Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Parece até loucura falar sobre crise em um time que ganhou a Libertadores há duas semanas, não é mesmo?

Mas não adianta tapar o sol com a peneira.

O Palmeiras viajou ao Catar poucos dias atrás em estado de graça.

Com grande festa da torcida para o elenco campeão da América.

Mas a delegação alviverde volta agora para o Brasil pressionado e em crise, sim!

Sim, nada apaga a segunda Libertadores conquistada pelo Palestra diante do bom time do Santos.

Mas pagar o maior mico da história do clube logo na sequência foi um balde de água congelada na cabeça do palmeirense.

Afinal de contas, o pífio desempenho palestrino contra os medianos Tigres e Al-Ahly provou que o Verdão foi o mais lotérico campeão da história da América do Sul.

Mais até do que o colombiano Once Caldas, que venceu o torneio em 2004.

A “Glória Eterna”, espécie de slogan da Liberta, para o Alviverde durou apenas uma semana.

E a situação pode ficar ainda pior.

Podem ter certeza que, se o Verdão fracassar na final da Copa do Brasil, diante do Grêmio, já veremos muitos ingratos palmeirenses pedindo a cabeça do bom técnico Abel Ferreira.

É, gente, o futebol é dinâmico e o mundo da bola gira quase que na velocidade da luz.

 

*************************************************

Achados & Perdidos: Ronaldo Giovanelli estreava pelo Corinthians há 33 anos

Há exatos 33 anos, em uma tarde de domingo na cidade de São José dos Campos, o goleiro Ronaldo Soares Giovanelli estreava com a camisa corintiana, em um amistoso disputado contra o São José.

Naquele 7 de fevereiro de 1988, um domingo como hoje, aos 20 anos de idade, o então reserva imediato de Carlos defendeu a meta alvinegra no empate em 0 a 0 com a equipe do Vale do Paraíba. Jair Pereira era o técnico do Corinthians, que naquele dia atuou com Ronaldo; Edson, Marcelo, Dama (Pinella) e Aílton; Márcio, Éverton (Edmundo) e João Paulo (João Carlos); Marcos Roberto, Edmar e Paulinho Carioca (Eduardo).

Ronaldo ainda atuou em mais dois amistosos na sequência. Em Taubaté, derrota para o Taubaté por 1 a 0 (gol de Wanderley) e contra o Santos, no Pacaembu, vitória corintiana por 1 a 0, gol marcado por Éverton.

O terceiro jogo de Ronaldo com a camisa 1 do Corinthians foi oficial, válido pelo Campeonato Paulista de 1988, contra o São Paulo, em 28 de fevereiro.

Naquele jogo, aliás, Ronaldo defendeu um pênalti cobrado pelo uruguaio Darío Pereyra. O Corinthians venceu por 2 a 1. Wilson Mano abriu o placar para o Timão. O saudoso Edivaldo (1962 - 1993) empatou para o São Paulo, e Edmar fez o segundo tento alvinegro.

O ano de 1988 acabou sendo marcante para Ronaldo, que foi o titular na decisão disputada em dois jogos contra o Guarani, com o Corinthians sagrando-se campeão em Campinas com o gol de Viola na prorrogação.

Paulistano nascido em 20 de novembro de 1967, Ronaldo hoje é comentarista da Band e da Rádio Transamérica-FM. Ele foi titular da meta corintiana por dez anos, tendo cumprido 601 jogos com a camisa alvinegra, atrás apenas de Wladimir (803) e Luizinho, o Pequeno Polegar (606).

Pelo Corinthians, Ronaldo conquistou três títulos paulistas (1988, 1995 e 1997), o Brasileiro de 1990 (primeiro do Corinthians) e a Copa do Brasil de 1995.

Depois de deixar o Corinthians, em 1998, Ronaldo passou por Fluminense, Inter de Limeira (SP), Portuguesa de Desportos, Gama, Ponte Preta, Portuguesa Santista, ABC (RN), Metropolitano (SC) e novamente Portuguesa Santista, onde encerrou sua carreira, em 2005.

Atualmente é comentarista do grupo Bandeirantes.

Com informações do Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

ABAIXO, VÍDEO DO 1º JOGO OFICIAL DE RONALDO, NA VITÓRIA DO CORINTHIANS POR 2 A 1 EM 28 DE FEVEREIRO DE 1988 CONTRA O SÃO PAULO, NO MORUMBI. RONALDO FOI O PRINCIPAL DESTAQUE DO JOGO, DEFENDENDO UM PÊNALTI COBRADO POR DARÍO PEREYRA. VEJA, OS GOLS E ALGUMAS DEFESAS DE RONALDO, COM LOCUÇÃO DE FERNANDO VANUCCI


Os amigos Ronaldo e Neto comemorando gol do Corinthians na década de 90. Reprodução

 

Neto, Milton Neves e Ronaldo no estande da Rafarillo na Francal, no Anhembi, em 16 de julho de 2014. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Em 10 de maio de 2014, ao lado de uma fã, Marcelinho Carioca e do saudoso Dr. Osmar de Oliveira (1943 - 2014) na inauguração da Arena Corinthians. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

No estacionamento da Arena Corinthians, em 10 de maio de 2014, ao lado dos filhos e da esposa Roberta, após o jogo inaugural no estádio alvinegro. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Ronaldo e Milton Neves na sede do Sicredi em 2 de maio de 2019. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 *************************************************

Benítez, ex-goleiro do Inter, relembra campanha invicta no Brasileiro de 79 ao programa "Velhas Súmulas"

O paraguaio Benítez, goleiro da campanha invicta do Internacional na conquista do Campeonato Brasileiro de 1979, foi entrevistado do programa "Velhas Súmulas" da Rádio Colorada, que foi ao ar no último sábado (6).

José de La Cruz Benítez Santa Cruz, filho do ex-goleiro Manuel Benítez (1901 - 1974), falou do começo de sua carreira, pelo Olimpia (Paraguai) e sua chegada ao Beira-Rio em 1977.

Ele ainda passou pelo Palmeiras (por empréstimo, em 1978) e voltou ao Inter no mesmo ano, onde conquistou o título brasileiro de 1979 e quatro campenatos estaduais: em 1979, 1981, 1982 e 1983.

OUÇA A ENTREVISTA DE BENITEZ AO PROGRAMA "VELHAS SÚMULAS" DA RÁDIO COLORADA CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

 

 *************************************************

Morre Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador de futebol

Morreu neste domingo (7), em decorrência de problemas cardíacos, Lula Pereira,  ex-zagueiro do Santa Cruz e treinador de futebol. Ele estava com 64 anos, residia em Fortaleza e havia sofrido um AVC em 2019.

Natural de Olinda (PE), Luiz Carlos Bezerra Pereira, o Lula Pereira começou sua carreira como jogador profissional pelo Santa Cruz e depois defendeu o rival pernambucano, o Sport. Ainda atuou pelo Ceará e começou a trabalhar como técnico profissional em 1989 pelo Ceará.

Na capital paulista, foi treinador da Portuguesa de Desportos entre 2000 e 2001 e no Rio de Janeiro comando o Flamengo na sequência, entre 2001 e 2002.

Seu último trabalho como treinador foi em 2012, justamente pelo Ceará, em sua quinta passagem pelo clube. Mais recentemente, em 2016, foi diretor técnico do Ferroviário (CE).

 

 *************************************************

Saudade: Marinho Chagas, "A Bruxa", faria aniversário nesta segunda-feira

Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas, completaria 69 anos nesta segunda-feira (8), não fosse a inglória luta que travou contra o alcoolismo, que acabou ocasionando uma hemorragia digestiva e o levou a óbito em 1º de junho de 2014.

Um dos mais reverenciados laterais-esquerdos do mundo, " A Bruxa", como ficou conhecido, marcou época por Botafogo-RJ, Fluminense, New York Cosmos e Seleção Brasileira, nesta como titular na Copa de 1974, na Alemanha.

Natural de Natal-RN, onde nasceu em 8 de fevereiro de 1952, Marinho começou sua carreira profissional pela equipe do Riachuelo e passou por ABC e Náutico antes de chegar ao Rio de Janeiro, defendendo inicialmente o Botafogo e depois o Fluminense.

JOGADOR À FRENTE DO SEU TEMPO

Considerado moderno para sua época (final dos anos 60 e anos 70), Marinho notabilizou-se por sua grande habilidade ofensiva, característica que, por outro lado, o fez alvo de muitas críticas, para aqueles que consideravam que ele deixava os zagueiros sobrecarregados por seus avanços ao ataque.

O ápice desta polêmica aconteceu na Copa de 1974. Leão, goleiro titular da equipe, se desentendeu com Marinho Chagas após a derrota para a Polônia por 1 a 0, na disputa pelo terceiro lugar. O gol polonês foi feito pelo veloz ponta-direita Lato, justamente aquele que Marinho deveria estar marcando.

Também atuou no futebol norte-americano, pelo New York Cosmos, na esteira do pontapé inicial que o clube havia dado com as presenças de Pelé e Beckenbauer, entre outros.

Ainda teve uma passagem pelo São Paulo, entre 1981 (foi campeão paulista) e 1983 (vice-campeão paulista, ano em que o clube perdeu o título para o Corinthians), e encerrou sua carreira em 1988 pela equipe alemã do BC Harlekin Augsburg.

Marinho teve três filhos (um homem e duas mulheres), e três netos.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MARINHO CHAGAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES, VÍDEO COM TRÊS GOLS DE MARINHO CHAGAS, PELO FLUMINENSE, BOTAFOGO E SELEÇÃO BRASILEIRA, ESTE ÚLTIMO UM GOLAÇO DE FORA DA ÁREA

 


Em 1973, dia em que recebeu a Bola de Prata da Revista Placar das mãos de Galvão Bueno, durante a "Discoteca do Chacrinha", que está à esquerda. Atrás, de maiô azul, Rita Cadillac. Foto: Revista Placar

Cabisbaixo, Marinho Chagas é consolado por Zico em confronto no Maracanã, na década de 70

 

Em ação na Copa de 74, na Alemanha, contra o Zaire, ocasião em que o Brasil venceu por 3 a 0 (gols marcados por Jairzinho, Rivellino e Valdomiro)

Outra da Copa da Alemanha, em 1974, contra a Polônia, na disputa pelo terceiro lugar. O Brasil perdeu por 1 a 0, gol marcado por Lato

Na foto da esquerda, em 1976, Givanildo e Marinho durante apresentação da seleção brasileira. Atrás, o massagista Nocaute Jack. Na outra imagem, capa da Manchete Esportiva, com um de seus filhos

 

Pela Cosmos de New York, clube que defendeu em 1979

Os melhores da Revista Placar, na  Bola de Prata de 1972. Da esquerda para a direita, em pé: Aranha (Remo), Marinho Chagas (Botafogo), Figueroa (Internacional), Beto Bacamarte (Grêmio), Leão (Palmeiras) e Piazza (Cruzeiro). Agachados: Osni (Vitória), Alberi (ABC), Zé Roberto (Coritiba), Ademir da Guia (Palmeiras) e Paulo César Caju (Flamengo). Foto: Rodolfo Rodrigues

 

Equipe do Botafogo no anos 70. Em pé (da esquerda para a direita): Miranda, Brito, Osmar, Marinho Chagas, Cao e Carbone. Agachados: Zequinha, Carlos Roberto, Ferreti, Jairzinho e Dirceu

 

Ao lado de Milton Neves, participando do Jogo Aberto da Band, em Natal-RN, no dia 19 de novembro de 2010

 

Outra de 2010, com o escritor João Ubaldo Ribeiro e Milton Neves, em Natal-RN

 

Em uma de suas últimas imagens, em 2014, com o amigo Sebastião Gomes de Lima

 

As fotos são separadas por cerca de 40 anos... Mas o querido Marinho sempre se manteve fiel às medalhas e guias no pescoço

  *************************************************

F1: Hamilton finalmente renova com a Mercedes, mas surpreende pelo prazo do vínculo

O britânico Lewis Hamilton, que completou 36 anos no último 7 de janeiro, finalmente renovou seu contrato com a Mercedes, equipe que defende na Fórmula 1 desde 2013 e pela qual conquistou os títulos de 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Antes, em 2008, foi campeão com a McLaren-Mercedes.

Porém, contrariando as expectativas, o novo vínculo de Hamilton com o time alemão, anunciado nesta segunda-feira (8), será apenas para a temporada de 2021, deixando em aberto a possibilidade para um novo acordo para 2022, ano em que a F1 contará com carros muito diferentes em razão do novo regulamento, ou se ele pensa em uma aposentadoria da categoria.

Além dos sete títulos mundiais, seis pela Mercedes, Hamilton contabiliza 95 vitórias na categoria, 74 delas por seu atual time.

Com o anúncio da renovação de Lewis Hamilton com a Mercedes, o grid da Fórmula 1 está completo para a temporada, marcada para começar no dia 28 de março, o GP do Bahrein.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LEWIS HAMILTON NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

    

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

*************************************************

Gianluca Petecof acerta com a Campos Racing para disputar a Fórmula 2

O piloto brasileiro Gianluca Petecof, de 18 anos, campeão da Fórmula 3 Regional Europeia na temporada passada, integrará o grid da Fórmula 2 na temporada deste ano, pela equipe Campos Racing, formando dupla com o suíço Ralph Boschung.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (8) por meio da assessoria de imprensa do piloto, que há uma semana divulgou seu desligamento da Academia Ferrari de Pilotos, que integrou entre 2018 e 2020.

A equipe Campos Racing, tradicional na Fórmula 2, viveu há 12 dias a perda de seu fundador, o ex-piloto espanhol Adrián Campos, de 60 anos, vítima de aneurisma cerebral, mas as atividades do time seguem normalmente.

Um dos mais promissores pilotos de sua geração, Gianluca Petecof teve uma trajetória de sucesso no kartismo nacional e internacional, com destaque no Mundial de Kart, com um top-5 na categoria OK Junior (2016), e o 6º lugar na OK em 2017. Com o apoio da Academia Shell Racing no Brasil, esses resultados o credenciaram para ingressar na Academia de Pilotos da Ferrari. A partir de 2018, iniciou sua carreira nos carros, correndo pela tradicional Prema Powerteam nos campeonatos Italiano e Alemão de Formula 4 por duas temporadas. No primeiro ano, foi 4º no Italiano e top-10 no Alemão, enquanto no segundo ano, foi vice-campeão no Italiano e top-5 no Alemão.

Em 2020, subiu para a Formula Regional Europeia, também correndo pela Prema. Foram cinco poles, quatro vitórias e 14 pódios em 23 corridas no ano, que culminaram no título após disputa acirrada com Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc, atual piloto da Ferrari na F1.

Em tese, o caminho natural para o piloto seria a F3, mas as circunstâncias levaram o jovem a buscar um passo adiante, na F2, onde estará outro brasileiro, Felipe Drugovich, este em seu segundo ano na categoria.

“Após o fim do campeonato, com o título e os 40 pontos para a Superlicença, analisamos as opções que tínhamos. Na F3, as principais equipes já tinham suas vagas definidas, então não víamos como o melhor caminho. Foi incrível ter ficado todo esse tempo na Ferrari Driver Academy e na Prema, aprendi muito com eles, e tivemos um ciclo de muitas conquistas. Em paralelo, tínhamos essa conversa com a Campos. É uma honra saber que um dos últimos desejos do grande Adrián era que eu corresse em um dos carros da equipe, e isso me motiva de uma forma ainda mais especial agora. A Campos Racing tem em seu DNA uma cultura vitoriosa e de dar oportunidades únicas para jovens pilotos. Mal posso esperar para começar a trabalhar com eles e me dedicar a esse novo desafio", comentou Petecof.

A temporada da Fórmula 2 contará com oito etapas, todas em rodadas triplas, com previsão de início no Bahrein, no mesmo fim de semana da abertura do Mundial de Fórmula 1, em 27 e 28 de março. As etapas seguintes serão: Mônaco (Monte Carlo, em 22 e 23 de maio), Baku (Azerbaijão, em 5 e 6 de junho), Silverstone (Inglaterra, em 17 e 18 de julho), Monza (Itália em 11 e 12 de setembro), Sochi (Rússia em 25 e 26 de setembro), Gidá (Arábia Saudita, em 27 e 28 de novembro) e Yas Marina (Abu Dhabi, em 4 e 5 de dezembro).


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 *************************************************

Patricia Verdetti é a convidada da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

Patricia Verdetti, responsável pelo futebol feminino e comunitário no Projeto Acolher, na Vila Brasilândia, é a convidada desta desta terça-feira (9) na live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

O Projeto Acolher tem diversas ações no bairro situado na periferia da zona norte da capital paulista. É uma organização comunitária sem fins lucrativos.

Participe!

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

 *************************************************

Olhos no retrovisor: críticas aos motores turbo durante a pré-temporada de 1987

A sessão "Olhos no retrovisor" traz nesta terça-feira (9) um pouco daquilo que aconteceu durante a pré-temporada de 1987 da Fórmula 1, realizada no extinto autódromo carioca de Jacarepaguá, em matéria exibida pela TV Globo.

Os pilotos entrevistados falaram sobre  o retorno dos motores aspirados, que seriam utilizados a partir daquele ano.

O suíço Clay Regazzoni, já falecido, é o primeiro a falar na matéria apresentada por Léo Batista com reportagens de Reginaldo Leme. Regazzoni, que é cumprimentado por Senna durante a entrevista, critíca os motores turbo.

"É algo inteligente o abandono do turbo na Fórmula 1. A coisa mais inteligente que a Federação Internacional de Automobilismo fez nos últimos dois anos, sem sombra de dúvida, porque o turbo não trouxe nada de positivo à Fórmula 1, somente a elevação dos custos à níveis altíssimos", disse Regazzoni, que já não pilotava mais, era comentarista de tevê, uma vez que havia sofrido um acidente em 1980, durante o GP dos EUA (Long Beach), quando ficou paraplégico.

Ayrton Senna foi menos radical nas críticas, mas considerou o retorno dos motores aspirados como um fator positivo, levando em consideração o aspecto de a maior parte da frota automobílistica utilizarem este tipo de propulsor.

Nelson Piquet, por outro lado, disse que a volta dos motores aspirados seria um retrocesso do ponto de vista técnico e alertou para a diferença que existiria na temporada de 1988, com carros equipados com motores turbo e aspirados (o regulamento permitia a convivência dos dois tipos).

O belga Thierry Boutsen projetou no começo de 1987 que um brasileiro seria o campeão da temporada, fato que se confirmou com o título de Nelson Piquet (Williams-Honda). Senna terminou na terceira colocação, com Lotus-Honda.

Os motores turbo foram reintroduzidos à F1 em 2014. Os propulsores V6 de 1.6 litros substituíram os V8 de 2,4 litros, que até hoje são os utilizados.

OUTROS TEMPOS, OUTRO TIPO DE PRÉ-TEMPORADA...

O regulamento restitivo da F1, com escassos testes atualmente, prevê uma pré-temporada muito diferente em relação ao que se fazia há duas ou três décadas.

A pista de Jacarepaguá era uma daquelas (ao lado do Estoril), amplamente utilizado pelas equipes naquilo que chamavam de testes de pneus, que obviamente era muito mais abrangente. Avaliar os pneus era uma desculpa para que as escuderias testassem absolutamente tudo, sem os devaneios atuais.

Sob o Sol escaldante do Rio de Janeiro, mecânicos e engenheiros caminhavam pelos boxes e pit-lane de bermuda e, muitas vezes, sem camisa.

Aliás, a pré-temporada antigamente era a "cereja do bolo" após os "testes de inverno", realizados na Europa, onde as equipes tinham total liberdade. Andavam o quanto podiam e o ambiente era de muito mais descontração na capital carioca..

ABAIXO, MATÉRIA SOBRE A PRÉ-TEMPORADA DE 1987, COM REPORTAGENS DE REGINALDO LEME E APRESENTAÇÃO DE LÉO BATISTA


   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE 

 

*************************************************

"Motivo de muito orgulho para nós", diz Johnny Saad, presidente da Band sobre Fórmula 1 na emissora

Era questão de tempo, e a Rede Bandeirantes confirmou na tarde desta terça-feira (9) que transmitirá com exclusividade a Fórmula 1 em canal aberto nas temporadas de 2021 e 2022. No "pacote", ainda exibirá as classificações (aos sábados) por meio de seu canal por assinatura, o BandSports. 

Aliás, caberá também ao BandSports as coberturas de duas categorias de acesso à F1: a Fórmula 2, que contará com dois pilotos brasileiros, Felipe Drugovich (UNI-Virtuosi Racing) e Gianluca Petecof (Campos Racing) e também a Fórmula 3, que terá pelo menos um brasileiro, Caio Collet, vinculado à Academia de Pilotos da Renault, competindo pela MP Motorsport.

“O Brasil representa um dos cinco maiores mercados do mundo em audiência e faturamento da Fórmula 1. Voltar a ser a casa da categoria depois de 41 anos é motivo de muito orgulho para nós”, comentou Johnny Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, referindo-se ao fato de que em 1981 a emissora transmitiu toda a temporada, incluindo a primeira vitória de Nelson Piquet, em Long Beach (EUA).

CANAL DO ESPORTE 

Com longa tradição em transmissões esportivas, a Band ampliou significativamente seu portfólio nos últimos meses. A emissora transmite três certames europeus (Italiano, Alemão e Russo) e reativou um dos seus maiores sucessos da década de 1980, o "Show do Esporte". 

No segmento automobilístico os reforços foram substanciais com a chegada do jornalista Reginaldo Leme assim que a emissora adquiriu os direitos para transmitir com exclusividade em TV aberta a Stock Car. A Copa Truck é outra categoria que integra a grade da emissora do Morumbi. Reginaldo Leme, aliás, já estreou pela emissora na prova derradeira da temporada da Stock em 2020, na prova disputada em Interlagos, ao lado do narrador Luc Monteiro, outro contratado da Band.

“A Band, junto com todo o time da F1, vai trabalhar muito e com toda a motivação para que o amante do automobilismo vibre com o jeito Band de fazer esporte. Será uma jornada espetacular e não vemos a hora de ser dada a largada”, disse Denis Gavazzi, diretor de esportes da Band.

PRIMEIRO GP DA TEMPORADA

O calendário da Fórmula 1 em 2021 contempla 23 etapas, a começar pelo GP do Bahrein, no dia 28 de março, no circuito de Sakhir. O GP do Brasil, que conta como 20ª prova do Mundial, está marcado para 7 de novembro, em Interlagos.

ATUALIZAÇÃO...

À noite, na Rádio Bandeirantes, durante o programa "Esporte em Debate", apresentado por Elia Júnior, Reginaldo Leme foi entrevistado e também confirmou as contratações da repórter Mariana Becker e de seu marido, o produtor Jayme Brito, que recentemente deixaram a Globo.


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

*************************************************

Criciúma apresenta nova camisa, alusiva ao título da Copa do Brasil de 1991

O Criciúma apresentou na última segunda-feira (8) a camisa que utilizará na temporada de 2021, ano em que o clube catarinense comemora 30 anos de sua histórica conquista na Copa do Brasil. A equipe atualmente está na Série C do Campeonato Brasileiro.

Em 1991 o Criciúma estava na Série B do Campeonato Brasileiro e conquistou a Copa do Brasil de forma invicta, eliminando, pela ordem: Ubiratan (MS), Atlético-MG, Goiás, Remo e, na final, passou pelo Grêmio, com empate em 1 a 1 em Porto Alegre e 0 a 0 em casa. Luiz Felipe Scolari era o treinador do Criciúma na ocasião.

A pré-venda da nova camisa já se iniciou de forma online, e os sócios torcedores que garantirem a compra antecipada receberão um brinde exclusivo e participarão de um sorteio para viver um momento único dentro do clube.
 
O torcedor poderá garantir a nova camisa na Loja Tigre Maníacos, no estádio Heriberto Hülse, ou através do site www. tigremaniacos.com.br. Ela custa R$ 169,00 para a torcida em geral e R$ 152,90 para os associados em dia. Os sócios do Criciúma que garantirem a compra na pré-venda receberão um voucher de 50% de desconto para realizar a compra na Loja Tigre Maníacos de qualquer peça da marca própria do clube, a Garra91 (exceto na compra dos novos uniformes). 
 
Além disso, o clube irá sortear cinco associados para assistirem o último treino da equipe profissional do Tigre antes da estreia no Campeonato Catarinense 2021. A partida contra o Hercílio Luz ocorre no dia 24 de fevereiro, às 21 horas, no Majestoso. O apronto para a estreia ocorrerá na véspera do jogo no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. Na oportunidade, os sorteados poderão conhecer toda a estrutura do local. 
 
CAMISA ALUSIVA AO TÍTULO DE 1991 NA COPA DO BRASIL
 
 “Assim como todos os apaixonados pelo Criciúma, jamais vou esquecer aquele 2 de junho no Heriberto Hülse. Comemorar os 30 anos desse título nos emociona e vamos manter esse sentimento vivo durante todo esse ano. Nossa ideia em proporcionar a visitação de cinco associados é que eles tenhma uma experiência que o dinheiro não pode comprar. Que eles realmente sintam toda a atmosfera de um dia de jogo. Temos certeza que o momento ficará eternizado na memória”, pondera o presidente do clube, Anselmo Freitas.
 
A nova camisa de goleiro presta homenagem ao ídolo Alexandre Pandóssio, que morreu em 2015, aos 53 anos.
 
 
 
 MILTON NEVES VISITANDO CRICIÚMA EM 2012
 
Em 5 de outubro de 2012, a convite da Anjo Tintas, o jornalista e publicitário Milton Neves escteve em Criciúma (SC), ocasião em que conheceu a fábrica catarinense e prestigiou o Criciúma Esporte Clube, acompanhando a vitória da equipe diante do Ceará por 2 a 1 no Estádio Heriberto Hülse.
 
"Foi um dia inesquecível! Em primeiro lugar, participando de uma palestra para funcionários e colaboradores da Anjo Tintas, empresa de nível internacional, com um portfólio robusto e de enorme qualidade. Depois, pelo carinho que recebi da maravilhosa torcida do Tigre, antes e depois do jogo contra o Ceará. Aliás, para quem diz que sóu pé frio, o Criciúma venceu o Vozão por 2 a 1", brinca Milton Neves.
 
ABAIXO, FOTOS DE MILTON NEVES NA ANJO QUÍMICA E NO ESTÁDIO HERIBERTO hÜLSE EM OUTUBRO DE 2012
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CRICIÚMA EM NOVA YORK

Milton Neves fez questão de vestir as cores do Criciúma em Nova York durante férias na capital do mundo



*************************************************

Saudade: Orlando Peçanha, ídolo do Vasco, Santos e Boca nos deixava há 11 anos

Um dos melhores zagueiros de sua geração, o carioca de Niterói Orlando Peçanha nos deixava há exataos 11 anos. Ele estava com 74 anos e sofreu uma parada caríaca.

Orlando começou sua carreira pelo Vasco da Gama em 1953, permanecendo em São Januário até 1960, perído em que conquistou, entre outros, dois títulos cariocas (1956 e 1958).

Depois jogou na equipe argentina do Boca Juniors (entre 1961 e 1965), conquistando dois títulos nacionais: 1962 e 1964.

De volta ao Brasil, fez parte de grande formação do Santos Futebol Clube, de 1965 a 1969, levantando três troféus (dois paulistas, em 1965 e 1967) e a Taça Brasil (1965). Em seguida retornou ao Vasco da Gama, em 1970, ano em que encerrou sua carreira nos gramados.

TÍTULO NA COPA DE 58

Pela Seleção Brasileira ele disputou 34 jogos, sendo 26 vitórias, sete empates e uma derrota. Com a camisa canarinho foi campeão na Copa de 1958 (Suécia) formando afinadíssima dupla com Bellini (1930 - 2014) e também esteve no Mundial de 1966, na Inglaterra.

Orlando Peçanha ainda trabalhou como treinador de futebol, começando justamente pelo seu clube de origem, o Vasco, como assistente. Depois, entre outros, comandou o América de Rio Preto (SP), Joiville (SC), Vitória (BA), Taubaté (SP), Fluminense de Feira de Santana (BA) e Galícia (BA). 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ORLANDO PEÇANHA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

*************************************************

Filipe Colombo lança o livro "Gestão Profissional na Prática"

CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO "GESTÃO PROFISIONAL NA PRÁTICA"

“Existem muitas empresas que até sobrevivem e prosperam sem o planejamento estratégico, mas tenho certeza de que elas devem perder muitas oportunidades ao não o aplicar. Se você está entre essas empresas, está na hora de mudar sua atitude”.

Que gestor nunca se viu repleto de tarefas, reuniões sem fim e incontáveis obstáculos a serem superados? A gestão de uma empresa envolve muito mais do que administrar contas e diferentes desafios surgem diariamente. A questão é: como vencê-los e prosperar em seu negócio? Pensando nisso, Filipe Colombo traz em Gestão profissional na prática os mecanismos indispensáveis para todo gestor de sucesso ser capaz de lidar com os diversos setores da empresa e utilizar o pensamento estratégico para tornar o futuro mais claro e viável, sempre a favor do negócio. Aqui, o autor vai guiá-lo na jornada do empreendedorismo, ensinando-o, a partir do modelo de negócios usado por ele mesmo, como gerenciar uma empresa e utilizar as ferramentas disponíveis para atingir o resultado desejado.

Neste livro, você vai aprender sobre:

- Os desafios de ser um CEO, tais como montar uma boa equipe, pensar estrategicamente e se reinventar todos os dias;

- A importância das vendas e de uma equipe comercial forte;

- Os três pilares fundamentais para o crescimento de uma empresa: vendas, gestão de pessoas e gestão de indicadores;

- Como liderar e valorizar sua equipe;

- Gestão de KPIs (Key Performance Indicators) para monitorar o desempenho de sua empresa.

Sobre o autor:

Com mais de dezessete anos de experiência em gestão, Filipe Colombo atua desde 2013 como CEO da Anjo Tintas. Formado em Administração com ênfase em Marketing, Filipe ocupou, aos 27 anos, o cargo máximo da empresa. É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas nos EUA, na China e nos Emirados Árabes.

Durante quatro anos, passou por todos os setores da empresa em que hoje é CEO. Desde carga e descarga, estoque, recursos humanos, departamentos financeiro e comercial, Filipe sempre esteve presente na organização fundada por seu pai, Beto Colombo, em 1986, e atualmente uma das principais indústrias do setor no país.

O autor possui experiência em desenvolvimento de estratégias de sucesso para B2B (Business to business) e B2C (Business to consumer), que fizeram a empresa crescer 685% nos últimos cinco anos, transformando a Anjo Tintas em uma das principais indústrias brasileiras de tintas via estratégias comerciais, melhoria de eficiência produtiva e redução de custos.

Além disso, planejamento estratégico, reestruturação, marketing, inovação, governança corporativa, liderança de equipes de alta performance e conselho administrativo também compõem a trajetória do CEO. Apaixonado por esportes, Filipe é triatleta amador nas horas vagas.

 

*************************************************

Caio Collet vai disputar a F3 e segue no programa de pilotos da Renault, agora Alpine Academy

O brasileiro Caio Collet, de 18 anos, será piloto da Fórmula 3 na temporada de 2021. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), e o paulista ocupará um dos cockpits da equipe holandesa MP Motorsport. A temporada da Fórmula 3 terá cobertura do BandSports, canal por assinatura da Rede Bandeirantes de Televisão

Vice-campeão da F-Renault Eurocup no ano passado, após travar uma intensa disputa com o francês Victor Martins, que será seu companheiro de equipe na MP Motorsport em 2021 na F3, Collet ainda seguirá como piloto do Renault Sport Academy, que agora passa a se chamar Alpine Academy, padronizando a nomenclatura a partir da mudança também ocorrida com o time francês na Fórmula 1, que se chamará Alpine F1 Team e terá como dupla o espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon.

“Estou muito feliz por continuar com a Alpine Academy por mais um ano e grato por todas as oportunidades e tudo o que têm feito por mim. Me desenvolvi muito como piloto nestes dois anos em que estive na academia e estou muito animado para ver o que podemos fazer neste terceiro ano”, destacou Collet, que lembrou do saldo positivo em 2020 pela F-Renault Eurocup.

“Tivemos alguns resultados muito positivos no ano passado, num ano que foi desafiador para todo mundo, mas infelizmente não conquistamos o título. Aprendi muito com essa experiência. Tivemos algumas corridas sólidas e grandes vitórias e pódios. Mas o mais importante que eu aprendi é que nunca podemos desistir e vou levar isso comigo para toda a vida”, completou o brasileiro.

Collet, aliás, já testou com sua nova equipe em um treino coletivo da F3 em outubro do ano passado, e já começou a intensificar sua preparação física para a temporada, afinal o carro é mais rápido e a exigência será maior. A categoria utiliza chassi da italiana Dallara, pneus Pirelli, câmbio sequencial de seis marchas e motor Bespoke Mecachrome de seis cilindros e 3,4 litros, capaz de gerar 380 cavalos de potência e atingir até 300 quilômetros por hora.

“Estou muito animado para esta temporada com a MP Motorsport. A Fórmula 3 faz parte da programação da Fórmula 1, então, naturalmente, tem mais pessoas observando os pilotos e será importante mostrar o seu melhor todo final de semana. É um campeonato muito competitivo, com alguns dos melhores jovens pilotos do mundo, então vai ser uma luta do começo ao fim. O objetivo, como sempre, é lutar pelo título. Já estou me preparando para a temporada. Estamos num treinamento essa semana. Fazemos todo ano, antes da temporada começar, mas é importante para estar no seu melhor fisicamente e mentalmente para a nova temporada. Não vejo a hora de estar pilotando novamente. Além do meu treino físico usual, estou intensificando meu treino com o pescoço, me preparando para um carro mais rápido este ano. Também tenho me preparado mais mentalmente. Como vimos no ano passado, tudo pode acontecer numa temporada. Você precisa lidar com muitos desafios no caminho, não só fisicamente, mas também mentalmente”, comentou Caio Collet, que está na Europa aguardando o início da temporada, marcada para começar entre 6 e 8 de maio em Barcelona (Espanha). 

Serão, ao todo, sete etapas, todas em rodadas triplas, totalizando 21 corridas, sempre como preliminares da Fórmula 1, a exemplo do que acontece com a Fórmula 2. O campeonato se encerra em 23 de outubro nos Estados Unidos, no Circuito das Américas, no Texas.

A forte dupla da MP Motorsport para a temporada da F3, com o francês Victor Martins e o brasileiro Caio Collet, ambos integrantes da Alpine Academy. Foto: Divulgação

O malaio Mia Sharizman, diretor da Alpine Academy falou sobre a dupla Caio Collet e Victor Martins no programa de jovens pilotos da escuderia francesa e também da escolha da MP Motorsport para que eles integrem o grid da F3.

“Na Fórmula 3, acredito que temos uma das duplas mais instigantes com o Caio e o Victor. Vimos o forte desenvolvimento do Caio nos dois últimos anos na Eurocup e acreditamos que ele está pronto para a Fórmula 3. Ambos estiveram lutando ponto a ponto no ano passado e sentimos que colocando um ao lado do outro na mesma equipe ambos irão dar o máximo e levarão à equipe ao limite absoluto. Escolher a MP Motorsport na Fórmula 3 foi uma grande decisão para todos, incluindo os pilotos. Construímos a parceria com a MP na Eurocup nos últimos três anos com muito sucesso e acreditamos que é a equipe certa para criarmos e conquistarmos algo juntos na Fórmula 3. Esperamos ver resultados bons e positivos com o pacote Caio-Victor-MP este ano”, projeta Sharizman.

A MP Motorsport tem uma longa tradição no automobilismo. O time holandês foi fundado em 1995 e está presente na F2 e F3. Outro brasileiro, o mineiro Sérgio Sette Câmara, atualmente na Fórmula E, já competiu pela MP Motorsport, em 2017, então na F2.

CALENDÁRIO COMPLETO DA FIA FÓRMULA 3 EM 2021

06 a 08 de maio Barcelona (Espanha)
24 a 26 de junho Paul Ricard (França)
01 a 03 de julho Red Bull Ring (Áustria)
29 a 31 de julho Hungaroring (Hungria)
26 a 28 de agosto Spa Francorchamps (Bélgica)
02 a 04 de setembro Zandvoort (Holanda)
21 a 23 de outubro Circuito das Américas (Estados Unidos)


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

************************************************

Olhos no retrovisor: Ferrari apresentava SF1000 há um ano, um dos maiores fracassos da equipe na F1

Há exatamente um ano, com muita pompa, em evento realizado no Teatro Romolo Valli, em Reggio Emilia. a Ferrari apresentava a SF1000, carro com o qual tentaria quebrar o jejum de títulos que dura desde a temporada de 2007, ano em que o finlandês Kimi Raikkonen (atualmente na Alfa Romeo) foi o campeão, superando os favoritos da McLaren (Fernando Alonso e Lewis Hamilton). Entre os construtores, a Ferrari foi campeã pela última vez em 2008, com sua dupla Raikkonen e Massa.

O nome do modelo, SF1000, era alusivo aos 1000 GPs que a Ferrari completou na temporada passada, esta marcada por ter sido das mais apagadas desde seu ingresso na Fórmula 1, em 1950, ano inaugural da categoria máxima do automobilismo.

O motor híbrido V6 foi o "calcanhar de Aquiles" do carro escarlate de Maranello. Depois de sofrer um "pente fino" da FIA, que acabou "passando pano" sobre irregularidades do propulsor, que, especula-se, trabalhava com um alimentação de combustível acima do permitido, o equipamento motriz não conseguiu a mesma performance.

No Mundial de Construtores, com a dupla formada pelo alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc, a Ferrari concluiu o ano em um vexatório sexto lugar, com 131 pontos (33 de Vettel e 98 de Leclerc, 13º  oitavo colocados, respectivamente). Foram apenas dois pódios ao longo do ano, ambos com terceiros lugares, de Leclerc no GP da Grã Bretanha (Silverstone) e de Vettel no GP da Turquia (Istambul Park).

Antes do inicio da temporada, de forma absolutamente precipitada e deselegante, Mattia Binotto, chefe do time italiano, anunciou que Sebastian Vettel não teria seu contrato renovado para 2021. O piloto acabou, ao término do ano, fechando acordo para disputar a temporada de 2021 com a Aston Martin, ex-Racing Point. 

Para 2021, buscando fazer um papel mais digno de sua história, a Ferrari seguirá com Charles Leclerc e terá o espanhol Carlos Sainz Jr. para ocupar a vaga de Vettel. A temporada, com previsão inicial de 23 etapas, está marcada para começar no dia 28 de março com o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir.

O Mundial terá cobertura exclusiva da Band. As corridas serão transmitidas em canal aberto e as classificações (aos sábados) terão cobertura do BandSports. O canal por assinatura da Band também fará transmissões da F2 (onde estarão os brasileiros Felipe Drugovich e Gianluca Petecof) e da F3, onde estará outro brasileiro, Caio Collet.

A emissora do Morumbi, que no ano passado havia contratado Reginaldo Leme por conta da Stock Car (que também faz parte da grade da Band), já reforçou seu time, com a chegada da repórter Mariana Becker, que deixou a Globo no final de 2020.

ABAIXO, FOTOS DO LANÇAMENTO DA SF1000, CARRO COM O QUAL A FERRARI COMPETIU EM 2020 E TERMINOU A TEMPORADA EM SEXTO LUGAR ENTRE OS CONSTRUTORES

Sebastian Vettel, Charles Leclerc, Marc Gené, Silvia Hoffer e Mattia Binotto durante a apresentação da SF1000. Foto: Reprodução

A SF1000 no palco do Teatro de Reggio Emilia no momento em que 50 mil pessoas acompanhavam a transmissão ao vivo pelo Facebook. Foto: Reprodução

 

Marc Gené (embaixador da Ferrari), Sebastian Vettel, Mattia Binotto e Charles Leclerc. Foto: Divulgação/Scuderia Ferrari

 

 



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL NO YOUTUBE 

 

************************************************

Parabéns! Vaguinho, aniversariante de hoje, quase foi o "Pé de Anjo" do Timão em 77

Vaguinho, o Wagno de Freitas, que completa 72 anos nesta quinta-feira (11), esteve perto de ganhar o apelido de "Pé de Anjo" da torcida corintiana, pois ele marcou o gol de abertura do placar na segunda partida da decisão do Campeonato Paulista de 1977, e ainda ter participado do lance do gol de Basílio na última partida contra a Ponte Preta.

Depois de vencer a Ponte Preta por 1 a 0 quatro dias antes (gol de Palhinha, após a bola ser rebatida por Carlos e bater do jogador alvinegro), Vaguinho parecia ser o candidato a tirar o Alvinegro do jejum de títulos que durava desde 1954.

Vaguinho, ponta-direita rápido e driblador, que havia chegado ao Parque São Jorge em 1971, e havia sido titular da equipe nos anos seguintes, havia se desentendido com Oswaldo Brandão e estava no banco de reservas naquele 9 de outubro de 1977, mas substituiu Palhinha contundido, e marcou após receber passe de Geraldão, encobrindo Carlos, da entrada da grande área do time campineiro.

Caso o placar fosse mantido não haveria a terceira partida, prevista em caso de empate ou vitória pontepretana.

E naquele domingo em que o Morumbi registrou o maior público de sua história para uma partida de futebol (138.082 pagantes), a equipe dirigida por Zé Duarte adiou o sonho corintiano para a quarta-feira seguinte, quando Basílio decretou a vitória e garantiu o título de 1977.

Na segunda partida, após o Corinthians descer para o vestiário ao término do primeiro tempo com a vantagem de 1 a 0, a Ponte partiu para o tudo ou nada e conseguiu empatar com Dicá, de falta, sua especialidade.

Vale ressaltar que a falta não existiu. O saudoso Zé Eduardo (1954 - 2017) vai na bola e o jogador da Ponte se joga, simulando a infração, que foi marcada por Romualdo Arppi Fillho.

Dicá, o camisa 10 da Ponte, que havia chutado todas as faltas nos dois jogos da decisão na barreira, desta vez foi certeiro, aos 22 minutos da etapa final, e colocou no ângulo direito da meta de Jairo, escalado no rodízio promovido por Oswaldo Brandão, que escalou Tobias para o jogo final.

Para deixar o Morumbi ainda mais silencioso, o centroavante Rui Rei aproveitou rebote após chute de Vanderlei e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Jairo, novamente sem chance para o goleiro corintiano.

E, se Vaguinho poderia ter definido o título naquela partida, na decisão ele também foi um dos "atores" da cena histórica do gol de Basílio, pois no lance ele chutou a bola na travessão, de pé esquerdo, após a cobrança de Zé Maria e o desvio de cabeça de Basílio.

Depois de bater no travessão, a bola sobrou para Wladimir, que cabeceou e Oscar salvou. No rebote, gol de Basílio, que tornou-se o "Pé de Anjo" corintiano, alcunha que esteve próxima de ter ficado com Vaguinho, que defendeu o Corinthians em 548 jogos e marcou 108 gols, segundo o "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte.

ABAIXO, OS GOLS DE CORINTHIANS 1 X 2 PONTE PRETA EM 9 DE OUTUBRO DE 1977, NO MORUMBI. VAGUINHO ABRIU O PLACAR PARA O TIME DE PARQUE SÃO JORGE. A NARRAÇÃO, PELA TV CULTURA DE SÃO PAULO, É DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (1930 - 2012) E OS COMENTÁRIOS SÃO DE CARLOS EDUARDO LEITE, O DUDU.

ABAIXO, GOL DE BASÍLIO EM 13 DE OUTUBRO DE 1977 CONTRA A PONTE PRETA, NO MORUMBI NO LANCE, VAGUINHO CHUTOU A BOLA NO TRAVESSÃO. NARRAÇÃO DE OSMAR SANTOS

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE VAGUINHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

************************************************

Relembre a última entrevista de Ricardo Boechat, que morreu há dois anos

Há exatos dois anos, em 11 de fevereiro de 2019, o Brasil se despedia de Ricardo Eugênio Boechat, um dos maiores jornalistas do país em todos os tempos.

Então aos 66 anos, o âncora da Band e da Rádio Bandeirantes morreu em decorrência de um acidente de helicóptero que caiu no Km 7 do Rodoanel, em São Paulo, no trecho da rodovia Anhanguera. No acidente também morreu o piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, de 56 anos.

Ricardo Boechat havia feito uma palestra no hotel Royal Palm Hotels & Resorts de Campinas para o Laboratório Libbs, e estava a caminho da capital paulista.

Argentino de Buenos Aires, onde nasceu em 13 de julho de 1952, Boechat era casado com Veruska Seibel Boechat, com quem teve duas filhas, Valentina e Catarina. Também era paí de outros quatro filhos, Bia, Rafael, Paula e Patrícia. frutos de seu casamento com Claudia Costa de Andrade.

E, em forma de homenagem, o Portal Terceiro Tempo publica a última entrevista de Ricardo Boechat. Ela foi concedida ao também jornalista e apresentador Eduardo Barão para o canal “Barões do Rádio”, no Youtube.

No player abaixo, ouça o emocionante depoimento de Milton "Pitonisa" Neves sobre o seu amigo Ricardo Eugênio Boechat:

CLIQUE AQUI E RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE RICARDO BOECHAT NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

 

************************************************

Copa Brasil de Kart terá maior duração e será realizada no Paraná

A organização da Copa Brasil de Kart, competição que reunirá 15 categorias em sua 22ª edição, terá algumas novidades, entre elas a maior duração de dias (15 ao invés de dez) e as provas também serão mais longas, com as disputas acontecendo no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR), entre os dias 21 e 30 de julho.

Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), falou sobre as novidades do certame, inicialmente previsto para acontecer neste mês de fevereiro, mas que foi transferido para julho em razão da segunda onda da pandemia de covid-19.

“Vamos aproveitar o período das férias para estender um pouco mais o campeonato. É uma entrega a mais para os pilotos, atendendo inclusive um pedido dos próprios competidores, para que possam ter mais treinos e tempo de pista. As corridas também serão um pouco mais longas, proporcionando uma disputa ainda mais acirrada e emocionante. Queremos que os pilotos tenham uma melhor experiência, mais rica e divertida", prevê Rubens Carcasci.

Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CAMPEONATO DIVIDIDO EM DOIS GRUPOS

O primeiro grupo contará com sete categorias - Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 SS / SSM, OK e OK Júnior -, entre os dias 21 e 25 de julho.

O segundo, para as categorias Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior B + Novatos, KZ, Sênior A, SS/SSM e F4 Sênior, entre os dias 26 e 30 de julho.

INSCRIÇÕES

De acordo com a organização da Copa Brasil de Kart, em breve serão divulgados a data de abertura das inscrições e os regulamentos técnico e desportivo do certame. Os (as)  competidores (as) que já se inscreveram terão o valor devolvido integralmente e deverão efetuar o processo novamente, respeitando o novo prazo a ser estabelecido.

RELEVÂNCIA

Em âmbito nacional, a Copa Brasil é a segunda competição mais importante de kart do país, ficando atrás somente do Campeonato Brasileiro.

Aliás, falando em Campeonato Brasileiro, por conta da pandemia, ele também foi adiado, de julho para dezembro, em local a ser definido.

ABAIXO, AS CATEGORIAS DA COPA BRASIL DE KART COM AS CORRESPONDENTES IDADES DOS (AS) COMPETIDORES (AS)

Mirim – aberta a pilotos nascidos de 2013 a 2014;
Cadete – aberta a pilotos nascidos de 2010 a 2012;
Júnior Menor – aberta a pilotos nascidos de 2008 a 2010;
Júnior – aberta a pilotos nascidos de 2006 a 2008;
Novatos – aberta a pilotos nascidos antes de 2007;
Graduados – aberta a pilotos nascidos antes de 2007;
Sênior B – aberta a pilotos nascidos antes de 1994;
Sênior A – aberta a pilotos nascidos antes de 1992;
F4 Júnior - nascidos entre 2005 e 2009, com carteira PJMK (Piloto Júnior Menor de Kart) ou PJK (Piloto Júnior de Kart);
F4 Graduado – aberta a pilotos nascidos antes de 2007 e pilotos PSK A (Piloto Sênior de Kart A);
F4 SS / SSM – aberta a pilotos nascidos antes de 1977 / aberta a pilotos nascidos antes de 1966;
SS / SSM – aberta a pilotos nascidos antes de 1977 / aberta a pilotos nascidos antes de 1966;
F4 Sênior – aberta a pilotos nascidos antes de 1994;
OK – aberta a pilotos com idade mínima de 12 anos completados no decurso do ano da emissão da cédula desportiva, respeitadas as normas CIK/FIA em vigor;
OK Júnior - aberta a pilotos com idade mínima de 15 anos completados no ano da emissão da cédula desportiva e com menos de 14 anos na data em que a cédula desportiva for emitida, respeitadas as normas CIK/FIA em vigor;
KZ – aberta a pilotos nascidos antes de 2005 ou portadores de Cédula Desportiva Nacional PJK (Piloto Júnior de Kart), PGK B (Piloto Graduado de Kart B) ou PGK A (Piloto Graduado de Kart A).

Com infomrações da fgcom


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

************************************************

Fernando Alonso sofre acidente de bicicleta e está hospitalizado

O piloto espanhol Fernando Alonsode 39 anos, sofreu um acidente de bicicleta nesta quinta-feira (11) em Lugano, na Suíça, e foi encaminhado a um hospital da região com suspeita de fratura na mandíbula e danos em alguns dentes, segundo informou o jornal italiano Gazzetta dello Sport. Ele será transferido para Berna, também na Suíça.

Ainda segundo a nota, o piloto que está inscrito para o Mundial de Fórmula 1 deste ano pela Alpine F1 (novo nome da Renault F1), teria supostamente sido atropelado por um carro na estrada em que estava com amigos nas cercanias de Lugano. 

Pouco depois, a Alpine F1 divulgou um comunicado confirmando o acidente de Alonso, salientando que o piloto está consciente, mas não entrando em detalhes sobre as condições do ocorrido.

COMUNICADO OFICIAL DA ALPINE F1

"A Alpine confirma que Fernando Alonso se envolveu em um acidente enquanto andava de bicicleta na Suíça. Fernando está consciente e aguardando novos exames médicos amanhã pela manhã. A Alpine não vai emitir novos comunicados neste momento. Novas atualizações serão dadas amanhã (sexta-feira)", informou o comunicado do time francês.

BICAMPEÃO DE FÓRMULA 1

Fernando Alonso, natural de Oviedo, onde nasceu em 29 de julho de 1981, conquistou consecutivamente os mundiais de 2005 e 2006 pela Renault, e soma 32 vitórias e 22 poles na categoria. Deixou a Fórmula 1 ao término da temporada de 2018 e em 2020 acertou contrato com a Renault para disputar o Mundial de 2021, na equipe rebatizada Alpine F1.

TEMPORADA DE 2021

O início da temporada da Fórmula 1 neste ano está marcado para o dia 28 de março, o GP do Bahrein, em Sakhir. Antes, no mesmo circuito, entre os dias 12 e 14 de março, acontecem os testes coletivos das equipes, a chamada pré-temporada.


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 ************************************************

Saudade: Gordon Banks, goleiro da defesa milagrosa na Copa de 70, morria há dois anos

Um dos melhores goleiros de todos os tempos, notabilizado pela impressionante defesa que fez na cabeçada de Pelé na Copa de 1970, no México, o inglês Gordon Banks morreu há exatos dois anos, em 12 de fevereiro de 2019, aos 81 anos, em decorrência de um câncer renal.

Campeão da Copa de 1966, disputada na Inglaterra, Banks chegou à Copa de 1970 como uma das principais estrelas do ótimo time inglês que, no  entanto, acabou parando nas quartas de final, após derrota por 3 a 2 para a Alemanha Ocidental.

A DEFESA MARCANTE

Brasil e Inglaterra travavam uma batalha de altíssimo nível e nervos à flor da pele naquele 7 de junho de 1970 no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México.

Jairzinho, pela direita, cruzou pelo alto e Pelé saltou com estilo e golpeou de cabeça, para baixo, mas Banks conseguiu chegar na bola, que estava à meia altura, interceptando com a mão direita para escanteio.

O Brasil acabou derrotando a Inglaterra, que estava em seu grupo, por 1 a 0, gol de Jairzinho, após bela jogada de Tostão pela direita, que cruzou para Pelé. Este arrumou com açúcar para o ponta-direita brasileiro vencer o grande goleiro inglês.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GORDON BANKS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

ABAIXO, A IMPRESSIONANTE DEFESA DE GORDON BANKS EM 7 DE JUNHO DE 1970, NA COPA DO MÉXICO, PARTIDA QUE O BRASIL VENCEU A INGLATERRA POR 1 A 0.

 

************************************************

ABRAÇANDO O AMIGO INTERNAUTA 

 

De: Dener Matheus Gabino de Souza (filho do ex-jogador Dener)
Para: Milton Neves

Bom dia Milton, tudo bem? Espero que sim.. O senhor sempre se mostrou disposto a me ajudar na reforma do carro do meu pai e por isso to aqui te pedindo uma força.. estava tudo caminhando bem, consegui uma parceria com uma oficina onde o carro que retiramos do Rio de Janeiro se encontra hoje, e até algumas empresas, mas por causa da pandemia as negociações que tinhamos com algumas emissoras deu uma esfriada.
Ai pensamos que derrepente o senhor pudesse nos ajudar a levar esse conteúdo para a Band, nos ajudar a conseguir os patrocinadores e quem sabe gerar um conteúdo muito legal. Talvez conseguir até anunciantes dispostos a colaborar com os custos do projeto em troca de marketing com a própria emissora. Qualquer ajuda seria bem vinda. Seria possível marcarmos uma reunião para falarmos sobre o assunto? Poderia ser na Band mesmo ou onde o senhor preferir! Fico no aguardo das suas considerações.. Mais uma vez, agradeço por tudo que fez por nossa família e o carinho que tem por nós.

De: Antonio Carlos
Para: Milton Neves

Milton Neves, bom dia!

Me chamo Antônio Carlos, me dirijo a você como pai.

Tenho um filho que se chama Rean, farà 18 anos em 15 de março, quando nasceu teve parada respiratória que causou paralisia cerebral e o tornou cadeirante.

Ele é um menino muito inteligente que tem duas paixões: o Time do Santos e ser Jornalista Esportivo.

Ele entrou na Faculdade PUC Campinas, conseguimos fazer a matrícula, mas infelizmente não conseguiremos arcar com o valor do Curso de R$ 1.890,00 por mês.

Hoje sou Assessor de Investimentos e não possuo uma Carteira de Clientes que me permita pagar as despesas mais a faculdade do Rean.

Me disseram que você é um grande ser humano com um coração imenso.

Por isso peço a sua ajuda para conseguir um patrocinador ou até um desconto na PUC Campinas.

Tudo que escrevi aqui pode confirmar com o Ademir Quintino que inclusive é a grande inspiração do Rean.

Sou somente um pai que pede ajuda para realizar o sonho de um filho que tem muita limitação física, mas que não o impede de sonhar e lutar para transformar o sonho em realidade.

Ele é um grande exemplo de garra e motivação!

Segue abaixo um vídeo que o Rean fez para o Globo Esporte, falando das suas paixões.

Agradeço antecipadamente e peço a Deus que o ilunine e abençoe.

Atenciosamente,

Um pai tentando realizar o sonho do filho de ser Jornalista.

Últimas do seu time