A noite de quinta-feira foi um verdadeiro pesadelo para os flamenguistas.
E um delicioso sonho para os rivais do Rubro-Negro.
Afinal de contas, nem o mais otimista adepto do Olímpia poderia imaginar que a equipe paraguaia reverteria sua desvantagem em casa diante do elenco mais caro da América do Sul.
E não foi com "as calças nas mãos", não!
Foi uma classificação robusta, convincente e espetacular.
E o Flamengo?
Bem, o Mengão agora terá que apostar todas as suas fichas na Copa do Brasil.
E, se essa taça não vier, será caso de demissão em massa lá pelos lados da Gávea.
Sim, pois ficar sem troféu neste ano seria um papelão parecido com o protagonizado pelo time do "melhor ataque do mundo", de 1995, que também ficou de mãos abanando.
E, nessas horas, eu fico pensando no tanto de flamenguista que desdenha de rival, que se acha superior e que chegou até a dizer que o time carioca deveria disputar a Champions League.
Já diz o velho ditado: a soberba precede a ruína.
E não há no mundo um clube mais soberbo que o Flamengo.
***************************************************
Milton Neves, 72 anos! Veja imagens de infância e adolescência do jornalista
Fotografias não eram nada comuns nos anos 50 e 60, bem diferente do que acontece hoje em dia, graças à facilidade proporcionada pelos celulares, com câmeras capazes de registros de um nível impecável.
Mesmo assim, Milton Neves, que completa 72 anos neste domingo (6), guarda com carinho algumas belas imagens, da saborosa infância e da efervescente adolescência em Muzambinho, sua cidade natal, no Sul de Minas Gerais.
O pai de Milton Neves, Sr. Milton, morreu muito jovem, aos 39 anos, e Milton tem um único registro fotográfico ao seu lado e com seu único irmão, Homero.
Também há lindas fotos de Milton com sua saudosa mãe, Carmen Fernandes Neves (falecida em 1995), avós, primos e os bons amigos de juventude.
***************************************************
F1: Zonta confirma o favoritismo e vence a Corrida 1 no Velocitta. Rossi fatura a prova 2
Finalizada a rodada dupla deste domingo (6) da Stock Car no Velocitta, em Mogi Guaçu-SP, sexta etapa do campeonato, e os dois vitoriosos foram Ricardo Zonta e Matías Rossi.
Partindo da pole na Corrida 1, o paranaense Zonta dominou de ponta a ponta para garantir sua décima vitória na categoria, segunda na temporada. Gianluca Petecof foi o segundo colocado, garantindo seu primeiro pódio na Stock, enquanto Sergio Jimenez terminou na terceira posição.
Na Corrida 2, graças ao décimo lugar na Corrida 1, o argentino Matías Rossi largou na frente e manteve-se em primeiro na largada, resistindo ao ímpeto de Nelsinho Piquet. que partiu ao seu lado. Mas Nelsinho envolveu-se em um incidente com Salas e despencou na classificação, enquanto Daniel Serra foi conservador para assumir o segundo lugar. Ele subiu para o quinto lugar na tabela.
Ricardo Zonta ficou fora logo no começo, também por um toque, e precisou se contentar com os pontos obtidos pela pole e a vitória na Corrida 1, para manter-se em posição relevante na disputa pelo campeonato.
Diferente da Corrida 1, que transcorreu sem entrada do safety-car, na prova seguinte a confusão que envolveu vários pilotos provocou a entrada do carro de segurança até que os detritos fossem removidos, bem como os carros de pontos perigosos.
Restava pouco mais de 11 minutos quando a pista foi liberada e a prova foi reiniciada, com Rossi precisando frear para além do ponto normal na curva 1 para evitar que Serra tomasse sua liderança.
O argentino conseguiu manter-se em primeiro, com Serra em segundo e Suzuki em terceiro, e Rossi conseguiu segurar a liderança mas foi Gabriel Casagrande quem conseguiu com boa estratégia termina em segundo, e Daniel Serra completou o pódio. Foi a quata vitória de Matías na Stock Car.
CAMPEONATO
No campeonato, embora não tenha pontuado na Corrida 1, Thiago Camilo segue na liderança, após o oitavo lugar na Corrida 2, chegando aos 164 pontos. Daniel Serra tomou o segundo lugar de Gabriel Casagrande. Serra soma 163 pontos e Casagrande está com 161. Barrichello é o quarto, com 140 e Zonta subiu para o quinto lugar, com 136. Rafael Suzuki, que faz uma temporada consistente, fecha o top-6, com 125 pontos.
