobre o torneio, o jornalista Júlio Gomes entrou durante o programa para trazer informações. Carlos Alberto Parreira era o treinador do Brasil na ocasião.
Milton Neves também anunciou a transmissão do GP dos Estados Unidos, com narração de Odinei Edson, comentários de Flavio Gomes e reportagens de Fábio Seixas. Seixas, aliás, pode ser ouvido neste áudio.
A prova foi disputada em Indianápolis, e ficou marcada pela desistência da Michelin em liberar as equipes que competiam com seus compostos por questão de segurança.
Apenas os times calçados com os Bridgestone participaram, e a Ferrari fez a dobradinha, com Michael Schumacher em primeiro e Rubens Barrichello em segundo. O português Tiago Monteiro (Jordan-Toyota), completou o pódio, em terceiro.
ABAIXO, O ÁUDIO DA ESTREIA DE MILTON NEVES NA RÁDIO BANDEIRANTES, NO "DOMINGO ESPORTIVO BANDEIRANTES", EM 19 DE JUNHO DE 2005, DO CANAL FUTNATICO
***************************************************
Achados & Perdidos: Inter de Limeira campeã paulista de 1986. Kita, que faria 67 anos, marcou um dos gols
O saudoso atacante Kita, que completaria 67 anos nesta segunda-feira (6), marcou o primeiro gol da Inter de Limeira na decisão do Campeonato Paulista de 1986, ocasião em que o time do interior, então comandado pelo treinador Pepe, derrotou o Palmeiras por 2 a 1, em pleno Morumbi. Tato fez o segundo gol da Inter e Amarildo descontou para o Alviverde.
Kita morreu em 3 de outubro de 2015, aos 57 anos. Ele lutava contra um câncer e também sofria com diabetes, e estava internado no Hospital IOT, em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul.
Gaúcho de Passo Fundo, onde nasceu em 6 de janeiro de 1958, João Leithardt Neto, o Kita começou sua carreira em solo gaúcho, pelo Juventude, em 1981.
Deixou a Serra Gaúcha em 1983, para jogar na capital, pelo Internacional, onde permanceu até 1985. Em sua única temporada pela Inter de Limeira, a de 1986, conquistou o surpreendente título paulista, já mencionado.
Na sequência teve boas passagens por Flamengo, Portuguesa de Desportos e Grêmio, para encerrar sua carreira em 1990, pelo Athletico Paranaense.
ABAIXO, PALMEIRAS 1 X 2 INTER DE LIMEIRA, DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1986. REPORTAGENS E OS GOLS DO JOGO
***************************************************
Saudade: Ex-atacante da Itália, Vialli morria há dois anos
Um dos melhores atacantes de sua geração, o italiano Gianluca Vialli morria há exatos dois anos. Ele estava com 58 anos, lutando contra um câncer no pâncreas, que o levou a óbito.
Vialli brilhou pela Seleção Italiana e diversos clubes, como Cremonese, Juventus, Sampdoria e Chelsea, e ocupou o cargo de delegação da seleção italiana até dezembro, quando se afastou da função justamente para se concentrar no tratamento.
Nascido em 9 de julho de 1964, o ex-atacante iniciou sua carreira pelo Cremonese. Depois se transferiu para Sampdoria em 1984, onde permaneceu por oito temporadas, conquistando um Campeonato Italiano, três Copas da Itália, uma Supercopa da Itália e uma Copa das Taças.
O bom desempenho na Sampdoria o levou para a Juventus,, onde venceu um campeonato italiano, uma Copa da Itália, uma Supercopa da Itália, uma Copa da UEFA e a Liga dos Campeões de 1996. Na sequência Vialli se transferiu para o Chelsea, onde encerrou sua carreira. No futebol britânico o italiano ganhou uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga, uma Supercopa Europeia.
Pela Itália, o atacante disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990. No total, Vialli atuou em 59 partidas e marcou 16 gols pela Azurra.
***************************************************
Achados & Perdidos: Roberto Dias, brilhante zagueiro do São Paulo, completaria 82 anos
Roberto Dias, brilhante quarto-zagueiro e também volante que defendeu o São Paulo Futebol Clube por 523 jogos, entre 1960 e 1973, completaria 82 anos nesta terça-feira (7).
Dias, que nos deixou aos 64 anos, no dia 30 de setembro de 2007, vítima de uma parada cardiorrespiratória, sempre é lembrado por Milton Neves como o maior jogador da história do Tricolor Paulista, superando o ex-goleiro Rogério Ceni, atual treinador do Flamengo.
