O clube se estabeleceu na região onde hoje fica a rua da Consolação, em São Paulo, e lá mantém sua sede até hoje. Passou a praticar o futebol graças a Charles Muller, um de seus sócios mais famosos responsável por trazer da Europa a primeira bola para o Brasil em 1894 após conhecer o esporte durante um período de estudos na Inglaterra. Trouxe também um livro de regras.
Em abril de 1895, Muller organizou a primeira partida de futebol disputada no Brasil, em um campo situado na antiga Várzea do Carmo, em São Paulo. Em campo, com dois gols dele, o time formado por funcionários da São Paulo Railway goleou a Companhia de Gás por 4 a 2.
Os jogadores vencedores passaram então a se reunir periodicamente para treinar. E tempos depois, a enfrentar em amistosos times como Germânia, Paulistano e Mackenzie, que no início do século XX deram origem à Liga Paulista de Futebol, embrião da atual Federação Paulista de Futebol.
Em 1902, o SPAC venceu o primeiro Campeonato Paulista da história. Na decisão, no dia 26 de outubro, derrotou o Paulistano por 2 a 1 no campo do Velódromo, com dois gols de Charles Muller. O time viria a repetir o feito em 1903, 1904 e 1911. Em 1912, encerrou suas atividades no futebol. Segundo John Mills, historiador do SPAC, devido ao profissionalismo marrom que já havia sido instituído na Liga, e que contrariava os estatutos do clube, que pregavam o amadorismo completo.
Atualmente, o SPAC reúne aproximadamente 900 sócios, 75% deles britânicos ou filhos de britãnicos, que praticam diversos esportes como futebol, squash e hóquei.
Por Marcelo Rozenberg
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Jornalista esteve na Terra do Sol Nascente para o Mundial de ClubesOlhos no retrovisor: Seis pilotos que venceram muitas corridas na Fórmula 1 mas não foram campeões
Achados & Perdidos: Relembre de Marlene Matheus, que morreu há seis anos, ao lado de Vicente no 'Cara a Cara'
Parabéns, goleador! Veja gols do aniversariante Cláudio Adão, que completa 70 anos
Estevão: um olhar britânico. Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: António Oliveira deixava o comando técnico do Corinthians há um ano
Olhos no retrovisor: Relembre as 11 dobradinhas de pilotos brasileiros na Fórmula 1
F1: Com Norris mais perto de Piastri, categoria desembarca no histórico Silverstone para a 12ª etapa do Mundial
Parabéns, Sebastian Vettel! Tetracampeão mundial de Fórmula 1 completa 38 anos
Saudade: Um dos craques do 'Carrossel Holandês', Rensenbrink completaria 78 anos
Diogo Jota e seu irmão morrem em acidente de carro na Espanha