"ELEVADOR"
Maior pontuador do fim de semana, Gianluca Petecof escalou a tabela de classificação do campeonato. O novato iniciou a etapa do Velociitta na 23ª posição, com 57 pontos. Somando 42 pontos nas duas provas, subiu para a 12ª posição, com 99.
PRÓXIMA ETAPA
No final deste mês, dia 27 de agosto, acontece a sétima etapa do campeonato, em mais uma rodada dupla, no Autódromo Internacional de Goiânia.
CALENDÁRIO COMPLETO DA STOCK CAR EM 2023
1ª - 02/04 – Goiânia - Pole de Bruno Baptista, em 1min27s790 - Vitórias de Daniel Serra e Thiago Camilo.
2ª – 23/04 – Interlagos (SP) - Pole de Gabriel Casagrande, em 1min41s009 - Vitórias de Gabriel Casagrande e Ricardo Mauricio.
3ª – 21/05 – Tarumã (RS) - Pole de Thiago Camilo, em 1min04s419 - Vitórias de Thiago Camilo e Rubens Barrichello.
4ª – 18/06 – Cascavel (PR) - Pole de Felipe Fraga, em 1min03s003 - Vitórias de Daniel Serra e Dudu Barrichello.
5ª – 09/07 – Interlagos (SP) - Pole de Matías Rossi, em 1min40s319 - Vitórias de Matias Rossi e Ricardo Zonta.
6ª – 06/08 – Velocitta (SP) - Pole de Ricardo Zonta, em 1min30s066 - Vitórias de Ricardo Zonta e Matías Rossi.
7ª – 27/08 – Goiânia (GO)
8ª – 17/09 – Velopark (RS)
9ª – 08/10 – Buenos Aires (Argentina)
10ª – 29/10 – Velocitta (SP)
11ª – 26/11 – Brasília (DF)
12ª – 17/12 – Interlagos (SP)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Achados & Perdidos: O aniversariante Milton Neves em diversos encontros com Pelé
Milton Neves, que está completando 72 anos neste domingo (6), tinha 14 anos na tarde de 10 de outubro de 1965, um domingo de muito calor, a tônica climática da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
No gramado, o Santos não teve vida fácil para enfrentar o bom time do Comercial, e o primeiro gol saiu apenas aos 43 minutos do primeiro tempo, pênalti convertido por Pelé, que nos deixou em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.
Dorval, aos 7 minutos da etapa derradeira, deu números finais ao placar, na vitória do time da Vila.
Milton havia saído de Muzambinho, Sul de Minas, com os amigos Amintas, Moisés, Biga, Mauro Chame, Gleninho, Mirtinho "Chupa Dedo", André Pirata, Serrote, João Mula e Carlinho "Boca de Véia".
"Foi graças a Deus e à minha saudosa tia Antonia que pude ver Pelé. Ela pediu mais ou menos R$ 90,00 em dinheiro de hoje emprestados de primos para o seu sobrinho "Mirtinho" não ficar triste, e ver o Pelé.
"O dinheiro era o preço do pacote composto pelo aluguel da Kombi, gasolinam, lanche e ingresso", relembra Milton.
Antes do primeiro gol, uma bola "prensada" entre Nonô e Dorval foi em direção a Milton, na mureta, junto ao alambrado.
"Aí, chegou o Pelé apressado, nervoso, tenso e suado para bater o lateral, e ao levantar o corpo curvado com a bola na mão, `olhou para mim´. Devo isso à minha tia Antonia. Foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida, porque o Pelé me viu!", emociona-se Milton Neves.
Mas, se aquele primeiro encontro foi especial, a despedida de Milton em relação ao seu ídolo maior foi difícil, pois coube a Milton Neves, a pedido de Edinho, filho de Pelé, colocar a bandeira do Santos Futebol Clube sobre o caixão de Pelé, no gramado da Vila Belmiro, no velório do Rei do Futebol.
OUÇA, NO PLAYER ABAIXO, MILTON FALANDO SOBRE O DIA EM QUE PELÉ O VIU, EM 1965.
