Piloto brasileiro estreia na categoria no Bahrein. Foto: Divulgação

Piloto brasileiro estreia na categoria no Bahrein. Foto: Divulgação

O piloto brasileiro Gianluca Petecof, de 18 anos, campeão da Fórmula 3 Regional Europeia na temporada passada, integrará o grid da Fórmula 2 na temporada deste ano, pela equipe Campos Racing, formando dupla com o suíço Ralph Boschung.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (8) por meio da assessoria de imprensa do piloto, que há uma semana divulgou seu desligamento da Academia Ferrari de Pilotos, que integrou entre 2018 e 2020.

A equipe Campos Racing, tradicional na Fórmula 2, viveu há 12 dias a perda de seu fundador, o ex-piloto espanhol Adrián Campos, de 60 anos, vítima de aneurisma cerebral, mas as atividades do time seguem normalmente.

Um dos mais promissores pilotos de sua geração, Gianluca Petecof teve uma trajetória de sucesso no kartismo nacional e internacional, com destaque no Mundial de Kart, com um top-5 na categoria OK Junior (2016), e o 6º lugar na OK em 2017. Com o apoio da Academia Shell Racing no Brasil, esses resultados o credenciaram para ingressar na Academia de Pilotos da Ferrari. A partir de 2018, iniciou sua carreira nos carros, correndo pela tradicional Prema Powerteam nos campeonatos Italiano e Alemão de Formula 4 por duas temporadas. No primeiro ano, foi 4º no Italiano e top-10 no Alemão, enquanto no segundo ano, foi vice-campeão no Italiano e top-5 no Alemão.

Em 2020, subiu para a Formula Regional Europeia, também correndo pela Prema. Foram cinco poles, quatro vitórias e 14 pódios em 23 corridas no ano, que culminaram no título após disputa acirrada com Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc, atual piloto da Ferrari na F1.

Em tese, o caminho natural para o piloto seria a F3, mas as circunstâncias levaram o jovem a buscar um passo adiante, na F2, onde estará outro brasileiro, Felipe Drugovich, este em seu segundo ano na categoria.

“Após o fim do campeonato, com o título e os 40 pontos para a Superlicença, analisamos as opções que tínhamos. Na F3, as principais equipes já tinham suas vagas definidas, então não víamos como o melhor caminho. Foi incrível ter ficado todo esse tempo na Ferrari Driver Academy e na Prema, aprendi muito com eles, e tivemos um ciclo de muitas conquistas. Em paralelo, tínhamos essa conversa com a Campos. É uma honra saber que um dos últimos desejos do grande Adrián era que eu corresse em um dos carros da equipe, e isso me motiva de uma forma ainda mais especial agora. A Campos Racing tem em seu DNA uma cultura vitoriosa e de dar oportunidades únicas para jovens pilotos. Mal posso esperar para começar a trabalhar com eles e me dedicar a esse novo desafio", comentou Petecof.

A temporada da Fórmula 2 contará com oito etapas, todas em rodadas triplas, com previsão de início no Bahrein, no mesmo fim de semana da abertura do Mundial de Fórmula 1, em 27 e 28 de março. As etapas seguintes serão: Mônaco (Monte Carlo, em 22 e 23 de maio), Baku (Azerbaijão, em 5 e 6 de junho), Silverstone (Inglaterra, em 17 e 18 de julho), Monza (Itália em 11 e 12 de setembro), Sochi (Rússia em 25 e 26 de setembro), Gidá (Arábia Saudita, em 27 e 28 de novembro) e Yas Marina (Abu Dhabi, em 4 e 5 de dezembro).


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 

Últimas do seu time