Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Por Marcos Júnior Micheletti - 07/09/2025 10:00
O austríaco a bordo da Ferrari 312 T, com a qual conquistou o campeonato em 1975. Foto: Divulgação
Monza, 7 de setembro de 1975, mesmo lugar onde acontece neste domingo o GP da Itália de Fórmula 1.
Em sua segunda temporada pela Ferrari (em 1974 ele foi o quarto colocado, ano em que Emerson Fittipaldi foi o campeão), Niki Lauda (1949-2019) dominou, vencendo cinco das 14 provas de 1975. Contabilizou 64,5 pontos contra 45 do vice-campeão, Emerson Fittipaldi (McLaren).
O primeiro dos três títulos que Lauda conseguiu na Fórmula 1, aconteceu com os quatro pontos vindos do terceiro lugar na prova de Monza em 1975. O suíço Clay Regazzoni (1939-2006), seu companheiro de equipe na Ferrari, foi o vencedor, e o brasileiro Emerson Fittipaldi (McLaren) terminou em segundo.
A Ferrari, que hoje conta com a dupla Lewis Hamilton e Charles Leclerc, programou diversas homenagens ao piloto austríaco que morreu em 20 de maio de 2019, em razão de complicações renais, aos 70 anos.
DEPOIS DO TÍTULO DE 1975
Lauda voltaria a ser campeão pela mesma Ferrari em 1977, temporada seguinte ao terrível acidente que sofreu em Nurburgring (na primeira volta do GP da Alemanha).
A Ferrari de Lauda incendiou-se e ele ficou preso às ferragens por vários minutos. Com queimaduras de primeiro grau, chegou a receber a extrema-unção de um padre no hospital. Segundo o próprio Lauda, ele ouvia tudo o que falavam ao seu redor durante os primeiros dias de internação, quando todos pensavam que ele estivesse inconsciente.
Acabou perdendo as duas corridas seguintes (Áustria e Holanda) e chegou a Fuji (GP do Japão) em condições de derrotar James Hunt, mas acabou desistindo da prova por conta da forte chuva. Hunt levantou seu único título na Fórmula 1 em 1976.
Lauda voltaria a ser campeão pela mesma Ferrari em 1977 e pela McLaren, após um longo hiato, em 1984.
Alex na Inglaterra, no circuito de Watikins Glen em 1977, com a March. Ao lado, a Ferrari de Niki Lauda. Foto: Divulgação
Niki Lauda e Rubens Barrichello em 22 de setembro de 2013, no circuito de Marina Bay, em Cingapura, acompanhando o GP de F1. Foto: Instagram de Rubens Barrichello
James Hunt e Niki Lauda na temporada de 1976 eternizada em um filme, "Rush, No Limite da Emoção", de 2013, com direção de Ron Howard, o mesmo de "Cocoon", "Apolo 13" e "Uma Mente Brilhante", pelo qual ganhou o Oscar de melhor diretor em 2003. Reprodução
O tricampeão Niki Lauda se encontra com o tetracampeão Alain Prost minutos antes da largada do GP de Mônaco de F1, em 25 de maio de 2013. Foto: UOL
Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação
Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação
Niki Lauda e Emerson Fittipaldi durante os treinos para o GP do Canadá de Fórmula 1, em 9 de junho de 2012. Foto: Twitter de Emerson Fittipaldi
Em seu primeiro ano pela Ferrari, ouvindo os conselhos do tricampeão Niki Lauda. Foto: Divulgação
Em 1974 e em 2011
O avião da Niki, empresa administrada por Lauda e a Lufthart. Foto: Divulgação
O avião da Lauda Air, empresa fundada por Niki Lauda. Foto: Divulgação
Lauda aos 62 anos. Foto: Divulgação
Com as marcas do acidente, em sua primeira temporada pela McLaren. Foto: Divulgação
Um ano antes do acidente que provocou queimaduras em seu rosto. Foto: Divulgação
Em 2002, Lauda era diretor-técnico da Jaguar, e declarou que os carros da época eram fáceis de pilotar, "até um chimpanzé" guiaria um deles, disse. Ele fez uma tentativa em Valênca, na Espanha, mas o carro não foi tão "amistoso" com o tricampeão, e Lauda acabou rodando e voltando aos boxes rebocado. Foto: Divulgação
Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e Niki Lauda.Foto: Divulgação