Para Miltlon Neves, aliás, Roberto Dias deveria ter sido o titular brasileiro em duas copas do mundo: em 1966 na Inglaterra e em 1970 no México.
Embora estivesse presente na lista dos 47 jogadores que fizeram a preparação da seleção brasileira em Serra Negra (SP) e Caxambu (MG), acabou não sendo relacionado na lista final dos convocados por Vicente Feola para a Copa de 1966. E, em 1970, novamente foi preterido, desta vez por Zagallo, que formou a zaga brasileira com Brito e Piazza.
REVERÊNCIA DE PELÉ
Para Pelé (1940-2022), Roberto Dias foi um de seus melhores marcadores.
"Eu dizia que o Dias era um grande jogador, que costumava fazer mais o papel do Clodoaldo. Mas em jogos contra o Santos, ele me marcava. E era chato pra caramba na marcação. Mas era um jogador muito bom e que jogava na bola. Eu tive grandes jogadores me marcando, entre eles o Beckenbauer, da Alemanha. Mas o Dias foi realmente um dos melhores", dizia Pelé.
***************************************************
Parabéns, Lewis Hamilton! Relembre a primeira vitória e o primeiro título do heptacampeão, que chega aos 40 anos
O britânico Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, completa 40 anos nesta terça-feira (7).
O piloto, que na temporada de 2025 competirá pela Ferrari, formando dupla com o monegasco Charles Leclerc, desde os tempos de kart contou com o apoio da McLaren, sua primeira equipe na categoria máxima do automobilismo, através de Ron Dennis, então o chefe do time de Woking.
Ele chegou em grande estilo à F1, pela McLaren, em 2007, rivalizando com o já bicampeão Fernando Alonso, travando disputas memoráveis com o piloto espanhol.
A disputa interna na McLaren, porém, beneficiou um terceiro piloto, o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), que acabou com o título da temporada daquele ano.
Hamilton terminou o ano como vice-campeão, apenas um ponto atrás de Raikkonen e com os mesmos 109 pontos de Fernando Alonso, o terceiro colocado, sendo que Lewis e Fernando terminaram o ano com quatro vitórias cada.
PRIMEIRA VITÓRIA DE HAMILTON NA F1
A primeira vitóira de Lewis Hamilton na F1 coincidiu com o fim de semana de sua primeira pole na categoria, em Montreal, no GP do Canadá, sexta etapa do campeonato de 2007.
Hamilton conquistou o lugar de honra do grid com a marca de 1min15s707, 0s456 melhor que Alonso, que partiu ao seu lado na primeira fila.
Na largada, Hamilton manteve-se na ponta, dificultando a tentativa de Alonso em superá-lo, o que levou o espanhol a atravessar a chicane e perder posições. Nick Heidfeld (BMW -Sauber) assumiu o segundo lugar, posição que manteve até o final. Alexander Wurs (Williams-Toyota) completou o pódio, em terceiro. Fernando Alonso recebeu a bandeira quadriculada em sétimo lugar.
Os dois brasileiros na prova não pontuaram. Rubens Barrichello (Honda) terminou em 12º e Felipe Massa (Ferrari) foi desclassificado por ter deixado os boxes com luz vermelha.
Após o GP do Canadá, Hamilton era o líder com 48 pontos. Alons, segundo colocado, somava 40. Massa era o terceiro com 33 e Raikkonen estava em quarto, com 27.
ACIDENTE COM KUBICA
O GP do Canadá de 2007 foi marcado por um grave acidente, sofrido pelo polonês Robert Kubica (BMW-Sauber). Ele tocou na Toyota do italiano Jarno Trulli, bateu no muro, capotou e foi encaminhado ao centro médico. Na ocasião, não sofreu nada de mais grave, apesar da violência do impacto.
PRIMEIRO TÍTULO NA F1
Hamilton venceu seu primeiro campeonato na F1 em 2008, segundo ano em que estava na categoria máxima do automboilismo mundial, ainda pela McLaren. Voltou a ser campeão em outras seis temporadas, todas pela Mercedes: 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020.
Hamilton contabiliza 105 vitórias e 104 poles na Fórmula 1.
***************************************************
Relembre uma palestra de Milton Neves na Câmara de Vereadores de Joinville
Em 2007, na Câmara de Vereadores de Joinville, Milton Neves fez uma palestra, após ser homenageado pelos representantes da cidade catarinense.
Na ocasião, Milton relembrou sua trajetória pessoal e profissional, falando sobre sua infância em Muzambinho-MG, suas primeiras incursões na rádio local até chegar em São Paulo e se estabelecer nas mais variadas mídias, rádio, televisão, jornal, revistas e internet, além de sua atividade na área publicitária e de empreendedorismo no agronegócio e mercado imobiliário.
"Foi emocionante, na linda Joinville, falar um pouco sobre minha trajetória a partir da minha querida Muzambinho, e também lembrar de boas histórias do JEC, o Joinville Esporte Clube, que já deu tantas alegrias ao seu torcedor", comentou Milton recentemente.
Fabio Dalonso, vereador do município, encaminhou algumas fotos do evento na ocasião, que estão abaixo.
***************************************************
Saudade: Há dois anos morria Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Gama
Há exatamente dois anos, em razão de complicações provocadas por um tumor no intestino, diagnosticado um ano antes, morria Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama. Ele estava com 68 anos.
Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ), Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite começou no futebol amador de seu município natal, pelo São Bento, para depois jogar na base do Vasco da Gama, clube pelo qual se profissionalizou em 1971.
Defendeu o Cruzmaltino até 1979, quando foi negociado com o Barcelona, mas sua passagem pelo clube catalão foi curta, retornando a São Januário em 1980.
Aliás, o retorno de Dinamite ao Vasco foi em grande estilo, na histórica goleada diante do Corinthians por 5 a 2, no Maracanã, marcando os cinco gols do time carioca em 4 de maio de 1980.
Em 1127 jogos pelo Vasco, marcou 708 gols, sendo o maior artilheiro do clube. A distância para o segundo colocado é de quase o dobro. Romário, segundo nesta estatística, balançou as redes com a camisa cruzmaltina por 327 vezes.
Em 1989 teve uma passagem por empréstimo para a Portuguesa de Desportos, e mesmo veterano, já com 35 anos, deixou boas recordações aos torcedores da Lusa, com nove gols marcados em 17 jogos.
Encerrou sua carreira em 1991, pelo Campo Grande (RJ).
Depois, enveredou pela política, com cargos de vereador e deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e foi presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama entre 2001 e 2008, em dois mandatos consecutivos.
***************************************************
Parabéns! Uidemar, ex-Goiás e Flamengo, completa 59 anos!
Uidemar, um dos bons volantes do futebol brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, completa 59 anos nesta quarta-feira (8).
Natural do município goiano de Damolândia, atualmente treinador do Itumbiara (GO), Uidemar foi revelado pelo Goiás em 1986, permanecendo no clube esmeraldino até 1989, quando foi negociado com o Flamengo, onde atuou ao lado de Gilmar Rinaldi, Zinho e do saudoso centroavante Gaúcho (1964 - 2016).
Pelo Rubro-Negro conquistou o título da Copa do Brasil em 1990 e o Brasileiro de 1992. Ainda defendeu o Botafogo (RJ), Fluminense, Ponte Preta, São José (SP) e Paysandu, este seu último clube, em 1999. Foi convocado para a seleção brasileira entre 1987 e 1989.
Em sua carreira como treinador conquistou o título estadual do Amazonas em 2011, pelo Penarol.
***************************************************
Saudade: Há dois anos morria Da Costa, segundo maior artilheiro do Ceará
Há exatamente dois anos, vítima de problemas cardiopulmonares, morria Da Costa, ex-ponta-esquerda que por muitos anos defendeu o Ceará e também atuou pela Portuguesa de Desportos. Ele estava com 71 anos e residia em Fortaleza (CE).
Carioca de Inhaúma, João Rodrigues da Costa começou pelo Botafogo (RJ) e depois passou ao Vasco. Foi emprestado ao Porto (Portugal), onde ficou por um ano para retornar ao Vasco.
Em seguida jogou pelo Paysandu-PA, onde foi artilheiro por dois anos consecutivos. Depois defendeu o Ceará e seu ótimo desempenho despertou o interesse da Portuguesa de Desportos, onde conquistou o polêmico título paulista de 1973, dividido com o Santos.
Retornou ao Ceará, clube que totalizou oito anos de trabalho, tendo sido campeão estadual por seis vezes.
É o segundo maior artilheiro da história do Ceará, com 164 gols, atrás apenas de Gildo, que marcou 244 gols.
