Pode comemorar, Nação Rubro-Negra!

Sim, eu sei que a temporada foi difícil, com atuações decepcionantes e títulos escapando por pouco.

Mas eu informo a vocês que o Flamengo alcançou em 2021 um posto que jamais imaginou que conquistaria.

E roubou a posição de seu maior rival, o Vasco da Gama!

Sim, após bater na trave na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, o MengãoMalvadão pode agora ser considerado o maior vice do Brasil!

Incrível, não?

E isso com um time milionário, o que torna tal "conquista" ainda mais difícil de ser alcançada!

Sim, pois perder TUDO com uma seleção como essa não é para qualquer um!

Por isso, palmas e mais palmas para os competentíssimos dirigentes rubro-negros, que além de tudo deram nos últimos tempos uma aula de extrema arrogância.

Estão, agora, colhendo o que plantaram!

Bem feito!

Quem mandou demitir o competente Rogério Ceni?

***********************************************

Milton Neves recebe em Muzambinho a Medalha Desembargador Hélio Costa

O jornalista e apresentador Milton Neves foi agraciado, na noite da última sexta-feira (26), com a Medalha Desembargador Hélio Costa honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A cerimônia de entrega da medalha aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho, que, como todo mundo sabe, é a terra natal de Neves. 

“O importante não é receber a homenagem, e sim merecê-la”, disse, emocionado, Milton Neves à Revista Mídia, uma das maiores do Sul de Minas. 

CLIQUE AQUI E VEJA DIVERSAS FOTOS DA HOMENAGEM A MILTON NEVES VEICULADAS NO MUZAMBINHO.COM

 

***********************************************

Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores equipes da história da F1

Morreu neste domingo (28), aos 79 anos, o britânico Frank Willliams, fundador da equipe de Fórmula 1 que leva seu nome e foi vendida em agosto do ano passado para o grupo de investimentos norte-americano Dorilton Capital. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da própria Williams, que não informou a causa da morte, mas ele vinha sofrendo de problemas de saúde há bastante tempo, a ponto de sua filha, Claire Williams, ter assumido o comando do grupo até a venda em 2020. Na última sexta-feira (26) ele foi internado em um hospital londrino.

Nascido em 16 de abril de 1942, no Condado de Durham, na Inglaterra, Frank WilliamS foi piloto e mecânico, e em 1966 fundou sua equipe para competições de Fórmula 2 e Fórmula 3, para em 1977 iniciar sua trajetória na Fórmula 1, na condição de construtor.

Em 1978, partir do robusto patrocínio de um grupo árabe, passou a figurar como um dos mais importantes chefes de equipe. O compatriota Patrick Head foi seu sócio na empreitada de sucesso, com conquistas marcantes.

Foram nove títulos de construtores e sete de pilotos, incluindo um do brasileiro Nelson Piquet, em 1987. O primeiro título de pilotos aconteceu sete anos antes, em 1980, com o australiano Alan Jones, e o último foi em 1997, com o canadense Jacques Villeneuve.

Foi pela Williams que Ayrton Senna, ainda na Fórmula 3, fez seu primeiro teste a bordo de um carro de Fórmula 1, e também foi pelo time sediado em Grove que Senna disputou seu último GP, o de San Marino, em 1994, quando sofreu o acidente fatal na curva Tamburello.

A Williams, também foi a última equipe de outros quatro pilotos brasileiros: Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello, Bruno Senna e Felipe Massa.

O britânico Nigel Mansell, campeão pela Williams em 1992, foi o maior vencedor pelo time, com 28 triunfos. 

ACIDENTE 

Desde março de 1986, após um grave acidente automobilístico na França, próximo ao circuito de Paul Ricard, Frank Williams era tetraplégico.

DECLARAÇÃO DO ATUAL CEO DA WILLIAMS

“A equipe Williams Racing está realmente triste com o falecimento de nosso fundador, Sir Frank Williams. Sir Frank foi uma lenda e um ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis ??em sua vida, ele liderou nossa equipe em 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo a essência de nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil. ”

Jost Capito, CEO e chefe de equipe

 

***********************************************

Saudade: Há dois anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo

Um dos principais técnicos brasileiros da década de 1980, Cilinho, o Otacilio Pires de Camargo, nos deixava há exatamente dois anos, no dia 28 de novembro de 2019.

Então com 80 anos, ele residia em Campinas (SP) e tinha sua saúde debilitada após sofrer um AVC (Acidente VAscular Cerebral) em abril de 2018.

Pelo São Paulo, clube pelo qual mais se destacou, Cilinho conquistou dois títulos estaduais, em 1985 e 1987. 

Aliás, sob seu comando, o Tricolor viveu um momento de grande reformulação, com a saída de jogadores tarimbados como Waldir Peres, Zé Sérgio e Serginho Chulapa, que deram lugar a nomes que também marcaram época no Morumbi, como Silas e Muller, entre outros. Até mesmo Falcão, que chegou da Roma, precisou amargar algum tempo no banco de reservas, pois Cilinho apostou mais em Márcio Araújo até o craque que havia conquistado títulos pelo Inter (RS) e Roma conquistasse seu lugar.

Exceto pelo Mazembe (República Popular do Congo), equipe que comandou em 1970, e o Sport do Recife (em 1977), Cilinho treinou sempre equipes paulistas, entre elas, além do São Paulo, o Guarani, o Corinthians, o Santos, a Portuguesa, a Ponte Preta e o Rio Branco de Americana, entre outras, esta a última em que trabahou, entre 2011 e 2012.

 

***********************************************

Achados & Perdidos: Inter enfrentou 19 horas de viagem em navio-vapor na sua primeira excursão

O Sport Club Internacional precisou enfrentar uma longa jornada para fazer sua primeira viagem fora dos limites da capital gaúcha, quando deixou Porto Alegre em um navio-vapor rumo a Pelotas, no extremo sul do estado.

Foram 19 horas a bordo do Itaúba, navio que levou os atletas do Inter que desembarcaram em Pelotas para dois amistosos, primeiro diante do União e depois contra o Pelotas.

O jogo contra o União foi absolutamente tranquilo para o time colorado, que goleou por 6 a 0, três gols de Ribas, dois de Vares e um de Túlio.

A segunda partida, porém, não foi fácil e o Inter acabou perdendo para o Pelotas por 2 a 0 na Boca do Lobo.

A equipe, jogando no esquema mais comum do começo do século passado, o 2-3-5, conhecido como "pirâmide", foi a mesma nos dois jogos: Barbiéri; Thomaz Ávila e Badu; Hugo, Lay e Argemiro Dornelles; Túlio, Simão, Pedro, Vares e Ribas.

Os jogadores do Inter que foram os pioneiros da primeira excursão colorada, para dois amistosos em Pelotas. Foto: site oficial do Sport Club Internacional

 

 

***********************************************

Olhos no retrovisor: Há um ano, o grave acidente de Romain Grosjean

Há exatamente um ano, na primeira volta do GP do Bahrein de Fórmula 1, o francês Romain Grosjean sofria um gravíssimo acidente, quando tocou sua Haas com a AlphaTauri de Daniil Kvyat e bateu no guard rail, a cerca de 220 km/h.

