O austríaco a bordo da Ferrari 312 T, com a qual conquistou o campeonato em 1975. Foto: Divulgação

O austríaco a bordo da Ferrari 312 T, com a qual conquistou o campeonato em 1975. Foto: Divulgação

Monza, 7 de setembro de 1975, mesmo lugar onde acontece neste domingo o GP da Itália de Fórmula 1.

Em sua segunda temporada pela Ferrari (em 1974 ele foi o quarto colocado, ano em que Emerson Fittipaldi foi o campeão), Niki Lauda (1949-2019) dominou, vencendo cinco das 14 provas de 1975. Contabilizou 64,5 pontos contra 45 do vice-campeão, Emerson Fittipaldi (McLaren).

O primeiro dos três títulos que Lauda conseguiu na Fórmula 1, aconteceu com os quatro pontos vindos do terceiro lugar na prova de Monza em 1975. O suíço Clay Regazzoni (1939-2006), seu companheiro de equipe na Ferrari, foi o vencedor, e o brasileiro Emerson Fittipaldi (McLaren) terminou em segundo.

A Ferrari, que hoje conta com a dupla Lewis Hamilton e Charles Leclerc, programou diversas homenagens ao piloto austríaco que morreu em 20 de maio de 2019, em razão de complicações renais, aos 70 anos.

DEPOIS DO TÍTULO DE 1975

Lauda voltaria a ser campeão pela mesma Ferrari em 1977, temporada seguinte ao terrível acidente que sofreu em Nurburgring (na primeira volta do GP da Alemanha). 

A Ferrari de Lauda incendiou-se e ele ficou preso às ferragens por vários minutos. Com queimaduras de primeiro grau, chegou a receber a extrema-unção de um padre no hospital. Segundo o próprio Lauda, ele ouvia tudo o que falavam ao seu redor durante os primeiros dias de internação, quando todos pensavam que ele estivesse inconsciente.

Acabou perdendo as duas corridas seguintes (Áustria e Holanda) e chegou a Fuji (GP do Japão) em condições de derrotar James Hunt, mas acabou desistindo da prova por conta da forte chuva. Hunt levantou seu único título na Fórmula 1 em 1976.

Lauda voltaria a ser campeão pela mesma Ferrari em 1977 e pela McLaren, após um longo hiato, em 1984.

Alex na Inglaterra, no circuito de Watikins Glen em 1977, com a March. Ao lado, a Ferrari de Niki Lauda. Foto: Divulgação

Alex na Inglaterra, no circuito de Watikins Glen em 1977, com a March. Ao lado, a Ferrari de Niki Lauda. Foto: Divulgação


Niki Lauda e Rubens Barrichello em 22 de setembro de 2013, no circuito de Marina Bay, em Cingapura, acompanhando o GP de F1. Foto: Instagram de Rubens Barrichello

Niki Lauda e Rubens Barrichello em 22 de setembro de 2013, no circuito de Marina Bay, em Cingapura, acompanhando o GP de F1. Foto: Instagram de Rubens Barrichello


James Hunt e Niki Lauda na temporada de 1976 eternizada em um filme,

James Hunt e Niki Lauda na temporada de 1976 eternizada em um filme, "Rush, No Limite da Emoção", de 2013, com direção de Ron Howard, o mesmo de "Cocoon", "Apolo 13" e "Uma Mente Brilhante", pelo qual ganhou o Oscar de melhor diretor em 2003. Reprodução


O tricampeão Niki Lauda se encontra com o tetracampeão Alain Prost minutos antes da largada do GP de Mônaco de F1, em 25 de maio de 2013. Foto: UOL

O tricampeão Niki Lauda se encontra com o tetracampeão Alain Prost minutos antes da largada do GP de Mônaco de F1, em 25 de maio de 2013. Foto: UOL


Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação

Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação


Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação

Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação


Niki Lauda e Emerson Fittipaldi durante os treinos para o GP do Canadá de Fórmula 1, em 9 de junho de 2012. Foto: Twitter de Emerson Fittipaldi

Niki Lauda e Emerson Fittipaldi durante os treinos para o GP do Canadá de Fórmula 1, em 9 de junho de 2012. Foto: Twitter de Emerson Fittipaldi


Em seu primeiro ano pela Ferrari, ouvindo os conselhos do tricampeão Niki Lauda. Foto: Divulgação

Em seu primeiro ano pela Ferrari, ouvindo os conselhos do tricampeão Niki Lauda. Foto: Divulgação


Em 1974 e em 2011

Em 1974 e em 2011


O avião da Niki, empresa administrada por Lauda e a Lufthart. Foto: Divulgação

O avião da Niki, empresa administrada por Lauda e a Lufthart. Foto: Divulgação


O avião da Lauda Air, empresa fundada por Niki Lauda. Foto: Divulgação

O avião da Lauda Air, empresa fundada por Niki Lauda. Foto: Divulgação


Lauda aos 62 anos. Foto: Divulgação

Lauda aos 62 anos. Foto: Divulgação


Com as marcas do acidente, em sua primeira temporada pela McLaren. Foto: Divulgação