ABAIXO, CONFIRA EMOCIONANTE ENTREVISTA CONCEDIDA POR DA COSTA AO CANAL OFICIAL DO CEARÁ
***************************************************
Parabéns, Paulinho Kobayashi! Ex-atacante, hoje treinador, completa 55 anos
Bastante conhecido pela torcida do Santos Futebol Clube, onde atuou em 1994, o atacante Paulinho Kobayashi comemora 55 anos nesta quinta-feira (9). Atualmente ele é treinador de futebol do Ferroviário (CE), anunciado pelo clube em 07 de maio de 2024.
Kobayashi começou sua carreira pelo São Caetano, onde atuou entre 1989 e 1992, tendo conquistado o título do Paulista da Série A3 em 199.
Depois, uma temporada pela Portuguesa, para então chegar à Vila Belmiro e na sequência fazer uma temporada pelo Athletico Paranaense.
Passou por diversos clubes brasileiros, como Vitória, Ponte Preta, Caxias, Ceará e América de Natal, neste onde acabou conquistando seu outro título como atleta, a Copa do Nordeste de 1998.
Encerrou sua carreira em 2009, pelo Bragantino, e no ano seguinte iniciou sua trajetória como treinador de futebol, pela Portuguesa Santista.
Aliás, como treinador, Paulinho Kobayashi tem duas conquistas: o Campeonato Piauiense de 2017 pelo Altos e o Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, pelo Ferroviário-CE, seu atual clube.
***************************************************
Saudade: Otto Glória, treinador da Lusa no Paulista de 73, nascia há 107 anos
Um dos mais longevos treinadores brasileiros, com passagens por grandes clubes do exterior e inclusive a Seleção Brasileira, o carioca Otto Glória nascia há exatos 107 anos. Ele nos deixou em 4 de setembro de 1986, aos 69 anos.
Aliás, por toda ligação dele com o futebol de Portugal, muitos achavam que Otaviano Martins Glória, o Otto Glória, fosse português.
Além disso, ele foi treinador de dois clubes de colônia portuguesa no Brasil, o Vasco da Gama e a Portuguesa de Desportos, nesta conquistando o histórico título do Campeonato Paulista de 1973, que foi dividido com o Santos. Clique aqui e veja como foi aquela polêmica decisão entre Lusa e Peixe.
Em Portugal, além da própria Seleção Portuguesa (ele treinou a equipe na Copa de 1966 (terminando em terceiro lugar), Otto comandou Benfica, Belenenses, Sporting e Porto.
Ainda na Europa, também foi o treinador do Olympique (França) e Atlético de Madrid (Espanha).
Seu último trabalho foi pelo Vasco da Gama, em 1983, após sua segunda passagem pela Seleção de Portugal, entre 1982 e 1983.
***************************************************
"Carrasco" argentino na vitória sobre o Brasil na Copa de 90, Caniggia completa 58 anos
Claudio Caniggia, autor do gol da Argentina que eliminou o Brasil pelas oitavas de final da Copa de 1990, na Itália, completa 58 anos nesta quinta-feira (9).
O ex-atacante argentino, que nasceu em Henderson, uma província no centro-oeste de Buenos Aires, hoje vive em Marbella, região da Andaluzia, na Espanha, local que escolheu após encerrar sua carreira nos gramados pelo Wembley (Inglaterra) em 2012.
Caniggia começou na base do River Plate e se profissionalizou pelo clube em 1985, onde permaneceu até 1988, para em seguida engrenar uma carreira pela Europa, inicialmente na Itália, onde defendeu o Verona, Atalanta e Roma.
Em seguida, uma passagem por Portugal, para atuar pelo Benfica, entre 1994 e 1995 e regressar em seguida à Argentina, desta vez para vestir a camisa do Boca Juniors. Ainda retornou ao Atalanta e depois jogou em clubes de menor expressão, como os escoceses Dundee e Glasgow Rangers, Qatar SC (Qatar) e Wembley (Inglaterra), já mencionado.
Seus principais títulos foram conquistados pelo River Plate, ambos em 1986: a Libertadores da América (contra o América de Cali, da Colômbia) e o Mundial de Clubes (sobre o Steua Bucareste, da Romênia).
***************************************************
Parabéns, Zetti! Ídolo tricolor, ex-goleiro completa 60 anos!
Um dos grandes nomes da história do São Paulo Futebol Clube, o ex-goleiro Zetti completa 60 anos nesta sexta-feira (10).
Atualmente ele é coordenador de goleiros da base do São Paulo Futebol Clube.
Zetti conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1991 pelo Tricolor do Morumbi, e nos dois anos seguintes viveu seu melhor momento pelo clube, com o bicampeonato na Libertadores da América e no Mundial de Clubes da Fifa (1991 e 1992).
Paulista da cidade de Porto Feliz, Armelino Donizetti Quagliato, o Zetti, também trabalhou como comentarista de futebol, com passagens pela ESPN, Grupo Bandeirantes e Top-FM.
Reserva imediato de Taffarel na Copa de 1994, Zetti fez, portanto, parte do grupo que conquistou o tetracampeonato, nos Estados Unidos.
Dos quatro grandes clubes de São Paulo, apenas não defendeu o Corinthians. Ele começou sua carreira no Palmeiras, teve passagens por empréstimo para os paranaenses Toledo e Londrina para depois chegar ao São Paulo, onde brilhou durante sete anos.
Ainda passou pelo Santos entre 1997 e 1999, conquistando neste período o Rio-São Paulo em 1997 e a Copa Conmebol em 1998.
Seu último clube foi o Sport Club do Recife, em 2001. Depois, teve uma trajetória como treinador, entre 2003 e 2010, com passagens, entre outros, por Paulista de Jundiaí, Guarani, Atlético Mineiro e Fortaleza. O último time que comandou foi o Paraná Clube, em 2010.
***************************************************
Saudade: Há seis anos morria Nogueirinha, que atuou pelo Cruzeiro
Há exatos seis anos, de causas naturais, morria Nogueirinha, ponta-direita que atuou pelo Cruzeiro ainda quando a equipe mineira chamava-se Palestra Itália, e também depois, quando adotou o novo nome, em razão da 2ª Guerra Mundial.
Conquistou quatro campeonatos mineiros pelo clube, em 1940, 1943, 1944 e 1945.
Natural da mesma cidade de Pelé (1940-2022), Três Corações-MG, Nogueirinha foi casado com a Sra. Dalila, com quem teve quatro filhos: Roberto, Ronaldo, Regina e Ricardo, além de nove netos e três bisnetos.
O corpo de Nogueirinha foi sepultado no Cemitério Parque Renascer, em Contagem-MG> será velado no Velório 2 do Cemitério Parque Renascer, em Contagem-MG.
***************************************************
Parabéns, Gérson! "Canhotinha de Ouro" completa 84 anos!
Gérson, o `Canhotinha de Ouro´, um dos melhores meias do futebol brasileiro, completa 84 anos neste sábado (11).
Titular na vencedora campanha da seleção brasileira na Copa de 70, no México, foi peça fundamental no time canarinho comandado por Zagallo (1931-2024) naquele Mundial, tanto por sua capacidade técnica, com lançamentos precisos, como por sua liderança dentro do gramado, embora o capitão, de fato, fosse Carlos Alberto Torres.
Gérson de Oliveira Nunes, hoje comentarista de futebol, é carioca de Niterói e dos quatro grandes do Rio de Janeiro apenas não jogou pelo Vasco da Gama. Revelado pelo Flamengo, o Canhotinha passou depois para o Botafogo, onde atuou ao lado de Garrincha, teve uma bela passagem pelo São Paulo e encerrou sua carreira pelo seu time de coração, o Fluminense, em 1974.
***************************************************
Saudade: Há três anos morria Haroldo Fernandes, um dos grandes narradores brasileiros
Há exatamente três anos, de causas naturais, morria um dos melhores narradores esportivos do Brasil, Haroldo Fernandes, aos 92 anos de idade.
Seu bordão mais famoso, inesquecível para aqueles que o acompanharam nas transmissões da emblemática equipe 1040 da Rádio Tupi, era: "Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou, não ganha mais!".
***************************************************
Saudade: Há cinco anos morria o ex-goleiro e preparador Valdir Joaquim de Moraes
Gaúcho de Porto Alegre, o ex-goleiro Valdir Joaquim de Moraes morria há exatos cinco anos em sua cidade natal. Ele estava com 88 anos.
Considerado um dos melhores goleiros da Sociedade Esportiva Palmeiras, ao lado de Oberdan Cattani, Leão e Marcos, ele defendeu a equipe Alvivverde em 480 partidas.
Mas foi pelo extinto Renner, de sua Porto Alegre, que ele iniciou sua carreira, em 1954, onde permaneceu até 1957, para a partir de 1958 defender o Palmeiras, onde ficou até 1968.
Voltou ao Rio Grande do Sul para encerrar sua carreira pelo Cruzeiro, equipe de Cachoeirinha, em 1969, último ano que atuou profissionalmente como goleiro, para depois ser o precursor na função de treinadores de goleiros, incluindo trabalhos na Seleção Brasileira, Corinthians e Palmeiras.
