O clube se estabeleceu na região onde hoje fica a rua da Consolação, em São Paulo, e lá mantém sua sede até hoje. Passou a praticar o futebol graças a Charles Muller, um de seus sócios mais famosos responsável por trazer da Europa a primeira bola para o Brasil em 1894 após conhecer o esporte durante um período de estudos na Inglaterra. Trouxe também um livro de regras.
Em abril de 1895, Muller organizou a primeira partida de futebol disputada no Brasil, em um campo situado na antiga Várzea do Carmo, em São Paulo. Em campo, com dois gols dele, o time formado por funcionários da São Paulo Railway goleou a Companhia de Gás por 4 a 2.
Os jogadores vencedores passaram então a se reunir periodicamente para treinar. E tempos depois, a enfrentar em amistosos times como Germânia, Paulistano e Mackenzie, que no início do século XX deram origem à Liga Paulista de Futebol, embrião da atual Federação Paulista de Futebol.
Em 1902, o SPAC venceu o primeiro Campeonato Paulista da história. Na decisão, no dia 26 de outubro, derrotou o Paulistano por 2 a 1 no campo do Velódromo, com dois gols de Charles Muller. O time viria a repetir o feito em 1903, 1904 e 1911. Em 1912, encerrou suas atividades no futebol. Segundo John Mills, historiador do SPAC, devido ao profissionalismo marrom que já havia sido instituído na Liga, e que contrariava os estatutos do clube, que pregavam o amadorismo completo.
Atualmente, o SPAC reúne aproximadamente 900 sócios, 75% deles britânicos ou filhos de britãnicos, que praticam diversos esportes como futebol, squash e hóquei.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: João Marcos, um lutador dentro e fora dos gramados, completaria 73 anos
Durante período de internação. Foto enviada por Reinaldo Henrique MoreiraUma foto, uma história! Zito e Pelé passeando em Estocolmo durante a Copa do Mundo de 1958
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Parabéns, Tite! Veja o dia em que o aniversariante esteve no Mercadão de SP com Milton Neves
Achados & Perdidos: O bicampeonato mundial de basquete do Brasil, há 63 anos
Achados & Perdidos: Encontro do saudoso Félix com Ado em um memorável "Golaço" da Rede Mulher
Olhos no retrovisor: Vittorio Brambilla, que nos deixou há 25 anos, bateu ao comemorar em sua única vitória na F1
Sorteio da Copa do Brasil terá um clássico regional: Flu x Vasco. Corinthians pega o Inter
Fórmula 1 tem muitos 'Pelés'. E está forjando mais um...
Professor Paulo Vernini é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadoras brasileiras que se destacaram no basquete e no vôlei