Seu carro se partiu em dois e explodiu, mas sozinho Grosjean conseguiu deixar seu carro em chamas, com queimaduras nas mãos e pés. Ele foi encaminhado ao centro médico do autódromo de Sakhir e depois, de helicóptero, levado ao Hospital das Forças de Defesa do Bahrein (BDF).

Havia a preocupação de inalação de fumaça, mas do hospital, por meio de um vídeo, Grosjean tranquilizou a todos. Ele apareceu com as mãos e pés enfaixados, mas bastante disposto. Um comunicado oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) atestou que o piloto não teve fraturas e passaria a noite internado por conta das queimaduras.

Foram necessários quase 90 minutos para que o local do acidente fosse consertado, com a substituição do guard rail por muros modulares. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o vencedor da prova, seguido pelos dois carros da Red Bull, com Verstappen em segundo e Albon em terceiro.

O halo, dispositivo de proteção instalado no cockpit, foi de vital importância para que Grosjean conseguisse sobreiver ao acidente, um dos mais impressionantes dos últimos anos na Fórmula 1.

FORA DA F1

Então aos 34 anos, Grosjean se recuperou bem mas não disputou as duas últimas etapas do Mundial, em Sakhir e Abu Dhabi, substituído pelo brasileiro Pietro Fittipaldi na Haas. Ele não tinha contrato para a temporada de 2021 e acabou acertando vínculo com a IndyCar, pela Dale Coyne, fechando sua temporada de estreia na categoria norte-americana de monopostos em 15º lugar, com três pódios (dois segundos lugares e um terceiro).

Para 2022 ele seguirá na Indy, mas por uma das equipes mais fortes do grid, a Andretti Autosport.

Momento da explosão da Haas de Grosjean, após toque com a AlphaTauri de Kvyat. Foto: Reprodução/Twitter

 


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

***********************************************

Achados & Perdidos: A emoção de Mauro Beting anunciando a morte de seu pai há nove anos

Em 29 de novembro de 2012, há exatos nove anos, morria o jornalista Joelmir Beting, aos 75 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em decorrência de uma doença autoimune.

Mauro Beting, um dos seus filhos, jornalista, anunciou ao vivo a morte de Joelmir, seu Babbo, como ele carinhosamente o chamava, durante o programa "Terceiro Tempo" da Rádio Bandeirantes, emissora pela qual ele trabalhava na ocasião.

No player abaixo, a emoção de Mauro Beting falando sobre seu pai e anunciando sua morte.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOELMIR BETING NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MAURO BETING NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

 

***********************************************

Manoel Maria é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

Manoel Maria, ex-ponta do Santos Futebol Clube, é o convidado desta terça-feira (30), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Além de relembrar momentos de sua carreira, Manoel Maria, hoje com 72 anos, tem muitas histórias com Pelé, com quem jogou no Santos entre 1968 e 1973. 

Paraense de Santarém, Manoel Maria começou sua carreira no Remo e teve uma segunda passagem pelo time da Vila após esta citada acima, em 1976 e voltou a jogar ao lado de Pelé no Cosmos de Nova Iorque.

Também jogou pela Portuguesa Santista, Racing-ARG, Paysandu, Coritiba, Colorado-PR, Corinthians de Presidente Prudente e Cosmos.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

***********************************************

Muzambinho, 141 anos de história

O município de Muzambinho, localizado no Sul de Minas, celebra hoje, 30 de novembro, 141 anos de existência. 

Cidade natal de Milton Neves, que habitualmente a cita no rádio, na tevê e em suas mídias escritas, tem sua economia baseada na cafeicutura, pecuária (corte e leite) e no turismo, com destaque para o Carnaval, que reúne milhares de foliões todos os anos.

O nome origina-se das palavras "mocambo" ou "mocambinho", ou seja, as moradias que os negros escravos fugitivos utilizavam.

Foram diversas datas que marcaram a história do município. A primeira delas, 8 de outubro de 1860, quando Cesário Cecílio de Assis Coimbra e o padre Próspero Paoliello elevaram o povoado à categoria de distrito.

Em 12 de novembro de 1878 o distrito tornou-se vila para, enfim, passar à condição de cidade e comarca em 30 de novembro de 1880. 

No futebol, Muzambinho e as cidades vizinhas tem muitas histórias e diversos craques.

CLIQUE AQUI e veja uma matéria especial sobre os "craques invisíveis" de Muzambinho e de outros municípios do Sul de Minas.

 

***********************************************

Morre Marco Antônio, ex-lateral e irmão de Zé Maria, do Corinthians

Morreu nesta terça-feira (30), aos 67 anos, na cidade de Botucatu-SP, o ex-lateral Marco Antônio Rodrigues Alves, que defendeu o Corinthians e o Paysandu. Marco Antônio era irmão de Zé Maria, grande ídolo corintiano, e de Tuta, que marcou época na Ponte Preta. A informação foi passada ao Terceiro Tempo pelo internauta Luciano Lacocca. 

Natural de Botucatu (SP), onde nasceu em 20 de outubro de 1954, Marco Antônio foi, provavelmente, o jogador mais jovem a ter atuado como profissional pelo Corinthians, com 15 anos e nove meses, embora não haja certeza de sua participação no amistoso entre Corinthians e América de Rio Preto em 8 de agosto de 1970, empate em 0 a 0, em São José do Rio Preto, como lembra o jornalista, escritor e historiador Celso Unzelte.

Depois, certamente, ele fez dois jogos pelo Alvinegro, duas vitórias: 3 a 0 diante da Ferroviária em Araraquara (em 6 de abril de 1975), pelo Campeonato Paulista, e 2 a 0 contra a Portuguesa de Desportos no Palestra Itália, pela Taça Governador do Estado, em 15 de fevereiro de 1976.

Passou também pela equipe paraense do Paysandu, clube pelo qual conquistou um título estadual.

Com informações obtidas no Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte

 

***********************************************

Prêmio Carsughi L´Auto Preferita anuncia os vencedores de sua 7ª edição

Em sua 7ª edição, e de forma consecutiva, foram conhecidos na noite da última segunda-feira (29) os vencedores do  Prêmio Carsughi L´Auto Preferita, um dos mais aguardados eventos do setor automobilístico brasileiro, idealizado em 2015 por Claudia Carsughi com a chancela de seu pai, o mais experiente jornalista brasileiro, Claudio Carsughi.

O evento aconteceu na Forneria di Napoli, tradicional pizzaria localizada no bairro de Moema, zona sul da capital paulista. Todos os presentes ao evento passaram por teste de covid (PCR) antes de adentrarem à área comum, onde aconteceu a premiação. Os exames ficaram a cargo do Alta Diagnósticos. Assim, todos puderam acompanhar a premiação e participar do jantar com tranquilidade e segurança, que foi servido na sequência à divulgação dos vencedores.

"Antes de mais nada, todo o mérito é da Claudia. Eu apenas participo com o meu nome, não faço absolutamente nada (risos) a não ser estar presente no dia da premiação, e isso me faz lembrar que já se passaram sete anos e parece que foi outro dia que estivemos pela primeira vez, com todas as incógnitas que cercam um acontecimento que você estreia. Depois, pouco a pouco, foi se solidificando e hoje, graças a Deus, o trabalho da Claudia vai quase por si só e é como uma bicicleta na descida", ponderou Claudio Carsughi.

 

***********************************************

Olhos no retrovisor: James Hunt teve seu dia de fúria. Piloto perdeu a paciência com um fiscal em GP do Canadá

O britânico James Hunt, campeão de um dos mais acirrados campeonatos da Fórmula 1, o de 1976, protagonizou momentos marcantes na Fórmula 1 e também fora das pistas.

Seu único título foi conquistado após terminar em terceiro lugar o GP do Japão, último da temporada de 76, superando Niki Lauda por apenas um ponto. A saga dos dois, inclusive, foi eternizada em 2013, ano de lançamento do filme "Rush".

UM DIRETO DE DIREITA...

Selecionamos um vídeo de Hunt após bater sua McLaren-Ford na 61ª das 80 voltas do GP do Canadá de 1977, realizado no circuito de Mosport Park, em Ontário.

Disputando o título daquele ano, Hunt saiu furioso do cockpit de sua McLaren M26 depois de um toque com seu companheiro de equipe, o alemão Jochen Mass, e caminhava próximo à pista quando foi alertado por um fiscal a tomar outro caminho, cuidando da segurança do piloto. Hunt, que provavelmente estava esperando Mass passar para gesticular com ele, então acerta um soco em cheio no queixo do fiscal, que cai no chão.

Imediatamente o piloto se desculpa. Depois, atrás da mureta, tira o capacete e o abraça. Detalhe: o fiscal fica tão atordoado com o golpe que nem percebeu que sua touca vermelha ficou pelo chão...

ABAIXO, VÍDEO DE JAMES HUNT ABANDONANDO A PROVA E AGREDINDO UM FISCAL

 

Hunt havia largado em 2º lugar, e a vitória foi do sul-africano Jody Scheckter (Wolf-Ford). O pódio foi completado pelo francês Patrick Depailler (Tyrrell-Ford) e Jochen Mass (McLaren-Ford). Aliás, aquela foi a última vez que Mosport sediou o GP do Canadá, que de 1978 até hoje é realizado no circuito de Montreal.

O título já estava garantido em favor de Niki Lauda (Ferrari), que nem disputou a prova, após desentender-se com o comendador Enzo Ferrari. Para o seu lugar correu Gilles Villeneuve, que fez sua estreia pelo time italiano, com o carro de número 21. Villeneuve havia participado de um GP naquele ano, o primeiro de sua carreira na categoria, com um McLaren alugado, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Dois brasileiros participaram da prova canadense em 1977: Alex Dias Ribeiro (March-Ford) foi o oitavo e Emerson Fittipaldi (Fittipaldi-Ford) não terminou, com problemas mecânicos.

ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DO GP DO CANADÁ DE 1977, REALIZADO NO CIRCUITO DE MOSPORT PARK, VENCIDO POR JODY SCHECKTER

MULHERES...

Fora das pistas, Hunt teve sempre seu comportamento questionado. Na biografia de Hunt, "Shunt", de autoria de Tom Rubythorn, há um relato dando conta de que ele passou as duas semanas que antecederam o GP do Japão de 1976 com 34 comissárias de bordo da British Airways, além de mulheres japonesas durante sua estada em Tóquio.


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

***********************************************

Achados & Perdidos: Casal corintiano, Marlene e Vicente Matheus no "Cara a Cara" da Band

Em 1991 a então presidente do Corinthians Marlene Matheus (1936-2019) esteve com seu marido Vicente Matheus (1908-1997) no programa "Cara a Cara", apresentado por Marília Gabriela na TV Bandeirantes.

Com dois mandatos consecutivos (1987-1989 e 1989-1991), Vicente Matheus não pôde se candidatar para um terceiro biênio no comando do clube de Parque São Jorge. Assim, a solução para que o mais emblemático mandatário corintiano estivesse próximo ao poder, foi promover a candidatura de Marlene, sua segunda esposa.

No programa conduzido por Marília Gabriela, Marlene e Matheus falaram da forma como se conheceram, o amor pelo Corinthians e os planos que tinham para o clube.

Ao término do seu mandato, Marlene não teve o prazer de conquistar nenhum título pelo Corinthians, portanto não conseguindo repetir feitos do marido, que teve como marca mais importante a quebra do jejum de títulos em 1977, quando o Timão voltou a conquistar o Campeonato Paulista, que não conquistava desde 1954. Ainda sob a gestão de Vicente Matheus, o Corinthians conquistou o Paulista de 1979 e o primeiro Campeonato Brasileiro em 1990.

ABAIXO, ENTREVISTA COMPLETA DE MARLENE E VICENTE MATHEUS A MARÍLIA GABRIELA NO "CARA A CARA" DA BANDEIRANTES

 

***********************************************

Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 está completando 83 anos!

Bem antes de Lionel Messi fazer sucesso no futebol, por sinal o jogador do PSG acabou de ganhar mais uma Bola de Ouro, um conterrâneo seu marcou época em gramados brasileiros vestindo a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras, Luís Artime, centroavante goleador que jogou no clube esmeraldino entre 1968 e 1969. Ele está completando 83 anos nesta quinta-feira (2).

Artime chegou ao Parque Antártica vindo do Independiente (Argentina), clube que defendeu entre 19566 e 1968, com belíssima passagem, e se ambientou rapidamente ao time Alviverde, tornando-se uma referência no ataque esmeraldino, marcando 48 gols em 57 partidas disputadas, tendo jogado ao lado de DuduServílio e Ademir da Guia

Pelo Verdão, sagrou-se campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969.

Emendou, em seguida, mais uma boa jornada como jogador do Nacional (Uruguai) para depois, em 1972, ter uma curta passagem pelo Fluminense (RJ). Retornou ao Nacional em 1973 e encerrou sua carreira no ano seguinte, aos 36 anos.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ARTIME NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

***********************************************

Olhos no retrovisor: Motores turbo foram criticados na pré-temporada de 1987 da Fórmula 1

De volta à Fórmula 1 desde a temporada de 2014, os motores tubo nem sempre foram unanimidade na categoria máxima do automobilismo, prova disso é o que aparece no vídeo que veiculamos nesta matéria, acerca da pré-temporada de 1987 realizada no extinto autódromo carioca de Jacarepaguá, em matéria feita pela TV Globo. Em 1987 os motores aspirados estariam de volta e conviveriam com os turbo até a temporada seguinte, quando apenas os aspirados seriam utilizados.

O suíço Clay Regazzoni, já falecido, foi o primeiro a falar na matéria apresentada por Léo Batistacom reportagens de Reginaldo Leme. Regazzoni, que é cumprimentado por Senna durante a entrevista, critíca os motores turbo.

"É algo inteligente o abandono do turbo na Fórmula 1. A coisa mais inteligente que a Federação Internacional de Automobilismo fez nos últimos dois anos, sem sombra de dúvida, porque o turbo não trouxe nada de positivo à Fórmula 1, somente a elevação dos custos à níveis altíssimos", disse Regazzoni, que já não pilotava mais, era comentarista de tevê, uma vez que havia sofrido um acidente em 1980, durante o GP dos EUA (Long Beach), quando ficou paraplégico.

Ayrton Senna foi menos radical nas críticas, mas considerou o retorno dos motores aspirados como um fator positivo, levando em consideração o aspecto de a maior parte da frota automobílistica utilizar este tipo de propulsor.

Nelson Piquet, por outro lado, disse que a volta dos motores aspirados seria um retrocesso do ponto de vista técnico e alertou para a diferença que existiria na temporada de 1988, com carros equipados com motores turbo e aspirados (o regulamento permitia a convivência dos dois tipos).

O belga Thierry Boutsen projetou no começo de 1987 que um brasileiro seria o campeão da temporada, fato que se confirmou com o título de Nelson Piquet (Williams-Honda). Senna terminou na terceira colocação, com Lotus-Honda.

OUTROS TEMPOS, OUTRO TIPO DE PRÉ-TEMPORADA...

A pista de Jacarepaguá era uma daquelas (ao lado do Estoril), amplamente utilizado pelas equipes naquilo que chamavam de testes de pneus, que obviamente era muito mais abrangente. Avaliar os pneus era uma desculpa para que as escuderias testassem absolutamente tudo, sem os devaneios atuais.

Sob o Sol escaldante do Rio de Janeiro, mecânicos e engenheiros caminhavam pelos boxes e pit-lane de bermuda e, muitas vezes, sem camisa.

Aliás, a pré-temporada antigamente era a "cereja do bolo" após os "testes de inverno", realizados na Europa, onde as equipes tinham total liberdade. Andavam o quanto queriam e o orçamento permitisse.

Foto: Reprodução/YouTube

ABAIXO, MATÉRIA SOBRE A PRÉ-TEMPORADA DE 1987, COM REPORTAGENS DE REGINALDO LEME E APRESENTAÇÃO DE LÉO BATISTA


   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE 

 

***********************************************

Campeonato Brasileiro de Kart tem recorde de inscritos para sua 56ª edição

Com o maior número de inscrios desde sua criação, o Campeonato Brasileiro de Kart bateu o recorde de 2017 e contará com 523 pilotos e pilotas em sua 56ª edição, marcada para acontecer entre 6 e 18 de dezembro no Kartódromo Beto Carrero, localizado no município catarinense de Penha. Este número, entretanto, deverá ser ampliado, pois as inscrições seguem abertas. 

A presença feminina na competição também será das maiores, com dez pilotas confirmadas até agora.

Rubens Carcasci, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), frisou que o grande número de inscritos obrigou a algumas adequações e mudanças.

“Estamos muito felizes por alcançarmos este novo recorde. É algo que nos motiva ainda mais a continuar trabalhando pelo crescimento e fortalecimento do kart no Brasil. Esperamos que seja uma edição inesquecível do Brasileiro para todos os competidores, patrocinadores, público e fãs do esporte. Essa nova demanda nos obrigou a realizar algumas adequações e mudanças, com o objetivo de garantir um grande espetáculo, com disputas justas, mas priorizando sempre a segurança de todos”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

FINAIS COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELO SPORTV

As finais do Grupo 1 e do Grupo 2 trão transmissão ao vivo pelo SporTV, nos dias 11 e 18, respectivamente, ambas às 11h.

Já as tomadas e baterias classificatórias terão cobertura ao vivo no canal do YouTube da CBA BR Kart.

CATEGORIA CADETE, AGORA DIVIDIDA EM QUATRO GRUPOS

“Para que os pilotos tivessem mais chances e pudessem disputar mais provas, fizemos uma mudança no formato da Cadete. Agora, eles serão divididos em quatro grupos, dois com 18 pilotos e dois com 17 pilotos e correrão entre si. Teremos a tomada de tempos na quinta-feira, no lugar do quarto treino livre da categoria, e depois eles já começam as corridas entre os grupos. Os 36 melhores, após essas seis baterias classificatórias, seguirão para a final no sábado”, pontuou Carcasci.

LISTA ATUALIZADA DE INSCRITOS DO 56º CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART (ATÉ A MANHÃ DE 02/12/2021)

Cadete
ADRIEL BONOMO DE ABREU JUNIOR
ALEJO CARACOCHE
ALEXANDRE LEAL FILHO
ANDRE LUIS COURA CRUZ JUNIOR
ANTONIO BARCELLOS CORREA LIMA
ANTONIO HUBNER DELEVATI
ARTHUR DALPIERO ROCHA
ARTHUR GONÇALVES CORDEIRO
AUGUSTO CORREA VERNIERI BARBOZA
BENJAMIN DE JESUS BERNAL COSTA
BERNARDO DA SILVA GUSMÃO FIGUEIRA
BERNARDO FURLAN SILVA MOTTER
BERNARDO TRINDADE TAMBASCO
BERNARDO WÜRZIUS WEBER
CAIO WALNIER ZORZETTO
CARLOS ALBERTO ALVES DOS SANTOS NETO
CHRISTIAN MOSIMANN
DANIEL SARAIVA CASTELO
DAVI D ALÉCIO RODRIGUES
DAVI CAETANO CERQUEIRA
DAVI JOANNY FLEMING ALKMIN
DIOGO OLIVEIRA SILVA CRUZ
ELI PERES STEINBRUCH
ENZO DONATO MACEDO
FELIPE FRANCISCO SANCHES
FELIPE GRANDO
FERNANDO MARCONDES TEIXEIRA DE CARVALHO
FRANCISCO NETO CAMILO
GABRIEL BRITO DAUM
GIOVANA KRUPP MARINOSKI
GUILHERME BUSATO DE OLIVEIRA
GUILHERME MOLEIRO
GUSTAVO BONK CORDEIRO
JOÃO GIANNETTI PEREIRA
JOÃO PAULO RODRIGUES BONADIMAN
JOÃO PEDRO PEREIRA
JOÃO VICENTE BONETTI
LORENZO DE CASTRO DOMINGUES
LORENZO PINAREL BERGALLO
LOURENÇO COGO VARELA
Lucas Careaga Arizaga
LUCAS JUNG SCHERER
LUCAS PROVENZI CORREA
LUIZ FELIPE QUEIROZ SILVA
LUIZ GUILHERME KANASHIRO GOMES
MARCOS DANIEL TOLEDO BALMORI
MARIO LUIZ PORTO DE LUCENA NETO
MATEUS DE OLIVEIRA ANTUNES
MATEUS SOUZA MARTIN
MATHEUS CARVALHO ARJONAS
MATHEUS DANIEL XAVIER DE ANDRADE REBOUÇAS
MATHEUS FERREIRA RAMALHO
MATHEUS MENDES FORTUNATO
MIGUEL EUGENIO DA SILVA GAZZINEO
MURILO SANTOS DUARTE
NAIM PHILIPP SALEH
NICOLAS BENINCA GUTH
NOAH RICO TORRES ARRUDA DE CARVALHO
OTÁVIO AUGUSTO VIANA DA SILVA
PABLO HATTORI RODRIGUES
PAULO DA SILVA WILLEMANN FILHO
RAFAEL GIORDANI GRANDO PODHORODECKI MONTEIRO
RAFAEL PACHER MACHADO
RAFAEL SANTOS BUSATO DE OLIVEIRA
RAPHAEL RODRIGUES GEBARA
SAMUEL SIDNEI SANTIAGO
THEO KUSELIAUSKAS OLIVEIRA SALOMÃO ARAUJO
VINICIUS ARAGÃO NEPOMUCENO MUNIZ
VINICIUS DE GOES APOLINARIO
VINICIUS SOUZA FERRO