Com as marcas do acidente, em sua primeira temporada pela McLaren. Foto: Divulgação


Um ano antes do acidente que provocou queimaduras em seu rosto. Foto: Divulgação

Um ano antes do acidente que provocou queimaduras em seu rosto. Foto: Divulgação


Em 2002, Lauda era diretor-técnico da Jaguar, e declarou que os carros da época eram fáceis de pilotar,

Em 2002, Lauda era diretor-técnico da Jaguar, e declarou que os carros da época eram fáceis de pilotar, "até um chimpanzé" guiaria um deles, disse. Ele fez uma tentativa em Valênca, na Espanha, mas o carro não foi tão "amistoso" com o tricampeão, e Lauda acabou rodando e voltando aos boxes rebocado. Foto: Divulgação


Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e Niki Lauda.Foto: Divulgação

Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e Niki Lauda.Foto: Divulgação


Outra bela imagem dos amigos Nelson Piquet e Nik Lauda, em 2002. Foto: Divulgação

Outra bela imagem dos amigos Nelson Piquet e Nik Lauda, em 2002. Foto: Divulgação


Em 1979, Nelson Piquet ao lado do amigo Niki Lauda. Foto: Divulgação

Em 1979, Nelson Piquet ao lado do amigo Niki Lauda. Foto: Divulgação


Niki Lauda e o argentino Carlos Reutemann, em 1974. Foto: Divulgação

Niki Lauda e o argentino Carlos Reutemann, em 1974. Foto: Divulgação


Niki Lauda é saudado por Ayrton Senna em 1984, ano de estreia do brasileiro, pela Toleman-Hart. Foto: Divulgação

Niki Lauda é saudado por Ayrton Senna em 1984, ano de estreia do brasileiro, pela Toleman-Hart. Foto: Divulgação


Niki Lauda e James Hunt disputam roda a roda. O austríaco com a Ferrari e o inglês com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação

Niki Lauda e James Hunt disputam roda a roda. O austríaco com a Ferrari e o inglês com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação


No GP norte-americano disputado nas ruas de Long Beach, com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação

No GP norte-americano disputado nas ruas de Long Beach, com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação


Na mais lenta curva do calendário da Fórmula 1, a Lowes, no Principado de Mônaco. À esquerda está o italiano Arturo Merzario com o carro Merzário-Ford, abrindo passagem para Niki Lauda, com a Ferrari. Foto: Divulgação

Na mais lenta curva do calendário da Fórmula 1, a Lowes, no Principado de Mônaco. À esquerda está o italiano Arturo Merzario com o carro Merzário-Ford, abrindo passagem para Niki Lauda, com a Ferrari. Foto: Divulgação


Em 1984 Lauda conquistou o tricampeonato na Fórmula 1, com a McLaren-Porsche. Foto: Divulgação

Em 1984 Lauda conquistou o tricampeonato na Fórmula 1, com a McLaren-Porsche. Foto: Divulgação


Em 1983 na Inglaterra, no final de semana para a corrida disputada em Brands Hatch. Foto: Divulgação

Em 1983 na Inglaterra, no final de semana para a corrida disputada em Brands Hatch. Foto: Divulgação


Em 1979, ano em que anunciou sua primeira despedida da Fórmula 1. Lauda a bordo da Brabham-Alfa Romeu de 12 cilindros no traçado de Interlagos, prova dominada pela Ligier-Ford, que fez a dobradinha com os franceses Jacques Laffitte e Patrick Depailler. Foto: Divulgação

Em 1979, ano em que anunciou sua primeira despedida da Fórmula 1. Lauda a bordo da Brabham-Alfa Romeu de 12 cilindros no traçado de Interlagos, prova dominada pela Ligier-Ford, que fez a dobradinha com os franceses Jacques Laffitte e Patrick Depailler. Foto: Divulgação


No GP da Inglaterra de 1978, com a Brabham-Alfa Romeo. Foto: Divulgação

No GP da Inglaterra de 1978, com a Brabham-Alfa Romeo. Foto: Divulgação


Brands Hatch, Inglaterra, com a Ferrari. Foto: Divulgação

Brands Hatch, Inglaterra, com a Ferrari. Foto: Divulgação


O terrível acidente de Lauda em Nurburgring, na Alemanha. Foto: Divulgação

O terrível acidente de Lauda em Nurburgring, na Alemanha. Foto: Divulgação


Niki Lauda com a Brabham BT 46 -Alfa Romeo em 1978, à frente de seu companheiro de equipe Nelson Piquet e do francês Patrick Depailler, com a Tyrrell-Ford. Foto: Divulgação