PARA OS 80 ANOS DO REI DO FUTEBOL, SELECIONAMOS ALGUMAS IMAGENS DE MILTON NEVES E SEU ÍDOLO MAIOR EM DIVERSOS ENCONTROS
Pique em dia. Pelé e Milton lado a lado na Praia da Biquinha, em São Vicente, gravando comercial para a ImobiliáriaTrabulsi nos anos 90. Foto: Portal Terceiro Tempo
Dupla. Milton, muito feliz ao lado do Rei. O mesmo Rei, que Milton viu de pertinho pela primeira vez no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em 1965, quando tinha 14 anos, no jogo entre o Comercial e o Santos
a
***************************************************
Edu, 74 anos! Ouça entrevista do aniversariante a Milton Neves na Rádio Bandeirantes
Edu, ex-camisa 11 do Santos entre 1966 e 1976, completa 74 anos neste domingo, 6 de agosto.
Um dos maiores ídolos de Milton Neves, que coincidentemente faz aniversário neste mesmo dia, completando 72 anos, Edu participou algumas vezes do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes, apresentado por Milton, na última delas em 7 de agosto de 2022.
Além do Santos, Jonas Eduardo Américo, o Edu, jogou pelo Corinthians, participando da campanha histórica do título paulista em 1977, no ano seguinte jogou pelo Internacional e, no exterior, defendeu o Tigres do México e o Tampa Bay, dos Estados Unidos. Encerrou sua carreira no Mato Grosso, em 1985, pelo Dom Bosco.
ABAIXO, PARTICIPAÇÃO DE EDU NO "DOMINGO ESPORTIVO" DA RÁDIO BANDEIRANTES EM 7 DE AGOSTO DE 2022
***************************************************
Nigel Mansell, 70 anos! Um dos quatro pilotos que foi campeão na Fórmula 1 e na Indy
O britânico Nigel Ernest James Mansell, o Nigel Mansell, completa 70 anos nesta terça-feria (8).
Nascido no condado de Worcestershire, Inglaterra, Mansell começou no automobilismo na Fórmula Ford britânica, categoria pela qual atuou entre 1976 e 1977, neste último sagrando-se campeão.
Três anos depois, em 1980, ele já era piloto de testes da Lotus, a convite do então chefe do time britânico, Colin Chapman (1928-1982).
Ainda em 1980, disputou três GPs, e foi efetivado na Lotus a partir de 1981, mas a primeira vitória só aconteceria em 1985, já como piloto da Williams, time pelo qual conquistou seu único título na Fórmula 1, em 1992, a bordo da praticamente imbatível FW14B.
No ano seguinte, compete pela IndyCar e destrona os pilotos que por lá já estavam estabelecidos, ganhando o campeonato de 1993 pela Newmann/Haas, então uma das maiores forças da categoria.
SOMENTE OUTROS TRÊS PILOTOS TAMBÉM FORAM CAMPEÕES DA F1 E DA INDY
Além de Nigel Mansell, apenas outros três pilotos conseguiram ser campeões na Formula 1 e na IndyCar.
Antes dele, o norte-americano Mario Andretti, que venceu o título de 1978 da Fórmula 1 pela Lotus e os títuls da Indy em 1965, 1966, 1969 e 1984.
O brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 (em 1972 pela Lotus e em 1984 pela McLaren), foi o campeão da IndyCar em 1989 e o canadense Jacques Villenveve chegou à Fórmula 1 após ter sido campeão na Indy (em 1995) e em 1997 venceu o título da F1 pela Williams.
Hoje aposentado, Nigel é casado com Rosanne. O casal mora em Jersey, na Inglaterra e tem três filhos: uma mulher (Chloe) e dois homens, ambos pilotos, Leo e Greg.
***************************************************
Achados & Perdidos: Raras e emocionantes imagens de Zito, que completaria 91 anos
Um dos maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube, Zito, o José Eli de Miranda, completaria 91 anos nesta terça-feira (8). Ele nos deixou em 14 de junho de 2015, aos 82 anos, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Para homenageá-lo, selecionamos um vídeo editado pela ASSOPHIS com imagens do saudoso volante nos gramados e também em alguns trechos de entrevistas.
Multicampeão pelo time da Vila Belmiro (dez títulos paulistas, cinco da Taça Brasil, três do Rio-São Paulo, duas Libertadores e dois mundiais de clubes), Zito também esteve presente em três copas: no bicampeonato de 1958/62 e em 1966, ocasião em que o Brasil terminou em 11º lugar.
Natural do município paulista de Roseira, iniciou sua trajetória profissional em 1948, pelo Taubaté, e chegou à Vila Belmiro em 1952, permanecendo no Santos até 1967, quando encerrou sua carreira.
Além das conquistas pelo Alvinegro Praiano, Zito também esteve presente nas duas primeiras conquistas da Seleção Brasileira em mundiais, nas Copas de 1958 e 1962.
***************************************************
Rodrigo Mattar lança "Le Mans e Suas Histórias", seu terceiro livro, em São Paulo e Santos
O jornalista e escritor Rodrigo Mattar, um dos maiores expoentes brasileiros para esporte a motor, está lançando seu terceiro livro, "Le Mans e Suas Histórias", com três datas em noites de autógrafos, duas na capital paulista (dias 10 e 12 de agosto) e uma em Santos (no dia 18 de agosto).
A exemplo de "Saudosas Pequenas" e "Quase Heróis", "Le Mans e Suas Histórias" integra o já consistente catálogo de livros da Gulliver Editora, que nos últimos anos abriu espaço para publicações relacionadas ao automobilismo, com obras de Flavio Gomes e Américo Teixeira Júnior, entre outros.
O novo livro do carioca Rodrigo Mattar, prefaciado pelo ex-piloto Raul Boesel, revela curiosidades e muitas informações acerca do amplo universo das 24 Horas de Le Mans, principal prova do calendário mundial do Endurance, que teve sua primeira edição em 1923.
DATAS E LOCAIS DOS LANÇAMENTOS DE "LE MANS E SUAS HISTÓRIAS", DE RODRIGO MATTAR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Ana Guimarães é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Ana Guimarães é a convidada desta terça-feira (8), a partir das 19h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Fundadora de uma das primeiras escolas de futebol exclusiva para mulheres, é embaixadora da Democracia Boleiras.
Ana jogou futsal por muitos anos, parou por algum tempo por conta da maternidade e retomou a atividade após o nascimento da caçula, Teresa.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 19h (clique aqui para acessar).
***************************************************
Achados & Perdidos: O desabafo de Zagallo, que completa 92 anos hoje
Mário Jorge Lobo Zagallo, que completa 92 anos nesta quarta-feira (9), viveu muitos momentos emocionantes no futebol, tanto como jogador (foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962), e também como treinador, neste caso, o mais marcante, sem dúvida, na conquista do tricampeonato pelo Brasil em 1970, na Copa do México.
Porém, em 1997, então comandante do time canarinho na Copa América, bastante questionado por parte da imprensa brasileira, Zagallo fez um desabafo que marcou sua carreira, logo após o Brasil derrotar a Bolíva por 3 a 1 e conquistar o título do torneio.
"Vocês vão ter que me engolir", disse o "Vellho Lobo ao vivo, ao ser entrevistado pelo repórter Tino Marcos, da Globo.
Alagoano de Maceió, onde nasceu em 9 de agosto de 1931, mas carioca de coração, Zagallo esteve à frente da seleção brasileira no ano seguinte à conquista daquela Copa América, no Mundial disputado na França, em 1998.
Após passar pela Holanda na semifinal, com vitória nos pênaltis (empate em 1 a 1 no tempo normal), o time brasileiro foi derrotado para a França na final (3 a 0).
ABAIXO, VÍDEO COM OS MOMENTOS FINAIS DA DECISÃO DA COPA AMÉRICA EM 29 DE JUNHO DE 1997 E O DESABAFO DE ZAGALLO
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ZAGALLO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?", REPLETA DE FOTOS MEMORÁVEIS
***************************************************
Nova final brasileira na Libertares está quase certa. Por @TufanoSilva
Confesso que, quando o sorteio das oitavas de final da Libertadores-2023 foi definido, fiquei com pena do Internacional (e do Galo também). Enfrentar o River Plate já é tarefa das mais difíceis. Na fase em que o Colorado vivia, então…
Mas Mano saiu, Coudet chegou, o Inter não teve grande evolução, é verdade, mas o suficiente para merecidamente eliminar um dos grande bichos-papões do futebol sul-americano.
E agora está mais na cara que nariz que teremos mais um final brasileira na competição mais cobiçada das Américas. E mais: as semifinais devem contar com três equipes de nosso país. A minha projeção é de que o semifinalista “estranho no ninho” deverá sair do provável confronto entre Boca Juniors e Racing. E, convenhamos, nenhum deles teria condições na atualidade de bater Palmeiras ou Atlético-MG.
E assim a Libertadores vai ganhando cada vez mais cara de Estadual. Os brasileiros viraram os times grandes, da capital. Enquanto todos os nossos vizinhos se transformaram em esforçados times do interior, que poucas chances têm diante do poderio tupiniquim. No frigir dos ovos, a verdade é que o futebol sul-americano se tornou muito pequeno para os clubes brasileiros.
***************************************************
Brito, 84 anos! Ouça uma entrevista do zagueiro da Copa de 70 a Milton Neves
Completando 84 anos nesta quarta-feira (9), o ex-zagueiro Brito, títular do Brasil na Copa de 70, segue morando na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, onde nasceu.
Ao longo dos últimos anos, Hércules Brito Ruas participou por diversas vezes do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes, apresentado por Milton Neves, relembrando boas histórias de seus tempos no futebol, pelos grandes clubes por onde passou, começando pelo Vasco da Gama e, claro, a campanha vitoriosa da Seleção Brasileira no México.
Dos grandes cariocas ele apenas não atuou pelo Fluminense. Teve uma curta passagem pelo Flamengo, marcou época no Botafogo, e estava jogando pelo Cruzeiro quando foi convocado para a Copa de 1970, no México.
Teve uma curta passagem pelo Corinthians em 1974, incluindo sua participação na decisão do Campeonato Paulista daquele ano, certame vencido pelo Palmeiras (1 a 0, gol de Ronaldo Drummond) e encerrou sua carreira no futebol piauiense, pelo River, em 1979.
No dia 2 de maio de 2021, Hércules Brito Ruas participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes:
***************************************************
Saudade: Há três anos morria Paulo Edson, a "Voz do Rádio"
Há exatamente três anos morria Paulo Edson, histórico plantão esportivo do rádio paulistano.
A "Voz do Rádio", como era conhecido, Paulo Edson, então com 77 anos, sofreu um infarto uma semana antes, sendo internado em um hospital de São Pedro-SP, sua terra natal. Pela complexidade do caso, os médicos decidiram pela transferência para a Santa Casa de Piracicaba, onde ocorreu seu óbito.
Paulo Edson integrou a famosíssima “Equipe 1040” da Rádio Tupi, que fez estrondoso sucesso nos anos 1960 e 1970. Embalado por toda fama que conquistou no rádio, o Paulo Edson foi escalado para trabalhar também na TV Tupi, apresentando os boletins informativos diurnos do “Ultranotícias”.
Em 1973, convidado por Hélio Ribeiro, com que trabalhou na Tupi, Paulo Edson foi para o Grupo Bandeirantes, marcando época tanto no rádio quanto na televisão. Foram 23 anos seguidos trabalhando na emissora do Morumbi, até 1985, ano em que foi contratado pela Record.
Ainda retornou à Rádio Bandeirantes em 1991, para mais uma brilhante passagem, que durou até 1998.
***************************************************
Achados & Perdidos: A vitória da França sobre o Brasil na decisão do futebol nas Olimpíadas de 1984
Há exatos 39 anos, a França derrotava o Brasil por 2 a 0 nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, e conquistava a medalha de ouro na competição futebolística masculina do evento.
Depois de vencer seus três jogos na fase de grupos (Arábia Saudita, Alemanha e Marrocos), a Seleção Brasileira, então comandada pelo treinador Jair Picerni, passou pelo Canadà nas penalidades máximas nas quartas de final e pela Itália na semifinal, vencendo por 2 a 1, com direito a prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
A França também passou pelos seus três adversários na fase de grupos (Catar, Noruega e Chile) e chegou para as quartas de final para enfrentar o Egito, vencendo por 2 a 0. Depois, na semifinal, com prorrogação, derrotou a iugoslávia por 4 a 2.
A FINAL
Na decisão, disputada no Estádio Rose B0wl, em Pasadena, no dia 11 de agosto de 1984, François Brisson abriu o placar aos 10 minutos do segundo tempo para os franceses, em um lindo cabeceio, após cruzamento na medida feito pela direita.
Cinco minutos se passaram quando Gilmar Rinaldi deu rebote nos pés de Daniel Xuereb, que anotou o segundo tento da França, placar que se manteve até o apito final, consagrando a França como campeã olímpica em 1984.
