As corridas Sprint na Fórmula 1, implementadas a partir da temporada de 2021, ainda dividem opiniões.
As equipes precisam fazer um planejamento bem diferente em relação aos finais de semana habituais, que contam com três treinos livres, a classificação e o GP.
Com Sprint, há um enorme prejuízo nos ensaios, pois há apenas um treino livre na sexta-feira, mesmo dia em que acontece a classificação para a Sprint no sábado. No sábado, além da prova curta, acontece a classificação para o GP, que acontece no domingo.
Em 2025 foram seis etapas com Sprint, incluindo o GP de São Paulo, que desde a criação desta configuração recebia esta prova curta.
Em 2026, porém, o GP de São Paulo volta ao tradicional modelo, sem Sprint e apenas o GP no domingo, programado para o dia 8 de novembro.
E SE O CAMPEONATO DE 2025 NÃO TIVESS ASE SPRINT
Fizemos as contas do Mundial de Fórmula 1 de 2025 sem as Sprint, certame que foi encerrado no último domingo (7) que consagrou o britânico Lando Norris (McLaren) como campeão.
No último domingo (7), após a etapa derradeira, em Abu Dhabi, LandoNorris (McLaren) terminou o campeonato com apenas dois pontos de vantagem para Max Verstappen (Red Bull), o vice, e com 13 a mais que o terceiro colocado, Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren.
Sem as Sprint, a vantagem de Norris para Verstappen seria maior: sete pontos, mas apenas um ponto a mais em relação a Piastri (14).
COMPARATIVO
COM AS SPRINT
NORRIS: 423
VERSTAPPEN: 421
PIASTRI: 410
SEM AS SPRINT
NORRIS: 395
VERSTAPPEN: 388
PIASTRI: 381
A TEMPORADA DE 2026
Repleta de novidades, na construção dos carros, motores e combustível, a temporada de 2026 da Fórmula 1 novamente contará com 24 etapas a começar pelo GP da Austrália, em Melbourne, no dia 8 de março.
A pole no ano passado foi de Norris, em 1min15s906. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Verstappen e Russell. Clique aqui e veja como foi.
O GP de São Paulo, que desta vez não contará com Sprint, será o 21ª do ano, em 8 de novembro.
PRÉ-TEMPORADA
Antes do início do campeonato, com tantas novidades técnicas, a FIA programou três períodos de testes na chamada pré-temporada. O primeiro ensaio, que será privado, sem divulgação de cronometragem, acontecerá na Espanha, no Circuito da Catalunha (Barcelona), entre os dias 26 e 30 de janeiro. A escolha é estratégica, em um local de mais proximidade às equipes, baseadas na Europa.
Depois, tudo será embarcado para o Bahrein, para ensaios entre 11 e 13 de fevereiro e o último período antes da abertura do Mundial, entre 18 e 20 de fevereiro.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Achados & Perdidos: Marcão em hilária participação no Terceiro Tempo
08/12/2025Achados & Perdidos: Milton Neves narrando eletrizante final do Metropolitano de Futsal
08/12/2025F1: Sem as Sprint, Norris também venceria o campeonato, e com mais facilidade
08/12/2025Uma foto, uma história! Eder Jofre e 'seu pai' na ficção cinematográfica!
08/12/2025Saudade: Há cinco anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
08/12/2025