***************************************************
Achados & Perdidos: O fantástico salto triplo de Adhemar Ferreira da Silva nos Jogos de Melbourne
Um dos maiores atletas de todos os tempos, com duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos no salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva nos deixava há exatos 24 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava com 73 anos.
Para lembrarmos deste, que foi um dos principais atletas brasileiros de todos os tempos, selecionamos um vídeo com a decisão do salto triplo nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956, em que ele conquistou a medalha de ouro, repetindo o feito dos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlândia), quatro anos antes.
De origem humilde, filho de um ferroviário e uma cozinheira, morando no bairro da Casa Verde, Zona Norte da capital paulista, Adhemar Ferreira da Silva nasceu em 29 de setembro de 1927, e conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, em 1952, quebrando o recorde mundial em uma única tarde naquela edição, saltando 16,05m, 16,09m, 16,12m e, por fim, 16,22m
Na Olimpíada seguinte, em Melbourne (Austrália) em 1956, novamente colocou a medalha de ouro no peito, saltando ainda mais longe no triplo, com a incrível marca de 16,35m, novo recorde mundial.
Atleta vinculado ao São Paulo, recebeu bela homenagem do clube do Morumbi, que adotou duas estrelas em seu escudo, referentes especificamente aos recordes mundiais do salto triplo em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, e em 1955, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, pois em 1956 ele já era atleta do Vasco da Gama.
RECORDE ATUAL...
Entre os homens, o atual recordista do salto triplo é o britânico Jonathan Edwards, com 18m29, em competição oficial realizada em Gotemburgo (Suécia), no dia 07 de agosto de 1995.
Entre as mulheres, a recordista da modalidade é a venezuelana Yulimar Rojas, que saltou 15m74 durante competição na cidade de Belgrado (Sérvia), em 20 de março de 2022.
ABAIXO, A FINAL DO SALTO TRIPLO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE MELBOURNE, NA AUSTRÁLIA. ADHEMAR FERREIRA DA SILVA FOI O MEDALHA DE OURO, COM A MARCA DE 16m35
***************************************************
Saudade: Há dois anos morria Leonetti, goleiro que foi revelado pelo Corinthians
Há exatamente dois anos morria o ex-goleiro Leonetti, revelado pelo Corinthians com passagens também por Botafogo de Ribeirão Preto, Saad e São Caetano. Ele estava com 71 anos e a causa do óbito não foi informada na ocasião.
Rubens Leonetti nasceu em 13 de julho de 1951, fez parte do bom time do Saad, clube de São Caetano do Sul-, que em 1974 chegou a derrotar o Santos em plena Vila Belmiro, com Pelé e seus companheiros. A partida terminou em 3 a 1 para o Saad, disputada em 24 de agosto daquele ano, válida pelo Campeonato Paulista.
Pelo Botafogo de Ribeirão Preto ele atuou naquele ótimo time de 1977, que tinha Sócrates como a estrela principal.
***************************************************
Parabéns! Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 94, completa 57 anos
O ótimo Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 1994, disputada nos Estados Unidos, completa 57 anos neste domingo (12).
Paulista de São Bernardo do Campo, Mauro Silva Gomes começou sua carreira pelo Guarani de Campinas em 1986, permanecendo no Bugre até 1989, quando se tranferiu para outro clube do interior, o Bragantino, onde conquistou seu primeiro título profissional, o Paulista, em 1990.
Ficou em Bragança Paulista até 1992, ano em que foi negociado com o La Coruña, da Espanha, onde permaneceu até o final de sua carreira em 2005. Lá no clube da Galícia ele conquistou, entre outros, a Copa do Rei por duas vezes e a Super Copa da Espanha por três vezes.
Titular absoluto da Seleção Brasileira na conquista da Copa de 1994, Mauro Silva também venceu outro título com a camisa canarinho, o da Copa América de 1997, disputada na Bolívia.
***************************************************
Na expectativa da reestreia de Neymar, Santos enfrenta o Botafogo na Vila Belmiro; as equipes
05/02/2025Depois da derrota para o Santos, São Paulo recebe o Mirassol em casa; os times
05/02/2025Saudade: Há três anos morria Píter, grande marcador de Pelé
04/02/2025Olhos no retrovisor: Há 46 anos, domínio da Ligier com Laffite e Depailler no GP do Brasil
04/02/2025Achados & Perdidos: Duas participações de Milton Neves no programa de Hebe Camargo
04/02/2025