F4 Graduados
ALINE APARECIDA BATISTA
ALVARO BERTIN DA CUNHA DINIZ JUNQUEIRA
ANA JULIA PIRES FERNANDES MIRANDA
ANDRE DE FREITAS ALBUQUERQUE CASTRO
ANDRE MACEDO MARTINHO
ANDRÉ NOVAES
ANDRÉ SALMORIA
ANDRE VARGAS BERNARDO
ANTONELLA FARINA BASSANI
BRUNO PAGGIARO MAZON
CAIO ALMEIDA MOTA
CAUÃ PAULO MENDES
DANIEL BARBOSA OLIVEIRA
DIEGO DIAS SAID
EDUARDO LAZZARI
FELIPE MELLO LEITE
FREDERICO BUENO
GIULLIANO TAINO FORCOLIN
GUSTAVO RISCHBECK TODESCAT
HELENA TEIXEIRA DE MELO
IGOR ALMEIDA FEIO RIBEIRO
JOÃO VICTOR FERREIRA DIAS
JORGE MANUEL LAGES FERNANDES
JOSE VICTOR BACKES
JUAN DANIEL SILVA SALGADO
LEONARDO GONCALVES CRUZ
LUCAS DELAVI BEHAGUE
LUCAS SEIXAS DA SILVA
LUCCA CROCE
LUCIANO ALMEIDA GARCIA
LUIS MATHEUS THEISEN DE CASTRO
LUIZ EDUARDO VOTA SALAU
MARCELO MAGNANI
MARCIO EDUARDO DA SILVA PEREIRA
MARCOS ADRIANO DA SILVA
MATHEUS DE BORBA
MATHEUS SANT ANNA S. DE CASTRO SANTOS
MIGUEL AUGUSTO SUBTIL
MURILO FIORE DE BARCELLOS
NELSON STANISCI NETTO
PEDRO PIERONI GONÇALVES DE OLIVEIRA
RAFAEL PRADA
RAFAEL FRANCA DE OLIVEIRA REIS
RAFAEL VELHO DE OLIVEIRA
RAPHAEL XAVIER MARTIN
ROBERTO WUTHSTRACK JUNIOR
RODOLFO LEANDRO SIGNORETTI
RODRIGO DE ANDRADE SOARES
SAMUEL MARCHESE DA CRUZ
SANDRO PEREIRA CIBIEN
SINDER BITTON NETO
WALDIR BELIZARIO JUNIOR
WESLEY PIVA
YGOR ANIZIO SANTANA

F4 Júnior
ANTONELLA FARINA BASSANI
ARTHUR MATOS PEREIRA
BERNARDO ANTONIO MIOLA
EDUARDO PALU DE ARAUJO
ENZO ALLAGE MARINS
ENZO BORTOLATO
ENZO FALQUETE
ENZO ORESTES FERREIRA DA SILVA
ETHAN KEVIN AYRTON NOBELS
FREDERICO MENESES BICALHO
GABRIEL DAMINELLI FERREIRA
GABRIEL FERNANDES CARMO DE BRITO
GONÇALO JUNG SCHERER
GUILHERME COUTO DE MELO BITTENCOURT
GUILHERME SLOMPO HEIDEM
HEITOR VASCONCELOS SOLLA
HENRIQUE REBOUÇAS DE FREITAS
HENRY LUCAS BRAGA CORREIA
JOÃO ALFREDO PINTO PINHEIRO FILHO
LEONARDO ANESI
LEONARDO CAVALCANTI DE OLIVEIRA
LUIZ FERNANDO MARTINS LOPES
MATHEUS CRISTIAN SCHILLO
MIGUEL FRAZÃO BATALHA TAVARES
PEDRO DE LUCIO VALENTIM
PEDRO GARCIA VILAR
PEDRO RICARDO BARROS CABRAL DE ALMEIDA
PIETRO LIRA TORNERI
RAFAEL BALVEDI VASCO
RAFAEL MENDES PONTES
RENATO RODRIGUES MARTINS
RICARDO SCOFANO DE MORAES
THIAGO MARQUETO MIRANDA
THOMAZ BELIZARIO FERREIRA
VICTOR GARGALAC TIERI
YASSIN MAHOMED ABOOBAKAR

F4 Sênior
ALBERTO SAVERIO CATTUCCI FILHO
ALDO HIROSHI INOUE JUNIOR
ALESSANDRO RENAUX MARCHINI
ALEX GRIGOLETTO
ALLAN DANIEL RAMOS
AUGUSTO CANIZELLA CHAGAS
BRUNO GRIGATTI
CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE SOUZA JUNIOR
CARLOS ANDREY JUNIOR
CLEDERSON FERREIRA DA CRUZ
DGEISON DE LUCCA
EDUARDO GUIDI MARTINS
EDUARDO RIBAS HAIKAL GIGLIO
FABIO GOMES DA SILVA
FABIO VICENTE MATHOSO
FELIPE MELLO LEITE
FLAVIANO RAMOS
GABRIEL ROSA DE CAMARGO
GUILHERME AUGUSTO MATTOS VOLTOLINI
GUSTAVO HENRIQUE GARCIA BERTI
HENRIQUE CANDEU PATRICIO
IGOR ALMEIDA FEIO RIBEIRO
JACQUES DA ROCHA FRANÇA
JORGE MANUEL LAGES FERNANDES
JOSE RICARDO LIMA DE OLIVEIRA
JOSE ROBERTO PONTALTI JUNIOR
JULIANO BASSANI
KLEBER CHRISTIAN MOURA
LUCAS SEIXAS DA SILVA
LUCAS ZACANTE DE SOUZA
LUCIANO ALMEIDA GARCIA
LUIS MATHEUS THEISEN DE CASTRO
LUIZ CLAUDIO SALIBA FILHO
LUIZ EDUARDO VOTA SALAU
MARCELO FERREIRA SCHMIDT
MARCIO GAZQUEZ RAMALHO
MARCOS ANTONIO LELIS MOREIRA FILHO
RAFAEL PRADA
RAFAEL AUGUSTO LUCENA DE SOUZA
REINALDO FANTOZZI JUNIOR
RENATO GIAMPIETRO DE ALMEIDA
RICARDO DOUGLAS PINHEIRO
ROBERTO VIEIRA SARAIVA FILHO
ROBERTO WUTHSTRACK JUNIOR
RODRIGO HENRIQUE VICENTE
RODRIGO TAVARES DANTAS
SERGIO DE SOUSA NAVES
VINICIOS DE SOUZA CORBO
WALDIR BELIZARIO JUNIOR
WILLIAN FERENS