BASE COLORADA
O time brasileiro tinha como base o Internacional de Porto Alegre, incluindo, além do citado Gilmar Rinaldi, Dunga, André Luiz e Mauro Galvão.
Na França, o principal destaque estava no comando técnico. O saudoso Henri Michel (1947-2018) dirigiu a equipe medalhista de ouro, o que lhe garantiu o cargo de treinador da seleção principal francesa na Copa de 1986, ocasião em que o time estrelado por Platini,que eliminou o Brasil nas penalidades nas quartas de final, terminou no terceiro lugar.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
BRASIL 0 x 2 FRANÇA
Decisão do Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de 1984
Data: 11 de agosto de 1984 (sábado)
Estádio: Rose Bowl
Local: Pasadena, California (EUA)
Público: 101.799 presentes
Árbitro: Jan Keizer (HOL)
Gols: François Brisson, aos 10´; Daniel Xuereb, aos 15, ambos do 2º tempo)
BRASIL: Gilmar; André Luiz, Ronaldo, Pinga e Mauro Galvão; Ademir, Dunga, Gilmar Popoca e Kita (Chicão); Silvinho e Tonho Gil (Milton Cruz). Técnico: Jair Picerni.
FRANÇA: Albert Rust; William Ayache, Michel Bibard, Dominique Bijotat e Francois Brisson (Patrice Garande); Philippe Jeannol, Jean-Claude Lemoult, Jean-Philippe Rohr e Jean-Louis Zanon; Guy Lacombe e Daniel Xuereb (Patrick Cubaynes). Técnico: Henri Michel.
ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS DA FRANÇA NA VITÓRIA POR 2 A 0 SOBRE O BRASIL NA DECISÃO DO FUTEBOL MASCULINO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1984
***************************************************
Achados & Perdidos: Hoje é o Dia da Televisão. A 1ª Copa do Mundo em cores foi para poucos no Brasil
Hoje, 11 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia da Televisão, data em referência à Santa Clara, sua padroeira.
Até a Copa de 1966, apenas o rádio serviu de meio para que os brasileiros pudessem acompanhar os jogos, mas a partir de 1970 a televisão já estava presente, mas pouquíssimos tiveram a oportunidade de assistir os jogos em cores, uma vez que o sistema estava em fase inicial de implantação.
Três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) tinham o sistema "PAL", que era o utilizado na Alemanha, mas com versão adaptada ao Brasil, que mais tarde se tornou "PAL-M".
Entre os privilegiados que puderam assistir jogos em cores da Copa disputada no México, em 1970, em meio às ordens para torturar opositores, estava o ditador Emilio Garrastazu Médici, em seu gabinete presidencial.
Assim, quase a totalidade dos brasileiros viu os feitos de Pelé (1940-2022) , Jairzinho. Tostão e todos os outros do escrete canarinho em preto e branco mesmo.
1973, ANO DE INCREMENTO DAS TRANSMISSÕES EM CORES NO BRASIL
A partir de 1973, as transmissões em cores no Brasil começaram a ganhar força, ainda que os aparelhos de tevê tivessem preços muito acima da capacidade de compra para a maior parte da população, afinal, o "Milagre Econômico" era uma propaganda enganosa da sanguinária ditadura militar instalada no País desde 1964, uma vez que o crescimento verificado aconteceu às custas de uma inflação anual entre 15% e 20%, aumento exponencial da dívida externa e péssima distribuição de renda.
Ainda assim, em 1974, na Copa da Alemanha, muitos conseguiram assisitr os holandeses sobrepujarem os brasileiros na segunda fase, 2 a 0, gols de Neeskens e Cruijff, resultado que eliminou o time de Zagallo do Mundial.
ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DE HOLANDA 2 X 0 BRASIL, EM 3 DE JULHO DE 1974, NA COPA DA ALEMANHA
***************************************************
Parabéns, Sebastian Vettel! Tetracampeão mundial de Fórmula 1 completa 38 anos
03/07/2025Achados & Perdidos: O saudoso João Saldanha no 'Roda Viva' da TV Cultura
03/07/2025Pipo Derani compete em Ímola pela primeira vez, na 3ª etapa do European Le Mans Series
03/07/2025F1: Com Norris mais perto de Piastri, categoria desembarca no histórico Silverstone para a 12ª etapa do Mundial
03/07/2025Diogo Jota e seu irmão morrem em acidente de carro na Espanha
03/07/2025