Outra bela imagem dos amigos Nelson Piquet e Nik Lauda, em 2002. Foto: Divulgação
Em 1979, Nelson Piquet ao lado do amigo Niki Lauda. Foto: Divulgação
Niki Lauda e o argentino Carlos Reutemann, em 1974. Foto: Divulgação
Niki Lauda é saudado por Ayrton Senna em 1984, ano de estreia do brasileiro, pela Toleman-Hart. Foto: Divulgação
Niki Lauda e James Hunt disputam roda a roda. O austríaco com a Ferrari e o inglês com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação
No GP norte-americano disputado nas ruas de Long Beach, com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação
Na mais lenta curva do calendário da Fórmula 1, a Lowes, no Principado de Mônaco. À esquerda está o italiano Arturo Merzario com o carro Merzário-Ford, abrindo passagem para Niki Lauda, com a Ferrari. Foto: Divulgação
Em 1984 Lauda conquistou o tricampeonato na Fórmula 1, com a McLaren-Porsche. Foto: Divulgação
Em 1983 na Inglaterra, no final de semana para a corrida disputada em Brands Hatch. Foto: Divulgação
Em 1979, ano em que anunciou sua primeira despedida da Fórmula 1. Lauda a bordo da Brabham-Alfa Romeu de 12 cilindros no traçado de Interlagos, prova dominada pela Ligier-Ford, que fez a dobradinha com os franceses Jacques Laffitte e Patrick Depailler. Foto: Divulgação
No GP da Inglaterra de 1978, com a Brabham-Alfa Romeo. Foto: Divulgação
Brands Hatch, Inglaterra, com a Ferrari. Foto: Divulgação
O terrível acidente de Lauda em Nurburgring, na Alemanha. Foto: Divulgação
Niki Lauda com a Brabham BT 46 -Alfa Romeo em 1978, à frente de seu companheiro de equipe Nelson Piquet e do francês Patrick Depailler, com a Tyrrell-Ford. Foto: Divulgação
A Ferrari 312 T, com a qual conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1975. Foto: Divulgação
Rivais em 1976, Lauda conversa com o inglês James Hunt antes do GP de Mônaco. Foto: Divulgação
Com o carro da BRM, no Canadá. Foto: Divulgação
Em Fiorano, nos preparativos para a temporada de 1975, a dupla da Ferrari: Niki Lauda e Clay Regazzoni. Lauda foi o campeão daquele ano e Regazzoni terminou em quinto. Foto: Scuderia Ferrari
A Brabham BT46 de 1978. O genial projetista sul-africano Gordon Murray tentou fazer frente às Lotus, que dominavam a temporada, e criou esta solução, com um ventilador atrás, que aspirava o ar e amplificava o efeito-solo. Niki Lauda disputou apenas um GP com este carro naquele ano, o da Suécia, em Anderstop, e venceu. A FIA acabou proibindo a solução e Murray precisou encontrar outras soluções para melhorar o carro. Foto: Reprodução
Em Montjuic, antes do GP da Espanha de 1975, Niki Lauda, Jodcy Scheckter, Graham Hill, Emerson Fittipaldi e James Hunt vistoriam o traçado, preocupados com a segurança. Emerson, alegando que o traçado era muito perigoso, não participou da prova, que ficou marcado pela tragédia das mortes de cinco espectadores, atingidos pela Hill de Rolf Stommelen. Foto: Reprodução
Em 1976, na apresentação da Ferrari 312 T2, Clay Regazzoni, Niki Lauda e Enzo Ferrari. Foto: Divulgação
Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas "Monaretas" dos anos 70. Foto: Reprodução
Em 15 de agosto de 1971, em Osterreichring, na Áustria, dia em que disputou seu primeiro GP de F1. Foto: Divulgação
Em 2 de outubro de 1977, dia em que conquistou seu bicampeonato mundial de F1, pela Ferrari, com o quarto lugar obtido no GP dos EUA, em Watkins Glen. Foto: Divulgação
No pit-lane de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Niki Lauda com sua Brabham BT46B (#1) e Emerson Fittipaldi com o Copersucar F5A (#14). Foto: Divulgação
Jovens pilotos e veteranos. Atrás, Niki Lauda e Keke Rosberg. À frente, Mathias Lauda, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, em 2005, durante fim de semana da GP2. Foto: Divulgação
A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi