Gordon Banks

O goleiro da defesa fantástica
Por Túlio Nassif
 
Gordon Banks nasceu no dia 30 de dezembro de 1937, em Sheffield, no Reino Unido, e morreu em 12 de fevereiro de 2019, aos 81 anos, vítima de tumor nos rins. Foi um dos melhores goleiros da história do futebol inglês. Ficou marcado na história por fazer uma defesa fantástica na Copa do Mundo de 1970, quando impediu que Pelé abrisse o marcador para a Seleção Brasileira contra a Seleção Inglesa em um lance inacreditável. E pelo "English Team", foram 73 partidas disputadas, entre 1963 e 1972.

Na sua carreira em clubes ingleses passou por Chesterfield (onde começou profissionalmente, em 1950). Posteriormente, defendeu o Leicester City em mais de 300 jogos e depois Stoke City, atuando por mais de 200 partidas. Conquistou por duas vezes a Copa da Inglaterra.

Banks foi uma das peças fundamentais na conquista da Copa do Mundo de 1966, defendendo a Inglaterra. Onde, na ocasião, jogando no Wembley Stadium, no dia 30 de julho, a Inglaterra bateu a forte Alemanha Ocidental por 4 a 2. Virou referência no gol inglês e em todo o país, e um dos fatores que levaram a este crédito foi de ter sido o goleiro menos vazado desta Copa, com apenas três gols sofridos.

Em 1972, um acidente automobilístico o fez perder parte da visão de um olho, o que praticamente encerrou sua carreira. Ainda assim jogou pelo Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos e seu último jogo, antes de pendurar as luvas, foi pela Inglaterra, no seu 73º jogo.

No ano de 2002, foi introduzido no "Hall da Fama do Futebol Inglês".

ABAIXO, A IMPRESSIONANTE DEFESA DE GORDON BANKS EM 7 DE JUNHO DE 1970, NA COPA DO MÉXICO, PARTIDA QUE O BRASIL VENCEU A INGLATERRA POR 1 A 0.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES