Britânico conquistou o título da categoria no último domingo em Abu Dhabi. Foto: McLarenF1

Britânico conquistou o título da categoria no último domingo em Abu Dhabi. Foto: McLarenF1

As corridas Sprint na Fórmula 1, implementadas a partir da temporada de 2021, ainda dividem opiniões.

As equipes precisam fazer um planejamento bem diferente em relação aos finais de semana habituais, que contam com três treinos livres, a classificação e o GP.

Com Sprint, há um enorme prejuízo nos ensaios, pois há apenas um treino livre na sexta-feira, mesmo dia em que acontece a classificação para a Sprint no sábado. No sábado, além da prova curta, acontece a classificação para o GP, que acontece no domingo.

Em 2025 foram seis etapas com Sprint, incluindo o GP de São Paulo, que desde a criação desta configuração recebia esta prova curta.

Em 2026, porém, o GP de São Paulo volta ao tradicional modelo, sem Sprint e apenas o GP no domingo, programado para o dia 8 de novembro.

E SE O CAMPEONATO DE 2025 NÃO TIVESS ASE SPRINT

Fizemos as contas do Mundial de Fórmula 1 de 2025 sem as Sprint, certame que foi encerrado no último domingo (7) que consagrou o britânico Lando Norris (McLaren) como campeão.

No último domingo (7), após a etapa derradeira, em Abu Dhabi, LandoNorris (McLaren) terminou o campeonato com apenas dois pontos de vantagem para Max Verstappen (Red Bull), o vice, e com 13 a mais que o terceiro colocado, Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren.

Sem as Sprint, a vantagem de Norris para Verstappen seria maior: sete pontos, mas apenas um ponto a mais em relação a Piastri (14).

COMPARATIVO

COM AS SPRINT

NORRIS: 423

VERSTAPPEN: 421

PIASTRI: 410

SEM AS SPRINT

NORRIS: 395

VERSTAPPEN: 388

PIASTRI: 381

A TEMPORADA DE 2026

Repleta de novidades, na construção dos carros, motores e combustível, a temporada de 2026 da Fórmula 1 novamente contará com 24 etapas a começar pelo GP da Austrália, em Melbourne, no dia 8 de março.

A pole no ano passado foi de Norris, em 1min15s906. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Verstappen e Russell. Clique aqui e veja como foi.

O GP de São Paulo, que desta vez não contará com Sprint, será o 21ª do ano, em 8 de novembro. 

PRÉ-TEMPORADA

Antes do início do campeonato, com tantas novidades técnicas, a FIA programou três períodos de testes na chamada pré-temporada. O primeiro ensaio, que será privado, sem divulgação de cronometragem, acontecerá na Espanha, no Circuito da Catalunha (Barcelona), entre os dias 26 e 30 de janeiro. A escolha é estratégica, em um local de mais proximidade às equipes, baseadas na Europa.

Depois, tudo será embarcado para o Bahrein, para ensaios entre 11 e 13 de fevereiro e o último período antes da abertura do Mundial, entre 18 e 20 de fevereiro.

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time