F4 Super Sênior / Super Sênior Master
ANDRE PRETONI CORTADO
ANDRE VARGAS BERNARDO
ARISTIDES SANTOS LIMA
CESAR A. SANTOS
EDIVAN JOSE MONTEIRO
FAUSTO QUEIROS DE SÁ
GILBERTO RAIMUNDO MARTINS
MAIQUE PAPARELI
MARCELO ARAUJO DO VALLE SILVESTRE
MARCELO MARTINS ARRUDA
MARCIANO CARDOSO DE OLIVEIRA
MARCIO EDUARDO DA SILVA PEREIRA
MARCOS ADRIANO DA SILVA
MAURICIO BALANCIN GUZZO
OSCAR ALVES NETO
PAULO CEZAR FELDNER MARTINS JUNIOR
PAULO FARIAS ANTONIO
PAULO RICARDO FARIA DE SANT ANNA
PEDRO BERTOLINO DA SILVA JUNIOR
RAFAEL NOGUEIRA CAVALCANTI
ROBERTO NOACK
RODRIGO ANZANELLO
RODRIGO JACOBINA STEPHANINI
ROGERIO ABRANCHES ALCÂNTARA
SANDRO PEREIRA CIBIEN
DAGNOR ROBERTO SCHNEIDER
JOSE RAUL GIRONDI
JOSE ROBERTO DE OLIVEIRA
LUIS FERNANDO ARMANI DA SILVA
MARCIA CRISTINA LUCAS DE ALMEIDA
MUNIR LEITE ABOISSA
PAULO GONÇALVES DIAS
PAULO HENRIQUE VEIGAS NASSER
PEDRO CARDOSO DE OLIVEIRA
RONALDO RIEDI
VALDEMIRO ARAUJO OLIVEIRA

Graduados
ALLAN MARTINS CROCE
ANDRE NICASTRO
AUGUSTO CEZAR FONTANELLA
BRUNO SCHUBERT PIEROZAN
CARLOS EDUARDO BONINI FRANCO
DANIEL SANTOS CORRÊA MOURA
ENRICO RACHID DE LUCCA
ENZO CORREA PRANDO
ENZO GARCIA DE SOUZA GUIMARÃES DE PINHO
FELIPE TANAKA PRIETO
GABRIEL GOMEZ
GUILHERME BACKES
HENRIQUE GERMANO MANHANI
IDILSON BRANCO VIEIRA DA SILVA
JOÃO LUIS GUTTIERREZ POCAY
JOÃO PEDRO BORDIN BORTOLUZZI
JOÃO PEDRO ORBAN DE OLIVEIRA
JOÃO VICTOR TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
JOAQUIM AFFONSO JUNQUEIRA
JOSE LUIZ OSTI MUGGIATI NETO
JOSE VICTOR BACKES
JULIA ANJOS JOKINEN
JULIA MESSAGGI FREUND AYOUB
KEVIN EUSTAQUIO DE OLIVEIRA LIMA
LUCAS DA SILVA MENDES
LUCAS FARIA NOGUEIRA
LUCAS MACHADO STAICO
LUCCA CROCE
LUIS SERGIO TROMBINI NETO
MURILO FIORE DE BARCELLOS
NELSON RIBEIRO SOARES NETO
OLIN VIEIRA GALLI
RAFAEL MARTINS CROCE
RAFAELA DAMINELLI FERREIRA
SAMUEL MARCHESE DA CRUZ
VINICIUS FERNANDO ABREU PONCE

Júnior
ALVARO YOON CHO
ANTONELLA FARINA BASSANI
AURELIA CORINE NOBELS
EDUARDO PALU DE ARAUJO
ENZO ALLAGE MARINS
ENZO FALQUETE
ENZO GARCIA BEDANI
ERICK BORGHEZAN SCHOTTEN
FELIPE MALINOWSKI DOS SANTOS
GABRIEL ASSUNÇÃO GOMES DE LEMOS
GABRIEL LUCATEL DE ALMEIDA MOURA
GONÇALO JUNG SCHERER
GUILHERME FAVARETE
GUILHERME QUINTEIRO DO VALE
GUSTAVO CASTELLO DE FRANÇA
JOÃO ALFREDO PINTO PINHEIRO FILHO
JOÃO VITOR RODRIGUES LADEIRA
JOAQUIM CORDEIRO MELGACO MARQUES
LUCA SIMÕES SARAIVA NEUENSCHWANDER
LUIZ FERNANDO VERAS
MARIA EDUARDA BOSCARINO NIENKOTTER
MATHEUS DE BARROS COMPARATTO
MATHEUS FERREIRA DE SOUSA CARVALHO
PEDRO HENRIQUE REIS DE MENEZES LINS
PEDRO HENRIQUE RODOVALHO CLEROT
VASCO MARTINS CARVALHO PEDRO
VICTOR HUGO LARA DINIZ
VINICIUS COSTA MERCEZ

Júnior Menor
AKYU DE LARA MYASAVA
ALFREDO VIEIRA IBIAPINA FILHO
ARTUR RENATO LEMOS HOFF
AUGUSTO TONIOLO
BERNARDO GENTIL PORTO LIMA
BRUNO DIAZ SCHETINO
ENZO BELTRÃO NIENKOTTER
ENZO BRUSTELLO RANIERI
ETHAN KEVIN AYRTON NOBELS
FILIPPO SCHULZE BLANCK FIORENTINO
GABRIEL KOENIGKAN
GABRIEL SANO DA SILVA RABELO
GUSTAVO CARVALHO GALVÃO
JOÃO HENRIQUE SHIMODA BARBOSA
LUCAS MOURA DE CASTRO
LUCAS OLIVEIRA PAIVA
LUCCA ROSSI
MARCELO MUZOLON TORTATO
MIGUEL MAXIMO ABRAS PINTO COELHO
MURILO VIEIRA DA ROCHA
NICOLLAS CUNHA LORETTI DA SILVEIRA
PIETRO ALMEIDA NALESSO
PIETRO LIRA TORNERI
PIETRO MELO DE ANDRADE
THOMAZ BELIZARIO FERREIRA
WAGNER EDUARDO DE OLIVEIRA SANTILLI
YURI YASUKAWA MORELLI PEREIRA

KZ Graduados / KZ Sênior
ANDREY VISHNEVSKY FORTES
ANTONELLA FARINA BASSANI
BRUNO GRIGATTI
DANILO SE DIRANI
JOÃO RICARDO QUEIROZ VIEIRA
JOÃO VITOR SOARES ROSATE
PEDRO PIQUET
ADRIANO FERNANDES AMARAL
DANIEL OTAVIO CLAUDINO DOS SANTOS
EDUARDO VIOLANTE CONCEIÇÃO
FELIPE RIBEIRO WOLFF
LUIS EDUARDO NEVES DE CARVALHO
LUIS FILIPE MALHÃO E SOUSA
MARCO ANTONIO RAIMUNDO
MAURICIO LOBATO BRISOLLA
ROMULO CAMPOS

Mirim
ANGELO PEGORARO PREDEBON
BENJAMIN GASPARRINI
BERNARDO GRANDO CAVALCANTE
BERNARDO MORAES LEAL
BREMNER RODRIGUES GRACINDO JUNIOR
DAVI AUGUSTO IANOWICH HONÓRIO
LORENZO MUSSO SIMONETTI
LUCAS DE OLIVEIRA FERREIRA
LUCAS LUIZ CARUNCHO AMBROSIO
MANOEL PEDRO SALAMONI CECCATTO
MIGUEL BARBOSA RABELO SANTOS
MURILO SALTON PRADO
PEDRO CALEB SEGANTINI MARINHO CAMPOS
PEDRO OLIVEIRA SANTA ROSA
PIETRO DE CARVALHO CORBACHO
RAFAEL SOUZA CORSINO GUIMARÃES
RICARDO ENRIQUE CLARI GAYOL
SAMUEL SOUZA SAMPAIO
THEO DE BARROS NAVES GONÇALVES
VALENTINO CAREAGA ARIZAGA
VICENTE DA SILVA
VINICIUS GABRIEL DA SILVA

OK FIA
ALLAN MARTINS CROCE
ANDRE NICASTRO
ARTHUR BARROS PAVIE RIBEIRO
EDUARDO VENANCIO RITZMANN
ENZO CORREA PRANDO
GABRIEL GOMEZ
GUILHERME BACKES
JOÃO LUIS GUTTIERREZ POCAY
LUCAS DA SILVA MENDES
NICHOLAS CODICASA MONTEIRO
OLIN VIEIRA GALLI
ROGERIO LEITZKE GROTTA

OK Júnior
AKYU DE LARA MYASAVA
ALFREDO VIEIRA IBIAPINA FILHO
ALVARO YOON CHO
AUGUSTO TONIOLO
AURELIA CORINE NOBELS
ENZO BELTRÃO NIENKOTTER
ERICK BORGHEZAN SCHOTTEN
ETHAN KEVIN AYRTON NOBELS
FILIPPO SCHULZE BLANCK FIORENTINO
GABRIEL KOENIGKAN
GABRIEL LUCATEL DE ALMEIDA MOURA
GABRIEL SANO DA SILVA RABELO
GUILHERME QUINTEIRO DO VALE
GUSTAVO CARVALHO GALVÃO
LUCAS MOURA DE CASTRO
MATHEUS DE BARROS COMPARATTO
NICOLLAS CUNHA LORETTI DA SILVEIRA
PEDRO HENRIQUE RODOVALHO CLEROT
PIETRO LIRA TORNERI
VASCO MARTINS CARVALHO PEDRO

Sênior
ALAIN MICHELL SISDELI
ALBERTO JANUARIO GONTIJO VALERIO
ANDRE JORDÃO LORENZO DE ROSARIO
ANTONIO FRANCESCO VENTRE FIGLIO
CARLOS EDUARDO DE SOUZA
CARLOS HENRIQUE ROSIN
CLAUDIO INACIO PASQUALI DE MORAES
DENNIS DIRANI
EDUARDO VALE SZPOGANICZ
FELIPE POLETTO BASTOS
FERNANDO GONÇALVES DIAS
GUSTAVO RISCHBECK TODESCAT
IURY NAUN MUCELIN
JORGE ESTEVAM BORELLI
JULIO CESAR MARTINS CONTE
LEANDRO GUILHERME LADEIA ALMEIDA
LEO TORRES
LEONARDO NIENKOTTER
LUIZ EDUARDO VOTA SALAU
MARCO ANTONIO RAIMUNDO
PASCOAL BERTONI BATISTA
PAULO ROBERTO FREIRE DE HOLANDA FILHO
RAFAEL CASALE
RAFAEL PASTORELLO
RODRIGO DE ANDRADE SOARES
RUBENS DECOUSSAU TILKIAN
SIDNEY PEREIRA LOPES
TALES PRUDENTE DIAS
VICTOR HUGO DECHANDT BROCHADO
VICTOR LYRA GUIMARÃES LUZ

Novatos
ANA JULIA PIRES FERNANDES MIRANDA
ANDRÉ MILAGRES SILVEIRA
ANDRÉ NOVAES
ARTHUR BARROS PAVIE RIBEIRO
ARTHUR DE MELLO NIGRO
BEATRIZ DIAZ SCHETINO
CESAR AUGUSTO KOZEN
DIOGO LINZER NEVES DA SILVA
EDUARDO DE OLIVEIRA PEREZ
FELIPE LUTEREK TOZZO
FERNANDO RIBEIRO DE OLIVEIRA
FREDERICO BUENO
GABRIEL PIOTROWSKI DE LIMA
JOÃO ALEXANDRE FERNANDES CARVALHO TESSER
JOÃO PEDRO DE CARVALHO RAMOS SILVA
KAIO DIAS DE ASSUNCAO
LEONARDO ROBERTO SCUSSEL CARDOSO
MIGUEL RANGEL FREITAS
NICHOLAS CODICASA MONTEIRO
PEDRO GUILHERME LIMA
PEDRO PIERONI GONÇALVES DE OLIVEIRA
RAUL PEDRO ANTUNES DE MELO
ROBERTO AMARAL
ROGERIO LEITZKE GROTTA
RYAN KENJI DE ABREU NISHIOKA
UBIRAJARA LOPES RAMOS FILHO
VITOR ALMEIDA MOTTA

Sênior B
ANTONIO GUILHERME FLEISCHMANN ALVES
DIEGO ANTONIO LAGO VERAS
DIEGO BARBOSA DE FARIA BRITO
ERIC NILSON DE CASTRO SANTOS
GIOVANI GARCIA GIROTTO
GUSTAVO FAVORETTO PERTILE
GUSTAVO KALINOWSKI
JULIO CESAR TREVISAN REIS DE OLIVEIRA
LEO RODRIGUES ROLAND LINO
LUCAS CHIMELLO PEREIRA LEITE
LUIZ HENRIQUE BARGMANN
MARIO HENRIQUE AOKI BRANDINI
MATEUS MANHANI BARELLA
MAURICIO DUMBOCK PACHECO
RAFAEL PRADA
RAFAEL CANEDO DE BARROS
RICARDO ELIAS CHAHINE
TIAGO HENRIQUE KASTNER BARRANCOS
VICTOR FONSECA BAR INFANTE
WEIMAR COLOMBO BAPTISTOTTI

Super Sênior / Super Sênior Master
ALESSANDRO RAMALHO XAVIER
ALEXANDER CÉ
AROLDO RODRIGUES FERREIRA
CHRISTIANO MATTHEIS LONDRES
CYLMAR PITELLI TEIXEIRA FORTES
FERNANDO LUIS SCOTTI
FERNANDO LUIZ PASTRO
GILBERTO RAIMUNDO MARTINS
GONÇALO BONET ALLAGE
JOSE CARLOS DOS SANTOS SADERI
JUNIOR PINTO
LUIZ AUGUSTO DE LIMA CORREA
MAIQUE PAPARELI
MARCELO MARTINS ARRUDA
MARCIANO CARDOSO DE OLIVEIRA
RAPHAEL FILIZOLA
ROBERTO AMARAL DE ALMEIDA ROCHA
RODRIGO PIQUET SOUTO MAIOR
SAUL SILVA LEITE JUNIOR
VICTOR HUGO DECHANDT BROCHADO
WELSON REGIS JACOMETTI
AMILCAR MUGNAINI
ANTONIO JORGE JOSE NUNES NETO
DOGLAS ANTONIO PIEROSAN
EUVALDO GUIMARÃES LUZ
EVERSON DE AQUINO
FRANCISCO JOSE SOARES VIANNA
GERALDO SOARES DE LIMA
JEDSON JOÃO VICENTE
JORGE ESTEVAM BORELLI
JOSE AUGUSTO DIAS
JOSE RAUL GIRONDI
MANOEL SEVERINO DE QUEIROZ NETO
MARCOS KASSARDJIAN
MUNIR LEITE ABOISSA
NIRSON LENZ
SERGIO RAMOS
TIMO JUHANI JOKINEN
VALDEMIRO ARAUJO OLIVEIRA


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

***********************************************

"Me parece que Verstappen é um garoto deslumbrado", diz Carsughi

Claudio Carsughi, o mais experiente jornalista brasileiro, notadamente destacado no setor da indústria automobílistica e da Fórmula 1, falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo na noite da última segunda-feira (29), durante a 7ª edição do Prêmio Carsughi L´Auto Preferita, evento criado por sua filha Claudia Carsughi que elege, com um especializado grupo de jurados, os destaques do setor automotivo do país.