Niki Lauda com a Brabham BT 46 -Alfa Romeo em 1978, à frente de seu companheiro de equipe Nelson Piquet e do francês Patrick Depailler, com a Tyrrell-Ford. Foto: Divulgação


A Ferrari com a qual conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1975. Foto: Divulgação

A Ferrari 312 T, com a qual conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1975. Foto: Divulgação


Rivais em 1976, Lauda conversa com o inglês James Hunt antes do GP de Mônaco. Foto: Divulgação

Rivais em 1976, Lauda conversa com o inglês James Hunt antes do GP de Mônaco. Foto: Divulgação


Com o carro da BRM, no Canadá. Foto: Divulgação

Com o carro da BRM, no Canadá. Foto: Divulgação


Em Fiorano, nos preparativos para a temporada de 1975, a dupla da Ferrari: Niki Lauda e Clay Regazzoni. Lauda foi o campeão daquele ano e Regazzoni terminou em quinto. Foto: Scuderia Ferrari

Em Fiorano, nos preparativos para a temporada de 1975, a dupla da Ferrari: Niki Lauda e Clay Regazzoni. Lauda foi o campeão daquele ano e Regazzoni terminou em quinto. Foto: Scuderia Ferrari


A Brabham BT46 de 1978. O genial projetista sul-africano Gordon Murray tentou fazer frente às Lotus, que dominavam a temporada, e criou esta solução, com um ventilador atrás, que aspirava o ar e amplificava o efeito-solo. Niki Lauda disputou apenas um GP com este carro naquele ano, o da Suécia, em Anderstop, e venceu. A FIA acabou proibindo a solução e Murray precisou encontrar outras soluções para melhorar o carro. Foto: Reprodução

A Brabham BT46 de 1978. O genial projetista sul-africano Gordon Murray tentou fazer frente às Lotus, que dominavam a temporada, e criou esta solução, com um ventilador atrás, que aspirava o ar e amplificava o efeito-solo. Niki Lauda disputou apenas um GP com este carro naquele ano, o da Suécia, em Anderstop, e venceu. A FIA acabou proibindo a solução e Murray precisou encontrar outras soluções para melhorar o carro. Foto: Reprodução


Em Montjuic, antes do GP da Espanha de 1975, Niki Lauda, Jodcy Scheckter, Graham Hill, Emerson Fittipaldi e James Hunt vistoriam o traçado, preocupados com a segurança. Emerson, alegando que o traçado era muito perigoso, não participou da prova, que ficou marcado pela tragédia das mortes de cinco espectadores, atingidos pela Hill de Rolf Stommelen. Foto: Reprodução

Em Montjuic, antes do GP da Espanha de 1975, Niki Lauda, Jodcy Scheckter, Graham Hill, Emerson Fittipaldi e James Hunt vistoriam o traçado, preocupados com a segurança. Emerson, alegando que o traçado era muito perigoso, não participou da prova, que ficou marcado pela tragédia das mortes de cinco espectadores, atingidos pela Hill de Rolf Stommelen. Foto: Reprodução


Em 1976, na apresentação da Ferrari 312 T2, Clay Regazzoni, Niki Lauda e Enzo Ferrari. Foto: Divulgação

Em 1976, na apresentação da Ferrari 312 T2, Clay Regazzoni, Niki Lauda e Enzo Ferrari. Foto: Divulgação


Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas

Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas "Monaretas" dos anos 70. Foto: Reprodução


Em 15 de agosto de 1971, em Osterreichring, na Áustria, dia em que disputou seu primeiro GP de F1. Foto: Divulgação

Em 15 de agosto de 1971, em Osterreichring, na Áustria, dia em que disputou seu primeiro GP de F1. Foto: Divulgação


Em 2 de outubro de 1977, dia em que conquistou seu bicampeonato mundial de F1, pela Ferrari, com o quarto lugar obtido no GP dos EUA, em Watkins Glen. Foto: Divulgação

Em 2 de outubro de 1977, dia em que conquistou seu bicampeonato mundial de F1, pela Ferrari, com o quarto lugar obtido no GP dos EUA, em Watkins Glen. Foto: Divulgação


No pit-lane de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Niki Lauda com sua Brabham BT46B (#1) e Emerson Fittipaldi com o Copersucar F5A (#14). Foto: Divulgação

No pit-lane de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Niki Lauda com sua Brabham BT46B (#1) e Emerson Fittipaldi com o Copersucar F5A (#14). Foto: Divulgação


Jovens pilotos e veteranos. Atrás, Niki Lauda e Keke Rosberg. À frente, Mathias Lauda, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, em 2005, durante fim de semana da GP2. Foto: Divulgação

Jovens pilotos e veteranos. Atrás, Niki Lauda e Keke Rosberg. À frente, Mathias Lauda, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, em 2005, durante fim de semana da GP2. Foto: Divulgação


A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi

A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi

 

 

 

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