Carsughi fez uma avaliação sobre a reta final do Mundial de Fórmula 1, traçando um paralelo entre os protagonistas que concorrem ao título: o holandês Max Verstappen, que lidera, e o britânico Lewis Hamilton, que está oito pontos atrás na tabela, restando as etapas da Arábia Saudita - no próximo domingo (5) na estreia do circuito urbano de Jedá -, e a de Abu Dhabi, em 12 de dezembro, no traçado de Yas Marina.

Em sua impressão pessoal, o holandês Verstappen, de 24 anos, da Red Bull, lhe parece um garoto deslumbrado, e ele não esconde sua torcida pelo heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes.

"O Hamilton é o presente, é o campeão, é um homem que não precisa demonstrar mais nada a ninguém, mas assim mesmo luta para ser mais uma vez campeão, e o Verstappen, eu não sei, e pelo amor de Deus, é uma impressão toda ela pessoal, me parece um garoto deslumbrado que diz, `olha, eu sou eu e acabou´. Acho, que com isso, deixei bem claro que estou torcendo para o Hamilton (risos)", comentou Carsughi, que por reiteradas vezes enalteceu o talento de Verstappen, que busca seu primeiro título na F1, e isso pode até acontecer já no domingo (5), dependendo dos resultados dos dois pilotos em Jedá, que nesta sexta-feira (3) estarão no novo traçado árabe projetado pelo alemão Hermann Tilke para os dois primeiros treinos livres. A corrida, no domingo (5), está marcada para começar às 14h30 (horário de Brasília), com 50 voltas pela pista de 6.174 metros, segunda maior do calendário, perdendo apenas para Spa-Francorchamps, na Bélgica, com seus 7.004 metros.

Claudio Carsughi, à direita, falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo. Foto: J. Mantovani/Divulgação

Verstappen e Hamilton travam disputa parelha pelo título da F1 em 2021. Foto: Divulgação

CALENDÁRIO COMPLETO DA FÓRMULA 1 EM 2021

ETAPAS JÁ REALIZADAS

1. GP do Bahrein (Sakhir) – 28 de março - Pole de Max Verstappen (1mi28s997) - Vitória de Lewis Hamilton
2. GP da Emilia-Romagna (Ímola) – 18 de Abril - Pole de Lewis Hamilton (1min14s411) - Vitória de Max Verstappen
3. GP de Portugal (Algarve/Portimão) – 2 de maio - Pole de Valtteri Bottas (1min18s348) - Vitória de Lewis Hamilton
4. GP da Espanha (Montmeló) – 9 de maio - Pole de Lewis Hamilton (1min16s741) - Vitória de Lewis Hamilton
5. GP de Mônaco (Monte Carlo) – 23 de maio - Pole de Charles Leclerc (1min10s346) - Vitória de Max Verstappen
6. GP do Azerbaijão (Baku) – 6 de junho - Pole de Charles Leclerc (1min41s218) - Vitória de Sergio Pérez
7. GP da França (Paul Ricard) – 20 de junho - Pole de Max Versappen (1min29s990) - Vitória de Max Verstappen
8. GP da Estíria (Red Bull Ring) – 27 de junho - Pole de Max Verstappen (1min03s841) - Vitória de Max Verstappen
9. GP da Áustria (Red Bull Ring) – 4 de julho - Pole de Max Verstappen (1min03s720) - Vitória de Max Verstappen
10. GP da Grã-Bretanha (Silverstone) – 18 de julho - Pole de Max Verstappen (Sprint) - Vitória de Lewis Hamilton
11. GP da Hungria (Hungaroring) – 1º de agosto - Pole de Lewis Hamilton (1min15s419) - Vitória de Esteban Ocon
12. GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) – 29 de agosto - Pole de Max Verstappen (1min59s765) - Vitória de Max Verstappen (valendo metade dos pontos)
13. GP da Holanda (Zandvoort) – 5 de setembro - Pole de Max Verstappen (1min08s885) - Vitória de Max Verstappen
14. GP da Itália – (Monza) - 12 de setembro - Pole de Max Verstappen (Sprint) - Vitória de Daniel Ricciardo
15. GP da Rússia – (Sóchi) - 26 de setembro - Pole de Lando Norris (1min41s993) - Vitória de Lewis Hamilton
16. GP da Turquia (Istambul) – 10 de outubro - Pole de Valtteri Bottas (1min22s998) - Vitória de Valtteri Bottas
17. GP dos Estados Unidos (Austin) 24 de outubro - Pole de Max Verstappen (1min32s910) - Vitória de Max Verstappen
18. GP da Cidade do México (Hermanos Rodriguez) - 7 de novembro - Pole de Valtteri Bottas (1min15s875) - Vitória de Max Verstappen
19. GP de São Paulo (Interlagos) - 14 de novembro - Pole de Valtteri Bottas (Sprint) - Vitória de Lewis Hamilton
20. GP do Catar (Losail) - 21 de novembro - Pole de Lewis Hamilton (1min20s827) - Vitória de Lewis Hamilton

PRÓXIMAS ETAPAS:

21. GP da Arábia Saudita (Jedá) – 5 de dezembro -
22. GP de Abu Dhabi (Yas Marina) - 12 de dezembro -

      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

***********************************************

Lenda das 500 Milhas de Indianápolis, Rick Mears completa 70 anos

O ex-piloto norte-americano Rick Mears completa 69 anos nesta sexta-feira (3).

Atual consultor da Penske, equipe pela qual competiu durante toda sua carreia na Indy, Mears foi quatro vezes vitorioso das 500 Milhas de Indianápolis (1979, 1984, 1988 e 1991), marca que o coloca em primeiro lugar ao lado de A.J. Foyt, Al Unser e Helio Castroneves no topo da lista da lendária prova.

E, sozinho, detém o recorde absoluto nas 500 Milhas de Indianápolis em poles, totalizando seis: 1979, 1982, 1986, 1988, 1989 e 1991.

Tricampeão da Fórmula Indy (1979, 1981 e 1982), Rick Merars é natural da cidade de Michita (Kansas).

ABAIXO, VÍDEO COM MATÉRIA ESPECIAL SOBRE A DISPUTA FINAL DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS DE 1991, QUARTA VITÓRIA DE RICK MEARS NA PROVA, APÓS DISPUTA INTENSA COM MICHAEL ANDRETTI

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RICK MEARS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

***********************************************

Últimas do seu time